terça-feira, 17 de agosto de 2010

Como motivar o seu filho para sucesso escolar


Written By: Fatima Calado

Você quer que seu filho dê o seu melhor na escola e na vida. Você quer que eles prestem atenção ao seu professor, façam um esforço, e desenvolvam as habilidades e conhecimentos necessários para o sucesso na vida. Infelizmente, ele ou ela não parece partilhar estes valores, ou não parece ser capaz de atender às expectativas definidas por um professor. Embora esta situação possa ser extremamente frustrante para você e seu filho, há muitas estratégias para ajudar a sua família a enfrentar isso e para melhorar o desempenho do seu filho. As demandas do sistema escolar de hoje parecem ser intransponíveis, mas motivar o seu filho para mais sucesso está dentro de seu alcance.
Nutra uma atitude positiva em relação à escola e à aprender. Certifique-se de que conversas sobre a escola não se centralizem no que o seu filho não está fazendo ou não está indo bem. Seu filho pode dizer que a sua parte favorita do dia é a educação física ou o intervalo. Ao invés de dizer: "Eu quis dizer que a parte acadêmica do dia!" pergunte a eles sobre estas atividades que eles gostam para que eles saibam que você se importa. Eles podem começar a se abrir mais sobre outras questões que são frustrantes ou desafiadoras para eles. Fale positivamente sobre as atividades escolares e use um tom positivo. Evite ranzinza e sermões prolongados que são improdutivos e irão incentivar o seu filho a não escutar. Não existem consequências para uma palestra. Nas etapas seguintes, você vai ouvir falar de estratégias muito mais construtivas.
Defina metas altas mas atingíveis com seu filho. Descubra onde seu filho está nas matérias e nas habilidades específicas, a fim de definir metas 'factíveis' com eles. Converse com o professor dele e peça para ver as suas tarefas, deveres de casa, e provas. Pergunte ao professor sobre que tipo de melhorias ele espera ver, assim como o que é considerado um trabalho do nível dele. Por exemplo, se seu filho está com dificuldades em matemática, descubra o que o está travando. Ele não têm a tabuada memorizada? Se o professor envia exercícios para casa e você vê que eles completaram apenas 15 fatos em um questionário de 3 minutos, então, defina uma meta de completar 20 fatos em um questionário de 3 minutos. Trabalhe em direção a esse objetivo praticando 10 minutos por dia com cartões informativos. Se ele está lendo abaixo do nível da série dele, peça ao professor uma amostra de títulos ou séries que estão no nível e grau da criança, e incentive-o a ler em seu nível de leitura durante 20 minutos por dia. Forçá-los a ler em um certo nível porque é onde eles devem estar, não é benéfico para fortalecer suas habilidades de leitura. Pode ser mais difícil definir tais metas específicas com algumas disciplinas e áreas de aprendizagem, mas definir objetivos como estudar ou rever o material durante 10 a 20 minutos cada dia, com o objetivo de melhorar a 5 a 10 pontos percentuais, ou um nível próximo questionário, prova, ou tarefa. Passar de um 'D' para um 'A' de um dia para o outro não é realista.
Aprecie pequenos êxitos e mantenha seu olho em um futuro próximo. As crianças, principalmente as mais novas, têm dificuldade em compreender conseqüências de longo prazo e recompensas. Isto é normal no desenvolvimento. Por esta razão, as questões tais como, "Quer ir para a faculdade algum dia?" ou "Você não quer trabalhar em um restaurante fast-food quando crescer, não é?" não funcionam. Em vez disso, comemore o sucesso de curto prazo. Ele memorizou a tabuada do 9! Ele avançou um nível de leitura! Eles tiraram um 'C' no teste de Álgebra em vez de um 'D'! Eles mostraram uma melhora na redação escrita! Combata o pensamento de que eles ainda não fizeram o suficiente. Diga-lhes que esse é um passo na direção certa. Pergunte-lhes se eles se sentem orgulhosos. Um trabalho lento e firme pode se transformar em hábitos bem sucedidos no longo prazo. Falhar em exames e aprender meses de material em poucos dias não são hábitos sustentáveis e eficazes. Tente fazer recompensas intrínsecas, ou seja, o seu filho se sente bem por dentro, quando ele cumprir os seus objetivos. Estes ensinamentos passam por todas as áreas de uma vida bem equilibrada e produtiva.
