segunda-feira, 7 de junho de 2010

ORAÇÃO DIÁRIA DO PROFESSOR




Senhor ! Hoje será um dia atarefado, por favor ! Ouvi meus planos para esse dia! Em MATEMÁTICA quero ensinar aos alunosque as más ações são reduzidas aos menores coeficientes quando as boas açções são multiplicadas. Em EDUCAÇÃO FÍSICA, gostaria que eles encontrassem auto - confiança para pular os baixos obstáculos da vida com um olho no desafio de pular as barreiras da vida. Em ARTES, que não é tão importante estar na linha enquanto colorindo, quando os sonhos podem ser pintados e os futuros esculpidos.
Em PORTUGUÊS , quero ensinar-lhes os verbos"ajudar", "amar" e que o particípio mal conjugado, é menos sério do que usar contra o outro adjetivo que ofende. Em ESTUDOS SOCIAIS, ajudai-os a se darem conta que o mundo é cheio de pessoas com direitos iguais. Em MÚSICA, eu gostaria que eles fossem naturais,cantando vossos louvores.
Em CIÊNCIAS, Senhor, quero ensinar-lhes que para cada ação há uma igual e oposta reação.
É apenas um outro modo de dizer: "Faça aos outros o que gostaria que lhes fizessem". Finalmente,Senhor, ajudai-me a ajudá-los a se darem conta de que o aprendizado não termina quando termina o dia.









MOTIVA TEU ALUNO




COMO MOTIVAR TEU ALUNO?

☺ Relatos do dia-a-dia;
☺ Notícias da comunidade;
☺ Notícias de jornais e revistas
☺ Acontecimentos importantes;
☺ Gravuras;
☺ Textos principiados;
☺ Textos em rodinhas;
☺ Textos coletivos;
☺ Textos em dupla;
☺ Livros lidos;
☺ Revistas em quadrinhos;
☺ Debates;
☺ Cartas, bilhetes, avisos;
☺ Relatórios;
☺ Músicas;
☺ Poesias;
☺ Trabalho com sucatas, desenhos, pinturas, origamis, maquetes.

PROJETO: EJA & INCLUSÃO DIGITAL

                         “PORQUE NUNCA É TARDE PARA APRENDER!”

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAREMA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
CEJA PROFª RITA NILCE DE VASCONCELOS AMORIM
SETOR DE INFORMÁTICA
ITAREMA-CE/ 2005


SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO
2. OBJETIVOS
2.1. OBJETIVO GERAL
2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3. ORGANIZAÇÃO DO CURSO DE INFORMÁTICA
4. TEMÁTICAS QUE SERÃO TRABALHADAS NO CURSO
5. METODOLOGIA
6. CRONOGRAMA
7. AVALIAÇÃO
8. CONCLUSÃO


1. APRESENTAÇÃO

A necessidade de saber ler e escrever é importante para o desenvolvimento de uma sociedade. Não se vai longe quando não se conhece a leitura nem tampouco a escrita.
Um grande desafio para as escolas atualmente é a dificuldade dos alunos não saberem ler ou escrever. E hoje, é desenvolvido um grande trabalho envolvendo esse objetivo: “Ler e Escrever”. Agora, imagine há alguns anos atrás, onde não havia tantas escolas, nem profissionais aptos a desenvolver a tarefa docente, e a maioria das crianças/ adolescentes não tinham condições de ir para a escola; ou quando tinham, abandonavam por falta de interesse, necessidade de se sustentar (trabalho), problemas familiares, etc.
O que tudo isso ocasionou foi um enorme número de analfabetos no país, em especial nas regiões menos desenvolvidas. E essas pessoas, às vezes, podem sentir-se excluídas da sociedade.
Daí em diante, surgia a necessidade de mudar esse quadro de vergonha para nossas famílias. Por que não aprender em uma idade mais avançada, já que não foi possível iniciar ou concluir os estudos na adolescência? A resposta está sendo aplicada através da EJA – Educação de Jovens e Adultos, que abrange jovens e adultos com idades a partir de 15 anos, alfabetizando-os e lhes apresentando uma nova forma de vê o mundo.
Seguindo essa meta, e pensando em outra área de aprendizado, conscientes de além da necessidade de saber ler e escrever, atualmente, é importante que todos conheçam o mundo da informática – conhecer o Computador e a Internet.
Assim, propomos a criação de um Curso de Informática para atender esses alunos, onde almejamos alcançar melhores resultados, certificação e reforçar a continuidade deles na conclusão desse segmento de aprendizagem.

2. OBJETIVOS


2.1. OBJETIVO GERAL

Inserir professores e alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos no ambiente das tecnologias da informação e comunicação, envolvendo-os com o uso do Computador e da Internet, visando a permanência e conclusão dos estudos, bem como a certificação para o mercado de trabalho.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Introduzir as tecnologias da informação e comunicação, enfatizando sua importância nos dias atuais;
 Descobrir a importância do Computador e da Internet como meio de aprendizagem;
 Criar um ambiente de aprendizagem com a utilização do Computador e da Internet;
Organizar tarefas (textos, jornais, livretos, etc.) para serem desenvolvidas no Laboratório de Informática;
 Incentivar a pesquisa através da Internet, selecionando o que realmente poderá ser utilizado pelos alunos no dia-a-dia;
Criar uma Página de Internet com dados e trabalhos realizados pelos alunos durante a realização do curso.


3. ORGANIZAÇÃO DO CURSO DE INFORMÁTICA

O Curso de Informática para a EJA - Educação de Jovens e Adultos, será realizado no próprio Laboratório de Informática do Centro de Educação de Jovens e Adultos Profª. Rita Nilce de Vasconcelos Amorim. Este ficará aberto aos alunos nos turnos manhã, tarde e noite, de segunda à sábado, onde queremos alcançar logo de início um número razoável de participantes.
O curso estará organizado de forma a atender as necessidades dos alunos, tanto de aprendizagem quanto de disponibilidade de tempo, pois sabemos que este último é um grande obstáculo para a continuação e conclusão do curso por esses alunos.
Serão realizadas atividades buscando uma melhor formação deste educando, nunca excedendo o tempo que lhes restam para o aprendizado e, sim, querendo ajudá-lo em sua aprendizagem.
É importante frisar que este curso oferecerá Certificado de Conclusão, onde o mesmo será assinado pelo Instrutor, Secretária Municipal de Educação e Prefeito Municipal.



