terça-feira, 29 de setembro de 2009

Vinícius de Moraes

Mesmo que as pessoas mudem e suas vidas se reorganizem, os amigos devem ser amigos para sempre, mesmo que não tenham nada em comum, somente compartilhar as mesmas recordações,pois boas lembraças, são marcantes, e o que é marcante nunca se esquece! Uma grande amizade mesmo com o passar do tempo é cultivada assim!

Machado de Assis

BONS AMIGOS
Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.Amigo a gente sente!Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.Amigo a gente entende!Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.Porque amigo sofre e chora.Amigo não tem hora pra consolar!Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.Porque amigo é a direção.Amigo é a base quando falta o chão!Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.Ter amigos é a melhor cumplicidade!Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

Albert Einstein

Pode ser que um dia deixemos de nos falar... Mas, enquanto houver amizade, Faremos as pazes de novo. Pode ser que um dia o tempo passe... Mas, se a amizade permanecer, Um de outro se há-de lembrar. Pode ser que um dia nos afastemos... Mas, se formos amigos de verdade, A amizade nos reaproximará. Pode ser que um dia não mais existamos... Mas, se ainda sobrar amizade, Nasceremos de novo, um para o outro. Pode ser que um dia tudo acabe... Mas, com a amizade construiremos tudo novamente, Cada vez de forma diferente. Sendo único e inesquecível cada momento Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre. Há duas formas para viver a sua vida: Uma é acreditar que não existe milagre. A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.

William Shakespeare

Perguntei a um sábio,a diferença que havia entre amor e amizade,ele me disse essa verdade...O Amor é mais sensível,a Amizade mais segura.O Amor nos dá asas,a Amizade o chão.No Amor há mais carinho,na Amizade compreensão. O Amor é plantado e com carinho cultivado,a Amizade vem faceira,e com troca de alegria e tristeza,torna-se uma grande e querida companheira. Mas quando o Amor é sincero ele vem com um grande amigo, e quando a Amizade é concreta, ela é cheia de amor e carinho.Quando se tem um amigo ou uma grande paixão, ambos sentimentos coexistem dentro do seu coração.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

PROJETO DENTES



APRESENTAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO

(PROJETO DE DOCÊNCIA DESENVOLVIDO NAS TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIES INICIAIS.

TEMA DO PROJETO: Nossos Dentes

TÍTULO DO PROJETO: “SEM HIGIENE BUCAL NÃO HÁ VIDA SADIA.”



JUSTIFICATIVA:
O Projeto "Sem higiene bucal não há vida sadia", é uma proposta que possibilita e garante umaaprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. A intenção primordial do projeto é promover a saúde bucal de crianças de escolas públicas nas comunidadesAo educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada esistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação decidadãos capazes de atura em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal eda coletividade.Tratar de higiene e saúde bucal tem sido um desafio para a educação, no que serefere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadorade atitudes e hábitos.As experiências mostram que transmitir informações a respeito hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável.É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidosna formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola.

Justifica-se o presente projeto.








OBJETIVO GERAL:


Proporcionar aos alunos e seus pais ou responsáveis, orientação de prevenção e
promoção a saúde bucal para o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis, pois,
considerando-se que medidas de promoção de saúde bucal, bem como,
orientações, devem ser estabelecidas prioritariamente, envolvendo-se nisto a família e
os profissionais, assim como toda a comunidade.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene;- Identificar e criar o hábito de uma boa higiene e cuidados com o corpo para ser saudável;- Desenvolver independência para manter sua higiene pessoal;
- Refletir sobre as suas ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
- Identificar a necessidade de contribuir para manter seu ambiente familiar e escolar organizado e limpo, valorizando as atitudes relacionadas com o bem estar individual e coletivo;
- Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.;
- Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e cabelos;
- Adotar hábitos de auto-cuidado;
- Valorizar a cooperação nas atividades realizadas como forma de aprendizagem;
- Desenvolver a psicomotricidade, criatividade e o raciocínio lógico, o conhecimento matemático, a expressão artística e o gosto pela leitura.
- Produzir textos sobre o tema.


DESCRIÇÃO - APRESENTAÇÃO


Este projeto vem sendo desenvolvido com as crianças da Educação Infantil com o objetivo de mostrar a importância das práticas de higiene bucal para obter um lindo sorriso. Contamos com a presença de profissionais na Escola para explicar como fazer a higienização dos dentes com a escova e o fio dental, como prevenir as cáries e quais são os alimentos que devemos consumir e também aqueles que devemos evitar.




O projeto baseia-se no uso de ferramentas de prevenção (aplicação de flúor gel, escovação supervisionada, exames específicos), a fim de realizar um levantamento de dentes cariados, perdidos e obturados entre as crianças e as doenças foram tratadas. Para assegurar a criação de hábitos de higiene e cuidado com os dentes, ao longo do primeiro ano do programa serão realizadas atividades de motivação das crianças, com participação ativa dos pais.



Para a divulgação do projeto serão confeccionados banners, camisetas, adesivos, faixas, jogos e cartilhas. Jogos da memória, com dicas sobre os cuidados com os dentes, passatempos, calendários com o slogan “Sorriso brilhante é sinal de criança saudável”, dezenas de peças de caráter lúdico e com uma linguagem descontraída que darão suporte às ações de mobilização e conscientização.


Serão realizadas obras de adaptação nas escolas, com a criação de escovódromos, locais onde as crianças, supervisionadas por dentistas, realizarão a escovação duas vezes por dia: na chegada e logo após o lanche. Elas aprenderão as técnicas de escovação e farão o controle das placas bacterianas.









