quarta-feira, 4 de novembro de 2009

POSTADO POR FEIRATIVA


11 DE SETEMBRO de Amos Gitai, Shohei Imamura, Sean Penn, Mira Nair, Alejandro González Iñárritu, Claude Lelouch, Ken Loach, Samra Makhmalbaf, Idrissa Ouedraogo, Danis Tanovic. Irregular como o mundo, o filme 11 de Setembro reflete as diferentes visões sobre a tragédia norte-americana. Onze curtas, de cineastas consagrados de 11 países, compoem o quadro que foi pintado com o intuito de refletir não só as conseqüências dos atentados, mas também o papel dos Estados Unidos no mundo. Egito, Israel, México, Japão, França, Reino Unido, Irã, Índia, Burkina Fasso, Bósnia-Herzegovina e Estados Unidos são os países de origem dos diretores dos curtas de 11 minutos, 9 segundos e 1 quadro. Visões e abordagens completamente distintas para um problema comum. Díspares em conteúdo e forma, os episódios que constituem o filme são pequenas aulas de humanidade. Intercalando momentos de genialidade com episódios equivocados ou previsíveis, 11 de Setembro se redime pela divergência e pluraridade.
1984 de Michael Redford
Baseado no livro Mil Novecentos e Oitenta e Quatro de George Orwell, publicado em 1949.Esse filme foi rodado em Londres e arredores, de Abril á Junho de 1984, exatamente nos meses e locais imaginados por George Orwell. Uma adaptação da novela profética de Orwell que ralata o funcionamento de um mundo no qual o governo controla as massas controlando seus pensamentos. No filme, o "Big Brother" ("grande irmão", em inglês) é o grande ditador que vê tudo e á todos controla manipulando o significado das palavras de acordo á seus interesses.
100 ANOS DE REPÚBLICA (sem sinopse)
9/11: LOOSE CHANGE do grupo Louder Than Words
Versão reeditada da (2ª Edição) de Loose Change, filme proibido nos EUA. Essa versão contém correções de erros factuais e novas cenas. Documentário fantástico, mostrando evidências de que os eventos de 11 de Setembro nos EUA, podem ter sido uma obra interna do próprio governo. Uma grande investigação a respeito dos acontecidos naquele fatídico dia. Apesar de muitas evidências poderem ser refutadas, ao final desde documentário você perceberá que algo não está correto na história oficial.
2001: UMA ODISSEIA NO ESPAÇO de Stanley Kubrick Nome Original: 2001: A Space Odissey Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.
A HISTORIA OFICIAL de Luis Puenzo
Buenos Aires. Professora de história desconfia que a menina que adotou seja filha de desaparecida política vítima de repressão militar. O filme argentino mais premiado em todos os tempos.
A IGREJA DOS OPRIMIDOS de Jorge Bodansky & Helena Salem
"Igreja dos Oprimidos" é um documentário que,conta várias histórias: da luta dos trabalhadores rurais de Conceição para recuperar seu sindicato; de dona Mariquinha, viúva de um posseiro assassinado e seu milagroso esforço para sobreviver com os seis filhos; de Rosa e o trabalho comunitário no bairro de Olaria; do camponês Pé de Ouro e sua família vivendo na mais extrema miséria; de Oneide, a viúva de Gringo, o líder rural morto por pistoleiros quando disputava em 1980 a presidência do Sindicato de Conceição etc..
A LIBERDADE É AZUL de Krzysztof Kieslowski
A Versátil, sob licença da tradicional produtora francesa MK2, tem o prazer de apresentar a edição definitiva de A Liberdade é Azul, com a versão restaurada do filme no formato widescreen anamórfico, além de quase uma hora de extras, incluindo entrevistas, especiais e cenas comentadas.A Liberdade é Azul é a primeira parte da monumental Trilogia das Cores, do mestre polonês Krzysztof Kieslowski; que tem como tema as cores e os lemas nacionais da França: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.Julie (Juliette Binoche em ótima atuação) perde o marido, um famoso compositor, e a filha num trágico acidente de carro. Traumatizada, ela procura se libertar de tudo que lhe lembre o passado e, aos poucos, tenta reencontrar a vontade de viver.
A IGUALDADE É BRANCA de Krzysztof Kieslowski
Nome Original: Trois Couleurs: Blanc
A Versátil, sob licença da tradicional produtora francesa MK2, tem o prazer de apresentar a edição definitiva de A Igualdade é Branca, com a versão restaurada do filme no formato widescreen anamórfico, além de quase uma hora de extras, incluindo entrevistas, especiais e cenas comentadas.A Igualdade é Branca é a segunda parte da monumental Trilogia das Cores, do mestre polonês Krzysztof Kieslowski; que tem como tema as cores e os lemas nacionais da França: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.O polonês Karol casa-se com a francesa Dominique e muda-se para Paris. O casamento não dá certo e Dominique pede o divórcio. Karol passa a viver como mendigo na capital francesa. Após muitos contratempos, ele volta para Polônia, onde consegue enriquecer e, ainda apaixonado, trama uma inusitada vingança contra a ex-esposa.
A FRATERNIDADE É VERMELHA de Krzysztof Kieslowski
Nome Original: Trois Couleurs: Rouge
A Versátil, sob licença da tradicional produtora francesa MK2, tem o prazer de apresentar a edição definitiva de A Fraternidade é Vermelha, com a versão restaurada do filme no formato widescreen anamórfico, além de quase uma hora de extras, incluindo entrevistas, especiais e cenas comentadas.A Fraternidade é Vermelha é a conclusão da monumental Trilogia das Cores, do mestre polonês Krzysztof Kieslowski; que tem como tema as cores e os lemas nacionais da França: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.Valentine é uma jovem modelo que vive em Genebra. Certo dia, ela atropela uma cachorrinha e, preocupada, sai em busca de seu dono. Assim, conhece o homem que mudará a sua vida: um juiz aposentado que passa os dias espionando as conversas telefônicas de seus vizinhos. É o início de uma história de redenção, compaixão e perdão sobre a comunicação entre os homens.
A INSUSTENTAVEL LEVESA DO SER de Philip Kaufman
Para o jovem cirurgião Tomas (Daniel Day-Lewis), assuntos como a liberdade e a busca da felicidade são problemas dos outros. Em plena Praga de 1968, o galanteador está mesmo concentrado é na felicidade da busca, já que está determinado a levar a vida com uma leveza alheia a quaisquer compromissos ou ideologias políticas. Mas seu plano pode naufragar. Pois afinal, apesar de ser um grande clichê, é verdade que há escolhas que o coração faz sem a ajuda da razão. Com um belíssimo e sensual roteiro inspirado na obra do escritor Milan Kundera, A Insustentável Leveza do Ser é adaptação de um dos mairoes clássicos da literatura mundial. Produzido por Saul Zaentz (O Paciente Inglês e Amadeus) e dirigido por Philip Kaufman (Os Eleitos) o filme traz ainda Juliette Binoche e Lena Olin, em um dos triângulos amorosos mais quentes do cinema. Uma história repleta de mudanças, em que vidas oprimidas são renovadas por um amor intenso.
A LINGUA DAS MARIPOSAS de José Luis Cuerda
O mundo de Mocho vivia em paz até o início da Guerra Civil Espanhola. É seu primeiro ano na escola, ele gosta do professor e encontra um novo amigo, Roque. Em uma viagem com a banda de seu irmão, Mocho descobre o que acontece em seu país. Rebeldes fascistas abrem fogo contra o regime republicano e o povo se divide. O pai e o professor do menino são republicanos, mas os rebeldes ganham força, virando a vida do garoto de pernas para o ar.
A MORTE DO PRESIDENTE de Gabriel Range
Ficção/ documentário sobre um possível assassinato ao presidente George W. Bush e suas possíveis conseqüências. Causou muita polêmica nos EUA. Examina os movimentos anti-Bush nos EUA, a perseguição aos muçulmanos, a repulsa dos cidadãos americanos pelas políticas guerreiras e militaristas do governo americano e no final traz uma maior compreensão do que é o império americanos desde o ponto de vista dos próprios americanos e, também de todos que são afetados por suas desgraças...o filme, ao contrário do que parece, não incentiva atos de violência, mas mostra como ela (a violência) não importando a justificação para utilizá-la, só gera mais violência e destruição, e que além disso, um sistema opressor não depende apenas da vontade um homem.
A NOITE DE SÃO LOURENÇO de Paolo e Vittorio Taviani
Na Itália a noite de 10 de agosto é conhecida como a noite de São Lourenço, quando se vê o maior numero de estrelas cadentes no céu. Em 1944, esse evento assume uma dimensão trágica em um vilarejo na Toscana, quando os invasores nazistas pretendem massacrar a população local.
A REVOLUÇÃO de Stephen Marshall
Jake Cassavetes (Nathan Crooker) trabalha como cinegrafista para uma rede mundial de TV. Ele voltou recentemente do Iraque, de onde não podia sair durante a invasão dos Estados Unidos. Seu novo trabalho envolve rastrear os movimentos de um grupo de políticos radicais chamado "The Black Block", que planeja agir na Convenção Republicana Nacional, a ser realizada em Nova York. Com o apoio de sua namorada Chloe (Amy Redford), Jake entrar no grupo e acompanhá-los rumo à convenção. Porém em meio às investigações ele se apaixona por Tina (Rosario Dawson), uma jovem viúva que perdeu o marido na guerra do Iraque.
A TORNALLON de Enric Penris e Videohackers
A TORNALLOM (mutirão, em valenciano) conta a história de resistência de uma comunidade rural nos arredores de uma grande cidade da Espanha, Valência. Na luta contra a especulação imobiliária, que quer expulsá-los da terra cultivada há séculos por seus antepassados, os moradores de La Punta buscam a solidariedade do “movimento okupa”. Vários jovens da cidade se mudam para a comunidade e aprendem com os mais velhos como arar a terra, fazer pão em fornos artesanais, trabalhar em mutirão. Surgem os “agropunks”, que levam para La Punta as formas de luta da desobediência civil e ação direta contra a violência da polícia e das retroescavadeiras.
ACONTECONTECIMENTOS GERIAS DO CHILE (sem sinopse)
AGUIRRE: A COLERA DOS DEUSES (sem sinopse)
AMEM de Costa-Gavras
Kurt Gerstein (Ulrich Tukur) é um oficial do Terceiro Reich que trabalhou na elaboração do Zyklon B, gás mortífero originalmente desenvolvido para a matança de animais mas usado para exterminar milhares de judeus durante a 2ª Guerra Mundial. Gerstein se revolta com o que testemunha e tenta informar os aliados sobre as atrocidades nos campos de concentração. Católico, busca chamar a atenção do Vaticano, mas suas denúncias são ignoradas pelo alto clero. Apenas um jovem jesuíta lhe dá ouvidos e o ajuda a organizar uma campanha para que o Papa (Marcel Iures) quebre o silêncio e se manifeste contra as violências ocorridas em nome de uma suposta supremacia racial.
ANJOS DO SOL de Rudi Lagemann
Maria, uma menina de 12 anos, é vendida pela família, no interior do nordeste brasileiro, a um recrutador de prostitutas, que a envia para um prostíbulo localizado numa pequena cidade na floresta amazônica. Após meses sofrendo abusos com outras meninas, Maria consegue fugir e atravessa o Brasil na carona de caminhões. Mas a prostituição coloca-se novamente no seu caminho.
A VIDA DOS OUTROS (sem sinopse)
ATORES SECONDÁRIOS: ACTORES SECONDARIOS (sem sinopse)
A BATALHA DA RUSSIA I E II
A história da bravura demonstrada pelo exército da União Soviética, que enfrentou as tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, é contada neste documentário dividido em duas partes. Através de impressionantes imagens de combate verdadeiros, trechos de filmes antigos e excertos de noticiário da propaganda capturados do inimigo, o documentário mostra a história da União Soviética, sua importância estratégica e as frustradas tentativas passadas de conquistar o poderoso império asiático.
A BATALHA DE ARGEL de Gillo PontecorvoNome Original: La Bataille d'Alger
DVD Duplo - A Batalha de Argel descreve eventos decisivos da guerra pela independência da Argélia, marco do processo histórico de libertação das colônias européias na África. A ação concentra-se entre 1954 e 1957 [a guerra só terminaria em 1962], mostrando como agiam os dois lados do conflito: enquanto o exército francês recorria à política de eliminação e à tortura, a Frente de Libertação Nacional [FLN] desenvolvia técnicas não convencionais de combate baseadas na guerrilha e no terrorismo. Neste filme de imensa atualidade, o mestre italiano Gillo Pontecorvo mudou a história do cinema político ao construir uma narrativa de tirar o fôlego, em que mistura técnicas de documentário e de ficção.
A BATALHA DO CHILE de Patrício GuzmánNome Original: "La Batalla del Chile"
DVD quádruplo - Considerado um dos melhores e mais completos documentários latino-americanos, A Batalha do Chile é o resultado de seis anos de trabalho. Dividido em três partes (A insurreição da burguesia, O golpe militar e O poder popular), o filme cobre um dos períodos mais turbulentos da história do Chile, a partir dos esforços do presidente Salvador Allende em implantar um regime socialista (valendo-se da estrutura democrática) até as brutais conseqüências do golpe de estado que, em 1974, instaurou a ditadura do general Augusto Pinochet.
A CLASSE OPERARIA VAI AO PARAISO de Elio Petri
Nome Original: La Classe operaia va in paradiso
Filme italiano sobre a história pessoal e social de um operário (o Massa), que se rebela contra a exploração em sua fábrica.Penetra nas angústias, anseios e desejos do operário, nas suas relações pessoais e o modo como se sentia por trabalhar na fábrica.Também mostra a ação de sindicatos moderados e comunistas radicais, que tentam persuadir e direcionar a rebelião na fábrica, comparando as duas ideologias desde a experiência pessoal do "Massa"
A DOCE VIDA de Federico Fellini
Nome Original: La Dolce Vita
Apresentado em versão totalmente restaurada no formato widescreen, A Doce Vida é a grande obra-prima do mestre Federico Fellini e também um dos maiores filmes da história do cinema. Roma, início dos anos 60. O jornalista Marcello (Marcello Mastroianni em desempenho memorável) vive entre as celebridades, ricos e fotógrafos que lotam a badalada Via Veneto. Neste mundo marcado pelas aparências e por um vazio existencial, freqüenta festas, conhece os tipos mais extravagantes e descobre um novo sentido para a vida.
A GREVE de Sergei Eiseinstein
Nome Original: Statchka
A ação desenrola-se numa das maiores fábricas da Rússia tzarista. Tudo parece calmo: os operários trabalham, a burguesia goza de uma vida rica em prazeres; mas, essa serenidade é só aparente: os contra-mestres percebem que, entre os operários, há uma agitação dissimulada e comunicam à direção da fábrica. A direção por sua vez avisa à polícia. Os espiões enfiltram-se na fábrica e na vila operária. Apelos à luta são lançados pelo comitê. O suicídio de um operário, injustamente acusado pela direção de ter roubado documentos, marca o início da greve. Os operários deixam as fábricas, as máquinas param. Organiza-se uma concentração na floresta. Uma ofensiva da guarda montada fracassa. Ao saber da recusa da administração em satisfazer as reivindicações dos operários, o comitê decide continuar a greve. A polícia incendeia o depósito de vinhos, certa de que os operários esfomeados irão saqueá-lo, o que serviria de pretexto para represálias; entretanto, o plano não funciona.
A GUERRA DO FOGO de Jean Jacques Annaud
Nome Original:"Quest for Fire"
Um mergulho no tempo em busca da maior conquista da humanidade: o domínio do fogo.Este documentário-ficção recria o mundo exatamente como era há 80.000 anos atrás.O homem pré-histórico enfrentando tribos inimigas e feras dentro de um ambiente hostil, atéo surgimento de seus primeiros sentimentos.A Guerra do Fogo é um filme aclamado no mundo inteiro como o mais fiel e emocionante registro dos primeiros passos da civilização.Ótimo para todos que se interessam pela história da humanidade e seu processo evolutivo atá os dias de hoje.Também não saiu em cartaz, e só existem raríssimas cópias em VHS no Brasil.
A LINGUA DAS MARIPOSAS de José Luis Cuerda
Nome Original: "La Lengua De Las Mariposas"
O mundo de Mocho vivia em paz até o início da Guerra Civil Espanhola. É seu primeiro ano na escola, ele gosta do professor e encontra um novo amigo, Roque. Em uma viagem com a banda de seu irmão, Mocho descobre o que acontece em seu país. Rebeldes fascistas abrem fogo contra o regime republicano e o povo se divide. O pai e o professor do menino são republicanos, mas os rebeldes ganham força, virando a vida do garoto de pernas para o ar.
A ONDA de Alex Grasshoff
Nome Original: "The Wave"
Este filme é um relato divertido do que poderia ser o surgimento de um novo movimento fascista debaixo do nariz de qualquer um.Em uma de suas aulas sobre a segunda guerra mundial, o professor "Sr. Ross" é questionado por seus alunos sobre como foi possível que nazistas matassem e manipulassem milhões de pessoas antes e durante o conflito mundial.Á procura da resposta, começa à estudar profundamente o nazismo, e à partir daí começa á aplicar com seus alunos métodos de comportamento e disciplina, criando um "movimento", conhecido como "A Onda". A "onda" vai tomando maiores proporções, chegando á outros lugares e contagiando toda a escola, até um final surprendente onde ninguém mais já é o mesmo.Uma irônica e inteligente história baseada em fatos reais.Não saiu em cartaz e nem foi lançado no Brasil.
A REVOLUÇÃO DOS BICHOS de John Stephenson
Numa alegoria a corrupção do poder na União Soviética comandada por seu líder, Josef Stalin, o escritor George Orwell escreveu "A Revolução dos Bichos". Considerada um best-seller, a obra narra a história do fazendeiro Jones (Pete Postlephwaite). Um homem beberrão e cruel que explora seus animais. Revoltados com seu proprietário, eles se organizam em seu lar. De posse da terra, os bichos passam a controlar o lugar, decretando uma série de novas regras. Mas na busca de uma sociedade ideal se vêem traídos pela opressiva atuação dos novos dirigentes.
A REVOLUÇÃO DOS CÔCOS Documentário do NATIONAL GEOGRAPHIC
Nome Oginal: The Coconut Revolution
"A Revolução dos Cocos" relata a luta do povo de Bougainville (ilha do pacífico anteriormente pertencente a Papua Nova Guiné) contra a mineradora inglesa multinacional Rio Tinto Zinc, e depois por sua independência. Os moradores da ilha expulsaram, pelo uso da sabotagem, a mineradora, depois expulsaram o exército de Papua, e depois o exército da Austrália, depois mercenários contratados. Sofreram um cerco de 7 anos (a população é de aprox 150 mil) e inventaram meios alternativos p/ sobreviverem (energia elétrica, combústivel, comida, remédios...) tudo a partir de cocos.
A REVOLUÇÃO NÃO SERÁ TELEVISIONADA de Kim Bartley e Donnacha O Briain
Nome Original: "The Revolution Will Not be Televised"
Documentário produzido pela BBC de Londres que mostra por dentro o golpe contra Hugo Chavez na Venezuela. Os documentaristas estavam na hora dos incidentes e registraram todas as etapas.Espetacular para escolas. Atualísssimo para compreender o caso da RCTV.
A SCANNER DARKLY (O Homem duplo) de Richard Linklater
O que um scanner vê? Dentro de sua cabeça? Em seu coração? Da novela de Philip K. Dick - a lenda da ficção científica cujos trabalhos incluem Blade Runner, O Vingador do Futuro e Minority Report - chega O Homem Duplo, trazido para a tela pelas mãos do cineasta Richard Linklater com um visual de uma graphic-novel de vanguarda. Quando: simplesmente agora. Onde: no subúrbio. A história: um conto divertido e cheio de reviravoltas sobre pessoas envolvidas na Substância D. E de um governo que graciosamente destrói seus cidadãos - seus direitos, seus relacionamentos - com a intenção de salvá-los. Robert Downey Jr., Woody Harrelson, Winona Ryder e Rory Cochrane interpretam amigos aterrorizados um com o outro e com espiões. Keanu Reeves interpreta um espião que também é um desses amigos... Até que suas duas personalidades começam a conflitar. Divirta-se com a paranóia. Ninguém estará observando você. De verdade.
A SOCIEDADE DO ESPETÁCULO de Guy Debord
Nome Original: La Société du Spectacle
Lançado na França em 1967, A Sociedade do Espetáculo tornou-se inicialmente livro de culto da ala mais extremista do Maio de 68, em Paris; hoje é um clássico em muitos países. Mais tarde o próprio Guy Debord realizou este filme transpondo seus conceitos ao cinema, esboçados inicialmente no livro. O "espetáculo" de que fala Debord vai muito além da onipresença dos meios de comunicação de massa, que representam somente o seu aspecto mais visível e mais superficial. Segundo Debord o "espetáculo" é uma forma de sociedade em que a vida real é pobre e fragmentária, e os indivíduos são obrigados a contemplar e a consumir passivamente as imagens de tudo o que lhes falta em sua existência real. Enquanto a primeira fase do domínio da economia sobre a vida caracterizava-se pela notória degradação do ser em ter, no espetáculo chegou-se ao reinado soberano do aparecer. As relações entre os homens já não são mediadas apenas pelas coisas, mas diretamente pelas imagens e superficialidade.
ACONTECIMENTOS . DE MARUSIA de Miguel Littín
Nome Original: Actas de Marusia Sem legendas em Português Áudio em espanhol
Com o levante de mineiros sucedido em Marusia, no Chile em 1907, acha-se um cadáver de um capataz da mineradora inglesa Marusia Mining Co., assassinado por um operário. Assim começa um enfrentamento entre patrões e empregados, o que desata uma campanha de intimidação contra os mineiros que se organizam para defender seus direitos.
ADEUS LENIN de Wolfgang Becker
Nome Original: "Good Bye Lenin!"
