segunda-feira, 20 de setembro de 2010



Todas as pessoas possuem talento; basta desenvolvê-lo com perseverança. Em tudo nesta vida é necessário treinamento constante. O ser humano é filho de Deus e, desde o princípio, é dono de uma capacidade imensa. Porém, essa capacidade está "latente", ainda não está claramente "manifestada". Qualquer pessoa pode se tornar grandiosa, contanto que trace um rumo em sua vida e vá acumulando práticas, visando atingir a meta.







Oração de um cão abandonado
Sabe, senhor, ainda não entendi. Viemos à praça, pensei ser um passeio; estranhei, ele não tinha esse hábito, mas fui, feliz.
Lá chegando, ele me deu as costas, entrou no carro, e nem me disse adeus. Olhei para os lados, nem sabia o que fazer. Ainda tentei segui-lo e quase fui atropelado. Que teria feito eu de tão mal?
À noite, quando ele chegava, eu abanava o rabo, feliz, mesmo que ele nunca viesse ao quintal me ver. Às vezes eu latia, mas tinha estranhos no portão; não poderia deixa-los entrar, sem avisar o meu dono!
Quem sabe, foi a minha dona que mandou, devia estar lhe dando trabalho... Mas não as crianças, elas me adoravam. Como sinto saudades! Puxavam-me a calda, as vezes eu ficava uma fera, mas logo éramos amigos novamente. Creio que eles nem sabem, devem Ter dito que fugi.
Estou faminto, só bebo água suja, meus pêlos caíram quase todos. Nossa, como estou magro!
Sabe, Pai, aqui neste canto que arrumei para passar a noite, faz muito frio, o chão está molhado.
Creio que, ainda hoje vou me encontrar contigo, ai no céu, meu sofrimento vai terminar. Ao menos em espírito, terei permissão de ver as crianças.
Peço-vos, então, não mais por mim, mas por meus irmãozinhos. Mande-lhes a pessoas que deles tenham compaixão, pois, sozinhos como eu, não viverão mais que alguns meses na terra do homem.
Amenize-lhes o frio, igual ao que sinto agora, com o calor dos atos de pessoas abençoadas. Diminua-lhes a fome tal qual a que sinto, com o alimento do amor que me foi negado. Sacie-lhes a sede com a água pura dos seus ensinamentos transmitidos ao homem.
Elimine a dor das doenças, extirpando a ignorância da Terra. Tire o sofrimento dos que estão sendo sacrificados em atos apregoados como religiosos, científicos e tudo mais, tirando das mãos humanas o gosto, pelo sangue. Ampare as cachorrinhas prenhas que verão suas crias morrerem de fome, frio e pestes, sem nada poder fazer.
Abrande a tristeza dos que como eu foram abandonados, pois entre todos os males, o que mais me doeu foi este.
Receba, Pai, nesta noite gélida, a minha alma, pois não será o meu sofrimento, mas a dos que ficarem, é por eles que vos peço.




À LUZ DO EVANGELHO
“Meus amigos:

Saudando o nosso irmão presente, bem como aos demais companheiros da nossa caravana evangélica,  faço-o na paz de Jesus, desejando-vos a sua luz santificadora.

Nada mais útil do que o esforço de evangelização,  na atualidade,  e é dentro dessa afirmativa luminosa que precisamos desenvolver todos os nossos labores e pautar todos os pensamentos e atitudes.

As transições terríveis e amargas do século têm sua origem na clamorosa incompreensão do exemplo do Cristo.

O trabalho secular de organização das ciências positivas caminhou a par da estagnação dos princípios religiosos. Os absurdos contidos nas afirmações e negações de hoje são o coroamento da obra geral das ciências humanas,  entre as quais, despojada de quase todos os seus aspectos magníficos da Antigüidade,  vive a filosofia dentro de um negativismo transcendente. E o que se evidencia,  aos amargurados dias que passam,  é , de um lado,  a ciência que não sabe e,  de outro,  a religião que não pode.

O nosso labor deve caracterizar-se totalmente pelo esforço de renovação das consciências e dos corações,  à luz do Evangelho. Urge,  pelos atos e pelos sentimentos,  retirar da incompreensão e da má-fé todas as leis orgânicas do código divino,  e aplicá-las à vida comum.

O vosso sacrifício e o vosso esforço executarão o trabalho regenerador,  mas necessário é não vos preocupeis com os imperativos do tempo,  divino patrimônio da existência do espírito. À força de exemplificação e apoiados nas vossas convicções sinceras, conseguireis elevadas realizações, que farão se transladem para as leis humanas as leis centrais e imperecíveis do Divino Mestre

Esse o grande problema dos tempos.

Nenhuma mensagem do mundo  espiritual pode ultrapassar a lição permanente e eterna do Cristo, e a questão,  sempre nova,  do Espiritismo é,  acima de tudo evangelizar,  ainda mesmo com sacrifício de outras atividades de ordem doutrinária.

