domingo, 5 de setembro de 2010

PROJETO VERDE QUE TE QUERO VERDE






DIA DA ÁRVORE
 
PROJETO – Pré-escola e Fundamental de 1ª à 4ª
Projeto: Verde que te quero verde
Justificativa:
No intenso processo de urbanização que passa nossa sociedade, cada vez mais nos afastamos do contato com a Natureza. A infância vivida nos quintais, o gosto da "fruta comida no pé", vivências únicas para quem teve a oportunidade
de ser "criança de quintal", têm se transformado em coisa rara, já quase inexistente.
Compreendendo todo o espaço escolar como meio de interação e construção contínua de conhecimento, o presente projeto visa transformar um espaço determinado da escola em um ambiente de pomar, onde cada série terá sua árvore frutífera plantada, poderá cultivá-la, acompanhará seu crescimento e saboreará seus frutos. Nesse espaço educativo, as aulas de Ciências poderão ocorrer aliando

teoria e prática, além da possibilidade de abordagens relativas à saúde,

nutrição, pluralidade cultural no que diz respeito às relações culturais e aos

hábitos alimentares da comunidade.

O envolvimento da escola com o tema educação ambiental gera a necessidade de conhecimento e informação para que se possa desenvolver um trabalho adequado com as crianças.

A concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural , o sócio-econômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.

Justifica-se o presente projeto.



Objetivos Geral:



Estimular a participação de professores, funcionários, pais e alunos resgatando e fortalecendo a responsabilidade pelas questões ambientais desenvolvendo o sentimento de identidade e pertinência por parte de todos os alunos das séries iniciais em relação às árvores, e nossas relações culturais com seu cultivo, além da fruição de conviver em um espaço tão agradável aos sentidos como é o espaço onde vivemos.



Objetivos Específicos:

Estimular a implantação de um viveiro de mudas e arborização na escola;

Reduzir, reciclar, repensar, reutilizar;

Sensibilizar o aluno sobre as questões ambientais, através da arte e das brincadeiras

•Proporcionar aos alunos uma aproximação com a qualidade de vida vinculada à

alimentação, sensibilizando e efetivando ações de cidadania;
 
•Sensibilizar os alunos da importância do cultivo de espaços verdes, como o pomar, bem como a importância da diversidade vegetal que pode ser desenvolvida neles.

•Demonstrar aos alunos as vantagens na melhoria e preservação da qualidade dos espaços verdes e sua relação com a segurança alimentar da população;

•Desenvolver junto aos alunos conhecimentos empíricos sobre a flora cultivada, suas características biológicas, seus ciclos vitais, etc.;
 
•Divulgar para a comunidade escolar, por meio das ações dos alunos envolvidos, os processos desencadeados pelas ações ambientais.



DESENVOLVIMENTO (TÉCNICAS/RECURSOS)



A partir do trabalho educativo, pretende-se

proporcionar momentos de reflexão junto à necessidade de preservação e mesmo de

transformação dos espaços urbanos, a fim de torná-los mais humanos e

harmônicos, possibilitando a reflexão individual e coletiva das questões

urbano-ambientais, promovendo auto-cuidado da saúde e uma melhor percepção do

meio, utilizando as experiências vividas como estímulo a mudanças de atitudes e

à disseminação dessas idéias aos demais membros da comunidade escolar.



Inicialmente,

realizaremos plantios de árvores frutíferas variadas (uma por série), na

ocasião do Dia da Árvore (21 de setembro), no espaço demarcado para a

construção do pomar (ver com supervisão). A partir daí, as turmas irão se

encarregar dos cuidados e do acompanhamento do crescimento das mesmas. As

professoras aproveitarão essas experiências para relacionar questões de meio

ambiente, saúde e pluralidade cultural.





Poderemos

trabalhar também em caderno curiosidades e informações que relacionam a

importância das árvores para a saúde do nosso planeta, como as que seguem:





Você

sabia???





Se você

tivesse uma árvore de 15 anos de idade e quisesse transformá-la em sacos de

papel, só conseguiria fazer 700 deles?!





Quanto

tempo esses sacos de papel durariam? Em um grande supermercado, eles seriam

usados em menos de uma hora! Ou seja, em uma hora, somos capazes de consumir

uma árvore que levou quinze anos para crescer!!!





Você consegue imaginar alguma coisa que nos dê papel,

frutas, castanhas, madeira, lugar para os pássaros e outros animais viverem,

que sirva para as crianças brincarem , que nos dê sombra, ajude a manter o ar

limpo, e preserve as margens dos nossos rios além das árvores??? O que seria de

nós sem as árvores????