Forneça a estrutura e as rotinas necessárias para o sucesso. Você já falou, agora caminhe com eles. Escreva por extenso uma rotina com o seu filho. Coloque o tempo para refeições e lanches, exercício, ar fresco, tarefas e atividades familiares. Crie recompensas para que o seu filho trabalhe a cada dia para atingir os seus objetivos sem deixar para depois, que é estressante para todos. Por exemplo, das 7:00 as 8:00 da noite pode ser tempo da TV, se o dever de casa já estiver pronto neste horário. Caso contrário, a TV fica desligada. Proporcione-lhes um lugar calmo para trabalhar e minimize distrações tecnológicas (ou seja, telefones celulares, TV, música, vídeo games, etc). Sua família vai ficar surpresa em ver que existem bastantes horas no dia quando você elimina as sessões de choramingar e enrolação. Além disso, essa rotina é ótima para compartilhar com os professores. Deixe-os saber quanto tempo seu filho está se dedicando a cada matéria. Isto é especialmente importante para eles, para ver se seu filho é continua a ter dificuldades em uma área em que está trabalhando duro.
Reduza o stress e mantenha seu filho saudável. Crianças têm stress também. E elas não são conscientes dos canais positivo de escoamento de estresse. Seu filho pode exibir stress sob a forma de queixas físicas, mudança de hábitos alimentares ou de sono, e mudanças de humor. Incentive-os a falar de suas frustrações diárias, a pensar positivamente, e ensine-os como deixar as coisas acontecerem. Imagens como visualizar um dia ruim como uma bolha flutuando na frente deles que eles possam, em seguida, estourá-las, pode ser eficaz até mesmo em crianças muito jovens. Assim como nós, as crianças precisam obter sono suficiente (9-10 horas por dia); elas precisam comer café da manhã e refeições equilibradas; elas precisam evitar o consumo excessivo de açúcar e de alimentos processados, e elas precisam se exercitar todos os dias. Ajude o seu filho a praticar boa postura e respiração profunda. Pergunte a eles o quanto eles se sentem melhor quando tiram um momento para relaxar. Por último, check-ups regulares com o pediatra e dentista são essenciais.
Celebre os pontos fortes do seu filho ao mesmo tempo que encoraja os esforços em áreas que são mais exigentes. Alguns assuntos são mais fáceis para seu filho. Apesar de você saber que ele não precisa tanto esforço concentrado nestas áreas, não tire deles a alegria e o sucesso que eles sentem com os seus talentos naturais. Desfrute de suas realizações e procure formas de alimentar estas áreas com atividades de Verão ou pós-escolares. Se seu filho é um artista maravilhoso, mas tem dificuldade com matemática, ele pode optar por ser um artista quando crescer, mas você não quer que essa seja a sua única opção. Ele pode ser um cientista, médico ou engenheiro se ele for capaz de recuperar o atraso e encontrar sucesso nas áreas de Matemática e Ciências. Talvez ele vá fazer as duas coisas.
Lembre-se que o êxito acadêmico do seu filho é um esforço de equipe. No nosso moderno sistema escolar, os pais já não podem ser participantes passivos. Os membros da equipe incluem você, seu filho, a professora, assim como muitos maravilhosos sistemas de apoio disponíveis na escola, como tutores de leitura, Educação Especial, e programas de alunos talentosos. Todo mundo tem que fazer sua parte. Evite culpar o sistema e tente trabalhar construtivamente com os professores e seu filho. Lembre-se que os professores têm enormes pressões sobre eles, mas pais abertos e dispostos são um presente para eles e eles provavelmente irão trabalhar com você se você der-lhes uma chance. Incentive seu filho a ser um participante ativo na sua aprendizagem. Seu filho deve ser incentivado a ter uma comunicação aberta com os seus professores para que eles saibam quando seu filho não entende o que fazer. Eles devem ser a primeira linha de defesa quando se trata de discriminação em entendimento. Quanto mais seu filho participar, o mais seu professor vai ver que ele é interessado e que ele está tentando. O professor tem mais probabilidade de chegar a eles. Este é o modo como a criança aprende a advogar para si na escola e na vida. Também, habilidades comunicativas eficazes e preciosas estão se construindo. Quanto mais perguntas o seu filho fizer, mais a sua aprendizagem se tornará um processo significativo para eles, e ficará impregnado neles por muito tempo.
