quinta-feira, 10 de junho de 2010

PLANO DE SESSÃO RECREATIVA

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA


CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SÃO GABRIEL

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COMUNICAÇÃO E ARTES

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINA LAZER E RECREAÇÃO

PROFESSOR FRANCISCO INIOLDE MARQUES GOMES



PLANO DE SESSÃO RECREATIVA




Acadêmica: Tamara Pereira Cabreira



SÃO GABRIEL / RS, 10 DE JUNHO DE 2010.



Sumário
Introdução.............................................................................................03
Objetivos gerais e específicos.............................................................     04
Clientela elegível..................................................................................   05
Proposta de atividades recreativas....................................................      06 Cronograma.......................................................................................... 09
Recursos................................................................................................10
Avaliação...............................................................................................11
Conclusão..............................................................................................12

Bibliografia.............................................................................................13


Introdução
A importância do Lazer e recreação no processo educativo é de um significado extremo, não apenas como possibilidades de descanso e divertimento, mas também desenvolvimento pessoal e social desenvolvimento pessoal e social na formação de suas concepções. Seus significados e valores fazem parte de um processo contínuo de uma cultura vivenciada, valores que contribuam para mudanças de ordem moral e cultural para a estrutura de uma sociedade, resultante de um processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente.


3 Objetivos
Gerais:
• Reconhecer a importância para a educação e o desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças, jovens e adultos, desenvolvendo atividades críticas e lúdicas baseadas no folclore e demais elementos da cultura popular brasileira.

Específicos:
 • Oferecer atividades recreativas e esportivas, proporcionando condições no desenvolvimento do raciocínio, de valores, como também enriquecendo a capacidade criativa.


4 Clientela elegível
 Tendo como objetivo proporcionar diversão, descontração e entretenimento, além de favorecer o desenvolvimento das habilidades humanas, esta proposta recreativa é destinada à escolas, hotéis e clubes.


5 Propostas de atividades

Atividade 01

Nome: TOCA

Objetivo: Atenção, vivacidade

Material: Som, cd

Formação: Em roda

Desenvolvimento: Desenham-se várias tocas (círculos) em um espaço amplo. O número de tocas deve ser sempre um a menos do que o número de jogadores. Bem distante do terreno onde as tocas estão, os participantes, todos de mãos dadas, em roda, estarão rodando ao som de uma música animada. Quando a música parar, todos devem soltar as mãos, correr e sentar em uma toca. Quem não conseguir, é eliminado e apaga-se uma toca. Ganha quem sentar na última toca.

Atividade 02

Nome: Trenzinho Animado

Objetivo: Atenção

Material: Nenhum

Formação: Em fila

Desenvolvimento: O mestre vai comandar uma espécie de passeio, onde ele cantará a música "Se você está contente faça isto..." durante a viagem do trem. A função do trenzinho é fazer o que o mestre mandar conforme a música. Dependendo do que o mestre mandar, a brincadeira pode ser bem divertida.

Atividade 03

Nome: Estoura Bexiga

Objetivo: Rapidez, coordenação

Material: Bexiga

Formação: Dispersos

Desenvolvimento: Todos participam. Cada jogador terá uma bexiga amarrada em seu tornozelo. O objetivo é estourar a bexiga dos adversários e proteger a sua. Ganha o último que ficar com a bexiga intacta.

Atividade 04

Nome: PICHORRA

Objetivo: Atenção, Coordenação

Material: Bexiga, lenço, pau

Formação: Em filas

Desenvolvimento: Uma bexiga é pendurada no alto e os representantes das equipes, depois de vendados e rodados, devem estourá-la com um pau, sendo guiadas pelas respectivas equipes.


Atividade 05

Nome: Futebol americano

Objetivo: Disputa

Material: Bola

Formação: Dispersos

Desenvolvimento: Futebol com as mãos. Há dois times e um único gol. Vale tomar a bola na marra. O time que fizer mais gols vence.

Atividade 06

Nome: CORRIDA DE OBSTÁCULOS

Objetivo: Destreza

Material: Nenhum

Formação: Em fila

Desenvolvimento: Jogam dois corredores, que deverão percorrer uma distância e chegar ao fim, enfrentando obstáculos (os obstáculos serão pessoas curvadas). Quem cruzar a linha de chegada primeiro vence.

Atividade 07

Nome: TREM DE RÉ

Objetivo: Coordenação, atenção

Material: Nenhum

Formação: Em grupos

Desenvolvimento: Jogam dois grupos. É uma corrida de ida e volta onde os participantes de cada equipe correrão agarrados um na cintura do outro. Para voltar, é necessário fazer a volta em uma pessoa que estará na linha de chegada. Ganha a equipe que chegar na linha de partida primeiro, uma vez que a corrida é de ida e volta.

Atividade 08

Nome: CORRIDA DE CANGURUS

Objetivo: Competição

Material: Nenhum

Formação: Em duplas

Desenvolvimento: É uma corrida de duplas, de ida e volta. Cada dupla deverá correr assim: um deverá pisar no pé do parceiro, mas os dois estarão olhando para a frente, ou seja, o que estiver em cima, estará de costas para o seu parceiro. Na ida, vai de frente. Na volta, vem de costas. Ganha a dupla que chegar primeiro.

Atividade 09

Nome: COSTINHA

Objetivo: Rapidez

Material: Nenhum

Formação: Dispersos

Desenvolvimento: Pega-pega comum, só que todos os participantes deverão correr de costas. Quem correr normalmente está fora.


Atividade 10

Nome: CIRANDOBOL

Objetivo: Atenção

Material: Nenhum

Formação: Dois círculos

Desenvolvimento: Metade dos participantes formam uma roda e, dentro dela, fica a outra metade de jogadores. Os que estiverem formando a roda tentarão balear os que estiverem dentro. Quem estiver formando a roda poderá sair temporariamente para pegá-la (se tiver ido pra longe). Quem for baleado passa a fazer parte da roda. Ganha o último que ficar dentro da roda.

8 Cronograma:

Data: 10 de maio de 2010.

Local: Universidade da Região da Campanha Campus Universitário de São Gabriel.

Horário de início:

Horário de termino: Conteúdo: Recreação Escolar.








9 Recursos

Físicos: Quadra Poliesportiva.

Materiais: Bolas, cordas, cones, bananas, toalha, lenço, apito.

Humanos: Professor e Alunos.

10 Avaliação
Na medida em que forem alcançados todos os objetivos propostos, a avaliação será considerada satisfatória.

11 Conclusão
Apresentei de forma objetiva algumas idéias sobre a recreação, o lazer, o jogo e a brincadeira. É um tema magnífico e complexo. Espero que as informações contidas neste trabalho possam ajudar ao educador na organização e planejamento de suas atividades. Por isso, espero as brincadeiras abordados colaborem de forma objetiva e concreta para uma melhor compreensão e principalmente, para uma melhor qualidade de vida. Basta usar a imaginação, ser criativo e acreditar em sonhos que termos uma resposta concreta nos trabalhos que deverão ser idealizados pra uma prática eficiente.

12 Bibliografia
BARRETO, Sidirley de Jesus. Psicomotricidade: Educação e Reeducação. Blumenau/Odorizzi, 1998.

GONÇALVES, Y.S. Disponível em: <http://www.cdof.com.br/recrea25.htm>. Acesso em: 10/06/2010.

HUIZINGA, Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos>. Acesso em: 10/06/2010.




























































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