terça-feira, 17 de agosto de 2010

Como ajudar uma criança a entender a importância de estudar

Estudar é uma das necessidades da vida para se atingir os objetivos que nós definimos a nós mesmos. Essa é tanto uma verdade para os adultos em suas carreiras, quanto para as crianças na escola. O adulto tem a vantagem, pois já tem identificado a importância dos estudos. Entretanto, as crianças vêem outras atividades como necessidades para uma vida divertida aqui e agora.
Eu sei que é difícil para as crianças de todas as idades pensarem adiante e perceber que o videogame não vai ajudá-las a passar nos testes escolares e aprender as toneladas de informações que elas precisam adquirir para ter uma vida plena e produtiva. As crianças pensam no presente porque elas são jovens e aqui e agora é no que elas estão trabalhando.
  1. Exemplo dos pais. A vida dos pais influencia todas as áreas da vida das crianças. Se uma boa ética de trabalho é observada nos pais, ela define um tom para as perspectivas das crianças sobre coisas além de brincar. Elas vêem pais em uma agenda de trabalho de chegar lá no tempo certo, talvez completando trabalho em casa, fazendo pequenas tarefas que vem junto com um lar e uma família. Um plano de vida, de qualquer tipo, está sendo definido como um exemplo para as crianças (esperançosamente, um plano balanceado de não apenas trabalhar ou apenas brincar, mas um equilíbrio saudável de ambos). As crianças não deixam muita coisa escapar, então se os pais parecem oprimidos com a vida de trabalho e em casa, elas também podem sentir.
  2. Rotinas e flexibilidade permitem o equilíbrio. Depois de definir uma ética de trabalho e ética de casa, os pais precisam definir rotinas para as crianças. Mesmo depois da idade escolar, rotinas são necessárias para deixar as crianças saberem o que esperar e quando. Claro, alguns desacordos não são um pecado indesculpável, mas uma necessidade em alguns momentos.  Não é uma coisa ruim, na verdade, ensinar as crianças a serem flexíveis na programação e rotinas e como retornar às tarefas originais. Flexibilidade é um excelente traço para todo mundo ter. Ela permite quebras em rotinas mundanas que são algumas vezes necessárias para nos manter seguindo em frente.
  3. Agora os estudos. Quando as crianças estão acostumadas com uma casa com rotinas e flexibilidade, elas sabem que trabalhar é parte do plano. Um trabalho infantil é, na verdade, estudar, seja um tema da escola, leituras indicadas pelos pais ou assistindo um vídeo do Youtube do assunto estudado na escola aquele dia, se está construindo as bases do conhecimento que é igual a estudar. Os pais podem disfarçar o estudo de um modo que o torne divertido, mas ainda assim atingindo o objetivo do aprendizado das crianças. Não é fraude, é apenas o mesmo que ver quão rápido você consegue levar o lixo até o meio-fio para ser recolhido... Você consegue quebrar seu recorde e ser cuidadoso ao mesmo tempo? Adultos precisam daqueles meio também. Os cinco minutos de quando você vem para casa do trabalho com um copo de vinho ou xícara de chá também são recompensadores por um dia bem feito. Todo mundo precisa de encorajamento de si próprio ou dos outros, e as crianças precisam disso dos seus modelos principais. Então, fazer os estudos divertidos através de um pequeno aprimoramento ou camuflagem não machuca ninguém.
  4. Nem sempre diversão e jogos. Não, não se pode ser sempre divertido. A rotina da manhã não é divertida, mas ela precisa ser forçada. Uma rotina pós-aula não será cheia de divertimento ejogos para pais ou crianças. Ela também precisa ser forçada, mas não ao ponto da rigidez fazer com que todos da casa se tornem infelizes. Todas as programações e rotinas não funcionaram, em algum ponto, por causa de fatores externos – aqui é onde a flexibilidade na vida que as crianças aprenderam entra em questão. Uma rotina pode ser modificada, mas os padrões e expectativas estão ainda lá para que o trabalho seja bem feito. Nenhuma criança pode chegar da escola, sentar a frente da TV por horas e um tempinho antes da hora de ir dormir esperar aprender algo de forma eficaz. Tenha certeza que a rotina está clara sobre o que você espera da criança. Saiba também que as crianças estarão em rotinas ou programações quando adultos,e  definir estes hábitos e éticas quando ainda crianças, produzirá adultos produtivos.
  5. Papel ativo na aprendizagem. Os pais devem tomar um papel ativo na educação das crianças, e isso significa tempo de estudo em casa também. Depois de um longo dia de trabalho, isso nem sempre é o que nós queremos fazer, mas nos passos de cima, os pais já tem definido como um exemplo da importância do trabalho e das rotinas. As crianças, por agora, verão esperançosamente o estudo como um objetivo para aprender, não uma punição por ir à escola. Eu sei que algumas vezes a carga de trabalho de casa pode ser infelizmente vasta, mas reforça aqueles dias com uma história sobre ter trabalho extra no emprego, etc. Quanto mais nova a criança, maior o tempo requerido com atenção individual, mas a quantidade de estudo será menor. Se não há muito a ser feito, adicione um tempo divertido de trabalho em uma habilidade que pode estar causando dificuldade em uma base regular.
Sim, eu estou ciente que nem todas as crianças querem estudar e lutarão para não fazer isso. Eu somente posso oferecer o conselho sobre o exemplo que os pais definem desde cedo sobre a vida das crianças sobre ética e também sobre ter uma rotina...não importa a idade da criança. Quando as crianças sabem o que esperar, elas trabalham melhor. Não há dúvida de quando é hora do banho, lanche ou de ir dormir; é quando está programado.

Trabalhar estudos como uma rotina tem de começar bastante tempo antes dos anos escolares. Pegue um tempo para leituras, ver imagens, colorir, empilhar blocos ou o qualquer atividade apropriada para a idade. Tenha isso como parte de uma rotina diária desde o início. Deixe as crianças saberem que isso é uma parte importante do dia. É um tempo de qualidade que será construído para quando as crianças ficarem mais velhas e os requisitos dos anos escolares aparecerem.

Os pais têm a habilidade para encorajar ou desencorajar o aprendizado. O desejo de estudar pode ser instalado em uma idade bem pequena ou destruído. A maioria das lições que os pais dão vem das observações das suas crianças. Elas olham atentamente o que é importante para a mamãe e o papai. Se uma vida estruturada e produtiva é observada, então elas aprendem disso. Suas pequenas vidas também serão estruturadas, não pelo desejo em uma idade nova, mas porque os pais se certificarão que é... Pelo exemplo e sim, também pela força. Eu sei que esse não é um mundo perfeito onde crianças correm para fazer as lições em casa. Mas com tempo, paciência, determinação e um bom modelo, as crianças podem ser ensinadas que estudar é importante em todas as áreas da vida delas.

O melhor presente que os pais podem dar a suas crianças é o desejo de aprender. Não há poção mágica; ela começa cedo na vida da criança e cresce como parte da própria criança. O conhecimento que aprender é uma parte da vida que é tão necessária quanto comer boa comida, eu acredito, é aprendido dos pais.