A alma humana está cansada de ciência sem sabedoria e,  envenenado pelo pensamento moderno,  o cérebro,   nas suas funções culturais,  precisa ser substituído pelo coração,  pela educação do sentimento.

O Evangelho e o trabalho incessante pela renovação do homem interior devem constituir a nossa causa comum. 

Procuremos desenvolver nesse sentido todo o nosso esforço dentro da oficina de Ismael,  e teremos encontrado,  para a nossa atividade,  o setor de edificação sadia e duradoura.

Que Jesus abençoe os labores do nosso amigo e dos seus companheiros,  que,  com abnegação e renúncia,  lutam pela causa do glorioso Anjo, servindo de instrumento sincero à orientação superior da sua Casa no Brasil,  é a rogativa muito fervorosa do irmão e servo humilde.

Emmanuel”
Psicografada no dia 13 de maio de 1938.
Dirigida  a Manuel Quintão, na época Vice-Presidente da Federação Espírita Brasileira,
que se achava em Pedro Leopoldo em  visita ao Chico.
Foi publicada  pelo Reformador  daquele mesmo ano ( p. 210 )  e
republicada no número de maio de 1.976,   da mesma revista  ( p. 123 ).



O Verdadeiro Retrato de Jesus
"Sabendo que desejas conhecer quanto vou narrar, existindo, nos nossos tempos, um homem, o qual vive atualmente de grandes virtudes, chamado Jesus, que, pelo povo, é inculcado o profeta da verdade, e, os seus discípulos dizem que é Filho de Deus, Criador do céu e da Terra, e de todas as coisas que nela se acham e que nela tenha estado; em verdade, ó César, cada dia se ouvem coisas maravilhosas desse Jesus: ressuscita os mortos, cura os enfermos, em uma só palavra: é um homem de justa estatura, e é muito belo no aspecto, e há tanta majestade no rosto, que, aqueles que o vêem, são forçados a amá-lo ou temê-lo. 

Tem os cabelos da cor da amêndoa bem madura, são distendidos até as orelhas, e, das orelhas, até as espáduas, são da cor da terra, porém mais reluzentes. Tem no meio de sua fronte, uma linha separando os cabelos, na forma em uso nos nazarenos, o seu rosto é cheio, o aspecto é muito sereno, nenhuma ruga ou mancha se vê em sua face, de uma cor moderada; o nariz e a boca são irrepreensíveis. 

A barba é espessa, mas, semelhante aos cabelos, não muito longa, mais separada no meio; seu olhar é muito afetuoso e grave; tem os olhos expressivos e claros, e, o que surpreende, é que resplandecem no seu rosto como os raios do sol, porém ninguém pode olhar fixo no seu semblante, porque, quando resplandece, apavora, e, quando ameniza, faz chorar; faz-se amar e é alegre com gravidade. Diz-se que ninguém o viu rir, mas, antes chorar. Tem os braços e as mãos muito belos; na palestra, contenta muito, mas o faz raramente, e, quando ele se aproxima, verifica-se que é muito modesto na presença e na pessoa. 

É o mais belo homem que se pode imaginar, muito semelhante à sua mãe, a qual é de rara beleza, não se tendo jamais visto uma mulher tão bela; porém, se a Majestade Tua, ó César, deseja vê-lo, como no aviso passado escreveste, dá-me ordens, que não faltarei em mandá-lo o mais depressa possível. De letras, faz admirar de toda cidade de Jerusalém; Ele sabe todas as ciências e nunca estudou nada. Ele caminha descalço e sem coisa alguma na cabeça. Muitos se riem vendo-o assim, porém, em sua presença, falando com ele, tremem e admiram. Dizem que, um tal homem, nunca fora ouvido por estas partes. Em verdade, segundo me dizem os hebreus, não se ouviram, jamais, tais conselhos, de grande doutrina, como ensina este Jesus; muitos judeus o tem como divino, e muito me querelam, afirmando que é contra a lei da Tua Majestade; eu grandemente molestado por estes malignos hebreus. 
Disse que, este Jesus, nunca fez mal a quem quer que seja, ao contrário, aqueles que o conhecem, e com ele tem praticado, afirmam dele ter recebido grandes benefícios e saúde, porém, à tua obediência estou prontíssimo, aquilo que Tua Majestade ordenar será cumprido. Vale, da Majestade Tua, fidelíssimo e obrigadíssimo...Públio Lêntulus, presidente da Judéia. Lindizione sétima, luna seconda".
 Este documento foi encontrado no arquivo do Duque de Cesadine, em Roma. Esta carta, onde se faz o retrato físico e moral de Jesus, foi mandado de Jerusalém ao Imperador Tibério César, em Roma, ao tempo de Jesus.






VIVER COMO AS FLORES
"Mestre, como faço para não me aborrecer?

Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes.