O filme mais assistido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e premiado em diversos festivais, Adeus, Lenin! conta, com muito humor, a história de uma família que vive durante a queda do muro de Berlim, na Alemanha. Alex é um filho dedicado que tem sua mãe em coma quando o muro de Berlim cai. Ela acorda depois de oito meses muito debilitada, sem poder sofrer qualquer emoção.
Desesperado e igualmente criativo, Alex faz de tudo para esconder a situação do país à mãe. Entre suas peripécias, conta com a ajuda da irmã, dos vizinhos e até de um editor de vídeos.
ADMIRÁVEL MUNDO NOVO de Leslie Libman
Nome Original: Brave New World
"Admirável Mundo Novo" foi um livro escrito na década de 30 pelo inglês Aldous Huxley. Apesar de ter sido escrita há mais de 70 anos, o conteúdo de Admirável Mundo Novo permanece atual. A história se passa em uma sociedade totalmente organizada e planejada, na qual as pessoas são fabricadas em laboratório já com seus destinos predeterminados. Para que não haja reação à estabilidade, os indivíduos passam por condicionamentos ao longo da infância, como ouvir repetidas vezes as mesmas frases durante o sono para que lhes sejam incutidos pensamentos conformes ao sistema. As pessoas são treinadas para não manifestarem suas vontades e desejos. Para manter a felicidade, há o soma, uma droga química poderosa, distribuída em rações diárias para os trabalhadores. Em um mundo repetitivo e monótono, todo o pensamento é censurado e autocensurado. Deus é Ford. As pessoas fazem o sinal do "T" como o sinal da cruz. Os anos são contados a partir de Ford, tido como o pai da produção em série. Até os humanos são produzidos em série – não há famílias, apenas superembriões capazes de gerar milhares de seres humanos idênticos. Para que a estabilidade seja mantida, essa insólita sociedade abomina mudanças. O pensamento científico e as artes são totalmente proibidas. A higiene é cultuada. Não há doenças. Mas, em compensação, também não há sentimentos. Todos vivem felizes porque desconhecem uma outra forma de se viver.
ARAGUAYA de Ronaldo Duque
Mais de 40 anos depois de seu início e 20 de seu término, o regime militar que imperou no país entre os anos de 1964 e 1984 volta a provocar polêmica na telas do cinema brasileiro. A verdade sobre a Guerrilha do Araguaia, episódio sangrento na história brasileira do regime militar, ainda continua obscura. O cineasta Ronaldo Duque, 50 anos, sabia que desvendar o segredo que ainda cerca o sumiço de 60 militantes de esquerda durante o conflito com os militares seria o maior desafio da sua vida. “Foram quase 20 anos preparando a visão sobre uma região cujos habitantes até hoje parecem viver à sombra do medo”, diz Duque, jornalista que migrou para o cinema em 1979, com o curta-metragem “Póstuma”, sobre o assassinato do índio Ângelo Cretan para, 10 anos depois, em 1989, ganhar o Rio Cine Festival com o documentário “No”, sobre a ditadura chilena.
ARQUITETURA DA DESTRUIÇÃO de Peter Cohen
Nome Original: Architektur des Untergangs
Arquitetura da Destruição está consagrado internacionalmente como um dos melhores estudos já feitos sobre o nazismo no cinema.O filme de Peter Cohen lembra que chamar a Hitler de artista medíocre não elimina os estragos provocados pela sua estratégia de conquista universal. O veio artístico do arquiteto da destruição tinha grandes pretensões e queria dar uma dimensão absoluta à sua megalomania. Hitler queria ser o senhor do universo, sem descuidar de nenhum detalhe da coreografia que levava as massas à histeria coletiva a cada demonstração.O nazismo tinha como um dos seus princípios fundamentais a missão de embelezar o mundo. Nem que, para tanto, destruísse todo o mundo.
ATENCO: ROMPER COM O CERCO do Indymedia (CMI) de Chiapas
Esse vídeo analiza os acontecimentos ocorridos em San Salvador Atenco durante os primeiros dias de Maio de 2006, e denuncia as violações dos Direitos Humanos da população civil por parte das forças policiais do Estado do México e Federais. O documentário desmonta também o modo de operar dos meios de comunicação de massa, responsáveis por criar um ambiente de medo e de construir um cerco informativo em torno dos acontecimentos de S. Salvador Atenco, no marco de uma situaão especialmente delicada: o processo de sucessão presidencial no México em 2006.
ATO DE FÉ de Tatiana Polastri
Este documentário relata através de vários depoimentos inéditos e imagens da época, a perseguição da ditadura militar aos freis Dominicanos que colaboraram com a ALN.Os Dominicanos relatam todo o processo que resultou no bárbaro assassinato de Carlos Mariguella, expõem a colaboração da cúpula reacionária da Igreja com os generais e descrevem a sua resitência ao fechamento do regime.
A VIDA DE BRIAN de Monty Python
Em seu segundo filme, Monty Python mostra uma sátira anárquica sobre a visão de Hollywood em relação a todos os temas bíblicos e religião. O cenário é a Judéia, ano 33 D.C., uma época de pobreza e caos, cheia de messias e seguidores e com os romanos tentando promover algum tipo de ordem. No centro desta história está Brian Cohen (Graham Chapman), um relutante candidato a messias que se torna importante devido a uma série de situações absurdas e realmente hilárias que proporcionam amplas oportunidades para todo o grupo (John Cleese, Eric Idle, Terry Gilliam, Terry Jones, Michael Palin e Chapman) brilhar em múltiplos papéis à medida que eles imitam a todos e a tudo: ex-leprosos, Pôncio Pilatos, profetas malucos, centuriões romanos e atos de crucificação.
A VIDA SECRETA DAS PALAVRAS de Isabel Coixet
Hanna (Sarah Polley) é uma mulher reservada e tímida. Estrangeira que mora e trabalha numa fábrica, é obrigada a tirar férias após quatro anos de trabalho. Na viagem, acaba conseguindo um emprego como enfermeira de um homem que sobrevive a um incêndio numa base petrolífica, Josef (Tim Robbins). Ao conhecer as pessoas que o cercam, Hanna entende melhor sua figura enigmática.
BATISMO DE SANGUE de Helvécio Ratton
No final dos anos 60 no Brasil, um grupo de frades dominicanos, movidos por ideais cristãos, decide apoiar a luta armada contra a ditadura militar. Os frades são presos e torturados. Um deles, Frei Tito, é mandado para o exílio na França, onde comete suicídio para se libertar de seus carrascos.
BOLIVIA: A GUERRA DO GÁS de Carlos Pronzato
Em outubro de 2003, em meio á crise social, política e econômica, a Bolívia viveu um fato histórico de profundo significado: a eclosão da Guerra do Gás, que deixou cerca de 80 mortos e 400 feridos.A decisão do governo de exportar gás para os EUA, por um porto chileno, provocou uma revolta popular contra o Estado, que acabou ocasionando a renúncia do então presiadente Losada (Goni), a derrota militar do exército e dos acessores da embaixada americana. Esse documentário é um relato vivo dos que protagonizaram aquele momento histórico, e remete á situação do atual governo Evo Morales
BOTINADA: A ORIGEM DO PUNK NO BRASIL de Gastão Moreira
Botinada narra as origens do punk rock no Brasil, sua primeira fase (1976 - 1984) e o paradeiro de seus protagonistas. Foram 4 anos de pesquisa, 77 pessoas entrevistadas, milhares de horas nas ilhas de edição, 200 horas de vídeo e muitas imagens raras e inéditas compiladas pela primeira vez.
BRASIL: MUITO ALÉM DO CIDADÃO KANE de Simon Hartog
Nome Original: "Brazil: beyond citizen Kane"
Documentário da BBC de Londres que mostra as relações promíscuas entre a Rede Globo e a Ditadura Militar. Proibido no Brasil. Excelente para ser passado em escolas. Vai da fundação da emissora ao Impeachment de Collor.
CARTOLA - Música para os Olhos de Lírio Ferreira, Hilton Lacerda
Esta é a história de Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola. Um dos mais importantes compositores da música brasileira de todos os tempos, Cartola é o autor de obras-prias como "O Mundo é um Moinho", "As Rosas não Falam", entre outras. Os diretores Lírio Ferreira e Hilton Lacerda mostram a importância de Cartola para a música brasileira, traçando um emocionante painel do autêntico samba de origem e seus principais expoentes.
CHAPLIN de Richard Attenborough
A comovente história de um dos maiores gênios do cinema, o filme conta a vida de Charlie Chaplin desde a infância pobre na Inglaterra até seu extraordinário sucesso nos Estados Unidos e as circunstâncias de seu exílio na Suiça. O filme é uma emocionante e engraçada biografia sobre seus amores, as histórias por trás dos filmes, mostrando ainda que, enquanto seus personagens nas telas são extremamente hilariantes, o homem por trás do "adorável vagabundo" era constantemente perseguido por um terrível sentimento de perda.
CHARLES CHAPLIN: O GRANDE DITADOR
Nome Original: The Great Dictator
Um dos maiores clássicos da história do cinema, o filme de Chaplin foi feito em plena Segunda Guerra Mundial com seu próprio dinheiro, já que ninguém queria financiar seu projeto. Neste filme, Chaplin faz o papel do barbeiro judeu que é perseguido pelo exército nazista, e faz também o papel do grande ditador Adenoid Hynkel. Um sátira inteligente ao governo nazista de Adolf Hitler.
CHARLES CHAPLIN: TEMPO MODERNO
Nome Original: Modern Times
1936 - A história mostra Trump (Chaplin) confrontando-se com todas as invenções desumanas de uma fábrica, que o levam a loucura. A crítica não é só à mecanização, mas também a outras questões sociais da época.O filme foi um grande sucesso, mas, na época de seu lançamento, foi proibido na Itália e na Alemanha. Tempos Modernos é o último filme mudo de Chaplin, que, apesar de não ter diálogos, conta com música e efeitos sonoros sincronizados.
CHARLES CHAPLIN: SELEÇÃO CURTAS I
Uma coleção impredível com os filmes que consagraram Charles Chaplin como um dos maiores gênios do cinema de todos os tempos.
Carlitos e Mabel nas corridas 10 min
Tripla encrenca 24 min
Carlitos o contra regras 19 min
o musical do vagabundo 12 min
Corridas de automovéis para garotos 6 min
Amor secreto 26 min
CHARLES CHAPLIN: SELEÇÃO CURTAS II
Uma coleção impredível com os filmes que consagraram Charles Chaplin como um dos maiores gênios do cinema de todos os tempos.
Roubo Frustado 25 min
Um dia cheio 6 min
O rival 12 min
Laços de liberdade 11 min
O passatempo de Carlitos 13 min
Uma noite fora 25 min
CHARLES CHAPLIN: SELEÇÃO CURTAS III
Uma coleção impredível com os filmes que consagraram Charles Chaplin como um dos maiores gênios do cinema de todos os tempos.
Dias de Prazer 20 min
O Bombeiro 24 min
O Vagabundo 26 min
CHE GUEVARA: ASSEMBLEIA DOCUMENTO (sem sinopse)
CHILE ATÉ QUANDO? (sem sinopse)
CONTROL ROM de Jehane Noujiam
"Control Room", documentário da egípcia Jehane Noujiam, leva o espectador para os bastidores da TV árabe Al jazeera nos primeiros dias da guerra no Iraque. O filme revela as distintas coberturas da mídia norte-americana e da TV árabe, as tentativas de manipulação da imprensa por parte dos militares, a perseguição e morte de profissionais da TV árabe pelo exército norte-americano e os constantes ataques dos EUA contra a Al jazeera pela sua cobertura da invasão e guerra no Iraque. O documentário é imperdível e demonstra com propriedade a máxima de que a primeira vítima da guerra é sempre a verdade.
CORONEL REDL de Szatván Szabó
Baseado na vida do personagem verídico Coronel Redl, oficial do Império Austro-Húngaro, que vivencia inúmeros conflitos, principalmente quando seus inimigos descobrem os seus instintos homossexuais. O longa metragem traça um painel da Europa ás vésperas da Primeira Guerra Mundial.
CORRA LOLA, CORRA de Tom Tykwer
CORRA LOLA, CORRA é a elogiada sensação internacional sobre dois amantes pouco convencionais que tem apenas alguns minutos para mudar o curso de suas vidas. O tempo esta passando para Lola (Franke Potente). Ela acabou de receber um frenético telefonema do namorado, Manni (Morits Bleibtreu), que perdeu uma pequena fortuna de seu chefe mafioso. Se Lola não repuser o dinheiro em vinte minutos, Manni vai certamente sofrer as dolorosas conseqüências. Embalado por uma vibrante trilha sonora techno, "Lola é rápido como uma bala perdida!" -Peter Rainer - New York Magazine.
COSTA RICA S. A . de Pablo Ortega
Sem legendas em Português - Áudio em espanhol
Dirigido pelo professor universitário costarriquenho Pablo Ortega, este documentário expõe e questiona um dos temas mais intrincados e polarizados da vida nacional da Costa Rica: o Tratado de Livre Comércio entre a República Dominicana, América Central e os Estados Unidos, mais conhecido como TLC. Com imagens de arquivo (tanto audiovisuais como gráficas), entrevistas , um pouco de humor e rigor informativo, o documentário exibe uma estrutura de cinco partes que explora as áreas mais comprometidas em relação ao tratado: “El TLC y la industria militar”, ¿Qué es el TLC?”, “¿Qué ganamos?”, “¿Qué perdemos? ” e “¿Quién negoció el TLC?”. Gerou polêmica ao ser transmitido pela TV e quase foi proibido na Costa Rica.
CRISE de Robert Drew
Em junho de 1963 o governador do Alabama, George Wallace, tentou impedir que dois estudantes negros se matriculassem na universidade local. Desafiando uma decisão da Justiça, Wallace ameaçou obstruir pessoalmente a entrada dos jovens, gerando um impasse de âmbito federal. Crise acompanha de perto do presidente John F. Kennedy e seu irmão Robert Kennedy, então secretário de Estado de Justiça, enquando administram a crise política que se tornaria o símbolo da luta conta a segregação racial nos Estados Unidos.
CRISE É O NOSSO NEGÓCIO de Rachel Boynton
Crise é o nosso negócio narra uma dramática aliança entre política e marketing. Em seu primeiro filme, Rachel Boynton obtém uma visão impressionante da campanha de Gonzalo Sánchez de Lozada, o "Goni", à presidência da Bolívia em 2002, a partir do trabalho da empresa americana de consultoria de James Carville, famosa por conduzir Bill Clinton ao primeiro mandato na Casa Branca. Contratada para elaborar as estratégias eleitorais de Sánchez de Lozada, a empresa põe em prática técnicas agressivas de manipulação de opinião; o objetivo é reformar a imagem de Goni e virar o jogo na reta final das eleições. Bem-sucedidos, os estrategistas descobrirão, tarde demais, que seu êxito teve um preço alto.Crise é o nosso negócio estuda os riscos da simbiose entre ideologia e marketing para a consolidação da democracia numa nação à beira do colapso.
CABRA MARCADO PARA MORRER de Eduardo coutinho
No início da decada de sessenta, um líder camponês, João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem dos latifundiários do Nordeste. As filmagens de sua vida,interpretada pelos própios camponeses, foram interrompidas pelo golpe militar de 1964. Dezessete anos depois o Diretor retoma o projeto e procura a viúva Elizabeth Teixeira e seus dez filhos, disersados pela onda de repressão que seguiu ao episódio do assassinato. O tema principal do filme passa a ser a trajetória de cada um dos personagens que, por meio de lembranças e imagens do passado, evocam o drama de uma família de camponeses durante os longos anos do regime militar.
CAMINHO PARA GUANTANAMO de Michael Winterbottom, Matt Whitecross
Nome Original: The Road to Guantanamo
Misto de documentário e dramatização de eventos reais, o filme narra a terrível história de quatro cidadãos britânicos de origem paquistanesa. A saga dos rapazes tem início quando eles partem, em 2001, para um casamento no Paquistão . Em uma mesquita local, o Imã os convence a partirem para o Afeganistão numa missão de ajuda. No dia em que chegam à cidade de Kandahar, bombas começam a cair no país. Três deles são capturados pelas tropas americanas e levados à prisão militar de Guantanamo, em Cuba, sem qualquer acusação formal. Ficam presos por dois anos e são libertados depois, sem explicação. Filme polêmico, ganhou o Urso de Prata de melhor direção no Festival de Berlim de 2006.
CAPITÃES DE ABRIL de Maria de Medeiros
Em Portugal, na noite de 24 de abril de 1974, o rádio tocava uma canção proibida, "Grândola". Era o esperado sinal para o grupo militar que iria mudar o destino do país. Ao som da voz do poeta José Afonso, as tropas avançaram, marchando sobre Lisboa. Em contraste com a trágica tentativa do ano anterior, a Revolução dos Cravos se desenrolou como uma grande aventura, em busca da paz e de lirismo.
CHEIRO DO RALO de Heitor Dhalia
Lourenço (Selton Mello) tem como profissão comprar objetos usados de pessoas que passam por dificuldades financeiras, o que o leva a desenvolver um jogo perverso com seus clientes. Num encontro casual, Lourenço se vê obrigado a relacionar-se com uma mulher usando uma moeda que deixou de lado há muito tempo: o afeto. Perturbado pelo simbólico e fedorento cheiro do ralo que existe na loja, Lourenço acaba sendo confrontado pelos personagens que julgava controlar.
CHICO MENDES - “Eu quero viver” de Adrian Cowell
Documentário da série A Década da Destruição que acompanha importantes momentos nos últimos três anos da vida e da ação político-sindicalista do seringalista Chico Mendes.
CHOVE SOBRE SANTIAGO de Helvio Soto
Nome Original: "Il Pleut sur Santiago"
Um impressionante e autêntico testemunho do período socialista da Unidad Popular no Chile sob a presidência de Salvador Allende.O filme mostra as situações reais de coragem e valentia de trabalhadores, estudantes e sindicatos, em acordo para salvar o governo democrático do "companheiro" Allende, contra o cruel e asfixiante golpe militar de "11 de Setembro de 1973".
Também não saiu em cartaz, e só existem raríssimas cópias em VHS no Brasil.
CIDADÃO KANE de Orson Welles
Aos 26 anos, precocemente, ORSON WELLES já demonstrava toda a sua genialidade neste grandioso filme que influenciou toda a história do Cinema, para contar a vida de um magnata da imprensa, visivelmante inspirado em William Randolph Hearst. Welles usou velhos recursos cinematográficos como flashbacks e incorporou inovações impressionantes para a época, como a narrativa não linear e ângulos de câmera inusitados. Mesmo após mais de 50 anos, Este filme ainda é um ponto de referência para a evolução da linguagem cinematográfica.
COLEÇÃO VENEZUELA
1. La revolucion no sera transmitida / 2. Amanecio el golpe / 3. El che / 4. Puente llaguno / 5. La hojilla
CONTERRANEOS VELHOS DE GUERRA de Vladimir Carvalho
DVD Duplo - Realizado em Brasília, conta a história oculta e não revelada dos operários que foram construir a capital federal do Brasil. Tida como "capital da esperança", a construção de Brasília atraiu milhares de pessoas para trabalharem como operários, que saíram do interior do Nordeste na sua maioria, imaginando uma salvação, mas lá só encontraram infortúnio: exploração, violência, humilhação e descaso. Este filme revela os bastidores desconhecidos da situação precária dos construtores, e da posterior (e conseqüente) exclusão social gerada e refletida na geografia de Brasília. Um retrato da dignidade perdida de quem ficou fora da festa
CORAÇÕES E MENTES de Peter Davis
Nome Original:"Hearts and Minds"
Corações & Mentes mostra friamente o confronto dos Estados Unidos na Ásia, envolvendo o Vietnã. Usando uma gama de fontes como: entrevistas para jornais nos Estados Unidos, filmagens jornalísticas no teatro da guerra e conflitos gerados em outros países. Davis constrói com detalhes um poderoso retrato dos efeitos desastrosos de uma guerra. Corações & Mentes é uma experiência emocional chocante com tão violentas, que desaconselhamos a pessoas com problemas cardíacos. Obra controversa, vencedora do Oscar de Melhor Documentário em 1974. Como a história está se repetindo na guerra dos Estados Unidos contra o Iraque, este filme nunca esteve tão atual. Um dos mais poderosos filmes anti-guerra de todos os tempos.
CRONICAMENTE INVIÁVEL de Sergio Bianchi
Tendo como pano de fundo trechos de vida de seis personagens, o filme mostra a árdua tarefa de sobreviver física e mentalmente em meio ao caos da sociedade brasileira; dificuldade esta que atinge a todos independentemente da posição social ou da postura assumida.
CURTAS: JORGE FURTADO
1.Oscar Boz / 2. O sanduiche / 3. Ângelo anda sumido / 4. Estrada / 5. Veja bem / 6. A matadeira / 7. Esta não é sua vida / 8. Ilha das flores / 9. Barbosa / 10. O dia em que Dorival encarou a guarda / 11. Temporal
DECAMERON de Pier Paolo Pasolini
Nome Original: The Decameron
O legendário diretor italiano Pier Paolo Pasolini nos traz nove contos exuberantes neste filme "rústico, genuinamente irreverente e picante" (Variety). Baseado nos eternos clássicos de Boccaccio - e o primeiro filme da Trilogia da Vida de Pasolini - Decameron é uma "irreverente travessura" (Variety), "positivamente triunfante em sua malícia" (Films and Filming)! Freiras devassas que realizam "milagres" sexuais, uma esposa traiçoeira com habilidade para negócios, um artista tuberculoso à beira da morte que tenta trapacear com o Céu, jovens amantes apanhados com as calças na mão, um criado que perde a cabeça por amor e um simplório fazendeiro que tenta transformar sua esposa numa égua. Estas são apenas algumas das histórias que Pasolini traz à vida com maestria!
DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL de Glauber Rocha
A obra-prima de Glauber Rocha que se tornou um dos marcos do Cinema Novo Brasileiro. Depois de matar o patrão, o vaqueiro Manuel e sua mulher Rosa vagam pelo sertão, encontrando um deus negro, um diabo loiro e o temível Antônio das Mortes.
