quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A rã e a falta de humildade


Uma rã se perguntava como podia afastar-se do clima frio do inverno. Alguns gansos sugeriram que emigrasse com eles, mas o problema era que a rã não sabia voar.
“Deixe-me pensar” – disse a rã – “tenho uma mente espetacular”.
Logo pediu a dois gansos, que a ajudaram a apanhar um galho forte, cada um sustentando-o por uma extremidade. A rã pensava em segurar-se pela boca.
No devido tempo, os gansos e a rã começaram a travessia. E num determinado momento, passaram por uma pequena aldeia e os habitantes dali saíram para ver o inusitado espetáculo.
Alguém perguntou:
“De quem foi tão brilhante idéia?”
A rã se sentiu tão orgulhosa que exclamou:
“Fui eu!”
Seu orgulho foi sua ruína, porque no momento em que abriu a boca, ela se soltou do galho, caiu no vazio e morreu.
Há ocasiões em que a falta de humildade ou o excesso de orgulho podem fazer cair por terra o plano mais excelente...

A fábula do porco espinho

Durante a era glacial muitos animais morriam por causa do frio.
Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor.
Por isso decidiram se afastar uns dos outros e voltaram a morrer congelados, então precisavam fazer uma escolha: ou desapareceriam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros.
Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos. Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro. E assim sobreviveram...
O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro e consegue admirar suas qualidades.

Pensei muito se deveria falar desse assunto... Fé.É algo tão íntimo e tão complexo, que fica difícil dizer alguma coisa concreta.Eu não critico, não julgo e não fico analisando a fé alheia...Acho que ninguém tem autoridade pra isso.
Fé é coisa que a gente adquire. Se trouxer conforto, fica com a gente pra sempre.O que eu posso falar é da minha fé.Daquilo que move os meus sonhos.Eu tenho fé e ela me traz conforto, sim.E ela tem o peso e a força de tudo o que eu penso de bom pra minha vida.
Quer saber então o tamanho da minha fé?É imensa!Dizer pra você ter fé pode parecer lugar comum.Mas eu ouvi isso um dia:"Tenha fé"...E foi muito bom.Hoje eu sei que, sem ela, não iria muito longe.
Dê o nome que você quiser à fé.Chame de força, de pensamento positivo, de energia...Chame até de intuição...Mas o importante é saber onde ela está.E ela tem que estar aí dentro de você.Nunca em outra pessoa, nunca na crença do outro.
Ter a fé aqui dentro transforma tudo.Dá sentido às coisas...E torna sonhos possíveis, por mais impossíveis que eles possam parecer.Mesmo que a vida me pregue peças, esse sentimento não sai de mim...Porque eu não conheço uma pessoa feliz, realizada e otimista, que não tenha fé.
Texto de Lena Gino

Me chame do que quiser

Se parece ingênuo que eu acredite nas pessoas, que me chamem de tola. Se parece impossível que eu queira ir onde ninguém conseguiu chegar, que me chamem de pretensiosa. Se parece precipitado que eu me apaixone no primeiro momento, que me chamem de inconseqüente.
Se parece imprudente que eu me arrisque num desafio, que me chamem de imatura. Se parece inaceitável que eu mude de opinião, que me chamem de incoerente. Se parece ousado que eu queira o prazer todos os dias, que me chamem de abusada.
Se parece insano que eu continue sonhando, que me chamem de louca. Só não me chamem de medrosa ou de injusta. Porque eu vou à luta com muita garra e muita vontade de acertar. E foi lutando que eu perdi o medo de ser ridícula. De ser enganada. De ser mal entendida. Perdi, na verdade, o medo de ser feliz.
Não me incomoda se as pessoas me vêem de forma equivocada. O importante mesmo é como eu me vejo... Sem cobrança. Sem culpa. Sem arrependimento. A gente perde muito tempo tentando agradar aos outros. Tentando ser o que esperam de nós. Eu sou o que sou e não peço desculpas por isso.
No meu caminho até aqui, posso não ter agradado a todo mundo, mas tomei muito cuidado para não pisar em ninguém. Sendo assim, me chame do que quiser, eu não ligo... Porque eu só atendo mesmo quando chamam pelo meu nome, que eu tenho o maior orgulho de carregar.
Texto de Lena Gino

Amigo


Tem coisas que a gente só sente quando tem um amigo: Uma saudade danada quando ele está longe... Um orgulho enorme quando ele faz sucesso... Uma tristeza sem fim quando ele sofre... Uma confiança cega quando ele está por perto... Uma alegria imensa quando ele telefona... Um ciúme besta quando ele está amando... Um aconchego gostoso quando ele abraça... Uma certeza infinita quando ele concorda... Uma raiva passageira quando ele erra... E se machuca.
Cultivar amigos é preservar a vida. É abrir espaço pra compreensão. É se descobrir generoso. É jamais se sentir sozinho.
Se você tem alguém que chora junto... Que pega na mão na hora do medo... Que fala a verdade que dói... E que perdoa quando é ofendido... Então você tem um amigo. Eu espero que você tenha um cofre bem seguro aí, no seu coração... Porque amigo é coisa preciosa, que a gente ganha num segundo... Mas leva uma vida inteira pra guardar.
Texto de Lena Gino