domingo, 15 de agosto de 2010

SÃO GABRIEL - RS


Que maravilhoso sair um pouco de férias!


Na semana que passou visitei mais um pouquinho do Rio Grande do Sul, um recanto de sossego e verdes campos, um cantinho de tranquilidade, bonitas histórias antigas, grandes criações, cachoeiras frias por hora, além de um silêncio maravilhoso ao crepitar do fogo e chuvas, que não atrapalharam em nada os dias de descanso.


A cidade de São Gabriel fica junto à BR-290 a 320km de distância da capital Porto Alegre, na Fronteira Oeste. A cidade fica em uma rota obrigatória para quem vai até as cidades de Rivera, no Uruguai e Uruguaiana, fronteira com a Argentina. Também chamada de Terra dos Marechais pelos vários gabrielenses ilustres, São Gabriel foi fundada junto ao Cerro Batovi por Félix de Azara, o conhecido naturalista e mastozoólogo espanhol, em 1800, para em 1819 ser incorporada ao Brasil, em Montevideo, num acordo entre portugueses e espanhóis, sendo ainda sede da República Riograndense na Revolução Farroupilha. A Estância Jorginho Kodayssi, marcada no mapa, fica a 38km da cidade, envolta em belas árvores como mostra a foto.


Saímos de Pelotas em um dia de chuva, que iria nos acompanhar ainda por alguns dias. Nada que uma conversa na beira de um fogo de chão no galpão não tenha espantado logo na chegada. Conheci Seu Ari, sua trança de oito tentos e seu conhecimento acerca de chás e remédios de doutor...O sol nos esperava lá pelo terceiro dia, enquanto isso, alguma carne de ovelha, vinho e halawi, o doce de gergelim tentador e calórico. Depois disso, pude conhecer antigas estâncias, uma imponente mangueira toda feita de pedra pelos escravos no séc. dezoito e ainda um sem fim de lindos campos e pedras. Além de um monte de cordeirinhos, que persegui por horas para vê-los tão lindos e tão indiferentes ao frio, correndo pelos matos.








HISTÓRIA DA CIDADE





A formação do povoado nas terras de São Pedro do Rio Grande começou a ser concebida nas discussões do Tratado de Madrid e Santo Ildefonso, celebrados entre os reis da Espanha e Portugal, para demarcar a posse das duas Coroas. Sua fundação deu-se em 2 de novembro de 1846, a Lei Provincial de nº 8 eleva São Gabriel a condição de sede de município, com uma Câmara de Vereadores. É conhecida também como a Terra dos Marechais: João Propício Mena Barreto, Fábio Patrício de Azambuja;do Presidente da República Hermes da Fonseca e Mascarenhas de Moraes. Terra de José Plácido de Castro- desbravador do estado do Acre, do romancista Alcides Maya e do Padre Leonel Franca, fundador da PUC do Rio de Janeiro.


O município possui duas estações bem definidas: o inverno e o verão. A temperatura média é de 17 graus e no verão o calor chega próximo aos 37 graus, devido a característica aplainada dos campos, que absorvem por igual a insolação. No inverno as geadas ocorrem numa média de 15 vezes por ano.


As bacias hidrográficas do Jacuí e o Ibicuí constituem o sistema hídrico do município. O rio Vacacaí possui um traçado aproximado norte-sul, curvando-se para nordeste até desembocar no rio Jacuí. Os outros rios são o Santa Maria e o Jaguari nas fronteiras do município. O divisor de águas fica localizado no Distrito de Tiarajú, bem na linha do Monumento a Batalha do Caiboaté.


São Gabriel possui três barragens a VAC 4, VAC 6 e VAC 7, que compõem o sistema irrigatório do rio Vacacaí. O sistema, construído em 1993, faz parte de um sistema de irrigação. A estiagem sempre trouxe problemas para os agricultores e para a população, que sofria com racionamentos e enchentes. As barragens hoje servem para a irrigação de lavouras e disciplinam o nível do rio.





Significado do Nome





O povoado levaria o nome do anjo de devoção do vice-rei do rio da Prata, Dom Gabriel de Avilez y Del Fierro, denominado-se São Gabriel do Batovi.





Aniversário da Cidade





02 de Novembro





hspace=0 CARACTERÍSTICAS





Município situado na fronteira oeste, São Gabriel possui obras arquitetônicas centenárias de valor histórico importante. Sua economia se baseia na produção de arroz, soja e gado de corte e criação de javalis, fruticulturam têxtil e agorindustrial. O setor de turismo investe na área rural.





Clima





Subtropical





Temperatura Média





26°C





hspace=0 COMO CHEGAR





Partindo de Porto Alegre: BR-290 (Rodovia Osvaldo Aranha)





Localização





Município da região Sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul





Limites





Rosário do Sul, Lavras do Sul, Dom Pedrito, Cacequi, Dilermando de Aguiar, Vila Nova do Sul, São Sepé e Santa Maria





Acesso Rodoviário





BR 290, RS 630





Distâncias





321 Km da Capital





hspace=0 TURISMO





Principais Pontos Turísticos





Museu Gaúcho da FEB





O Museu Gaúcho da Força Expedicionária Brasileira está localizado na antiga estação férrea de São Gabriel e possui fotografias, armas, uniformes, condecorações, bandeiras, equipamentos de comunicação e outros objetos que foram utilizados pela FEB, na Itália, durante a II Guerra Mundial. Localização: Praça Carlos Antunes Visitação: terças a sábados, dfas 14h às 18h.