Como ajudar seu filho a aprender os conceitos básicos da matemática

Para o seu filho ter sucesso com a matemática mais avançada, é essencial que ele memorize os seus fatos básicos no nível do automatismo. Isto pode ser conseguido através de habilidade e de estudo intensivo repetido, bem como alguns métodos mais criativos. Pode acontecer rapidamente para seu filho, ou pode demorar tempo, mas através de práticas centradas, ele será capaz de aumentar a sua proficiência. Há vários links no final deste artigo com planilhas imprimíveis, tabelas e jogos online. Além disso, existe uma vasta seleção de jogos pré-fabricados, cartões, cartazes, etc, disponíveis para compra, que exercitam os conceitos básicos da matemática. Se você preferir, estes materiais prontos para uso podem ser comprados sem você ter que envolver o seu cérebro com muita matemática!
  1. Saiba o que são os fatos básicos matemática e quando são aprendidas. Os conceitos básicos da matemática, tal como contagem e adição, são apresentados ao seu filho já no jardim de infância, utilizando objetos concretos. Através do primeiro e segundo ano vão ter uma extensa prática adicionando e subtraindo números inteiros de um dígito, juntamente com a aprendizagem de muitos outros conceitos e habilidades. No terceiro ano são apresentados ao seu filho os conceitos de multiplicação, e ele continuará a desenvolver o domínio destas operações no quarto ano, quando começará a estudar a divisão. A ordem exata e a maneira como os fatos e conceitos matemáticos são apresentados varia de acordo com o currículo que a escola do seu filho utiliza. Este artigo é sobre como praticar os conhecimentos matemáticos básicos, e de um e dois dígitos sob a forma de 5 + 4 = 9, 6 - 3 = 3, 7 x 4 = 28, e 12 * 4 = 3. Essencialmente, o seu filho deve demonstrar o domínio destes conhecimentos, até ao final do quarto ano, a fim de estar preparado para os desafios da matemática mais avançada.
  2. Entenda as famílias de conhecimentos ligados à adição/subtração. Estes conhecimentos são grupos de três números que estão relacionados entre si. 4 + 3 = 7, 7 - 3 = 4, e 7 - 4 = 3, ou seja, os números 4, 3 e 7 estão relacionados entre si de diversas formas, e a estrutura e significado destes relacionamentos dependem diretamente das operações feitas sobre eles, ou seja, dos sinais utilizados nas operações. Faça seu filho notar que 4 + 3 é o mesmo que 3 + 4 (esta inversão é verdadeira para a adição, mas não para a subtração). O uso destes relacionamentos no ensino dos conceitos matemáticos ao seu filho vai ajudá-lo com os conceitos por trás os números, assim como a memorização dos conhecimentos propriamente ditos.
  3. Entenda as famílias de conhecimentos ligados à multiplicação/divisão. O mesmo ocorre com as famílias de conhecimentos relativos à multiplicação e divisão. 6 x 7 = 42, 42 * 7 = 6 e 42 * 6 = 7. Novamente, 6 x 7 é o mesmo que 7 x 6. Essa inversão é verdadeira para a multiplicação, mas não para a divisão. Lembre-se que a multiplicação é introduzida antes da divisão. Pode ser benéfico praticar a multiplicação logo antes de a multiplicação/divisão começar a ser ensinada.
  4. Crie ou compre cartões de memória (observação: nos EUA, estes cartões são chamados flashcards e são extensivamente utilizados, tanto em escolas quanto em casa. Não são muito conhecidos nem utilizados no Brasil, mas são na verdade muito úteis. Se você está realmente interessado em proporcionar uma base sólida a seu filho, pesquise sobre o assunto na Internet e "copie" esta idéia dos americanos. Você não vai encontrá-los prontos aqui no Brasil, então não economize no material e dê asas absolutamente soltas à sua imaginação, criando belíssimos materiais para seu filho e fazendo-o participar da confecção. Você pode ter certeza de que não vai se arrepender - a formação de seu filho agradece!) Você pode recortar triângulos de cartolina ou papel cartão. Escreva os números em cada canto e o os sinais das operações nos lados. A própria confecção dos cartões  será um processo de aprendizagem para seu filho. Use tabelas de adição/subtração ou multiplicação/divisão como um guia, para fazer um jogo completo.
  5. Seu filho deve entender o conceito subjacente aos fatos matemáticos, antes que se espere que ele os decore. Em outras palavras, ele deve ser capaz de visualizar o conceito e aplicá-la aos problemas da vida real para que possa realmente encontrar um sentido neles. Usando objetos simples (como bolinhas de gude, tampinhas, lápis, ou clipes para papel) seu filho deve ser capaz de representar 12 - 3 = 9 fisicamente pelo movimento dos objetos e realmente vendo o problema. Do mesmo modo, se souber que 8 * 3 = 24, então a deve ser capaz de conceitualizar (através de um desenho, por exemplo) que se você tem 3 pizzas com 8 fatias cada um, então você terá um total de 24 fatias. Construa conceitos numéricos praticando contagem de 2 em 2, de 5 em 5, de 10 em 10, para frente e para trás. Isto também ajudará seu filho a entender como os números têm padrões, e como estão relacionados. Se seu filho puder contar: 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50, etc, então a operação 5 x 7 = 35 estará bem embasada em um padrão lógico com sentido. A consulta a um quadro com estas contagens ajuda a tornar estes padrões mais visuais. Você pode criar este quadro, também, com seu filho. O truque sempre é deixar que ele faça a maior parte do trabalho (afinal, a aprendizagem é dele, não é?), sem perceber isto, ficando para você mais a tarefa de supervisionar a correção (ou seja, a qualidade). Sem esses entendimentos básicos ele terá montanhas de fatos na cabeça, desconectados da vida real. Além disso, este tipo de aplicação dos conhecimentos matemáticos é necessário para o sucesso acadêmico. Há uma ênfase em problemas descritivos (também chamados de histórias matemáticas) nos currículos de matemática e em testes padronizados.
  6. Saber como e com que freqüência praticar é importante. Os cartões de memória são agregadores dos conhecimentos matemáticos. Faça seu próprio conjunto ou compre. Mantenha-os à mão. Tenha um jogo em casa e outro no carro. Pratique em torno de dez minutos a cada sessão. Isole os fatos que eles sabem e não sabem. Em outras palavras, tire os cartões que são fáceis para ele, ou concentrem-se apenas em um certo conjunto (como as multiplicações por 7) por um tempo. Comece onde seu filho está, e construa habilidades. Não importa o que eles deveriam saber, trabalhe na direção de onde eles deveriam estar. Não sobrecarregue nem a si nem ao seu filho. Demanda prática e tempo. Há muitos jogos que exercitam os conceitos matemáticos de forma divertida. Você pode encontrá-los disponíveis online. Versões em CDs também estão disponíveis em lojas de CDs ou de computadores, e custam menos do que você pensa. Livros de exercícios também são excelentes, já que têm o benefício da prática escrita. Em vez de adquirir livros inteiros, imprima os materiais da sua escolha conforme necessário (das páginas da Internet ou dos CDs que você comprou); mantenha-os organizados em pastas. Procure joguinhos que apliquem os conceitos, ou integre-os você mesmo nos jogos preferidos de seu filho. Você pode exercitar os conceitos matemáticos jogando UNO, que é um jogo de cartas popular e fácil. Quando um jogador colocar na mesa um 3 azul sobre um 4 azul, deverá dizer 7 se vocês estiverem praticando adição, e 12 se estiverem praticando a multiplicação. Bingo matemático é outra maneira divertida e fácil de exercitar. Você pode criar suas próprias cartelas de bingo com problemas em ordem aleatória escritos nos quadrados, e as respostas nas cartas que você vai tirando. Você pode ter um conjunto para adição, um para subtração, etc, e mais tarde combiná-los se seu filho estiver pronto para revisão. Procure sempre por situações da vida real, para ilustrar como a matemática é utilizada: o armazém, pagamento de contas, receitas culinárias, são apenas algumas das situações onde você pode colocar em destaque o uso dos conceitos. Seja consistente, mas não exagere na dose do ensino. Seu filho pode começar a sair de sintonia se você falar sobre conceitos matemáticos 24 horas por dia, 7 dias por semana - isto são 168 horas por semana. Opa, eu exagerei, não foi?
  7. Contar nos dedos mostra falta de automatismo. Se o seu filho está contando com os dedos ou desenhando pequenos grupos de traços e contando-os para resolver conceitos matemáticos, ele não tem os fatos memorizados. Se isso ajuda a criança a desenvolver seu entendimento do conceito, no começo, então é benéfico. Deixe-o passar por essa fase. Mas, finalmente, ele precisa "conhecer" os fatos; ele precisa decorá-los e dar respostas quase que imediatamente.
  8. Velocidade é o nome do jogo. Por que é importante ser capaz de preencher uma página inteira de problemas, em dois minutos? Esta velocidade reflete a taxa necessária para que se faça mais matemática avançada. Por exemplo, resolver um problema de subtração de três dígitos requer não só conhecer a seqüência correta de passos, mas também aplicar os conhecimentos de subtração várias vezes dentro  um problema. Automatismo significa que ele pode dizer os conceitos de memória tão facilmente quanto pode contar até dez. Torna-se um conjunto de informações memorizadas. Novamente, ele deve ser sempre capaz de explicar os conceitos por trás dos fatos, uma vez que problemas em palavras constituem grande parte da instrução matemática.
  9. Monitore os progressos. A coisa divertida sobre a prática dos fatos matemáticos é que é fácil de seguir a melhora. A professora de seu filho poderá estar realizando atividades cronometradas todas as semanas. Faça seu filho sentir orgulho de seu progresso.Se seu filho está alcançando as habilidades que deveria, consiga uma porção de testes e faça-os em casa. A professora de matemática de seu filho provavelmente pode dar-lhe cópias, você poderá imprimi-los da Internet, ou comprar livros. Torne isto divertido. Ponha adesivos coloridos sobre os testes mostrando o êxito, ou faça um quadro com o registro de seus avanços. Coloque-os no refrigerador em casa.
  10. Busque melhorias em outras áreas da matemática. À medida que seu filho começa a aumentar a proficiência nos conceitos matemáticos, outras áreas da matemática devem começar a melhorar. Pergunte ao professor do seu filho sobre isso e comemore todos os sucessos de seu filho.
Ajudar o seu filho a aprender os seus fatos básicos da matemática em casa é a melhor maneira de garantir uma base sólida a partir da qual ele construirá seu conhecimento matemático. Uma prática lenta e regular é a chave para progredir. Seja criativo e torne a prática o mais divertido possível, e seu filho irá receber uma mensagem positiva sobre a sua aprendizagem e desenvolver bons hábitos que irão migrar para outras áreas acadêmicas.
 