Uma pessoa é capaz de consumir 7 árvores por ano, na

forma de papel, madeira e outros produtos. Multiplique esse número pelo total

de habitantes da nossa cidade e de nosso planeta, e perceba: Quantas árvores

destruímos por ano? !! Será que elas são capazes de crescer rápido para repor

essa degradação que estamos causando ao planeta??





As árvores absorvem o gás carbônico por meio do processo

da fotossíntese. Nós despejamos cada vez mais maiores quantidades desse gás na

atmosfera através da queima do petróleo e do carvão, o que está provocando um

aquecimento global em nosso planeta, o chamado Efeito Estufa! Ao plantarmos

mais e mais árvores, estaremos resgatando esse gás carbônico que jogamos na

atmosfera!! Assim, reflorestar pode ser uma maneira de minimizar o problema do

aquecimento global!!! Pense nisso!!!





As árvores

conseguem manter a umidade da atmosfera elevada, ou seja, fazem com que o ciclo

da água torne-se mais lento e harmônico, assegurando um equilíbrio térmico e

climático em nosso planeta. Essa é a grande função das grandes florestas

remanescentes, como é o caso da Floresta Amazônica!!! Pense nisso!!!





Plantar uma árvore é muito divertido!!! E uma das

melhores coisas que podemos fazer para salvar o Planeta! A árvore reduzirá o

gás carbônico da atmosfera, proporcionará beleza e sombra e atrairá a vida

silvestre! Assim você poderá se orgulhar de contribuir para a preservação de

nossas vidas no planeta Terra!!





Somos capazes de gastar 50 milhões de toneladas de

papel por ano, ou cerca de 300 kg por pessoa. Para fazermos todo esse papel,

usamos mais de um bilhão de árvores!! Se todo mundo reciclasse seus jornais de

domingo, pouparíamos 500 mil árvores por semana!!!






tática para amenizar o grande problema da degradação ambiental: reduzir o

consumo. Consuma menos! Economize todos os materiais que puder! Desde as folhas

de seu caderno, sacos plásticos, etc.






tática: reutilize! Use a criatividade e dê sempre uma nova utilidade para os

materiais que geralmente jogamos no lixo!






tática: colabore com a coleta seletiva em nossa cidade! Ainda é uma minoria o

número de curitibanos que efetivamente separa o lixo que não é lixo! Separando

o lixo, contribuímos com a sua reciclagem, poupando o meio ambiente e

assegurando um futuro mais feliz para todos nós!!



DIA DA ÁRVORE



Árvore é sinônimo de vida. Uma árvore, por si só, pode nos trazer muitos benefícios. Desde a sombra aconchegante, até a folha de papel. As florestas plantadas (reflorestamentos) pelo homem devolvem a ele serviços e bens. Mas o equilíbrio tem que ser mantido com a preservação das matas nativas e a proteção dos mananciais, onde a flora e a fauna encontram ambientes diversificados.

Sob o aspecto econômico, valiosos produtos obtemos da árvore: madeira para as construções e o mobiliário, celulose para o papel, carvão para as caldeiras, substâncias medicinais, óleos, resinas, gomas, essências, mel, frutos, flores e muitos outros.

Sob o aspecto ecológico, dela recebemos incontáveis benefícios: a proteção dos solos, rios, nascentes; a preservação da vida silvestre; a manutenção da qualidade de vida, e muito mais.

Por tudo isso, é da maior importância a conscientização e a contribuição de cada um de nós, plantando uma árvore e cuidando para que se desenvolva.

Árvore, fonte de vida

Fonte de amor

Fonte de sobrevivência

Para aqueles que têm consciência



A árvore produz fruto para alimentar

Que jamais pode faltar





Aqui ou em qualquer lugar

Todos, dela, vão sempre precisar



A árvore é fonte de abrigo

Dela, somos todos amigos

É uma fonte alimentar

Que todos devem preservar



A árvore é fonte de ar

Que todos necessitamos para respirar

Devemos todos respeitar

Para que nunca possa faltar



É tão lindo ver o sol beijar a flor

Isso mostra que por ela o sol tem amor

E lhe dá muito valor

Pois seus frutos possuem sabor!



A árvore necessita da terra

Para sobreviver na atmosfera

O homem, sem ela, se desespera

E o planeta sem ela se degenera



São as árvores que nos dão sombra

Nos servem de casa quando não temos

É por isso que devemos a ela

Todo o nosso respeito e amor!