4. TEMÁTICAS QUE SERÃO TRABALHADAS NO CURSO

O Curso envolverá desde a História dos Computadores até o uso da Internet como meio de pesquisa e comunicação para o fortalecimento da aprendizagem. Assim, serão trabalhados os temas:


- O que é a Informática?;

- Quando Surgiu o Computador? (História do Computador);

- Qual a importância do Computador atualmente?;

- Os Sistemas Operacionais e Aplicativos que fazem o funcionamento de tudo;

- O que é Internet?
 - Relação Computador X Internet;

- Eu posso aprender com o Computador?;

- O que eu faço na Internet?.


5. METODOLOGIA

As aulas serão dadas de forma dinâmica, em que os alunos se sintam parte do Laboratório de Informática, interagindo com o computador e colegas de turmas. Eles realizarão atividades no computador, individualmente e em grupo, tentando dessa forma, numa união coletiva, conseguir que todos concluam o curso, entendendo esse mundo de informação que é a informática.


6. CRONOGRAMA

O curso seguirá o seguinte cronograma para sua execução:

TOTAL DE PARTICIPANTES POR TURNO: 14 alunos

 ALUNOS POR COMPUTADOR: 01 aluno

HORAS POR SEMANA: 02 horas

 DURAÇÃO: 03 meses



7. AVALIAÇÃO

A avaliação será feita através da realização de atividades propostas no decorrer do curso e a freqüência dos alunos na participação das aulas.



8. CONCLUSÃO

Cientes da grande responsabilidade do uso da informática como meio de aprendizagem, vimos aqui expor que para nós será um grande desafio e, buscaremos o possível e o impossível para que este trabalho tenha uma ótima repercussão no seu desenvolvimento.

PROJETO E J A

“A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um sistema de ensino utilizado na rede pública no Brasil para a inclusão de jovens e adultos na educação formal. Em síntese, tem o propósito de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade para aqueles que perderam a oportunidade de se escolarisar na época própria por arrimo ou por inadaptação.
É regulamentada pelo artigo 37, da lei nº 9394 de 20 de Dezembro de 1996 (LDB).
É uma educação que passou por várias agressões por parte de muitos políticos que a não queriam, pois acreditavam que a eliminação do analfabetismo se limitava apenas em proporcionar uma educação de qualidade para as crianças e quanto aos adultos analfabetos, já tem o seu destino traçado na morte, pois a medida que são analfabetos, consequentemente não conseguem emprego e nem o seu sutento, daí acabam morrendo de fome (Crença do Senador Darcy Ribeiro). Mas devido à lutas de outros senadores e deputados, em prol de uma educação também para esses que não tiveram, muitas vezes, condições de estudar, com a formulação de projetos em favor da Educação de Jovens e Adultos, o Senador Darcy modificou o seu conceito e atribui em projeto de lei para a LDB o conceito de educação de adultos como o que está citado logo no ínicio. (GADOTTI;ROMÃO, 2005, Educação de Jovens e Adultos: Teoria, prática e proposta)” Wikipédia
“As atuais iniciativas referentes à Educação de Jovens e Adultos trabalhadores, no Brasil, adotadas pelo Governo Federal, são marcadas por duas ordens de questões, de caráter socioeconômico, que se complementam. A primeira constitui expressão histórica do quadro de distribuição profundamente desigual dos bens materiais e simbólicos, bem como da negação dos direitos fundamentais – entre os quais se destaca o direito pleno à educação – para a maioria da classe trabalhadora. A segunda, de origem recente, resulta das repercussões internas da reestruturação produtiva, do aprofundamento do processo de internacionalização do capital e da redefinição das condições de inserção dependente e subordinada do país no capitalismo internacional, a partir do final dos anos de 1980.” A educação de jovens e adultos trabalhadores brasileiros no século XXI: Formação de adultos: políticas e práticas
“Já são cerca de 4,2 milhões de alunos em todo o país. Esse número tende a crescer com os projetos de combate ao analfabetismo. Há um intenso movimento de jovens e adultos voltando à sala de aula. Quem não teve oportunidade de estudar na idade apropriada, ou que por algum motivo abandonou a escola antes de terminar a Educação Básica, está procurando as instituições de ensino para completar seus estudos. Aqueles que não sabem ler e escrever pretendem ser alfabetizados. Os que já têm essas habilidades desejam adquirir outros saberes — e diploma, naturalmente — para que tenham chances no concorrido mercado de trabalho e sintam-se cidadãos responsáveis pelos destinos do país. Nesta e na próxima edição de ESCOLA você vai conhecer um pouco mais sobre teoria e prática da Educação de Jovens e Adultos.” Educação de Jovens e Adultos: Sonia Maria Rummert
“Cerca de 781 milhões de adultos no mundo que são analfabetos, e cerca de 64% deste montante são mulheres. O Portal de Alfabetização da UNESCO visa aprimorar a capacidade da Organização em coordenar a Década das Nações Unidas para a Alfabetização [United Nations Literacy Decade - UNLD] e a Iniciativa de Alfabetização para o Empoderamento [Literacy Initiative for Empowerment - LIFE], uma estratégia global para atingir os objetivos da Década. Leia mais...
Desenvolvimento do Pensamento: Um estudo sobre formação de Conceitos com Jovens e Adultos em processo de escolarização: Mayra Patrícia Moura
O Movimento de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Paulo Freire é, hoje, antes de tudo, compromisso contra a discriminação e exclusão de pessoas.
Programas de educação de jovens e adultos e pesquisa acadêmica: a contribuição dos estudos do letramento: Ângela B. Kleiman
Trabalhando EJA - Observação e Registro / Trabalhar com projetos: Elisabete Costa e Vera Barreto
 As práticas educativas na Educação de Jovens e Adultos
Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos - Projeto “ABC na Educação Científica"
Educação matemática na educação de jovens e adultos - Sobre aprender e ensinar conceitos: Zélia Granja Porto e Rosângela Tenório de Carvalho
Centro de Referencia em Educação de Jovens e Adultos
Portal dos Professores de EJA
Programa Fazendo Escola
FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Educação de Jovens e Adultos)
4º Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos: Veja a apresentação da Profª Maria Rosa

ORAÇÃO DO PROFESSOR

ORAÇÃO DO PROFESSOR



''Obrigado,Senhor,por atribuir-me a missão de ensinar e fazer de mim um professor no mundo da educação.


Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.São grandes os desafios de cada dia,mas é gratificante ver os objetivos alcançados,na graça de servir,colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.


Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir.


Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.Senhor,inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir.Abençoa todos os que se empenham neste trabalho,iluminando-lhes o caminho.Obrigado,meu Deus,pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre.Amém!''

PROJETO ESTAÇÃO DO FRIO - INVERNO EM FAMÍLIA (EM CONSTRUÇÃO)

PROJETO INTERDISCIPLINAR



... TRIMESTRE DE 20 ...


1.IDENTIFICAÇÃO:


SÉRIE: EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS


TOTAL DE ALUNOS:


DOCENTE: SUSANA BRANDÃO ROCHA DA SILVA






2.TEMA:


ESTAÇÃO DO ANO – 0NVERNO






3.SUBTEMAS:


Frio


Vestuário adequado


Pratos típicos da estação






4.JUSTIFICATIVA:


Sabendo-se que o inverno é caracterizado, principalmente, pelas baixas temperaturas e é mais fria estação do ano. No hemisfério norte, se inicia por volta de 21 de dezembro, no solstício de inverno, e termina em 21 de março, no equinócio de primavera. Já no hemisfério sul, o inverno se inicia em 21 de junho e termina em 23 de setembro. Durante a estação, várias espécies de animais, principalmente de pássaros, migram para outras regiões mais quentes. Outros animais, como ursos, hibernam nesse período, reduzindo grandemente sua atividade metabólica. Em muitas regiões, pode ocorrer a incidência de neve e geadas.


Justifica-se o presente projeto









5. OBJETIVO GERAL:


Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.






6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


ØValorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;


ØPromover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;


ØRessaltar a importância da afetividade na escola e na família;


ØTrabalhar o lógico-matemático, linguística e produção de textos coletivos;


ØOrientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);


ØAdotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;


ØAprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros






7.DESENVOLVIMENTO / METODOLOGIA






Cantinho da leitura


Historinhas Dinâmicas diversas Poesias Livro didático Revistas


Conversa informal Jornais Quadro e giz Gibis Bingo Brincadeiras Materiais concretos


Dramatização Cartazes Rodinha de conversa Livros literários Desenho livre Dvd Músicas Filmes Som Jogos Alfabeto móvel Exposição de objetos Relógio móvel Fantoches


Avental de Histórias Produção de texto Roleta Colagem recortes Apresentações Teatro Dedoches


Poema


Cantigas


Parlendas


Advinhas


Quadrinhas


História em quadrinho  


bilhetes


Oralidade


Sequência lógica das idéias.


Ampliação do vocabulário Adequação da linguagem a situação de uso.


Identificação do número de sílabas nas palavras.


Separação de silabas Discussão oral sobre textos.


Elaboração de frases


Interpretação através da elaboração de desenho.


Reforço ortográfico


Atividades no caderno em folhas.


Recapitulação dos conteúdos apreendidos


Dramatizar a história


Contar história


Alfabeto móvel


Quebra-cabeça


Ditados mudo, relâmpagos e visuais.


Bingo das letras, palavras e silabas.


Boliche de letras


Cruzadinhas


Caça-palavras


Livros de literatura infantis


Jogos diversos


Cartazes






Conversação;


Filmes;


Cantigas de roda


Histórias;


Músicas;


Contos;


Passeio na casa dos alunos;


Promover jogos;


Piquenique;


Conversação sobre a família;


Origem do nome;


Álbum do nome;


Pesquisa da família montando a árvore geanológica;


Trazer fotografias da família;


Mural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência;


Ajudante do dia;


Corpo humano;


Cuidado com as coisas alheias.






7.1- Metodologia:


ØAdaptar filmes sobre a família;


ØTrabalhar histórias em quadrinhos, literárias, músicas, fantoches, teatro e conto partindo do tema;


ØDiscutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;


ØFazer mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão...;


ØTrabalhar a auto-estima e a responsabilidade de cada aluno, partindo do ajudante do dia;


ØTrabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer com que eles se reflitam também em casa.






7.2- CONTEÚDOS:


ØLinguagem oral e escrita: textos coletivos, utilização da escrita, recorte de palavras relacionadas com o tema, leitura de textos complementares;


ØLógico-matemático: contagem de letras, gravuras e situações-problemas


ØHistória e Geografia: árvore geanológica, comparar fotos passadas e atuais da criança/escola e criança/ família, localização da escola em relação da residência de cada aluno;


ØCiências; higiene e corpo humano;


ØEnsino Religioso; confecção de cartazes, ressaltar a importância do trabalho em grupo e o respeito ao próximo.






8.ATIVIDADES:


ØReleitura de filme sobre a família;


ØUtilizar recortes e desenhos livres, partindo de história em quadrinhos e leituras;


ØTrabalhar os diversos tipos de moradias, através de histórias infantis (Os três porquinhos) e visitas (casa dos alunos) ou de recortes de revistas;


ØPedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;


ØRecorte de revistas ou fotos da família para montar um mural sobre o tema;


ØPartindo do tema higiene, pedir para que as crianças tragam de casa, rótulos de produtos de higiene para colar num painel de onde se fará outras atividades: (com que letra começa..., quantidade de letras etc);


Trabalhar vários textos coletivos a partir do tema do dia.


Em certos períodos do movimento de translação, alguns pontos da Terra ficam bem próximos ao sol, em contrapartida, outros ficam mais distantes. Na parte que está mais próxima do sol, é verão; na mais distante, inverno. Por esse motivo, nenhuma estação pode ocorrer simultaneamente em dois pólos da Terra.


