domingo, 15 de agosto de 2010

SÃO GABRIEL - RS

SÃO GABRIEL - RS


Que maravilhoso sair um pouco de férias!


Na semana que passou visitei mais um pouquinho do Rio Grande do Sul, um recanto de sossego e verdes campos, um cantinho de tranquilidade, bonitas histórias antigas, grandes criações, cachoeiras frias por hora, além de um silêncio maravilhoso ao crepitar do fogo e chuvas, que não atrapalharam em nada os dias de descanso.


A cidade de São Gabriel fica junto à BR-290 a 320km de distância da capital Porto Alegre, na Fronteira Oeste. A cidade fica em uma rota obrigatória para quem vai até as cidades de Rivera, no Uruguai e Uruguaiana, fronteira com a Argentina. Também chamada de Terra dos Marechais pelos vários gabrielenses ilustres, São Gabriel foi fundada junto ao Cerro Batovi por Félix de Azara, o conhecido naturalista e mastozoólogo espanhol, em 1800, para em 1819 ser incorporada ao Brasil, em Montevideo, num acordo entre portugueses e espanhóis, sendo ainda sede da República Riograndense na Revolução Farroupilha. A Estância Jorginho Kodayssi, marcada no mapa, fica a 38km da cidade, envolta em belas árvores como mostra a foto.


Saímos de Pelotas em um dia de chuva, que iria nos acompanhar ainda por alguns dias. Nada que uma conversa na beira de um fogo de chão no galpão não tenha espantado logo na chegada. Conheci Seu Ari, sua trança de oito tentos e seu conhecimento acerca de chás e remédios de doutor...O sol nos esperava lá pelo terceiro dia, enquanto isso, alguma carne de ovelha, vinho e halawi, o doce de gergelim tentador e calórico. Depois disso, pude conhecer antigas estâncias, uma imponente mangueira toda feita de pedra pelos escravos no séc. dezoito e ainda um sem fim de lindos campos e pedras. Além de um monte de cordeirinhos, que persegui por horas para vê-los tão lindos e tão indiferentes ao frio, correndo pelos matos.








HISTÓRIA DA CIDADE





A formação do povoado nas terras de São Pedro do Rio Grande começou a ser concebida nas discussões do Tratado de Madrid e Santo Ildefonso, celebrados entre os reis da Espanha e Portugal, para demarcar a posse das duas Coroas. Sua fundação deu-se em 2 de novembro de 1846, a Lei Provincial de nº 8 eleva São Gabriel a condição de sede de município, com uma Câmara de Vereadores. É conhecida também como a Terra dos Marechais: João Propício Mena Barreto, Fábio Patrício de Azambuja;do Presidente da República Hermes da Fonseca e Mascarenhas de Moraes. Terra de José Plácido de Castro- desbravador do estado do Acre, do romancista Alcides Maya e do Padre Leonel Franca, fundador da PUC do Rio de Janeiro.


O município possui duas estações bem definidas: o inverno e o verão. A temperatura média é de 17 graus e no verão o calor chega próximo aos 37 graus, devido a característica aplainada dos campos, que absorvem por igual a insolação. No inverno as geadas ocorrem numa média de 15 vezes por ano.


As bacias hidrográficas do Jacuí e o Ibicuí constituem o sistema hídrico do município. O rio Vacacaí possui um traçado aproximado norte-sul, curvando-se para nordeste até desembocar no rio Jacuí. Os outros rios são o Santa Maria e o Jaguari nas fronteiras do município. O divisor de águas fica localizado no Distrito de Tiarajú, bem na linha do Monumento a Batalha do Caiboaté.


São Gabriel possui três barragens a VAC 4, VAC 6 e VAC 7, que compõem o sistema irrigatório do rio Vacacaí. O sistema, construído em 1993, faz parte de um sistema de irrigação. A estiagem sempre trouxe problemas para os agricultores e para a população, que sofria com racionamentos e enchentes. As barragens hoje servem para a irrigação de lavouras e disciplinam o nível do rio.





Significado do Nome





O povoado levaria o nome do anjo de devoção do vice-rei do rio da Prata, Dom Gabriel de Avilez y Del Fierro, denominado-se São Gabriel do Batovi.