REFERENCIAL TEÓRICO:

Existe uma íntima relação entre dentes bem cuidados e boa saúde.A pessoa com dentes estragados não mastiga direito; a qualquer momentopode sofrer violentas dores; e existe sempre o perigo de doenças muito sérias, como reumatismo infeccioso, que pode ter nos dentes podres a sua origem.Mostre ao aluno que a cárie é o resultado da ação dos micróbios sobre restos de alimentos retidos entre os dentes. Portanto, a limpeza correta dos dentesimpede a formação das cáries. É importante mostrar aos alunos que os dentes de leite devem ser cuidados da mesma forma que os dentes permanentes.Essa importância decorre não só da necessidade de se criarem bons hábitos higiênicos, mas também do fato de que o dente de leite estragado pode afetar o organismo, inclusive prejudicando os novos dentes que virão.Destaque os fatores estéticos e emocionais relacionados com os bons dentes:a beleza de um sorriso; o mal-estar causado a sim e aos outros pelo mau hálito.

A higiene bucal é considerada a melhor forma de prevenção de cáries, gengivite, periodontite e outros problemas na boca, além de ajudar a prevenir o mau-hálito (halitose). Higiene bucal é necessária para todas as pessoas manterem a saúde de seus dentes e boca.

Dentes saudáveis têm menos cáries. Eles são limpos e têm pouco ou nenhum depósito de placa bacteriana. Gengivas saudáveis são rosas e firmes. Higiene bucal consiste de cuidados tanto pessoais quanto profissionais.
A Constituição Brasileira, em seu art. 196, reconhece a saúde como um direito de todos e dever do Estado. Apesar de muitos progressos registrados, a saúde padece de vários problemas básicos, devido a mazelas e descasos por parte dos órgão públicos responsáveis por esse setor.
Dentre os inúmeros problemas apontados e detectados, um deles é particularmente preocupante, pois a sua incidência embora localizada, tem repercussão em todo nosso corpo. Trata-se da saúde bucal, que requer hábitos de higiene e alimentação adequada , principalmente na infância.
Observando o atual quadro sanitário odontológico brasileiro constatamos que 30 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista. Cerca de 40% da população não têm acesso regular a escova de dentes e chegam aos 60 anos completamente desdentados. Num país com cerca de 150 milhões de brasileiros apenas 2,5 milhões têm acesso a dentistas em clínicas particulares.
A OMS estabeleceu cinco metas internacionais para a saúde bucal: porcentagem de crianças de 5 anos que nunca tiveram cáries; porcentagem de adolescentes com 18 anos com todos dos dentes na boca; porcentagem de adultos na faixa etária de 35 a 44 anos com 20 ou mais dentes na boca; porcentagem de idosos na faixa etária de 65 e 74 anos também com 20 ou mais dentes; e, por último, a incidência de cáries em crianças na idade de 12 anos. Apenas neste último item o Brasil conseguiu cumprir a meta. Por isso o Brasil é considerado o campeão mundial de cárie, pois a imensa maioria da população é excluída desse direito mínimo.
Para fortalecer a campanha de prevenção e promoção da Saúde Bucal é oferecido, ao público atendido, um ciclo de palestras que tem como objetivo informar e conscientizar sobre a importância e necessidade do auto-cuidado e a influência da boca sobre o organismo e as relações sociais.


Cuidados pessoais para a higiene bucalA freqüente e cuidadosa escovação dos dentes e uso de fio dental ajuda a prevenir o acúmulo de placas e tártaro, os quais podem ocasionar cáries. Se a cárie se desenvolver, o tratamento pode custar caro.Os dentes devem ser escovados no mínimo duas vezes por dia, de preferência sempre depois das refeições e antes de dormir, e deve-se usar fio dental pelo menos uma vez por dia. Para algumas pessoas o uso de fio dental pode ser recomendado depois de todas as refeições. Consulte um dentista se precisar orientação sobre as técnicas apropriadas de escovação e uso do fio dental.

Produtos adicionais podem ser recomendados para suplementar (mas não substituir) a escovação e o fio dental. Esses produtos incluem palitos especiais para dentes, irrigação de água e outros. Inicialmente, o palito dental elétrico apenas era recomendado para pessoas que tinham problemas de força ou destreza nas mãos, porém muitos dentistas agora o recomendam para muitos outros pacientes a fim de melhorar a higiene bucal em casa.Pastas de dente ou enxaguadores bucais contendo fluoreto ou anti-placas podem ser recomendados pelo dentista. Dentaduras, fixadores e outros aparelhos devem ser mantidos muito limpos. Isso inclui escovação regular e talvez também mantê-los imersos em soluções para limpeza.


Cuidados profissionais para a higiene bucalA limpeza regular dos dentes por um dentista é importante para remover a placa que pode se desenvolver até mesmo com a cuidadosa escovação e uso de fio dental, especialmente nas áreas que são difíceis para o paciente alcançar sozinho em casa.

Muitos dentistas recomendam a realização de limpeza profissional dos dentes a cada seis meses. Exames e limpezas mais freqüentes podem ser necessários durante o tratamento de vários problemas bucais e dentais. O exame rotineiro dos dentes é recomendado pelo menos uma vez por ano.

