terça-feira, 12 de janeiro de 2010

TOPS 2009 CINEMA SAPO

Os Tops de 2009 do SAPO Cinema
Dos mais filmes revolucionários às obras mais esquizofrénicas, o SAPO Cinema vasculhou todos os filmes estreados em Portugal em 2009 e apresenta a sua vasta selecção de eleitos.

Desenvolvimento
O Top10 de 2009 SAPO Cinema:
-
«Avatar»
- «Distrito 9»
- «O Estranho Caso de Benjamin Button»
- «Gran Torino»
- «Quem Quer Ser Bilionário?»
- «Revolutionary Road»
- «Sacanas sem Lei»
- «Up - Altamente»
- «A Valsa com Bashir»
- «Watchmen - Os Guardiões»
Filme mais sexy: «Vicky Cristina Barcelona»
Melhor filme sobre a adolescência: «Deixa-me Entrar»
Melhor comédia: «A Ressaca»
Melhor adaptação de uma BD: «Watchmen - Os Guardiões»
Orçamento mais baixo = Resultado mais surpreendente: «Paranormal Activity - Actividade Paranormal»
Prémio mais valia estarem quietos: «The Spirit»
Filme mais descarado: «Bruno»
Filme mais encantador: «Ponyo à Beira Mar» e «Up - Altamente» «ex-aequo»
Melhor documentário:
«A Valsa com Bashir»
Melhores filmes portugueses: «A Corte do Norte», «4 Copas» e «Os Sorrisos do Destino»
Filme mais revolucionário: «Avatar»
Filme com as Três Dimensões mais espectaculares: «Um Conto de Natal»
Melhor encarnação de personagem real: Sean Penn como Harvey Milk
Melhor vilão: Coronel Landa, de «Sacanas sem Lei»
Melhor blockbuster: «Star Trek»
Melhor primeira obra:
«Distrito 9» e «Moon - O Outro Lado da Lua» «ex-aequo»
Melhores diálogos do ano:
«Sacanas sem Lei»
Melhor filme que (quase) ninguém viu: «O Rapaz do Pijama às Riscas»
Filme mais esquizofrénico: «Sinédoque, Nova Iorque»
As melhores cenas do ano:
- Os primeiros 10 minutos de
«Up – Altamente»
- O acidente de Cate Blanchett no «O Estranho Caso de Benjamin Button»

- A sequência inicial de «Sacanas sem Lei»

Filmes recomendados

Kolya Uma lição de amor / Jan Sverak
A vida do violinista Frantisek Louka é um verdadeiro inferno. Demitido de uma importante orquestra da Tchecoslováquia, ele ganha a vida tocando em funerais no crematório da cidade. Seu sonho é comprar um carro e fazer uma bela viagem, mas ele não tem dinheiro algum. A sorte parece sorrir para ele quando decide casar com a prima de um dos coveiros, apenas para que a mulher possa obter a cidadania tcheca. Louka recebe uma ótima quantia em dinheiro, sem nenhuma obrigação... a não ser cuidar do filho de sua nova mulher, que resolveu desaparecer de uma hora para outra, deixando a criança para trás! O nome do menino é Kolya, uma criança carinhosa e cheia de vida que está prestes a transformar, para sempre, a vida do rabugento Louka.

Tigrão O filme.
Seguindo a tradição dos desenhos animados Disney, O Tigrão - O Filme é a mais nova e mágica história da turma do Ursinho Pooh. Uma aventura que vem recheada de personagens divertidos e canções encantadoras. Trabalhando na construção de uma casa de inverno, Pooh, Leitão, Ió, Corujão e Coelho não conseguem terminá-la, porque Tigrão só pensa em brincar e não os deixa trabalhar. Então, Coelho aconselha Tigrão a procurar outros tigres, não atrapalhar o trabalho da turma. Tigrão acha a idéia absurda, pois ele é o único tigre ! Ou será que não ? Começa, então, a divertida jornada de Tigrão em busca de sua família. Tigrão - O Filme revela o verdadeiro significado de união e mostra que ela pode existir de todas as formas e de todos os tamanhos. Apresentando sete novas e contagiantes canções, interpretadas em português por Maurício Manieri e Ivan Lins, este filme vai tocar fundo em seu coração

Bogus meu amigo secreto

Para curtir a vida, basta um pouco de imaginação. Com apenas sete anos de idade, albert sempre viveu em uma cidade mágica e cheia de fantasias: Las Vegas! Mas um acidente inesperado acaba obrigando o garoto a ir embora com uma velha amiga de sua mãe, a rabugenta Harriet Franklin (Whoppi Goldberg, de Somente Elas). Para naõ ficar sozinho, Albert convida seu amigo Bogus para morar com eles. Mas afinal de contas, quem é esse tal de Bogus? (Gerard Depardieu, de Green Card - Passaporte para o Amor). Um sujeito alto, meio narigudo, super divertido... e que só existe na imaginação de Albert. Ou será que não? Para Harriet, o garoto é completamente maluco. Para Albert, ela não sabe o que é uma boa diversão. Somente Bogus pode mostrar a esses dois como um pouco de realidade e imaginação na dose certa podem transformar a vida em uma grande aventura.

Marcas do silêncio - EUA, 1996.
História de uma garota que é abusada sexualmente pelo padrasto (Ron Eldard). Sua mãe (Jennifer Jason Leigh), com medo de perder o marido, terá de optar entre o amor pela filha e a necessidade de um marido. Baseado no best-seller autobiográfico de Dorothy Allison.




Annie - John Huston / 1981.
Annie é a história de uma corajosa garotinha de cabelos vermelhos que sonha com a vida fora de seu triste orfanato. Um dia, Annie (Aileen Quinn) é escolhida para ficar uma semana com o famoso bilionário “Papai” Warbucks (Albert Finney). Uma semana se transforma em muitas, e a única pessoa a atrapalhar a diversão de Annie é a Srta. Hannigan, a rígida e cruel gerente do orfanato (interpretada com hilariante perfeição por Carol Burnett). Será que as tentativas malucas da Srta. Hannigan em seqüestrar Annie terão sucesso? Divirta-se com as inesquecíveis canções, incluindo “It’s A Hard-Knock Life” e “Tomorrow”.