Algumas são indiferentes. Sinto ódio das que são mentirosas.

Sofro com as que caluniam".

- "Pois viva como as flores!", advertiu o mestre.

- "Como é viver como as flores?" Perguntou o discípulo.

- "Repare nestas flores", continuou o mestre, apontando lírios que cresciam no jardim.

"Elas nascem no esterco, entretanto são puras e perfumadas.

Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável,

mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas.

É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que

os vícios dos outros o importunem.

Os defeitos deles são deles e não seus.

Se não são seus, não há razão para aborrecimento.

Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora.

Isso é viver como as flores."

 Persistência

Persista mais um pouco em tudo que empreenderes, pois a tua

persistência será o resultado da resposta, pelo que desejas. Fique atento

aos fatos, sem perder no tempo a tua fé, pois se assim procederes

vislumbrarás um belo amanhã, aqui e no outro plano da existência.

Continue firme, que o amanhã é construído para os que acreditam e insistem

nas sãns atitudes. Vá em frente no que desejas e a conquista será

resultado das tarefas empreendedoras do bem. Todos os dias renovam-se as

possibilidades e a você também é concedida a oportunidade de evoluir e se

esclarecer para os caminhes que levam à Deus. Insista e nunca desista das

tuas buscas e então descortinarás para um mundo melhor, onde o

entendimento será prioridade e terás a felicidade como razão. Insista

sempre, tendo como companhia a criaturazinha que vem para te ajudar e

fornecer nas tuas empreitadas e decisões. Ao insistir, todas Entidades

que olham por você, também vão estar realizadas e compensadas pelo teu

esforço, persistência e decisão de querer e buscar o melhor para você, já

nesta estação. Escrevi esta mensagem, num momento em voltei meus olhos à

Deus, sei que escrevi e já percebi que tem o recado de alguém. Ela vem

por inspiração, como outros que tenho e um dia se for do agrado da

espiritualidade, desejo publica-las, para repassar a tantos irmãozinhos,

palavras de Amor, Fé e Esperança. Um Grande Abraço

WALMIR MATOS  - Florianópolis



A CAMINHO DA EVOLUÇÃO

 

“Prossigo para o alvo...” Paulo ( Filipenses, 3: 14 )

             Ama a Pátria em que nasceste, ama a terra em que cresceste, ama  o lar que te acolheu, ama o solo onde hoje pisas...

            Vieste a este mundo, de planos distantes da vida espiritual, destinado a fazer do teu viver terreno, oportunidade crescente de aprimoramento interior. Para isso te foi dado um corpo físico, vestimenta do teu espírito para que, lutando e te esforçando, pudesses pôr em prática todos os planos de realizações no bem a que te comprometeste antes de aqui reencarnar.

            Não desperdices pois, o tempo de vida que te foi concedido para permaneceres neste mundo material. Em contato com a matéria, sofrendo as agruras que esta vida possa te proporcionar, mas submetendo-te a elas com humildade e paciência, conseguirás superar todas as dores e alcançar um grau superior de evolução.

            Não encontrarás facilidades em teus caminhos, incompreensões de toda sorte bloquearão os teus bons propósitos, intrigas e calúnias poderão enxovalhar o teu nome, inimigos de hoje ou de outras eras, haverão de interferir nos teus planos para retardar a tua marcha evolutiva.

            Lembra-te, porém, de que tens Deus a te amparar. Espíritos amigos haverão de te proteger, se os teus propósitos forem bons e se usares de sinceridade em todas as tuas atitudes no bem a que te propuseres realizar.

            Em todas as situações que enfrentares, por mais espinhosas ou dolorosas que sejam, não permitas que o bom ânimo possa se arrefecer em tua alma.

            Ama sempre, com fervor e pureza de sentimentos, respeitando a todos como gostarias de ser respeitado, e caminhos de luz haverão de se abrir para que consigas cumprir o que prometeste, quando ainda na vida espiritual.

            Prossegue a caminho da evolução, confiante nas bênçãos de Jesus que não haverão de te faltar.


Irmã Maria do Rosário – médium: Lucia Cominatto

A Regra Áurea

CRISTIANISMO
"Faça ao teu próximo somente o que gostaria que lhe fizessem."
 JUDAÍSMO
"Não faças ao teu semelhante aquilo que para ti mesmo é doloroso."

CONFUCIONISMO
"Não faças aos outros aquilo que não queres que eles te façam."
 HINDUISMO
"Não faças aos outros aquilo que, se a ti fosse feito, causar-te-ia dor."

TAOÍSMO
"Considera o lucro do teu vizinho como teu próprio, e o seu prejuízo como se  também fosse teu."
 ZOROASTRISMO
"A Natureza só é amiga quando não fazemos aos outros nada que não seja bom para nós mesmos."