Artigos sobre odontologia:
Estética dentalDentes escuros - causas do dente escuro e como clarearOrtodontiaInfluência alimentar na formação e saúde dos dentes Arma natural contra cáries - Alecrim do campo e cárieMau hálito - halitoseDente do siso - o que são esses dentes? Deve-se fazer extração?Clareamento dental - Dentes brancosOs perigos do beijo na boca - Gengivite, cárie, AIDS, herpes ...Placa bacteriana e TártaroEscovar os dentes - Escova de denteAlimentação e saúde dentalImplante dentalPeriodontite e Gengivite - Doença periodontal e inflamação na gengivaGengiviteDentaduras - Problemas com dentaduraBoca Seca - XerostomiaFio DentalTerapia com flúor para os dentesCâncer de bocaAçaí contra placas dentáriasPlaca dental ou bacterianaTártaroSaliva e cáriesGlossite - Sintomas, causas, tratamento e prevenção da inflamação ou infecção na línguaAIDS, vírus HIV e problemas na bocaCâncer oral - de boca ou faringeAfta - Estomatite aftóide, causas de aftas e tratamento


O Que é Uma Boa Higiene Bucal?
O que é uma boa higiene bucal?Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada:
· Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;
· A gengiva não sangra nem dói durante a escovaçãoe o uso do fio dental;
· O mau hálito deixa de ser um problema permanente.
Consulte o seu dentista caso as suas gengivas doam ou sangrem quando você escova os dentes ou usa fio dental, e principalmente se estiver experimentando um problema de mau hálito. Essas manifestações podem ser a indicação da existência de um problema mais grave. Seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.
Como garantir uma boa higiene bucal?Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter de seus dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais.
· Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
· Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
· Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
· Usar enxaguante bucal com flúor, se seu dentista recomendar.
· Garantir que as crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.





METODOLOGIA:
(TÉCNICAS E RECURSOS)

Eis aqui algumas informações que facilitarão o trabalho realizado com os alunos. São informações variadas, enfocando sempre a prática da higiene bucal. Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo para os alunos, portanto, assim como orientá-los, devemos praticar corretamente as normas de higiene.
Antes de desenvolver o projeto serão feitos questionamentos aos alunos:
- Levar o aluno a refletir e questionar sobre suas atitudes higiênicas.
- O que posso fazer para conservar minha boca limpa?
- Que cuidados deverei ter com dentes?
- Qual a melhor maneira de limpa os dentes?
- Como devo conservar os meus dentes? Por quê?
Atividades a serem desenvolvidas durante o projeto:
- Contato com diversos tipos de textos referentes ao tema como: poemas, textos informativos, advinhas, quadrinhas e histórias;
- Cruzadinhas, labirintos e caça-palavras;- Contação de histórias com fantoches;- Atividades de escrita de pequenos textos pelos alunos, (orientação da escrita na linha, margem, pontuação e outros); - Leitura pelos alunos de pequenos textos;
- - Relatório oral e através de desenhos sobre os temas trabalhados;
- Brincadeiras cantadas e de movimento no pátio, para desenvolvimento de alguns aspectos da psicomotricidade que necessitam ser trabalhados.
Atividades que serão desenvolvidas com maior ênfase:
Texto:
Dentes
Existe uma íntima relação entre dentes bem cuidados e boa saúde. A pessoa com dentes estragados não mastiga direito; a qualquer momento pode sofrer violentas dores; e existe sempre o perigo de doenças muito sérias, que a cárie é o resultado da ação dos micróbios sobre restos de alimentos retidos entre os dentes. Portanto, a limpeza correta dos dentes impede a formação das cáries. É importante mostrar aos alunos que os dentes de leite devem ser cuidados da mesma forma que os dentes permanentes. Existe a necessidade de se criarem bons hábitos higiênicos, pelo fato de que o dente de leite estragado pode prejudicar os novos dentes que virão.



Será dialética priorizando em todos os momentos o diálogo, pelo qual far-se-á uma retomada de conhecimentos já trazidos pelos alunos sendo desenvolvida através de:

- Diálogos.
. Entrevistas com dentistas.
. Relatórios.
. Confecção de murais, desenhos.
. Confecção de móbiles.
. Jogos Pedagógicos, ortográficos, matemáticos e de recreação.
- Filmes.
- Teatro.
. Músicas, dramatizações.
. Poesias.
. Pesquisas.
. Calendário.
. Álbum.
. Labirinto.
. Cruzadinhas.
. Parlendas.
. Atividades de Matemática (Peso).
. Adivinhas.
. Versinhos.
. Dramatização com fantoches.
. Excursões.
. Rótulos.
. Atividades com jornais e revistas.
. Atividades de Português.
. Atividades de Matemática.
. Atividades de Ciências.
. Experimento.
. Histórias dramatizadas com relax.
. Caixinhas surpresas.
. BINGO
.Víspora
. Sacola ortográfica
. Corrida de carros
. Soletrando.
.Trabalhos em grande grupo.
. Trabalhos em pequenos grupos.
. Motricidade ampla e fina.
.Gincana envolvendo alunos com atividades para higiene bucal.
.Teatro elaborado pelas próprias crianças com assunto voltado para melhor conscientização da higiene.
.Apresentação musical.
.Palestra envolvendo pais.
. Cabeleireiros voluntários para prestar serviços.
. Seminários, peças teatrais, murais e outros meios que incentivem, esclareçam e conscientizem a respeito da higiene.


