terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Sugestões de livros recomendados

- Made to Stick: excelente leitura!! Por que algumas idéias "pegam" e outras não? Por que uma mensagem falha em chegar às pessoas interessadas? Por que outras dão a volta ao mundo? Dois professores de Stanford fazem um excitante relato sobre o assunto. Saiba mais no site do livro.- A Cauda Longa: do Mercado de Massa para o Mercado de Nicho (The Long Tail). Como pequenos nichos de pessoas com interesses específicos movimentam o mercado hoje. Estudo de casos do Google, Amazon, Ebay, Itunes etc. O autor Chris Anderson é editor da revista Wired, referência em tecnologia.
Opiniões de leitores no site Submarino:
André Araújo, de BELO HORIZONTE, MG, 10/04/2007Excelente !!! Um excelente livro que me ajudou a compreender melhor a influência da Internet nos negócios e a nova maneira de se fazer negócios num mundo digitalizado. É a melhor análise do cenário dos negócios pós Era da Internet, pós Comércio Eletrônico e que nos levou ao mundo do "Virtual Business". Me inspirou e me incitou a estudar mais sobre o assunto. RECOMENDO !!!
Gustavo Villa de SOROCABA, SP, 31/01/2007Livro muito bom! Resolvi comprar o livro pois trabalho numa área que influencia e é influenciada diretamente por esta teoria: Internet. O livro é muito interessante e tem muita sacada bacana! Recomendo a todos que se interessem pelo que a Internet está causando no mundo e como antecipar as tendências dela.
Veja o preço, leia a resenha e compre o livro no Submarino
clicando aqui.





- Buzzmarketing: Criando Clientes Evangelistas (McConnell e Huba). Trata de como incentivar formadores de opinião através de ações específicas e controladas. É um manual de como fazer Marketing Viral. Tão útil que estou usando as idéias para disseminar este blog.

Veja a opinião de um leitor no Submarino:
Leandro Palmieri de SAO PAULO, SP, 22/03/2006Excelente Livro!!! Estou lendo o Buzzmarketing e estou achando um excelente livro. Diferente das regrinhas dos 4 p´s que aprendemos na faculdade o Buzzmarketing nos desperta atenção para a mais antiga e melhor ação de marketing do mundo: A Comunicação com as pessoas. Fazer as pessoas se tornarem fãs de uma marca/produto e divulgarem/venderem por livre vontade e por amor aquilo. Criar uma religão/comunidade que fale do seu produto/serviço sem precisar pagar pessoas para poder fazer isso!!!
Verifique o preço e compre no Submarino.


- O Ponto de Desequilíbrio (The Tipping Point). O autor é um cara cabeludo e com cara engraçada (
foto do Malcolm Gladwell), mas ele cobra 40 mil dólares por palestra (ui!!)
Importante junto com A Cauda Longa e Buzzmarketing, uma trilogia que deve ser absorvida e aplicada. Em Tipping Point o autor mostra quem são os conectores que disseminam as tendências no mercado e na sociedade, inclusive no seu meio.
Veja o preço e compre o livro no Submarino
clicando aqui.


- Marketing de Guerra. Um clássico na teoria de marketing. Me abriu os olhos pra muita coisa. Eu achava que marketing era propaganda, e muita gente acha isso. Não é.
Marketing é estratégia de posicionamento no mercado. O que isso pode ter a ver com você? Muito.O livro te ensina como você pode se posicionar no mercado, como vender melhor “seu peixe”. O mercado vai comprar seu talento só se lhe enxergar corretamente.Como escolher a melhor estratégia para ser percebido? Como destacar-se perante a massa da concorrência? Lições importantes para qualquer carreira, acredite.Leia o livro.
Veja o preço no Submarino.


- O Mundo é Plano. Extremamente interessante. O autor Thomas Friedman descreve com clareza as mudanças que estão acontecendo em nosso mundo, sob o ponto de vista Tecnologia x Economia x Sociedade. Ele já ganhou três prêmios Pulitzer ( já é difícil o sujeito ganhar um).
O mundo não vai mudar, amigo. Já mudou. Demorô.
Veja o preço no Submarino.