No Brasil, pelo fato de não haver estações bem definidas, o inverno não é tão rigoroso como em outras regiões de clima temperado; os efeitos típicos da estação são sentidos apenas na região Sul, que apresenta temperaturas pouco acima dos 0ºC. De fato, o inverno causa chuvas generalizadas nas regiões Sul e Sudeste, além de constantes inversões térmicas em muitas cidades.






Inverno






O Inverno começou


tudo molhou…


o vento soprou…


o frio chegou…


a mãe me agasalhou


com um camisolão


as botas, o gorro


e um blusão.


Mas eu, mesmo assim,


fiquei constipado


tive que ficar


em casa deitado.






O senhor Inverno


traz o frio à noite


e por culpa dele


eu fiquei doente!





TEATRO: Teatro a Cigarra, a Formiga e a Joaninha!






Cena 1: A Formiga entra com uma folha.






O inverno está chegando tenho que guardar comida o suficiente.










Cena 2: A Cigarra entra cantando.






Se ela dança eu danço, Se ela dança eu danço falei pro DJ...






Ah!!! Que dia lindo pra cantar e principalmente descansar, ficar sem fazer nada, de papo pro ar, ai, ai...










Cena 3: Formiga entra carregando jujubas






Cigarra: Olá formiga, onde vai com tanta pressa?






Formiga: Vou levar essa comida, pois o inverno está chegando. Tenho que me prevenir. E você já se preveniu?






Cigarra: Eu, eu não. To nem ai, to nem ai...










Cena 4: A Formiga encontra a Joaninha varrendo.






Joaninha: Bom dia, formiga como vai?






Formiga: Vou bem, porem atarefadissima por conta do longo inverno que vai chegar.






Joaninha: Eu já me preveni, agora estou só na faxina.






Formiga: Tchau!!! Jô tenho muito que trabalhar até mais.










Cena 5: Joaninha e a Cigarra.






Joaninha: Ah!!! Terminei a faxina agora vou descansar...






Cigarra: Olá Joaninha!!! Como vai lindinha? Até rimou Joaninha Lindinha...






Joaninha: Eu iria bem melhor se você me pagasse o aluguel , Já tem sete dias que você não me paga, aqui você não entra mais...(entra e fecha a porta)






Cigarra: Deixa disso, quando eu me tornar uma grande cantora e aparecer na TV eu te pago. Abre a porta Joaninha!!!






Joaninha (cantando): Eu não abro não, Você nem é pagadeira, já me deu muita canseira sai daqui do meu portão.






Cigarra: Ai que stress, estressada ou melhor cricrizinha.






Joaninha: Você pensa que aqui é a pensão da mãe Joana???






Cigarra: Ué, mas não é a pensão da mãe Joana? Tem certeza?






Joaninha: Sai daqui sua Cigarra desafinada!!!






Cigarra: Ui, ui,ui, tchauzinho. Ela vai ver só quando eu for famosa, aparecer na TV, vão me chamar assim À cigarra e suas Cigarretes!!!










Cena 6: Formiga entra com sanduba e cigarra recebe um telefonema .






Formiga: Pronto terminei acho que terei um bom inverno.






Cigarra recebe o telefonema: (musica aleluia)






*alo, eu fui o que!!! Não, é, não creio vou cantar no programa “CRI CRI”. Já estou indo hein,(desliga o telefone e se pergunta) qual roupa eu fico melhor essa, ai essa ai tenho que ir...






Formiga: Eta bichinho mais desmiolado (começa a fazer frio). Nossa o Inverno chegou, vou me abrigar.










Cena 7: Cigarra e o Produtor






Produtor: Você é a Cigarra






Cigarra: Sim sou eu






Produtor: então cante






Cigarra: (canta atirei o pau no gato desafinadissima)






Produtor: Nossa você não serve para o meu programa, bom vamos ver apresente algo.






Cigarra: Com vocês a Cigarra e Suas Cigarretes. (Alecrim, alecrim dourado...)






Produtor: Nossa credo, você tem que se soltar mais, bem mais, assim... Com Vocês respeitável Publico, a melhor, a mais, mais, a lindíssima, Cigarra e suas Cigarretes ai você canta, vai tenta...






Cigarra: (tenta apresentar mais gagueja.)






Produtor: quer saber não, não vai dar não, você é desafinada, sem graça, fora da moda eu prefiro o Grilo saltitante até mais, nunca mais te ver... tchau










Cena 8: Cigarra entra triste






*Ah!!! Que tristeza pensei que fosse cantar, gravar um CD ir para Brodley, mas não consegui me acharam desafinada, fora da moda, to deprê, nem quero mais cantar.






(ouve um barulho de trovão – feito por chapa de Raio-X)






*Ai que frio, vai chover, e eu não guardei comida, fui despejada, estou sem abrigo com fome minha barriga ta roncando, to com frio.






* Hummm, Já sei enquanto eu cantava, descansava, tinha alguém trabalhando não me lembro muito bem quem! Alguém sabe o nome?(deixar as crianças responder)






É a Formiga, ela mesma, ela é minha companheira eu cantava enquanto ela trabalhava vou lá porque tenho certeza que ela vai me dar abrigo.






(Cigarra bate na porta da casa da Formiga)






Formiga: (reclama): Ai meu Deus quem será que está ai fora nesse frio.






_ A é você Cigarra, o que você quer hein posso saber?






Cigarra: Sim, posso entrar, por favor? Olha eu trouxe até uma colherzinha posso?(pegar uma colher bem grande)






Formiga: O que você estava fazendo enquanto eu trabalhava, hein?






Cigarra responde descaradamente: Eu estava, cantando, dormindo, descansando, me divertindo. Né?






Formiga: Pois então continue, pois aqui você não entra, fique ai fora pensando em tudo o que você não fez. Tchau passe bem!!!