.
Assistir ao vídeo "Ratinho Escovando os Dentes"
http://br.youtube.com/watch?v=z1AW2hj65Z…-Confecção de uma boca (use caixa de leite para fazer a boca e grãos de canjica para fazer os dentes)- Conversa sobre o que as crianças sabem sobre higiene bucal- Escovação diária após o lanche (seria interessante que a professora escovasse os dentes junto com as crianças)-Confecção de "jogo de trilha": esse jogo é aquele em que as crianças jogam um dado e avança nas "casinhas" de acordo com a quantidade indicada no dado. Nas "casas" coloque indicações como "Você está comendo muito doce. Volte 3 casas" ou "Parabéns! Você escovou os dentes antes de dormir. Avance 2 casas"- Teatro de fantoches com os itens utilizados na escovação ressaltando a importância da higiene bucal

Marque um dia e peça que os alunos tragam de casa gravuras, notícias, fotos sobre higiene bucal. Diga que vocês irão começar a fazer um projeto sobra saúde bucal e conte um pouco sobre o assunto. Compre cartolinas, E.V.A colorido, papel manilha, o quê achar melhor. Compre também durex colorido, glitter, purpurina, lantejoula, canetas esferográficas, etc e leve no dia marcado.Lá coloque o nome do aluno em cada matéria que ele trouxe de casa. Recolha e diga que na próxima aula irá começar a montar o trabalho e que ninguém poderá faltar. Leve os meteriais que foram trazidos pelos alunos e leia tudo atenciosamente (as crianças costumam não ler todo o texto). Escolha as gravuras, noticias mais importantes. No dia de fazer o cartaz mostre aos alunos o quê foi escolhido para montar o cartaz. Escolha o título do projeto, cole cartaz em toda a escola com avisos: Escove sempre os dentes! Essas coisinhas. Depois você pode fazer a prática, péça aos alunos trazerem de casa escovas de dente e creme dental. Lembre a eles que não deverão serem trazidos para escola as escovas e creme dentais que eles usaam. Fale a eles para pedir aos pais que combre uma nova escova e um creme dental. Peça para trazerem para a escola e guarde tudo em uma caixa com nome, coloque nome também nas escovas e cremes dentais de cada alunos. Assim você pode chamar a turma para escovar os dentes na hora de sua aula, para eles experimentarem e aprender a escovar corretamente os dentes. Se possível peça a escola para marcar uma palestra com algum dentista. Isso facilitará melhor o projeto.


Leve rótulos de diversas marcas de creme dental e mostre pra turma, perguntando pra que servem. Monte um boneco (apenas a cabeça, de forma que a boca possa ser aberta - vc pode colar grãos de canjica para fazer os dentes dele) e mostre para a classe. Peça para darem um nome para ele e invente uma história dizendo que ele precisa aprender a escovar melhor os dentes. A partir disso, vc irá ensinar a maneira correta de fazer a escovação, explique sobre a cárie e a importância do fio dental. Crie um cartaz coletivo, com recortes de objetos usados na higiene bucal. Vc também pode entregar uma folha com situações diversas e pedir para circularem qual desenho mostra formas de prevenir as cáries. Trabalhe sempre com o concreto antes de ir para o abstrato. Por fim, proponha um dia de escovação, onde cada criança levará sua escova para finalizar a atividade.

Fale sobre Higiene, de forma geral e não apenas de Higiene Bucal...!- Inicie a aula abordando o tema;- Promova um debate sobre os Hábitos de Higiene que devemos ter com o nosso corpo, de uma forma geral;- Leve objetos inerentes àquela prática para a aula... Pro exemplo, escova, creme dental, fio dental, etc. - Mostre figuras de pessoas escovando dentes, lavando as mãos, etc...
NOTA: Encontre as figuras aqui...
http://www.fotosearch.com.br/results.asp…- Conte Histórias ou "passe" desenhos animados...DICAS: http://www.youtube.com/watch?v=WJEjEuHBW…http://www.youtube.com/watch?v=lJ0-z5TAY…http://br.youtube.com/watch?v=0GiCD5TIOB… (Está em Espanhol, mas você poderá utilizar as imagens...)http://br.youtube.com/watch?v=DfECFbeOjD…http://br.youtube.com/watch?v=E--uXHME7F…http://br.youtube.com/watch?v=8dDMxT43QR…NOTA: Para salvá-los para o seu computador você precisará de um programa chamado "VDownloader"... Entre em contato comigo que lhe explico como baixá-lo... Não se preocupe que eu não "cobro" por isto, certo? - E por último, desenho com tinta guache e pincel!

A Dra. Larissa da Fontoura Acosta conta porque perdemos os dentes de leite e como nascem outros em seus lugares, e, sobretudo, incentiva as crianças a visitar o dentista duas vezes por ano. Foi montado um consultório, com cadeira reclinável para facilitar o exame, e também há uma exposição dos instrumentos utilizados num consultório dentário, para que as crianças aprendam e percam o receio de ir ao dentista.Montamos um escovódromo com as várias etapas da escovação. As crianças, após escovarem os dentes, podem fazer o mesmo com alguns bichinhos bastante conhecidos delas, como o Tigrão e o Bisonho, da turma do ursinho Pooh. Também fazem a escovação numa arcada dentária gigante, e podem, assim, entender melhor todo esse processo.Foi fundado o Clube dos Banguelas. A criança poderá entrar para o clube quando seu primeiro dentinho cair. Terá que fazer um relato contando em que condições isso aconteceu e o que fez com o dente depois. Assim, receberá sua carteirinha e passará a fazer parte desse divertido clube.