Aniversário da Cidade





02 de Novembro





hspace=0 CARACTERÍSTICAS





Município situado na fronteira oeste, São Gabriel possui obras arquitetônicas centenárias de valor histórico importante. Sua economia se baseia na produção de arroz, soja e gado de corte e criação de javalis, fruticulturam têxtil e agorindustrial. O setor de turismo investe na área rural.





Clima





Subtropical





Temperatura Média





26°C





hspace=0 COMO CHEGAR





Partindo de Porto Alegre: BR-290 (Rodovia Osvaldo Aranha)





Localização





Município da região Sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul





Limites





Rosário do Sul, Lavras do Sul, Dom Pedrito, Cacequi, Dilermando de Aguiar, Vila Nova do Sul, São Sepé e Santa Maria





Acesso Rodoviário





BR 290, RS 630





Distâncias





321 Km da Capital





hspace=0 TURISMO





Principais Pontos Turísticos





Museu Gaúcho da FEB





O Museu Gaúcho da Força Expedicionária Brasileira está localizado na antiga estação férrea de São Gabriel e possui fotografias, armas, uniformes, condecorações, bandeiras, equipamentos de comunicação e outros objetos que foram utilizados pela FEB, na Itália, durante a II Guerra Mundial. Localização: Praça Carlos Antunes Visitação: terças a sábados, dfas 14h às 18h.





Prédio da Prefeitura Municípal





Inaugurado em 1922 tem o estilo arquitetônico neoclássico com influência positivista. O imóvel nunca sofreu alteração em sua estrutura. Está localizado na Rua Duque de Caxias.





Museu João Pedro Nunes





Acervo com objetos, fotos e documentos da história gaúcha, sacra, escravista e indígena, curiosidades e exército brasileiro Rua Barão de São Gabriel, 530 - Centro Fone: (55) 9997-0042 terças a sábados das 14h às 18h ou mediante agendamento.





Parque de Exposições Assis Brasil





Realização de feiras agropecuárias e rodeios. Informações pelo fone: (55) 3232-4122 ramal 2283.








hspace=0 EVENTOS





Carnaval de Rua





Data: Fevereiro





Festa Cultural do Mercosul





Data: Março





Festa Cultural do Mercosul





Festival de música gaúcha, provas campeiras e artísticas, além do festival de arte e tradição


Data: Abril





Festival Estudantil da Canção





Data: Junho





Semana Farroupilha





Data: Setembro





Estância da Canção Gaúcha





Data: Setembro











hspace=0 Informações Úteis





Prefeitura Municipal de São Gabriel





hspace=0 gabinete@sgnet.com.br





hspace=0 Fone/Fax: (55) 3237-1374





Serviço de Informação ao Turista: Fone: (55) 3232-1008 - Fax: (55) 3232-6312





hspace=0 110 Volts





hspace=0 AC São Gabriel


End: R. Coronel Soares, 589


Fone: (55) 3232-1560





hspace=0 Hospital - Fone: (55) 3232-6555/1113/7012





hspace=0





hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3232-5222











Créditos





Informações e fotos





Sites:     www.saogabriel.famurs.com.br





Por volta das 19h30min de sexta-feira 20, um violento vendaval com rajadas de até 117km/h destelhou cerca de 200 casas, derrubou árvores, postes, e ainda destruiu estruturas de galpões, silos, paradas de ônibus, outdoors e até um CTG. Por sorte, nenhuma pessoa se feriu gravemente.
O cenário da noite de sexta-feira na cidade era assustador. Sem energia elétrica devido à série de postes derrubados, a escuridão escondia o estrago. Foi a luz voltar parcialmente, por volta das 3h30min de sábado, que foi possível enxergar os danos.


Os locais mais atingidos foram os bairros Cidade Nova e Mariana, situados em pontos mais altos do município, onde, duas casas foram destruídas completamente, além das residências destelhadas. Entre os principais estragos, está o telhado de zinco de um centro de paintball no bairro Vargas. A estrutura se desprendeu e voou por cima de casas, derrubando postes, arrebentando fios e caindo no meio da rua.


No centro da cidade, o Estádio Silvio de Faria Corrêa, teve parte de seu muro — cerca de 50 metros — derrubado pelo vendaval.


A Defesa Civil municipal começou a distribuição de 1,5 mil metros de lona para as casas destelhadas, além de cerca de 3.800 telhas que devem chegar ao município ainda à partir deste sábado. Durante esta manhã, o prefeito Rossano Gonçalves (PDT) estudava com suas lideranças decretar ou situação de emergência ou de calamidade pública no município.