(a cigarra ouve tudo faz beicinho mais não se comove)










Cena 9: A Cigarra pede abrigo para a Joaninha






Cigarra: Ah já sei, a Jô ela é minha amiga morei na casa dela sem pagar aluguem mas morei... Vou lá ela tem um coração bom ela vai se comover!






(cigarra bate na casa da Joaninha)






Joaninha acorda, ai ela está dormindo, Jô acorda, acordaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!






Joaninha: (entrega uma corda para a Cigarra)






Cigarra: Ai não eu queria que ela acordasse e ela me deu uma corda. Eu to vendo tudo rosa, não é roxo, não vermelho de pintinhas amarelas eu vou desmaiar. Pum (desmaia)










Cena 10: Joaninha pede ajuda a formiga






Joaninha acorda com o barulho: Nossa não se pode mais nem dormir tranqüila que barulho parece que ta caindo o mundo.(sai de sua casa) Ahhhh... Não que é isso, ahhhhhh é a cigarra nossa porque ela não me chamou será que o barulho foi ela desmaiando vou ajuda – lá. Ai que pesada vou chamar a Formiga para me ajudar.






Joaninha bate na casa da Formiga: toc, toc, toc...






Formiga: De novo, não é possível eu to assistindo “REBELDE” Ai é você Jô quer assistir TV entra.






Joaninha: Não a cigarra ta desmaiada na porta da minha casa temos que ajuda – lá






Formiga: Ai agora não, eu to assistindo “REBELDE” já ta na ultima parte depois a gente vai lá.






Joaninha: Não ela vai morrer de frio. Vamos






Formiga: Ta bem (chegam até a cigarra) Nossa cadê o celular dela vamos ligar para o guincho...






Joaninha: Pare de graça ela está ficando roxa já.






(Pegam a Cigarra e levam para dentro da casa da Joaninha, dão chá para ela e um cobertor).






Cigarra: Obrigada amigas, que o criador abençoe vocês






Formiga: Espero que tenha aprendido a lição e não seja mais preguiçosa, primeiro temos que plantar para colhermos bons frutos.






Joaninha: Acho que agora ela aprendeu, fique e cante conosco para aquecer nosso inverno.






MUSICA: Chocolate com Pimenta (essa musica tem uma parte que fala da cigarra e da formiga)










A Formiguinha e a Neve


Narrador - Certa manhã de inverno uma formiguinha saiu para seu trabalho diário. Já ia muito longe a procura de alimento, quando de repente um floco de neve caiu e prendeu seu pezinho. Aflita vendo que não podia se livrar da neve, e iria assim morrer de fome e frio, voltou-se para o sol e disse:


Formiga - Hó sol, tu que és tão forte, derrete a neve que prendeu o meu pezinho.


Narrador - E o sol indiferente nas alturas falou:


Sol - Mais forte do que eu é o muro que me tapa.


Narrador - Olhando então para o muro a formiguinha pediu:


Formiga - Hó muro tu que és tão forte que tapas o sol que derrete a neve, desprende o meu pezinho?


Narrador - E o muro que nada vê e muito pouco fala, respondeu apenas:


Muro - Mais forte do que eu é o rato que me rói.


Narrador - Voltando-se então para o ratinho que passava apressado, a formiguinha suplicou:


Formiga - Hó rato, tu que és tão forte, que rói o muro que tapa o sol que derrete a neve, desprende o meu pezinho?


Narrador - Mas o rato que também ia fugindo do frio gritou de longe:


Rato - Mais forte do que eu é o gato que me come!


Narrador - Já cansada a formiguinha pediu ao gato:


Formiga - Hó gato, tu que és tão forte, que comes o rato, que rói o muro que tapa o sol que derrete a neve, desprende o meu pezinho?


Narrador - E o gato sempre preguiçoso disse bocejando:


Gato - Mais forte do que eu é cão que me persegue...


Narrador - Aflita e chorosa a pobre formiguinha pediu ao cão:


Formiga - Hó cão tu que és tão forte que persegues o gato come o rato, que rói o muro que tapa o sol que derrete a neve, desprende o meu pezinho?


Narrador - E o cão que corria atrás de uma raposa, respondeu sem parar:


Cão - Mais forte do que eu é o homem que me bate.


Narrador - Já quase sem força, sentindo o coração gelado de frio a formiguinha implorou ao homem:


Formiga - Hó homem, tu que és tão forte que bate no cão que persegue o gato que come o rato que rói o muro que tapa o sol que derrete a neve, desprende o meu pezinho?


Narrador - E o homem sempre preocupado com o seu trabalho respondeu apenas:


Homem - Mais forte do que eu é a morte que me mata.


Narrador - Trêmula de medo, olhando para a morte que se aproximava a pobre formiguinha suplicou:


Formiga - Hó morte, tu que és tão forte que mata o homem que bate no cão que persegue o gato que come o rato, que rói o muro que tapa o sol que derrete a neve, desprende o meu pezinho?


Narrador - E a morte que nada fala impassível respondeu...


Morte: - ................


Narrador - Quase morrendo, então a formiguinha rezou baixinho...


Formiga - Meu Deus, o senhor, que é tão forte, que governas a morte que mata o homem que bate no cão que persegue o gato que come o rato que rói o muro que tapa o sol que derrete a neve, desprende o meu pezinho?


Narrador - E então, Deus que ouve todas as preces sorriu, estendeu a mão por cima das montanhas, e ordenou que viesse a primavera.


No mesmo instante no seu carro de ouro a primavera desceu por sobre a terra,


enchendo de flores os campos, enchendo de luz os caminhos.


E vendo a formiguinha quase morta gelada pelo frio, tomou-a carinhosamente entre as mãos e levou-a para seu reino encantado, onde não há inverno, onde o sol brilha sempre e onde os campos estão sempre cobertos de flores.


Sol - Mais forte do que eu é o muro que me tapa.


Muro - Mais forte do que eu é o rato que me rói.


Rato - Mais forte do que eu é o gato que me come!


Gato - Mais forte do que eu é cão que me persegue...


Cão - Mais forte do que eu é o homem que me bate.


Homem - Mais forte do que eu é a morte que me mata.