A malandrinha (Curly Sue) John Hughes/1991
Depois de uma noite de farra, o pilantra Bill Dancer (James Belushi, de Inferno Vermelho e Sobre Ontem á Noite) descobre que "herdou" uma nenenzinha abandonada e se vira como pode para criá-la. Nove anos depois, a garotinha (Alisan Porter, de O Tiro Que Não Saiu Pela Culatra) já aprendeu com ele tudo em matéria de malandragem. Os dois vagam de cidade em cidade até chegarem a Chicago, onde aplicam um golpe numa advogada rica e famosa (Kelly Lynch) que, para a surpresa dos dois picaretas, acaba transformando completamente suas vidas. Um filme com muita ternura, emoção e grandes doses de humor, muito bem misturadas pelo roteirista-produtor-diretor John Hughes, aclamando por grandes sucessos.


Poderosa Afrodite
O casal Lenny e Amanda decidem adotar um bebê. O pai adotivo fica louco pela criança batizada após muita controvérsia com o nome de Max. O menino cresce e Lenny fica impressionado com a inteligência do garoto. Decide então procurar a verdadeira mãe de seu filho. Qual não é a sua surpresa ao deparar-se com Linda Ash, uma espirituosa prostituta e atriz de filmes pornô. "Poderosa Afrodite" é uma hilariante comédia de Woody Allen, que revelou a bela Mira Sorvino (Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante). filme também foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original.

Uma virada do destino - Gillies MacKinnon/ / 1994.
Michael McCann (Steve Martin) é um homem misterioso que leva uma vida simples e rotineira. Até que o destino, literalmente, deixa em sua porta uma surpresa: Mathilda, uma garotinha de dois anos de idade. Michael deixa que Mathilda ente em sua casa e também em seu coração. Assim, os dois iniciam uma nova vida como pai e filha, mesmo que ele utilize métodos poucos convencionais para educá-la! Mas, outra virada do destino pretende levar Mathilda, quando seu verdadeiro pai, um poderoso político local, resolve brigar por ela. Irresistível, UMA VIRADA DO DESTINO é um filme engraçado, cheio de surpresas e momentos de ternuras. Você vai gostar!


Um lugar para ser amado - A verdadeira história de Gregory Kingsley - EUA, 1993
Menino de onze anos entra na justiça contra seus verdadeiros pais com o intuito de continuar vivendo com família que o adotou e lhe deu um lar de verdade. Baseado em fatos reais.





Bernardo e Bianca
O 23º Clássico Disney, BERNARDO E BIANCA, conta a história de dois corajosos ratinhos que embarcam em uma emocionante aventura para resgatar a pequena órfã Penny. A jornada começa quando Penny joga uma garrafa ao mar com um pedido de socorro e a mensagem chega às mãos do destemido Bernardo e da charmosa Bianca. Os heróis partem em uma arriscada missão para salvar Penny das garras da terrível Madame Medusa, que precisa da garota para recuperar uma jóia preciosa. Para isso, os ratinhos terão que enfrentar grandes desafios e escapar dos dentes afiados dos crocodilos de Medusa. Com muita ação, suspense, músicas envolventes e personagens divertidos, BERNARDO E BIANCA é uma história encantadora sobre heroísmo e amizade verdadeira.

O Príncipe do Egito / Abril Vídeo/ Disney - 1998
Uma aventura épica e um acontecimento na produção cinematográfica, O Príncipe do Egito conquistou o público em todo o mundo, tornando-se um dos maiores filmes de animação de todos os tempos. Um incomparável trabalho de arte e uma poderosa música, vencedora do Oscar, dão a vida a esta adorável história, de inesquecíveis personagens. Esta é a extraordinária história de dois irmãos, um deles nascido com sangue real e o outro, um órfão com um passado secreto. Crescendo como melhores amigos, seus laços se tornam ainda mais fortes ao compartilhar uma divertida juventude e uma saudável rivalidade. Mas a verdade finalmente os separa, quando um se torna o governante do mais poderoso império da terra e o outro o líder escolhido por seu povo. O confronto final mudará suas vidas para sempre... e também o mundo inteiro. Ao mesmo tempo uma diversão espetacular e uma celebração do espírito humano. O Príncipe do Egito é um clássico que todas as épocas e todas as gerações vão apreciar e adorar.

Pollyanna - David Swift 1960
Na pequena cidade de Americana você descobrirá Pollyana, uma pequena órfã que ilumina a vida de todos que a conhecem. Sua tia Polly, preocupada com aparências, política e posses, tem problemas em aceitar a alegria da sobrinha. Somente quando a cidade quase perde a sua habitante mais querida, é que tia Polly entende a importância do amor e da esperança.



Um lugar para Annie
1986. O hospital da cidade recebe seu primeiro bebê HIV POSITIVO. Por causa do vício em heroína de sua mãe, Annie Marston nasceu com a doença e é abandonada logo após o nascimento. Susan Lansing (Sissy Spacek), a enfermeira chefe da unidade neo-natal, torna-se intensamente ligada ao bebê, pede para adotar Annie. Seu filho e a assistente social são contra, advertindo-a que adotar um bebê nessas condições é procurar por um " coração abatido". Susan apõem-se. "Ela precisa de um lar, mesmo que seja um lar para morrer". Mas não há tempo para sentimentos Ela luta contra preconceitos, medos e equívocos de uma sociedade assustada pela AIDS. Encontra uma babá, viúva recente, que não tem laços da família, que espera encontrar uma proposta para sua vida vazia. Torna-se protetora de Annie e substituí Susan na função de mãe. Um ano depois, quando Susan está para conseguir a adoção, aparece inesperadamente a mãe natural de Annie, procurando readquirir sua filha. Susan descobre que, apesar de tudo que fez a favor de Annie, o sistema judicial tende a favor da volta das crianças para as mães naturais. A solução do problema requer o sacrifício de todos os envolvidos no confronto direto entre Susan e a mãe de Annie...com quem ficará?

O Destino de Uma Vida / Stephen Gyllenhaal 1995
Jovem negra viciada em crack joga seu filho no lixo. O bebê Isaiah fica aos cuidados de assistente social, que o adota. Anos mais tarde, a mãe verdadeira conseguiu livrar-se das drogas e tenta reaver, na justiça, a guarda do filho.