És minha amiga particular

Sempre quero junto dela ficar

Nunca sozinha vou te deixar

Pois, é minha irmã e sempre será!



Autora: (Reginaldo Francisco de Oliveira e Gilson João)







Cada árvore é um ser para ser em nós





Cada árvore é um ser para ser em nós

Para ver uma árvore não basta vê-a

a árvore é uma lenta reverência

uma presença reminiscente

uma habitação perdida

e encontrada

À sombra de uma árvore

o tempo já não é o tempo

mas a magia de um instante que começa sem fim

a árvore apazigua-nos com a sua atmosfera de folhas

e de sombras interiores

nós habitamos a árvore com a nossa respiração

com a da árvore

com a árvore nós partilhamos o mundo com os deuses







António Ramos Rosa

























Dia da Árvore



Essa data é comemorada em 21 de setembro porque muitos povos indígenas costumavam fazer festas homenageando a natureza no início da primavera.



Entre a castanheira, o cacaueiro, o cajueiro, o ipê-roxo e o jatobá, a árvore mais importante do País é o pau-brasil.



Quando os portugueses chegaram aqui, havia tanto pau-brasil que o nosso país recebeu o nome de Brasil. A planta é cheia de espinhos e do tronco se extrai um corante vermelho. Hoje, corre risco de extinção.

E não é só do pau-brasil que temos que cuidar. Todas as árvores são importantes para nós; alias, é delas que vêm os frutos. Elas dão oxigênio para nós e grandiosas sombras.



– DIA DA ÁRVORE



Nem todos sabem entender o significado que existe numa árvore. Ela é um ser vivo como nós, e portanto nasce, cresce e morre, luta para sobreviver, pois tem apego à vida. Não nos prejudica, o que seria suficiente para respeitá-la. Mas tem outros valores. Protege a terra com sua sombra e suas raízes; evapora água, participando do ciclo hidrológico e mantendo o ar úmido; produz oxigênio, necessário a todos os seres vivos animais. Há as que fornecem frutos valiosos para a nossa alimentação, além de produtos medicinais ou industriais.

Devemos respeitar a árvore, não só pelo que é em si mesma, mas por ser necessária à nossa própria vida. Quando alguém destrói uma árvore, está destruindo uma fonte de vida no planeta.

No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta.



21 de Setembro – DIA DA ÁRVORE –



O Dia da Árvore é uma homenagem que fazemos às árvores e uma data para as pessoas lembrarem da importância de cuidarmos dos vegetais. Ao proteger as árvores, estamos protegendo a nós mesmos, pois elas são sinônimo de vida, já que são grandes produtoras de oxigênio.



As árvores garantem o equilíbrio ecológico da natureza, regulando o clima, protegendo os solos, ajudando no desenvolvimento da fauna e permitindo a pureza das águas dos rios. Por isso, é muito importante a preservação das matas para mantermos o sistema ecológico do planeta Terra.

Além das vantagens de se preservar as árvores por causa da ecologia, existem benefícios econômicos, pois há vários produtos feitos a partir de uma árvore, como: madeira para construção e móveis, papel, carvão, óleos, remédios, perfumes, mel, flores e frutas



Como surgiu o Dia da Árvore?



A primeira data oficial foi o dia 22 de abril, escolhida pelo governo do Estado de Nebraska, nos Estados Unidos. Esse dia era o aniversário de J. Morton, que foi um grande incentivador do plantio de árvores pela população.



O Brasil contrariou o padrão internacional, quando o presidente Castelo Branco definiu, em 1965, que a “Festa Anual da Árvore” seria no dia 24 de fevereiro. Essa data foi escolhida porque era o início da época das chuvas na região Norte.



Hoje em dia, no Norte e Nordeste, a comemoração acontece na última semana de março e também no dia 21 de setembro, como no restante do país. O Dia da Árvore em 21 de setembro foi escolhido porque ele antecede o início da Primavera no Hemisfério Sul, no dia 23 de setembro.



Alguns tipos de árvores



Quando você for plantar uma árvore, é importante escolher uma espécie correta para a região, levando-se em conta o tipo de solo e clima. Existem espécies de árvores nativas do Brasil, espécies exóticas originárias de outros países e espécies para reflorestamento. Veja no quadro abaixo alguns tipos:

Nome característica origem

Acerola frutífera exótica

Cedro Rosa mata ciliar nativa

Eucalipto Citriodora reflorestamento exótica

Flamboyabt ornamental exótica

Ipê Amarelo mata ciliar e cerrado nativa

Jequitibá mata ciliar e cerrado nativa



Dia da Árvore



Logo no início da primavera, em 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore. Essa data foi escolhida porque os povos indígenas costumavam homenagear as árvores na época das chuvas ou quando preparavam a terra para plantar. Hoje em dia, no Norte e Nordeste, a comemoração acontece na última semana de março e também no dia 21 de setembro, como no restante do país. O Dia da Árvore em 21 de setembro foi escolhido porque ele antecede o início da Primavera no Hemisfério Sul, no dia 23 de setembro.