Como estimular bons hábitos de leitura independente no seu filho

O professor do seu filho deve ter dito que a leitura regular e independente fora da escola é a melhor maneira de melhorar a fluência da criança e aumentar o seu nível de leitura. Caso esta prática não tenha sido uma parte de sua rotina em casa, e você precise de algumas sugestões práticas sobre como implementar um programa para o seu filho. As estratégias a seguir são simples e fáceis de aplicar.
  • Crie uma rotina. O professor de seu filho provavelmente irá recomendar (ou exigir) de vinte a trinta minutos de leitura por dia. Ajude seu filho a fazer disto um hábito. Às vezes a leitura na mesma hora todos os dias é a melhor prática. Algumas crianças, como os adultos, gostam de ler ao deitar, mas a compreensão pode diminuir quando seu filho ficar sonolento. Se ele lê na cama, ir para a cama mais cedo do que de costume é uma boa idéia. Mantenha um relatório de leitura para registrar o quanto ele vai bem nesta prática diária.
  • Proporcione um lugar tranquilo e confortável para leitura. É difícil se concentrar com o televisor ligado, música ou telefone tocando. Pergunte a seus filhos onde eles se sentem mais confortáveis. Sentar-se, reclinado sobre almofadas, ou mesmo deitado, é ótimo contanto que eles sejam capazes de se concentrar. Tenha certeza que existe iluminação adequada. Além disso, certifique-se de fazer exames oftalmológicos, seus filhos talvez precisem de óculos. Às vezes, quando as crianças ficam relutantes em ler, é porque sentem os seus olhos sendo forçados. Sentar-se para ler pode ser um momento aconchegante, em que as crianças podem deixar sua imaginação fluir. Para crianças mais novas, uma “marionete”, sob a forma de um animal de pelúcia, pode ser um companheiro de motivação.. Uma coisa especial como um cobertor, travesseiro, ou cadeira pode incentivar hábitos fortes.
  • Seja flexível, mas firme quando se trata da prática regular. Use um tom afirmativo, não severo, quando tratar da prática de leitura. Seja flexível, mas firme. Você quer que o tempo gasto seja produtivo - você não quer que eles fiquem apenas olhando as páginas, mas pode demorar muitos minutos para eles se concentrarem no livro. O tempo sustentável que eles podem se concentrar, e a facilidade com que podem "entrar" nos livros, vão melhorar e aumentar ao longo do tempo, portanto, tenha paciência. À primeira vista pode parecer que seu filho gasta apenas cinco minutos, ou não lê realmente, mas fique firme.
  • Ensine seu filho a usar um marcador. Pode parecer óbvio, mas muitas crianças param num ponto e não se lembram onde estavam. Manter marcadores no lugar irá ajudá-los a ler o livro a qualquer momento, e serem menos dispersos quando pausarem a leitura. Notas autocolantes funcionam muito bem, porque não caem, e podem ficar logo abaixo da linha onde se parou. Quase nada funciona melhor que um marcador, e certamente é necessário gastar com eles numa livraria. Arranje um guia se tiverem dificuldade de manter a linha de leitura. Um guia é usado para realçar a linha que seu filho está lendo. É útil quando o leitor facilmente perde alinha de leitura. Precisa um pouco de prática: uma mão segura o livro; a outra mão move para baixo o marcador. Eles irão ter uma melhor compreensão, e menos tempo tentando encontrar a linha, quando deixarem o livro por um momento. Leitores iniciantes lêem palavra por palavra, seguindo com a ponta do dedo, mas os mais avançados lêem uma linha inteira por vez. Utilizar uma fita de e plástico colorido translúcido (talvez uma régua) permitirá que seu filho veja não só a linha que estão lendo, mas também a próxima linha.
  • Converse com seus filhos sobre o que estão lendo. Tenha certeza que realmente estão lendo, o que significa compreendendo o texto. Depois de lerem peça-lhes um resumo simples da história. Este deve incluir personagens, locais, e eventos. Você pode também pedir-lhes para definir os “quem, o quê, quando, onde, porquê e como” da história. Quanto mais detalhes incluírem, mais evidente ficará que estão seguindo a história e que se inserem na mesma. (Torçamos para que eles queiram contar mais e mais!) Do mesmo modo, quando pegarem o livro novamente, pergunte-lhes o que estava acontecendo quando eles pararam de ler. Se eles estão lendo um livro de não-ficção, peça três fatos que leram, ou a principal idéia do que foi lido, com três detalhes específicos .
  • Não abandonem os livros com muita facilidade. Pode demorar várias páginas ou capítulos para que seu filho se concentre no livro. Encoraje-os a ficar com o livro. Provavelmente aumentará seu interesse. Porém, de vez em quando, um livro realmente não é o que se esperava, ou não tem um bom nível. Então talvez seja hora de abandonar o livro.
  • Faça seu filho ler em voz alta para você ocasionalmente. Fluência oral é também importante para a professora do seu filho. Faça-os ler em voz alta para você ocasionalmente. Você vai notar se estão lendo com um alto nível de precisão ou não. Encoraje-os a usar expressão na voz, até mesmo exagerar o diálogo dos diferentes personagens pode ser muito divertido. Evite corrigi-los quando lendo, isto irá torná-los mais acanhados, mas ficará tudo bem para eles se pedirem uma eventual ajuda com uma palavra. Se você notar que ele tem dificuldade para ler mais de 5% das palavras (cerca de 5 palavras numa página de um capítulo num livro comum) este livro pode ser muito difícil para seu filho no momento.
  • Compre novos livros regularmente. Vá para a livraria ou biblioteca regularmente. Voltar aos autores ou séries favoritas é uma ótima maneira de continuar a sua dinâmica, mas também incentive seu filho a experimentar diferentes gêneros, e novos autores. Tenha certeza que seu filho está lendo tanto ficção quanto não-ficção. Um livro de não-ficção que esteja acima do seu nível de leitura infantil, mas tenha visual atraente, ficará bem. Se seu filho estiver motivado a ler o que pode, e entender as ilustrações e diagramas, isto enviará a mensagem certa sobre leitura. Do mesmo modo,um eventual livro que é muito fácil, mas é um antigo favorito, valerá, se os mantém interessados. A maioria de suas escolhas deverá estar no seu nível leitura.
  • Tenha um lugar especial para os livros. Você pode não ter recursos para uma sala de leitura, ou uma biblioteca inteira ou mesmo uma grande estante, mas o seu filho deve ter pelo menos uma cesta ou uma caixa para a sua coleção de livros. Mantenha fora do alcance dos irmãos mais jovens, que podem não saber ainda como cuidar dos livros. Mesmo que a maioria dos seus livros venha da biblioteca, tente fazer uma pequena coleção de livros que seus filhos possam manter. Livros de não-ficção, sobre temas favoritos são boas escolhas, porque eles provavelmente vão lê-los outras vezes.
  • Desafie o seu filho a passar a ler livros mais difíceis ao longo do tempo. Seus filhos precisam de um empurrãozinho para livros mais desafiadores. Provavelmente, não lerão uma série antes que estejam prontos para subir de nível. Algumas séries têm centenas de títulos! Se não tiver certeza de onde ir, informe-se com o bibliotecário sobre o que seu filho tem lido, e pergunte-lhe o que é ligeiramente mais avançado. Fale “uau, eu aposto que você está pronto para ler este livro”, em vez de, ”é muito fácil para você, tente algo mais difícil”. Eles podem não querer ler algo que acham que é difícil, mas eles vão ter orgulho de terem maior capacidade.
Leitura deve ser uma atividade agradável de lazer, mas a prática regular de leitura vai construir fluência, vocabulário e compreensão de textos progressivamente mais avançados. Isto será uma preparação para o grande e variada demanda de leituras de não-ficção do material acadêmico na escola, bem como uma edificação do amor pela leitura ao longo da vida. Incutir hábitos regulares, e trabalhar juntos para atingir metas, como uma família, porá seu filho no caminho certo.
 