Stuart Little
Divirta-se com a família Little, que adota Stuart, um adorável e falante garotinho (com a voz de Michael J. Fox em inglês e dublado em português por Rodrigo Santoro) que é muito parecido com um rato. O Sr. e a Sra. Little (hugh Laurie e Geena Davis) se apaixonam por Stuart de imediato, mas seu filho George (Jonathan Lipnicki, de Jerry Maguire) não está muito certo do que fazer com seu novo irmão. O gato da família, Snowbell (com a voz de Nathan Lane em inglês e dublado em português por Miguel Falabella), tem um plano mesquinho para colocar Stuart fora de casa para sempre. Os mais avançados efeitos especiais e situação engraçadíssimas fazem deste filme a maior aventura que um pequeno ratinho pode ter.

Mogli o menino lobo
Um dos filmes mais populares da Disney, Mogli é uma celebração à amizade, recheado com lindas canções, diversão e muita aventura em um mundo colorido cheio de vida. Inspirado na história de Rudyard Kipling, o 19º clássico animado Disney foi o último desenho animado que recebeu o toque pessoal do próprio Walt Disney. Esta aventura começa quando Mogli, um garoto criado por lobos e que vive na selva, é convidado pelo seu amigo Baguera, uma velha e esperta pantera, a buscar segurança no mundo dos homens. Resistindo à idéia de seu amigo Mogli resolve seguir a filosofia do adorável e descontraído urso chamado Balú que gosta de curtir a vida e ser feliz, fazendo tudo o que gosta. Juntos dão início a uma grande jornada em direção à civilização e encontram no meio do caminho, um orangotango maluco, uma cobra com o poder de hipnotizar e Shere Khan, um tigre ameaçador. Totalmente remasterizado e com a magia das telas do cinema, Mogli traz ainda músicas geniais, incluindo a indicada ao Oscar “Somente o Necessário”. Este clássico imortal vai divertir toda a sua família.

Deixe-me Viver / Peter Kosminsky
Deixe-me Viver é um belo filme que tem no elenco quatro atrizes sensacionais. Emocionante e intrigante, narra a história de Astrid, uma garota que percorre vários lares adotivos de Los Angeles depois que sua mãe superpossessiva mata o namorado por tê-la abandonado e vai presa. Em cada casa ela se depara com uma “mãe adotiva” diferente. São mulheres com histórias que marcam sua passagem da juventude para a idade adulta. Astrid terá que aprender a perdoar e amar para sobreviver.


Inimigo Meu / Wolfgang Petersen
Nesta excelente aventura da ficção científica, dois guerreiros envolvidos em uma selvagem guerra futurística entre a Terra e o planeta Dracon são abatidos e fazem aterrissagens forçadas em um planeta desolado e inóspito. A princípio, o humano (Dennis quaid) e seu inimigo, um réptil alienígena (Louis Gosset, Jr.) estão determinados a destruirem-se mutuamente. Mas após terem que enfrentar as forças da natureza e um ao outro, os dois pilotos perdidos gradualmente percebem que a única maneira de manterem-se vivos é superando o ódio mortal. Da necessidade de sobrevivência surge uma bela amizade. Tudo se complica quando o ET morre deixando seu filho para o humano criar ( Adoção inter racial)

Segredos e Mentiras / Mike Leigh
Após a morte de seus pais adotivos , Hortense , uma oftalmologista negra, decide procurar seus pais biológicos . Sua mãe biológica é branca e tem outra filha. Elas se reencontram em segredo até que a história se torna conhecida na família . (Drama)


Sugestões de livros recomendados

- Made to Stick: excelente leitura!! Por que algumas idéias "pegam" e outras não? Por que uma mensagem falha em chegar às pessoas interessadas? Por que outras dão a volta ao mundo? Dois professores de Stanford fazem um excitante relato sobre o assunto. Saiba mais no site do livro.- A Cauda Longa: do Mercado de Massa para o Mercado de Nicho (The Long Tail). Como pequenos nichos de pessoas com interesses específicos movimentam o mercado hoje. Estudo de casos do Google, Amazon, Ebay, Itunes etc. O autor Chris Anderson é editor da revista Wired, referência em tecnologia.
Opiniões de leitores no site Submarino:
André Araújo, de BELO HORIZONTE, MG, 10/04/2007Excelente !!! Um excelente livro que me ajudou a compreender melhor a influência da Internet nos negócios e a nova maneira de se fazer negócios num mundo digitalizado. É a melhor análise do cenário dos negócios pós Era da Internet, pós Comércio Eletrônico e que nos levou ao mundo do "Virtual Business". Me inspirou e me incitou a estudar mais sobre o assunto. RECOMENDO !!!
Gustavo Villa de SOROCABA, SP, 31/01/2007Livro muito bom! Resolvi comprar o livro pois trabalho numa área que influencia e é influenciada diretamente por esta teoria: Internet. O livro é muito interessante e tem muita sacada bacana! Recomendo a todos que se interessem pelo que a Internet está causando no mundo e como antecipar as tendências dela.
Veja o preço, leia a resenha e compre o livro no Submarino
clicando aqui.





- Buzzmarketing: Criando Clientes Evangelistas (McConnell e Huba). Trata de como incentivar formadores de opinião através de ações específicas e controladas. É um manual de como fazer Marketing Viral. Tão útil que estou usando as idéias para disseminar este blog.

Veja a opinião de um leitor no Submarino:
Leandro Palmieri de SAO PAULO, SP, 22/03/2006Excelente Livro!!! Estou lendo o Buzzmarketing e estou achando um excelente livro. Diferente das regrinhas dos 4 p´s que aprendemos na faculdade o Buzzmarketing nos desperta atenção para a mais antiga e melhor ação de marketing do mundo: A Comunicação com as pessoas. Fazer as pessoas se tornarem fãs de uma marca/produto e divulgarem/venderem por livre vontade e por amor aquilo. Criar uma religão/comunidade que fale do seu produto/serviço sem precisar pagar pessoas para poder fazer isso!!!
Verifique o preço e compre no Submarino.


- O Ponto de Desequilíbrio (The Tipping Point). O autor é um cara cabeludo e com cara engraçada (
foto do Malcolm Gladwell), mas ele cobra 40 mil dólares por palestra (ui!!)
Importante junto com A Cauda Longa e Buzzmarketing, uma trilogia que deve ser absorvida e aplicada. Em Tipping Point o autor mostra quem são os conectores que disseminam as tendências no mercado e na sociedade, inclusive no seu meio.
Veja o preço e compre o livro no Submarino
clicando aqui.