Garantir a riqueza do meio ambiente e incentivar o reflorestamento é importante porque ter a natureza por perto traz muitos benefícios para todos nós. Fazer a sombra para podermos descansar em um dia de muito calor e ser a moradia e fonte de alimento para muitos animais são algumas das funções das árvores.

Fazer a sombra para podermos descansar em um dia de muito calor e ser a moradia e fonte de alimento para muitos animais são algumas das funções das árvores. E é nossa responsabilidade protegê-las!

Con?ra algumas curiosidades sobre as árvores:

• Mais do que tornar o ambiente mais bonito, as árvores mantêm a umidade do ar e ajudam a absorver o gás carbônico da queima de combustíveis, nos fornecendo mais oxigênio;

• Árvore símbolo do Brasil, o pau-brasil (Caesalpinia Equinata) corre risco de extinção. Durante o período da colonização, ele era a base da economia do país e exportado para a Europa, onde retiravam dele uma tinta vermelha para tingir roupas;

• Entre as árvores em extinção, estão a Araucária (Araucaria Augustifolia), que é encontrada em Santa Catarina, o Jacarandá da Bahia (Dalbergia Nigra) e o Mogno (Swietenia Macrophylla);

• Para evitar o desaparecimento de espécies como Canela Preta (Ocotea Catharinensis), Canela- sassáfraz (Ocotea Pretiosa), Imbuia (Ocotea Poprosa), Pinheiro Brasileiro (Araucaria Augustifolia) e Sangue-de-dragão (Helois Cayannensis), o corte delas está proibido no Rio Grande do Sul;

• A Mata Atlântica cobria um milhão de km2 do litoral brasileiro e hoje tem apenas 4% do seu tamanho original;

• A destruição das grandes áreas verdes localizadas em áreas tropicais acontece na América do Sul, Ásia e América Central. Atualmente, essas florestas tropicais já perderam 80% de sua cobertura original;

• A Floresta Amazônica brasileira equivale a 40% das reservas de florestas tropicais úmidas que ainda existem no mundo.

Conservação das florestas

A exploração descontrolada tem contribuído para a extinção das espécies, acaba com as florestas e ainda prejudica os animais que vivem no local. A boa notícia é que todos podem colaborar para diminuir a destruição das árvores e tornar o mundo um lugar cada vez melhor para se viver.

Com atitudes simples como não desperdiçar papel e fazer reciclagem, não comprar madeiras que estejam em risco de extinção e não deixar que nenhuma árvore seja derrubada sem a autorização da prefeitura, você ajuda a preservar a natureza. Que tal plantar uma árvore? Faça a sua parte e dê um exemplo de cidadania!







VIVA O VERDE

Aproveite a data para descobrir o que as árvores nos oferecem

Setembro é o mês do verde. No dia 21, o Brasil comemora mais uma Dia da Árvore. Há décadas, os alunos costumam escrever uma redação sobre o tema e, incentivados pelos professores, plantam uma muda de árvore no pátio do colégio.

Mas é possível fazer muito mais. Logo abaixo você irá descobrir como e por que cuidar do verde. Além disso, irá saber mais sobre o pau-brasil, planta que originou o nome do nosso País, a floresta tropical, que hoje abriga mais de 750 espécies de árvores, e quais são as plantas em extinção.

Por que comemoramos o Dia da Árvore em 21 de setembro?

Os Estados Unidos decidiram adotar o 22 de abril como o Dia da Árvore. A data coincide com o aniversário de J. Morton, um morador de Nebrasca que incentivou a plantação de árvores naquele Estado. O Brasil foi um dos poucos países que não seguiu o exemplo dos EUA e escolheu o dia 21 de setembro para celebrar a árvore. Existe uma explicação lógica para a decisão, tomada há 30 anos: os povos indígenas brasileiros sempre cultuaram as árvores à época das chuvas ou quando se preparava a terra para semear. Então adotou-se a data que marca a entrada da primavera. Um fato curioso é que, por razões climáticas, o Norte e Nordeste do Brasil cultuam a árvore na última semana de março, no período referente ao início das chuvas naquela região, e também no dia 21 de setembro como todo o resto do país.