1 Narrador:


2 Formiga:


3 Sol:


4 Muro:


5 Rato:


6 Gato:


7 Gata:


8 Cão:


9 Cão:


10 Homem:


11 Morte:


12 Primavera:


13 Flor:


14 Flor:


15 Flor:


16 Flor:


17 Borboleta:


18 Abelha:






INVERNO – 21 DE JUNHO


Fonte: Portoweb


A palavra Inverno vem do latim: hibernu, tempus hibernus. Esse tempo hibernal está associado ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e se recolherem durante o período de frio intenso. É a estação que sucede o Outono e antecede a Primavera. Durante este período o principal sistema meteorológico é a frente fria. Outro aspecto que se observa nesta estação são as constantes inversões térmicas que causam nevoeiros e neblinas.


Solstício vem do latim: solstitiu = Sol Parado. É correspondente aos extremos máximos do deslocamento do Sol, o qual inverte o seu sentido de deslocamento, portanto o Sol precisa parar seu movimento para retornar.


O Solstício de Inverno – é quando predomina menor período de claridade do ano.






21 de junho – Início do Inverno


Fonte: Paulinas






As estações do ano existem devido à inclinação do eixo terrestre (de aproximadamente 23.027º) em relação ao plano da órbita da Terra ao redor do Sol e ao movimento de translação da Terra em torno do Sol.


Ao percorrer sua órbita ao redor do Sol, a Terra é iluminada pelos raios solares de maneiras diferentes, conforme sua posição.


Observa-se que, nos dias 23 de setembro e 20 de março, ambos os hemisférios terrestres são igualmente iluminados. Porém, nos dias 21 de dezembro e 21 de junho, os hemisférios sul e norte diferem quanto à iluminação.


Chama-se de solstício as posições em que a Terra se encontra em 21 de dezembro e 21 de junho. Por exemplo, dizemos que no dia 21 de junho há solstício de inverno no hemisfério sul, ou seja, ocorre a noite mais longa do ano, e solstício de verão no hemisfério norte, onde se registra o dia mais longo do ano.


Em 21 de junho, devido à inclinação do eixo terrestre, o hemisfério sul recebe menos luz solar, marcando assim o início do inverno; conseqüentemente, em posição inversa, o hemisfério norte está mais voltado para o Sol, dando início ao verão.


O inverno, no hemisfério sul, vai de 21 de junho a 23 de setembro. A estação é caracterizada pela baixa temperatura na região centro-sul. Pode também ocorrer chuva com tempestades de granizo em algumas regiões, bem como pode haver geadas, tão temidas pelos agricultores.


No inverno, os dias são mais curtos e as noites, mais longas. As árvores perdem suas últimas folhas amareladas, e as sementes, lançadas na terra, parecem apodrecer e morrer, porém suas raízes crescem e se fortalecem dentro da terra, à espera da primavera, para explodirem com vida nova.


O inverno é importante para a natureza, porque esta precisa descansar para recuperar as forças despendidas nas outras três estações. Os reinos vegetal e animal precisam hibernar para acordar com mais disposição e vigor.






Início do inverno


Fonte: Ática Educacional






Entre os dias 21 e 23 de junho, no Brasil e em todo o hemisfério sul, ocorre o solstício de inverno. O solstício de inverno corresponde ao dia em que os raios solares atingem o hemisfério sul da Terra com a menor inclinação em relação ao eixo terrestre. Portanto, as temperaturas nesse dia tendem a ser menores. A noite desse dia tem a duração mais longa do ano, mas o clima de inverno não necessariamente é mais característico nesse dia, pois depende muito de outros fatores como latitude, altitude, direção dos ventos, umidade, etc.


O início do inverno, em 21 de junho, no hemisfério sul coincide com o início do verão no hemifério norte.










AVALIAÇÃO


Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais. Será feita através de registros diários, de acordo com a observação da participação e interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.










10. CRONOGRAMA:


Será desenvolvidos nos meses, de março, abril e maio.




Na mitologia grega, Zeus ordenou que Perséfone, sua filha com Deméter, ficasse seis meses com sua mãe e seis meses com Hades, o deus da escuridão. Deméter teria se entristecido, e por causa desses períodos em que ficaria longe de sua filha, teria se originado o outono e o inverno.















Inverno e Saúde


Baixa temperatura, baixa umidade do ar e ventos frios provocam o aumento das moléstias respiratórias durante o Inverno e a Primavera. A causa principal é a ação de poeiras e de micro-insetos (ácaros) que se desenvolvem junto ao mofo e se acumulam nas roupas, cobertores, etc..., guardadas por longo tempo nos armários.






Algumas recomendações que podem atenuar o efeito são:


Manter arejados os ambientes internos. No Inverno, abrir as janelas entre 10 da manhã e 5 da tarde é uma boa medida.


O uso de aparelhos para purificação do ar também pode ser recomendado.


Evitar carpetes ou cortinas que acumulem poeiras.


Evitar roupas e cobertores de lã ou com pêlos. Agasalhos recomendados: malha, moleton, nylon ou couro.


Colocar as roupas típicas de inverno (blusas de lã, cobertores etc) no sol.


Recobrir colchões, travesseiros e almofadas com plásticos. A cama deve estar afastada da parede. Coloque livros e objetos em armários fechados. Limpe a casa com pano úmido (principalmente os cantos dos cômodos, beiradas e estrados de camas). Evite produtos de limpeza com cheiro ativo e dê preferência ao álcool.


Evitar permanecer em cômodos úmidos, fechados, lidar com papéis, roupas e objetos guardados por muito tempo.


Evitar animais de pêlo ou pena dentro de casa.


Não permitir que fumem em ambientes internos.


Sem restrição quanto ao consumo de sorvetes e chocolates.


Fonte: www.velhosamigos.com.br






Região Sul


A região Sul está localizada abaixo do Trópico de Capricórnio, em uma zona temperada, É influenciada pelo sistema de circulação perturbada de Sul, responsável pelas chuvas, principalmente no verão, e pelo sistema de circulação perturbada de Oeste, que acarreta chuvas e trovoadas, por vezes granizo, com ventos com rajadas de 60 a 90 km/h.