- Marketing de Guerra. Um clássico na teoria de marketing. Me abriu os olhos pra muita coisa. Eu achava que marketing era propaganda, e muita gente acha isso. Não é.
Marketing é estratégia de posicionamento no mercado. O que isso pode ter a ver com você? Muito.O livro te ensina como você pode se posicionar no mercado, como vender melhor “seu peixe”. O mercado vai comprar seu talento só se lhe enxergar corretamente.Como escolher a melhor estratégia para ser percebido? Como destacar-se perante a massa da concorrência? Lições importantes para qualquer carreira, acredite.Leia o livro.
Veja o preço no Submarino.


- O Mundo é Plano. Extremamente interessante. O autor Thomas Friedman descreve com clareza as mudanças que estão acontecendo em nosso mundo, sob o ponto de vista Tecnologia x Economia x Sociedade. Ele já ganhou três prêmios Pulitzer ( já é difícil o sujeito ganhar um).
O mundo não vai mudar, amigo. Já mudou. Demorô.
Veja o preço no Submarino.


- Manual do Roteiro. De Syd Field. Explica como se desenvolve o roteiro do cinema. O que isso tem a ver com uma aula?? O OutroJeito tá louco!
Calma, posso explicar.
Em primeiro lugar, a recomendação desse livro já vale pelo fato de ser uma excelente leitura para quem gosta de cinema. Através dele você poderá apreciar muito melhor um filme, vendo como a construção criativa foi aplicada, e ver porque alguns filmes são sucesso e outros falham.Por outro lado, é interessante observar que o processo metodológico para se transmitir um conteúdo tem dicas e macetes que podem ser muito bem usadas em apresentações.
Veja o preço no Submarino.


- Empowerment. Para liderança e gestão de pessoas, é o melhor que posso indicar. Esqueça O Monge e o Executivo e outros tais. Já li uma pancada de livros e passei por outros tantos treinamentos.
O livro ZAPP! O poder da Energização, apesar do nome infeliz, explica os conceitos sobre gestão de equipes, motivação e liderança que são facilmente aplicáveis e com resultados imediatos.É a técnica que uso com sucesso. Vai por mim.Cuidado com outros livros de nome semelhante do mesmo tema, procure este título especifico.
Veja o preço no Submarino.


- Projetando Websites, de Jakob Nielsen. Imperdível, mesmo para quem não é profissional da web. Ele é o guru da usabilidade. Se você é empresário ou administrador, como você vai saber se estão construindo o site da sua instituição corretamente? Leia o livro e assuste-se.
Algumas opiniões de leitores do Submarino:
Rodrigo Ferreira de Rio de janeiro, 02/07/2005Usabilidade acima de tudo O livro mostra porque Jakob Nielsen é considerado o guru da usabilidade para web, sendo um dos mais influentes profissionais no ramo. Demonstrando através de pesquisas feitas por ele mesmo desde os primórdios da web, o caminho que se deve seguir para um bom design, focado na simplicidade e usabilidade.
Renato A. Carvalho Cruz de São José do Rio Preto, 14/05/2005leitura obrigatória NIELSEN é um dos grandes estudiosos da usabilidade, tema central para um desenvolvimento de um projeto eficiente.
Henrique Menezes de Fortaleza-CE, 29/01/2001Projetando Websites Muito agradável de ler, o autor aborda o tema com ênfase na utilidade da WEB, no que se pode fazer e nas melhores práticas de desenvolvimento de Sites. É uma leitura interessante para quem deseja projetar sites e não quer se preocupar apenas com o lado técnico.
Compre no Submarino.



O Design do Dia-a-Dia (The Design of Everyday Things) de Donald Norman. Ele trabalha junto com o Jakob Nielsen (livro anterior). E mudou a minha idéia do que significa o design. Apesar de parecer contraditório aos conceitos de usabilidade do livro de Nielsen, a importância do design não deve ser afastada mesmo nos casos de produtos/serviços que sejam somente práticos e objetivos. Vide o Ipod da Apple.
Veja parte da resenha do Submarino:
Por que alguns produtos satisfazem os consumidores, enquanto outros os deixam completamente frustrados? Em O design do dia-a-dia, o especialista em usabilidade Donald A. Norman analisa profundamente essa questão, mostrando que a dificuldade em manipular certos produtos e entender seu funcionamento não é causada pela incapacidade do usuário, mas sim por uma falha no design do que foi fabricado. Para o autor, design é mais do que dar uma bela aparência a alguma coisa: é um ato de comunicação, que transmite a essência da operação do objeto e implica o conhecimento do público para o qual ele foi criado.
Compre este livro no Submarino


-A Meta. Interessante para que deseja saber sobre conceitos de Just-in-Time. É com pra quem tem contato com "chão de fábrica". Serve como conhecimento geral para outros ramos de atividade. Fácil de ler, através de uma historinha.
Veja o preço no Submarino.