Por que é importante ter muitas árvores em nosso planeta?

Além de embelezar praças, avenidas e ruas, as árvores refrescam o ambiente. Isto acontece porque dão sombra e mantêm a umidade do ar. Além disso, as plantas ajudam a diminuir a poluição porque absorvem gás carbônico na queima de combustíveis. Isso significa mais oxigênio para nós humanos.

As plantas também são verdadeiras barreiras que mudam a direção dos ventos e filtram poeira e fuligem. Mantêm firme o solo, sendo indispensáveis nas encostas, às margens de rios e mananciais. Isso sem contar com os deliciosos frutos que nos servem.

Outro fato importante é que muitos remédios podem ser feitos a partir das árvores. Para se ter uma idéia, um em cada quatro medicamentos empregados pela indústria farmacêutica tem origem vegetal. Cerca de 70% das plantas classificadas pelo Instituto do Câncer dos Estados Unidos como indicadas para o tratamento do câncer são encontradas exclusivamente nas florestas tropicais. Existem 1,4 mil espécies vegetais que podem servir para esse fim (veja mais sobre florestas tropicais a seguir).

O nosso pau-brasil

O pau-brasil (Caesalpinia equinata), símbolo deste país e do qual foi retirado o seu nome, é uma das espécies de árvores ameaçadas de extinção devido à extração predatória. A planta foi durante muito tempo, no período da colonização, a base da economia do Brasil, sendo exportada para a Europa para a extração de uma tinta vermelha usada para colorir roupas (na época era muito raro encontrar formas de se obter roupas com cores diferentes).

Quais as árvores em extinção?

Além do pau-brasil, existem outras árvores em extinção, como o Mogno (Swietenia macrophylla), o Jacarandá da Bahia (Dalbergia nigra) e a Araucária (Araucaria augustifolia), esta última comumente encontrada em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, por risco de desaparecimento, estão proibidos os cortes do Pinheiro brasileiro (Araucária augustifolia), Sangue-de-dragão (Helois cayannensis), Canela-preta (Ocotea catharinensis), Imbuia (Ocotea poprosa) e a Canela-sassáfraz (Ocotea pretiosa), localizadas em áreas naturais da Mata Atlântica.

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) estimam que o desaparecimento de animais que se alimentam de frutos ameaça de extinção 34% (ou 145) das espécies de árvores das áreas remanescentes de Mata Atlântica ao norte do Rio São Francisco. Nos últimos quatro anos, mais de 80 mil km2 da Amazônia já foram devastados. É uma área maior do que os estados do Rio Grande do Norte e Sergipe.

Por que há espécies de árvores em perigo?

A madeira das árvores é amplamente usada para fazer papel, móveis, edifícios, lápis, tecido, filmes fotográfico e também serve de aditivo para comida, usado na fabricação de queijo, mistura para bolo e até sorvete. É a extração predatória das árvores para estes fins que causa a extinção das espécies. E, à medida que o homem derruba árvores e vai acabando com as florestas, os animais que ali vivem também vão desaparecendo um a um.

Como salvar as florestas?

Como a metade das árvores que são cortadas no planeta são destinadas à fabricação de papel, usar menos papel é uma ótima maneira de ajudar a salvar as florestas.

Adote estas ações:

• Escreva nos dois lados de cada folha de papel e tente usar papel de rascunho ou metades de folha quando possível. Recicle todo papel quando você terminar de usá-lo;



• Coloque um guardanapo de tecido em sua mochila, bolsa ou lancheira e use-o ao invés de guardanapos de papel;



• Em casa use sempre guardanapos, lenços e panos de pratos de tecido ao invés de papel;



• Quando comprar papel em uma loja tente comprar papel reciclado com 100% pós-consumo. Ou seja, depois dele ter sido usado por alguém. O que significa que ele foi feito com papel que já foi usado e colocado numa cesta de lixo para ser reciclado. Melhor ainda, compre 100% papel “tree-free” (isento de árvores), isso significa que nenhuma árvore precisou ser derrubada para esse papel;



• Peça aos seus pais para não comprarem nenhuma madeira que venha de árvores em perigo de extinção;

Outras ações que ajudam muito:



• Cada cidadão tem o dever de proteger o verde em seu bairro. Por isso, fique de olho: nenhuma árvore, da área pública ou privada, pode ser abatida sem autorização da prefeitura. Esta autorização só é concedida se a árvore estiver doente ou for um obstáculo à abertura de avenidas e ruas. Os moradores têm o direito de se oporem à derrubada desde que justifiquem os seus motivos;



• As árvores localizadas às margens de rios, córregos, nascentes, represas, topos de morros, montanhas, serras e áreas em declive são de preservação permanente. Ajude a preservá-las;



• Você pode reivindicar mais áreas verdes no seu bairro, este é um direito seu;



• Também é permitido plantar árvores defronte de sua casa e nos canteiros de avenidas e ruas;



• Aumente seu conhecimento: fale com pessoas que entendam de jardinagem e saiba como cuidar das plantas;



• Divulgue informações sobre preservação do verde no jornal da escola, no mural, em impressos e também no jornal do seu bairro.