Como motivar o seu filho para sucesso escolar


Written By: Fatima Calado

Você quer que seu filho dê o seu melhor na escola e na vida. Você quer que eles prestem atenção ao seu professor, façam um esforço, e desenvolvam as habilidades e conhecimentos necessários para o sucesso na vida. Infelizmente, ele ou ela não parece partilhar estes valores, ou não parece ser capaz de atender às expectativas definidas por um professor. Embora esta situação possa ser extremamente frustrante para você e seu filho, há muitas estratégias para ajudar a sua família a enfrentar isso e para melhorar o desempenho do seu filho. As demandas do sistema escolar de hoje parecem ser intransponíveis, mas motivar o seu filho para mais sucesso está dentro de seu alcance.
Nutra uma atitude positiva em relação à escola e à aprender. Certifique-se de que conversas sobre a escola não se centralizem no que o seu filho não está fazendo ou não está indo bem. Seu filho pode dizer que a sua parte favorita do dia é a educação física ou o intervalo. Ao invés de dizer: "Eu quis dizer que a parte acadêmica do dia!" pergunte a eles sobre estas atividades que eles gostam para que eles saibam que você se importa. Eles podem começar a se abrir mais sobre outras questões que são frustrantes ou desafiadoras para eles. Fale positivamente sobre as atividades escolares e use um tom positivo. Evite ranzinza e sermões prolongados que são improdutivos e irão incentivar o seu filho a não escutar. Não existem consequências para uma palestra. Nas etapas seguintes, você vai ouvir falar de estratégias muito mais construtivas.
Defina metas altas mas atingíveis com seu filho. Descubra onde seu filho está nas matérias e nas habilidades específicas, a fim de definir metas 'factíveis' com eles. Converse com o professor dele e peça para ver as suas tarefas, deveres de casa, e provas. Pergunte ao professor sobre que tipo de melhorias ele espera ver, assim como o que é considerado um trabalho do nível dele. Por exemplo, se seu filho está com dificuldades em matemática, descubra o que o está travando. Ele não têm a tabuada memorizada? Se o professor envia exercícios para casa e você vê que eles completaram apenas 15 fatos em um questionário de 3 minutos, então, defina uma meta de completar 20 fatos em um questionário de 3 minutos. Trabalhe em direção a esse objetivo praticando 10 minutos por dia com cartões informativos. Se ele está lendo abaixo do nível da série dele, peça ao professor uma amostra de títulos ou séries que estão no nível e grau da criança, e incentive-o a ler em seu nível de leitura durante 20 minutos por dia. Forçá-los a ler em um certo nível porque é onde eles devem estar, não é benéfico para fortalecer suas habilidades de leitura. Pode ser mais difícil definir tais metas específicas com algumas disciplinas e áreas de aprendizagem, mas definir objetivos como estudar ou rever o material durante 10 a 20 minutos cada dia, com o objetivo de melhorar a 5 a 10 pontos percentuais, ou um nível próximo questionário, prova, ou tarefa. Passar de um 'D' para um 'A' de um dia para o outro não é realista.
Aprecie pequenos êxitos e mantenha seu olho em um futuro próximo. As crianças, principalmente as mais novas, têm dificuldade em compreender conseqüências de longo prazo e recompensas. Isto é normal no desenvolvimento. Por esta razão, as questões tais como, "Quer ir para a faculdade algum dia?" ou "Você não quer trabalhar em um restaurante fast-food quando crescer, não é?" não funcionam. Em vez disso, comemore o sucesso de curto prazo. Ele memorizou a tabuada do 9! Ele avançou um nível de leitura! Eles tiraram um 'C' no teste de Álgebra em vez de um 'D'! Eles mostraram uma melhora na redação escrita! Combata o pensamento de que eles ainda não fizeram o suficiente. Diga-lhes que esse é um passo na direção certa. Pergunte-lhes se eles se sentem orgulhosos. Um trabalho lento e firme pode se transformar em hábitos bem sucedidos no longo prazo. Falhar em exames e aprender meses de material em poucos dias não são hábitos sustentáveis e eficazes. Tente fazer recompensas intrínsecas, ou seja, o seu filho se sente bem por dentro, quando ele cumprir os seus objetivos. Estes ensinamentos passam por todas as áreas de uma vida bem equilibrada e produtiva.
Forneça a estrutura e as rotinas necessárias para o sucesso. Você já falou, agora caminhe com eles. Escreva por extenso uma rotina com o seu filho. Coloque o tempo para refeições e lanches, exercício, ar fresco, tarefas e atividades familiares. Crie recompensas para que o seu filho trabalhe a cada dia para atingir os seus objetivos sem deixar para depois, que é estressante para todos. Por exemplo, das 7:00 as 8:00 da noite pode ser tempo da TV, se o dever de casa já estiver pronto neste horário. Caso contrário, a TV fica desligada. Proporcione-lhes um lugar calmo para trabalhar e minimize distrações tecnológicas (ou seja, telefones celulares, TV, música, vídeo games, etc). Sua família vai ficar surpresa em ver que existem bastantes horas no dia quando você elimina as sessões de choramingar e enrolação. Além disso, essa rotina é ótima para compartilhar com os professores. Deixe-os saber quanto tempo seu filho está se dedicando a cada matéria. Isto é especialmente importante para eles, para ver se seu filho é continua a ter dificuldades em uma área em que está trabalhando duro.
Reduza o stress e mantenha seu filho saudável. Crianças têm stress também. E elas não são conscientes dos canais positivo de escoamento de estresse. Seu filho pode exibir stress sob a forma de queixas físicas, mudança de hábitos alimentares ou de sono, e mudanças de humor. Incentive-os a falar de suas frustrações diárias, a pensar positivamente, e ensine-os como deixar as coisas acontecerem. Imagens como visualizar um dia ruim como uma bolha flutuando na frente deles que eles possam, em seguida, estourá-las, pode ser eficaz até mesmo em crianças muito jovens. Assim como nós, as crianças precisam obter sono suficiente (9-10 horas por dia); elas precisam comer café da manhã e refeições equilibradas; elas precisam evitar o consumo excessivo de açúcar e de alimentos processados, e elas precisam se exercitar todos os dias. Ajude o seu filho a praticar boa postura e respiração profunda. Pergunte a eles o quanto eles se sentem melhor quando tiram um momento para relaxar. Por último, check-ups regulares com o pediatra e dentista são essenciais.
Celebre os pontos fortes do seu filho ao mesmo tempo que encoraja os esforços em áreas que são mais exigentes. Alguns assuntos são mais fáceis para seu filho. Apesar de você saber que ele não precisa tanto esforço concentrado nestas áreas, não tire deles a alegria e o sucesso que eles sentem com os seus talentos naturais. Desfrute de suas realizações e procure formas de alimentar estas áreas com atividades de Verão ou pós-escolares. Se seu filho é um artista maravilhoso, mas tem dificuldade com matemática, ele pode optar por ser um artista quando crescer, mas você não quer que essa seja a sua única opção. Ele pode ser um cientista, médico ou engenheiro se ele for capaz de recuperar o atraso e encontrar sucesso nas áreas de Matemática e Ciências. Talvez ele vá fazer as duas coisas.
Lembre-se que o êxito acadêmico do seu filho é um esforço de equipe. No nosso moderno sistema escolar, os pais já não podem ser participantes passivos. Os membros da equipe incluem você, seu filho, a professora, assim como muitos maravilhosos sistemas de apoio disponíveis na escola, como tutores de leitura, Educação Especial, e programas de alunos talentosos. Todo mundo tem que fazer sua parte. Evite culpar o sistema e tente trabalhar construtivamente com os professores e seu filho. Lembre-se que os professores têm enormes pressões sobre eles, mas pais abertos e dispostos são um presente para eles e eles provavelmente irão trabalhar com você se você der-lhes uma chance. Incentive seu filho a ser um participante ativo na sua aprendizagem. Seu filho deve ser incentivado a ter uma comunicação aberta com os seus professores para que eles saibam quando seu filho não entende o que fazer. Eles devem ser a primeira linha de defesa quando se trata de discriminação em entendimento. Quanto mais seu filho participar, o mais seu professor vai ver que ele é interessado e que ele está tentando. O professor tem mais probabilidade de chegar a eles. Este é o modo como a criança aprende a advogar para si na escola e na vida. Também, habilidades comunicativas eficazes e preciosas estão se construindo. Quanto mais perguntas o seu filho fizer, mais a sua aprendizagem se tornará um processo significativo para eles, e ficará impregnado neles por muito tempo.
Nutra a independência mantendo o seu filho responsável. O objetivo a longo prazo não é ficar de pé ao lado do seu filho, a todo momento, enquanto eles completem o dever de casa ou verificar obsessivamente suas mochilas para saber pontuação dos exercícios de cada dia. Se o seu filho quer ter sucesso acadêmico no longo prazo, ele terá que integrar os hábitos e práticas eficazes em sua vida cotidiana. Mas você também não deve deixá-los completamente por conta própria. Apesar de eles não admitirem isso para você, eles gostam quando você marca em cima deles. É assim que eles sabem que você se importa. Uma vez que eles estiverem estudando, faça uma sessão uma vez por semana sobre o que está indo bem e o que eles ainda estão tendo dificuldades. Novamente, se você evitar sermões, eles serão muito mais propensos a escutar mais.
Recompensas são boas, mas eles podem assumir muitas formas. Você deve evitar recompensas externas, como dinheiro para cada nota boa ou novos brinquedos para todas as semanas que o seu filho fizer os seus deveres de casa. Isto fica cansativo (para não mencionar caro) ao longo do tempo e perde a sua eficácia. Seu filho vai ficar mimado e vai trabalhar pelas razões erradas. Isso pode até mesmo incentivá-los a cortar custos partes do trabalho se eles só têm os seus olhos para o prêmio. Mas recompensas materiais são boas, de vez em quando. Pode soar contra-senso, mas seja aleatório nisso. Por exemplo, o seu filho tem realmente demonstrado um esforço por semanas e ele ganhou boas notas em trabalhos escolares. Talvez ele foi bem em um teste na semana passada. Você vê um brinquedo que você sabe que ele iria adorar (espero que não seja um jogo de videogame) e você leva para ele. "Por que isto?" Ele vai perguntar. Você diz, "Porque eu estou orgulhoso de você, eu estava pensando em você, e eu queria fazer algo especial para você." Isto irá percorrer um longo caminho. Além disso, recompensas podem assumir a forma de tempo gasto em conjunto. Para famílias muito ocupadas, o tempo pode ser um trunfo valioso. Você pode se surpreender ao saber quanto seu filho poderia considerar como uma recompensa passar um dia sozinho com o pai pescando ou vendo um filme com a mãe. Ensine seu filho a lidar com o fracasso, mas aprender com seus sucessos. Não ir bem em algumas áreas da escola às vezes não é o fim do mundo. Ensine seu filho que é normal se sentir um pouco pra baixo ou desapontado, afinal de contas, isso pode ser motivador para tentar ainda mais na próxima vez. Mas eles também precisam ser capazes de deixar as coisas passarem e seguir em frente. Você pode se surpreender ao ver seu filho mudar de não se importar, para se importar demais. Podemos aprender mais com os nossos êxitos do que os nossos fracassos. Você foi bem em uma prova? Excelente! Agora, tire um momento para refletir sobre o que você fez de forma diferente desta vez. Ah, você estudou um pouco cada dia e fomos para a cama cedo? Faça isso da próxima vez.
Você ama seu filho e se antecipa que eles vão se sair bem. É possível reduzir os sentimentos de preocupação e decepção que podem estar ocorrendo. Estas práticas positivas, o estimulantes, construtivas vão levar a criança para o caminho para o sucesso. Escolha uma das etapas acima e comece hoje. As recompensas começam amanhã e vão durar uma vida inteira.