BUDISMO
"De cinco maneiras um verdadeiro líder deve tratar seus amigos e dependentes: com generosidade, cortesia, benevolência, dando o que deles espera receber e sendo tão fiel quanto à sua palavra."
 JAINISMO
"Na felicidade e na infelicidade, na alegria e na dor, precisamos olhar todas as criaturas assim como olhamos a nós mesmos."

SIKHISMO
"Julga aos outros como a ti mesmo julgas. Então participarás do Céu."
 ISLAMISMO
"Ninguém pode ser um crente até que ame o seu irmão como a si mesmo

JESUS, MODELO DE MESTRE



Ele era claro, preciso, objetivo

Seu quadro era o chão,

O giz – seu próprio dedo.

Usava como ilustração o que mais perto estava

E à vista de todos!

Como uma árvore, a natureza uma criança.

Tinha apenas duas turmas de alunos:

Os doze e a multidão.

Sua sala de aula tinha por teto o céu

E por banco a própria relva.

Dava, às vezes, aulas particulares, como à Samaritana.

Aulas audiovisuais, enquanto caminhava,

Aulas diurnas,

Noturnas... como a Nicodemos.

Ensinava no mar, em terra firme,

No monte ou em casa,

No templo ou caminhando.

O esboço de suas aulas estava em sua própria mente;

Preparava-o, preparando-se em Oração ao Pai.

Incansável MESTRE,

Seu tempo de ensinar era SEMPRE.








Deus em Nós
“Deus é Amor: aquele que permanece no amor permanece em Deus e Deus permanece nele.” ( I João, 4:16 )
            Geralmente, julgamos que entre nós e Deus há uma incomensurável distância. Contudo, se olharmos para dentro de nós mesmos e lembrarmos que temos uma alma, uma centelha divina emanada do Criador, compreenderemos que todos somos ou temos um pouquinho de Deus em nós. As potencialidades do Criador estão inseridas em nossa alma, mas em estado embrionário, cabendo a nós desenvolvê-las.

            Quando nos esforçarmos pela conquista do amor puro que devemos cultivar, essa centelha divina passará a brilhar e a emanar de dentro de nós, como essência divina para envolver e perfumar aqueles que à nossa volta possam estar.

            Por isso disse Jesus aos seus Apóstolos: “Vós sois deuses e não o sabeis.” Porém, nem todos se apercebem dessa realidade e, ao transitarem na vida por caminhos tortuosos do desregramento moral, acabam por ofuscar o brilho dessa centelha luminosa que trazemos nas entranhas do nosso ser.

            Cultiva pois, filho querido, muito amor dentro de ti, para que possas sentir a presença de Deus em tua própria vida, em teus pensamentos e sentimentos, em tudo o que venhas a fazer ou dizer.

            À medida em que perceberes Deus em ti, reconhecerás a necessidade de amar a todos sem distinção, com aquele amor que sabe respeitar as diferenças entre as criaturas, sem se importar como sejam ou deixem de ser.

            Ama, enfim, com aquela pureza de sentimentos que somente o verdadeiro amor pode proporcionar, para que consigas transformar em atos de caridade, todas as ações que vieres a praticar.

            Na convivência diária com os irmãos de caminhada, seja dentro ou fora do lar, é o momento de pores em prática o verdadeiro amor.

            Se souberes sentir que Deus está presente em ti, como está em todos nós, saberás perdoar e entender, amparar e abençoar, transformando o teu viver numa sinfonia de amor, em que as notas sublimes executadas por teus bons atos, revelem toda a beleza que a tua alma possa ter conquistado para a glória do teu ser, numa plena integração com Deus, teu e nosso Criador.


 Irmã Maria do Rosário – médium: Lucia Cominatto

O Ter e o Ser

 

“...Causa-me dolorosa impressão a vossa incessante preocupação com os bens materiais, enquanto dedicais tão pouca importância e consagrais tão reduzido tempo ao aperfeiçoamento moral...” – E.S.E. Cap. 16 (  item 12 )

 

            No teu caminhar terreno esfalfa-te por acrescentar sempre algo mais às tuas aquisições materiais. Preocupas-te em demasia com o “ter”, desculpando-te por pensar nos dias de amanhã, para que nada te venha a faltar, nem aos teus.

 Reconheces assim, que a vida exige de ti muito trabalho e, com isso sentes-te cansado e esgotado em tuas energias.

Ao invés de buscares com tânta ansia o “ter”, lembra-te também das aquisições espirituais que haverão de aformosear o teu “ser”, procurando a tua melhoria interior, libertando-te sobretudo do egoísmo que te leva a pensar somente nas tuas necessidades primordiais, sem te preocupares com as mínimas necessidades alheias.

Antes de “ter”, aprimora o teu “ser”. Sê bom, sê caridoso, distribuindo um pouco daquilo que hoje possas “ter”. Divide o pão que te serve à mesa, reparte com os nus a roupa esquecida no armário, dedica as tuas horas de descanso a levar um pouco de alegria para aqueles que vivem na solidão, ampara também os que sofrem, e ameniza a dor dos enfermos através de uma palavra de reconforto, de esperança e de fé.

