quinta-feira, 26 de agosto de 2010

DÚVIDA EDUCACIONAL


Chegou a hora de escolher o rumo profissional e a dúvida bate forte: Que rumos vou seguir profissionalmente?
Quem de nós ainda não se fez essa pergunta e não se preocupou a respeito?
Realmente nos parece uma das piores pressões, pois é uma decisão que temos que tomar ainda muito jovens e onde nos parece que estará envolvida "toda a nossa vida para sempre!".
Tirando a grande capacidade de dramatizar todos os eventos emocionais como sendo "gravíssimos" nessa faixa etária, realmente o medo passa a ser o principal companheiro e péssimo conselheiro.
Já li alguns textos, reportagens e ouvi muitos profissionais e pessoas de diversas áreas mencionarem o quanto parece injusto que nossa sociedade exija essa escolha tão cedo, de jovens de cada vez menos idade. Daí, tentam esses profissionais dar conselhos de como, tanto o jovem quanto a família, podem lidar o melhor possível com essa escolha, de forma a diminuir o estresse dessa fase.
Também concordo que essa exigência tão cedo na vida de alguém seja injusta. Só não vejo é porquê temos que aceitá-la!
Não digo que seja possível, da forma como é atualmente nosso sistema de ensino, um jovem chegar ao vestibular e dizer:" Não vou escolher! É cedo! " E conseguir continuar seus estudos. Realmente ele terá que fazer uma escolha para algumas das áreas disponíveis. O que quero dizer, é que essa escolha pode não ser colocada mentalmente, como sendo A ESCOLHA DEFINITIVA DA SUA VIDA! Porque na verdade, não é necessariamente a escolha definitiva!
O que vemos na realidade cotidiana, é que um número imenso de pessoas que fez sua escolha aos 17 anos, e seguiu sua vida por aí, hoje não está mais trabalhando naquela profissão, ou se ainda trabalha, está muito insatisfeita. Alguns profissionais desistiram por não encontrarem um bom mercado de trabalho, outros por terem encontrado profissões mais gratificantes, e outros até hoje, infelizmente, continuam ainda com a mesmíssima dúvida que tinham aos 17 anos. Apenas um número muito pequeno de pessoas está ainda exercendo a mesma profissão e FELIZ com isso!
Portanto, isso prova que a tal escolha, está longe de ser definitiva necessariamente!
- Como você deseja seguir seus estudos, vai precisar escolher alguma das carreiras disponíveis....POR AGORA! E se gostar, se sentir que aquilo realmente o gratifica, continue! Caso contrário, não tenha medo de mudar, pois se não mudar segundo manda seu coração aos 18, 19, 20 anos, pode correr o risco de pensar com o correr da idade, que não pode mais mudar sua vida, e estará no rol das pessoas desiludidas e infelizes.
Quando meus pais tinham 17 anos e tiveram que fazer essa escolha, tinham apenas quatro ou cinco carreiras acadêmicas disponíveis naquela época. Quando eu mesma fiz essa primeira escolha, o número de carreiras disponíveis já era muito maior. Hoje então, não tenho idéia da quantidade de carreiras disponíveis! São centenas de ofertas de carreira!
Você pode pensar que é esse número imenso de opções que confunde muito os jovens de hoje! Mas se tiver nascido há 40 décadas ou até a 60, vai lembrar que mesmo com menos opções, a dúvida e o medo foram muito fortes também! Portanto, não foram as múltiplas opções que confundiram sua escolha, e sim, o fato de ter que optar!
Nosso erro é colocar a seguinte frase em mente: "Para toda a minha vida!!!!! "
Temos, é claro, que ser responsáveis a respeito de nossa escolha, pois isso envolve anos de estudo, respeito a nós mesmos e a nossos pais e professores, pois envolve grande esforço financeiro para a família e dedicação dos professores, além do seu tempo e preocupação. Portanto, não se trata absolutamente de levar essa escolha na brincadeira ou fazê-la de qualquer jeito, como nas provas de múltiplas escolhas! Mas você pode procurar não colocar mais peso nisso do que realmente tem!
Vemos que a sociedade está em evolução e isso exige que novas frentes de trabalho, novas profissões comecem a surgir e a existir para satisfazer as necessidades sociais e evolutivas do ser humano.
Quem sabe, você será uma dessas pessoas pioneiras, que ao formar-se em uma das áreas hoje disponíveis, sinta que está faltando uma parte em sua profissão, onde percebe que há a necessidade de criar uma nova vertente para atender a evolução social?
Leve isso em consideração! Ouse! Consulte seu eu interior, seu coração, que é quem realmente sabe a resposta para sua dúvida profissional. Não tenha medo de seguir a voz de seu coração, pois a voz da razão, sem levar em conta a do coração, às vezes, se mostra péssima conselheira! Seu sucesso profissional depende disso, e não de sua escolha apenas racional!
Seu sucesso depende principalmente da escolha feita com o coração, pois seu sentimento é quem dará forças e ânimo para que siga adiante, enfrentando as dificuldades que encontrar. E esse sentimento é que o impulsionará a fazer de sua missão de vida, um sucesso! Seu sentimento é que fará seu sucesso profissional acontecer, pois ninguém pode pretender ter sucesso se sentindo infeliz com o que lhe dá sustento! Pense que na verdade, na maior parte das horas de seu dia, estará agindo e vivendo em seu ambiente profissional!
Imagine quem compraria uma entrada em um circo, por exemplo, se o apresentador estivesse triste e desanimado ao fazer a chamada das atrações?
Quem contrataria um engenheiro que detesta obras ou um advogado que detesta falar e escrever ou um médico que detesta pessoas?
Você não pode detestar seu trabalho, senão, detestará pelo menos metade de sua vida e acabará deixando de ter prazer na outra metade, só de pensar na metade infeliz.
Cada um de nós é um ser único e tem sempre algo novo a fazer! Algo que ninguém mais além de nós poderia, pois nós é quem viemos a essa vida com essa intenção! Pense o quanto o mundo pode perder, se você não fizer com amor o que sua alma se propôs a fazer! Ouse!
Lembre-se de quantos chamaram a Ghandi de louco por tentar fazer uma revolução sem armas! Ou a Einstein por suas idéias não convencionais na época! Se não houvesse esses "loucos" inovadores, que seguiram seus corações e suas intuições, que seria de nossa evolução?
Durante o espaço musical sem narrativas na meditação, procure tirar sua mente dos pensamentos que tem a respeito de suas possíveis escolhas, e deixe que venha a percepção de sua alma, de seu coração, de seus sentimentos mais sublimes!
Quando sentir que está em paz, faça a pergunta mental apenas uma vez, calma e lentamente e aguarde a resposta de seu coração:
- Com o quê meu coração realmente deseja trabalhar?
Caso não receba a resposta nas primeiras meditações, insista, pois leva um tempo para que sua mente racional se cale e deixe seu coração falar. Afinal, você só andou conversando com seu racional, não é mesmo?
Insista, pois verá que valerá a pena! E eu digo isso por experiência própria!
Ouça seu coração, pois ele tem muito a lhe ensinar a seu respeito!
Fique em paz e confiante que será guiado pela luz divina em seus passos!
 