Dê sua opinião sobre os livros ou faça a sua sugestão!!
3 Responses to “Livros recomendados”
Feed for this Entry Trackback Address
1 Lucinei Santos Sep 25th, 2007 at 12:06 pm
Sou recém chegada por aqui, e o pouco que vi gostei. Lendo a regra do 10-20-30 logo lembrei do livro: AS LEIS DA SIMPLICIDADE, JOHN MAEDA, Cód. do Produto: 1793291 (Submarino) e fiquei feliz em ter um espaço para indicá-lo. Finalmente estamos aprendendo que simplicidade = sanidade. Estamos nos rebelando contra a tecnologia que é muito complicada, os DVDs com diversos menus e os softwares acompanhados de manuais de 75 megabytes. Mas, algumas vezes, nos flagramos envolvidos no paradoxo da simplicidade: queremos algo que seja simples e fácil de usar, mas que também faça todas as coisas complexas que gostaríamos que fizesse. Em As Leis da Simplicidade, John Maeda propõe dez leis para balancear simplicidade e complexidade nos negócios, na tecnologia e no design - diretrizes e orientações para precisar menos e, de fato, ganhar mais. Maeda - professor do Laboratório de Mídia do MIT e designer gráfico mundialmente reconhecido - explora a questão de como podemos redefinir a noção de "aprimorado" para que isso nem sempre signifique alguma coisa a mais, alguma coisa acrescentada. A primeira lei da simplicidade de Maeda é REDUZIR. Não é necessariamente benéfico adicionar funções tecnológicas só porque podemos fazer isso. E as funções que temos devem estar organizadas (Lei 2) em uma hierarquia sensata para que os usuários não se distraiam com características e funções de que não necessitam. Mas a simplicidade não é diminuir por diminuir somente. Passe então para a Lei 9, FRACASSO: "Algumas coisas nunca podem ser simples". O conciso guia de Maeda para a simplicidade na era digital nos mostra como essa idéia pode ser o alicerce de empresas e de seus produtos - como isso pode guiar os negócios e a tecnologia. Podemos aprender a simplificar sem sacrificar o conforto e o significado e podemos alcançar o equilíbrio descrito na Lei 10.Essa lei, que Maeda chama de "A ÚNICA", diz que: "A simplicidade consiste em subtrair o óbvio e acrescentar o significativo".
2 Angelica Maciel Nov 19th, 2007 at 11:53 am
Olá,
Gostaria de indicar também um livro voltado para a área de comunicaçãosocial que traz comentários sobre cada artigo e lei que orienta o profissional de comunicação na hora de criar comerciais e peças publicitárias.
Tem uma linguagem muito clara e vc nem precisa consultar um advogado para entender o que cada artigo quer dizer.
Livro: VADE MECUM ACADÊMICO DA COMUNICAÇÃO SOCIALAutor: FERNANDO JORGE PINTO MONTEIRO - Editora: RIDEEL - SÃO PAULOAdvogado e Professor da ESPM/RJ - Escola Superior de Propaganda e Marketing).
Abraços e boa leitura
3 Mirage Callebaut Jan 20th, 2008 at 12:41 am
Há também outro livro que sugiro, na área de gestão de equipes e motivação de pessoas. O autor, o filósofo e palestrante Luís Sérgio Lico oferece uma visão original sobre os subsistemas de RH.
Trata-se de um trabalho de estratégia e administração de talentos, sistemáticas civilizadas de seleção e avaliação. Traz também uma discursografia sobre a questão da perigosa “invisibilidade profissional”: Situação a que muitas carreiras estão expostas por uma absoluta indiferenciação de competências, aliada a miopia dos indicadores analíticos.
O PROFISSIONAL INVISÍVEL: Um Manual Pratico para (Des)EmpregadosLUÍS SÉRGIO LICO (Editora Ex Libris:
www.editoraexlibris.com.br)