Lembra-te sempre de que, tudo aquilo que possas acreditar como “ter”, na realidade são apenas empréstimos de Deus que te permite provisoriamente deles usufruir e fazer bom uso em favor do teu próximo.

Assim, filho meu, na tua jornada terrena perceberás que o “ter” já não te provocará tantas preocupações e não te despertará tantas ambições!

Esforça-te, porém, por “ser” um fiel servidor do Cristo, ao colocares em prática alguns dos seus ensinamentos, amando, perdoando e abençoando sempre, mesmo aqueles que se coloquem em teus caminhos, impedindo-te de mais poderes “ter”.


 Irmã Maria do Rosário – médium: Lucia Cominatto

Arrependimento e Remorso

 

“Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós outros.”- (Lucas, 23: 39)

 

Arrependimento e remorso, duas palavras que se confundem, mas que expressam sentimentos opostos.

Enquanto o arrependimento leva a atitudes positivas de renovação interior, o remorso gera atitudes negativas de condenação a si próprio.

Se o arrependimento induz à busca de mudança de atitudes e correção do próprio erro, o remorso cria na alma sentimentos de revolta, de culpa, de amargura, de anular-se interiormente.

Se o arrependimento leva a um crescimento interior pela fé que o inspira, o remorso leva à negação de si próprio pela falta de fé que lhe traria força e coragem para uma busca de renovação.

Pelo arrependimento, o homem aprende a não mais cometer o mesmo erro. Pelo remorso, ele se entrega a situações de desespero, que podem levá-lo à depressão, à loucura ou até mesmo a atentar contra a própria vida.

O arrependimento gera satisfação na alma ao reconhecer em si mesmo as imperfeições de que todos os seres humanos são suscetíveis, mas com a certeza de que poderá melhorar. Pelo remorso, porém, o homem nada percebe além da sua própria dor.

Exemplos disso o foram o bom e o mau ladrão do Evangelho, crucificados ao lado de Jesus. Enquanto o bom ladrão, sinceramente arrependido pelos maus atos cometidos, revestia-se de esperanças de ser perdoado e poder alcançar um lugar no paraíso ao lado do Mestre, o mau ladrão, blasfemando, remoia-se interiormente, pelo remorso de não ter conseguido se salvar, e não mais poder continuar nos seus desatinos.

Assim sendo, filho meu, quando cometeres alguma falta, mesmo que involuntariamente, procura agir com arrependimento, como aquele que, confiando no perdão divino, procurou renovar-se com Jesus, na certeza de que com Ele haveria de estar.


 Irmã Maria do Rosário – médium: Lucia Cominatto

A Função da Dor

 

“Mas se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte.” – Pedro  (I Pedro, 4: 16)

 

            Deus ama a todos os Seus filhos igualmente, mas, é justamente por amar, que Ele permite a dor para que a evolução se realize.

            A dor traz despertamento interior, levando o ser, em qualquer estágio evolutivo em que se encontre, a buscar corrigir em si próprio aquilo que precisa ser melhorado.

            Ninguém veio a este mundo para sofrer. Contudo, se passas por momentos dolorosos ou se tens uma existência repleta de dificuldades ou de aflições, naturalmente é por resultado da tua própria imperfeição.

            Deus, na Sua Onipotência e Onisciência, jamais condenaria um filho Seu ao sofrimento, apenas com o intuito de puni-lo. Ninguém em sã consciência, castigaria uma criança por ainda não saber agir como um adulto. Cada um a seu tempo e do modo que puder, conseguirá aos poucos, renovar-se para melhor e vencer as próprias fraquezas, inseguranças e outras imperfeições.

            A dor é o santo remédio que o Pai da Vida, por Sua Misericórdia, a todos nós oferece para que tenhamos “olhos de ver” e “ouvidos de ouvir”, diante das situações da vida que nos impulsionem a uma renovação de atitudes e, conseqüentemente, a um crescimento interior.

            A evolução do espírito se faz de lutas, de esforço constante, de superação das dificuldades, mas também de aquisição de virtudes, a fim de que se consiga transformar em bem, o que estaria sendo um mal dentro de nós mesmos.

            Não te atormentes pois, filho querido, se a vida hoje para ti se faz tão difícil! Seca as tuas lágrimas, apazigua o teu coração, reveste-te de paciência e coragem e, buscando dentro de ti mesmo uma vontade imensa de crescer, encontrarás a humildade suficiente para tudo saberes aceitar e suportar sem revolta, mas confiante de que tudo são nuvens passageiras em tua vida. Reconhecerás, com certeza, que a dor que hoje possas estar atravessando, são ensinamentos preciosos que te proporcionarão uma vida futura melhor.