DIÁRIO DE MOTOCICLETA de Walter Salles
A história é baseada nos livros de Ernesto “Che” Guevara de la Serna (Notas de viaje) e Alberto Granado (Con el Che por America), e conta a aventura destes dois argentinos em 1952, na travessia do continente sul-americano com uma motocicleta Norton 500, chamada de La Poderosa, de Buenos Aires a Caracas.
DR. FANTÁSTICO de Stanley Kubrick
Nome Original: Dr. Strangelove
A celebrada e clássica comédia de humor negro de Stanley Kubrick sobre um ataque nuclear "acidental" que foi indicado para 4 Oscar® em 1964. Criado durante um tempo em que a paranóia da Guerra Fria estava em seu auge, o filme ainda se mostra atual em nossos dias. Convencido de que os comunistas estão poluindo "os preciosos fluidos corporais" da América, um general enlouquecido (Sterling Hayden)ordena um ataque nuclear a União Soviética. Seu ajudante, Capitão Mandrake (Peter Sellers), desesperadamente procura uma maneira de suspender o ataque. Enquanto isso, o presidente dos EUA (Sellers mais uma vez) pega o telefone de emergência para convencer o bêbado premiêr soviético que impedir o ataque é um erro tolo, enquanto o conselheiro do presidente (e ex-cientista nazista) DR.
FANTÁSTICO (Sellers outra vez) confirma a existência da temida Máquina do Juízo Final - um secreto dispositivo soviético de retaliação que garante acabar com a raça humana de uma vez por todas!
DAENS - um grito por justiça de Stijn Coninx
O filme é passado na virada do século, no norte da Bélgica, em plena Revolução Industrial. A história é desenvolvida em torno da vida dos trabalhadores de uma fábrica de tecidos, na cidade de Aalst. Naquele momento as pessoas estavam condenadas a um estado de miséria absoluta. A imagem da exploração de crianças e mulheres nas fábricas é o ponto alto da trama. A vida da sociedade local passa a ter uma nova direção com a chegada de Daens, um padre revolucionário que se muda para a cidade que se muda para a cidade e vai morar na casa de seu irmão jornalista. Seu coração balança perigosamente entre o ofício da fé e a conscientização política dos oprimidos.
"Da Terra ao Sonho de Rose" de Tetê Moraes
DVD Duplo - Terra para Rose: A partir da história de Rose, agricultora sem terra que, com outras 1.500 famílias, participou da primeira grande ocupação de uma terra improdutiva, a fazenda Annoni, no Rio Grande do Sul, o filme aborda a sensível questão da reforma agrária no Brasil, no período de transição pós-regime militar. Retrata o início do MST. Rose deu a luz ao primeiro bebê que nasceu no acampamento e foi morta em um estranho acidente.O Sonho de Rose: Relato emocionado e emocionante do reencontro, dez anos depois, da diretora Tetê Moraes com os personagens de seu premiado filme TERRA PARA ROSE (1987). O SONHO DE ROSE acompanha a trajetória de 1.500 famílias de agricultores sem terra, que, depois da ocupação de um latifúndio improdutivo, em 1985, conseguiram transformar seus sonhos em realidade. O filme narra os resultados surpreendentes dos assentamentos. E o que terá acontecido com o sonho de Rose?
EM NOME DE DEUS de Clive Donner
No século XII, Abelard (Derek De Lint), um respeitado filósofo e professor em Paris, é contratado para ser o tutor da bela e inteligente Heloise (Kim Thomson). Rapidamente eles se apaixonam, mas precisam manter seu relacionamento escondido de todos porque Abelard está comprometido com o celibato.
EM NOME DO PAI de Jim Sheridam
O filme retrata uma história verídica sobre uma família irlandesa que foi injustamente acusada pelo governo britânico e forçada a confessar envolvimento com o grupo de libertação nacional Ira.
ETERNAMENTE PAGU de Norma Benguell
Inspirado na vida de Patrícia Rehdler Galvão (1910-1962), a Pagu, uma das figuras mais polêmicas do modernismo brasileiro. A história se passa nos fins dos anos vinte, e Pagú ainda não tem nem vinte anos e já encanta os meios intelectuais avançados de São Paulo, da mesma forma que escandaliza os conservadores. É apresentada aos membros da ala radical do movimento modernista, liderada por Oswald de Andrade, brilhando entre estrelas não menos cintilantes, como a pintora Tarsila do Amaral. Pagú e Oswald se aman. Têm um filho, militam no Partido Comunista, fundam um jornal. Pagú vai à Argentina, onde encontra Luiz Carlos Prestes. Participa de uma greve em Santos e é presa pela primeira vez. Em seguida, parte numa viagem pelo mundo, deixando Oswald e o garoto e sempre convivendo com artistas e militantes de esquerda.
EDUKATORS (Os Educadores) de Hans Weingartner
Jan e Peter são "Os Edukadores": de forma criativa e sem violência protestam contra as injustiças sociais invadindo mansões para deixar um aviso, aos milionários, de que "seus dias de fartura estão contados".Quando Jule, namorada de Peter, resolve participar dessa atividade invadindo a casa de Hardenberg com Jan, enquanto Peter está viajando, a história dá uma guinada inesperada: segredos são revelados, sentimentos descobertos e os "edukadores" terão que mudar radicalmente sua estratégia de protesto.Edukators - Os Edukadores fala das revoluções sociais de uma forma absolutamente original, colocando todos os lados da questãoo em uma mesma mesa. O filme fala de injustiça, companheirismo, triângulo amoroso, questionamentos filosóficos e seqüestro. Tudo isso com um final surpreendente!
EFEITO BORBOLETA de Eric Bress e J. Mackye Gruber
Nome Original: Butterfly Effect
Evan (Ashton Kutcher) é um jovem que finalmente deixou sua infância conturbada e amigos problemáticos para trás. O genial estudante de psicologia, chocado com a morte do grande amor de sua vida, a ex-namorada Kayleigh (Amy Smart), descobre como voltar sua consciência no tempo para seu corpo de garoto. Ele altera o passado e a salva, mas, em cada retorno, descobre um presente completamente diferente e assustador ao seu redor.
ELES NÃO USAM BLACK TIE de Leon Hirszman
Baseado em obra de Gianfrancesco Guarnieri. Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião e sua namorada Maria decidem casar-se ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, Otávio, um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.
ENRON: OS CARAS MAIS ESPERTOS DA CLASSE de Alex Gibney
Nome Original: "Enron: the smartest guys in the room"
A história por trás do famoso escândalo da multinacional americana Enron.O filme faz exame do escândalo da contabilidade da Enron e revela a psicologia da ganância e da corrupção corporativa que facilitou a ascensão da companhia no poder, (e também sua queda).Quando a Enron faliu em 2001, seus diretores principais ficaram milionários, mas depois enfrentaram julgamentos e sentenças de prisão. Por outro lado, muitos funcionários e investidores ficaram com nada, nem mesmo suas aposentadorias.Mostrando a cara da nova economia dos anos 90 (quando os livros de auto-ajuda mostravam como ficar rico), o filme revela como não apenas a Enron sozinha, mas uma rede de banqueiros, comerciantes, e contabilistas que fecharam os olhos para os números claramente suspeitos da companhia.O CEO Ken Lay e os chefões Jeff Skilling e Andy Fastow do alto escalão da empresa dão entrevistas cândidas que ilustram sua habilidade em rebater perguntas críticas e com egoísmo defendem o sucesso da companhia. Um documentário notável que revela os eventos do escândalo em uma história coesa, o qual não se pode perder.
ENTREATOS de João Moreira Salles
A equipe do documentário acompanhou passo a passo a campanha de Luis Inácio Lula da Silva, revelando os bastidores da trajetória dos dois meses que antecedem a sua eleição no ano de 2002.
ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS? de Harald Reinl
Nome Original: Erinnerungen an die Zukunft
Publicado em 1968, o livro Eram os Deuses Astronautas? bateu, em pouco tempo, recordes de vendas em 38 países, com cerca de 7 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Com locações em diversos países, este filme mostra os fundamentos deste marco da ufologia. O escritor Erich Von Däniken procura provar, por meio de descobertas arqueológicas e textos sagrados, que todos os deuses das antigas civilizações eram, na verdade, extraterrestres. Viaje junto com o autor por locais fascinantes, como as pistas de Nazca, as ruínas Maias e Astecas, a Ilha de Páscoa e as pirâmides do Egito.
ERNESTO CHE GUEVARA: HOMEM, COMPANHEIRO E AMIGO de Roberto Massari
Nome Original: Ernesto Che Guevara - Hombre, Compañero, Amigo...
Utilizando raras imagens de arquivo, incluindo todo o material disponível no acervo estatal de Cuba, Ernesto "Che" Guevara é um excelente filme histórico que acompanha todas as etapas da vida desse grande mito: da sua juventude na Argentina à sua trágica morte no interior da Bolívia, passando por sua legendária campanha como revolucionário. Além disso, muitos aspectos de sua vida pessoal são revelados. A trilha do filme é composta de um belíssimo cancioneiro de músicas latinas e internacionais, dedicadas a Che.
ESSA É A CARA DA DEMOCRACIA por 100 ativistas, Susan Sarandon, Rage Against MachineNome Original:"This is What Democracy Looks Like"
Documentário que marca a fundação do Centro de Mídia Independente, feito por 100 ativistas. Mostra os protestos contra a OMC em Seatle e como os grupos se organizaram com base à democracia real. Narração de Susan Sarandon e trilha de Rage Against Machine.
ESTADO DE SÍTIO de Costas Gravas
Em uma ousada operação tática, o grupo guerrilheiro Tupamaro seqüestra o cônsul brasileiro no Uruguai e o cidadão norte-americano Philip Michael Santore (Yves Montand), funcionário de uma agência americana.Com o sucesso da operação, os Tupamaros partem para a segunda faze do plano: negociações exigindo a troca dos seqüestrados por militantes presos.O incidente causa grande repercussão internacional e diplomática, deixando o governo em xeque e o presidente uruguaio próximo da renúncia.Enquanto isso, o líder do grupo foca as atenções no interrogatório do americano Santore, a quem atribui a responsabilidade direta na seleção e treinamento de vários policiais militares em tortura, antenados e na articulação do Esquadrão da Morte.Um filme surpreendente e esclarecedor do mestre do cinema político Costa-Gavras que desvenda de forma brilhante vários fatos da nossa história recente.
ESTAMIRA de Marcos Prado
A história de uma mulher de 63 anos que sofre de distúrbios mentais e que durante 20 anos viveu e trabalhou no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho. Carismática e maternal, Dona Estamira convive com um pequeno grupo de catadores idosos num local renegado pela sociedade, que recebe diariamente mais de oito mil toneladas de lixo produzido no Rio de Janeiro.Vencedor de 25 prêmios nacionais e internacionais nos principais festivais de cinema, sucesso absoluto de crítica.
EU SOU CUBA de Mikhail Kalatozov
Nome Original: "Yo soy Cuba"
O filme mostra imagens dos revolucionários cubanos que lutavam contra a opressão do governo de Fulgêncio Batista. É uma retratação, com caráter documental, da resistência cubana nas montanhas de Sierra Madre. O filme chama atenção pela virtuosidade estética, ao distorcer as imagens em lentes grande-angulares, além de utilizar belíssimos planos-seqüências.
FAHRENHEIT 11/9 de Michael Moore
Os bastidores do 11 de setembro, revelando as escusas relações entre as famílias Bush e Bin Laden. Revela a nova faceta do capitalismo, em que o estado e os interesses financeiros de um homem se confundem.
FAHRENHEIT 451 de François Truffaut
No futuro, um governo opressor proíbe a literatura, como forma de tentar manter o controle da opinião pública. Os bombeiros se ocupam de atear fogo às coleções de livros encontradas. Curioso pelo mundo dos livros, o bombeiro Montag começa a questionar a moralidade de sua função e as intenções do sistema. Ele se apaixona por uma bela jovem que faz parte de um grupo rebelde pró-literatura, e também se encanta pelos livros. Ele decide se rebelar e, após incinerar seu chefe, foge para o campo, onde existe uma comunidade que mentaliza os livros palavra por palavra. Baseado no romance de Ray Bradbury.
FREUD – ALÉM DA ALMA de John Huston
Freud - Além da Alma é um filme acadêmico, inteligente e instigante, que nos permite uma melhor compreensão das teorias freudianas sobre o funcionamento do Inconsciente humano e como o pensamento psicanalítico irrompeu na sociedade vienense e depois no mudo. Um filme tão genial quanto o legado de Sigmund Freud. O filme retrata os momentos difíceis que Freud viveu no início de sua carreira frustrada de médico. É mostrado ao público, interessado na obra do grande mestre, as descobertas de Freud com as próprias experiências pessoais do psicanalista e a teoria que desenvolveu sobre o Complexo de Édipo, fundamentando-se na relação com seu pai morto.
FALCÃO: MENINOS DO TRÁFICO de MV Bill
Documentário do cantor MV Bill sobre o tráfico nas favelas do Rio de Janeiro, e o terrível envolvimento de crianças e jovens com o mundo das armas, drogas e mortes. Além de uma visão dentro do “mundo do crime”, o filme é um alerta para a degradação da vida de milhares de pessoas que estão matando e morrendo diariamente nas mãos de um sistema inumano, o que gera para a parte “boa” da sociedade contra-efeitos explosivos
FAVELA RISING de Jeff Zimbalist e Matt Mochary
Documentário norte americano, filmado no Brasil, mostra a luta de Anderson Sá, fundador do grupo Afro Reggae, que assombrado pela morte de familiares e amigos, passa a desenvolver trabalhos em sua comunidade, a favela de Vigário Geral.
FIDEL de David Attwood
Controversa minissérie que relata a vida do revolucionário líder cubano, Fidel Castro. Desde sua infância até o triunfo de sua revolução em Cuba. Uma obra atual com Víctor Hugo Martin como Fidel e Gael García Bernal como Che Guevara. Com garbo militar e um charuto, Fidel Castro é um verdadeiro ícone da rebeldia. Uma figura controversa que subiu ao poder em Cuba e que durante décadas dirigiu o país com punho forte, forçando o mundo inteiro a reconhecê-lo como uma figura política. Esta minissérie reveladora retrata o verdadeiro homem, desde sua infância até seu encarceramento durante o regime de Fulgencio Batista, por fomentar a dissidência e lançar-se com a revolução que finalmente triunfou em Cuba.
GÊNOVA - a Zona Vermelha do CMI de Londres
A Zona Vermelha, uma área no centro de Gênova isolada por um muro formado de conteiners navais, cercas metálicas de cinco metros de altura, tropas de choque, tanques de água e carros blindados, delineia o futuro campo de batalha que se tornaram os protestos por ocasião da reunião do Grupo dos 8 países mais ricos do mundo. Enquanto as autoridades se escondem atrás de suas cercas e tropas, um exército de manifestantes se organizava em diversas frentes com a finalidade de demonstrar seu descontentamento com a política orquestrada pelo G8 e sua globalização neoliberal. Manifestantes organizados das mais diversas formas, com os mais diversos fins. Eram eles grupos de Black Block, hordas de Tutti Bianchi, trabalhadores autônomos, ravers politizados, punks, estudantes, anarquistas, socialistas, ecologistas, imigrantes ilegais e feministas, somando mais de 250.000 manifestantes. Todos com o objetivo de impedir que os 8 homens mais poderosos e influentes do mundo se reunissem impunes.
GETULIO VARGAS (sem sinopse)
GIORDANO BRUNO de Giuliano Montaldo
Giordano Bruno é um das grandes obras do cinema político italiano dos anos 70. Esta Edição de Colecionador apresenta o filme em versão restaurada e remasterizada no formato widescreen anamórfico. Com direção precisa de Giuliano Montaldo (Sacco & Vanzetti), o roteiro mostra um dos episódios mais polêmicos da história: o processo e a execução do astrônomo, matemático e filósofo italiano Giordano Bruno (1548-1600), queimado na fogueira pela Inquisição por causa de suas teorias contrárias aos dogmas da Igreja Católica. Giordano Bruno tem como destaque a impressionante interpretação de Gian Maria Volonté no papel-título, a música de Ennio Morricone e a belíssima fotografia do mestre Vittorio Storaro. Um filme simplesmente indispensável.
GUANTANAMERA de Tomás Gutiérrez Alea
Guantanamera é uma comédia que se passa em Cuba, quando uma grave crise de combustível se abate sobre a ilha. O transporte de defuntos se torna um problema, e Afonso na tentativa de recuperar seu prestígio, formula um intrincado plano para resolver a situação. Com uma morte inesperada em sua família, Afonso inaugura o novo sistema de transporte funerário, levando o corpo de Guantanamo até Havana em uma peregrinação com situações tanto cômicas como absurdas, de forma que a vida de ninguém nunca será a mesma.
GUERRA E PAZ NO ORIENTE MEDIO (sem sinopse)
GANDHI de Richard Attenborough
A fascinante biografia sobre o homem que subiu de simples advogado a símbolo mundial de paz e tolerância. Uma obra-prima imprescindível, Gandhi é uma história intrigante sobre ativismo, política, tolerância religiosa e liberdade. Mas no centro de tudo isso, está um homem extraordinário que lutou por uma existência pacífica e libertou uma nação.Contém vários extras, incluindo filmes e entrevistas do Ghandi em pessoa.
GERMINAL de Claude Berri
Germinal é tida como a principal obra de Émile Zola, e foi publicada em 1881. Retratando a vida dos mineiros de carvão no interior da França, ele narra, de forma romanceada, toda a luta dos trabalhadores por melhores condições de vida e de trabalho, em uma época marcada pelo liberalismo econômico, em que não existiam normas protetivas dos direitos dos trabalhadores. A descrição da rotina extenuante, do tratamento desumano dado aos operários e da degradante condição de vida deles, evidencia a relevância da questão social dentro de qualquer concepção político-econômica da sociedade, não importando o local ou a época que se observa. Não por acaso, muitas das situações apontadas na obra ainda são vistas no Brasil e em outros países, mesmo naqueles tido como desenvolvidos, evidenciando seu caráter atemporal. O livro deu origem, ainda, ao filme "Germinal", de Claude Berri, estrelado por Gèrard Depardieu, e que traduz de forma primorosa o brilhante texto do autor.
GRITOS DO SILÊNCIO de Roland Joffé
Nome Original: "The Killing Fields"
Em meio à barbárie cometida após a chegada de Pol Pot ao poder do Camboja, um jornalista busca encontrar um amigo em meio aos campos de concentração do local.São mostradas as trágicas conseqüências, principalmente as ações do Khmer Vermelho. Com a cobertura da tomada de Phnom Penh, o jornalista ganha o prêmio Pulitzer e retorna para o oriente procurando o amigo, que separou-se dele em razão da guerra.
HÉRCULES 56 de Sílvio Da-Rin
Em 1969, em plena ditadura no Brasil, duas organizações revolucionárias raptaram o embaixador americano Charles Elbrick e exigiram a libertação de quinze presos políticos, levados ao México no avião Hércules, prefixo 56.Neste documentário, os nove remanescentes do grupo e cinco membros da organização responsáveis pelo seqüestro discutem as causas e conseqüências da luta armada contra o regime militar.
HOTEL RUANDA de Terry George
Nome Original: Hotel Rwanda
Em Ruanda, no ano de 1994, um conflito político levou à morte quase um milhão de ruandeses, em apenas cem dias. O mundo fechou os olhos para Ruanda. Mas um homem abriu seus braços e coração e fez a diferença. Paul Rusesabagina era gerente de um sofisticado hotel na capital de Ruanda, quando o conflito começou.Munido apenas de sua coragem, ele abrigou no hotel mais de 1200 adultos e crianças. Indicado a três Oscar®, Hotel Ruanda conta a história real de Paul para contar a história de Ruanda como um alerta ao mundo.
JANELA DA ALMA de João Jardim e Walter Carvalho
Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador cego Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade - se é que ela é a mesma para todos.
JOULES E JIM de François Truffaut
Paris, início do século XX. O alemão Jules e o francês Jim se tornam grandes amigos. Na efervescente capital francesa, eles se apaixonam pela mesma mulher, a impulsiva Catherine (Jeanne Moreau, em atuação memorável). Logo, os três boêmios se tornam um trio inseparável que busca aproveitar os prazeres da vida. Tem início um libertário triângulo amoroso que se estende por décadas. Baseando-se no romance de Henri-Pierre Roché, Truffaut faz seu "hino à vida", falando sobre o amor e a amizade. Uma obra-prima para se ver e rever muitas vezes.
JUSTIÇA de Maria Augusta Ramos
DVD DUPLO - Justiça, documentário de Maria Augusta Ramos, pousa a câmera onde muitos brasileiros jamais puseram os pés - um Tribunal de Justiça no Rio de Janeiro, acompanhando o cotidiano de alguns personagens. Há os que trabalham ali diariamente (defensores públicos, juízes, promotores) e os que estão de passagem (réus).A câmera é utilizada como um instrumento que enxerga o teatro social, as estruturas de poder - ou seja, aquilo que, em geral, nos é invisível. O desenho da sala, os corredores do fórum, a disposição das pessoas, o discurso, os códigos, as posturas - todos os detalhes visuais e sonoros ganham relevância. Em geral, nosso olhar é formado pela visão do cinema americano, os "filmes de tribunal". Justiça, sob esse aspecto, é um choque de realidade.
KABUL EXPRESS de Kabir Khan
Cinco pessoas - dois jornalistas índianos, uma jornalista americana, um guia afegão e um soldado paquistanês que os tomam todos como reféns - são levados em uma viagem de 48-horas no Afeganistão em um jipe chamado KABUL EXPRESS, um laço especial e improvável que desenvolve entre eles ao longo do caminho.