Então vamos começar a abordar esse tema de outra forma:
CRISE FINANCEIRA

Esse sem dúvida é um fator que mais preocupa e causa estresse em nossa vida.
Sem que percebêssemos, adotamos um padrão social que nos exige muito e mesmo os que não se exigem tanto têm dificuldades básicas para manter, ao menos, uma vida digna. Com isso, poderíamos dizer que a sociedade é injusta, que os governos são egoístas, etc. Porém, esse tipo de pensamento nos coloca na posição de vítimas de um sistema e isso nos levaria mais para baixo e sem alternativas de reação. Essa não é a saída, e sim, a entrada para um poço profundo de frustrações e falta de poder. Portanto, vamos virar essa página e procurar por alternativas de poder!
É provável que neste exato momento em que você lê essas linhas, esteja em um mau momento financeiro, e tudo o que quer é uma forma de sair disso em primeiro lugar. E não gostaria muito de ler nesse instante a respeito do quanto sua mente pode reverter essa situação, ao voltar-se para pensamentos mais positivos, pois agora, o que quer é uma boa idéia imediata. Depois, até poderia tentar pensar mais positivo, não é mesmo?
Então vamos tentar organizar as coisas!
Uma boa forma de tratar de momentos onde nos sentimos sem poder para lidar com dívidas é a seguinte:
1) Vamos por partes! Vamos esquartejar o problema, pois o que o torna monstruoso, é nossa forma de vê-lo como um todo.
Por exemplo: Olhamos para nossas dívidas, fazemos as contas e enxergamos uma cifra ENORME! Uma cifra que tem um grande poder! Porém, se separarmos as dívidas uma a uma, por datas de vencimento, por exemplo, veremos que na verdade temos quantias muito menores por ordem de prioridade. Faça uma lista com os valores ao lado. Não pense apenas a respeito, olhando as contas sobre a mesa! ESCREVA! Isso nos dá mais confiança e poder, e acima de tudo, ORDEM nos pensamentos.
2) Escolha-as por datas mais urgentes ou por valores menores em primeiro lugar.
4) Trabalhe na solução exclusiva da que escolheu, resolva-a atento apenas para não passar do prazo com as outras.
Uma por uma, conforme as organiza vá dizendo firmemente: Chegou sua vez de ser liquidada! Vou resolvê-la AGORA!
5) Fique atento às respostas e soluções que a vida poderá lhe enviar, tipo um sinal, um telefonema, uma solução que não havia pensado, etc.
O mais importante nesse processo, será manter seu foco de atenção positivamente e sem tensões. Confie, pois ninguém passa por uma situação, que não possa resolver!
Você é quem manipula a energia do dinheiro! O dinheiro é uma energia que faz parte desse mundo como outra qualquer! Não dê a ela mais importância do que possa ter! Não é o dinheiro quem te manipula! É você quem tem esse poder! O dinheiro é o objeto! Você é o sujeito!
E agora, vamos sim, vamos falar a respeito de pensamentos mais positivos!
Observe que nossas ações são conseqüências de nossos pensamentos aliados a sentimentos que podem ser positivos ou negativos, dependendo do quanto nos autoconhecemos.
udo inicia com o pensamento, que é traduzido pelo cérebro por uma freqüência, uma onda de uma vibração que pode ser medida pelo eletro encefalograma. Nosso pensamento, ou seja, a comunicação entre nossos neurônios produz eletricidade, e essa eletricidade pode ser medida. Isso é REAL! Não é uma crença ou misticismo!
Portanto, nosso pensamento "produz" eletricidade e freqüências. E essas freqüências, podem interferir positivamente ou negativamente nas freqüências da matéria, nos eventos de nossa vida, pois a matéria também pode ser traduzida em frequências, em ondas de vibração.
Pense nisso comparando quando passamos na frente da antena interna da TV, e a imagem e o som sofrem interferências de nosso campo magnético.
Você interfere com a imagem da TV. Você muda algo que se manifesta como imagem na TV.
É mais ou menos esse o processo da eletricidade e das freqüências de onda de seus pensamentos interferindo na matéria. A matéria interage com a mente. A matéria obedece, se agrega, se arruma à volta de nosso campo magnético. Os eventos são atraídos até nosso campo. Que tipo de eventos, estamos atraindo? A mesma freqüência em que estiverem nossos pensamentos. Eventos positivos ou negativos? Pensamentos positivos ou negativos.
No caso de uma crise financeira, observe se lá no fundo de sua mente existe um pensamento de que algo sairá errado sempre, ou que você não merece ou não consegue? Esses são seus vilões! Assim que notar que esses pensamentos estão em ação, faça o pensamento contrário e diga; Estou seguro e só atraio o melhor em minha vida!
Vigie seus pensamentos, pois são eles quem decretam como será sua vida!
 Um grande abraço e força que você consegue!



AUTO AJUDA CONTRA O CONTROLE E OS APEGOS

A percepção de que existe uma crise emocional é sinal suficiente para que nossa atenção aumente e paremos imediatamente, para uma avaliação consciente dos pontos envolvidos nessa crise. Porém, a palavra crise sempre nos parece vir diretamente ligada à palavra sofrimento e ninguém quer sofrer, é claro!
Como então encarar uma crise positivamente se o sentimento ligado a ela é tão indesejável?
Talvez, entendendo de onde vem o sofrimento possa ajudar. E, o que nos causa sofrimento diante de uma crise não é outra coisa senão o apego e a tentativa de controle. Apego à velha e conhecida situação, medo do novo, do desconhecido, da nossa capacidade de lidar com a novidade, medo de não conseguir controlar o resultado.
Essa pode ser a real causa do sofrimento diante de uma crise, o apego e a vontade de controlar!
Sofremos por causa de nossa resistência à entrada de novas percepções e mudanças quando percebemos que, inevitavelmente, teremos de reavaliar, ou largar, alguma coisa. Podemos ter que largar alguns valores, relacionamentos, sentimentos, pensamentos, desejos ou condutas, e isso pode nos parecer muito ameaçador!
A crise acontece quando preferimos ficar quietos, nos apegando a uma antiga situação, por já nos ser velha conhecida. Ela parece segura de alguma forma. Preferimos o terreno conhecido, mesmo que insatisfatório a dar um passo em direção a qualquer tentativa de mudança desconhecida. Queremos certezas do que nos aguarda pela frente!
Porém, as situações parecem que não esperam por nós e vão acontecendo sem nosso controle e por mais que nos esforcemos para tentar travar, diminuir o ritmo do externo, as coisas parecem nos atropelar e nos causam sofrimento à medida que resistimos. Nossa própria atitude é quem nos causa o sofrimento, e não o externo ou os eventos e as pessoas envolvidas.
Atitudes de apego e resistência a mudanças costumam se disfarçar em frases do tipo:
- Nem adianta tentar mudar! Não tem solução, pois não depende de mim! Está assim para todo o mundo!
 Dessa forma, jogamos a culpa no externo, nos outros, no país, nos furtando da responsabilidade de termos que mudar algo, que na verdade não queremos mudar ou abrir mão. Parece mais fácil dizer que nada se pode fazer, quando na verdade, nada se quer fazer.
Mudanças pessoais dão trabalho! E dizer que nada podemos fazer, não gera sentimentos de culpa, nem cobranças pessoais. Pode-se permanecer, ou ao menos tentar permanecer, parado protelando a ação por mais tempo.
Mas não existe esse tempo, e somos forçados a reagir, pois as coisas vão desmoronando à nossa volta. Vão ficando cada vez mais difíceis, e a certa altura alguém nos dirá:
- Coitado! Que vida difícil a sua!
E a crença na impossibilidade se instala, pois colocamos a responsabilidade “na vida”. Vida, que nesse sentido, é uma coisa vaga e convenientemente sem definições.
Mas o que seria essa tal “vida”, senão uma conseqüência de nossas próprias ações anteriores? A “vida” nesse caso estaria reagindo às nossas ações e “provocando” nossas crises.
Para as pessoas que reagem dessa forma, dá uma enorme vontade de ficarem quietinhas, esperando que as coisas aconteçam milagrosamente a seu favor, e que ao final, não tenham que largar nada e que também não sofram!
Pensamento infelizmente mágico e impossível, pois o sofrimento para elas já começa assim que as opções, e escolhas a serem feitas, aparecem!
Tudo em nossa vida exige que pequenas ou grandes escolhas sejam feitas! E isso pode ser muito complicado para quem tem problemas com apegos! Os apegos serão sempre os grandes responsáveis pelas crises que enfrentarão em suas vidas!
Vale a pena trabalhar esse sentimento que pode paralisar sua vida!