            Algo certamente, ainda precisas aprender. Analisa a ti mesmo e perceberás o que em ti precisa ser modificado. E, acima de tudo reconhecerás que a função maior da dor, é a de ensinar-nos a amar.

 Irmã Maria do Rosário – médium: Lucia Cominatto


Projeto: Esquema – Corporal e Órgãos dos Sentidos:



Alunos Atendidos: Crianças no período Pré-Escolar – 1o ou 2o ciclo de Educação Infantil.

Período: _____________________.( Mês em que será trabalhado)

Duração: De duas a três semanas.

Objetivos:
No final do projeto os alunos deverão ser capazes de:

·         Identificar todas as partes do corpo;
·         Conhecer as partes do corpo;
·         Reconhecer os sentidos;
·         Identificar e diferenciar as partes do próprio corpo com as partes do corpo dos amigos;
·         Vestir-se e desvestir-se sozinhos.

O professor deverá:

·         Estimular as crianças a: rolar, agarrar, sentar, engatinhar, andar em um pé só, andar sobre linhas – Trabalhando assim atividades de Psicomotricidade;
·         Estimular o raciocínio e a atenção;
·         Estimular a Socialização
·         Estimular as crianças a explorar todos os 5 sentidos de forma abrangente.

Culminância:
·         Ginástica orientada com músicas;
·         Montagem de um mural e de dois bonecões para brincar e enfeitar a sala de aula.



                                


“O coração da criança é campo favorável a semeadura do bem”



Iniciando o projeto com uma dinâmica...

Auto-retrato:

Objetivo:
·         Explorar a forma corporal como veículo de mobilização da fantasia e da criação.

Desenvolvimento:
·         Num primeiro momento organizar a turma em trios e propor a brincadeira do “João Bobo” – Em que um aluno fica no centro com o corpo rígido deixando-se movimentar para frente e para trás pelos dois colegas.
·         Numa segunda brincadeira, ainda nos trios, propor que um aluno seja uma “marionete”- deixando os outros dois colegas manipularem seu corpo, adaptando-o a diferentes posições, de acordo com situações ou sentimentos que queiram expressar. Sugerir que revezem dentro do grupo de três.
·         Numa terceira brincadeira o professor deve orientar, com uma música clássica ao fundo, que os alunos, de olhos fechados, toquem cada parte do corpo: cabeça, cabelos, rosto, braços, mãos, pernas, pés, barriga etc.
·         Em seguida, cada aluno deitará em uma folha grande o suficiente para que a professora ou os colegas contornem o perfil do seu corpo;
·         Todos com seus perfis contornados deverão completar a figura de seu corpo acrescentando detalhes que o identifiquem;
·         É interessante que tenha um espelho grande, onde o aluno consiga se ver inteiro e observe cada detalhe antes de desenhar;
·         Concluir com a montagem de um mural com os auto-retratos do tamanho natural das crianças.


Na “rodinha”:

·         Num segundo momento o professor deve conversar de forma informal sobre cada parte do corpo: boca, nariz, orelhas, braços, mãos, tronco, pernas, pés...
      Para que servem? – O professor deve provocar as crianças com esta pergunta para
      Cada parte do corpo que for citada.

·         Deixar que os alunos se expressem livremente, fazendo as devidas colocações e orientações.

·         Ao fim da conversa sugerimos o trabalho com as músicas já bastante conhecidas em sala de aula, as quais as crianças adoram e encontram-se em um dos CDs que acompanha o presente projeto:

1 - Partes do Corpo:



Cabeça, ombro, joelho e pé.
Cabeça, ombro, joelho e pé.
Olhos, ouvidos, boca e nariz.
Cabeça, ombro, joelho e pé.

·         Cantar a música dramatizando-a;
·         Pedir que as crianças mostrem as partes do corpo em si e nos amigos;
·         Mostrar gravuras e pedir que indiquem as partes do corpo.


2 - Pop Pop:



Coloque a mão para frente,
Coloque a mão para o lado,
Coloque a mão para frente,
Balança ela agora
Eu danço pop pop
Eu danço pop pop
Eu danço pop pop
Assim é bem melhor!

( Repetir com todas as partes do corpo possíveis. )

·         Cantar a música dramatizando-a .


3 -  Remexo:

Ponha a mão na cabeça
Ponha a mão na cintura
Dá um abraço no corpo
Dá um abraço doçura
Sai sai sai Oh! Piaba Sai lá da lagoa.

·         Cantar a música dramatizando-a.  

Relaxamento...
Aproveitar a excelente fase da cantora e apresentadora Xuxa e do estímulo que provoca nas crianças, concluir com o relaxamento da música: Feche os olhos – Do CD Xuxa só para baixinhos 1 – Contém em um dos CDs que acompanham o presente projeto.

Todas as músicas contidas no CD que acompanha o projeto são excelentes para serem trabalhadas de forma dramatizada, como uma ginástica cantada.


Se meu corpo falasse...