EDUCAÇÃO ESPECIAL

22 de Agosto dia do Excepcional - Somos Iguais nas Diferenças
 Várias tentativas têm sido feitas para melhor definir o termo "criança excepcional". Alguns utilizam esse termo para se referirem a uma criança que possui uma inteligência ou um talento pouco comum. No entanto, o termo tem sido geralmente empregado para designar tanto a criança deficiente quanto a talentosa. Mas a definição melhor assimilada é a que afirma ser a criança excepcional toda aquela que difere da maioria das crianças.


Todos os pais desejam ter filhos perfeitamente sadios. Quando isso não acontece, é normal que relutem em aceitar os fatos. Contudo, esse primeiro impacto, deve ser superado o mais rápido possível, para o bem da criança. Eles precisam encarar a criança portadora de deficiência com o coração aberto e de boa vontade, tomando decisões realistas para enfrentar as dificuldades, acima de tudo com muita aceitação e amor.


As necessidades sociais, educacionais e psicológicas da criança excepcional são praticamente idênticas às das outras crianças e, com exceção das deficiências mais graves, podem ser satisfeitas sem cuidados especiais. Por isso, é bom que a criança estude em colégios normais e que participe, conforme suas capacidades, das brincadeiras e atividades da escola, aprendendo assim a se relacionar socialmente, aceitando e convivendo com seus limites.


A integração e a inclusão escolar são imprescindíveis para o excepcional desenvolver seu potencial e exercer seus direitos de cidadão.


É evidente que a deficiência impõe cuidados e providências específicas, e que as necessidades psicológicas têm algumas particularidades. Isso, porém, não significa que a criança excepcional necessite ser poupada, superprotegida nem sufocada com excessivo amor e carinho.


Compensar as limitações dessa maneira, em geral, produz efeitos desastrosos na criança, que percebe sentimentos como piedade ou compaixão. A principal tarefa dos pais, dos professores e de todos que se relacionam com as crianças excepcionais é evitar a segregação, seja de que tipo for.


Infelizmente, a surpresa ou certo constrangimento, causados inicialmente por algumas deficiências, faz com que as pessoas se fixem nisso e não consigam "enxergar" que estão diante de uma pessoa integral com necessidades, aspirações, qualidades e defeitos. Resta, pois, que se construa uma sociedade verdadeiramente democrática, que possibilite a educação sem restrições, em obediência a Constituição Federal, que preceitua em seu artigo 3o, incisos I e IV: "construir uma sociedade livre, justa e solidária"; "promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação".





Educação na Diversidade


Fundamentos para Educação Especial

Educação na Diversidade


A educação inclusiva está baseada na necessidade de proporcionar a igualdade de oportunidades, mediante a diversificação dos serviços educacionais de modo a entender as diferenças individuais do aluno, por mais acentuada que seja. É claro que esta visão sobre a criança portadora de deficiência há algum tempo atrás não era vista da mesma forma. Esta mudança passou por várias fazes, da mais cruel para chegarmos onde
hoje
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estamos. No fim do século XV, na Grécia a criança portadora de deficiência era vista como
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uma “aberração”, e assim exterminada, pois naquele período se valorizava a beleza física. No Cristianismo influenciados pelo Clero começaram a ver essas deficiências como um Dom Divino e até mesmo como punição de Deus. A mudança da sociedade influenciou para a criação de instituições para pessoas portadores de deficiências físicas ou “deformações”. A partir daí, foram criadas instituições para acolher dos portadores de deficiência físicas e mentais. Apesar da mudança as pessoas portadoras de deficiência eram excluídas da sociedade, pelo fato de acreditarem que não seriam capazes de se integrar normalmente na sociedade. O século XX da seguimento ao processo de humanização da sociedade. Junto com a Declaração dos Direitos Humanos em 1948, se inicia um processo de institucionalização dos portadores de deficiência. A educação especial surge como uma proposta inovadora de aplicação dos conceitos pedagógicos, na formação da cidadania e na apreensão da cultura universal pelas pessoas com história de deficiência. O nosso país fez a opção pela construção de um sistema universal inclusivo, com o que diz respeito a Declaração de Salamanca (Espanha, 1994) na conferência mundial sobre Necessidades Especiais: Acesso
e Qualidade. A Declaração de Salamanca visa os direitos das pessoas Portadoras de Necessidades Especiais na escola inclusiva. A concepção da Educação Inclusiva desloca-se das necessidades sociais expressas nos currículos padrão tradicionalmente organizados, para o âmbito das necessidades individuais do aluno.
A educação inclusiva deve ser aplicada de forma com que a escola se adapte ao aluno e não o aluno com necessidades especiais se adapte a escola. Cada criança tem características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagens próprias e diferentes. Afinal, ninguém é igual a ninguém e nem mesmo tão diferente.
A escola do ensino regular deve assumir essa forma integradora de modo que possa interagir com a comunidade e a família. Não podemos assumir atitudes discriminatórias, seja ele por qualquer motivo, será que nos como educadores podemos aceitar uma criança com necessidades especiais e recusar um aluno que por algum motivo veio à escola com os pés no chão? Cabe a todos nós abolirmos a barreira do preconceito, descriminação e dificuldades. A inclusão não se limita apenas a integração no ensino regular, mas também na comunidade, na família e na sociedade em geral. É uma atitude de aceitação, de mudança, de transformação. Todas as crianças devem aprender juntas, independentemente de suas dificuldades e necessidade educacionais especiais, deve receber todo o apoio educacional e eficaz.
Isso não se limita apenas ao ensino regular, mas ao ensino secundário, superior e profissional, por isso é que a sociedade e família com a escola devem agir juntas para que a inclusão realmente possa ser fundamentada. As crianças com dificuldades especiais não podem ser excluídas, mas sim, encaminhadas as salas regulares e se necessário às salas especiais onde terão o atendimento especializado para o melhor desenvolvimento e desempenho de se mesma.