Neste sentido, o Projeto realiza apresentações em Congressos, Jornadas e Campanhas de saúde, buscando a inter-relação da Odontologia com as demais áreas afins, com o intuito de otimizar a promoção de saúde. Interage com a população por meio de campanhas, palestras, distribuição de folders, informativos, além de orientar de, forma direta, os pacientes e familiares que procuram o atendimento odontológico do Projeto.
Como prevenir os traumatismos dentários?
· Nas práticas esportivas como futebol, jiu-jitsu, karatê: usar protetor bucal.
· No ciclismo: usar protetor bucal e evitar terrenos acidentados.
· No skate, patins: usar o protetor bucal, andar em superfícies planas, não empurrar quem estiver de patins e colocar fita antiderrapante no skate.
· Em árvores: não subir quando estiverem molhadas e sempre apoiar bem as mãos e os pés ao subir.
· No balanço: permanecer sentado e não pular quando estiver em movimento.
· Nos bebedouros: não assustar nem empurrar quem estiver bebendo água.
· Nas piscinas: não correr nem empurrar ninguém nas bordas da piscina.

Neste sentido, o Projeto realiza apresentações em Congressos, Jornadas e Campanhas de saúde, buscando a inter-relação da Odontologia com as demais áreas afins, com o intuito de otimizar a promoção de saúde. Interage com a população por meio de campanhas, palestras, distribuição de folders, informativos, além de orientar de, forma direta, os pacientes e familiares que procuram o atendimento odontológico do Projeto.



AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita através da observação direta, acompanhamento diário, da participação e interesse do aluno, de conversa, diálogo, participação de todos e se os alunos começarem a mudar seus hábitos diários de higiene desenvolvidos no projeto, buscando sempre acompanhar o processo de construção do conhecimento, possibilitando ao professor e aos alunos repensarem suas práticas e buscarem novas alternativas.

Por meio da compreensão das funções dos amigos da higiene e a necessidade de usá-los diariamente através da observação da mudança de comportamento

Instrumentos: Serão utilizados os trabalhos realizados durante o projeto, com os critérios de avaliação da escola.

Percebendo que a higiene bucal é de suma importância, portanto, através desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado dos dentes.É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre voltado para o fator limpeza.
A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e que merece carinho e cuidados especiais.


ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROJETO

Será feito através de estudos, reuniões com a participação efetiva de todosos participantes e voluntários.
Todos os resultados e avaliações serão feitas através de: relatórios, apostilas, gráficos, etc.
Resultados Esperados (mensuráveis):


Estima-se que haja um maior envolvimento dos familiares e dos alunos na
questão de prevenção da saúde bucal, diminuindo os problemas de cáries,
gengivites, dores de dente, placa bacteriana, periodontite, formação de tártaro e
outros, e que este aprendizado tenha continuidade nos lares dos alunos, trazendo
benefícios não só para eles, mas para todos os familiares e pessoas envolvidas.
Espera-se também que seja dada devida importância no uso de escovas
adaptadas para pessoas especiais, para que os efeitos da escovação sejam mais
eficazes.
Cooperação e envolvimento dos voluntários, especialmente ligados á área da
Saúde bucal.
Engajamento dos Educadores, dando ênfase às orientações que forem
passadas, através de atividades variadas que possa trazer fortalecimento á
campanha.
Trabalho cooperativo de todos os envolvidos para que o objetivo principal que
é a saúde bucal seja atingido, enfatizando que estas informações e orientações são
direito de todo o cidadão.
Mudança de comportamento em relação a hábitos saudáveis de higiene, alimentação e uso correto da escova.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:



1. Bastos, J.R.M.; Lopes, E.S. (1984) Dentifrícios: cosméticos
e terapêuticos. Bauru, FOB-USP. Série Publicações
Científicas n° 001/84.
2. Brasil (1988) Ministério da Saúde. Secretaria Nacional
de Programas Especiais de Saúde. Divisão Nacional
de Saúde Bucal. Levantamento epidemiológico
em Saúde Bucal: Brasil, Zona Urbana, 1986. Brasília,
CD-MS.
3.Brasil (1998) Ministério da Saúde. Mais saúde no
sorriso das crianças. Saúde Informe, n° 72, nov.
4.CFO (1997) Decide impedir criação de novos cursos
de odontologia. Jornal da ABO Nacional 46, 5,
mar/abr.
5. Chaves, M.M. (1986) Odontologia social. 3a ed. Rio
de Janeiro, Artes Médicas.
6. Conselho Federal de Odontologia (1982) Relatório
1981. Rio de Janeiro, CFO.
7.Cury, J.A. (1996) Dentifrícios fluoretados no Brasil.
Jornal da ABOPREV 7, mai/jun.
28 Narvai et al. Odontologia e Sociedade
Figura 4. Composição percentual do índice CPO-D aos 12 anos de idade.
Brasil, 1980-1996.