Ler de maneira lúdica e agradável um ou mais livros da coleção CORPIM de Ziraldo.
Comentar com os alunos o tema principal dos livros:  As partes do corpo e seus sentimentos, pensamentos, ações, ideais e planos futuros.
Propor aos alunos que imaginando a voz de cada parte do corpo respondam perguntas como: Se o nariz falasse, o que ele diria?
E o dente cariado? E os seus pés depois de você andar muito? E a barriga quando você come demais?
Após esta etapa, quando o grupo estiver bastante incentivado pedir que as crianças façam perguntas para as partes do corpo dos amigos.
Deixar que as crianças expressem suas idéias, pensamentos, elaborem suas frases, intervindo o menos possível – mas estimulando sempre, mostrando interesse na brincadeira.
Em um segundo momento o professor – dinamizador deve propor que a turma divida-se em grupos monte os quebra-cabeças das partes do corpo – Modelo em anexo.

 Deixar que os alunos montem e desmontem enquanto houver interesse.

 É interessante apresentar um cartaz com as partes do corpo e deixar fixo na sala de aula.

 Montar bonecos articulados com as crianças, fazendo-as pintar, e deixar que brinquem a vontade por algum tempo – Modelos em anexo.

Os Sentidos...

Já tendo explorado bastante as partes do corpo, observado no espelho, dançando, tocando-o, relaxando... Passar para a segunda fase do projeto: Explorar os sentidos.

·         Visão: Mostrar figuras coloridas pequenas, médias e grandes; figuras preta e brancas pequenas, médias e grandes; mostrar de longe, de perto, de muito perto – sempre perguntando o que estão vendo e como. Provocar os alunos para que percebam a importância da visão. E repetir a pergunta: Para que servem nossos olhos?

·         Audição: Brincar de identificar sons de instrumentos, da natureza,vozes, barulhos em geral; falar bem baixinho, falar alto, propor que todos sussurrem, gritem, fiquem em silêncio. Enfim, através de diversas brincadeiras provocar para que percebam a importância dos ouvidos e da audição. Repetir a pergunta: Para que servem nossos ouvidos?
·         Olfato: Brincar de distinguir diferentes cheiros de olhos vendados – Dizer cheiros que agradam e os que desagradam - provocando-os até perceberem a importância de nosso nariz, de nosso olfato.

·         Paladar: Brincar de provar diferentes tipos de alimentos de olhos vendados – provocando-os até perceberem a importância da língua, de nosso paladar.


·         Tato: Brincar de sentir diferentes texturas: algodão, lixa, esponja, água fria, água morna, gelo etc.) – provocando-os até perceberem a importância do tato, de sentir o toque. O professor pode criar uma caixa fechada com um buraco apenas para caber as mãos das crianças, e dentro dela devem conter diferentes materiais onde poderão tocar e dizer o que sentem se é macio ou áspero. Outra brincadeira legal é: de olhos fechados, descobrir em que parte dos eu corpo o colega está tocando.


Brincar com o corpo e com os sentidos...

O professor deve propiciar atividades diversas de Psicomotricidade:

·         Pular em um pé som ao ritmo de uma música;
·         Andar em cima de uma linha traçada no chão com uma bola na mão;
·         Subir e descer escadas ao ouvir determinados sons;
·         Engatinhar, saltar, com ritmo ou livremente;
·         Virar cambalhota com auxílio do professor em um colchonete;
·         Vestir e desvestir-se, com a roupa pedida, a cada ordem do professor;
·         Dançar em diferentes ritmos;
·         Pular entre bambolês;
·         Imitar animais;
·         Andar em curvas;
·         Arremessar e agarrar bolas;
·         Brincar de Chefinho mandou;
·         Brincar de Morto-Vivo;
·         Brincar de Estátua;
·         Brincar de cabra-cega;
·         E inúmeras outras atividades de acordo com a necessidade da turma, material disponível, tempo e desejo do professor...


Sugestões de Alguns Jogos de Trabalho com corpo e explorando os sentidos:

1 – Caçador de tartarugas:

Os jogadores dispersam-se pelo pátio: são as tartarugas. Ao sinal, o caçador sai correndo para pegar as tartarugas. Estas evitarão ser apanhadas deitando-se de costas, pernas e braços encolhidos, imitando tartaruga deitada de costas. Enquanto estiverem nesta posição, não poderão ser caçadas. O jogador que for apanhado será eliminado.


2 – Jogo das Cores:

Sentados em círculos, os alunos devem aguardar a indicação do professor.
Ao indicar uma cor, exemplo: verde – Todos devem sair correndo e tocar em algo da cor indicada.

3 – Me dá um abraço:

Os alunos devem estar distantes um do outro. Ao sinal especificado: Três palminhas dadas pelo professor, por exemplo, todos devem correr e encontrar um amigo para abraçar.