KOLLASUYO (sem sinopse)
KOYAANISQATSI: UMA VIDA FORA DO EQUILIBRIO de Godfrey Reggio
Nome Original: Koyaanisqatsi - Life out of Balance
Prepare-se para assistir um filme realmente marcante - uma obra-prima cinematográfica tão extraordinária que é um deleite para os sentidos, um estímulo para a mente e que acaba por "redefinir o potencial da arte de fazer cinema"(The Hollywood Reporter). O consagrado diretor Godfrey Reggio, o inovador diretor de fotografia Ron Fricke e o compositor ganhador do Globo de Ouro* Philip Glass criaram este "filme mágico, tão rico em beleza e detalhes que a cada vez que o assistimos, ele se torna um filme novo e diferente" (Leonard Maltin)."Único... profundo... magnético e instigante"(Boxoffice), Koyaanisqatsi contrasta a tranqüila beleza da natureza com o frenesi da sociedade urbana contemporânea. Reunindo imagens de tirar o fôlego a uma premiada e eloqüente trilha sonora, é um trabalho "original e fascinante" (People) - "um dos maiores filmes de todos os tempos" (Uncut).
POWAQQATSI: A VIDA EM TRANSFORMAÇÃO de Francis ford Coppola e George Lucas
Aclamada pelo público e pela crítica em todo o mundo "fascinante" (The Detroit News), esta segunda parte da trilogia "qatsi" assinada pelo escritor/diretor Godfrey Reggio é "simplesmente um dos mais magníficos espetáculos visuais e auditivos já criados" (L.A. Daily News)! Combinando uma fotografia deslumbrante e a especialíssima música do premiado compositor Philip Glass, Powaqqatsi é uma "experiência de tirar o fôlego que atua em muitos níveis... emocional, espiritual, intelectual e estético" (The Hollywood Reporter)!Corajoso, perturbador e épico em sua grandeza, este filme extraordinário coloca em discussão tudo o que pensamos saber sobre a sociedade contemporânea. Através da justaposição da imagens de culturas antigas com as da vida moderna, Powaqqatsi magnificamente expões o custo do progresso humano. É um filme que fala à alma, assim como à mente. É uma "vivência realmente fascinante" (Movies on TV and Videocassette).
LARANJA MECANICA de Stanley Kubrick
Nome Original: Clockwork Orange
Violento, bombástico, arrebatador, sonoro, dançante e assustador. O alucinado Alex (Malcolm McDowell) tem sua própria forma de se divertir. Sempre às custas da tragédia dos outros. A transformação de Alex de um punk sem moral até um cidadão exemplar doutrinado e sua volta ao estado rebelde, compõe a chocante visão do futuro que Stanley Kubrick elaborou a partir do livro de Anthony Burgess. As imagens inesquecíveis, a música arrebatadora, e a linguagem fascinante utilizada por Alex e sua gangue, foram moldadas por Kubrick neste conto sobre os caminhos da moralidade.
LAMARCA de Sérgio Rezende
Crônica dos últimos anos na vida do capitão do exército Carlos Lamarca (Paulo Betti) que, nos anos da ditadura, desertou das forças armadas, e passou a fazer oposição, tornando-se um dos mais destacados líderes da luta armada.
LINHA DE MONTAGEM de Renato Tapajós
Linha de montagem relata o desenvolvimento das greves dirigidas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, movimento que deu origem à CUT e ao PT, além de marcar, pela primeira vez, o aparecimento nacional da liderança de Luís Inácio Lula da Silva.O filme foi selecionado para o Fórum da Juventude do Festival de Berlim em 1984 e é considerado um dos documentários clássicos do cinema brasileiro.
LISTA DE SCHINDLER de Steven Spielberg
Nome Original: Schindler's List DVD duplo
Clássico do cinema moderno, A Lista de Schindler é a história real e emocionante do empresário alemão Oskar Schindler, que num gesto humanitário de extrema ousadia salvou a vida de milhares de judeus, ao mesmo tempo em que contava com o apoio dos nazistas. Aparentando desinteresse pela política, e fingindo explorar o baixo custo da mão-de-obra judia, o que Schindler fazia era empregar inocentes que de outra forma morreriam nos campos do Holocausto. Comovente, importantíssimo, atual, A Lista de Schindler é o maior triunfo cinematográfico do diretor Steven Spielberg.
LOOKING FOR FIDEL (Ao encontro de Fidel) de Oliver Stone
Na Primavera de 2003, no seguimento de uma vaga de assaltos a aviões, três assaltantes do ar foram presos, julgados e executados em Cuba.Quase ao mesmo tempo, o governo também prendeu, condenou e meteu na prisão mais de 75 dissidentes, incluindo vários jornalistas independentes, sob a presunção de serem agentes secretos a trabalhar para os Estados Unidos e a conspirar contra a revolução castrista. Estes acontecimentos levaram a uma mudança de opinião no palco mundial em relação ao governo e reafirmou a condenação do regime de Castro por muitos intelectuais e governantes.Como resultado de tudo isto, Oliver Stone regressou a Cuba para obter respostas e para mergulhar ele própria na vida política e na realidade da ilha.Ao Encontro de Fidel é o precioso resultado desse trabalho, através do qual Oliver Stone revela a tensão em que o país vive actualmente.
LA NOCHE DE LOS APICES de Héctor Olivera
La Noche de los Lápices, de Héctor Olivera, é um filme que recria o fato real ocorrido durante a ditadura. Em setembro de 1976, durante os primeiros meses da ditadura, sete adolescentes da cidade de La Plata foram seqüestrados, torturados e assassinados por reinvidar redução nas tarifas do transporte para estudantes. O filme narra a história desde o começo dos protestos estudantis até 1980, quando o único sobrevivente foi liberado. Centrado mais no desenvolvimento psicológico dos personagens do que no contexto econômico e social, o filme narra a história de um modo que poderia se desenvolver em qualquer regime autoritário, concentrando-se na situação dos seres humanos sob extrema pressão. Foi indicado ao Premio de Ouro do Festival Internacional de Cinema de Moscou em 1987.
LA PATAGONIA REBELDE (sem sinopse)
LADRÕES DE BICICLETA de Vittorio De Sica
Roma, 1948. Depois de procurar muito, Antonio consegue um emprego, para colar cartazes de cinema pela cidade, montado em sua bicicleta. Porém, logo no primeiro dia de trabalho, ela é roubada. Junto com o filho pequeno, começa uma busca desesperada pela bicicleta, sua última esperança de uma vida melhor. Grande clássico do Neo-Realismo Italiano, Ladrões de Bicicleta tem conquistado sucessivas gerações de cinéfilos, com sua história humanista e universal.
LAMARCA de Sérgio Rezende
Crônica dos últimos anos na vida do capitão do exército Carlos Lamarca (Paulo Betti) que, nos anos da ditadura, desertou das forças armadas, e passou a fazer oposição, tornando-se um dos mais destacados líderes da luta armada.
MEDOS PRIVADOS EM LUGARES PUBLICOS (sem sinopse)
MIAMI MODEL (sem sinopse)
MINHA LUTA (sem sinopse)
MISSING DESAPARECIDOS de Costa Gavras
Em um restaurante em Santiago do Chile, um jovem jornalista norte-americano, residente nesse país, acaba escutando uma conversa na mesa ao lado, entre um agente da CIA e militares chilenos, que deixa clara a participação do governo norte-americano no golpe militar que depôs o governo socialista de Salvador Allende e inaugurou a ditadura do general Augusto Pinochet. A obra de Costa Gavras focaliza inicialmente o cotidiano do jornalista no Chile, até seu desaparecimento, dias após o golpe de Estado do general Pinochet. O filme prossegue até o final com a busca desesperada do pai e da mulher do jornalista, na tentativa de encontrá-lo. O Chile pós-golpe de Estado, os primeiros dias da repressão e todo horror da ditadura chilena, considerada uma das mais violentas da América Latina, são fielmente retratados pelo filme, que venceu a Palma de Ouro e o prêmio de melhor ator no festival de Cannes, além do Oscar de melhor roteiro adaptado.
MUNDO COLA de Irene Angelico
A história por trás da bebida nº 1 do mundo, mais consumida até que a água. O poder de influenciar comportamentos inserindo o estilo de vida estadunidense, a relação com a política (com guerras ou com a paz a empresa sempre se aproveitou das situações), e a influência em fatos históricos do séc. XX fazem a Coca-Cola ser muito mais do que uma empresa de bebidas. Como um líquido 99% composto por água com açúcar pode transformar culturas e influenciar a vida de bilhões de pessoas? Em Mundo-Cola,descubra como um elixir medicinal, inventado por um farmacêutico dependente de morfina, transformou-se na bebida mais adorada em todo o planeta. Conheça as espertíssimas estratégias de marketing (desde a invenção do Papai Noel ás gigantescas campanhas internacionais) que fazem a Coca-Cola ser consumida mais de 900 milhões de vezes por dia, e saiba como você pode ter sido influenciado por ela, sem nem ter se dado conta.
MALCOLM X de Spike Lee DVD duplo
Biografia do famoso líder afro-americano (Denzel Washington) que teve o pai, um pastor, assassinado pela Klu Klux Klan e sua mãe internada por insanidade. Ele foi um malandro de rua e enquanto esteve preso descobriu o islamismo. Malcolm faz sua conversão religiosa como um discípulo messiânico de Elijah Mohammed (Al Freeman Jr.). Ele se torna um fervoroso orador do movimento e se casa com Betty Shabazz (Angela Bassett). Malcolm X ora uma doutrina de ódio contra o homem branco até que, anos mais tarde, quando fez uma peregrinação à Meca abranda suas convicções. Foi nesta época que se converteu ao original islamismo e se tornou um "Sunni Muslim", mudando o nome para El-Hajj Malik Al-Shabazz, mas o esforço de quebrar o rígido dogma da Nação Islã teve trágicos resultados.
MEMORIAS DO SAQUE de Fernando Sollanas
Nome Original:"Memorias del Saqueo"
Um registro da histórica revolta dos argentinos em 2001. O filme faz a genealogia da pior crise da história argentina e aponta os principais responsáveis por essa situação dramática. O ápice da crise ocorreu em 19 de dezembro de 2001, quando os argentinos saíram às ruas para protestar contra o governo de Fernando de la Rúa e a situação de penúria em que se encontrava a maior parte da população. Durante as manifestações, que foram reprimidas pelas forças policiais, 34 pessoas morreram e o presidente De la Rúa acabou renunciando.As altas dívidas, o ultraliberalismo, a corrupção e a privatização indiscriminada foram resultado de uma política de terra arrasada empregada pelo presidente, com a ajuda de empresas multinacionais ocidentais e a cumplicidade de organizações internacionais, como o Banco Mundial e o FMI.Exclente para entender como funciona o "saque" das Instituições Finaceiras, através de uma obscura rede de corrupção e cumplicidade com os governos neoliberaisdos países ditos "em desenvolvimento".
MEMORIAS DO SUBDESENVOLVIMENTO de Tomás Gutiérrez Alea
Nome Original: "Memorias del Subdesarrollo"
Retrato lúcido e poético de Cuba no começo dos anos 60. É considerado um clássico do cinema latino-americano. Oferece um olhar ao mesmo tempo carinhoso e crítico sobre os rumos da revolução de Fidel Castro, narrado pelos olhos de Sérgio, um homem que aos 38 anos se vê subitamente sozinho em Havana, depois que sua mulher e seus pais resolvem migrar para os Estados Unidos. Ao acompanhar Sérgio, o espectador é convidado a passear pelas ruas da capital cubana e a encontrar personagens reais, num filme que mistura com habilidade recursos da ficção e do documentário.
METROPOLIS de Fritz Lang
Nome Original: Metropolis
Metropolis se passa em 2026, a população está dividida em duas classes: a elite dominante e a classe operária, que vive num mundo subterrâneo, escravizadas pelas monstruosas máquinas que fazem funcionar a todo vapor a cidade. Uma revolução operária é planejada, mas sempre impedida pela líder Maria. O chefe da cidade pede a um cientista maligno que construa um robô à imagem e semelhança dela, para que possa incitar os trabalhadores à revolta.
MIAMI MODEL Indymedia (CMI) de Miami
Documentário do CMI de Miami sobre as manifestações contra uma reunião que marcou o início da Alca, em Miami, em 2002. Pela repressão policial e pela descarada manipulação da mídia, Miami ficou conhecida como modelo de cidade "anti-manifestantes" (o modelo de Miami). Mostra cenas de ação direta violenta e não-violenta, gera uma reflexão para a ação social e política frente á monstruosidade das corporações.
MILTON SANTOS: POR OUTRA GLOBALIZAÇÃO de Sílvio Tendler
O filme tem como base uma entrevista gravada pouco antes da morte de Milton Santos, há 5 anos, quando deixou um pensamento vivo e um grande número de admiradores.O geógrafo discorre sobre a globalização, fala de sua trajetória e aborda a resistência, o poder dos pobres e, acima de tudo, a esperança.
MORANGO E CHOCOLATE de Tomás Gutierrez Alea, Juan Carlos Tabió
Nome Original: Fresa y Chocolat
Vencedor de inúmeros prêmios internacionais, sendo o primeiro filme cubano indicado ao Oscar® de melhor filme estrangeiro, Morango e Chocolate é um dos grandes filmes da década de 90. Em parceria com Juan Carlos Tabío, o mestre Tomás Gutiérrez Alea (Guantanamera) aborda, com talento e sensibilidade, temas como tolerância e discriminação.Cuba, 1979. David, um jovem universitário e militante comunista, conhece Diego, um professor homossexual. Entre os dois, nasce uma amizade que enfrentará os preconceitos da sociedade e do regime cubano.
MORANGOS SILVESTRES de Ingmar Bergman
Nome Original: Smultronstället
Morangos Silvestres é uma das obras máximas do mestre Ingmar Bergman, sempre nas listas dos melhores da história do cinema. Esta Edição de Colecionador traz a magnífica versão restaurada e remasterizada do longa-metragem, além de extras preciosos, como uma galeria de fotos raras dos bastidores. No caminho da Universidade de Lund, onde receberá um prêmio pelos 50 anos de carreira, o professor de medicina Isak Borg (interpretado pelo cineasta Victor Sjöstrom) relembra os principais momentos de sua vida, temendo a morte que se aproxima. Ao lado de Umberto D., de Vittorio de Sica, e Viver, de Akira Kurosawa, Morangos Silvestres é um dos mais belos filmes sobre a velhice e a memória. Essencial.
NOAM CHOMSKY: CONSENSO FABRICADO de Peter Winonnick
“Consenso Fabricado” é uma série de três capitulos sobre a vida e obra do pensador libertário norte-americano Noam Chomsky. Centrada nas análises mais polemicas e lúcidas de Chomsky, o documentário discute o papel contemporâneo das mísias na fabricação do consenso nas sociedades de massas.
Noam Chomsky no seu documentário A Fabricação do Consenso, fala a respeito da força da mídia de massa e seu papel na sociedade moderna e as possibilidades de resistências a ela.
NOAM CHOMSKY: MORALIDADE DISTORCIDA
Nome Original: "Distorted Morality"
Aula do professor e ativista estadunidense, revelando como os USA usam argumentos diferentes para atacar e invadir países do que os que usam quando se sentem atacados. Denuncia o discurso da mídia americana querendo cooptar a opinião pública.
NOITES DE CABÍRIA de Federico Fellini
Nome Original: Le Notti di Cabiria
Giulietta Masina interpreta Cabíria, uma prostituta que ganha a vida nas ruas de Roma em meados dos anos 50. Ingênua, ela sonha com o amor perfeito e acredita na bondade das pessoas, por isso sofre constantes desilusões. Em suas andanças pela noite romana, ela se envolve com um astro de cinema em crise conjugal e com um contador, que parece amá-la de verdade. Será que o destino só guarda desencantos para a pobre Cabíria?
NÓS QUE AQUI ESTAMOS, POR VÓS ESPERAMOS de Marcelo Masagão
Nós que aqui estamos, por vós esperamos é um filme-memória do século XX, a partir de recortes biográficos de pequenos e grandes personagens que por aqui passaram. 95% das imagens são de arquivo: filmes antigos, fotos e material da TV. Não há locução, nem depoimentos orais. A sonorização é toda música de Wim Mertens, efeitos sonoros e silêncio.
NOTICIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR de João Moreira Salles, Kátia Lund
DVD Duplo
Eleito um dos melhores filmes brasileiros contemporâneos pela Revista de Cinema e vencedor da competição nacional de documentários do festival É Tudo Verdade, Notícias de uma guerra particular é um amplo e contundente retrato da violência no Rio de Janeiro. Flagrantes do cotidiano das favelas dominadas pelo tráfico de drogas alternam-se a entrevistas com todos os envolvidos no conflito entre traficantes e policiais - incluindo moradores que vivem no meio do fogo cruzado e especialistas em segurança pública. A realidade da violência é apresentada sem meio-tons e da forma mais abrangente possível, tornando patente o absurdo de uma guerra sem fim e sem vencedores possíveis.
NAQOYQATSI: A Guerra Como Forma de Vida de Godfrey Reggio
Naqoyqatsi - A Guerra Como Forma de Vida, trata-se do 3º filme da trilogia QATSI - o primeiro, 'Koyaanisqatsi' (1984), o segundo 'Powaqqatsi' (1987), e finalmente 'Naqoyqatsi - A Guerra Como Forma de Vida'. NAQAYQATSI é um documentário de imagens e música, que assenta nos contrastes entre as perfeitas criações da Mãe - Natureza e os sempre questionáveis produtos da mão humana. Tal como os filmes anteriores, NAQAYQATSI baseia-se em imagens de beleza inquestionável. De confusão calculada, de medos aleatórios e manipulados, enfim, do mundo criado pelo homem.
O ANO EM QUE MEUS PAIS SAIRAM DE FÉRIAS de Cao Hamburger
1970. O Brasil e o mundo parecem estar de cabeça para baixo, mas a maior preocupação na vida de Mauro, um garoto de 12 anos, tem pouco a ver com a ditadura militar que impera no país: seu maior sonho é ver o Brasil tricampeão mundial de futebol. De repente, ele é separado dos pais e obrigado a se adaptar a uma "estranha" e divertida comunidade - o Bom Retiro, bairro de São Paulo, que abriga judeus e italianos entre outras culturas. Uma história emocionante de superação e solidariedade.
O ASSASSINATO DE TROTSKY de Joseph Losey
Nome Original: "The Assassination of Trotsky"
Cidade do México, 1940. Paradas comunistas estão celebrando o Dia do Trabalho. Em um quarto de hotel, próximos à Praça Zocalo, encontram-se duas pessoas que serão os protagonistas do assassinato de Leon Trotsky (Richard Burton), o idealizador do Exército Vermelho e dedicado marxista que foi expulso da Rússia por Josef Stalin. Apesar de longe de seu país de origem, Trotsky continua muito envolvido com política e Stalin, sentindo-se ameaçado por seu oponente, envia ao México o assassino de aluguel Frank Jackson (Alain Delon), que, através de contatos e uma amizade em comum, é convidado a conhecer a sua vítima pessoalmente em sua casa...
O ENCOURAÇADO POTEKIM de Sergei Eisenstein
Nome Original: Bronenosets Potymkin
Se os americanos celebram por terem Cidadão Kane o maior filme de todos os tempos, os russos também encabeçam esta lista com a grande obra-prima O Encouraçado Potemkin. Para quem quiser compreender o cinema atual, do roteiro a montagem, assistir Potemkin é obrigatório. Repleto de poderosas imagens e uma montagem muito avançada para a época. A seqüência da Escadaria de Odessa, em que as tropas do Czar massacram homens, mulheres e crianças, é a mais famosa e imitada da história do cinema. Em seu segundo longa-metragem, Eisenstein já era tido como um grande e revolucionário cineasta.
O INCRIVEL EXRECITO DE BRACALEONI de Mario Monicelli
Nome Original: L'Armata Brancaleone
Em plena Itália do Século XI, o cavaleiro Brancaleone, uma espécie de Don Quixote maltrapilho, forma um exército de quatro miseráveis mortos de fome e parte em direção a um feudo a que julga ter direito. Durante o longo percurso pela Europa da Idade Média, no lombo de um pangaré chamado "Aquilante" (uma referência ao "Rocinante" de Don Quixote), ele vai se defrontar com a peste negra, bruxas e bárbaros de todas as espécies, numa sátira demolidora dos conceitos de honra e coragem sobre os heróis medievais.
O ENIGMA DE KASPAR HAUSER de Werner Herzog
O Enigma de Kaspar Hauser é uma das obras-primas do cineasta alemão Werner Herzog (Fitzcarraldo). Nesta edição, o filme é apresentado em versão restaurada e remasterizada no formato widescreen anamórfico. Baseando-se em registros históricos, Herzog nos conta o estranho caso de Kaspar Hauser, um jovem encontrado perdido numa praça em 1828. Ele não falava e não conseguia ficar em pé. Passara a vida inteira trancado num porão. Seria possível civilizá-lo? Vencedor da Grande Prêmio do Júri em Cannes, O Enigma de Kaspar Hauser é um filme indispensável para educadores, psicólogos e admiradores do bom cinema.
O ESPETÁCULO DEMOCRÁTICO de Guilherme César
Documentário que mostra as relações entre a Política e a Mídia.Contém entrevistas com figurinistas, maquiadores, assesores de campanha e ex-presidentes e candidatos.O filme desmascara o "espetáculo" criado para forjar a democracia no Brasil, demonstrando claramente as intenções e atitudes dos que compões o jogo da política.Contém depoimentos raros de figuras como Maluf, Lula, Collor, Arbex, Pedro Stédile e outros.Espetacular para debates, principalmente em épocas de eleições.
O POVO BRASILEIRO de Isa Grinspin
DVD Duplo
O antropólogo Darcy Ribeiro (1913-1997) foi um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX. Esse DVD duplo traz todos os 10 programas da elogiada série baseada na obra central de Darcy: O Povo Brasileiro, em que o autor responde à questão "quem são os brasileiros?", investigando a formação do nosso povo.Conta com a participação de Chico Buarque, Tom Zé, Antônio Cândido, Aziz Ab´Saber, Paulo Vanzolini, Gilberto Gil, Hermano Vianna, entre outras personalidades.O Povo Brasileiro é uma recriação da narrativa de Darcy Ribeiro, e discute a formação dos brasileiros, sua origem mestiça e a singularidade do sincretismo cultural que dela resultou. Com imagens captadas em todo o Brasil, material de arquivo raro e depoimentos, a série é um programa indispensável para educadores, estudantes e todos.