Equipes da prefeitura realizam a limpeza dos locais mais atingidos pelo temporal. A previsão é de que até o final deste sábado (21) seja restabelecido o abastecimento de energia elétrica e de água na cidade.
São Gabriel é conhecida como Terra dos Marechais, pelo fato de que na cidade nasceram os Marechais João Propício Menna Barreto, Fábio Patrício de Azambuja, o Presidente da República Hermes da Fonseca e Mascarenhas de Moraes, o comandante da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial, durante as batalhas na Itália. Outro militar de grande destaque que nasceu na cidade foi o Coronel José Plácido de Castro, o desbravador que conquistou o Acre. O Museu da FEB Marechal Mascarenhas de Moraes, possui um acervo exclusivo sobre a 2ª Guerra Mundial. O museu possui um acervo com mais de 2.500 itens, entre armas, roupas e outros objetos utilizados pelos soldados brasileiros. Além das fotos que procuram contar um pouco da história dos brasileiros que foram a guerra.
O município possui alguns prédios históricos como o Palácio Plácido de Castro, sede da prefeitura, o Museu João Pedro Nunes que possui o maior acervo particular do País, a Capelinha dos Fuzilados e a Capelinha do Negrinho da Sanga Funda.
Cidade do estado Rio Grande do Sul, São Gabriel está a aproximadamente 320 km da capital Porto Alegre. O município está na fronteira oeste do estado, próximo a BR-290, a Rota do Mercosul, a 300 km da Argentina e 170 km do Uruguai.

MAIS UM POUCO DE SÃO GABRIEL RS - ENCHENTES ... VENDAVAL ...

Moradores contabilizam prejuízos em São Gabriel

A forte chuva e ventos de 117 km/h arrasaram parte da zona urbana do município

Atualizada às 23h38min
Ronan Dannenberg, São Gabriel | ronan.dannenberg@zerohora.com.br
Bastaram cerca de dez minutos de uma tempestade para que parte de São Gabriel fosse quase arrasada. Por volta das 19h30min de sexta-feira, um vendaval com rajadas de até 117km/h destelhou cerca de 200 casas e ainda destruiu estruturas como galpões, silos, paradas de ônibus, outdoors e até um CTG. Por sorte, nenhuma pessoa se feriu gravemente.

Oito mil residências continuavam sem energia elétrica até as 20h deste sábado. A maioria fica em São Gabriel, na fronteira oeste. Ainda há muitos postes e árvores caídos. A AesSul espera normalizar o abastecimento no domingo.

O cenário da noite de sexta-feira na cidade era assustador. Sem energia elétrica devido à série de postes derrubados, a escuridão escondia o estrago. Foi a luz voltar parcialmente, por volta das 3h30min de sábado, que foi possível enxergar os danos.

­— Eu ouvia o vendaval, mas ficava abrigado em casa. Contudo, já imaginando os estragos que seriam causados. Foi muito forte — aponta o presidente da Defesa Civil de São Gabriel, Marcos Paulo do Monte Vieira.

Os locais mais atingidos foram os bairros Cidade Nova e Mariana, situados em pontos mais altos do município. Lá, duas casas foram destruídas completamente, além das residências destelhadas. Os moradores, com receio de terem utensílios domésticos roubados, preferiram não sair de casa. Para eles, a prefeitura disponibilizou ginásios que acabaram não sendo aproveitados.

Ainda em meio à escuridão, Bombeiros trataram de tirar centenas de árvores e galhos que bloqueavam as ruas. Temendo ataque de vândalos, patrulhas ostensivas da Brigada Militar faziam a ronda nas principais ruas da cidade enquanto a luz não voltava. Na residência de Vera Lúcia Goulart, 49 anos, que ficou parcialmente destelhada, assaltantes chegaram a entrar na casa, aproveitando a falta de energia.

— Por sorte, ninguém levou nada, mas a chuva molhou tudo — lamentava ela, enquanto limpava a casa com ajuda de amigos na manhã de sábado.

Entre os principais estragos, o telhado de zinco de um centro de paintball chamou a atenção no bairro Vargas. A estrutura se desprendeu e voou por cima de casas, derrubando postes, arrebentando fios e caindo no meio da rua.