A diferença entre Escola Inclusiva e Escola Integradora


Metodologia da Educação Especial
A diferença da Escola inclusiva e da Escola integradora

Esse tema por se só já é bastante polemico e discutido por familiares e educadores do ensino regular, principalmente os que trabalham com educação especial. O processo de integração resultou em uma separação de dois contextos de educação, que foi a educação regular e a educação especial. A escola integradora tem
como NetWords
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base preparar a criança portadora de deficiência para a sociedade, junto com a convívio com as outras crianças de modo que possa se tornar o mais “normal” possível, minimizando assim as suas dificuldades. A educação especial passou a ser um ensino paralelo, subalterno ao ensino regular. O conceito da integração surgiu na década de 90, sob o enfoque social, a integração representa uma vida de mão dupla, envolvendo os portadores de deficiência e a comunidade das pessoas consideradas “normais”. Com a integração escolar surgi uma nova visão de escola, que é de favorecer o desenvolvimento de todos os alunos, de acordo com as suas características pessoas e a características das pessoas que estão a sua volta. Dessa forma o processo de integração deposita a responsabilidade de suas mudanças diretamente na pessoa portadora de deficiência, de modo que a escola especial limita-se a capacitar e preparar as crianças portadoras de necessidades especiais para a escola regular ou para o trabalho
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. O processo de inclusão é mais amplo, vai alem da integração, o objetivo é alcançar todas as crianças, apoiado ao princípio de igualdade e oportunidade para todos, é prerrogativa de que cada um tem interesses e características e necessitam que sejam atendidas no processo educacional. A escola inclusiva assegura que nenhuma manifestação de dificuldade seja impedimento de aprendizagem do aluno, respeitando sempre diferenças individuais. A inclusão aliada aos direitos legais assegura as oportunidades das crianças com dificuldades de aprendizagem ou dificuldade física, o acesso
a escola regular, mesmo freqüentando a escola especial. Parte do pensamento de que cada um aprende com o outro e temos que conhecer os nossos próprios limites e respeitar os limites dos outros, mesmo que seja permanente ou provisório. A concepção de inclusão requer mudanças nas práticas relacionadas aos grupos excluídos. Com relação as atitudes, temos que rever o modo de pensar, a nossa aceitação, com isso pede-se também mudanças arquitetônicas que possibilitam acessibilidade das crianças portadoras de necessidades especiais. A escola inclusiva carrega responsabilidades não apenas físicas, mas uma mudança social e educacional, derrubando a barreira do preconceito, da exclusão, essa mudança tem que partir principalmente do professor junto com o aluno e a família, fazendo das dificuldades um desafio para sua carreira, para sua vida. E nunca é tarde relembrar, um mundo inclusivo é um mundo no qual todos tem acesso as oportunidade de ser e estar na sociedade de forma participativa. Onde a relação entre acesso, oportunidades e características individuais não são marcados por interesses econômicos
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, ou pela caridade pública. Mas para poder dar continuidade a integração e a inclusão devemos rever o papel do professor, é exatamente aí onde reside o problema que a grande maioria dos nossos colegas professores apresentam.
A grande maioria alega que se sentem “despreparados” e “desmotivados” para a docência de grupos tão diferentes e diversificados, consideram uma tarefa difícil, pois tem os seus baixos salários, pouco estímulo em atuar na área inclusiva, e para fazerem especialização. Além de que as condições de trabalho para a maioria não favorece em nada. Infelizmente isto não é um exagero. Desde a sua formação para o exercício do magistério, encontramos sérias falhas, dificultada
ainda
mais pela falta de formação continuada. Na inclusão, como professor, precisamos reconhecer num aluno em sala de aula suas dificuldades de aprendizagem e tentar criar diferentes métodos de ensino aprendizagem para que o aluno com dificuldades consiga entender o que o professor ensina. Mas para isso o professor precisa realmente estar preparado e qualificado, se reciclando para a melhoria do sistema educacional inclusivo.

A Educação Especial como Tema Transversal

Abordagens dos Temas Transversais

A Educação Especial
como
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Tema Transversal

Como todos nós já sabemos a Educação Especial é uma forma diferenciada de ensino aprendizagem para as crianças portadoras de necessidades especiais. Para assegurar a qualidade de ensino foi criado o PCN´s – Parâmetro Curriculares Nacionais no ano de 1997, para garantir as crianças o conhecimento escolar e o conhecimento social, e os Temas Transversais serve para os professores e crianças como um elo, uma ponte para a educação no Brasil. Embora saibamos que a escola não pode ser a única responsável pelo processo de conscientização, humanização para a formação da criança. A comunidade, bem como a família são duas partes fundamentais para auxiliar neste processo. Dessa forma o que sugeri os PCN´s é que se incluam as questões sociais como tema, ligadas as disciplinas comuns no Currículo Escolar.
Os Temas Transversais são temas selecionados para a discussão dos problemas sociais, políticos, ambientais, sexuais e morais, de uma forma diferenciada. A proposta é que se trabalhe dentro de um tema especifico, mas puxando questões e estimulando a curiosidade da criança para temas paralelos que façam parte do cotidiano. Temas esses, que favoreçam para o crescimento humano de cada individuo, fazer com que a criança reconheça valores que em muitas ocasiões não haviam percebido. A criança que aprende a trabalhar com os temas transversais, alem de aprender de uma forma interdisciplinar, aprende também a ter uma visão muito mais amplas dos problemas do mundo. É uma forma de crescimento pessoal, de auto valorização, conhecendo melhor o seu colega e aprende a respeitar as suas diferenças. Mas para se trabalhar dessa forma, não podemos separar as matérias, mas sim, encontrar um elo de ligação entre eles, e os Temas Transversais serve de ponte para o levantamento dessas questões.
Nas atividades anteriores discutimos sobre integração e inclusão, sobre a importância da inclusão social e escolar na vida dos portadores de necessidades especiais, bem como na vida das crianças com défices de aprendizagem. Entendemos também que exclusão é uma forma de preconceito, bastante comum na vida de muitas pessoas. A utilização dos Temas Transversais é uma maneira de abolir essas práticas discriminatórias dentro da escola, dentro da comunidade, pois podemos trabalhar com as dificuldades do dia-a-dia e juntamente com as crianças tentarmos resolvê-las. É como usar a matemática dentro de um supermercado como meio de economia, é uma das maneiras que podemos utilizar uma disciplina junto com um problema do cotidiano. É claro que para trabalharmos com crianças com necessidades especiais temos que fazer algumas adaptações, como por exemplo, adaptações nos materiais didáticos e até mesmo dentro da sala de aula, mas não quer dizer que temos que excluí-los das atividades, adaptações sim, todos temos diferenças e temos muito que aprender e o que ensinar. Um desenvolvimento individual vem do conhecimento e pesquisa em grupo, os alunos vão se conhecendo, aprendendo e assim se respeitando.