O QUE É A NÃO VIOLÊNCIA ATIVA produzido pelo Movimento Humanista
Excelente documentário que apresenta as diversas filosofias de não-violência na história e mostra como esta é a única saída viável para o atual estado de coisas.
O SEGREDO de Drew Heriot
Nome Original: The Scret
DVD duplo
Ao longo da existência da humanidade, um grande segredo foi protegido a ferro e fogo. Homens e mulheres extraordinários o descobriram e não só alcançaram feitos incríveis como também mudaram o curso de nossa história. Platão, Da Vinci, Galileu, Thomas Edison, Beethoven, Napoleão, Abraham Lincoln e Einstein foram alguns dos grandes homens que controlavam a força desse mistério.
O SÉTIMO SELO de Ingmar Bergman
Suécia, Idade Média. Um cavaleiro, após as cruzadas, embora tenha lutado pela cristandade, tem dúvidas sobre a existência de Deus. A peste devasta o país, e, em meio ao ambiente de pessoas condenadas à fogueira, acusadas de bruxaria, ao invés de se encontrar com Deus, se depara com a Morte em carne e osso (?), que e o desafia para uma partida de xadrez onde tem profundos diálogos sobre o sentido da vida.
O TREM DA VIDA de Radu Mihaileanu
Nome Original: "Train de Vie"
Em 1941, um vilarejo na Europa Ocidental recebe o alerta de que os nazistas estão chegando para deportar todos os judeus. Quem dá a notícia é Schlomo, o bobo da aldeia, que é o único capaz de sugerir uma saída: os próprios habitantes irão forjar um trem nazista, interpretando eles mesmos os alemães, os maquinistas e os deportados. Antes da chegada dos verdadeiros nazistas, o trem parte com destino à Terra Prometida. Tudo vai conforme planejado, exceto pelo fato de que as encenações começam a ficar cada vez mais realistas. Os nazistas se tornam mais autoritários; os deportados começam a tramar uma rebelião contra seus falsos algozes, e outros se declaram comunistas, querendo lutar contra os fascistas, os burgueses e os imperialistas.Vencedor de inúmeos prêmios em todo o mundo, O Trem da Vida é um dos melhores filmes dos últimos tempos sobre o Holocausto. Tanto que teria servido de inspiração para Roberto Benigni realizar A Vida É Bela.
O VELHO de Toni Venturi
O Velho conta a história do mito e de sua luta por uma causa. Como resultado, o documentário atravessa quase 70 anos da história contemporânea brasileira e a participação de Prestes nela.A Revolta Comunista de 35, Olga Benário, o acordo com Getúlio Vargas em 1946, o posicionamento diante do iminente golpe de 64, são alguns dos fatos trazidos à tona e que ajudam a entender o passado recente do país.Toni Venturi colheu depoimentos de políticos, historiadores, escritores, jornalistas, ex-membros do Comitê Central do PCB, amigos e familiares de Prestes. O resultado é um painel bastante abrangente e complexo da trajetória da esquerda brasileira .
OLHOS AZUIS de Bertram Verhaag
“Olhos Azuis”, de 1996, é um documentário que conta a história do primeiro documentário. Nele, Jane Elliot aplica novamente o exercício da discriminação de negros contra brancos. A diferença é que, desta vez, a ação se passa com adultos. Além da questão étnica, desta vez são incluídos outros elementos, como a sexualidade e o comportamento.
ÔNIBUS 174 de José Padilha
Um documentário baseado em fatos reais, do drama acontecido no Rio de Janeiro com a linha 174 HUMAITA.No dia 12 de junho de 2000, um ônibus cheio de passageiros é seqüestrado no Rio de Janeiro, em plena luz do dia. O seqüestrador, Sandro do Nascimento, aterroriza suas vítimas durante 4 horas e meia enquanto todo o país assiste ao drama levado ao vivo pela TV brasileira.Baseado numa extensa pesquisa sobre a cobertura do crime, com entrevistas e documentos oficiais, ÔNIBUS 174 é uma investigação cuidadosa do seqüestro - focalizando Sandro do Nascimento, sua infância, e como ele inevitavelmente estava destinado a se tornar um bandido.
O CASO DOS IRMÃOS NAVES de Luís Sérgio Person
Conta a história real, ocorrida na pequena Araguari (interior de Minas Gerais), da prisão, tortura e morte de Joaquim e Sebastião Naves, injustamente acusados de um crime na época do Estado Novo de Getúlio Vargas. Presos e torturados, os Naves são obrigados a confessar um crime que não cometeram. Em 1968, foi considerado o melhor filme do ano e, em 1972, fez grande sucesso em Nova Iorque, impressionando a crítica local. O caso é considerado o maior erro judiciário do Brasil.
O CASO PINOCHET (sem sinopse)
O CORTE de Costa-Gavras
Após quinze anos de leais serviços como executivo de uma fábrica de papel, Bruno D. é despedido com centenas dos seus colegas devido a corte de despesas. Três anos se passam sem que ele encontre um novo emprego. Agora ele está disposto à tudo para conseguir um novo posto, inclusive partir para a ofensiva...
O FUTURO DA COMIDA de Deborah Koons Garcia
Filmado nos Estados Unidos, no Canadá e no México, "O Futuro da Comida" mostra como a política e as multinacionais ocidentais estão controlando o sistema de comida no mundo, fazendo que mudemos o que comemos. Interessante a afirmação de que além de irmos perdendo diversidade genética, também estamos perdendo diversidade intelectual. O documentário apresenta, entre outros, o trabalho de David Quist e Ignacio Chapela, biólogos da Universidade de Berkeley (na Califórnia), que publicaram um artigo na revista Nature, que revela a presença de material transgênico em milho nativo nas comunidades de Oaxaca, com implicações graves, porque o México é o centro de origem e diversidade genética do grão.
O GOLPE DE 64 de Fernando Morais
Março de 1964. Os olhos do mundo estão voltados para o Brasil. Num planeta dividido entre dois blocos antagônicos é cada vez mais difícil manter-se independente. Esquerda ou direita? Que rumo tomar? Uma coisa é certa: a solução, infelizmente, não será democrática. Neste cenário fervilhante, o processo político se radicaliza a cada dia. O fatídico mês avança e a temperatura se eleva. Os comícios reúnem centenas de milhares de pessoas, os discursos são mais inflamados do que nunca. Nos gabinetes, conspira-se. haverá golpe? Haverá contra-golpe? Os americanos estão de prontidão? Não há mais tempo para planejar. É preciso agir. E rápido. Os tanques já estão nas ruas. Prepare-se para reviver um dia de cão e de chumbo: 31 de março de 64.
O HOMEM ELEFANTE de David Lynch
A história de John Merrick (John Hurt), um desafortunado cidadão da Inglaterra vitoriana que era portador do caso mais grave de neurofibromatose múltipla registrado, tendo 90% do seu corpo deformado. Esta situação tendia fazer com que ele passasse toda a sua existência se exibindo em circos de variedades como um monstro. Inicialmente era considerado um débil mental pela sua dificuldade de falar, até que um médico, Frederick Treves (Anthony Hopkins), o descobriu e o levou para um hospital. Lá Merrick se liberou emocionalmente e intelectualmente, além de se mostrar uma pessoa sensível ao extremo, que conseguiu recuperar sua dignidade.
O MEDO E DELIRIO de Terry Gilliam
Enviado para Las Vegas para cobrir o Mint 400, uma corrida de motos no deserto, o jornalista Dr. Thompson (Johnny Depp) e seu advogado (Benicio Del Toro) se encontram numa cidade onde somente drogas poderosas podem fazer com que as coisas sejam ligeiramente normais.
O PAGADOR DE PROMESSAS (sem sinopse)
O PAIS DE SÃO SARUE de Vladimir Carvalho
Documentário sobre a região sertaneja do Rio do Peixe (localizada no polígono nordestino da seca, região fronteiriça entre Paraíba, Pernambuco e Ceará) e a evolução de suas atividades econômicas. Inspirado no título de um cordel do conhecido autor paraibano Manoel Camilo dos Santos, O País de São Saruê é um filme denso sobre a relação do homem e a terra. As imagens realistas e as dificuldades da sobrevivência no sertão surgem de modo particularmente forte na tela. Finalizado em 1971, foi proibido e liberado pelos órgãos de censura apenas em 1979. Selecionado para o Festival de Brasília no mesmo ano, recebeu o Prêmio Especial do Júri.
O PROCESSO de Orson Welles
O filme é adaptação do livro de Franz Kafka. O escritor é apontado entre os melhores autores do século XX. “O Processo” é um clássico, reconhecido como um dos melhores livros de todos os tempos. Esta verão cinematográfica tem a direção espetacular de Orson Welles. O argumento é, sem dúvida nenhuma, kafkiano: um homem, Joseph K. (Anthony Perkins), acorda em plena manhã e encontra a polícia em seu quarto. É informado de que será preso. Não lhe apresentam os motivos. O processo corre em segredo. A partir daí K. enfrenta caótica peregrinação. Apontam-lhe pessoas que poderiam influenciar e manipular o julgamento e garantir a absolvição, inclusive um advogado (Orson Welles) antigo, muito versado nos assuntos do tribunal. Ao procurar entender os mecanismos que movem seu processo, K. se torna paranóico e passa a acreditar numa enorme conspiração.
O SÉCULO DO VENTO (sem sinopse)
OPUS DEI UMA CRUZADA SILENCIOSA de Marcela Said Cares e Jean de Certau
Opus Dei é um documentário que entra no coração da organização mais influente e secreta da Igreja Católica. Uma viagem inédita ao mundo do fundamentalismo cristão onde os os sonhos de por "a cruz em meio mundo" se tornam reais. A Opus Dei trabalha pela construção da "verdadeira" sociedade cristã. Desde pequenas escolas de hotelaria ás grandes escolas de comércio da Europa, o filme não só revela um mecanismo eficaz de luta e conquista do poder, mas se pergunta pelas verdadeiras aspirações políticas e ideológicas desta organização.
PAI PATRÃO de Paolo e Vittorio Taviani
É a história, relato verídico, da vida de Gavino Ledda, camponês da Sardenha (Itália). É a luta de um homem contra o autoritarismo de seu pai. Instruir-se para combater a ignorância, é o objetivo de Gavino.
PANELAÇO: A REBELIÃO ARGENTINA de Carlos Pronzato
“O Panelaço” narra as jornadas de luta do povo argentino que resultaram na queda do presidente Fernando De La Rúa, em dezembro de 2001. Entre flashes de manifestações, comícios, assembléias populares e choques entre militantes e policiais, a câmera de Pronzato focaliza o gesto revolucionário, as faixas e bandeiras desfraldadas, as prisões, os feridos e mortos pela repressão. No registro da luta contra o governo neoliberal que promoveu o desemprego, confiscou a poupança do povo argentino e deixou milhões na miséria, não faltam também os depoimentos de populares, personalidades e lideranças comunitária s e políticas. Entre estas, as Mães da Praça de Maio, o prêmio Nobel da Paz Adolfo Perez Esquivel e o dramaturgo brasileiro Augusto Boal, Fundador do teatro do Oprimido.
POETA DE SETE FACES de Paulo Thiago
Carlos Drummond de Andrade, morto em 1987, é considerado por muitos ensaístas e críticos, o maior poeta do Brasil, um dos maiores da língua portuguesa juntamente com Camões e Fernando Pessoa. O documentário tem como linha mestra retratar a trajetória humana do poeta, ao mesmo tempo em que investiga, documenta e interpreta os diversos momentos de sua obra. O objetivo é transcender ao mero registro dos fatos da vida, mas mostrar como estes se mesclam nas transformações dos diversos rumos que tomam sua poesia: trata-se, portanto, de um "documentário poético", onde o espírito, o clima e a emoção da arte drummondiana estão sempre presentes, definindo o texto, a imagem, a música, a montagem e o desenvolvimento dramático do filme.
POWAQQATSI: UMA VIDA EM TRANSFORMAÇÃO de Godfrey Reggio
Aclamada pelo público e pela crítica em todo o mundo "fascinante" (The Detroit News), esta segunda parte da trilogia "qatsi" assinada pelo escritor/diretor Godfrey Reggio é "simplesmente um dos mais magníficos espetáculos visuais e auditivos já criados" (L.A. Daily News)! Combinando uma fotografia deslumbrante e a especialíssima música do premiado compositor Philip Glass, Powaqqatsi é uma "experiência de tirar o fôlego que atua em muitos níveis... emocional, espiritual, intelectual e estético" (The Hollywood Reporter)!Corajoso, perturbador e épico em sua grandeza, este filme extraordinário coloca em discussão tudo o que pensamos saber sobre a sociedade contemporânea. Através da justaposição da imagens de culturas antigas com as da vida moderna, Powaqqatsi magnificamente expões o custo do progresso humano. É um filme que fala à alma, assim como à mente. É uma "vivência realmente fascinante" (Movies on TV and Videocassette).
PRETO CONTRA BRANCO de Wagner Morales
Uma tradição de quase 32 anos e praticamente desconhecida na capital paulista é o ponto de partida do documentário Preto contra Branco, que discute o preconceito racial no Brasil usando como referência uma partida tradicional de futebol de várzea com moradores de dois bairros de São Paulo. Detalhe: é um jogo de pretos contra brancos. Desde 1972, um grupo de moradores do bairro de São João Clímaco e da favela de Heliópolis, na zona sul da capital, organizam um jogo de futebol de brancos contra pretos em um campo de várzea, no final de semana que antecede ao Natal. Em uma comunidade altamente miscigenada, composta basicamente por mulatos, a peculiaridade da partida é a auto-atribuição da raça pelo participante.
Cada jogador se declara negro ou branco e "escolhe seu time". O documentário também investiga a disputa espacial e as noções de prioridade numa comunidade carente.
PRIMARIAS: KENNEDY E A CAPITANIA PRESIDENCIAL 1960 de Robert Drew
Primary é o registro de momentos decisivos da ascensão do senador John F. Kennedy à Presidência dos Estados Unidos. O filme acompanha as eleições primárias que escolheram o candidato do Partido Democrata à presidência, em 1960, quando Kennedy enfrentou o senador Hubert Humphrey. Robert Drew (ex-editor e correspondente da revista Life), utilizando equipamentos de captação de som e imagem portáteis de forma pioneira, revolucionou a linguagem do documentário americano ao abandonar a predominância da narração e as técnicas tradicionais da reportagem. O resultado é o raro retrato íntimo de um dos maiores líderes políticos do século 20.
PALESTINA de Simone BittonNome Original:"Palestine"
Este é um documentário montado á partir de imagens de arquivos históricos raros divididos em dois períodos: 1ª parte (1880-1950) e 2ª parte (1950-1991). Mostra fatos desconhecidos da opressão aos movimentos de resistência palestina contra o sionismo de Israel, como greves massivas de trabalhadores. Além de revelar o que está por trás da antiga e árdua luta entre palestinos e israelitas.Excelente par se formar um ponto de vista á respeito e conehcer as raízes dos enfrentamentos atuais.
PANELAÇO de Carlos Pronzato
Ao som do tango estilizado de Astor Piazzolla, O Panelaço narra as jornadas de luta do povo argentino que resultaram na queda do presidente Fernando De La Rúa, em dezembro de 2001. Usando fortes imagens em e em preto e branco, entre flashes de manifestações, comícios, assembléias populares e choques entre militantes e policiais, a câmera de Pronzato focaliza o gesto revolucionário, as faixas e bandeiras desfraldadas, as prisões, os feridos e mortos pela repressão. No registro da luta contra o governo neoliberal que promoveu o hiperdesemprego, confiscou a poupança do povo argentino e deixou milhões na miséria, não faltam também os depoimentos de populares, personalidades e lideranças comunitárias e políticas. Entre estas, as Mães da Praça de Maio, o prêmio Nobel da Paz Adolfo Perez Esquivel e o dramaturgo brasileiro, Augusto Boal, Fundador do teatro do Oprimido. O áudio marca o ritmo das manifestações e da resistência do povo, enquanto a câmera de Pronzato passeia pelas ruas e praças, focalizando panelas e caçarolas, símbolo da pressão popular que levou à renuncia do presidente argentino e da Corte Suprema.
PANTERAS NEGRAS de Mario Van Peebles
Oakland, Califórnia, 1967. Huey Newton (Marcus Chong) e Bobby Seale (Courtney B. Vance) são amigos, que formam um novo partido dedicado em proteger os negros das violentas arbitrariedades dos policiais brancos. O Partido dos Panteras Negras de Autodefesa dá almoço grátis para as crianças, educa a comunidade afro-americana em se conscientizar dos seus direitos, faz o que pode para tirar das ruas os traficantes de drogas e enfrenta a polícia de Oakland (que é extremamente racista) quando desrespeita os direitos civis dos negros. O partido faz tudo isto sem transgredir alguma lei. Logo brancos conservadores começam se sentir incomodados e planejam se livrar desta "ameaça", mesmo que tenham de desrespeitar a lei.
PÃO E ROSAS de Ken Loach
Nome Original: Bread and Roses
As irmãs Maya (Pilar Padilla) e Rosa (Elpidia Carrillo), mexicanas de sangue quente, trabalham no serviço de limpeza de um prédio comercial no centro da cidade. O destinou colocou Sam (Adrien Brody), apaixonado ativista americano, no seu caminho, o que as leva a uma campanha guerrilheira contra seus patrões. A luta ameaça seu sustento, a família e faz com que corram o risco de serem expulsas do país.
PAPILLON de Franklin J. Schaffner
A luta pela liberdade vivida por Henri Charriere, narrada no bestseller autobiográfico Papillon - O homem que fugiu do inferno, ganhou uma premiada versão cinematográfica, dirigida por Franklin J. Schaffner (o mesmo de Patton - Rebelde ou herói?, de 1970). Papillon, que em francês quer dizer borboleta, mostra a saga do homem que, na luta contra um sistema desumano e cruel, jurou a si mesmo buscar seu caminho a qualquer preço, mesmo que para isso tivesse que fazer o impossível: fugir da terrível Ilha do Diabo, cercada por uma floresta impenetrável na Guiana Francesa. Além da marcante atuação de Steve McQueen como Henri Papillon, este clássico do cinema conta também com a participação do jovem Dustin Hoffman, como Louis Dega, um frágil e intelectualizado prisioneiro que hesita em fugir junto com Charriere.
PEÕES de Eduardo Coutinho
Em seu oitavo longa-metragem, o mais influente documentarista brasileiro da atualidade narra a história pessoal de metalúrgicos do ABC paulista que tomaram parte no movimento grevista de 1979 e 1980, mas permaneceram em relativo anonimato.Eles falam de suas origens, de sua participação no movimento e dos caminhos que suas vidas trilharam desde então. Exibem souvenirs das greves, recordam os sofrimentos e recompensas do trabalho nas fábricas, comentam o efeito da militância política no âmbito familiar, dão sua visão pessoal de Luís Inácio Lula da Silva e dos rumos do país.Peões foi lançado nos cinemas junto com Entreatos, documentário de João Moreira Salles que, através de material exclusivo, revela os bastidores da campanha de Lula à presidência da República. Os dois filmes se enriquecem mutuamente e formam um desenho inédito da história brasileira contemporânea.
PONTO DE MUTAÇÃO de Bernt Capra
Nome Original: Mindwalk
Imagine a Era Reagan. Uma cientista desencantada com o projeto Guerra nas Estrelas, um candidato à presidência dos Estados Unidos derrotado (baseado em Al Gore, atual Vice-Presidente americano) e um dramaturgo em crise - esses personagens se encontram no castelo medieval de Mont Saint Michel, no litoral da França, e se surpreendem discutindo ecologia, política, tecnologia e futuro. Este filme é a expressão de um novo paradigma, de uma nova visão de mundo que percebe a interrelação de tudo e que vai mudar sua forma de pensar...
PORQUE LUTAMOS de Eugene Jarecki
Nome Original: "Why we fight"
A política internacional americana é dominada pela idéia da supremacia militar? As forças armadas tem se tornado demasiadamente importantes na vida americana? Este polêmico e inteligente filme pretende dar uma resposta afirmativa a cada uma destas perguntas."Porque nós lutamos" é o título de uma série de filmes de propaganda feitos em 1942, para incentivar o esforço americano na guerra contra o Nazismo. No filme, o diretor Eugene Jarecki usou os tais filmes-propaganda para expor a obsessão da elite americana com o poderio militar. Também mostra um discurso do presidente Eisenhower antes de deixar seu cargo, no qual ele refere-se "ao complexo militar-industrial" (que o preocupava pelo demasiado esforço e quantidade de negócios na América focalizados na produção de sistemas de armas desnecessários). Desde o tempo de Eisenhower, tudo tornou-se muito pior, como se descreve no filme.Que forças dão forma e impulsionam o militarismo americano? Este filme fornece um olhar no interior da anatomia da máquina de guerra americana.
PRO DIA NASCER FELIZ de João Jardim
Definido pelo próprio diretor como "um diário de observação da vida do adolescente no Brasil em seis escolas", Pro Dia Nascer Feliz flagra o dia-a-dia e adentra a subjetividade de alunas e professores de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. As entrevistas são intercaladas com seqüências de observação do ambiente das escolas - meio, por sinal, bem pouco freqüentado pelo documentário. Sem exercer interferência direta, a câmera flagra salas de aula, esquadrinha corredores, pátios e banheiros, testemunha uma reunião de conselho de classe (onde os professores decidem o destino curricular dos alunos "difíceis") e momentos de relativa intimidade pessoal.