Florestas tropicais

As florestas tropicais são definidas como vastas áreas verdes localizadas em áreas tropicais com índice pluviométrico anual entre 4 e 8 metros. Estas florestas ocupam 2% da superfície terrestre e abrigam mais da metade do total de espécies vegetais, de animais e de insetos do planeta. Em uma área de 6 quilômetros, por exemplo, é possível encontrar mais de 750 espécies de árvores e 1,5 mil de plantas, além de 125 mamíferos diferentes.

A destruição das florestas tropicais acontece aqui na América do Sul, África, Ásia e América Central. Hoje, estas florestas já perderam 80% de sua cobertura original. O consumo de madeiras tropicais no mundo cresceu 15 vezes desde 1950. Somente uma árvore está sendo plantada para cada 10 derrubadas.

O desmatamento contribui com uma porcentagem que varia entre 10 e 30% para o aumento das emissões de gás carbônico na atmosfera. A cada ano, as queimadas jogam na atmosfera 500 milhões de toneladas de CO2.

O solo das florestas tropicais não é fértil. Apenas uma pequena camada da superfície pode ser considerada agriculturável, em função da presença de nutrientes no solo. Na floresta tropical, os nutrientes mais importantes se acumulam na própria vegetação que cobre o solo.

No Brasil, a floresta amazônica armazena 60 bilhões de toneladas de gás carbônico em seus troncos. A floresta tem sido devastada através de invasões de colonos e na abertura de pastagens.



Dia 21 de Setembro é o Dia da Árvore – 6ª série

Do dia 21 ao dia 26 de Setembro comemora-se a semana da árvore no Sul do Brasil, por esse motivo escolhemos algumas árvores típicas das cinco regiões brasileiras.

Essas cinco espécies escolhidas são importantes representantes de ecossistemas brasileiros, além da importância histórica, cultural e econômica das respectivas regiões.

Normalmente essa data é lembrada por escolas, órgãos ambientais e outras instituições, que desenvolvem atividades de educação ambiental tais como plantio, distribuição de mudas, visitas a parques e hortos municipais, confecção de trabalhos escolares referentes a esse tema, além de outras atividades.



Por que plantar uma árvore?

As árvores, além da função paisagística, protegem lavouras contra ventos, diminuem a poluição sonora nos grandes centros urbanos, absorvem parte dos raios solares, fornecem sombras, servem de moradia à pássaros e outros animais, fornecem alimentos ao homem e a fauna, absorvem a poluição atmosférica e produzem mais oxigênio (através da fotossíntese).

A Paisagem Urbana

A vegetação, como um todo, tem sido de grande importância na melhoria das condições de vida nos centros urbanos. Com o crescimento populacional das cidades, depara-se com a falta de um planejamento urbano.

O clima urbano difere consideravelmente do ambiente natural. A amplitude térmica, o regime pluviométrico, o balanço hídrico, a umidade do ar, a ocorrência de geadas, granizos e vendavais precisam ser considerados.

Os solos, por sua vez, responsáveis pelo suporte físico das árvores e pelo substrato nutritivo do qual depende seu desenvolvimento, apresentam-se compactados nas cidades devido ao grande número de pavimentações que não permitem o escoamento das águas. Resíduos sólidos, despejos residenciais e industriais poluem e comprometem o solo urbano.

Quanto à qualidade do ar, esta fica comprometida pela combustão de veículos automotores e pela emissão de poluentes advindos de atividades industriais.

Além da função paisagística, a arborização urbana proporciona benefícios à população como:

a. Proteção contra ventos

b. Diminuição da poluição sonora

c. Absorção de parte dos raios solares

d. Sombreamento

e. Ambientação à pássaros

f. Absorção da poluição atmosférica, neutralizando os seus efeitos na população

Planos de Arborização

O adequado conhecimento das características e condições do ambiente urbano é uma pré-condição ao sucesso da arborização. É preciso considerar fatores básicos como: condições locais, espaço físico disponível e características das espécies a utilizar.