domingo, 13 de setembro de 2009

Oração

Que eu continue a acreditar no outro mesmo sabendo de alguns valores tão esquisitos que permeiam o mundo:Que eu continue otimista, mesmo sabendo que o futuro que nos espera nem sempre é tão alegre:Que eu continue com a vontade de viver, mesmo sabendo que a vida é, em muito momentos, uma lição difícil de ser aprendida:Que eu permaneça com a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que com as voltas do mundo, eles vão indo embora de nossas vidas:Que eu realimente sempre a vontade de ajudar as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, sentir, entender ou utilizar esta ajuda:Que eu mantenha meu equilíbrio, mesmo sabendo que os desafios são inúmeros ao longo do caminho:Que eu exteriorize a vontade de amar, entendendo que amar não é sentimento de posse, é sentimento de doação:Que eu sustente a luz e o brilho no olhar, mesmo sabendo que muitas coisas que vejo no mundo, escurecem meus olhos:Que eu retroalimente minha garra, mesmo sabendo que a derrota e a perda são ingredientes tão fortes quanto o Sucesso e a Alegria:Que eu atenda sempre mais a minha intuição, que sinaliza o que de mais autêntico possuo:Que eu manifeste o amor por minha família, mesmo sabendo que ela muitas vezes me exige muito para manter sua harmonia:Que eu acalente a vontade de ser grande, mesmo sabendo que minha parcela de contribuição no mundo é pequena:E, acima de tudo...Que eu lembre sempre que todos nós fazemos parte desta maravilhosa teia chamada Vida, criada por Alguém bem superior a todos nós!E que as grandes mudanças não ocorrem por grandes feitos de alguns e, sim, nas pequenas parcelas cotidianas de todos nós!(autor desconhecido)

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Missão Nova Vida



Espalhar o evangelho da água (
batismo de Jesus) e o Espírito que capacita as pessoas a resolverem seus problemas de pecados baseado na pura Palavra de Deus revelada na Bíblia, a Missão Nova Vida tem traduzido e publicado livros Cristãos grátis em vários idiomas.
Embora há muitos Cristãos hoje, vemos que muitos deles só vão à igreja aos Domingos, e isto não aclara o padrão e a Palavra de salvação não é achada em os seus corações. Mas Jesus disse, "Bem seguramente, digo a você, a menos que uma pessoa nasça da água e do Espírito, ele não pode entrar o reino de Deus" (João 3:5).
O que
é nascer novamente aqui? Nascer novamente não é só desistir de uma vida pecaminosa e começar uma nova vida depois que acreditar em Jesus, como a maioria das pessoas pensam. Embora isto seria bom, isto em si não faz nascer novamente, nem terá como salvar. Quando a Bíblia conta-nos que nós devemos nascer novamente da água e do Espírito, significa que os "pecadores devem arrepender-se, devem acreditar no batismo de Jesus e no sangue da Cruz, e assim receber a remissão dos pecados nos seus corações e torna-se justo " Em outras palavras, significa nascer de cima. Isto não é uma mudança que vem do ser humano, mas é uma transformação que vem de Deus.
Em 1João 5:6-7, a Bíblia diz, "Ele é quem adquiriu água e sangue - Jesus Cristo; não só por água, mas por água e sangue. E é o Espírito é o que testemunha, porque o Espírito é a verdade. Há três testemunhas no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um "veio a esta terra por água e por sangue. Jesus nasceu encarnado no corpo da Virgem Maria na carne de homem, e quando completou 30, foi batizado por
João Batista no Rio Jordão. O trabalho de salvação que nos faz nascer novamente da água e do Espírito começou com o nascimento de Jesus, e pelo modo como lavou os pecados do mundo por receber Seu batismo de João Batista, o representante da humanidade, no Rio Jordão.
Sabemos muito bem que Jesus foi condenado em nosso lugar por derramar Seu sangue na
Cruz. Mas por quê Jesus, o próprio Deus em pecados, teve que suportar esta condenação na Cruz? Há causas e efeitos em todas coisas. Que Jesus morreu na Cruz para nossos pecados muito proximamente está relacionado ao acontecimento de Seu batismo, quando foi batizado por João Batista no Rio Jordão, era uma forma de nos colocar em suas mãos. O Apóstolo Pedro disse em 1 Pedro 3:21 que aquele batismo é um modelo que nos salva. Isso significa que Jesus veio pelo batismo e pela cruz.
No
batismo de Jesus está escondido o mistério da remissão dos pecados, o mistério do nascer da água e do Espírito. Se, apesar disso, nós quisermos ignorar este batismo de Jesus e não acreditar nele, então nós nos estaremos traindo e nos afastando de Deus e abandonando a própria salvação. Os livros Cristãos grátis da Missão Nova Vida proporcionam uma explicação clara do padrão de salvação por estarem em fundações bíblicas, sólidas e completas, e eles endereçam os conceitos básicos de salvação como uma pessoa pode nascer novamente da água e do Espírito. Para mais detalhes, nós encorajamos nossos visitantes a ler os livros Cristãos grátis que nós proporcionamos em formato imprimido ou eletrônico.

Leis Espirituais

1. PRIMEIRA LEI
DEUS TE AMA, E TEM UM PLANO MARAVILHOSO PARA A SUA VIDA. O AMOR DE DEUS"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigénito, para que todo o que nele cré não pereça, mas tenha a vida eterna"(João 3:16). O PLANO DE DEUS Cristo afirma: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (uma vida plena e com propósito) (João 10:10). Por que é que a maioria das pessoas não conhecem essa "vida em abundância"?

2. SEGUNDA LEI
O HOMEM É PECADOR E ESTÁ SEPARADO DE DEUS; POR ISSO NÃO PODE CONHECER NEM EXPERIMENTAR O AMOR E O PLANO DE DEUS PARA A SUA VIDA.
O HOMEM É PECADOR "Pois todos pecaram e separados estão da glória de Deus" (Romanos 3:23). O homem foi criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, mas por causa da sua desobediência e rebelião, escolheu seguir o seu próprio caminho, e o relacionamento com Deus desfez-se. O pecado é um estado de indiferença do homem para com Deus.
O HOMEM ESTÁ SEPARADO "Porque o salário do pecado é a morte" (separação espiritual de Deus) (Romanos 6:23).