PLANEJAMENTO DE
PROJETOS SEMANAIS
OBJETIVO: trabalhar todos os conteúdos através de atividades temáticas, levando a um conhecimento mais aprofundado de cada assunto e tendo como encerramento uma lembrança do tema.
OBSERVAÇÃO: esse planejamento foi elaborado para ser desenvolvido com alunos especiais (DM), pois esses precisam de um tempo maior para assimilação das informações. No entanto, também o usei com alunos de Educação Infantil.
Como foi elaborado para o ano letivo de 2007, algumas datas móveis podem ser alteradas.
Por conter datas comemorativas, utilizei algumas regionais como o aniversário da cidade.
FEVEREIRO
TEMA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONCLUSÃO DO PROJETO
Eu e minha família
Reconhecer a escrita do próprio nome, dos colegas e dos entes familiares, sabendo identificá-los nas diversas situações do cotidiano; aguçar o vínculo familiar e os bons sentimentos; conhecer a história do nome; desenvolver e ampliar sua capacidade de comunicação oral; proporcionar noções de quantidade; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar; quantificar os membros da família e da classe; ouvir e cantar músicas sobre o coleginha e a família.
Colar com 2 pingentes: nome e significado
Esquema corporal
Reconhecer a escrita das partes do corpo; identificar as funções e posições das partes externas do corpo; desenvolver a oralidade; quantificar as partes do corpo; identificar partes que são apresentadas individualmente e aos pares; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar; resolver problemas lógicos quanto à função de cada parte; desenvolver ritmo, lateralidade e expressão corporal.
Bonequinho (a) que movimenta as pernas e os braços
Carnaval
Conhecer as tradições carnavalescas; acompanhar o ritmo e conhecer os instrumentos utilizados; reconhecer a escrita de objetos carnavalescos; desenvolver a musicalidade; quantificar elementos; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar.
Confete
MARÇO
TEMA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONCLUSÃO DO PROJETO
Animais terrestres e aquáticos
Identificar os nomes de animais terrestres e aquáticos de acordo com a sua sonoridade; relacionar os diferentes animais e seu habitat natural e a importância de sua preservação; diferenciar fêmeas de machos; reconhecer os sons e os tipos de patas dos animais; diferenciar animais domésticos e silvestres; despertar a curiosidade em relação as características dos animais; quantificar animais; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar; resolver problemas lógicos; conhecer músicas sobre esses animais.
Tatuagem (carimbo) de animal aquático e terrestre.
Animais: répteis e aves
Identificar os nomes de animais répteis e aves de acordo com a sua sonoridade; relacionar os diferentes animais e seu habitat natural e a importância de sua preservação; diferenciar fêmeas de machos; reconhecer os sons e os tipos de patas dos animais; diferenciar animais domésticos e silvestres; despertar a curiosidade em relação às características dos animais; quantificar animais; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar; resolver problemas lógicos; conhecer músicas sobre esses animais.
Tatuagem (carimbo) de réptil e ave.
Outono
Reconhecer a escrita de palavras relacionadas ao outono levando em conta sua sonoridade; desenvolver a oralidade; conhecer as características e o clima da estação; conhecer as diversas espécies de frutas e folhas e suas cores; compreender a importância das frutas para o nosso organismo; quantificar elementos relacionados à estação; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar; resolver problemas lógicos relacionados ao tema; ouvir músicas sobre a estação das frutas.
Colar de folhas das plantas ou de frutas (feitas pelos alunos).
Saúde e alimentação
Identificar a escrita de alimentos saudáveis ao nosso organismo, de acordo com a sua sonoridade; desenvolver a oralidade; reconhecer o que é necessário para se ter uma boa alimentação e assim manter a saúde; compreender a importância de se conservar a saúde dos dentes e prevenção de cáries; quantificar e relacionar alimentos nutritivos; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar; ouvir e conhecer músicas sobre a boa alimentação.
Dobradura ou viseira de melancia.
ABRIL
TEMA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONCLUSÃO DO PROJETO
Monteiro Lobato
Reconhecer a grafia das personagens de Monteiro Lobato através de sua sonoridade; interpretar as histórias; desenvolver a oralidade e a entonação; representar as características das personagens; identificar o local das histórias; quantificar e relacionar personagens; resolve situações que envolvam o raciocínio lógico; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar; ouvir as músicas feitas para o programa Sítio do Pica-pau Amarelo.
Dedoche da Emília
Páscoa
Identificar a escrita dos símbolos da Páscoa de acordo com a sua sonoridade; compreender o verdadeiro significado da Páscoa; identificar e entender os símbolos pascais; desenvolver o raciocínio lógico; interpretar situações do cotidiano; quantificar, relacionar, organizar e agrupar; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar; conhecer músicas sobre a Páscoa.
Colar com a cruz do Papai do Céu
Índio e Tiradentes
Associar a escrita de palavras sobre o tema com sua sonoridade; desenvolver a oralidade e a interpretação; conhecer e valorizar os hábitos e costumes indígenas; reconhecer o local onde vivem os índios; conhecer a importância de Tiradentes para a nossa história; quantificar, relacionar, organizar e agrupar; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar; ouvir músicas e poesias sobre índios e Tiradentes.
Cocar
Descobri-mento do Brasil
Reconhecer e relacionar a escrita de palavras com a sua sonoridade; conhecer um pouco da história do descobrimento do Brasil e seu principal personagem; organizar idéias, quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; comunicar idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações problema relativas a quantidades reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar.
Mapa do Brasil ou dobradura do barco
MAIO
TEMA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONCLUSÃO DO PROJETO
Mães
Escolha da mensagem e escrita do cartão para homenagear as mães (pessoa que cuida da criança), relacionando a escrita com sua sonoridade; interpretar de idéias; conscientizar as crianças sobre obediência, respeito e amor; valorizar as mães adotivas; propor a resolução de situações do cotidiano; organizar idéias, quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar; conhecer poesias e músicas que homenageiam as mães.
Cartão
Meios de transporte
Reconhecer e relacionar a escrita de palavras relacionadas ao tema com a sua sonoridade; interpretar idéias; conhecer as características e as utilidades dos meios de transporte aéreo, marítimo e terrestre; perceber a importância dos meios de transportes para o progresso do homem; propor a resolução de situações do cotidiano; organizar idéias, quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar; conhecer poesias e músicas sobre o tema.
Carrinho feito de sucata
Trânsito
Associar a escrita de palavras sobre o tema com sua sonoridade; desenvolver a oralidade e a interpretação; conhecer as principais regras de trânsito para pedestre e motorista; propor a resolução de situações do cotidiano; organizar idéias, quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar; conhecer poesia e música sobre o tema.
Semáforo no palito de sorvete
Contos de fada
Reconhecer a escrita de personagens conhecidos dos contos; desenvolver o gosto, o interesse, o hábito e a curiosidade pela leitura; trabalhar a oralidade com a devida entonação; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar; quantificar personagens; resolver problemas lógicos; analisar as condutas comportamentais das personagens; desenvolver a musicalidade e a entonação.
Máscara lobo mau (meninos) e Chapeuzinho Vermelho (meninas)
JUNHO
TEMA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONCLUSÃO DO PROJETO
Meio ambiente
Desenvolver hipóteses sobre a escrita de palavras relacionadas ao tema; desenvolver e estimular a escrita espontânea; perceber que os ambientes possuem diferenças quanto ao som, à luz e ao cheiro; relacionar algumas ações que contribuem para a preservação do meio ambiente; perceber a importância dos elementos naturais para a vida; propor a resolução de situações do cotidiano; desenvolver o raciocínio lógico; organizar idéias, quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar; conhecer poesia sobre o tema.
Feijão plantado no algodão dentro do copinho de café
Formas geométricas
Construir hipóteses sobre a escrita de palavras relacionadas ao tema; desenvolver e estimular a escrita espontânea; distinguir e identificar formas geométricas presentes no ambiente; reconhecer e nomear as principais formas; resolver situações do cotidiano; desenvolver o raciocínio lógico; organizar idéias, quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar.
Dado ou colar das figuras geométricas
Inverno
Desenvolver hipóteses sobre a escrita de palavras vinculadas ao tema; desenvolver e estimular a escrita espontânea; desenvolver a oralidade; conhecer as características e o clima da estação; compreender a importância de se proteger do frio e a necessidade da doação de agasalhos para as pessoas que não o tem; quantificar elementos relacionados à estação; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar; resolver problemas lógicos relacionados ao tema; conhecer e recitar poesia sobre o tema.
Cachecol de crepom
Festa Junina
Construir hipóteses sobre a escrita de palavras relacionadas ao tema; desenvolver e estimular a escrita espontânea; desenvolver a oralidade; resgatar e valorizar a nossa cultura; preservar o meio ambiente, proibindo os balões; quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar; conhecer e cantar as músicas das festas juninas.
Máscara de caipira
JULHO
TEMA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONCLUSÃO DO PROJETO
Profissões
Desenvolver hipóteses sobre a escrita de algumas profissões; desenvolver e estimular a escrita espontânea; desenvolver a oralidade; relacionar profissões e seus devidos profissionais; identificar e valorizar as características de cada profissão; relacionar e agrupar informações matemáticas; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar.
Estetoscópio de cartolina
Órgãos do sentido
Construir hipóteses sobre a escrita de palavras relacionadas ao tema; desenvolver e estimular a escrita espontânea; desenvolver a oralidade; nomear e relacionar os órgãos do corpo responsáveis pelos sentidos e reconhecer suas respectivas funções; identificar órgãos que são apresentadas individualmente e aos pares; resolver problemas lógicos quanto à função de cada parte; quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar; conhecer músicas que apontem o nariz, a boca, o ouvido, as mãos e os olhos; desenvolver ritmo, lateralidade e expressão corporal.
Pulseira com um órgão do sentido ou livrinho dos órgãos
AGOSTO
TEMA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONCLUSÃO DO PROJETO
Pais
Desenvolver hipóteses sobre a escrita; desenvolver e estimular a escrita espontânea; desenvolver a oralidade; valorizar o papel dos pais; escolha da mensagem e escrita do cartão para homenagear os pais (pessoa que cuida da criança), relacionando a escrita com sua sonoridade; interpretar fatos e idéias; conscientizar as crianças sobre obediência, respeito e amor; valorizar os pais adotivos; propor a resolução de situações do cotidiano; organizar idéias, quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar; conhecer poesias e músicas que homenageiam os pais.
Cartão
Poesia