Não temos aqui infelizmente, espaço para trabalhar os aspectos envolvidos e como nos libertar desses sentimentos. Esses e outros sentimentos destrutivos são amplamente discutidos e trabalhados em todos os cursos do Instituto Ráshuah. Mas você pode trabalhar esses sentimentos, entendê-los e também aprender a lidar com pessoas que costumam ter esse tipo de reação, no livro - O EU CONTROLADOR
6) Assim que conseguir a quantia necessária para liquidar a conta que está no topo de sua lista, LIQUIDE-A! Não mude de idéia e pague outra ou vacile! Aquele dinheiro foi direcionado para aquela conta específica! Acabe com ela e aí sim, passe para outra!
3) Foque sua atenção total na que estiver no topo da lista e ESQUEÇA as outras momentaneamente, pois lembrar de todas juntas é o que nos faz sentir falta de poder.

DEPRESSÃO



Parece ser realmente o mal do século.
Por quê?
Talvez o alto padrão de exigência que nos auto-impomos seja um grande detonador. Talvez o fato de que esse alto padrão nos exija um comportamento cada vez mais enquadrado em padrões estéticos, financeiros e sociais, que valorizam o externo e não levam em conta o eu verdadeiro de cada um de nós.
Talvez ninguém tenha nos ensinado a valorizar e enxergar a nós mesmos, e com isso, não nos conhecemos de verdade.
Seja como for, a depressão é o aviso de que estamos com pensamentos negativos a respeito de nosso poder pessoal. Não nos sentimos bons o suficiente, fortes o suficientes, etc, etc...o suficiente.
E o que significa "o suficiente"? Com parâmetros utópicos, o suficiente significa o impossível!
Medo e frustração são os dois sentimentos básicos, geradores da depressão.
Às vezes parece mesmo que entramos em um período de "buraco negro", onde tudo parece ser sugado para dentro e onde nada se manifesta positivamente. E nesses momentos, apesar do sentimento se entregar a frustração, podemos escolher pensar que isso pode ser uma espécie de aviso da vida. Não um aviso de que não somos bons e certos o suficiente, mas de que estamos pensando em alguma direção errada, que pode até nos parecer certa aparentemente, mas que na verdade não está compatível com nosso caminho de evolução, com nossa verdade interior.
Por exemplo:
Podemos estar querendo que nossa profissão dê certo, sem que ao menos gostemos de verdade de nosso trabalho! Isso seria uma incoerência energética! E o dinheiro vindo do trabalho então, não aparece!
Ou, podemos estar desejando que um relacionamento tenha sucesso, mas ao não nos conhecermos de verdade, não podemos conhecer e entender o outro e também não conseguimos nos fazer entender.
O que faz nossos caminhos se abrirem naturalmente seja em que terreno for, é nossa energia de prazer e verdade dentro disso.
Procure investigar o fundo de sua alma e veja onde sua energia verdadeira estaria entrando em contradição com suas atitudes.
Use o aparente "buraco negro" da tristeza positivamente para entender as mensagens da vida, que logo, logo, você sairá dessa influência e seus caminhos deslancharão!
Procure se perguntar, se de fato o trabalho que exerce atualmente é uma vontade de seu coração. Pergunte e ouça seu coração, pois às vezes escutamos a voz do racional e esquecemos-nos de ouvir nosso coração. Caso estejamos seguindo apenas a voz da razão e esquecendo o coração, o caminho realmente não se abre totalmente. O que abre nossos caminhos na vida é expressarmos com amor e prazer o que verdadeiramente somos e gostamos de fazer! O dinheiro e o sucesso são conseqüências disso. Ouça seu coração! Ele saberá guiá-lo!
Não existe felicidade sem o autoconhecimento!
Leia também os tópicos a respeito do estresse, do medo e da frustração.
A verdade liberta!
Não fique resistente a procurar ajuda médica! Muitas vezes, temos um distúrbio químico real e pensamos que estamos apenas tristes. Existem hoje, medicamentos sem tantos efeitos colaterais que podem ajudá-lo, nem que seja por algum tempo, até que consiga lidar melhor com seus problemas emocionais através de uma Psicoterapia ou Terapia emocional de apoio.
Fique em paz, no amor e busque sempre o autoconhecimento!

 



AUTO AJUDA CONTRA O CONTROLE E OS APEGOS

A percepção de que existe uma crise emocional é sinal suficiente para que nossa atenção aumente e paremos imediatamente, para uma avaliação consciente dos pontos envolvidos nessa crise. Porém, a palavra crise sempre nos parece vir diretamente ligada à palavra sofrimento e ninguém quer sofrer, é claro!
Como então encarar uma crise positivamente se o sentimento ligado a ela é tão indesejável?
Talvez, entendendo de onde vem o sofrimento possa ajudar. E, o que nos causa sofrimento diante de uma crise não é outra coisa senão o apego e a tentativa de controle. Apego à velha e conhecida situação, medo do novo, do desconhecido, da nossa capacidade de lidar com a novidade, medo de não conseguir controlar o resultado.
Essa pode ser a real causa do sofrimento diante de uma crise, o apego e a vontade de controlar!
Sofremos por causa de nossa resistência à entrada de novas percepções e mudanças quando percebemos que, inevitavelmente, teremos de reavaliar, ou largar, alguma coisa. Podemos ter que largar alguns valores, relacionamentos, sentimentos, pensamentos, desejos ou condutas, e isso pode nos parecer muito ameaçador!
A crise acontece quando preferimos ficar quietos, nos apegando a uma antiga situação, por já nos ser velha conhecida. Ela parece segura de alguma forma. Preferimos o terreno conhecido, mesmo que insatisfatório a dar um passo em direção a qualquer tentativa de mudança desconhecida. Queremos certezas do que nos aguarda pela frente!
Porém, as situações parecem que não esperam por nós e vão acontecendo sem nosso controle e por mais que nos esforcemos para tentar travar, diminuir o ritmo do externo, as coisas parecem nos atropelar e nos causam sofrimento à medida que resistimos. Nossa própria atitude é quem nos causa o sofrimento, e não o externo ou os eventos e as pessoas envolvidas.
Atitudes de apego e resistência a mudanças costumam se disfarçar em frases do tipo:
- Nem adianta tentar mudar! Não tem solução, pois não depende de mim! Está assim para todo o mundo!
Dessa forma, jogamos a culpa no externo, nos outros, no país, nos furtando da responsabilidade de termos que mudar algo, que na verdade não queremos mudar ou abrir mão. Parece mais fácil dizer que nada se pode fazer, quando na verdade, nada se quer fazer.
Mudanças pessoais dão trabalho! E dizer que nada podemos fazer, não gera sentimentos de culpa, nem cobranças pessoais. Pode-se permanecer, ou ao menos tentar permanecer, parado protelando a ação por mais tempo.
Mas não existe esse tempo, e somos forçados a reagir, pois as coisas vão desmoronando à nossa volta. Vão ficando cada vez mais difíceis, e a certa altura alguém nos dirá:
- Coitado! Que vida difícil a sua!
E a crença na impossibilidade se instala, pois colocamos a responsabilidade “na vida”. Vida, que nesse sentido, é uma coisa vaga e convenientemente sem definições.
Mas o que seria essa tal “vida”, senão uma conseqüência de nossas próprias ações anteriores? A “vida” nesse caso estaria reagindo às nossas ações e “provocando” nossas crises.
Para as pessoas que reagem dessa forma, dá uma enorme vontade de ficarem quietinhas, esperando que as coisas aconteçam milagrosamente a seu favor, e que ao final, não tenham que largar nada e que também não sofram!
Pensamento infelizmente mágico e impossível, pois o sofrimento para elas já começa assim que as opções, e escolhas a serem feitas, aparecem!
Tudo em nossa vida exige que pequenas ou grandes escolhas sejam feitas! E isso pode ser muito complicado para quem tem problemas com apegos! Os apegos serão sempre os grandes responsáveis pelas crises que enfrentarão em suas vidas!
Não temos aqui infelizmente, espaço para trabalhar os aspectos envolvidos e como nos libertar desses sentimentos. Esses e outros sentimentos destrutivos são amplamente discutidos e trabalhados em todos os cursos do Instituto Ráshuah. Mas você pode trabalhar esses sentimentos, entendê-los e também aprender a lidar com pessoas que costumam ter esse tipo de reação, no livro - O EU CONTROLADOR
Vale a pena trabalhar esse sentimento que pode paralisar sua vida!