100 livros recomendados

100 LIVROS RECOMENDADOS, por Goulart Gomes"Gostamos de listas porque não queremos morrer". Umberto Eco.Há uma porção de listas de livros e antologias de “100 MELHORES LIVROS”... Esta NÃO É mais uma delas. Acredito que, em se tratando de Literatura é, no mínimo, temeroso se falar em “MELHORES”. Prefiro falar em “PREFERIDOS”. Instigado pelo colega Denis, elaborei a minha lista. A lista dos meus 100 LIVROS PREFERIDOS, na literatura brasileira e estrangeira. Claro que muitas faltas serão sentidas. Não procurei me basear no Cânone, mas exclusivamente naquilo que aprecio, ou seja: li, gostei e recomendo. É uma lista dinâmica, que será alterada à medida em que outros livros sejam lidos (espero viver o bastante para ler todos os clássicos que ainda não li!) e preferi destacar minha obra preferida de cada autor; poucos tiveram o privilégio de ter duas obras citadas. As obras estão classificadas em três grupos e, em cada grupo, por ordem alfabética de título. Espero que gostem (dos livros, não necessariamente da lista). NOTA: Após o título de cada obra acrescentei, entre parênteses, uma letra que identifica em que outras seleções o livro está incluído: A = Alfredo Bosi, 2005B = Revista Bravo Lit. Brasileira, 2006B2 = Revista Bravo Lit. Mundial, 2009 (2a ed.)C = Clube do Livro da Noruega, 2002D = 100 romances inesquecíveis, por Gerana Damulakis, 2008E = Modern Library's - Editores e AutoresF = Folha de São Paulo, 1999G = Guia de Leitura, 100 autores que você precisa ler, de Léa Masina (org.)H = Autores citados no livro "Gênio", de Harold BloomI = Ítalo Moriconi, no livro "Para ler como um escritor", de Francine ProseK = Revistas Panorama da Literatura - Cadernos EntreLivros, 2008L = Revista Logos, Feira de Frankfurt, 2000M = Livro "1001 livros para ler antes de morrer", org. por Peter Boxall, 2007N = Prêmio Nobel de Literatura (ao autor)O = Livros "As obras-primas que poucos leram", org. Heloísa Seixas.P = Livro "Para ler como um escritor", Francine ProseQ = Revista Newsweek, 2009R = 501 must-read books, Bounty Books, LondonS = Revista 101 livros que mudaram a humanidade, Superinteressante, 2005T = Os 100 melhores romances da língua inglesa 1923-2005, Revista TimeU = Coleção Os Imortais da Literatura Universal, da Editora Abril, 1972V = Jornal The Telegraph, 2008W = 501 Great Writers, de Julian Patrick (org.)X = Jornal The Guardian, 2002Y = New York Public Library’s, 1997Goulart Gomes(Pós-graduado em Literatura Brasileira, pela Universidade Católica do Salvador)"Enquanto era preparada a cicuta, Sócrates estava aprendendo uma ária com a flauta. - Para que lhe servirá?, perguntaram-lhe. - Para aprender esta ária antes de morrer" (Ítalo Calvino, citando Cioran, em "Por que ler os clássicos") NÃO VÁ MORRER SEM LER: (título, autor, gênero, país, referências)A vida como ela é, Nelson Rodrigues, contos, Brasil, BICem anos de solidão, Gabriel García Marquez, romance, Colômbia, B2CFGKLMNPQRVWXYCrime e Castigo, Fyodor Dostoiévski, romance, Rússia, B2CDGHKMOPRSWXDom Casmurro, Machado de Assis, romance, Brasil, ABDGHIMSUWXDom Quixote, Miguel de Cervantes, romance, Espanha, B2CGHMOPSWEu e outras poesias, Augusto dos Anjos, poesia, Brasil, ABOGrande Sertão: Veredas, Guimarães Rosa, romance, Brasil, ABCDFGIMOSXHamlet, William Shakespeare, teatro, Grã-Bretanha, B2CGHKQSWObra poética, João Cabral, poesia, Brasil, ABRomance da Pedra do Reino, Ariano Suassuna, romance, Brasil, FLEIA ANTES DE MORRER: 1984, George Orwell, romance, Estados Unidos, B2CEFGLMOQRSTVWXYA Cura de Schopenhauer, Irvin Yalom, Estados UnidosA Divina Comédia, Dante Alighieri, poesia, Itália, B2CHKOQSVWXA Metamorfose, Franz Kafka, romance, Rep. Checa, CGHKMPWYA Náusea, Jean-Paul Sartre, romance, França, B2FKLMNWA revolução dos bichos, George Orwell, romance, Estados Unidos, EFGMQTWA paixão segundo GH, Clarice Lispector, romance, Brasil, ABDGIMA terra de Deus, Taylor Caldwell, romance, Estados UnidosAdmirável Mundo Novo, Aldous Huxley, romance, Grã-Bretanha, B2ELFGMQRVWYBrás, Bexiga e Barrafunda, Antônio A. Machado, contos, Brasil, ABCarta a um jovem poeta, Rainer-Maria Rilke, epistolário, Rep. Checa, HKWCascalho, Herberto Sales, romance, BrasilEspumas flutuantes, Castro Alves, poesia, Brasil, ABEu, robô, Isaac Asimov, contos, Rússia, KMRWFicções, Jorge Luis Borges, contos, Argentina, B2CGHKORUWXYFogo morto, José Lins do Rêgo, romance, Brasil, ABFome, Knut Hamsun, romance, Noruega, CMNRWXGerminal, Émile Zola, romance, França, GKMOUWGramática expositiva do chão, Manoel de Barros, poesia, BrasilHorizonte perdido, James Hilton, romance, Grã-Bretanha, RY Macunaíma, Mário de Andrade, romance, Brasil, ABFIMSMensagem, Fernando Pessoa, poesia, Portugal, B2KWXMoby Dick, Herman Melville, romance, Estados Unidos, B2CGHKMOPRUWNada de novo no front, Erich Ma. Remarque, romance, Alemanha, DLMYNarciso e Goldmund, Hermann Hesse, romance, Alemanha, KNWO amor nos tempos do cólera, Gabriel García Marquez, romance, Colômbia, CGKMNWXO cavaleiro inexistente, Ítalo Calvino, romance, Itália, GHKMWO coronel e o lobisomem, José Cândido de Carvalho, romance, Brasil, BO cortiço, Aluísio Azevedo, romance, Brasil, ABDIMOSO deserto dos tártaros, Dino Buzzati, romance, Itália, B2DFKMWO estrangeiro, Albert Camus, romance, Argélia, B2CDFGKLMNPWXO perfume, Patrick Suskind, romance, Alemanha, DMRWOdisséia, Homero, poesia, Grécia, B2CGHOQSVWXOs miseráveis, Victor Hugo, romance, França, B2GHKMORWOs ratos, Dyonélio Machado, romance, Brasil, ABDOtelo, William Shakespeare, teatro, Grã-Bretanha, B2CGHKQWXSagarana, Guimarães Rosa, contos, Brasil, ABGISão Bernardo, Graciliano Ramos, romance, Brasil, ABGIXógum (Shogun), James Clavell, romance, Estados UnidosUma aprendizagem ou O livro dos prazeres, Clarice Lispector, romance, Brasil Vidas Secas, Graciliano Ramos, romance, Brasil, ABGSSE NÃO MORRER ANTES, LEIA ESTES, TAMBÉM: A hora da estrela, Clarice Lispector, romance, Brasil, GMSA imortalidade, Milan Kundera, romance, Rep. Checa, WA vida e as extraordinárias aventuras do soldado Ivan Tchônkin, Vladimir Voinóvitch, romance, RússiaAlice nos País das Maravilhas, Lewis Caroll, romance, Grã-Bretanha, B2GHKMORWAs aventuras de Tom Sawyer, Mark Twain, romance, Estados Unidos, B2GHKOWAs flores do mal, Charles Baudelaire, poesia, França, B2HKOSWCanto Geral, Pablo Neruda, poesia, Chile, KNOWCavalos do Amanhecer, Mario Arregui, UruguaiDecameron, Boccaccio, contos, Itália, B2CGKOSUWXDeus lhe pague, Joracy Camargo, teatro, BrasilEneida, Virgílio, poesia, Grécia, B2CHSXEnsaio sobre a cegueira, José Saramago, romance, Portugal, DKWXFarda, fardão, camisola de dormir, Jorge Amado, romance, Brasil, WFausto, Goethe, poesia, Alemanha, B2GHKOWXFolhas de relva, Walt Whitman, poesia, Estados Unidos, B2CHKOQSWXFrankenstein, Mary Shelley, romance, Grã-Bretanha, GKMOQRSVWHistórias extraordinárias, Edgar Allan Poe, contos, Estados Unidos, B2CGKMORWXIlíada, Homero, poesia, Grécia, B2CGHRQSVWXJubiabá, Jorge Amado, romance, Brasil, AWLonga jornada noite adentro, Eugene O'Neill, teatro, Estados Unidos, B2KLNWLucíola, José de Alencar, romance, Brasil, BGO amante, Marguerite Duras, romance, França, KMRSWO ateneu, Raul Pompéia, romance, Brasil, ABIO cão dos Baskervilles, Conan Doyle, novela, Grã-Bretanha, KMORVWYO fim da infância, Arthur Clarke, romance, Estados Unidos, KO mez da grippe, Valêncio Xavier, romance, BrasilO nome da rosa, Umberto Eco, romance, Itália, GKLMRWO pagador de promessas, Dias Gomes, teatro, Brasil, BO pequeno príncipe, Saint-Exupéry, romance, França, KMRWO quinze, Rachel de Queiroz, romance, Brasil, ABSO reduto, Wilson Lins, romance, BrasilO rei da vela, Oswald de Andrade, teatro, BrasilO retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde, romance, Grã-Bretanha, B2DGHKMORUWObra poética, Bashô, poesia, JapãoObra poética, Cecília Meireles, poesia, Brasil, ABObra poética, Cruz e Sousa, poesia, Brasil, ABObra poética, E. E. Cummings, poesia, Estados Unidos, WObra poética, Gregório de Mattos, poesia, Brasil, ABObra poética, Vinicius de Moraes, poesia, Brasil, ABObra poética, Ferreira Gullar, poesia, Brasil, BOrlando, Virginia Woolf, romance, Grã-Bretanha, FGHKMOSUWOs cavalinhos de platiplanto, José J. Veiga, contos, Brasil, BIOs lusíadas, Luís de Camões, poesia, Portugal, HKMOWOs sertões, Euclides da Cunha, ensaio, Brasil, ABGIMORobinson Crusoe, Daniel Defoe, romance, Grã-Bretanha, B2GKMORSWRubaiyat, Omar Khayyam, poesia, IrãSatiricon, Petrônio, romance, ItáliaTriste fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto, romance, Brasil, ABIZorba, o grego, Nikos Kazantzakis, romance, Grécia, CMWXNÃO ADIANTA PEDIREM QUE NÃO VOU INCLUIR NA LISTA:A montanha mágica, de Thomas MannAs vinhas da ira, de John SteinbeckBartleby o escrivão, de Herman MelvilleDiário de um mago, de Paulo CoelhoEm busca do tempo perdido, de ProustO alquimista, de Paulo CoelhoO apanhador no campo de centeio, de SalingerO castelo, de Franz KafkaO guarani, de José de AlencarO sol também se levanta, de Ernest HemingwayO som e a fúria, de William FaulknerPé na estrada, de Jack KerouacSenhora, de José de Alencar LEIA TAMBÉM OS ARTIGOS: Sobre AS CEM MELHORES CRÔNICAS BRASILEIRASSobre COMO FALAR DOS LIVROS QUE NÃO LEMOS?50 peças de teatro essenciaisSobre 1001 LIVROS PARA LER ANTES DE MORRER 200 filmes inesquecíveis100 romances inesquecíveis, por Gerana DamulakisPara um primeiro contato com a Literatura Brasileira, recomendo as coletâneas:Os cem melhores contos brasileiros, Flávio Moreira da Costa (org.), As cem melhores crônicas brasileiras, Joaquim Ferreira dos Santos (org.) e 100 anos de poesia, de Claufe Rodrigues e Alexandra Maia (org.). Para uma visão geral do romance universal: 1001 livros para ler antes de morrer, Peter Boxall (org.).Última atualização: 03-01-2010