Nutra a independência mantendo o seu filho responsável. O objetivo a longo prazo não é ficar de pé ao lado do seu filho, a todo momento, enquanto eles completem o dever de casa ou verificar obsessivamente suas mochilas para saber pontuação dos exercícios de cada dia. Se o seu filho quer ter sucesso acadêmico no longo prazo, ele terá que integrar os hábitos e práticas eficazes em sua vida cotidiana. Mas você também não deve deixá-los completamente por conta própria. Apesar de eles não admitirem isso para você, eles gostam quando você marca em cima deles. É assim que eles sabem que você se importa. Uma vez que eles estiverem estudando, faça uma sessão uma vez por semana sobre o que está indo bem e o que eles ainda estão tendo dificuldades. Novamente, se você evitar sermões, eles serão muito mais propensos a escutar mais.
Recompensas são boas, mas eles podem assumir muitas formas. Você deve evitar recompensas externas, como dinheiro para cada nota boa ou novos brinquedos para todas as semanas que o seu filho fizer os seus deveres de casa. Isto fica cansativo (para não mencionar caro) ao longo do tempo e perde a sua eficácia. Seu filho vai ficar mimado e vai trabalhar pelas razões erradas. Isso pode até mesmo incentivá-los a cortar custos partes do trabalho se eles só têm os seus olhos para o prêmio. Mas recompensas materiais são boas, de vez em quando. Pode soar contra-senso, mas seja aleatório nisso. Por exemplo, o seu filho tem realmente demonstrado um esforço por semanas e ele ganhou boas notas em trabalhos escolares. Talvez ele foi bem em um teste na semana passada. Você vê um brinquedo que você sabe que ele iria adorar (espero que não seja um jogo de videogame) e você leva para ele. "Por que isto?" Ele vai perguntar. Você diz, "Porque eu estou orgulhoso de você, eu estava pensando em você, e eu queria fazer algo especial para você." Isto irá percorrer um longo caminho. Além disso, recompensas podem assumir a forma de tempo gasto em conjunto. Para famílias muito ocupadas, o tempo pode ser um trunfo valioso. Você pode se surpreender ao saber quanto seu filho poderia considerar como uma recompensa passar um dia sozinho com o pai pescando ou vendo um filme com a mãe. Ensine seu filho a lidar com o fracasso, mas aprender com seus sucessos. Não ir bem em algumas áreas da escola às vezes não é o fim do mundo. Ensine seu filho que é normal se sentir um pouco pra baixo ou desapontado, afinal de contas, isso pode ser motivador para tentar ainda mais na próxima vez. Mas eles também precisam ser capazes de deixar as coisas passarem e seguir em frente. Você pode se surpreender ao ver seu filho mudar de não se importar, para se importar demais. Podemos aprender mais com os nossos êxitos do que os nossos fracassos. Você foi bem em uma prova? Excelente! Agora, tire um momento para refletir sobre o que você fez de forma diferente desta vez. Ah, você estudou um pouco cada dia e fomos para a cama cedo? Faça isso da próxima vez.
Você ama seu filho e se antecipa que eles vão se sair bem. É possível reduzir os sentimentos de preocupação e decepção que podem estar ocorrendo. Estas práticas positivas, o estimulantes, construtivas vão levar a criança para o caminho para o sucesso. Escolha uma das etapas acima e comece hoje. As recompensas começam amanhã e vão durar uma vida inteira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODO COMENTÁRIO QUE VIER PARA UM CRESCIMENTO MÚTUO, SERÁ ACEITO. OBRIGADA, PRECISAMOS CONSTRUIR PONTES!!!