O plano de arborização deve responder algumas perguntas como: o quê, como, onde e quando plantar.

Análise da vegetação – é importante conhecer a vegetação da região, dentro da cidade e nos arredores, procurando selecionar espécies que são recomendadas para a arborização urbana e que apresentam crescimento e vigor satisfatórios.

Análise do local – é preciso efetivar os levantamentos dos locais a serem arborizados, como também daqueles que necessitam ser complementados ou adaptados. Há necessidade de compatibilizar a arborização com o sistema elétrico, o abastecimento de água, esgotos, sinalizações e edificações. O cadastramento e controle das ruas e praças (dimensões, localização das redes e outros serviços urbanos, identificação das árvores, data do plantio e época de poda) possibilitam uma melhor implantação da arborização urbana.



Algumas medidas a observar



Recuo mínimo da muda em relação ao meio-fio 0,50 m



Distâncias mínimas entre árvore e entradas de garagem 1,00 m



Vão livre entre a copa das árvores e a rede de baixa tensão 1,00 m



Vão livre entre a copa das árvores e a rede de alta tensão 2,00 m



Altura máxima das árvores de pequeno porte 4,00 m



Altura máxima das árvores de médio porte 6,00 m



Distância mínima entre árvores de pequeno porte e placas de sinalização 5,00 m



Distância mínima de árvores de médio porte e placas de sinalização 7,00 m



Distância mínima das esquinas 7,00 m



Áreas Urbanas sem arborização e rede elétrica

A rede de energia elétrica deverá ser implantada preferencialmente nas calçadas oeste e norte, e sob elas árvores de pequeno porte. Nas calçadas leste e sul deverão ser plantadas árvores de porte médio, observando-se as dimensões da via pública e o paisagismo local. Esta distribuição procura otimizar a utilização do sol como forma de aquecimento.

Nas avenidas com canteiro central, o posteamento deve ser implantado nas calçadas laterais. O canteiro central deve ser arborizado, podendo ser utilizadas espécies de médio a grande porte. Nas quadras reservadas para áreas verdes (parques e jardins), os passeios devem ficar, preferencialmente, isentos de vegetação e postes (exceto a de iluminação pública), ficando para uso de pedestres.

Áreas urbanas com redes elétricas e sem arborização

Na calçada onde existe rede elétrica, as árvores a serem plantadas devem ser espécies de pequeno porte, obedecendo aos recuos necessários. Na calçada onde não existe a rede elétrica, podem-se utilizar espécies de médio porte, adequadas à paisagem local e ao espaço disponível.

Áreas urbanas edificadas, arborizadas e eletrificadas

É a situação mais comum de ser encontrada, principalmente nas grandes cidades. É preciso uma avaliação das condições encontradas:

1. Os postes estão instalados no lado correto das calçadas, porém, as árvores existentes sob a fiação são inadequadas – é preciso providenciar a substituição das árvores existentes por espécies de porte adequado, mas isso deverá ser efetuado intercalando-se as novas às velhas. Estas somente serão retiradas após o completo desenvolvimento das novas.

2. Os postes estão instalados no lado não recomendado das calçadas, e, sob a fiação, há árvores de médio e grande portes – deverá ser realizada a substituição das árvores por espécies de porte menor e feitas podas permanentes ou encontradas alternativas para a iluminação.

Escolha da espécie

As espécies utilizadas na arborização de ruas devem ser muito bem selecionadas, devido às condições adversas a que são submetidas. Em condições de mata natural, fatores como porte, tipo e diâmetro de copa, hábito de crescimento das raízes e altura da primeira bifurcação se comportam diferentemente em comparação ao meio urbano. Na seleção de espécies, se deve considerar também fatores como adaptabilidade, sobrevivência e desenvolvimento no local de plantio.

• É importante a escolha de uma só espécie para cada rua, ou para cada lado da rua ou para um certo número de quarteirões. Isso facilita o acompanhamento de seu desenvolvimento e as podas de formação e contenção, quando necessárias.

• Deve-se evitar as espécies cujos troncos tenham espinhos.

• Dependendo do local a ser arborizado (cidades de clima frio), a escolha de espécies caducifólias (perdem as folhas em certo período do ano) é extremamente importante para o aproveitamento do calor solar nos dias frios; já em outras cidades, as espécies de folhagem perene são mais adequadas.

• A copa deve ter formato, dimensão e engalhamento adequado. A dimensão deve ser compatível com o espaço físico, permitindo o livre trânsito de veículos e pedestres, evitando danos às fachadas e conflito com a sinalização, iluminação e placas indicativas.