O DESPERTAR DA ESPIRITUALIDADE


O que é ser espiritual, em sua opinião?
Seria alguém que acredita que somos mais do que um corpo regido por um cérebro?
Ou quem acredita na sobrevivência da alma após a morte?
Quem procura melhorar sempre seus aspectos negativos?
Ou ainda, quem tenha uma postura fraternal com tudo e todos?
Independente das qualidades que possa enumerar, todas terão necessariamente como base o amor. O amor faz com que se olhe o mundo, a si e aos outros, de maneira compreensiva, tolerante.
Um olhar realmente amoroso então, seria a tradução do ser espiritual.
Mas é a sabedoria agindo junto ao amor, que nos dará a medida justa das ações.
Amor e sabedoria precisam estar juntos para que nossas ações não prejudiquem nossos semelhantes. E infelizmente, sem sabedoria, somos sim, capazes de errar e prejudicar mais do que ajudar por amor.
Uma pessoa que ama a tudo e todos em igual medida ou que ao menos não coloca nada nem ninguém de fora de seu amor, embora possa ter certas preferências e simpatias especiais, é um ser espiritual.
E a consciência espiritual, o despertar, pode ser traduzido como sendo o momento em que essa pessoa começa a ter o impulso natural de fazer o bem e espalhar seu amor aos que ainda não conseguem se amar o suficiente para serem felizes.
Esse é o despertar para o que chamamos de sua missão de vida!
Esse despertar é o chamado de sua alma, para que busque seu caminho de realização!
Dizemos que são almas missionárias as pessoas que se tornam focos de luz e amor ao planeta e aos seres humanos, mesmo que ninguém sequer perceba que essa pessoa seja um missionário. Um missionário de luz precisa antes de tudo, trabalhar sua energia e amor, sua personalidade e sua vida, seus relacionamentos, seus pensamentos, para que seja sempre um canal de expressão da luz e um exemplo e apoio aos outros que ainda sentem maior dificuldade de realizar esses aspectos em si mesmos.
Um missionário faz coisas simples e cotidianas, como procurar ter sempre pensamentos de amor, tratar com carinho e respeito a todos que encontra, estar sempre disposto a ouvir e ter prazer em ajudar e coisas assim, simples. Nada necessariamente enorme como a missão de Ghandi ou a de Madre Tereza de Calcutá. Porém, missões individuais de vital importância para a luz atingir esse planetinha tão sofrido que passa por um momento tão difícil.
Imagine o quanto é importante que tenham milhares de missionários da luz vivendo suas vidas cotidianas com amor e respeito a todos e ao planeta, e que juntos, abrem um imenso corredor de luz, amor, respeito e boa vontade através de suas vibrações, aumentando a vibração do próprio planeta!
Imagine como será o planeta, quando a maioria de nós tiver essa consciência e propagar esse efeito amoroso a cada um que tocar!
Imagine quando a maioria de nós tiver tanto amor e respeito ao planeta, que poderá ser revertido qualquer efeito negativo que nossa própria ignorância e egoísmo causou!
Não pense jamais que você é um só e que não adianta fazer um esforço para reciclar seu lixo, tratar os outros com respeito, fechar a torneira quando escova os dentes, catar um papel na rua e outras coisinhas simples e possíveis a cada um de nós!
Não pense que você não possa fazer diferença ao plantar um arbusto, pois não pode impedir sozinho o desmatamento da Amazônia!
Não pense que não faz diferença você tratar os outros com respeito e carinho, porque não pode parar as guerras pelo mundo a fora!
Não pense que não faz diferença ir à uma pequena passeata pela paz nas ruas de seu bairro, assinar um abaixo assinado ou reivindicar o concerto de sua calçada, já que sua cidade é imensa e tão abandonada e violenta.
Não pense que ter atitudes e pensamentos honestos e honrados seja inútil diante de tanta corrupção!
Se você pensar que está sozinho, nunca poderá ver tantos outros que iniciaram pensando como você, mas que resolveram fazer sua parte mesmo assim, apenas para que pudessem dormir em paz, ao menos com suas próprias consciências!
Um grupo forte, uma maioria seja no que for, é composta de exatamente inúmeros indivíduos que se juntam pelo mesmo ideal!
Isso é ser espiritual e despertar!
Bem vindo ao despertar da vida eterna do espírito!
Esse nosso planetinha precisa realmente de muitos que como você, realizem grandes ou pequenas coisas cotidianas e que despertem e o ajudem a passar por esse momento crítico!