4 - Lobos e Carneirinhos:

Formação: Traçar no chão duas linhas afastadas cerca de 20 metros uma da outra. As crianças são divididas em dois grupos: lobos e Carneirinhos. Cada grupo se coloca atrás de uma linha. O grupo dos lobos fica de costas para o grupo dos Carneirinhos.

Desenvolvimento: Ao sinal do professor, os Carneirinhos saem a caminhar, o mais silenciosamente possível, em direção aos lobos. Quando estiverem bem próximo deles o professor diz: “Cuidado com os lobos”!Estes, então, voltam-se rapidamente em partem em perseguição aos Carneirinhos. Os Carneirinhos apanhados antes de alcançar a linha original ( de onde vieram) passam a ser lobos. Na repetição da brincadeira invertem-se os papéis.

Sugestão: Antes de proporcionar essa brincadeira, é interessante que se explore o que se sabe e se discuta sobre esses animais: Como são? Quem já viu um carneirinho? Quem já viu um lobo? Onde? Quando? Se viu, o que achou do animal? Vamos imitar um lobo? Vamos imitar um carneirinho?
O professor deve explorar o tema de acordo com o interesse das crianças.


5 - Onça Dorminhoca:

Formação: Formar com os alunos uma roda grande. Cada criança fica dentro de um pequeno círculo desenhado sob os pés, exceto uma que ficará no centro da roda, deitada de olhos fechados. Ela é a Onça dorminhoca.

Desenvolvimento: Todos os jogadores andam a vontade, saindo de seus lugares, exceto a onça dorminhoca que continua dormindo. Eles deverão desafiar a onça gritando-lhe: “Onça dorminhoca”! Inesperadamente, a onça acorda e corre para pegar um dos lugares assinalados no chão. Todas as outras crianças procuram fazer o mesmo. Quem ficar sem lugar será a nova Onça dorminhoca.

Sugestão: O professor poderá proporcionar um estudo sobre a onça, de acordo com o interesse das crianças: Quem já viu uma onça?
Aonde? Quando?
Como ela é? Como vive? O que come?
Quem quer imitá-la?
Confeccionar uma máscara de cartolina ou papelão para aquele que fará o papel da onça.
Partindo deste estudo, a criança, quando for desenvolver a atividade, criará um personagem seu relativo à brincadeira.
 

6 -  Corrida do Elefante:

Formação: As crianças andam à vontade pelo pátio. Uma delas separada utiliza um braço segurando com a mão a ponta do nariz e o outro braço passando pelo espaço vazio formado pelo braço. ( Imitando uma tromba de elefante).

Desenvolvimento: Ao sinal, o pegador sai a pegar os demais usando somente o braço que está livre ( O outro continua segurando o nariz). Quem for tocado transforma-se também em elefante, logo, em pegador, adotando a mesma posição. Será vencedor o último a ser preso.

Sugestão: As crianças, durante a brincadeira podem caminhar como um elefante.



Sempre é bom...

·         Trabalhar com parlendas, adivinhas, trava-línguas;
·         Desenhar livremente ou de maneira orientada – Exemplo: Desenhe seus olhos.
·         Trabalhar pesquisas. Deixar que as crianças recortem e colem diferentes figuras de corpo humano;
·         Usar as cantigas e brincadeiras de roda;
·         Modelar bonecos, procurando colocar todas as partes do corpo;

Para finalizar o projeto sugerimos a criação de um boneco do tamanho das crianças feito de sucata – Nomeá-lo, listar suas características de personalidade e caráter, cada parte do corpo que for sendo criada o professor aproveita para revisar tudo que já trabalharam.


Autoria: Patrícia Fonte



















































A importância do brincar com o corpo na Educação Infantil:

Durante muito tempo as creches, Pré-Escolas ou Jardim de Infâncias foram consideradas locais para deixar a criança com alguém de segurança para os pais poderem exercer seus trabalhos, ou, no máximo, um local para brincar. Hoje sabemos a importância e o papel pedagógico, educativo, social desta fase da criança.
Pesquisas demonstram que quando a escola é um ambiente altamente estimulante, onde possam ter como se explorar, imitar, olhar, escutar, expressar-se através de sua fala e em contato com crianças da mesma faixa etária, tendo a professora como facilitadora e orientadora, as crianças com menos de 6 anos desenvolvem sua inteligência de forma surpreendente.
A nós educadores cabe propiciar atividades diversificadas e criar ambientes educativos cada vez mais ricos e desafiadores.

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
( Carlos Drumond de Andrade )

A brincadeira é o caminho do desenvolvimento cognitivo na infância. E é a partir da exploração do seu próprio corpo e  dos amigos que iniciam as construções  dos conhecimentos e habilidades principais. Em vez de impedí-las de brincar, o ideal é apresentar materiais que incentivem brincadeiras diversas e enriqueçam cada vez mais o processo ensino-aprendizagem.


Autoria do Projeto: Patrícia Fonte



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