Livros mais vendidos

Lista estendida dos livros mais vendidosClique nos títulos sublinhados da tabela para ler trechos selecionados dos livros
FICÇÃO
NÃO-FICÇÃO
AUTOAJUDA E ESOTERISMO
1
O Símbolo PerdidoDan Brown [2 6#] SEXTANTE
1
Comer, Rezar, AmarElizabeth Gilbert [1 90] OBJETIVA
1
Se Abrindo Pra VidaZibia Gasparetto [0 3#] VIDA & CONSCIÊNCIA
2
A CabanaWilliam Young [3 69#] SEXTANTE
2
Mentes PerigosasAna Beatriz Barbosa Silva [3 57#] FONTANAR
2
Por que os Homens Amamas Mulheres Poderosas?Sherry Argov [0 21#] SEXTANTE
3
AmanhecerStephenie Meyer [0 26#] INTRÍNSECA
3
Honoráveis BandidosPalmério Dória [9 13] GERAÇÃO
3
O Monge e o ExecutivoJames Hunter [0 253#] SEXTANTE
4
EclipseStephenie Meyer [0 49#] INTRÍNSECA
4
O Andar do BêbadoLeonard Mlodinow [7 18#] JORGE ZAHAR
4
Nunca Desista de Seus SonhosAugusto Cury [0 205#] SEXTANTE
5
CrepúsculoStephenie Meyer [0 82#] INTRÍNSECA
5
Uma Breve História do MundoGeoffrey Blainey [4 100#] FUNDAMENTO
5
Encontre Deus na CabanaRandal Rauser [0 18#] PLANETA
6
Lua NovaStephenie Meyer [0 63#] INTRÍNSECA
6
Mais Você - 10 AnosAna Maria Braga [2 7] GLOBO
6
Cartas entre AmigosFábio de Melo e Gabriel Chalita [0 31#] EDIOURO
7
Diários do Vampiro 1 - O DespertarL.J. Smith [0 16#] RECORD
7
De Malas ProntasDanuza Leão [0 1] COMPANHIA DAS LETRAS
7
O Código da Inteligência Augusto Cury [0 58#] THOMAS NELSON BRASIL
8
A HospedeiraStephenie Meyer [0 8#] INTRÍNSECA
8
Guia Politicamente Incorreto da História do BrasilLeandro Narloch [0 1] LEYA BRASIL
8
Veja Como se FazLauren Smith e Derek Fagerstrom [ 0 1 ]SEXTANTE
9
CaimJosé Saramago [1 9#] COMPANHIA DAS LETRAS
9
A História de Lula – o Filho do BrasilDenise Paraná [0 1] OBJETIVA
9
Quem Me Roubou de Mim?Fábio de Melo [0 57#] CANÇÃO NOVA
10
Diários do Vampiro 2 - O ConfrontoL.J. Smith [0 7#] RECORD
10
Clarice,Benjamin Moser [0 2#] COSAC NAIFY
10
Espíritos entre NósJames van Praagh [0 7#] SEXTANTE
11
O Vendedor de SonhosAugusto Cury ACADEMIA DE INTELIGÊNCIA
11
1808Laurentino Gomes PLANETA
11
Quem Pensa EnriqueceNapoleon Hill FUNDAMENTO
12
A Senhora do JogoSidney Sheldon e Tilly Bagshawe RECORD
12
Lua Nova - Guia Oficial Ilustrado do Filme Mark Cotta Vaz INTRÍNSECA
12
Os Segredos da Mente MilionáriaT. Harv Eker [0 ] SEXTANTE
13
O Menino do Pijama ListradoJohn Boyne COMPANHIA DAS LETRAS
13
Uma Breve História do Século XXGeoffrey Blainey FUNDAMENTO
13
A Arte da GuerraSun Tzu VÁRIAS EDITORAS
14
Para Sempre - Os ImortaisAlyson Noël INTRÍNSECA
14
Chico Buarque - Histórias de CançõesWagner Homem LEYA BRASIL
14
O que Realmente Importa?Anderson Cavalcante GENTE
15
Os EspiõesLuis Fernando Verissimo OBJETIVA
15
Guinness World Records 2010Vários Autores EDIOURO
15
A Coragem de ConfiarRoberto Shinyashiki GENTE
16
EscolhidaP.C. Cast e Kristin Cast NOVO SÉCULO
16
1001 Discos para Ouvir Antes de MorrerRobert Dimery SEXTANTE
16
Desvendando os Segredos da Linguagem CorporalAllan e Barbara Pease SEXTANTE
17
Os Homens que Não Amavam as MulheresStieg Larsson COMPANHIA DAS LETRAS
17
1001 Filmes para Ver Antes de MorrerSteven Jay Schneider SEXTANTE
17
O Poder do AgoraEckhart Tolle SEXTANTE
18
A Menina que Roubava LivrosMarkus Zusak INTRÍNSECA
18
O Clube do FilmeDavid Gilmour INTRÍNSECA
18
Gêmeas - Não Se Separao que a Vida JuntouMônica de Castro VIDA & CONSCIÊNCIA
19
O Ladrão de RaiosRick Riordan INTRÍNSECA
19
1001 Dias que Abalaram o MundoMichael Wood e Peter Furtado SEXTANTE
19
Casais Inteligentes Enriquecem JuntosGustavo Cerbasi GENTE
20
Clarice na CabeceiraClarice Lispector ROCCO
20
Nunca Antes na História Deste PaísMarcelo Tas PANDA BOOKS
20
A Cabeça de Steve JobsLeander Kahney AGIR