QUANTO VALE OU É POR QUILO? de Sergio Bianchi
Quanto Vale ou É Por Quilo? desenha um painel de duas épocas aparentemente distintas, mas, no fundo, semelhantes na manutenção de uma perversa dinâmica sócio-econômica, embalada pela corrupção impune, pela violência e pelas enormes diferenças sociais. No século XVIII, época da escravidão explícita, os capitães do mato caçavam negros para vendê-los aos senhores de terra com um único objetivo: o lucro. Nos dias atuais, o chamado Terceiro Setor explora a miséria, preenchendo a ausência do Estado em atividades assistenciais, que na verdade também são fontes de muito lucro. Com humor afinado e um elenco poucas vezes reunido pelo cinema nacional, Quanto Vale ou É Por Quilo? mostra que o tempo passa e nada muda. O Brasil é um país em permanente crise de valores.
QUARTA GUERRA MUNDIAL de Rick Rowley e Jacqueline Soohen(mesmos diretores de "Essa é a cara da Democracia")
Nome Original:"Fourh World War"
Este filme faz um inventário das milhares de pessoas e movimentos sociais que se manifestam em toda parte do planeta, mostrando uma nova página da história composta pelos atos da resistência ao neoliberalismo.Das linhas de frente nos conflitos sociais no México, Argentina, África do Sul, Palestina e Coréia; "no norte" de Seattle a Gênova; na "guerra ao Terror" em Nova Iorque, no Afeganistão e no Iraque, o filme traz as imagens e as vozes de uma guerra não noticiada: a resistência radical ao capitalismo global, com cenas de manifestações populares inéditas na grande mídia.É um retrato da atual e impressionante história de homens e mulheres valentes ao redor do mundo que resistem nesta "quarta guerra mundial", contra a opressão, a injustiça e a violência que lhes são impostas por Estados, grupos financeiros e grandes industrias.A filmagem foi feita girando sobre os cinco continentes, durante mais de dois anos. Com trilha sonora de Manu Chao, Asian Dub Foundation, Múm, Moosaka, Cypher AD e DJ C.
QUE PORRA É ESSA? - SELEÇÃO 33 CURTAS
Compilação especial de curtas-metragens e documentários de crítica social, ecologia, direitos humanos, movimentos sociais, movimento estudantil, mídia, comportamento e política. Apresentam qualidade reduzida.
1. A Alma do Negócio – 8min / 2. À Margem da Imagem - 15 min / 3. A mídia que vos fala - 11 min / 4. A vida não vive - 11 min / 5. AIDS na Àfrica - 01 min / 6. Amanhã vai ser maior – 27min / 7. Canoa veloz - 13 min / 8. Césio 137: o brilho da morte - 02 min / 9. Choque - 20 min / 10. Conheça sua carne - 12 min / 11. Desformação - 04 min / 12. Direitos Esquecidos: Moradia na periferia (MTST) - 16 min / 13. Em Construção - 38 min / 14. Espetáculo Democrático – 39 / 15. Ilha das Flores - 13 min / 16. Manguezais e carcinicultura: o verde violado - 13 min / 17. Meow - 07 min / 18. Midiatrix Revelations - 05 min / 19. Nada a declarar - 09 min / 20. Negro carvão - 19 min / 21. Nós Éramos Humanos - 02 min / 22. O Cordel dos Atingidos - 21 min / 23. O Fim do Homem Cordial - 02 min / 24. O Lobisomen e o Coronel - 09 min / 25. O que é Passe-Livre? - 07 min / 26. Pedra nua - 07 min / 27. Por longos dias - 13 min / 28. Que Porra é essa? - 18 min / 29. Relatos - 10 min / 30. Revolução - 02 min / 31. Store Wars - 05 min / 32. Tevelição - 07 min / 33. The Meatrix - 03
QUE VIVA MÉXICO! de Grigory Alexandrov e Sergei Eisenstein
Nome Original: Qué Viva México!
Depois de revolucionar a edição cinematográfica com as montagens de Potenkin e A Greve, o diretor soviético Sergei Eisenstein, foi para Hollywood testar sua capacidade na Indústria Cinematográfica. Ignorado pelos produtores de filmes americanos, Eisenstein, Grigory Alexandrov e o Dir. de Fotografia Eduard Tisse, maravilhados com a etnia, geografia e a diversidade cultural mexicana, começaram a filmar um documentário altamente estilizado do povo e da sociedade volátil do México. Infelizmente, por problemas financeiros o diretor não conseguiu editar o filme.
Em 1979, com longas anotações, desenhos (story board) de próprio punho, e rigorosa orientação do mestre Eisenstein, Alexandrov conseguiu finalizar a melhor e definitiva versão e a mais próxima possível do projeto inicial. Que Viva México!, é uma combinação brilhante: etnográfica, política, dramática e surrealista; que influenciou fortemente diretores como: O. Welles - "It's all true", Jodorowsky - "El Topo", Kolotazov - "Yo soy Cuba" e os trabalhos de Sergio Leone. Com seqüências nos desertos exóticos de Tehuantepec, as majestosas e selvagens touradas, a "Guerra dos Peões" e o inimaginável e hipnótico "Dia dos Mortos", as soldadeiras; esta é mais uma obra-prima que se torna indispensável aos que apreciam o gênial e inigualável Eisenstein.
QUEIMADA de Gillo Pontecorvo
Nome Original: "Burn"
Queimada é um filme altamente político. É uma das mais contundentes denúncias da violência, do colonialismo e da manipulação social, que conta com uma forte eloqüência na exposição das contradições entre traidores e idealistas.Em 1845, numa ilha do Caribe que tem o sugestivo nome de Queimada (aludindo a um sangrento episódio de seu passado), desembarca um agente britânico, William Walker (Marlon Brando), que fomenta na população de escravos a idéia da revolução contra os colonizadores portugueses. Mas, o agente Walker era, na verdade, um homem a serviço do Almirantado Britânico e de industriais açucareiros ingleses, que apenas procurava tirar os colonizadores portugueses do caminho. Logo, os empobrecidos novos governantes descobrem que não têm alternativa senão vender o açúcar, principal produto da ilha, aos ingleses, em condições desvantajosas. Dez anos depois, tenta-se uma nova revolução, onde o inglês Walker volta para sufocá-la -- nem que para isso tenha de queimar novamente toda a ilha e aniquilar a população, como fizeram os portugueses ali, em 1520. Este episódio da queimada refere-se á fatos reais, ocorridos no Caribe, só que cometidos por colonizadores espanhóis.
QUEM SOMOS NÓS? de William Arntz, Betsy Chasse, Mark Vicente,
Nome Original: What the Bleep Do We Know?
Todo ser humano, num determinado momento da vida, vai se fazer as peguntas: De onde viemos? Para onde vamos? Qual nosso papel neste mundo? Partindo dos estudos da física quântica, Quem Somos Nós? mistura ficção e documentário para nos mostrar que a realidade, da forma como a percebemos, é ilusória, que nós é que a criamos e que, sim, nós podemos mudá-la. Depoimentos de físicos, filósofos e místicos afirmam que a matéria não é sólida como pensamos: ela é etérea e mutável, e que nossos pensamentos podem alterá-la. E que nós podemos ter controle sobre nosso corpo, as doenças e as emoções, pois podemos escolher a realidade em que queremos viver e assim alterar nossas vidas. Quem Somos Nós? já faturou 8 milhões de dólares nos cinemas dos EUA e do Canadá, ancorado especialmente no boca a boca. Afinal, como você reage diantes dessas perguntas iniciais?
QUILOMBO de Carlos Diegues
Num engenho de Pernambuco, por volta de 1650, um grupo de escravos se rebela e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde existe uma nação de ex-escravos fugidos que resiste ao cerco colonial, entre eles Ganga Zumba, um príncipe africano. Tempos, seu herdeiro e afilhado, Zumbi, contesta as idéias conciliatórias de Ganga Zumba e enfrenta o maior exército jamais visto na história colonial brasileira.
RED'S de Warren Beatty
DVD Duplo
Um pouco antes da Primeira Guerra Mundial John Reed (Warren Beatty), um jornalista americano, conhece Louise Bryant (Diane Keaton), uma mulher casada, que larga o marido para ficar com Reed e se torna uma importante feminista. Eles se envolvem em disputas políticas e trabalhistas nos Estados Unidos, e vão para a Rússia a tempo de participarem da Revolução de outubro de 1917, quando os comunistas assumiram o poder. Este acontecimento inspira o casal, que volta aos Estados Unidos esperando liderar uma revolução semelhante.
REVOLUCIÓN – A VERDADE SOBRE FILDEL CASTRO de Errol Flynn
Imagens com a opinião de cineasta norte-americano que se encontrava em Cuba no momento do êxito revolucionário.
ROGER E EU de Michael Moore
Nome Original: Roger & Me
Em 1989, Michael Moore - Vencedor do Oscar® 2003 de Melhor Documentário e do prêmio especial do Júri em Cannes por Tiros em Columbine em 2002 -, debutou com louvor nas telas com Roger e Eu, uma pérola do cinema independente. Moore, como um incansável e inabalável rolo compressor, tentou o que todo trabalhador sempre sonhou em fazer: falar com quem manda. A cidade de Flint, no estado de Michigan, EUA, sempre girou em torno do parque industrial da General Motors, lá instalado. Por isso, a decisão de empresa de remover a fábrica de lá, em meados da década de 80, trouxe desemprego e pobreza a região. A jornada de Moore, cidadão de Flint, para encontrar o presidente de GM, Roger Smith e convencê-lo a visitar a cidede criou um filme bem humorado, ácido e devastador, Roger e Eu ironiza e América corporativa de maneira aguda e "cotovelar', Com um ritmo ágil e alcance vasto, o cinema de Moore é uma verdadeira metralhadora. Simplesmente hilário.
ROSA LUXEMBURGO de Margarethe Von Trotta
Reprodução fiel das discussões dentro do Partido Social Democrata Alemão, na entrada do século 20, com destaque para o debate sobre reforma ou revolução e Rosa Luxemburgo. Uma excelente reconstituição da agitação da época e da vida de Rosa Luxemburgo.
REQUIEM PARA UM SONHO de Darren Aronofsky
Uma visão frenética, perturbada e única sobre pessoas que vivem em desespero e ao mesmo tempo cheio de sonhos. Harry Goldfarb (Jared Leto) e Marion Silver (Jennifer Connelly) formam um casal apaixonado, que tem como sonho montar um pequeno negócio e viverem felizes para sempre. Porém, ambos são viciados em heroína, o que faz com que repetidamente Harry penhore a televisão de sua mãe (Ellen Burstyn), para conseguir dinheiro. Já Sara, mãe de Harry, é viciada em assistir programas de TV. Até que um dia recebe um convite para participar do seu show favorito, o "Tappy Tibbons Show", que é transmitido para todo o país. Para poder vestir seu vestido predileto, Sara começa a tomar pílulas de emagrecimento, receitadas por seu médico. Só que, aos poucos, Sara começa a tomar cada vez mais pílulas até se tornar uma viciada neste medicamento.
SALVADOR: O MARTIRIO DE UM POVO de Oliver Stone
Estamos em 1980. Jovens, mulheres e crianças estão sendo brutalmente assassinados em uma sangrenta guerra civil em El Salvador. É um cenário horrível...mas perfeito para Richard Boyle, um desregrado jornalista fotográfico, cuja carreira precisa de um novo impulso. Armado com sua câmera, Boyle une-se às linhas de frente do combate em uma tentativa de capturar imagens atrozes, porém valiosas, da dor e do horror. Mas a cada foto que ele tira, ele percebe um lado trágico humanitário que incendeia sua compaixão há muito encrudecida. E inesperadamente ele descobre algo que irá mudá-lo para sempre: sua alma.
SÃO BERNADO de Leon Hirszman
Baseado no romance homônimo de Graciliano Ramos. No interior de Alagoas, o filho de camponeses Paulo Honório, é um mascate que perambula pelo sertão a negociar com redes, gado, imagens, rosários e miudezas. Cria uma obsessão, arrancar a fazenda São Bernardo das mãos de seu inepto dono, o endividado Luiz Padilha, transformando este em seu empregado.
SER E TER de Nicolas Philibert
Mais de 1,8 milhão de pessoas foram assistir Ser e Ter na França em 2002. Inspirado no fenômeno francês das "escolas-de-uma-turma-só", o filme mostra a vida de uma pequena escola durante um ano letivo e aborda, de maneira serena e calorosa, a educação infantil no interior da França a partir de uma realidade bastante diferente da brasileira. A turma tem 12 crianças, com idades entre 04 e 10 anos, que compartilham a sala e aprendem juntas as mais variadas matérias. Tudo com um professor extremamente dedicado e paciente, que conduz as crianças à adolescência, respondendo às suas argumentações e ouvindo seus problemas.
SELEÇÃO MOVIMENTOS SOCIAIS 1 e 2 (sem sinopse)
SELEÇÃO ECO SOCIAL
Sociedade do Automóvel – 39 min
Mudanças no Clima, Mudanças na Vida – 51 min
Cruzando o Deserto Verde - 55 min
SONHOS de Akira Kurosawa
Grande mestre do cinema japonês, Akira Kurosawa foi mais que um cineasta. Pintura, literatura, música, teatro. Poucos tinham seu talento para combinar as diferentes formas de expressão artística. “Sonhos”, mais do que histórias, é um desfile de imagens maravilhosas. Dividido em oito capítulos - oito sonhos diferentes que dialogam entre si - o filme traz a peculiaridade contemplativa do cinema do Japão, a música característica e os figurinos exóticos aos olhos do ocidente. Lidando com medos e vontades subconscientes, o filme traz desde um passeio por entre pinturas do holandês Vincent Van Gogh até o recorrente pesadelo nacional com a radiação nuclear. A beleza da natureza e o horror de sua destruição, bem como tradições milenares, são os elementos que arremessavam Akira Kurosawa a níveis cada vez mais altos de criatividade. Sonhos certamente encherá seus olhos. E não se surpreenda se também arrebatar sua mente e coração.
SANTO AGOSTINHO de Roberto Rosselini
Filme que retrata a vida e obra de um dos mais influentes clérigos da história da igreja católica.
SÃO PAULO S.A. de Luiz Sérgio Person
Carlos (Walmor Chagas) é um jovem de classe média que se junta a um rico empresário do setor automobilístico de São Paulo. Ele é casado, tem um bom trabalho e boa vida social, mas nunca está realmente satisfeito e pretende dar uma reviravolta em sua vida. O filme trata do momento do rompimento com a vida burguesa, limitada ao trabalho e à acumulação de bens. Seria também um rompimento com a cidade, porém, ao afastar-se dela, Carlos se dá conta que esse ato é impossível e resolve voltar para "recomeçar". Esta obra é considerada uma das únicas representantes paulistas do Cinema Novo e recebeu o Prêmio de Público na I Mostra Internacional do Novo Cinema, em 1965, na Itália.
SICKO de Michael Moore
O novo filme do cineasta Michael Moore. Após o sucesso de "Tiros em Columbine" e "Fahrenheit 11 de Setembro" o divertido documentarista ataca a indústria farmacêutica norte-americana, denunciando a máfia por trás da saúde das pessoas em "Sicko". O filme já gerou polêmica antes de ser lançado, já que Moore e sua equipe de filmagem viajaram á Cuba para retratar o sistema de saúde da ilha, e por isso estão sendo processados pelo governo (os americanos só podem viajar á Cuba com permissões especiais das autoridades).Alguns críticos já declararam que este é o melhor filme de Moore.
SOB A NEVOA DA GUERRA de Errol Morris
Nome Original:"The Fog os War"
Robert S. McNamara, Secretário de Defesa dos governos dos Presidentes Kennedy e Johnson, foi um dos mais controversos e influentes políticos do século XX. Agora, pela primeira vez, ele conversa cara-a-cara com o diretor vencedor do OSCAR Errol Morris (Na Linha da Morte) para oferecer uma franca e íntima jornada por alguns dos eventos mais decisivos da história contemporânea americana.Como líder da mais poderosa força militar do mundo durante um dos períodos recentes mais conturbados desta nação, McNamara apresenta novos e curiosos fatos sobre o bombardeio de Tóquio, a crise cubana de mísseis e ainda os efeitos da Guerra do Vietnã.
SONHO REAL CMI GoiâniaA luta de 3.000 famílias por moradia em Goiânia. A desocupação foi marcada pela violência policial que resultou na morte de mais de 20 sem-teto.
SUPER SIZI ME - A DIETA DO PALHAÇO de Morgan Spurlock
Nome Original: Super Size Me
Vencedor de inúmeros prêmios, Super Size Me é um filme sério e divertido, trágico e cômico. Afinal, a saúde é alvo de grande preocupação do homem moderno. Morgan Spurlock se propôs a comer por 30 dias apenas itens do cardápio do Mc Donalds para provar os efeitos nocivos desse tipo de comida no corpo humano. Sem perder o humor, conseguiu atrair a atenção de uma das redes de fast food mais famosas do mundo, que inclusive vem alterando seu cardápio com itens mais saudáveis depois do sucesso mundial do alerta do Super Size Me. Sucesso no mundo inteiro, vai fazer você rir muito... e pensar também.
SURPLUS de Erik Gandini
Um documentário diferente sobre o consumo exagerado. 1/5 da população mundial consome 4/5 dos recursos do planeta terra e produz 86% de todo desperdício. Nesta bonita e curta jornada do mundo, os diretores de cinema exploram o assunto através de muita música, cinemas e de um jeito alegre. O famoso presidente Bush "no discurso encorajando as compras" e uma garota de Cuba que sonha com um Big Mac: "Excesso" literalmente penetra e visualiza o consumo exagerado.
TERRA DE NINGUÉM de Danis Tanovic
Nome Original: No Man's Land
Esta é a história de dois soldados, Ciki (Branko Djuric) e Nino (Rene Bitojorac), um bósnio e um sérvio que se encontram ilhados entre linhas inimigas, na terra de ninguém, durante o conflito da Bósnia em 1993. Enquanto eles tentam resolver este contratempo bizarro, um bravo Sargento das Nações Unidas vai ajudá-los, apesar de ter recebido ordens para não intervir. Seguido pela imprensa, o assunto acaba se transformando em um acidente internacional. Em um tenso impasse entre os diversos lados envolvidos no conflito e com a mídia aguardando por seu desfecho, Ciki e Nino tentam desesperadamente negociar por suas vidas em meio à insanidade da guerra.
TERRA E LIBERDADE de Ken Loach
Nome Original: Land and Freedom
Filme sobre a Guerra Civil espanhola. Em 1936, jovem inglês desempregado abandona Liverpool para lutar contra os fascistas. Junta-se ao contingente internacional da Milícia Republicana, em Aragon, e mais tarde se desentende com seus companheiros do Partido Comunista. Com essa história, Loach exprime sua precisa visão política e seu engajamento socialista inflexível.
A CARNE É FRACA de Denise Gonçalves
“A Carne é Fraca”, melhor documentário já realizado no Brasil sobre o consumo da carne e suas conseqüências, é essencial para aqueles que buscam informações e uma arma para nós, defensores dos animais." diretores do documentário.
TERRÁQUEOS de Shaun Monson
(Terráqueos) é um documentário sobre a absoluta dependência da humanidade em animais (para companhia, comida, roupa, entretenimento, e pesquisa científica) mas também demonstra nosso completo desrespeito por estes chamados "provedores não-humanos". O filme é narrado pelo indicado ao Oscar Joaquin Phoenix (GLADIADOR) e apresenta música pelo artista de platina renomado pela crítica Moby.Em 2005 ganhou 3 prêmios em 3 festivais diferentes Boston, San Diego e Artivist.
THE CORPORATION (A corporação) de Mark Achbar, Jeniffer Abbott e Joel Bakan
DVD duplo -Documentário Americano, com 40 entrevistas, incluindo presidentes de diversas corporações, espiões corporativos e críticos como Noam Chomsky, Michael Moore, Naomi Klein, Milton Friedman e Vandana Shiva, mostrando como as corporações se tornaram a instituição dominante e o que está sendo feito para reverter esta situação.
TIROS EM COLUMBINE de Michael Moore
Nome Original: Bowling for ColumbineO premiado diretor Michael Moore, revela neste filme o fascínio dos americanos por armas de fogo, que desencadeiam em crimes horríveis como o de 1999 em uma escola pública em Columbine, onde dois jovens entraram armados na biblioteca e mataram 12 colegas e 1 professor se suicidando em seguida. Michael Moore na verdade, trás à tona a grande polêmica sobre o porte de arma indiscriminado, perante uma nação que tira a vida de seu semelhante por motivos medíocres e irrelevantes. Um filme premiadíssimo, para você entrar nesta discussão que, cada vez mais, fica próxima da nossa realidade.
TERRA EM TRANSE de Glauber Rocha
DVD DUPLO -Esta Edição Especial em DVD duplo apresenta, a versão totalmente restaurada de Terra em Transe, e mais de duas horas de extras, incluindo o documentário inédito Depois do Transe, de Paloma Rocha e Joel Pizzini, que traz raro material de arquivo, incluindo o lendário debate no MIS - Rio de Janeiro (1967), entrevistas com elenco e equipe, e sobras de montagem. Terra
em Transe é um espetáculo poético, sobre o transe político pelo qual passam os países da América Latina. Considerado o mais importante e polêmico filme de Glauber Rocha e um dos precursores do Cinema Novo e do movimento tropicalista, Terra em Transe tornou-se um clássico do cinema moderno, tendo conquistado, entre outros, o Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Cannes de 1967.
THE DAY AFTER: O DIA SEGUINTE
A assustadora ficção das semanas posteriores á um ataque nuclear aos Estados Unidos, durante a Guerra Fria. O filme gerou grande impacto e polêmica na década de 80 quando foi lançado, devido ao seu conteúdo chocante e realista do que poderia ser uma terceira guerra mundial (agora termonuclear). A ação se concentra em uma família e sua luta por sobrevivência, na cidade de Lawrence,no estado do Kansas. Após as explosões nucleares muitas pessoas morrem imediatamente, mas alguns sobrevivem, e terão que enfrentar o perigo da contaminação radioativa e a calamidade de um mundo devastado e mortífero, sem eletricidade, remédios, comida e nem aguá potável. Em meio á doenças, fome e radiação os últimos sobreviventes desse suposto holocausto nuclear farão o possível para sobreviver. Essa luta pela sobrevivência mostrará o horror e o sofrimento gerados pelas armas de destruição em massa.