- Manual do Roteiro. De Syd Field. Explica como se desenvolve o roteiro do cinema. O que isso tem a ver com uma aula?? O OutroJeito tá louco!
Calma, posso explicar.
Em primeiro lugar, a recomendação desse livro já vale pelo fato de ser uma excelente leitura para quem gosta de cinema. Através dele você poderá apreciar muito melhor um filme, vendo como a construção criativa foi aplicada, e ver porque alguns filmes são sucesso e outros falham.Por outro lado, é interessante observar que o processo metodológico para se transmitir um conteúdo tem dicas e macetes que podem ser muito bem usadas em apresentações.
Veja o preço no Submarino.


- Empowerment. Para liderança e gestão de pessoas, é o melhor que posso indicar. Esqueça O Monge e o Executivo e outros tais. Já li uma pancada de livros e passei por outros tantos treinamentos.
O livro ZAPP! O poder da Energização, apesar do nome infeliz, explica os conceitos sobre gestão de equipes, motivação e liderança que são facilmente aplicáveis e com resultados imediatos.É a técnica que uso com sucesso. Vai por mim.Cuidado com outros livros de nome semelhante do mesmo tema, procure este título especifico.
Veja o preço no Submarino.


- Projetando Websites, de Jakob Nielsen. Imperdível, mesmo para quem não é profissional da web. Ele é o guru da usabilidade. Se você é empresário ou administrador, como você vai saber se estão construindo o site da sua instituição corretamente? Leia o livro e assuste-se.
Algumas opiniões de leitores do Submarino:
Rodrigo Ferreira de Rio de janeiro, 02/07/2005Usabilidade acima de tudo O livro mostra porque Jakob Nielsen é considerado o guru da usabilidade para web, sendo um dos mais influentes profissionais no ramo. Demonstrando através de pesquisas feitas por ele mesmo desde os primórdios da web, o caminho que se deve seguir para um bom design, focado na simplicidade e usabilidade.
Renato A. Carvalho Cruz de São José do Rio Preto, 14/05/2005leitura obrigatória NIELSEN é um dos grandes estudiosos da usabilidade, tema central para um desenvolvimento de um projeto eficiente.
Henrique Menezes de Fortaleza-CE, 29/01/2001Projetando Websites Muito agradável de ler, o autor aborda o tema com ênfase na utilidade da WEB, no que se pode fazer e nas melhores práticas de desenvolvimento de Sites. É uma leitura interessante para quem deseja projetar sites e não quer se preocupar apenas com o lado técnico.
Compre no Submarino.



O Design do Dia-a-Dia (The Design of Everyday Things) de Donald Norman. Ele trabalha junto com o Jakob Nielsen (livro anterior). E mudou a minha idéia do que significa o design. Apesar de parecer contraditório aos conceitos de usabilidade do livro de Nielsen, a importância do design não deve ser afastada mesmo nos casos de produtos/serviços que sejam somente práticos e objetivos. Vide o Ipod da Apple.
Veja parte da resenha do Submarino:
Por que alguns produtos satisfazem os consumidores, enquanto outros os deixam completamente frustrados? Em O design do dia-a-dia, o especialista em usabilidade Donald A. Norman analisa profundamente essa questão, mostrando que a dificuldade em manipular certos produtos e entender seu funcionamento não é causada pela incapacidade do usuário, mas sim por uma falha no design do que foi fabricado. Para o autor, design é mais do que dar uma bela aparência a alguma coisa: é um ato de comunicação, que transmite a essência da operação do objeto e implica o conhecimento do público para o qual ele foi criado.
Compre este livro no Submarino


-A Meta. Interessante para que deseja saber sobre conceitos de Just-in-Time. É com pra quem tem contato com "chão de fábrica". Serve como conhecimento geral para outros ramos de atividade. Fácil de ler, através de uma historinha.
Veja o preço no Submarino.