— Veio por cima de tudo. Nunca tinha visto nada parecido — observava assustado o aposentado Osvaldo Barcelos, 67 anos, que reside no bairro há 17 anos.

No centro da cidade, o Estádio Silvio de Faria Corrêa, teve parte de seu muro — cerca de 50 metros — derrubado com o vendaval.

Assim que o dia clareou, no sábado, moradores deram início à reconstrução. A Defesa Civil do município começou a distribuição de 1,5 mil metros de lonas para as casas destelhadas. Também para auxílio, cerca de 800 telhas de amianto chegariam ainda no sábado direto de Porto Alegre. Durante a manhã de ontem, o prefeito Rossano Gonçalves (PDT) estudava com lideranças decretar ou situação de emergência ou de calamidade pública no município.
Equipes da prefeitura realizam a limpeza dos locais mais atingidos pelo temporal. O prefeito está à frente das operações e conversou nesta manhã com o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Joel Prates, que está enviando o município mais de 3 mil telhas para ajudar na reconstrução das residências atingidas pela tempestade.
Estruturas como galpões, silos, paradas de ônibus, outdoors e até um CTG também sofreram estragos com o temporal
Foto: Duda Pinto, Especial

VEREADORES DE SÃO GABRIEL - RS

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUAÇÃO MENNA BARRETO



A elaboração e construção desta página, fruto de nossa ousadia e reflexão sobre os caminhos da educação pública, é a concretização de um propósito assumido numa caminhada de trabalho intensivo desenvolvido a partir de 2002, pela comunidade do Instituto Estadual de Educação Menna Barreto.

Assim, após solicitação da direção da Escola junto à 19ª Coordenadoria Regional de Educação, em 2002, teve início o Curso de Capacitação em Informática Educativa, ministrado pelas docentes do Núcleo de Tecnologia Educacional – Fronteira Oeste – que possibilitou conhecimentos de Exploração de Programas, tais como Word, Power Point, Paint, e de Trabalho com Hiperlink, Exploração e Práticas de Projetos de Aprendizagem Interdisciplinares com alunos, Introdução e Busca na Internet, E-mail, Chat, Antivírus, Windows Explorer e Front Page, culminando, em 2003, com a construção de nossa página na Internet.

Esta conquista vem nos trazer a certeza de que novas mudanças já começam a ser percebidas e estão desabrochando no cotidiano de nossa escola; refletem uma prática democrática e transformadora, como único caminho possível na construção de uma escola pública democrática, de qualidade e, principalmente, comprometida com a transformação social e a preparação para o exercício da cidadania.

Necessário se faz registrar o comprometimento da Direção, do grupo do NTE, dos professores, pais, alunos e funcionários e das professoras responsáveis pelo Laboratório de Informática de nossa escola, pessoas que se constituíram em sujeitos de transformação social e de seu tempo e cuja atuação consolidou-se, de forma solidária e engajada, fortalecendo a escola como um espaço democrático, na crença de que:

Um galo sozinho não tece uma manhã:

ele precisa sempre de outros galos,

De um que apanhe esse grito que ele

e o lance a outro; de um outro galo

que apanhe o grito que um galo antes

e o lance a outros; e de outros galos

que com muitos outros galos se cruzem

os fios de sol de seus gritos de galo,

para que a manhã, desde uma teia tênue,

se vá tecendo, entre todos os galos.

E se encorpando em tela, entre todos,

se erguendo tenda, onde entrem todos,

se entretendo para todos, no toldo

(a manhã) que plana livre de armação.

A manhã, toldo de um tecido tão aéreo

que, tecido, se eleva por si só: luz balão.

João Cabral de Melo Neto

Esta página é, então, um encontro de experiências, de novas construções, de novos saberes e, para ela, tu és nosso convidado especial.

Mas, não esqueças de colocar tuas asas na mala, pois "somos todos anjos de uma asa só, somente abraçados podemos voar..."

E para isso é preciso que cada um faça a sua parte...


O Instituto Estadual de Educação Menna Barreto surgiu, no contexto da sociedade gabrielense, como uma necessidade de homens que, sujeitos da história e de seu tempo, grafam sua passagem em todas as épocas - marcando a sua e outras gerações.

Assim, em primeiro de agosto de mil novecentos e dezoito, o então Intendente Municipal, Coronel Francisco Hermenegildo da Silva, inaugurou o Colégio Elementar de São Gabriel no extinto Colégio Distrital, hoje edifício do Fórum, nomeando como seu diretor o professor João Manoel Menna Barreto.