Quanto ao regime térmico, o inverno é frio e o verão é quente. A temperatura média anual situa-se entre 14o e 22oC, sendo que nos locais com altitudes acima de 1.100 m, cai para aproximadamente 10oC.


No verão, principalmente em janeiro, nos vales dos rios Paranapanema, Paraná, Ibicuí-Jacuí, a temperatura média é superior a 24oC, e do rio Uruguai ultrapassa a 26oC. A média das máximas mantém-se em torno de 24o a 27oC nas superfícies mais elevadas do planalto e, nas áreas mais baixas, entre 30o e 32oC.


No inverno, principalmente em julho, a temperatura média se mantém relativamente baixa, oscilando entre 10o e 15oC, com exceção dos vales dos rios Paranapanema e Paraná, além do litoral do Paraná e Santa Catarina, onde as médias são de aproximadamente 15o a 18oC. A média das máximas também é baixa, em torno de 20o a 24oC, nos grandes vales e no litoral, e 16o a 20oC no planalto. A média das mínimas varia de 6o a 12oC, sendo comum o termômetro atingir temperaturas próximas de 0oC, ou mesmo alcançar índices negativos, acompanhados de geada e neve, quando da invasão das massas polares.


A pluviosidade média anual oscila entre 1.250 e 2.000 mm, exceto no litoral do Paraná e oeste de Santa Catarina, onde os valores são superiores a 2.000 mm, e no norte do Paraná e pequena área litorânea de Santa Catarina, com valores inferiores a 1.250 mm. O máximo pluviométrico acontece no inverno e o mínimo no verão em quase toda a região.


21 de junho


As estações do ano existem devido à inclinação do eixo terrestre (de aproximadamente 23.027º) em relação ao plano da órbita da Terra ao redor do Sol e ao movimento de translação da Terra em torno do Sol.


Ao percorrer sua órbita ao redor do Sol, a Terra é iluminada pelos raios solares de maneiras diferentes, conforme sua posição.


Observa-se que, nos dias 23 de setembro e 20 de março, ambos os hemisférios terrestres são igualmente iluminados.


Porém, nos dias 21 de dezembro e 21 de junho, os hemisférios sul e norte diferem quanto à iluminação.


Chama-se de solstício as posições em que a Terra se encontra em 21 de dezembro e 21 de junho.


Por exemplo, dizemos que no dia 21 de junho há solstício de inverno no hemisfério sul, ou seja, ocorre a noite mais longa do ano, e solstício de verão no hemisfério norte, onde se registra o dia mais longo do ano.


Em 21 de junho, devido à inclinação do eixo terrestre, o hemisfério sul recebe menos luz solar, marcando assim o início do inverno; conseqüentemente, em posição inversa, o hemisfério norte está mais voltado para o Sol, dando início ao verão.


O inverno, no hemisfério sul, vai de 21 de junho a 23 de setembro.


A estação é caracterizada pela baixa temperatura na região centro-sul.


Pode também ocorrer chuva com tempestades de granizo em algumas regiões, bem como pode haver geadas, tão temidas pelos agricultores.


No inverno, os dias são mais curtos e as noites, mais longas.


As árvores perdem suas últimas folhas amareladas, e as sementes, lançadas na terra, parecem apodrecer e morrer, porém suas raízes crescem e se fortalecem dentro da terra, à espera da primavera, para explodirem com vida nova.


O inverno é importante para a natureza, porque esta precisa descansar para recuperar as forças despendidas nas outras três estações. Os reinos vegetal e animal precisam hibernar para acordar com mais disposição e vigor.


Fonte: www.paulinas.org.br






21 de Junho


Muita Calma neste Inverno!


Cuidados com a alimentação nesta estação.


Muita calma neste inverno!


Cuidados com a alimentação nesta estação


Com a chegada dos dias mais frios, o nosso hábito alimentar acaba mudando um pouco. Os pratos ricos em gordura e conseqüentemente calóricos parecem exercer uma atração irresistível no organismo, até porque são fontes ricas de energia. Isso acontece, pois em temperaturas mais baixas sentimos necessidade de consumir um maior aporte de alimentos.






Por que isto acontece? Isto ocorre porque o inverno acelera a taxa metabólica e, portanto, propicia a queima de mais calorias do que em temperaturas normais. De acordo com a nutricionista Márcia Daskal Hirshbruch, da Recomendo Consultoria Nutricional, de São Paulo, estudos feitos nas últimas duas décadas e comprovados no atendimento clínico mostram que há uma tendência de terminar o inverno com dois a cinco quilos a mais.


Quando o termômetro baixa, a tendência é deixar de lado a comida mais leve e rica em água (frutas, legumes e verduras) e servir-se de porções maiores de carnes, cereais, massas e queijos. A origem dessas trocas está na necessidade de o organismo se adaptar à temperatura ambiente. Ainda de acordo com Hirshbruch, no calor, temos mais sede e menos fome.


Preferimos alimentos mais frescos para compensar a transpiração. No inverno, a necessidade de repor água é menor. E damos preferência a alimentos com gordura, mais calóricos e dedigestão mais lenta, que proporcionam sensação de saciedade por mais tempo.


Porém, embora ocorra uma discreta elevação no gasto de combustível do corpo para manter a temperatura em níveis estáveis, ela não é grande o suficiente para justificar o aumento da ingestão de calorias. “Em países onde o inverno é rigoroso e as temperaturas caem a menos de zero, a necessidade de repor estoques de energia pode se elevar. Mas isso não é verdade no Brasil, onde o inverno é quase sempre ameno”, afirma a nutricionista Carolina Sapienza, do Movere Núcleo de Atividades Esportivas, em São Paulo.


De fato, esse aumento não chega a 10% do gasto diário de calorias para manter o organismo funcionando. Não serve, portanto, de desculpa para encher o prato com queijos e pães nem para aposentar a salada.


E, por incrível que pareça, alguns especialistas enxergam no inverno um aliado potencial do emagrecimento. “O fato de o metabolismo estar mais predisposto a aumentar a queima de calorias, nem que seja só um pouquinho, favorece o emagrecimento de quem mantém a dieta e o ritmo dos exercícios”, diz o fisiologista Zogaib.