RELACIONAMENTOS

 
Uma das missões que todos temos nessa vida é aprender e crescer através dos relacionamentos. E normalmente é um dos aprendizados mais difíceis, pois geramos expectativas, damos muito poder ao externo, ao outro e não conseguimos entendê-lo. Tudo isso, porque não nos conhecemos de verdade, não podendo, portanto, conhecer nem entender a ninguém mais. Autoconhecimento é o único foco de atenção que precisamos no início, para só depois, termos condições de conhecer outra pessoa e não exigir dela, mais do que é capaz de dar. Viver na ilusão de quem somos faz com que vejamos os outros, também, através de uma ótica iludida!
A sucessão de expectativas iludidas, e conseqüente frustração, termina por esgotar nossa energia e nos dá medo de tentar outra vez e tornar a errar. Mas é com nossos erros que podemos aprender. Porém o aprendizado precisa ser dirigido para nossa forma de comportamento e pensamento. Precisamos estar atentos aos nossos padrões de cobrança e exigência. Precisamos prestar atenção se não estamos nos fazendo de vítimas ou jogando a responsabilidade de nossa vida nas mãos de alguém, o que seria obviamente um peso insuportável e impossível, pois nossa vida é somente nossa responsabilidade.
Precisamos perceber se não estamos exigindo que os outros sejam e pensem exatamente como nós mesmos, e precisamos perceber o quanto isso é absurdo, pois esse mundo cresce através das trocas, das diferenças e cada um de nós tem sempre algo a ensinar e algo a aprender. Nós crescemos através dos relacionamentos! Respeite as diferenças, pois sem elas você não tem possibilidades de crescer! Precisamos também perceber, o quanto estamos realmente dispostos de verdade a nos entregar aos sentimentos, pois as vezes nos distanciamos, lutamos contra os sentimentos por medo, e passamos uma vida inteira nos sentindo solitários.
Só nós mesmos é quem temos o poder de escolha e o poder de autotransformação.
Assuma o poder que tem sobre sua vida, seus pensamento, sentimentos e ações! Decida que não permite mais que nada que aconteça fora de seu mundo interior, interfira negativamente em sua vida! Vigie os pensamentos negativos e procure transformá-los em aprendizado positivo. Só você poderá fazer isso por si. Descubra algo que te incentive, algo que tem vontade de fazer, mas que andou protelando. Respire fundo e deixe a vida entrar e fluir por todo o seu ser! Realmente não temos o poder de mudar os outros, caso não queiram, mas a nós mesmos temos todo o poder de mudar, e assim, mudando nossas atitudes e forma de enxergar os outros, acabamos fazendo com que os outros mudem também, ao menos em relação a nós.
Esse assunto é amplamente discutido nos livros de autoconhecimento e Meditação Ráshuah, que você encontra na página de Livros e CDs
Por hora, vamos meditar sobre isso, fazendo o relaxamento narrado da página Meditação on line.
Após a narrativa do relaxamento, coloque em mente a seguinte pergunta a seu eu interior durante a meditação Ráshuah: "Como tem sido meu comportamento quando se trata de relacionamentos?" Faça a pergunta mental apenas uma vez e aguarde a resposta que virá à sua mente. Queira ver essa resposta, pois será a sua verdade e a verdade sempre liberta!
Após perceber a forma como anda se comportando, coloque a seguinte pergunta: "Qual pode ser minha nova atitude mais positiva?"
Faça a nova pergunta mentalmente apenas uma vez e aguarde a resposta que virá à sua mente, vinda de seu eu interior.
Prepare-se para ter que desistir ou largar alguns pensamentos e comportamentos que podem estar te prejudicando!
Caso não obtenha as respostas nas primeiras meditações, continue o trabalho de meditar até que venham, pois é normal que nas primeiras tentativas a mente racional atrapalhe um pouco o processo. Você precisa estar relaxado e totalmente receptivo antes de obter as respostas e, às vezes, a ansiedade atrapalha, principalmente no início.
Agora que sabe como se comportar e sentir mais positivamente a esse respeito, comece a trabalhar o novo comportamento e pensamento positivo em sua vida cotidiana. Lembre-se de que você construiu um comportamento negativo ao longo de vários anos, ao longo de sua vida e é normal que se pegue repetindo esse padrão negativo ainda algumas vezes. Assim que notar isso, não se sinta culpado! Simplesmente perceba e mude o pensamento e comportamento! Só você é quem pode fazer isso por si! O poder é seu! Use-o positivamente! Insista na mudança! Você merece!
Fique em paz e em harmonia em seus relacionamentos!



RAIVA



A raiva pode ser um sentimento avassalador que destrói muitos relacionamentos.
Algumas pessoas conseguem lidar com a raiva mais positivamente, mas a grande maioria das pessoas, quando diante desse sentimento, não conseguem um bom autocontrole e explode!
Durval é o nome de um personagem que criei, na intenção de estudarmos esse sentimento tão difícil de lidar que é a raiva.
Durval é uma pessoa igual a tantas outras que lida com sua vida e seus sentimentos da melhor forma que pode e busca o que supõe necessitar para viver feliz. Procura agir dentro de seus mais altos princípios, mas em alguns momentos, mesmo não gostando de reagir desse modo, algo incontrolável ocorre em seus sentimentos e Durval perde a cabeça e ferve de raiva!
Algumas vezes, ele até consegue se controlar e evitar a explosão, mas isso acaba fazendo com que se sinta mal durante muito tempo, se cobrando que deveria ter feito isso ou aquilo, deveria ter dito isso ou aquilo. Durval passa, às vezes, dias seguidos remoendo os pensamentos, como que ensaiando como deverá agir na próxima vez em que aquele fato ocorrer. A tal próxima vez chega, e ele esquece todos os ensaios anteriores e repete o mesmo tipo de conduta emocional.
As explosões de Durval colocam em risco seus relacionamentos. Muitos amigos já se afastaram, pois não suportam viver ao lado de alguém que mais parece uma bomba relógio, pronta para explodir a qualquer momento. As explosões de Durval fazem com que todos se sintam muito constrangidos!
Na verdade, Durval não gosta de ser assim! Ele tem medo de que, em um dia desses, seu coração estoure, pois quando é acometido por um ataque de raiva, tem taquicardia, sua pressão sanguínea sobe e sua respiração fica ofegante. Porém antes que consiga raciocinar, já explodiu! Durante essas explosões, detesta que alguém menospreze sua raiva ou peça para que ele se acalme. Isso o irrita profundamente e até piora muito a situação. Mas depois, Durval sente muita vergonha de ter se comportado dessa forma. E às vezes não há sequer como tentar pedir desculpas e ser perdoado, devido à gravidade de suas atitudes. Durval quer mudar, mas não sabe como!
A primeira coisa que precisamos fazer, ao ficarmos frente a frente com algum sentimento incômodo seja ele qual for, é admiti-lo.
Dizer para nós mesmos o que estamos sentindo de verdade pode ser extremamente simples aparentemente. Mas seria real nossa avaliação do que estamos sentindo? Muitas vezes, nossa percepção da realidade, do que de fato sentimos estará mascarada, pois podemos estar escondendo de nós mesmos, um sentimento que não aprovamos, que não queremos ver por achá-lo mau, indigno ou até mesmo perverso.
De todas as emoções, talvez a raiva seja a mais difícil de ser controlada, porque é uma emoção aparentemente repentina.
Essa conturbada emoção funciona como um alarme, um alerta de que algo externo nos põe supostamente em perigo, seja esse perigo real ou apenas imaginário.
A raiva, seja ela explosiva ou não, é um tipo determinado de reação que nos avisa de que algo em nossas expectativas foi frustrado.
Raiva é frustração!
A raiva pode ser uma reação de alarme e auto-preservação, que pode nos servir para mostrar que algo não está exatamente como prevíamos, e que precisamos assumir alguma postura de lutar ou fugir de algum perigo físico eminente.
Controle! Essa é a palavra chave que precisa ser trabalhada, para quem tem problemas em lidar com a raiva.
Não temos aqui, infelizmente, espaço para trabalhar os aspectos envolvidos e como nos libertar desses sentimentos. Esses e outros sentimentos destrutivos são amplamente discutidos e trabalhados em todos os cursos do Instituto Ráshuah. Mas você pode trabalhar esses sentimentos, entendê-los e também aprender a lidar com pessoas que costumam ter esse tipo de reação no livro - Como se libertar da raiva.
Vale à pena trabalhar esse sentimento que pode estar destruindo sua saúde e seus relacionamentos!

 




Pode ser, também, o soar de um alarme interno para que apenas observemos melhor nossas expectativas, percebendo qual desejo nosso foi frustrado e qual o novo rumo que teremos que seguir em direção à meta. Nesse sentido, a raiva seria um alerta positivo, pois foi imediatamente direcionado para um foco interno e produtivo e não de ataque. Porém esse alarme pode extrapolar para sentimentos destrutivos, que geram violência física ou moral, quando nosso olhar se volta apenas para o externo. Nesse caso, vemos o evento externo e as pessoas envolvidas, como sendo nossos inimigos e como algo a ser controlado à força ou destruído.

ESTRESSE


Uma mulher acordou uma manhã, olhou no espelho e percebeu que tinha somente três fios de cabelo na cabeça.
Bom - ela disse -, acho que vou trançar meus cabelos hoje. Assim ela fez e teve um dia maravilhoso.
No dia seguinte, ela acordou, olhou no espelho e viu que tinha somente dois fios de cabelo na cabeça.
Humm... - ela disse - acho que vou partir meu cabelo no meio hoje. Assim ela fez, e teve um dia magnífico.
No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que tinha apenas um fio de cabelo na cabeça.
Bem - ela disse - hoje vou amarrar meu cabelo como um rabo de cavalo. Assim ela fez, e teve um dia divertido.
No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que não havia um único fio de cabelo na cabeça.
Beleza! - ela exclamou - não tenho que pentear meu cabelo hoje! E assim, ela teve mais um dia feliz.
ATITUDE POSITIVA É TUDO!
Claro que essa pequena estória exagera situações, mas ilustra perfeitamente a diferença uma pessoa que toma atitudes positivas diante do inevitável.
O estresse é uma consequência constante na vida de quem tenta controlar inutilmente o inevitável e por isso, sofre a pressão da frustração e do estresse em sua vida.
O estresse não é propriamente uma doença, e sim, um estado do organismo quando submetido ao esforço e à tensão. Numa situação estressante, o corpo sofre reações químicas normais que preparam o organismo para enfrentar a situação. O prejuízo, entretanto, acontece, quando as situações estressantes são contínuas e o organismo começa a sofrer com as constantes reações químicas que se sucedem, sem que haja tempo para a eliminação dessas substâncias e sem o tempo necessário para o descanso e recuperação física e emocional.
Exatamente por não ser uma doença propriamente, os sintomas do estresse são indefinidos e ao mesmo tempo abrangentes. Podem ir desde uma dor de cabeça, distúrbios do sono, irritabilidade, cansaço, dificuldade de concentração ou tensão muscular, a dificuldades respiratórias, dificuldade de memória, problemas digestivos, pressão alta, problemas cardíacos, e até mesmo distúrbios psíquicos como síndromes de depressão e pânico.
Entre as inúmeras causas emocionais do estresse no ambiente de trabalho e na vida pessoal, podemos citar basicamente três principais: Alto padrão de exigência pessoal, medo e frustração.
O tipo de vida que nos auto-impomos, onde pensamos ser necessário obter muito mais recursos financeiros do que realmente necessitamos, nos exige mais esforço para cumprir o padrão estabelecido e nos coloca diante de conflitos na vida profissional, onde há cada vez mais competição e menos espaço.
Como então, não se auto-exigir tanto nem ter medo ou se sentir frustrado diante de tão negro quadro?
Tente ao menos pensar a respeito, sentir se você realmente concorda e aceita entrar e viver dentro dessas caixinhas apertadas?
Procure investigar a verdade de seus sentimentos e desejos!
É realmente impossível viver sem o carro do ano? Você trabalha no que realmente gosta e tem talento? Você não acha que pode ser amado pelo que é em vez de ser amado pela sua aparência? Quem é você? No que deixou os padrões transformarem sua vida?
Não adianta reclamar que o patrão, a empresa, a esposa, os filhos, o marido, não conseguem te enxergar, se na verdade nem você mesmo se conhece o suficiente para mostrar a eles quem é!
Pare! Dê um tempo para se descobrir e perceber que pessoa maravilhosa você é!
Autoconhecimento. Não há como viver feliz e realizado sem ele, pois não há como você viver sem que conheça quem está realmente vivendo a vida que diz ser sua! Quem vive sua vida? Você ou um padrão, um personagem?
Estamos todos diante do enigma da grande esfinge: Decifre-me ou eu te devorarei!
E a esfinge, somos nós!
A esfinge é você!
Decifre a si mesmo, ou poderá ser devorado pelo personagem que criou sem perceber!
Você não acha que merece?
Pois saiba que só existe uma cura para o estresse: Atitude
Não adianta que a medicina esteja avançada e preparada para lidar com os distúrbios ligados ao estresse, não adianta se o Instituto Ráshuah trabalha também nesse sentido desde a sua fundação, pois o início e o fim de tudo isso, repousa e depende de sua atitude.
Tenha uma atitude positiva em relação a si!
Aprenda a relaxar para aprender como lidar com o estresse, pois o mundo pode não mudar, mas sua atitude perante o mundo pode mudar e muito!
Fique em paz, no amor e na divina perfeição que somos todos nós, almas divinas!

 








Esse mesmo alto padrão profissional é estabelecido também para diversos setores de nossas vidas, pois existem padrões estéticos onde a beleza física é um padrão irreal, que existe apenas nas revistas e passarelas. Existem também inúmeros padrões para os comportamentos e sentimentos, onde são estabelecidos padrões para o desempenho ideal dos pais com os filhos, de filhos com os pais, padrões para as amizades, para os relacionamentos amorosos, enfim, temos padrões e caixinhas fechadas em todos os setores de nossas vidas, onde devemos nos encaixar de uma forma ou de outra.

ESTÁ NERVOSO? RESPIRE!



 Esta é sem dúvida uma frase/conselho bastante usada quando vemos alguém em um estado emocional alterado: Calma! Respire!
Instintivamente sabemos que respiração alterada não faz bem a ninguém e que a respiração profunda é um santo remédio para acalmar a agitação emocional.
Mas você lembra que respira?
Respirar é um ato tão natural que normalmente não prestamos atenção a nosso ritmo respiratório, a não ser quando ela nos falta ou o movimento fica descompassado devido a um esforço físico ou alteração emocional extrema.
No entanto, é a coisa mais importante de nossa vida! Aliás, é por causa dela que estamos vivos!
Nosso ritmo respiratório deficiente pode ser responsável por diversos males físicos como males pulmonares, cansaço e até falta de rapidez no raciocínio! Isso porque todo nosso corpo, tecidos e cérebro, todas as nossas células, precisam de oxigenação para funcionar perfeitamente e sem esse precioso elemento, o ar, nada funciona em nosso corpo!
Respiração para nós é uma coisa tão importante, que desenvolvemos técnicas especiais e exercícios respiratórios que são ministrados em cursos e estão no livro Conto dos Guerreiros Ráshuah que é acompanhado de um DVD com 7 técnicas de respirações e movimentos suaves, além de um belo conto com filosofia e autoconhecimento. Isso, não só com a intenção de conscientizar a todos sobre a importância da respiração, mas para conscientizar de que podemos também, detectar um estado emocional nocivo e reverter esse estado para um estado positivo, através da respiração.
Preste atenção a seu ritmo respiratório normal. Observe se tem o hábito de respirar pela boca, por exemplo. Isso não é bom, pois a tendência quando respiramos pela boca é a de puxar pouco ar e de manter a respiração apenas superficial, não usando toda nossa capacidade pulmonar. Faça o teste! Respire pela boca para observar o quanto superficial fica sua respiração. Você usa apenas a parte superior de seu pulmão! Agora, respire profundamente pelo nariz para sentir a diferença! Seu pulmão se expande, você usa sua capacidade pulmonar totalmente! Respirar pela boca, também é perigoso para a saúde, pois nas narinas temos pelos que funcionam como filtros de poeira para o ar que entra em nossos pulmões e essa filtragem não acontece se respiramos pela boca, que deixa as partículas nocivas do ar entrarem direto em nossos pulmões e causam doenças respiratórias e afecções de garganta.
Como fazer para detectar e reverter um estado emocional conturbado através da respiração?
Observe também, que seu ritmo respiratório estará alterado dependendo de como esteja seu estado emocional!
Se está com pensamentos tristes, se sentindo desanimado, poderá observar que sua postura será a de ombros caídos para a frente, arqueados, que comprimem seu diafragma. Sua respiração estará curta e superficial, pois sua postura estará comprimindo seus pulmões! Se mantiver esse estado mental e emocional por muito tempo, estará sempre oxigenando pouco seu cérebro, que sem ar suficiente, não funcionará direito, e você se sentirá cada vez mais desanimado e com pensamentos em roda. Observe que quando queremos reagir a esse estado mórbido, a primeira coisa que fazemos instintivamente é respirarmos fundo, endireitarmos os ombros e rapidamente nos recompomos e nosso cérebro oxigenado começa a reagir mais positivamente, assim como todo nosso corpo, que se renova com o ar!
Da mesma forma, se estivermos nervosos, irritados, a respiração estará curta, pela boca, em arrancos, e com o ar parando na altura da parte superior pulmonar! Nossa postura tensa fará com que os músculos estejam contraídos e nossos pulmões esmagados, sem espaço para expandir! Da mesma forma que o exemplo anterior, não estaremos recebendo em nosso cérebro e corpo, todo o oxigênio que necessitamos e o estado mental tenderá a ficar preso numa roda de pensamentos mórbidos e agressivos! Nesses momentos, quando queremos reagir a esse estado, procuramos respirar profundamente pelo nariz, para retomar o equilíbrio e obter todo o ar necessário para que nosso cérebro reaja e se acalme e nosso corpo relaxe!
Esses são então, algumas observações que pode fazer quanto a seu hábito respiratório, que poderão ajudá-lo a reverter um estado emocional e mental negativo!
Está com seu estado emocional um tanto conturbado? Respire! Verá que logo depois você poderá colocar sua atenção mais facilmente nas possibilidades e não no problema! Isso ajuda muito! Tente!

SENTIMENTOS DE SUPERIORIDADE E INFERIORIDADE ANDAM JUNTOS



Como saber o que é o dia, se não houvesse a noite?
Como reconhecer o bem, se não existisse o mal?
Os opostos não se atraem necessariamente, mas um não pode existir sem o outro. Um, será sempre ponto de referência para o outro.
Como todos os opostos, o sentimento de inferioridade e o de superioridade, andam juntos, pois um não pode existir sem o outro.
Uma pessoa que se sinta inferior às pessoas, pode pular para o polo oposto e sentir-se superior, quando se percebe por exemplo, em posição de vantagem sobre alguém. Mas, em ambos os casos estará em desequilíbrio emocional.
Podemos dizer também, que uma pessoa que se sinta superior também se sente inferiorizada em algum ponto, caso contrario, não teria a necessidade de se fazer superior a ninguém.
Porém, quando realmente trabalhamos nossa auto-estima, os sentimentos de inferioridade e os de superioridade desaparecem e em seu lugar fica apenas o entendimento profundo das diferenças e particularidades que existem em cada um de nós.
Conta a lenda que um dia.....
Um homem muito orgulhoso, um guerreiro samurai muito conhecido por todos em sua região, foi visitar um grande mestre espiritual.
Ao ser recebido pelo mestre, o guerreiro vendo a beleza do olhar do mestre e a imensa graciosidade que emanava, subitamente sentiu-se inferior.Muito irritado com esse sentimento, o guerreiro perguntou:
“Por que me faz sentir inferiorizado dessa forma? O que está acontecendo aqui?”
E o mestre respondeu:
“Nada está acontecendo nesse momento, que não estivesse acontecendo antes que viesse até aqui! Você trouxe esse sentimento consigo!”
Que absurdo! Nunca me senti inferior a ninguém!”- rebateu o guerreiro.
O mestre apontou para duas arvores em seu jardim dizendo:
“Olhe para essas arvores em meu jardim! Uma é tão alta que quase toca o céu e seus galhos frondosos oferecem sombra para todo o meu telhado. E a outra é pequena, tem poucas folhas, mas dá ótimos frutos. Elas estão aqui há anos e nunca houve qualquer problema entre elas.Qual delas você diria que é superior a outra?”
E o samurai confuso respondeu:
“Não sei! Nenhuma oras! Cada uma tem um importante atributo!”
E o mestre sorrindo disse:”Então, você já sabe a resposta para a pergunta que me fez a respeito de seu sentimento de inferioridade e como fazer para não sentir-se nem inferior, nem superior a ninguém!”
A comparação traz a inferioridade ou a superioridade. Quando deixamos de nos comparar aos outros, toda a inferioridade e superioridade somem.
Quando percebemos a singularidade, as particularidades de cada um e entendemos que tudo e todos têm uma forma de ser e um talento único e que tudo e todos são indispensáveis, tanto os sentimentos de inferioridade quanto os de superioridade somem.
Só assim, encontraremos o equilíbrio.



SOLIDÃO

Como suportar passar pela frustração de sentir-se só, sem objetivos e conseqüentemente com muito medo?
Esse momento doloroso apesar da aparência negativa pode ser bastante positivo para dar impulso ao eu interior e às respostas que precisa!
Li certa vez uma frase atribuída a Carl Jung, psicanalista que sucedeu Freud, que resume o conflito da alma do ser humano na busca de si, que é: "O paciente precisa estar só, para reconhecer o que realmente o sustenta, quando mais nada externo consegue sustentá-lo. Só então encontrará sua base indestrutível!"
Só estaremos realmente tendo chances de entrar em contato com o que é verdadeiramente importante em nossa vida, quem somos e o que nos sustenta, quando percebemos que nada no mundo externo pode nos sustentar de fato.
Esses momentos podem chegar sem dor com a colaboração de nossa consciência que se expande e deixa de atribuir ao externo, aos outros, o poder de sustentar nossa vida. Vemos a tudo e todos como companheiros de caminhada e não como muletas.
Ou, essa busca pode vir com angústia, medo e sensação de solidão, quando em meio à dor, todas as nossas crenças são desafiadas, e não podemos contar com ninguém para sustentar nossa angústia e nossa vida. Parece que o chão se abriu a nossos pés, e nos falta o apoio.
Nesse momento de extrema sensação de solidão, sentimos como se nada pudesse nos motivar ou tivesse importância, consistência ou objetivo. Essa é a grande noite escura da alma!
Se continuarmos a procurar no externo motivações de vida ou a buscar nossa identidade na opinião dos outros, estaremos fadados ao insucesso e a muitas frustrações.
Nosso olhar precisa se dirigir ao interno, à busca de nossa base indestrutível, e essa busca pode ter início com muita curiosidade e prazer!
Talvez precisem se sentir descendo às profundezas de um poço escuro para terem que buscar suas respostas e sustento no eu interior.
Mas seja qual for o motivo da descida, gosto de dizer que no "fundo do poço existe uma potente mola, e não, um ralo!"
Existe no fundo do poço a mola que nos impulsiona para cima! Às vezes, só mesmo chegando ao fundo da piscina é que encontramos apoio pra dar impulso e voltar à superfície!
Talvez seja essa a sua hora de subir! Hora de dar a si mesmo esse impulso!
Procure seu eu interno, sua verdade interior, sua alma, que é quem tem as respostas corretas!
Qual é sua base indestrutível? O que sente de verdade? Qual sua principal missão nessa vida? Quem é você realmente? Quais os seus anseios?
Existe algo que só você pode fazer nesse mundo e por isso nasceu, por isso está aqui e agora nesse planeta Terra.
Busque e faça o que veio fazer, sem se importar com o que o externo ache a respeito! Ouse! Construa algo que tem em seu coração e verá o quanto o mundo precisava disso. Mas somente você é quem poderia fazer, pois somos seres únicos e a cada um de nós cabe uma parte dentro da grande obra de construção de um mundo melhor!
Todas essas respostas estão dentro de você! Perceba que na verdade você já conhece essas respostas, mas apenas não ousou dizê-las a si!
Não existe solidão para quem encontrou a si mesmo!
Esse assunto é amplamente discutido nos livros de autoconhecimento e Meditação Ráshuah, que você encontra na página de Livros e CDs
Por hora, vamos meditar sobre isso fazendo o relaxamento narrado da página Meditação on line.
Durante o espaço musical procure tirar sua mente dos pensamentos que tem a respeito de suas dúvidas e inseguranças e deixe que venha a percepção de sua alma, de seu amor, de seus sentimentos mais sublimes de amor e proteção!
Envolva-se no sentimento de amor e proteção, pois esse é o sentimento que nos liberta da insegurança. Deixe que seu coração se complete, se encha do mais puro amor. Projete esse amor à seu corpo, sua mente, e sua vida. Deixe que o amor tome conta de cada célula de seu corpo, de toda sua alma! Sinta-se assim, amoroso e pleno! Ame-se! Você é um ser muito, muito especial, porque é único e o amor universal o protege! Abençoe sua vida e seus relacionamentos, pois tudo à sua volta é ensinamento! Aceite com amor esse ensinamento e mude sua vida para melhor!

Fique em paz no amor e na divina perfeição que somos todos nós, almas divinas!
Mas infelizmente, algumas pessoas precisam chegar a um ponto quase insuportável de tensão para começarem a fazer esse caminho interior. E talvez por não conseguirem abandonar a visão e o mundo externo, essas pessoas acabem provocando que esse mesmo mundo ao qual se apegam as abandone primeiro.

ESPIRITUALIDADE DOS NOVOS TEMPOS



Não faz muito tempo, o único conceito que se tinha a respeito de espiritualidade era o conceito religioso. A espiritualidade estava ligada exclusivamente a pratica de alguma religião, seja qual fosse.
O número de religiões e vertentes foram aumentando com o passar do tempo, possibilitando que cada um pudesse escolher livremente, qual filosofia se encaixaria melhor dentro de suas expectativas e sentimentos.
 Até que começou a surgir o que se chamou de – O homem da Nova Era.
Esse homem era chamado de místico, pois mesmo não estando ligado necessariamente a alguma religião, trazia em si ainda, a necessidade de certos rituais, talvez por herança da antiga formação religiosa de infância.
O homem da Nova Era surgiu na virada dos anos 60/70, guiava-se pela astrologia, vivia a liberdade da Era de Aquário, pregava a liberdade filosófica, vestia-se com roupas indianas, acendia incensos, acreditava em fadas e praticava yoga.
Esse homem não conseguia mais se contentar com as explicações e dogmas religiosos e suas divindades passaram a se chamar: Natureza e energias.
Sua filosofia era a paz, o respeito a natureza e o amor a tudo e todos.
Porém esse homem percebeu que apesar de ter conseguido algo de muito positivo, não poderia sustentar na sociedade ocidental, as praticas, crenças e vestimentas de sua tribo e começou a mudar outra vez.
Tornou a vestir suas roupas ocidentais e a entrar na correria da vida cotidiana.
A razão, as atitudes e pensamentos puramente racionais e práticos ocuparam seu dia completamente, embora lá no fundo de sua mente, ouvisse de vez em quando uma música que cantava: Aquarius.....aquarius.....
Esse homem já não poderia voltar a se ligar a nenhum dogma religioso e também não mais se sentia à vontade em suas roupas indianas. A natureza continuou a ser seu ícone de paz, embora a deixasse apenas para os finais de semana. Mas ele já não acreditava em fadas e duendes, duvidava da bondade das pessoas e sua identidade espiritual ficou suspensa e magoada.
Mas esse homem não estava completo! Ele se sentia pressionado pela vida corrida mas ao mesmo tempo vazia que levava e volta e meia se perguntava: “Mas a vida é só isso?”
E a angústia crescia e a impossibilidade de crer aumentava, embora sua voz interior gritasse: “Me mostrem algo em que eu possa crer e que me sustente!”
Sua solidão foi aumentando a um ponto insustentável até que começou a ouvir algumas pessoas dizerem:
“Não pretenda dar seu poder e responsabilidade de sustentação ao externo!”
“Conheça a si mesmo e sustente sua própria energia e vida!”
“Não busque do lado de fora, algo que somente poderá ser encontrado em seu interior!”
“Encontre e realize a paz e o amor em seu interior, para só depois poder pretender estendê-la a seu mundo!”
“Aprenda a ler e a entender as lições e crescimento de cada evento em sua vida!”
“O que estiver se manifestando em sua vida é reflexo do que está manifestando em seu interior!”
“A vida está ruim? Então mude a si mesmo!”
E esse novo homem, começou a vislumbrar a nova espiritualidade!
Começou a entender que não pode jogar em nada externo, a responsabilidade de sustentar sua vida em harmonia, pois isso só depende dele!
Começou a ver as outras pessoas, como a si mesmo, lutando e tentando vencer suas próprias angustias através do autoconhecimento. Dispôs-se a aprender com cada relacionamento, a fazer auto-reflexões cada vez mais responsáveis e a olhar a vida com mais respeito e amor.
O novo homem conhece a lei de causa e efeito e percebe que tudo tem um motivo de aprendizado e crescimento em sua vida e passou a vivê-la com mais intensidade, com maior consciência de suas palavras, sentimentos e ações, pois percebeu que não é uma ilha isolada e que cada pensamento seu, irá refletir em emoções e atitudes positivas ou negativas em sua vida.
 O novo homem parou de colocar a culpa de seus infortúnios no externo e começou a trabalhar em seu mundo interior, para que seu mundo cotidiano se traduzisse em harmonia.
Foi uma longa jornada até a Nova Espiritualidade e essa jornada apenas começou!
Temos muito ainda a descobrir a nosso respeito e a respeito ao mundo mágico em que vivemos!
Mas estamos a caminho!