Em dezoito de março de mil novecentos e trinta e nove, recebeu a denominação de Grupo Escolar de São Gabriel.

Posteriormente, em mil novecentos e trinta e oito, recebeu o nome de Hildefonso Ferreira Gomes.

Por ocasião da transferência para o prédio atual, em mil novecentos e quarenta, passou a chamar-se Grupo Escolar Menna Barreto.

A vinte e cinco de agosto de mil novecentos e quarenta e três, foi colocado no pórtico do Grupo, a estrela que relembra, através dos anos, a vida e sacrifício do jovem aspirante aviador - Gabriel Menna Barreto, combatente na 2ª Guerra Mundial - e, muito mérito, escolhido Patrono de nossa Escola.

Sob a direção da professora Ivete Abbott Rodrigues, em mil novecentos e sessenta e três, passou a denominar-se Escola Normal de São Gabriel e, em mil novecentos e sessenta e nove, Escola Normal Menna Barreto.

A partir de mil novecentos e setenta e nove, sob a direção da professora Clair Alves, a Escola passou a denominar-se Escola estadual de 1º e 2º Graus Menna Barreto.

Hoje, considerada Centro de Educação, a Escola, pelo Decreto 14761, de 21/01/1963, autorização 19864, de 05/09/1969 - Portaria de Designação 00081, D.O. de 07/03/200 -, recebe a denominação de Instituto Estadual de Educação Menna Barreto.

O Instituto de Educação Menna Barreto, que há 82 anos vem formando gerações na comunidade gabrielense e cumprindo sua trajetória social através do ENSINANDO A ENSINAR, busca, permanentemente, uma educação comprometida com o resgate do ser humano, através do processo educacional, de novas formas de pensar, compreender e viver na sociedade.

Organizando suas atividades numa concepção política de homem, de sociedade e do que se considera sua função social, a concepção que o norteia baseia-se na visão de homem, enquanto sujeito histórico, e na filosofia de que:

"A Escola fundamenta suas atividades nos princípios e diretrizes legais vigentes, na crença do homem como ser individual, inteligente e incluso, capaz de descobrir, de assumir sua realização pessoal e de atuar como elemento de uma sociedade em mudança, em busca de SER MAIS."

FILOSOFIA: A concepção que norteia o Instituto de Educação Menna Barreto, baseia-se na visão de homem enquanto sujeito histórico, e na filosofia de que:
"A Escola fundamenta suas atividades nos princípios e diretrizes legais vigentes, na crença no homem como ser individual, inteligente e incluso, capaz de descobrir, assumir sua realização pessoal e de atuar como elemento de uma sociedade em mudança, em busca de SER MAIS."

O Projeto Político Pedagógico da Escola busca, através de sua prática, a construção do conhecimento, como instrumento de formação ampla, pelos direitos da cidadania e da emancipação social.

Formando gerações, a Escola tem como objetivo precípuo proporcionar condições para que, educadores e educandos tornem-se sujeitos de seu processo de crescimento conjunto e que cada participante desenvolva suas atividades dentro da realidade, com vistas à formação de um projeto social, de aperfeiçoamento e de formação política.

Assim, o Instituto de Educação Menna Barreto continua sua trajetória, lembrando homens plantadores da semente, que ora germina e, ao mesmo tempo, com os olhos voltados para o presente e futuro. Alvo colocado no horizonte de todos, para ser conquistado no esforço livre de cada um, segue há oitenta e cinco anos, ENSINANDO A ENSINAR.
Cada um de nós começa a aprender no momento em que abre os olhos para o mundo pela primeira vez. A partir daí, a quantidade de estímulos, informações, referências e símbolos que a criança recebe é muito grande. Organizar tudo isso de forma sadia, propiciando o desenvolvimento integral da criança, é a tarefa dos cursos de Educação Infantil. Nesta fase, na qual o cuidado que as crianças recebem os estímulos que vão alimentar o seu desenvolvimento motor, intelectual, cognitivo e afetivo. Para nós, a Educação Infantil não se limita à simples guarda da criança; este é o início de um trabalho educacional que visa o desenvolvimento da criatividade, imaginação, organização, autonomia e auto-estima dos seus filhos. Realização: SESC e Prefeitura Municipal.