Elaborar hipóteses sobre a escrita de poesias conhecidas; começar a reproduzir a escrita cursiva; desenvolver e estimular a escrita espontânea e a oralidade; interpretar e organizar idéias; propor a resolução de situações do cotidiano; quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; desenvolver o ato de medir e comparar; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; resolver problemas lógicos relacionados ao tema; conhecer e resolver operações matemáticas simples (adição e subtração); relacionar a poesia a seu autor; conhecer novas poesias para ampliar o repertório poético; conhecer poesias que se tornaram músicas infantis.
Livrinho de poesias
Soldado
Elaborar hipóteses sobre a escrita de palavras relacionadas ao tema; desenvolver e estimular a escrita espontânea; perceber a importância do soldado para a nossa sociedade; identificar as características e deveres de um soldado; interpretar idéias; propor a resolução de situações do cotidiano; organizar idéias, quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar; conhecer e resolver operação matemática simples (adição); conhecer músicas sobre soldado.
Chapéu de jornal ou dobradura verde
Folclore
Desenvolver hipóteses sobre a escrita de personagens do folclore brasileiro; desenvolver e estimular a escrita espontânea; a oralidade e a criatividade; conhecer e identificar os personagens folclóricos através de suas características; despertar nos alunos o interesse por nossas tradições; interpretar idéias; propor a resolução de situações do cotidiano; organizar idéias, quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar; conhecer e resolver operação matemática simples (adição); conhecer e ouvir músicas folclóricas.
Máscara de Saci ou da Cuca (meninos) e o espelho da Iara (meninas)
SETEMBRO
TEMA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONCLUSÃO DO PROJETO
Pátria
Elaborar hipóteses sobre a escrita de palavras relacionadas ao tema; mostrar a escrita cursiva; desenvolver e estimular a escrita espontânea; perceber a importância de ser patriota; identificar as formas que formarão o desenho de D. Pedro l; interpretar idéias; propor a resolução de situações do cotidiano; organizar idéias, quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; desenvolver o ato de medir e comparar; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; conhecer e resolver operação matemática simples (adição); cantar o Hino Nacional durante toda a semana.
D. Pedro l feito de tangram (com 2 cores – cavalo e D. Pedro I)
Árvore
Construir hipóteses sobre a escrita das partes da árvore e suas funções; mostrar a escrita cursiva; desenvolver e estimular a escrita espontânea e a oralidade; nomear e reconhecer as parte da árvore; compreender a importância da árvore para a nossa sobrevivência; ressaltar os cuidados que devemos ter com a natureza; interpretar e organizar idéias; propor a resolução de situações do cotidiano; desenvolver o ato de medir e comparar; quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; conhecer e resolver operação matemática simples (adição); conhecer músicas sobre o tema.
Árvore pintada no rosto
Primavera
Desenvolver hipóteses sobre a escrita de palavras relacionadas ao tema; mostrar a escrita cursiva; desenvolver e estimular a escrita espontânea e a oralidade; conhecer as características e o clima da estação; apreciar a beleza da estação, através de suas formas e cores variadas; interpretar e organizar idéias; propor a resolução de situações do cotidiano; quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; desenvolver o ato de medir e comparar; quantificar elementos relacionados à estação; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; resolver problemas lógicos relacionados ao tema; conhecer e resolver operação matemática simples (adição); conhecer e recitar poesia sobre o tema.
Flor de papel
Dengue
Elaborar hipóteses sobre a escrita de palavras relacionadas ao tema; mostrar a escrita cursiva; desenvolver e estimular a escrita espontânea; mobilizar os alunos no combate à Dengue e os modos de prevenção; compreender o processo do ciclo de vida do mosquito; alertar os alunos sobre os sintomas da Dengue; interpretar e organizar idéias; propor a resolução de situações do cotidiano; quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; quantificar elementos relacionados à estação; desenvolver o ato de medir e comparar; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; resolver problemas lógicos relacionados ao tema; conhecer e resolver operação matemática simples (adição); conhecer e recitar poesia sobre o tema.
Placa de proibido Dengue
OUTUBRO
TEMA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONCLUSÃO DO PROJETO
Cantigas de roda
Desenvolver hipóteses sobre a escrita de cantigas conhecidas; começar a reproduzir a escrita cursiva; desenvolver e estimular a escrita espontânea e a oralidade; conhecer as cantigas cantadas pelas pessoas mais velhas; interpretar e organizar idéias; propor a resolução de situações do cotidiano; quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; quantificar elementos relacionados à estação; desenvolver o ato de medir e comparar; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; resolver problemas lógicos relacionados ao tema; conhecer e resolver operações matemáticas simples (adição e subtração); cantar e gesticular as cantigas de roda mais conhecidas e adicionar outras ao repertório.
Lencinho branco
(tecido ou TNT)
Crianças e professor
Construir hipóteses sobre a escrita de direitos e deveres, brincadeiras, brinquedos e doces que os alunos mais gostam; começar a reproduzir a escrita cursiva; desenvolver e estimular a escrita espontânea e a oralidade; estimular a auto-estima; evidenciar direitos e deveres das crianças; interpretar e organizar idéias; propor a resolução de situações do cotidiano; quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; desenvolver o ato de medir e comparar; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; conhecer e resolver operações matemáticas simples (adição e subtração); resolver problemas lógicos relacionados ao tema; cantar músicas infantis.
Brinquedo de sucata (bilboquê, pé de lata, vai e vem)
Aniversário de Mairinque
Elaborar hipóteses sobre a escrita dos símbolos da cidade: Estação, Horto Florestal, Maria Fumaça, Igreja de São José; começar a reproduzir a escrita cursiva; desenvolver e estimular a escrita espontânea e a oralidade; resgatar a cultura local; conhecer e cantar o Hino de Mairinque; interpretar e organizar idéias; propor a resolução de situações do cotidiano; quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; desenvolver o ato de medir e comparar; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; conhecer e resolver operações matemáticas simples (adição e subtração); resolver problemas lógicos relacionados ao tema; cantar músicas infantis.
Maria Fumaça feita com caixa de pasta de dente e tampinhas de garrafa PET ou a foto do Francisco de Paula Mayrink
Relógio / hora
Reconhecer e relacionar a escrita de palavras relacionadas ao tema com a sua sonoridade; interpretar idéias; obter noção de tempo; identificar hora inteira e meia hora; propor a resolução de situações do cotidiano; organizar idéias, quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar; conhecer poesia sobre o tema.
Relógio no braço ou de papel
NOVEMBRO / DEZEMBRO
TEMA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONCLUSÃO DO PROJETO
Governantes e localização
Construir hipóteses sobre a escrita dos nomes do prefeito, presidente, cidade, estado e país; começar a reproduzir a escrita cursiva; desenvolver e estimular a escrita espontânea e a oralidade; localizar a cidade no mapa do Estado e este no mapa do Brasil; interpretar e organizar idéias; propor a resolução de situações do cotidiano; quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; desenvolver o ato de medir e comparar; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; resolver problemas lógicos relacionados ao tema; conhecer e resolver operações matemáticas simples (adição e subtração).
Mapa de Mairinque com o bairro marcado
Bandeira
Elaborar hipóteses sobre a escrita de palavras relacionadas ao tema; começar a reproduzir a escrita cursiva; desenvolver e estimular a escrita espontânea e a oralidade; perceber a importância de ser patriota; identificar as formas da nossa bandeira e o significado das cores; interpretar idéias; propor a resolução de situações do cotidiano; organizar idéias, quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; desenvolver o ato de medir e comparar; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; conhecer e resolver operações matemáticas simples (adição e subtração); conhecer e recitar poesias sobre o tema.
Confecção da Bandeira do Brasil
Higiene
Desenvolver hipóteses sobre a escrita de produtos de higiene; começar a reproduzir a escrita cursiva; desenvolver e estimular a escrita espontânea e a oralidade; conhecer as funções e os cuidados a serem tomados com os objetos de higiene pessoal; interpretar e organizar idéias; propor a resolução de situações do cotidiano; quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; desenvolver o ato de medir e comparar; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; resolver problemas lógicos relacionados ao tema; conhecer e resolver operações matemáticas simples (adição e subtração); cantar músicas sobre o tema.
Sabonetes enfeitados
Verão
Desenvolver hipóteses sobre a escrita de palavras relacionadas ao tema; começar a reproduzir a escrita cursiva; desenvolver e estimular a escrita espontânea e a oralidade; conhecer as características e o clima da estação; conhecer métodos para aliviar o calor e de se proteger do sol; interpretar e organizar idéias; propor a resolução de situações do cotidiano; quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; desenvolver o ato de medir e comparar; quantificar elementos relacionados à estação; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; resolver problemas lógicos relacionados ao tema; conhecer e resolver operações matemáticas simples (adição e subtração); conhecer e recitar poesia sobre o tema.
Óculos de sol feito de colorset e celofane colorido nas lentes
Natal
Construir hipóteses sobre a escrita dos símbolos natalinos; começar a reproduzir a escrita cursiva; desenvolver e estimular a escrita espontânea e a oralidade; compreender o verdadeiro significado do Natal; comparar nosso clima tropical com o de outros países onde há neve e assim justificar a roupa do Papai Noel; interpretar e organizar idéias; propor a resolução de situações do cotidiano; quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; desenvolver o ato de medir e comparar; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; resolver problemas lógicos relacionados ao tema; conhecer e resolver operações matemáticas simples (adição e subtração); cantar músicas natalinas.
Árvore de Natal
RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
Elaboração coletiva das regras da classe; escritas espontânea, coletiva e dirigida; leituras individuais e coletivas; interpretações orais e escritas; desenhos livres e dirigidos; formas geométricas; rimas; ditados convencionais e mudo; elaboração de listas; quebra-cabeça; acrósticos; palavras-chave; cruzadinhas; caça-palavras; recorte com as mãos e com tesoura; colagem de materiais diversos; texturas; ordenação de fatos; seqüências; poesias; músicas; pintura com giz de cera, lápis de cor, com tinta a dedo, com pincel e com canudo; tangram; jogos e brincadeiras que envolvam lateralidade; letras e números móveis; montagem e produção de histórias orais e escritas, com e sem escriba (professora); datas comemorativas e seus adereços (colares; óculos; mapas; chapéu; pulseiras; relógio; semáforo; livrinhos, dedoches, cocar; tatuagens (carimbos); confete; boneco articulado; cartões; dobraduras; máscaras; confecção de brinquedos de sucata; enfeites carnavalescos, pascais e natalinos; lembrancinhas); brincadeiras dirigidas; liga-pontos; gráficos; legendas; localização geográfica; jogos diversos e suas regras (dama; bingos de animais, macho-fêmea, cores números, palavras, objetos; jogo-da-velha; circuitos; forca); parlendas.