Deus é santo e o homem é pecador. Um grande abismo separa-os. Mas o homem sente que lhe falta algo, tem um vazio e está continuamente a procurar alcançar Deus e a vida abundante, através dos seus próprios esforços: vida recta, boa moral, filosofia, etc. A Terceira Lei oferece-nos a única resposta para o problema da separação...

3. TERCEIRA LEI
JESUS CRISTO É A ÚNICA SALVAÇÃO DE DEUS PARA O PECADO DO HOMEM. POR MEIO DELE VOCÊ PODE CONHECER O AMOR E O PLANO DE DEUS PARA A SUA VIDA. ELE MORREU EM NOSSO LUGAR "Mas Deus prova o seu próprio amor para connosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Romanos 5:8). ELE RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS "Cristo morreu pelos nossos pecados... foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras."
(I Coríntios 15:3,4).
ELE É O ÚNICO CAMINHORespondeu-lhe Jesus: "Eu sou o caminho e a verdade, e a vida: ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6).

Deus ligou o abismo que nos separa dele, ao enviar o seu Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz em nosso lugar. Não é suficiente conhecer estas três leis...

4. QUARTA LEI
PRECISAMOS RECEBER JESUS CRISTO COMO SALVADOR E SENHOR, POR MEIO DE UM CONVITE PESSOAL. SÓ ENTÃO PODEREMOS CONHECER E EXPERIMENTAR O AMOR E O PLANO DE DEUS PARA A NOSSA VIDA. PRECISAMOS RECEBER CRISTO "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber; aos que crêem no seu nome" (João 1:12) RECEBEMOS CRISTO PELA FÉ "Porque pela graça sois salvos; mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não das obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9). RECEBEMOS CRISTO POR MEIO DE UM CONVITE PESSOAL Cristo afirma: "Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa" (Apocalipse 3:20) Receber Cristo implica num desejo de mudança de vida, uma nova atitude para com Deus, é deixar de confiar em nossos próprios esforços, creando que Cristo, ao entrar em nossos vidas faz de nos aquilo que Ele quer que sejamos.
Estes dois círculos representam dois tipos de vida:

Qual dos dois círculos representa a sua vida? Qual deles desejaria que representasse sua vida?
Eu gostaria de explicar-lhe como pode receber Cristo.
VOCÊ PODE RECEBER A CRISTO AGORA MESMO EM ORAÇÃO(Orar é falar com Deus) Deus conhece o seu coração e está mais interessado na atitude do seu coração do que nas suas palavras. A oração seguinte serve como exemplo:"Senhor Jesus, eu preciso de ti. Abro a porta da minha vida e recebo-te como meu Salvador e Senhor. Toma conta da minha vida. Agradeço-te porque perdoas os meus pecados e aceitas-me como sou. Desejo estar dentro do teu propósito para minha vida". Esta oração expressa o desejo do seu coração?