Apesar da conjuntura favorável, a idéia de fechar a boca no inverno não encontra grande receptividade.“É nessa época que o movimento do consultório diminui mais”, diz a nutricionista Evie Mandelbaum Garcia, de São Paulo, autora do livro Cuidado, olha o crachá no prato! (Ed. Alegro).


DICAS


Preparar sobremesas à base de frutas, como banana e maçã ao forno, e pode-se adicionar canela para realçar o sabor sem aumentar o teor calórico.


Outras boas opções são as sopas de legumes e leguminosas (ervilhas, feijões, grão de bico e lentilhas), que além de serem saborosas e nos esquentar, são nutritivas.


Outro cuidado que devemos tomar é com a hidratação, pois muitas pessoas no frio acabam deixando de beber água. Não esqueça que é necessário tomar 2 litros por dia.


Uma certa preguiça é típica desta época, porém o exercício físico ainda é um dos recursos mais recomendados para a manutenção da saúde e do peso adequado, no inverno ou no verão.


Não esqueça de cada alimento tem sua safra. Os alimentos podem ser encontrados em quase todos os meses do ano, mas, na época certa, eles são mais baratos e de melhor qualidade. Nesta estação, aproveite para consumir abóbora, batata-doce, brócolis, cará, espinafre, inhame, mandioca, rabanete, rúcula, abacate, banana-prata, laranja-lima, maracujá, melão, morango, coco e tangerina.


Fonte: www.nutrijr.ufsc.br


21 de junho


Cuidados com a pele durante o inverno


A tendência no inverno é a pele ser mais atingida por variações térmicas. Nessa época, é comum nossa pele apresentar áreas ressecadas que chegam a apresentar rachaduras e, em alguns casos, até sangramento. Quem tem rugas tende a sofrer um pouco mais nessa época do ano porque elas aparecem mais, devido ao ressecamento natural da pele no período de frio. Portanto, a maior preocupação que se deve ter com a pele durante o inverno é em hidratar a epiderme, a camada mais superficial da pele.


A hidratação da pele se dá por via interna e externa. A interna acontece quando o suor, constituído por água e sais minerais, atravessa as várias camadas da pele, chegando à epiderme. A externa se dá quando introduzimos água, por meio de produtos farmacêuticos e cosméticos, nas camadas mais externas da pele.


No verão, as altas temperaturas fazem com que o corpo produza mais suor, levando água das camadas mais profundas para a epiderme, mantendo a pele sempre hidratada. No inverno, a produção de suor diminui e o corpo deixa de contar com esta alternativa de hidratação, sendo fundamental usar hidratantes.


Para que hidratante cumpra seu papel, a pele tem que estar limpa, portanto, a atenção neste quesito deve ser redobrada, mas é preciso prestar atenção para que a limpeza exagerada não tire o manto hidro-lipídico, a camada de gordura da pele.


O mecanismo de hidratação natural da pele é garantido pela capa mais externa dela, que impede a perda de líquido. Quando o corpo é exposto à água quente e aos sabonetes alcalinos, essa capa de proteção natural, chamada de lipoproteica, é removida, fazendo com que a pele perca água para o meio e desidrate.


O uso da bucha é permitido para o corpo, pois ajuda a eliminar células mortas. Mas a hidratação após a esfoliação deve ser mais cuidadosa.


Portanto, durante o banho, atenção à temperatura. A água deve ser morna, quase fria. E o banho não deve ser muito demorado. Aquele enrugamento normal que acontece na pele quando ficamos muito tempo na água indica que sua pele está desidratada. Por isso, nada de transformar seu banho em uma sauna quente, com todo aquele vapor e que demora horas.


O rosto é a região do corpo que mais sofre com os efeitos do frio, lembra a especialista. Por isso, não caia na tentação da água quente para lavar. Para o rosto, use sempre água fria. O uso de buchas ou esponjas também não é indicado para essa área tão sensível. O ideal é usar uma loção ou gel de limpeza, com ação mais profunda.


Pouca gente sabe que mais de 80% da radiação ultravioleta que atinge a nossa pele durante a vida corresponde a essa exposição do dia-a-dia. "É muito maior do que quando vamos à praia", afirma Sergio Talarico, professor do departamento de dermatologia da Unifesp e coordenador do grupo de dermatologia cosmiátrica. Por isso, engana-se quem pensa que a ausência do sol está diretamente ligada ao fim dos cuidados com proteção. Mesmo no inverno, o fotoprotetor deve ser usado todos os dias.


Por fim, não se esqueça que hidratar por dentro também é fundamental. Beber dois litros de água é uma regra a ser praticada diariamente, faça frio ou calor.


Agora que você já sabe como manter sua pele macia e hidratada mesmo nos dias frios, leia as dicas que vão fazer destes cuidados um ritual de prazer:


Delicie-se com os aromas dos sabonetes, hidratantes e óleos corporais com ingredientes naturais de frutas. E sinta na pele a maciez e suavidade desses cuidados.


Os óleos trifásicos ajudam a evitar que a pele perca água, mas não substituem os hidratantes. Porém, se você quer uma pele sedosa, macia, deliciosa, não deixe de experimentar.


Fonte: http://www.maisquebeleza.com/













A palavra Inverno vem do latim: hibernu, tempus hibernus.






Esse tempo hibernal está associado ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e se recolherem durante o período de frio intenso.






É a estação que sucede o Outono e antecede a Primavera. Durante este período o principal sistema meteorológico é a frente fria.






Outro aspecto que se observa nesta estação são as constantes inversões térmicas que causam nevoeiros e neblinas.






Solstício vem do latim: solstitiu = Sol Parado.






É correspondente aos extremos máximos do deslocamento do Sol, o qual inverte o seu sentido de deslocamento, portanto o Sol precisa parar seu movimento para retornar.






O Solstício de Inverno






É quando predomina menor período de claridade do ano.










Fonte: www2.portoalegre.rs.gov.br


DESENHOS PARA ATIVIDADES: