quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ESTÁ NERVOSO? RESPIRE!



 Esta é sem dúvida uma frase/conselho bastante usada quando vemos alguém em um estado emocional alterado: Calma! Respire!
Instintivamente sabemos que respiração alterada não faz bem a ninguém e que a respiração profunda é um santo remédio para acalmar a agitação emocional.
Mas você lembra que respira?
Respirar é um ato tão natural que normalmente não prestamos atenção a nosso ritmo respiratório, a não ser quando ela nos falta ou o movimento fica descompassado devido a um esforço físico ou alteração emocional extrema.
No entanto, é a coisa mais importante de nossa vida! Aliás, é por causa dela que estamos vivos!
Nosso ritmo respiratório deficiente pode ser responsável por diversos males físicos como males pulmonares, cansaço e até falta de rapidez no raciocínio! Isso porque todo nosso corpo, tecidos e cérebro, todas as nossas células, precisam de oxigenação para funcionar perfeitamente e sem esse precioso elemento, o ar, nada funciona em nosso corpo!
Respiração para nós é uma coisa tão importante, que desenvolvemos técnicas especiais e exercícios respiratórios que são ministrados em cursos e estão no livro Conto dos Guerreiros Ráshuah que é acompanhado de um DVD com 7 técnicas de respirações e movimentos suaves, além de um belo conto com filosofia e autoconhecimento. Isso, não só com a intenção de conscientizar a todos sobre a importância da respiração, mas para conscientizar de que podemos também, detectar um estado emocional nocivo e reverter esse estado para um estado positivo, através da respiração.
Preste atenção a seu ritmo respiratório normal. Observe se tem o hábito de respirar pela boca, por exemplo. Isso não é bom, pois a tendência quando respiramos pela boca é a de puxar pouco ar e de manter a respiração apenas superficial, não usando toda nossa capacidade pulmonar. Faça o teste! Respire pela boca para observar o quanto superficial fica sua respiração. Você usa apenas a parte superior de seu pulmão! Agora, respire profundamente pelo nariz para sentir a diferença! Seu pulmão se expande, você usa sua capacidade pulmonar totalmente! Respirar pela boca, também é perigoso para a saúde, pois nas narinas temos pelos que funcionam como filtros de poeira para o ar que entra em nossos pulmões e essa filtragem não acontece se respiramos pela boca, que deixa as partículas nocivas do ar entrarem direto em nossos pulmões e causam doenças respiratórias e afecções de garganta.
Como fazer para detectar e reverter um estado emocional conturbado através da respiração?
Observe também, que seu ritmo respiratório estará alterado dependendo de como esteja seu estado emocional!
Se está com pensamentos tristes, se sentindo desanimado, poderá observar que sua postura será a de ombros caídos para a frente, arqueados, que comprimem seu diafragma. Sua respiração estará curta e superficial, pois sua postura estará comprimindo seus pulmões! Se mantiver esse estado mental e emocional por muito tempo, estará sempre oxigenando pouco seu cérebro, que sem ar suficiente, não funcionará direito, e você se sentirá cada vez mais desanimado e com pensamentos em roda. Observe que quando queremos reagir a esse estado mórbido, a primeira coisa que fazemos instintivamente é respirarmos fundo, endireitarmos os ombros e rapidamente nos recompomos e nosso cérebro oxigenado começa a reagir mais positivamente, assim como todo nosso corpo, que se renova com o ar!
Da mesma forma, se estivermos nervosos, irritados, a respiração estará curta, pela boca, em arrancos, e com o ar parando na altura da parte superior pulmonar! Nossa postura tensa fará com que os músculos estejam contraídos e nossos pulmões esmagados, sem espaço para expandir! Da mesma forma que o exemplo anterior, não estaremos recebendo em nosso cérebro e corpo, todo o oxigênio que necessitamos e o estado mental tenderá a ficar preso numa roda de pensamentos mórbidos e agressivos! Nesses momentos, quando queremos reagir a esse estado, procuramos respirar profundamente pelo nariz, para retomar o equilíbrio e obter todo o ar necessário para que nosso cérebro reaja e se acalme e nosso corpo relaxe!
Esses são então, algumas observações que pode fazer quanto a seu hábito respiratório, que poderão ajudá-lo a reverter um estado emocional e mental negativo!
Está com seu estado emocional um tanto conturbado? Respire! Verá que logo depois você poderá colocar sua atenção mais facilmente nas possibilidades e não no problema! Isso ajuda muito! Tente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODO COMENTÁRIO QUE VIER PARA UM CRESCIMENTO MÚTUO, SERÁ ACEITO. OBRIGADA, PRECISAMOS CONSTRUIR PONTES!!!