Dê sua opinião sobre os livros ou faça a sua sugestão!!
3 Responses to “Livros recomendados”
Feed for this Entry Trackback Address
1 Lucinei Santos Sep 25th, 2007 at 12:06 pm
Sou recém chegada por aqui, e o pouco que vi gostei. Lendo a regra do 10-20-30 logo lembrei do livro: AS LEIS DA SIMPLICIDADE, JOHN MAEDA, Cód. do Produto: 1793291 (Submarino) e fiquei feliz em ter um espaço para indicá-lo. Finalmente estamos aprendendo que simplicidade = sanidade. Estamos nos rebelando contra a tecnologia que é muito complicada, os DVDs com diversos menus e os softwares acompanhados de manuais de 75 megabytes. Mas, algumas vezes, nos flagramos envolvidos no paradoxo da simplicidade: queremos algo que seja simples e fácil de usar, mas que também faça todas as coisas complexas que gostaríamos que fizesse. Em As Leis da Simplicidade, John Maeda propõe dez leis para balancear simplicidade e complexidade nos negócios, na tecnologia e no design - diretrizes e orientações para precisar menos e, de fato, ganhar mais. Maeda - professor do Laboratório de Mídia do MIT e designer gráfico mundialmente reconhecido - explora a questão de como podemos redefinir a noção de "aprimorado" para que isso nem sempre signifique alguma coisa a mais, alguma coisa acrescentada. A primeira lei da simplicidade de Maeda é REDUZIR. Não é necessariamente benéfico adicionar funções tecnológicas só porque podemos fazer isso. E as funções que temos devem estar organizadas (Lei 2) em uma hierarquia sensata para que os usuários não se distraiam com características e funções de que não necessitam. Mas a simplicidade não é diminuir por diminuir somente. Passe então para a Lei 9, FRACASSO: "Algumas coisas nunca podem ser simples". O conciso guia de Maeda para a simplicidade na era digital nos mostra como essa idéia pode ser o alicerce de empresas e de seus produtos - como isso pode guiar os negócios e a tecnologia. Podemos aprender a simplificar sem sacrificar o conforto e o significado e podemos alcançar o equilíbrio descrito na Lei 10.Essa lei, que Maeda chama de "A ÚNICA", diz que: "A simplicidade consiste em subtrair o óbvio e acrescentar o significativo".
2 Angelica Maciel Nov 19th, 2007 at 11:53 am
Olá,
Gostaria de indicar também um livro voltado para a área de comunicaçãosocial que traz comentários sobre cada artigo e lei que orienta o profissional de comunicação na hora de criar comerciais e peças publicitárias.
Tem uma linguagem muito clara e vc nem precisa consultar um advogado para entender o que cada artigo quer dizer.
Livro: VADE MECUM ACADÊMICO DA COMUNICAÇÃO SOCIALAutor: FERNANDO JORGE PINTO MONTEIRO - Editora: RIDEEL - SÃO PAULOAdvogado e Professor da ESPM/RJ - Escola Superior de Propaganda e Marketing).
Abraços e boa leitura
3 Mirage Callebaut Jan 20th, 2008 at 12:41 am
Há também outro livro que sugiro, na área de gestão de equipes e motivação de pessoas. O autor, o filósofo e palestrante Luís Sérgio Lico oferece uma visão original sobre os subsistemas de RH.
Trata-se de um trabalho de estratégia e administração de talentos, sistemáticas civilizadas de seleção e avaliação. Traz também uma discursografia sobre a questão da perigosa “invisibilidade profissional”: Situação a que muitas carreiras estão expostas por uma absoluta indiferenciação de competências, aliada a miopia dos indicadores analíticos.
O PROFISSIONAL INVISÍVEL: Um Manual Pratico para (Des)EmpregadosLUÍS SÉRGIO LICO (Editora Ex Libris:
www.editoraexlibris.com.br)