TIMOR LESTE - O MASSAGRE QUE O MUNDO NÃO VIU de Lucélia Santos e Pedro Neschling
Três meses após deixar de ser uma colônia portuguesa em 1975, Timor Leste foi invadido pela vizinha Indonésia e seu povo sofreu durante 25 anos um dos massacres mais cruéis do século XIX. O povo timorense resistiu bravamente às atrocidades cometidas pelo governo indonésio e ignoradas pela opinião pública internacional. Um terço da população foi assassinado durante sua luta pela independência. O filme conta toda essa história, mostra a realidade de Timor Leste e a esperança de seu povo de um futuro melhor.
UM GRITO DE LIBERDADE de Richard Attenboroug
Inesquecível amizade entre dois homens inesquecíveis. A tensão e o terror presentes atualmente na África do Sul são vivamente retratados nesta arrebatadora história dirigida por Richard Attenborough sobre o ativista negro Stephen Biko (Denzel Washington) e um editor jornalístico branco liberal que arrisca a própria vida para levar a mensagem de Biko ao mundo. Depois de travar contato com os verdadeiros horrores do apartheid através dos olhos de Biko, o editor Donald Woods (Kevin Kline) descobre que o amigo foi silenciado pela polícia. Determinado a não deixar que a mensagem de Biko seja abafada, Woods empreende uma perigosa fuga da África do Sul para tentar levar a incrível história de coragem de Biko para o mundo. A fascinante história real oferece um relato emocionante do ser humano em seu lado mais nefasto e mais heróico.
TRAINSPOTTING – SEM LIMITES de Danny Boyle
Uma jornada selvagem ao obscuro submundo das drogas de Edimburgo. Em foco, temos Mark Renton (Ewan McGregor) e sua tentativa de abandonar o vício da heroína e como isso afeta suas relações com sua família e seus amigos, o demente Sick Boy (Johnny Lee Miller), o sombrio Spud (Ewen Bremmer), o maluco Begbie (Robert Carlyle), a namorada Diane (Kelly MacDonald) de apenas 14 anos e o "atleta" Tommy (Kevin McKidd) que nunca tocou em drogas, mas tem uma enorme curiosidade em conhecer. Esse grupo de jovens escoceses mergulha no vício para fugir das banalidades da existência nos dias modernos. E logo começam a sentir as conseqüências de suas atitudes e a descobrir que não existem soluções fáceis para a solidão e a dor que a vida nos proporciona. Sem moralismo e falsas mensagens, o filme acompanha a rotina alucinante dos garotos e traça um retrato da geração desesperançada dos anos 90.
UMA VERDADE INCOVENIENTE de Davis Guggenheim
Nome Original: "An Inconvenient Truth"
O ex-vice-presidente americano e candidato derrotado por Bush, Al Gore, apresenta sua advertência e visão do futuro de nosso planeta de nossa civilização, um alerta que perpassa mitos e conceitos errados, para revelar a mensagem que o superaquecimento global é um perigo real e imediato. Uma Verdade Inconveniente é um filme para ser assistido com um olhar crítico, já que se trata se um filme protagonizado por um político americano que perdeu as eleições. Apesar de algum possível interesse de Al Gore, o filme apresenta um importante e detalhado acervo de imagens e informações sobre o aquecimento global (o que por si só já ajuda á compreender a situação).
VIDAS SECAS de Nélson Pereira dos Santos
Família de retirantes, Fabiano, Sinha Vitória, o menino mais velho, o menino mais novo e a cachorra Baleia, que, pressionados pela seca, atravessam o sertão em busca de meios de sobrevivência.
VIVA ZAPATA de Elia Kazan
Em 1909, no México, um grupo de lavradores vai até o presidente, afirmando que suas terras foram roubadas, e um deles deixa claro que o governo não pretende fazer nada por eles. Este lavrador acaba se tornando um guerrilheiro, que por vários anos teve importância política na vida do país.
VLADO: 30 ANOS DEPOIS de João Batista de Andrade
No dia 25 de outubro de 1975 o jornalista Vladimir Herzog acorda de manhã e se despede da mulher Clarice: ele deve se apresentar ao DOI-CODI, órgão da repressão política do regime militar, para um depoimento. Vlado nem imaginava que nunca mais voltaria para casa. Naquele fatídico dia ele seria morto. Segundo fonte oficial, teria se suicidado na prisão. Neste documentário o diretor João Batista de Andrade ouve depoimentos de amigos, familiares, colegas que viveram com Vlado a história, a amplitude das perseguições dos anos de chumbo, a trajetória do jornalista, desde sua infância até sua posse como Diretor de Jornalismo da TV Cultura de São Paulo e a perseguição a ele iniciada naquele momento.
Com depoimentos de Clarice Herzog, José Mindlin, Ruy Ohtake, Dom Paulo Evaristo Arns, Henry Sobel, Fernando Morais, Paulo Markun, João Bosco, Aldir Blanc, Alberto Dines, Diléia Frate, Mino Carta, Rose Nogueira.
VOCAÇÃO DO PODER de Eduardo Escorel e José Joffily
Qual o atrativo de uma carreira política? Essa é uma das perguntas feitas por Vocação do Poder. Para tentar responder, a equipe acompanhou seis candidatos a vereador na eleição do Rio de Janeiro em 2004. O documentário traça um panorama das campanhas de cada personagem e do processo eleitoral - desde as convenções partidárias, passando pelo trabalho nas ruas, a apuração dos votos, até a reação dos eleitos e dos derrotados depois de conhecido o resultado.
VOZES INOCENTES de Luis Mandoki
Nome Original: "Voces Inocentes"
DVD duplo -Situado em El Salvador na década de 80, em plena guerra civil de assolou o país, o jovem Chava (Carlos Padilla) deve escolher se se junta ao exército ou faz parte da guerrilha.Baseado na história verdadeira da difícil infância do roteirista Oscar Torres, o filme é a comovente história de Chava, um menino de onze anos que de repente se torna o "homem da casa" depois que seu pai abandona sua família no meio de uma guerra civil.A vida de Chava torna-se um jogo pela sobrevivência, não só das balas da crescente guerra, mas também dos temores surgidos da violência diária.
VALE APENA SONHAR de Stela Grisotti e Rudi Bohm
DVD Duplo -Vale a pena sonhar retrata os sonhos e utopias de uma geração de homens e mulheres que dedicaram suas vidas à luta pela justiça, liberdade e democracia, tendo como fio condutor a história de Apolônio de Carvalho. Sua luta, sem fronteiras, junto aos republicanos na Guerra Civil Espanhola, na Resistência Francesa contra o nazismo e no combate à ditadura militar no Brasil nos anos 60, assim como fatos da vida cotidiana e familiar de militante de esquerda que assina a ficha número 1 de filiação do PT. Edição Especial em DVD duplo, com mais de 5 horas de extras, e com menus e legendas em quatro idiomas: inglês, espanhol, francês e português.
VENTOS DE LIBERDADE de Ken Loach
Na Irlanda, em 1920, trabalhadores das cidades e do campo se unem à guerrilha para combater a tropa que quer impedir a independência irlandesa. O filme acompanha, especificamente, o drama de dois irmãos que entram em combate: Damien (Cillian Murphy ), que abandona uma promissora carreira como médico, e Teddy (Padraic Delaney), um violento guerrilheiro.
VINICIUS DE MORAES de Miguel Faria Jr.
DVD Duplo -A vida, a obra, a família, os amigos, os amores de Vinicius de Moraes, autor de mais de 400 poesias e cerca de 400 letras de músicas. A essência criativa do artista e filósofo do cotidiano e as transformações do Rio de Janeiro, através das raras imagens de arquivo, entrevistas e interpretações de muitos de seus clássicos. Com participação de: Olívia Byington, Zeca Pagodinho, Adriana Calcanhoto, Mariana Moraes entre outros interpretam os grandes clássicos. Depoimentos de: Maria Bethânia, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Toquinho entre muitos outros.
WAKING LIFE de Richard Linklater
A questão existencial que pontua todo o filme é a dúvida do protagonista: como diferenciar a vida real àquela que existe somente em nossos sonhos? Como identificar essa tênue linha que separa o real do imaginário? Pode ser mais simples do que se imagina, ou não.
O personagem principal vive dentro de um sonho e, quando acorda, está dentro de outro sonho. Nesse mundo irreal/real é discutido o império da mídia, religião, alienação, Sartre, sonhos, corporações globais e por ai vai.
WISKY de Juan Pablo Rebella
Nome Original: "Whisky"
A vida de Jacobo se resume em administrar sua fábrica de meias. Ele passa a maior parte do tempo, dando ordens à sua fiel assistente Marta, com quem mantém uma relação estritamente profissional, marcada pelo silêncio e pela rotina. A monotonia é quebrada com a inesperada visita do irmão de Jacobo, Herman, que há anos mora no Brasil e também administra uma pequena fábrica de meias. A visita desperta em Jacobo a velha competição existente entre os irmãos, fazendo com que ele peça a Marta que finja ser sua esposa, apenas no período em que seu irmão estiver na cidade. Marta aceita. Assim, os três personagens, diferentes uns dos outros, vão se revelando enquanto tentam esconder suas mágoas e ressentimentos.
Z de Costa-Gavras
Tendo como trama básica o assassinato de um político liberal (Yves Montand) cometido como se fosse um acidente, é retratado o caso Lambrakis, fato acontecido na Grécia no início da década de 60 no qual a investigação sobre a morte do político foi escandalosamente encoberta por uma rede de corrupção e ilegalidade na polícia e no exército.
PANCHO VILA de Gene Martin
Pancho Villa conta a história do herói-bandido mexicano que, no início do século passado, lutou pela liberdade de seu povo. Telly Savalas encarna o famoso revolucionário que lidera um exército contra um forte americano, dirigido por um malvado comandante militar.
ROMERO de John Duigan
Romero conta a história verídica do Arcebispo Don Oscar Romero, que lutou contra a violência dos horrores da ditadura militar em El Salvador durante os anos ‘80. Seus discursos contra o governo aumentavam cada vez mais, enquanto guerrilheiros e o povo de El Salvador eram brutalmente assassinados. Não obstante, as igrejas começam a ser invadidas por militares e os padres assassinados.
AMAZÔNIA EM CHAMAS de John Frankenheimer
Baseado na história real da vida de Chico Mendes, o filme mostra a sua luta em nome dos seringueiros e do povo contra o desmatamento, a desapropriação das casas e a intervenção do capital privado e estrangeiro nas obras do Amazônas que implicam as duas questões anteriores (desmatamento e desapropriação). Para barrar o movimento popular, os líderes sindicais começam a ser assassinados. Chico Mendes é reconhecido no mundo inteiro por sua luta, mas as questões levantadas por ele ainda continuam a acontecer no Brasil, como prova o recente caso de Dorothy Stang.
HORATU NO HAKA – Túmulo dos Vaga-lumes de Isao Takahata
Hotaru no Haka é a história de dois irmãos que convivem com a dura realidade da 2ª Guerra Mundial. Em meio ao cáos dos bombardeios aéreos, a falta de alimentos e o descaso de vizinhos e parentes, Seita tenta proteger ao máximo sua irmãzinha Setsuko da dor e do sofrimento físico e mental. A animação ganhou uma versão em filme em 2005.
Encontro com MILTON SANTOS ou o mundo global visto pelo lado de cá de Sílvio Tendler
O geógrafo Milton Santos, respeitado internacionalmente por seu trabalho, apresenta este documentário em que ele expõe o processo da globalização como unidade modificadora da sociedade. Consagrado internacionalmente como um dos maiores especialistas em sua área, Milton faz uma análise dos fatores sociais que causaram o estado atual da sociedade brasileira e os possíveis mecanismos para sua recuperação. Sério e indicado para os pensadores.
O QUE FAZER EM CASO DE INCÊNDIO? de Gregor Schnitzler
Na década de 80 um grupo de amigos seguiam ideais anárquicos, invadindo prédios e desafiando as autoridades. 15 anos depois eles estão completamente diferentes e tem uma vida encaminhada, mas precisarão se reunir para evitar que descubram que são os autores da detonação de uma bomba caseira colocada por eles em uma mansão abandonada anos atrás.
OS TÍTULOS
PERSONA de Ingmar Bergman
Inédito em vídeo e DVD no Brasil, Persona é simplesmente um dos maiores filmes da história do cinema, e uma das obras centrais do mestre Ingmar Bergman, apresentada aqui em versão integral restaurada e remasterizada.Uma atriz teatral de sucesso sofre uma crise emocional e emudece. Para se recuperar, parte para uma casa de campo, sob os cuidados de uma enfermeira, que a admira e tenta compreender a razão de seu silêncio. Isoladas, as duas mulheres desenvolvem uma relação de forte intensidade emocional.A impressionante seqüência inicial, as atuações viscerais de Bibi Andersson e Liv Ullman, a brilhante direção de Bergman fazem de Persona uma experiência cinematográfica fascinante e inesquecível.
A FONTE DA DONZELA de Ingmar Bergman
Apresentado em deslumbrante versão restaurada e remasterizada, A Fonte da Donzela é um dos filmes mais impressionantes do mestre Ingmar Bergman, no qual ele volta a explorar o imaginário medieval de O Sétimo Selo. Suécia, século XIV. Num país dividido entre o cristianismo e o paganismo, um casal de cristãos fervorosos pede para a filha ir levar velas para a igreja do vilarejo. No caminho, a jovem é estuprada e assassinada por dois pastores, que sem saber acabam indo à casa dos pais da moça para pedir comida e abrigo.
NOITES DE CIRCO de Ingmar Bergman
Incompreendido na época de seu lançamento, Noites de Circo se tornou, com o passar dos anos, uma das grandes obras-primas do mestre Ingmar Bergman. Inédito em vídeo no Brasil, o filme é apresentado em versão restaurada e remasterizada.No interior da Suécia, uma decadente companhia circense se prepara para um novo espetáculo. O diretor do circo, Albert, vive uma relação infernal com sua jovem amante, Anna. A situação piora quando ela se deixa seduzir por um ator local.Primeiro trabalho de Bergman com o diretor de fotografia Sven Nykvist, Noites de Circo é um drama intenso sobre o mundo do espetáculo, com diálogos e atuações primorosas.
FELLINI 8 ½ de Federico Fellini
Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Fellini 8 ½ é apresentado, pela primeira vez no Brasil, em magnífica versão restaurada e remasterizada no formato widescreen anamórfico. A maior das obras-primas de Fellini conta a história de Guido (Marcello Mastroianni), um cineasta em crise de inspiração, que não consegue encontrar a idéia para seu próximo filme. Durante uma temporada de férias, é assombrado por sonhos e recordações de passagens marcantes de sua vida. A fotografia deslumbrante, a célebre música de Nino Rota, o tom autobiográfico do roteiro... Tudo no filme funciona à perfeição. Nunca se fez uma obra tão genial sobre o processo de crição no cinema.
MUDA BRASIL de Oswaldo Caldeira
Na tradição do documentário político, este filme brasileiro registra os principais momentos de nosso país desde que se começou a discutir as eleições diretas no governo militar. Durante seis meses, até o resultado do Colégio Eleitoral, no qual Tancredo Neves consagrou-se Presidente da República pelo voto indireto, foi mostrado o fim do período autoritário e as primeiras etapas da transição para a democracia.Foram produzidas 23 horas de material filmado, em que se destacam entrevistas e pronunciamentos de personalidades como Paulo Maluf, Ulysses Guimarães, Antônio Carlos Magalhães, Fernando Henrique Cardoso, José Aparecido de Oliveira, Fernando Lyra, Airton Soares, entre outros.
A CULPA É DO FIDEL! de Julie Gavras
Anna (Nina Kervel-Bey) tem nove anos e vive uma vida tranqüila e confortável com seus pais, Marie (Julie Depardieu) e Fernando (Stefano Accorsi), sua babá e seu irmão caçula, François (Benjamin Feuillet). Mas sua vida bem organizada irá se complicar com a prisão de um tio espanhol, que era comunista convicto, e uma visita ao Chile do recém-eleito Salvador Allende.
PERSEPOLIS de Vicent Parannaud, Marjane Satrapi
Marjane, de oito anos, sonha em ser uma profetisa do futuro, para assim salvar o mundo. Querida pelos pais cultos e modernos e adorada pela avó, ela acompanha avidamente os acontecimentos que conduziram à queda do xá e de seu regime brutal. A entrada da nova República Islâmica inaugura a era dos “Guardiões da Revolução”, que controlam como as pessoas devem agir e se vestir. Marjane, que agora deve usar véu, sonha em se transformar numa revolucionária. Para tentar protegê-las seus pais a enviam para a Áustria.
RODA VIVA RAUL ALFONSIN
Raul Alfonsin, ex-presidente argentino, é um personagem importante na história recente da democracia na América Latina. Foi o primeiro mandatário argentino eleito pelo voto direto depois de sete anos de ditadura militar. Na presidência ele levou a julgamento militares de alta patente, acusados de crimes contra os direitos humanos. Apesar dos seus êxitos na política externa (entre os quais a resolução, com ajuda do papa João Paulo II, do conflito de fronteira com o Chile sobre o Canal de Beagle em 1984, e o acordo com a Grã-Bretanha em 1985), a sua política interna fracassou. Devido a escalada dos conflitos sociais em conseqüência da crise econômica, em 1989 perdeu a presidência para o candidato peronista Carlos S. Menem.
CLARISE LISPECTOR documentários TV Cultura
Uma homenagem à Clarice Lispector, uma das escritoras mais intensas e criativas da literatura brasileira. Este é o intuito do especial apresentado por Gastão Moreira e comentado por Nádia Gotlieb, autora da biografia Clarice - Uma Vida Que se Conta. Lado a lado, eles assistem à entrevista que Clarice Lispector concedeu ao jornalista Julio Lerner, em 1977, pouco antes de falecer. Na conversa, ela fala sobre suas origens, obra e processo de criação literária. O DVD traz, ainda, depoimentos de Olga Borelli, amiga que acompanhou a escritora até seus últimos dias de vida, e de Suzana Amaral, cineasta que adaptou para as telas do cinema A Hora da Estrela, última obra de Clarice Lispector. Além disso, há trechos da cantora Maria Bethânia declamando poemas da autora.
II GUERRA MUNDIAL TERROR NO ORIENTE
uma investigação na brutalidade militar Japonesa e sua mente de guerra. Como o Japão foi cometer tais cruéis atrocidades na II Guerra Mundial? Este DVD faz uma análise nas atrocidades e depredações cometidas pelas forças militares do Império Japonês, de 1931 a 1945. Meticulosamente investigado, usando consultores Japoneses e Britânicos, Horror in the East examina os fatores políticos e econômicos, como também as mentes dos envolvidos. Cenas raramente vistas e entrevistas com antigos soldados japoneses, kamikazes e vítimas desta crueldade notória, revelam a verdade complexa por trás do horror. Filme 1 - Império do Mal: A expansão territorial do Império japonês antes da guerra, os crimes cometidos em nome do imperador Hirohito e a aliança militar com a Alemanha de Hitler. Filme 2 - Vencer ou Morrer: Os ataques de kamikazes aos porta-aviões aliados, os suicídios coletivos de civis nas ilhas do Pacífico e a morte de 1 milhão de soldados japoneses ao final do conflito. Não perca!
HOMO SAPIENS 1900 de Peter Cohen
Homo Sapiens 1900 é um documento precioso sobre a manipulação biológica como arma para eliminar todos os que não se adaptam ao padrão racial imposto por um modelo fascista de ideal humano.
BRAZIL de Terry Gillian
Brazil é uma visão estilo pesadelo surrealista de um futuro perfeito onde a tecnologia reina suprema. Todos são monitorados por uma agência governamental secreta que proíbe que o amor interfira com a eficiência.Jonathan Pryce e Robert De Niro estrelam ao lado de Michael Palin e Bob Hoskins esta pertubadora comédia de humor dirigida pelo ex-integrante do Monty Python, Terry Gilliam.Quando um sonhador burocrata envolve-se inadvertidamente com um super-herói da clandestinidade e uma linda e misteriosa mulher, tornado-se a trágica vítima de suas próprias ilusões românticas. Essa fantasia inusitada intercala humor ácido com comentários incisivos para nos proporcionar uma visão inesquecível de uma amanhã deliciosamente imoral.
PRA FRENTE BRASIL de Roberto Farias
Em 1970 o Brasil inteiro torce e vibra com a seleção de futebol no México, enquanto prisioneiros políticos são torturados nos porões da ditadura militar e inocentes são vítimas desta violência. Todos estes acontecimentos são vistos pela ótica de uma família quando um dos seus integrantes, um pacato trabalhador da classe média, é confundido com um ativista político e "desaparece".
SANEAMENTO BÁSICO de Jorge Furtado
A comunidade da Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na serra gaúcha, reúne-se para pleitear a construção de uma fossa para o tratamento de esgoto há muito tempo prometido. Sem recursos para oferecer, a subprefeitura lança aos colonos o desafio de produzir um vídeo de ficção (ou será de monstros?) para aproveitar uma verba do governo federal destinada a projetos culturais que seria devolvida por falta de uso. O que eles não esperavam é que a produção do vídeo ganhasse formas cada vez mais complexas e interessantes. Em Saneamento Básico, Jorge Furtado (O Homem que Copiava, Lisbela e o Prisioneiro, Os Normais) imita a vida e coloca um filme dentro de outro filme, ou melhor, uma comédia dentro de outra comédia.
EM BUSCA DO CALICE SAGRADO de Terry Gillian, Terry Jones
Aqui está a versão Monty Python sobre o conto do bom Rei Arthur (Graham Chapman) e seus cavaleiros em busca do Cálice Sagrado. Veja-os enfrentarem acontecimentos bizarros e beberrões imbecis, travarem uma sangrenta batalha contra o bárbaro Coelho Assassino ("Fuja! Fuja!") e (Oh, que horror!) confrontarem os temidos Cavaleiros Que Dizem "Ni!".Oh, estas podem ser épocas de tentativas. Será que esses bons cavaleiros podem passar no teste de valor e cortar a árvore com arenque? Ou eles irão explodir em mil pedaços com a Granada de Mão Sagrada? Coragem, Lancelot! Adiante, Galahad!Uma comédia histórica e histérica de Terry Gilliam e Terry Jones.