Prédio da Prefeitura Municípal





Inaugurado em 1922 tem o estilo arquitetônico neoclássico com influência positivista. O imóvel nunca sofreu alteração em sua estrutura. Está localizado na Rua Duque de Caxias.





Museu João Pedro Nunes





Acervo com objetos, fotos e documentos da história gaúcha, sacra, escravista e indígena, curiosidades e exército brasileiro Rua Barão de São Gabriel, 530 - Centro Fone: (55) 9997-0042 terças a sábados das 14h às 18h ou mediante agendamento.





Parque de Exposições Assis Brasil





Realização de feiras agropecuárias e rodeios. Informações pelo fone: (55) 3232-4122 ramal 2283.








hspace=0 EVENTOS





Carnaval de Rua





Data: Fevereiro





Festa Cultural do Mercosul





Data: Março





Festa Cultural do Mercosul





Festival de música gaúcha, provas campeiras e artísticas, além do festival de arte e tradição


Data: Abril





Festival Estudantil da Canção





Data: Junho





Semana Farroupilha





Data: Setembro





Estância da Canção Gaúcha





Data: Setembro











hspace=0 Informações Úteis





Prefeitura Municipal de São Gabriel





hspace=0 gabinete@sgnet.com.br





hspace=0 Fone/Fax: (55) 3237-1374





Serviço de Informação ao Turista: Fone: (55) 3232-1008 - Fax: (55) 3232-6312





hspace=0 110 Volts





hspace=0 AC São Gabriel


End: R. Coronel Soares, 589


Fone: (55) 3232-1560





hspace=0 Hospital - Fone: (55) 3232-6555/1113/7012





hspace=0





hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3232-5222











Créditos





Informações e fotos





Sites:     www.saogabriel.famurs.com.br





Por volta das 19h30min de sexta-feira 20, um violento vendaval com rajadas de até 117km/h destelhou cerca de 200 casas, derrubou árvores, postes, e ainda destruiu estruturas de galpões, silos, paradas de ônibus, outdoors e até um CTG. Por sorte, nenhuma pessoa se feriu gravemente.
O cenário da noite de sexta-feira na cidade era assustador. Sem energia elétrica devido à série de postes derrubados, a escuridão escondia o estrago. Foi a luz voltar parcialmente, por volta das 3h30min de sábado, que foi possível enxergar os danos.


Os locais mais atingidos foram os bairros Cidade Nova e Mariana, situados em pontos mais altos do município, onde, duas casas foram destruídas completamente, além das residências destelhadas. Entre os principais estragos, está o telhado de zinco de um centro de paintball no bairro Vargas. A estrutura se desprendeu e voou por cima de casas, derrubando postes, arrebentando fios e caindo no meio da rua.


No centro da cidade, o Estádio Silvio de Faria Corrêa, teve parte de seu muro — cerca de 50 metros — derrubado pelo vendaval.


A Defesa Civil municipal começou a distribuição de 1,5 mil metros de lona para as casas destelhadas, além de cerca de 3.800 telhas que devem chegar ao município ainda à partir deste sábado. Durante esta manhã, o prefeito Rossano Gonçalves (PDT) estudava com suas lideranças decretar ou situação de emergência ou de calamidade pública no município.


Equipes da prefeitura realizam a limpeza dos locais mais atingidos pelo temporal. A previsão é de que até o final deste sábado (21) seja restabelecido o abastecimento de energia elétrica e de água na cidade.
São Gabriel é conhecida como Terra dos Marechais, pelo fato de que na cidade nasceram os Marechais João Propício Menna Barreto, Fábio Patrício de Azambuja, o Presidente da República Hermes da Fonseca e Mascarenhas de Moraes, o comandante da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial, durante as batalhas na Itália. Outro militar de grande destaque que nasceu na cidade foi o Coronel José Plácido de Castro, o desbravador que conquistou o Acre. O Museu da FEB Marechal Mascarenhas de Moraes, possui um acervo exclusivo sobre a 2ª Guerra Mundial. O museu possui um acervo com mais de 2.500 itens, entre armas, roupas e outros objetos utilizados pelos soldados brasileiros. Além das fotos que procuram contar um pouco da história dos brasileiros que foram a guerra.
O município possui alguns prédios históricos como o Palácio Plácido de Castro, sede da prefeitura, o Museu João Pedro Nunes que possui o maior acervo particular do País, a Capelinha dos Fuzilados e a Capelinha do Negrinho da Sanga Funda.
Cidade do estado Rio Grande do Sul, São Gabriel está a aproximadamente 320 km da capital Porto Alegre. O município está na fronteira oeste do estado, próximo a BR-290, a Rota do Mercosul, a 300 km da Argentina e 170 km do Uruguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODO COMENTÁRIO QUE VIER PARA UM CRESCIMENTO MÚTUO, SERÁ ACEITO. OBRIGADA, PRECISAMOS CONSTRUIR PONTES!!!