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Oração pela Paz

Senhor,
Ó Deus, sois o único Senhor de nossa vida, de nosso coração e de nosso destino. Libertai-nos dos falsos senhores que nos iludem com suas promessas, pois não trazem nem vida nem paz. Dai-nos força para resistir e para buscar a paz através da justiça e do serviço humilde a todos. Amém
Fazei-me um instrumento de vossa paz
Senhor, fazei-nos instrumento de vossa paz na medida em que procurarmos viver em paz com nós mesmos, com a comunidade mais próxima, com a sociedade desigual e no meio dos priores conflitos. Que possamos nos esforçar para suportar tensões e contradições, buscando manter comunhão com todas as criaturas e tornando visível a vossa paz. Amém
Onde houver ódio, que eu leve o amor
Senhor, onde houver ódio, que eu leve o amor. Fazei que desentranhemos de nós o amor escondido sob as cinzas de ódios secretos. Que nosso amor aos outros suscite o amor escondido neles, capaz de transformar o ódio. Fazei que o amor incendeie nossos corações, irradie em nossas atitudes e se realize em nossas ações, para que o ódio não tenha mais lugar dentro de nós. Amém.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão
Senhor, onde houver ofensa, que eu leve o perdão. No dia em que fizerdes o balanço de nossa história, perdoai os que ofenderam e humilharam nossos irmãos e irmãs, pois eles também são vossos filhos e filhas. Mas dai-nos força para nunca fazermos o que eles fizeram. Antes tornai-nos seres de solidariedade, de compaixão e de amor ilimitado. Amém
Onde houver discórdia, que eu leve união
Onde há discórdia, que eu leve a união. Dai-nos sede de justiça, de compreensão e de tolerância para convivermos jovialmente uns com os outros. Dai-nos um coração que sinta o pulsar do coração do universo e de cada criatura, sintonizando com o vosso coração divino que tudo une, tudo diversifica e tudo faz convergir. Amém
Onde houver dúvida, que eu leve a fé
Senhor, onde houver dúvida, que eu leve a fé. Não deixeis que a dúvida apague as estrelas-guias que iluminam nossa caminhada. Dai-nos a fé-confiança que nos coloca em vossas mãos. Concedei-nos a fé-crença em vosso desígnio que nos quer reunidos em vosso reino junto com toda a criação. Amém
Onde houver erro, que eu leve a verdade
Senhor, onde houver erro, que eu leve a verdade. Fazei-nos corajosos na descoberta de nossos erros, especialmente daqueles que encobrem vossa presença em todas as coisas. Que a verdade brilhe por nossas palavras sinceras, por nossos gestos humanizadores, por nossas intenções puras e por nossa busca permanente de fidelidade à verdade. Nunca permitais que oprimamos os outros em nome da verdade religiosa. Amém
Onde houver desespero, que eu leve esperança
Senhor, onde houver desespero, que eu leve a esperança. Que eu seja solidário na luta dos que buscam a justiça. Que saiba criar uma atmosfera de confiança ilimitada no vosso misterioso projeto de amor. Que tenha palavras inspiradas para suscitar a esperança inarredável de vivermos para sempre em vossa casa com todos os que precederam na história. Amém
Onde houver tristeza, que eu leve alegria
Senhor, onde houver tristeza, que eu leve a alegria. Fazei que a minha alegria nasça da compaixão sincera pelos que sofrem, da solidariedade verdadeira com os injustiçados e de minha própria conversão à fraternidade universal. Amém
Onde houver trevas, que eu leve a luz
Senhor, onde houver trevas, que eu leve a luz. Vós sois a luz verdadeira que ilumina cada pessoa que vem a este mundo. Fazei que eu possa, por palavras inspiradas, por gestos consoladores e por um coração caloroso, dissipar as trevas humanas para que vossa luz nos mostre o caminho e trazer alegria à vida. Amém
Ó Mestre,
Ó Mestre, fazei que em nosso interior ressoe vossa sabedoria e o exemplo de vossa coerência até a morte. Que sejamos vossos discípulos fiéis na medida em que realizarmos o que nos ensinais para sermos verdadeiramente instrumentos de amor e de paz. Amém
Fazei que eu procure mais consolar, do que ser consolado
Ó Mestre, que eu possa sair da minha própria dor para escutar o grito de quem sofre ao meu lado. Que tenha palavras que consolem e gestos que criem serenidade, entrega confiante e paz profunda. Amém
Fazei que eu procure mais compreender, do que ser compreendido
Fazei que consiga acolher o outro assim como é. Só assim o compreenderei como quero ser compreendido. Concedei-me ver o menor sinal de verdade, de bondade e de amor no outro para reforçá-lo e permitir que venha à plena luz. Amém
Fazei que eu procure mais amar, que ser amado
Ó Mestre, que eu acolha com generosidade e alegria o amor que me é dado, mas que me empenhe sobretudo em fazer com que os que me cercam se sintam amados. Fazei que nos sintamos amados por Vós para experimentarmos a suprema felicidade concedida nesta vida. Amém
Pois é dando que se recebe,
Ó Mestre, fazei-nos entender que dando generosa e gratuitamente receberemos também com superabundância tudo o que precisamos. Que possamos orientar nossa vida pela generosidade que nos devolverá sempre mais compreensão, mais acolhida e mais amor. Amém
É perdoando que se é perdoado
Ó mestre, muitas vezes e de muitos modos nos perdoastes ilimitadamente, como uma Mãe amorosa perdoa um filho. Fazei que perdoemos também nós a quem nos tem ofendido. E que nunca deixemos de crer na generosidade do coração, capaz de perdoar mesmo quando injustamente ferido por muitas ofensas. Amém
E é morrendo que se vive para a vida eterna.
Ó mestre, ensinai-nos a viver de tal forma que acolhamos a morte como amiga e irmã. Ela não nos tira a vida, mas nos conduz à fonte de toda vida. Que possamos perceber na vida terrena o começo da vida celestial e eterna. Amém...

Oração para a família

Oração para a família Problemas no relacionamento familiarSenhor, concedei a mim e família, a graça de Vos buscar antes de todas as coisas, pois somente assim poderemos viver na unidade. Vinde com Vosso Espírito sobre meu lar e removei os problemas que em nós existam: males do corpo, da alma, do espírito, do coração. Que ajamos como se tudo dependesse de nós, mas certos de que somente por Vossa graça poderemos - mesmo em meio a sofrimentos, permanecer na Vossa paz. Que sejamos profundamente amigos, ajudemo-nos mutuamente a crescer na prática da fé e reavivemos sempre mais o amor que selamos diante de Vós, num compromisso sagrado e para sempre. Nada mais angustiante para os coraçõezinhos das crianças do que a insegurança diante de um pai e uma mãe, a quem tanto amam, discutindo, ofendendo-se mutuamente. Dai-nos saber amar profundamente, como amastes e amais Vossa Igreja. Que nos lembremos que o maior presente que nossos filhos podem receber, é o amor que exista entre nós, seus pais. Vinde, Senhor Jesus, restaurai minha família e as famílias do mundo inteiro. Amém. Proteção à família Autor: Padre Marcelo RossiSenhor Jesus Cristo, eu (nome completo) coloco a minha casa, a minha família (coloque o primeiro nome de cada familiar), todos os que moram comigo, sob a proteção do vosso sangue precioso.Protegei esta casa de assaltos, incêndio, violência, calúnia, difamação, maldição, pragas, mau olhado e todo mal.Qualquer pessoa que tenha má intenção, maldade, não consiga permanecer nesta casa nem passe por esta porta, em que entronizo esta oração.E assim como lemos no livro do Êxodo capítulo 12 (quando o senhor protegeu as casas dos israelitas), que minha casa, por meio desta oração de proteção, seja marcada com o sangue do Senhor Jesus Cristo, sinal de proteção contra todo e qualquer tipo de flagelo.Invoco a intercessão especial da Virgem Maria e de São Miguel Arcanjo confirmando esta oração.Enfim, esta porta e toda a minha casa sejam seladas, marcadas e protegidas no sangue libertador de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.