JANELA INDISCRETA de Alfred Hiitchcock
Nenhum outro filme de Hitchcock demonstrou tão claramente o seu gênio para o suspense como Janela Indiscreta. Quando o fotógrafo profissional J.B. "Jeff" Jeffries (James Stewart) se vê obrigado a permanecer numa cadeira de rodas com uma perna quebrada, nasce nele uma obsessão pela observação dos dramas privados dos seus vizinhos do outro lado do pátio. Quando suspeita que um vendedor possa ter assassinado a sua maçante esposa, Jeffries pede ajuda a sua deslumbrante namorada e socialite (Grace Kelly), para investigar a cadeia de acontecimentos altamente suspeitos... acontecimentos estes que, em última instância, levam a um dos finais mais inesquecíveis e arrebatadores da história do cinema.
PEQUENA MISS SUNSHINE deJonathan Dayton, Valerie Faris
Parta numa viagem hilária com os Hoover, uma das famílias mais adoravelmente desajustadas da história da comédia.Richard (Greg Kinnear), o pai, tenta desesperadamente vender seu programa motivacional para atingir o sucesso. sem sucesso. Enquanto isso, Sheryl (Toni Collette), a mãe a favor da honestidade plena, tenta entrosar sua excêntrica família, incluindo seu deprimido irmão (Steve Carell), que acaba de sair do hospital após ser abandonado por seu namorado. Temos ainda a ala jovem da família Hoover: Olive (Abigail Breslin), com 7 anos de idade e aspirante a rainha de um concurso de beleza, e Dwayne (Paul Dano), um adolescente que lê Nietzsche e fez um voto de silêncio. Para completar a família, temos o desbocado avô (Alan Arkin), cujo comportamento maluco fez com que recentemente fosse expulso do asilo de idosos.Quando Olive é convidada a participar do concurso de beleza Little Miss Sunshine na distante Califórnia, toda a família parte em uma velha Kombi para torcer por ela... e o resultado desse apoio é simplesmente hilário.
O QUE É ISSO COMPANHEIRO?de Bruno Barreto
Em 1964, um golpe militar derruba o governo democrático brasileiro e, após alguns anos de manifestações políticas, é promulgado em dezembro de 1968 o Ato Constitucional nº 5, que nada mais era que o golpe dentro do golpe, pois acabava com a liberdade de imprensa e os direitos civis. Neste período vários estudantes abraçam a luta armada, entrando na clandestinidade, e em 1969 militantes do MR-8 elaboram um plano para seqüestrar o embaixador dos Estados Unidos (Alan Arkin) para trocá-lo por prisioneiros políticos, que eram torturados nos porões da ditadura.
PI (sem sinopse)
THE DAY THE COUNTRY (sem sinopse)
AMARCORD de Federico Fellini
Amarcod é uma história fascinante e dramática, as vezes humorística, sobre a vida de um homem que em pleno ano 2000, descobre que todo o mundo a sua volta parece estranho. Despreparado e surpreso, ele sai numa busca febril por algumas coisas que o faça retornar a realidade, antes que seja tragado pela loucura. E assim, envolve-se em inúmeras situações do cotidiano, levando-nos a pensar na própria vida que levamos. Esta é a intenção de Fellini (8 1/2, A Doce Vida e Cidade das Mulheres), que trabalha todas as recordações da adolecência, como a escola, as descobertas do sexo e do mundo. Amarcord é uma obra-prima impressionante e inesquecível.
O FABULOSO DESTINO DE AMELIE POULAIN de Jean-Pierre Jeunet
Amélie (Audrey Tautou) vive em Paris, em seu mundinho particular. Trabalha como garçonete em um pequeno café e mora em um apartamento alugado onde vive suas fantasias. Porém, sua vida sofre uma transformação radical no dia em que descobre, em seu apartamento, uma antiga caixa cheia de objetos infantis. Empolgada, assume a missão de encontrar seu dono e essa jornada irá conduzi-la a um mundo totalmente novo, excitante, cheio de aventuras e esperança. Uma linda história... com algo a mais.
COMANDANTE de Oliver Stone
legenda espanhol
O filme resume mais de 30 horas de uma entrevista feita cara a cara com o presidente de Cuba. Esse longo diálogo, travado entre Fidel e Stone há mais de três anos, acabou resultando em um retrato íntimo e humano da vida do revolucionário.
O BAILE de Ettore Scola
Estamos no ano de 1983, em um grande salão de baile construído nos anos 30. As primeiras a chegarem ao local são as mulheres. Altas, baixas, jovens... seguidas pelos imponentes, tímidos ou amedrontados homens. Personagens que dançam ao londo do salão enquanto se recordam do passado.Transportados para 1936, viajamos no tempo e percorremos cada período da história. Ao lado dos bailarinos conhecemos a história da França dos anos 30 aos anos 80: à classe trabalhadora; o período de ocupação nazista, durante a 2ª Guerra Mundial; a libertação da França pelas forças dos aliados; a musicalidade de Glenn Miller; a chegada do rock'n'roll, a invasão dos estudantes radicais no abandonado salão de baile.
O QUE VOCÊ FARIA? (O METODO) de Marcelo Piñeyro
Sete executivos disputam uma única vaga numa empresa.Eles chegam para o teste de seleção na mesma manhã que Madri está sendo convulsionada por marchas de protesto contra a globalização e a política monetária do FMI, que ali realiza sua reunião. Logo são informados de que serão submetidos a uma seleção diferente da habitual - o chamado Método Grönholm. O grupo é deixado a sós numa sala fechada e, a partir de uma série de testes propostos pela empresa via computador, começam a interagir. De cara, têm que descobrir quem é o agente da empresa infiltrado entre eles - já que o único funcionário que viram até então foi a secretária Montse, que os recebeu e os acompanha para fora da disputa com o mesmo imutável sorriso.São sete personalidades bem diferentes, mas da jovem segura de si ao senhor machista, no começo todos acreditam ter o controle total sobre seu comportamento e suas emoções. Porém, os jogos os colocam diante de várias situações-limite e, sabendo que estão sendo constantemente observados e avaliados, chegam a um nível de tensão insuportável.
O MAMUTE SIBERIANO – SOY CUBA de Vicente Ferraz
Um filme de estréia belo e honesto, e de saída entre os mais marcantes de um gênero atualmente em ebulição. Conta a trágica trajetória do filme russo Soy Cuba (1964), que ficou esquecido por mais de 30 anos, até sua descoberta nos anos 90 pelos cineastas americanos Martin Scorsese e Francis F. Coppola quando se tornou um clássico.O documentário busca e encontra a memória mais íntima não só dos que participaram da mega-produção do Soy Cuba, mas de quem viveu tempos de intensa esperança e solidariedade, quando gerações acreditavam que podiam alcançar o céu com as mãos.Desconstruindo Sou Cuba, Vicente Ferraz faz um paralelo com o projeto socialista da Revolução Cubana. O filme reacende a memória dos desencontros, das impossibilidades do possível, dos desatinos do destino.
O EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUSde Pier Paolo Pasolin
A obra-prima de Pier Paolo Pasolini (Os Contos de Canterbury) ganha vida em DVD pela primeira vez restaurada e digitalmente colorizada, contando de maneira extraordinária a vida de Jesus Cristo segundo São Mateus. A história começa com o nascimento do Filho de Deus e ilustra como seus ensinamentos atraíram não apenas discípulos, mas multidões de fiéis. Veja os Fariseus, os mais antigos chefes da igreja judia, aprendendo com Jesus e conspirando para prendê-lo, feri-lo, humilhá-lo e, finalmente, crucificá-lo. Este clássico é uma magnífica interpretação da maior história já contada em todos os tempos.
PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO, INVERNO... E PRIMAVERA de Kim Ki-Duk
Ninguém é indiferente ao poder das quatro estações e de seu ciclo anual de nascimento, crescimento e declínio. Nem mesmo os dois monges que compartilham a solidão em um lago rodeado de suas vidas são introduzidas como uma intensidade que conduz ambos a uma grande espiritualidade - e tragédia. Eles também estão impossibilitados de escapar da roda da vida, dos desejos, sofrimentos e paixões que cercam cada um de nós. Sobre os olhos atentos do velho monge vemos a experiência da perda da inocência do jovem monge, o despertar para o amor quando uma mulher entra em sua vida... o poder letal do ciúme e da obsessão... o preço do perdão... o esclarecimento das experiências. Assim como as estações vão continuar mudando até o final dos tempos, na indecisão entre o agora e o eterno a solidão será sempre uma casa para o espírito...
PROMESSAS DE UM NOVO MUNDO de Justine Arlin, Carlos Bolado e B.Z. Goldberg
Retrata a história de sete crianças israelenses e palestinas em Jerusalém que, apesar de morarem no mesmo lugar vivem em mundos completamente distintos, separados por diferenças religiosas. Com idades entre 8 e 13 anos, raramente elas falam por si mesmas e estão isoladas pelo medo. Neste filme, suas histórias oferecem uma nova e emocionante perspectiva sobre o conflito no Oriente Médio.
RÉQUIEM A LENIN de Dziga Vertov
este filme é considerado o "magnum-opus" de Dziga Vertov. O ponto mais alto de sua carreira, dominando absolutamente a imagem e o som. Cineasta favorito de Lênin, Vertov foi o símbolo da revolução, o traço de união entre o partido e a classe operária. A grande maioria das imagens que vemos hoje em dia de Lênin saiu das lentes visionárias de Vertov. Réquim a Lênin (Tri Penis o Lenin) descreve o líder soviético visto pela tradição popular, que nas palavras de Vertov, seria uma tentativa de cristalizar os pensamentos do povo sobre Lênin. Fez grande sucesso na União Soviética e em vários países da Europa. Nas palavras do cineasta este filme é "uma grande orquestra sinfônica do pensamento".
TUDO SOBRE MINHA MÃE de Pedro Almodóvar
Esteban completa 17 anos. Para comemorar, Manuela (Cecilia Roth), sua mãe, o leva ao teatro para ver a peça "Um Bonde Chamado Desejo". Enquanto esperam um autógrafo da atriz que interpreta Blache Dubois, Huma Rojo (Marisa Paredes), Manuela confessa emocionada a Esteban que interpretou esse mesmo papel há 20 anos, junto com o pai dele, de quem Estaben não sabe nada. Como presente de aniversário, Manuela promete contar a ele tudo sobre seu pai. Mas um acontecimento inesperado a impede de falar com Esteban. Desde esse dia Manuela guarda um caderno de seu filho, com anotações para um história intitulada Tudo Sobre Minha Mãe, e promete a si mesmo sair em busca de "Lola", que antes se chamava também Estaban e agora, como travesti, se apresenta como mulher - e é o pai de seu filho. Tudo Sobre Minha Mãe mostra situações e personagens únicos que sem dúvida possuem um realismo que provoca risos e lágrimas. É com certeza um filme onde descobrimos algo sobre nós mesmos.
UNDERGROUND de Emir Kusturica
Situações surreais, humor, política, aventura, tragédia, poesia, pátria. Um dos grandes filmes da história do cinema mundial, Palma de Ouro no Festival de Cannes, Underground se passa durante a Segunda Guerra, quando dois amigos fazem fortuna utilizando um grupo de refugiados num porão para produzir armas que vendem no mercado negro. Ao final do conflito, continuam iludindo o grupo por quinze anos, para poder explorá-los. Uma visão crítica da realidade humana, social e política, Underground é uma alegoria perfeita para os dias que correm.
ÚLTIMO TANGO EM PARIS de Bernardo Bertolucci
Ele (Brando) é um americano de 45 anos morando em Paris, atormentado pelo suicídio de sua esposa. Ela (Maria Schneider, Jane Eyre) é uma beldade parisiense de 20 anos, noiva de um jovem cineasta. Sem sequer saber os nomes um do outro, estas duas almas torturadas se unem para satisfazer seus desejos sexuais em um apartamento tão vazio como suas trágicas e sombrias vidas. Arrebatados em uma dança carnal frenética que eles parecem incapazes de interromper, esses dois amantes improváveis levam sua paixão a alturas e profundezas eróticas acima de qualquer coisa que eles jamais haviam imaginado...
ZABRISKIE POINTde Michelangelo Antonioni
legenda espanhol
O filme conta a história de um jovem casal — uma jovem secretária idealista e um militante radical — para passar uma mensagem "anti-establishment". O filme é assim chamado em lembrança do monumento natural Zabriskie, no Vale da Morte, na Califórnia, EUA.
NOSSA MÚSICA de Jean-Luc Godard
Um filme em três partes: inferno, purgatório e paraíso. No inferno, imagens da guerra. Aviões, tanques e navios, explosões, execuções, população em fuga, campos e cidades devastados. Tudo em preto e branco e sem cor. Imagens silenciosas, quatro frases, quatro peças musicais. No purgatório, a cidade de Sarajevo contemporânea, martirizada como tantas outras. Personagens reais e imaginários. Uma visita à ponte de Mostar, que reconstruída simboliza a passagem da culpa ao perdão. No paraíso, uma jovem mulher, que vimos no purgatório - encontra paz à beira d`água em uma pequena praia protegida pela Marinha Americana.
O NOME DA ROSA de Jean-Jacques Annaud
O ano é 1327. Representantes da Ordem Franciscana e a Delegação Papal se reúnem num monastério Beneditino para uma conferência. Mas a missão deles é subitamente ofuscada por uma série de assassinatos. Utilizando sua brilhante capacidade de dedução, o monge franciscano William de Baskerville, auxiliado pelo noviço Adso de Melk, se empenha para desvendar o mistério. Mas antes que William possa completar sua investigação, o monastério é visitado pelo seu antigo desafeto, O Inquisitor Bernardo Gui. O poderoso Inquisitor está determinado a erradicar a eresia através da tortura e se William, o caçador, persistir na sua busca, também se tornará caça. Mas a medida que Bernerdo Gui se prepara para ascender a fogueira da Inquisição, William e Adso voltam à biblioteca labirintesca e descobrem uma extraordinária verdade...
O BANHEIRO DO PAPA de César Charlone e Enrique Fernández
1998, cidade de Melo, na fronteira entre o Brasil e o Uruguai. O local está agitado, devido à visita em breve do Papa. Milhares de pessoas virão à cidade, o que anima a população local, que vê o evento como uma oportunidade para vender comida, bebida, bandeirinhas de papel, souvenires, medalhas comemorativas e os mais diversos badulaques. Beto (César Trancoso), um contrabandista, decide criar o Banheiro do Papa, onde as pessoas poderão se aliviar durante o evento. Mas para torná-lo realidade ele terá que realizar longas e arriscadas viagens até a fronteira, além de enfrentar sua esposa Carmen (Virginia Mendez) e o descontentamente de Silvia (Virginia Ruiz), sua filha, que sonha em ser radialista.
EU, CRISTIANE F. 13 ANOS, DROGADA E PROSTITUIDA de Ulrich Edel
a cidade de Berlin nos anos 70, Christiane (Natja Brunckhorst), uma linda adolescente, mora com sua mãe e sua irmã menor em um típico apartamento da cidade. Ela é fascinada para conhecer a "Sound", uma nova e moderna discoteca. Apesar de menor de idade ela pede a sua amiga para leva-la lá ela conhece Detlev (Thomas Haustein), assim ela se aproxima do terrível mundo das drogas. Primeiro é o álcool, depois a maconha, assim passo a passo ela começa a mergulhar cada vez mais profundamente no submundo do vício e da prostituição colocando-se à beira da morte. Um filme de cenas fortes e muito reais que nos transmite os horrores do mundo do vício entre os jovens.
OBRIGADO POR FUMAR de Jason Reitman
Aaron Eckhart estrela no papel de Nick Naylor, um carismático e sexy porta-voz especialista em manipulação a favor da indústria tabagista, que luta para proteger o direito de fumar da nação - mesmo que isso possa matá-lo, e ao mesmo tempo preocupa-se em ser um exemplo para seu filho de 12 anos. Contudo, quando ele provoca a ira de um senador (William H. Macy) que faz campanha para "apagar" os cigarros de vez, os poderes de Nick de "filtrar a verdade" serão colocados à prova. Como Nick sempre diz: "Se quiser um trabalho fácil, vá trabalhar para a Cruz Vermelha." Com um elenco "abrasador" que inclui Rob Lowe, Maria Bello, Katie Holmes, Adam Brody e Robert Duvall, esta comédia inteligente e "diabolicamente divertida" (Good Morning America) causa dependência.
JE VOUS SALUE, MARIE de Jean-Luc Godard
Através de duas histórias paralelas e distintas, o renomado diretor Jean-Luc Godard nos oferece sua versão para a concepção da Virgem. Um filme forte, polêmico e interrogativo. Nela, Marie (Myriem Roussel) é uma jovem estudante que joga basquete e trabalha no posto de gasolina de seu pai; José (Thierry Rode) é um jovem determinado que dirige um táxi pela cidade. Ao saber da gravidez de Maria, José a acusa de traição. Agora, o anjo Gabriel (Philippe Lacoeste) tenta convencer José para que ele aceite essa gravidez, pois ambos terão que enfrentar essa gravidez e os planos divinos. Paralelamente a essa história, um professor em uma classe de ciências que estuda a origem da vida na Terra, tem um caso com uma de suas alunas. Com sua maestria, Godard organiza as cenas dessas duas narrativas e nos mostra a difícil convivência entre corpo e espírito.
QUEM MATOU O CARRO ELÉTRICO? de Chris Paine
Em 1996 ele surgiu nas estradas da Califórnia, era o carro mais rápido e o mais eficiente já construindo. Funcionava a eletricidade, não emitia poluentes e colocou a tecnologia americana no topo da industria automotiva. Mas muita gente "grande" ficou realmente encomodado e esses carros foram destruídos. Especialistas, consumidores, ambientalistas, políticos, diretores envolvidos e até estrelas de cinema deram as suas versões. "Quem matou o carro elétrico?" é a verdadeira autopsia que revela os culpados deste crime contra a humanidade e contra a tecnologia.
O Demônio das 11 horas
Sinopse Ferdinand e Marianne, antigos amigos, se reencontram e passam a noite juntos. Marianne prefere chamá-lo de Pierrot. Quando amanhece, um cadáver é encontrado no apartamento e uma história meio sinistra sobre uns gangsters os obrigam a fugir. Depois de muitas loucuras, eles acabam numa praia. Marianne se cansa de tudo, trai Ferdinand com o chefe dos gangsters e morre por isso. Ferdinand pinta o rosto de azul, amarra explosivos na cabeça, acende o pavio, se arrepende tarde demais. A dupla protagonista é vivida pelos atores preferidos de Godard, Belmondo e A. Karina Direção Jean-Luc Godard,
Idioma Francês,
Legendas Português, Inglês, Espanhol,
Ano de produção 1965 País de produção Franca,
Duração 110 min.
Santiago
Sinopse Santiago começa como um filme sobre o malogro de um filme que não foi montado. As imagens de Santiago foram rodadas em 1992, mas por incapacidade do diretor em editá-las, permaneceram intocadas por mais de 13 anos. Em 2005, o diretor voltou a elas. Queria compreender a razão de seu insucesso. Santiago havia sido o mordomo da casa em que crescera, um homem de vasta cultura e prodigiosa memória, cujas idiossincrasias deixaram uma marca profunda nas lembranças da família. Ao refletir sobre o tempo que separa a filmagem de 92 da edição de 2005/2006, o narrador, aos poucos, se aproxima do segredo do filme. Santiago é este lento processo de desvelamento, um filme sobre identidade, a memória e a própria natureza do documentário.Gênero Documentário
Direção João Moreira Salles,
Idioma Português, Inglês, Legendas Inglês, Espanhol, Francês,
Ano de produção 2006 País de produção Brasil,
Duração 107 min.
Linha de Passe
Sinopse Reginaldo (Kaique de Jesus Santos), Dario (Vinícius de Oliveira), Dinho (José eraldo Rodrigues) e Dênis (João Baldasserini) são quatro irmãos que tentam sobreviver ao dia-a-dia da maior cidade da América Latina junto com a mãe Cleuza (Sandra Corveloni) que, aos 42 anos, está grávida do quinto filho. Todos correm atrás de seus sonhos, que vão desde encontrar o pai até tentar esquecer um passado obscuro. Linha de Passe é um filme que retrata de maneira fiel o cotidiano de uma família de trabalhadores e que vai contra todos os estereótipos, especialmente o de que todos os jovens pobres sempre optam pela criminalidade.Gênero Cinema Nacional
Atores Sandra Corveloni, Vinicius de Oliveira, João Baldasserini, Kaique De JesusSantos, Roberto Audi,
Direção Walter Salles Jr., Daniela Thomas,
Idioma Português,
Legendas Português, Inglês, Espanhol,
Ano de produção 2008 País de produção Brasil,
Duração 113 min.
Masculino Feminino
Sinopse Paul, militante contra a guerra do Vietnã, é namorado de Madeleine, uma cantora. Contratado por um instituto de pesquisa realiza diversas entrevistas. Ao visitar um estaleiro, ele escorrega de um andaime: suicídio ou acidente? Quanto à Madeleine, que está grávida, ela hesita se deve ou não ficar com a criança. Urso de Prata. Prêmio do Senado de Berlim e Menção Especial do Júri de Berlim 1966.
Gênero Arte Atores Jean-Pierre Léaud, Chantal Goya, Marlene Jobert, Brigitte Bardot, Michel Debord, Catherine Duport, Birger Malmsten, Antoine Bourseiller, Françoise Hardy, Eva-Britt Strandberg,
Direção Jean-Luc Godard,
Idioma Francês,
Legendas Português, Inglês, Espanhol,
Ano de produção 1966 País de produção Franca, Suecia,
Duração 110 min.