Assuntos atuais III - Revista VEJA

Internacional

Tratado de Lisboa(outubro/2009)
Convenção do Clima de Copenhague(outubro/2009)
Um caldeirão chamado Honduras(setembro/2009)
O Talibã da Nigéria mata pela fé(agosto/2009)
Protesto de muçulmanosna China(julho/2009)
Protestos políticos no Irã(junho/2009)
A nova ameaça norte-coreana(maio/2009)
Cartéis de drogas no México(abril/2009)
Referendo na Venezuela(fevereiro/2009)
A Casa Branca e o Brasil(janeiro/2009)
Desafios do governo Obama(janeiro/2009)
Guerra na Faixa de Gaza(dezembro/2008)
União Europeia(novembro/2008)
Prêmio Nobel(outubro/2008)
Conselho de Segurança da ONU(setembro/2008)
Geórgia x Rússia (agosto/2008)
Campanha eleitoral americana(junho/2008)
Dalai Lama (março/2008)
Protestos no Tibete(março/2008)
Kosovo independente(fevereiro/2008)
Farc(julho/2008)
Turquia, secularismo e o véu(fevereiro/2008)
Crise no Paquistão(novembro/2007)
Protestos em Mianmar(setembro/2007)
Tropas no Haiti(setembro/2007)
Escolas islâmicas na Ásia(julho/2007)
Cuba sem Fidel(junho/2007)
Reuniões do G8(junho/2007)
Irlanda do Norte(maio/2007)
Controle de armas nos EUA(abril/2007)
Luta sectária no Iraque(março/2007)
3º mandato de Chávez(janeiro/2007)
Nova estratégia no Iraque(janeiro/2007)
Teste Nuclear na Coreia(outubro/2006)
Iraque e o Terror(setembro/2006)
Caçada a Bin Laden(setembro/2006)
Índia x Paquistão(julho/2006)
Bolívia(junho/2005)
Líbano e Síria(março/2005)
Eleição no Iraque(janeiro/2005)
Ucrânia(dezembro/2004)
Catolicismo(dezembro/2006)
Papa Bento XVI no Brasil(fevereiro/2007)
Islamismo(novembro/2003)

Assuntos atuais II - Revista VEJA

Brasil
Lei do inquilinato(dezembro/2009)
Eleições 2010(outubro/2009)
Indicação de ministros do STF(setembro/2009)
Vítimas do voo AF 447(junho/2009)
Patrimônio histórico(maio/2009)
Arte roubada(maio/2009)
Adoção(abril/2009)
Carteira de motorista(janeiro/2009)
Chuvas e enchentes no verão(dezembro/2008)
Grampos telefônicos(dezembro/2008)
Polícias Federal, Civil e Militar(novembro/2008)
Serviço militar obrigatório(outubro/2008)
Visto para os EUA(outubro/2008)
Legislação sobre drogas(setembro/2008)
Reciclagem(setembro/2008)
Pré-sal(setembro/2008)
Licença-maternidade(agosto/2008)
Papel dos vereadores(agosto/2008)
Pesquisas eleitorais(julho/2008)
Recesso parlamentar(julho/2008)
Lei seca no trânsito(julho/2008)
União estável de homossexuais(junho/2008)
Aborto(junho/2008)
Amazônia internacional(maio/2008)
Júri popular(maio/2008)
Regras de Imigração(março/2008)
Cartão de crédito corporativo(fevereiro/2008)
Eleições 2008(janeiro/2008)
Novo apagão energético(novembro/2007)
Investigação de acidente aéreo(julho/2007)
Separação e divórcio(junho/2007)
Operações da Polícia Federal(abril/2007)
Caos aéreo(março/2007)
Maioridade penal(fevereiro/2007)
Anistia a parlamentar cassado(fevereiro/2007)
Presidência da Câmara(janeiro/2007)
Violência no Rio(janeiro/2007)
Privatizações(outubro/2006)
Bolsa-Família(setembro/2006)
Reforma eleitoral(junho/2006)
Febre aftosa(outubro/2005)
Referendo das armas(setembro/2005)

Esporte


Novas regras da Fórmula 1(março/2009)
Fórmula 1 e crise financeira (janeiro/2009)
Cidades-sede da Copa de 2014 (janeiro/2009)
Recordes da natação(agosto/2008)
Doping nas Olimpíadas(julho/2008)
Olimpíada-2008 em Pequim(janeiro/2008)
Copa na África do Sul(novembro/2007)
Copa do Mundo de 2014(outubro/2007)
Olimpíada-2016 no Rio(outubro/2007)
Espionagem na Fórmula 1(setembro/2007)
Corinthians-MSI(setembro/2007)