• Nos passeios, deve-se plantar apenas espécies com sistema radicular pivotante – as raízes devem possuir um sistema de enraizamento profundo para evitar o levantamento e a destruição de calçadas, asfaltos, muros de alicerces profundos.

• Dar preferência a espécies que não dêem flores ou frutos muito grandes.

• Selecionar espécies rústicas e resistentes à pragas e doenças, pois não é aconselhável o uso de fungicidas e inseticidas no meio urbano.

• Escolher espécies de árvores de crescimento rápido, pois em ruas, avenidas ou nas praças estão muito sujeitas à predação, sobretudo quando ainda pequenas.

• Deve-se selecionar espécies de galhadas resistentes para evitar galhos que se quebrem com facilidade. Em áreas residenciais, considerar a posição do sol e a queda das folhas com as mudanças das estações, de maneira a permitir sombra no verão e aquecimento no inverno. As árvores devem permitir a incidência do sol, necessário nos jardins residenciais. Deve-se, ainda, evitar espécies geradoras de sombreamento excessivo e plantios muito próximos às casas.

Pode-se utilizar espécies nativas ou espécies exóticas, observados os critérios citados e as características das espécies. Algumas espécies apresentam limitações para arborização urbana, por isso não são recomendadas.



21 DE SETEMBRO – DIA DA ARVORE – 7ª e 8ª séries

A massa principal da vegetação terrestre é constituída por árvores, agrupadas em sua maioria em florestas. Toda e qualquer planta viva, lenhosa e ramificada que ultrapasse os sete metros de altura pode ser considerada uma árvore. Sendo menor é um arbusto ou, caso se ramifique desde a base, um subarbusto.

As maiores árvores chegam a 165 metros de altura (eucaliptos da Austrália). Já o diâmetro da base do tronco mede até 13 metros entre as sequóias da Califórnia, cuja longevidade ultrapassa os 2.000 anos.



Protegendo a vida

A manutenção da vida na terra depende da consciência de se proteger as árvores e, conseqüentemente, a natureza num todo. É uma atitude inteligente, que há tempos é assumida por pessoas engajadas nesse sentido. Para se ter uma idéia, desde o século V, iniciativas desse tipo são tomadas, quando, na Suíça, era reservado um dia do ano para o plantio de árvores.

Também no século passado, instituiu-se a “Festa das Árvores”, pela dedicação de um francês chamado Fourrier, cuja idéia foi largamente imitada por outras nações européias. Coincidentemente, nesse mesmo período, era comemorado, no estado de Nebraska, Estados Unidos, o “Dia da Árvore” – The Arbor Day -, em 10 de abril de 1872, dia instituído por J. Sterling Morton.

Aqui no Brasil, os responsáveis pela primeira comemoração da “Festa das Árvores” foram João Pedro Cardoso e Alberto Leofgren. O evento se deu na cidade de Araras, em São Paulo, no dia 7 de junho de 1902, com o respaldo das Leis Municipais números 18 e 19 de 1 e 2 de fevereiro de 1902 respectivamente. O objetivo ao se promover a festa era incentivar a plantação e a conservação do meio-ambiente.

No ano seguinte ao evento, 3 de maio de 1903 exatamente, a mesma festa foi lembrada em Itabira, São Paulo, com o desfile de crianças a conduzir flores, mudas de plantas e instrumentos agrícolas. Na ocasião, dois andores iam devidamente enfeitados, contendo uma muda de magnólia e outra de pau-brasil, ambas plantadas por Coelho Neto.

Talvez por conta desse histórico, um decreto presidencial de número 55.795, datado a 24 de fevereiro de 1965, instituiu a Festa Anual das Árvores em todo o território nacional. Em razão das diferenças fisiográfico-climáticas brasileiras, o evento é festejado tanto na última semana do mês de março, no Norte e Nordeste, quanto na semana iniciada em 21 de setembro, nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

De acordo com o artigo segundo do decreto, a finalidade da festa é “difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da pátria e no bem-estar dos cidadãos”.

Uma árvore é assim

Como produtoras de oxigênio, podemos afirmar que as árvores diretamente atingidas pelo sol desprendem grande quantidade de oxigênio (de um a três gramas por hora e por metro quadrado de superfície foliar).

Absorvem pelas raízes uma porção notável de água, cerca de 100 litros por dia, no caso do plátano, da qual só um pequeno percentual é incorporado aos tecidos vivos, evaporando-se o resto.

As árvores têm influência sobre a fauna, o clima que as envolve e o restante da flora; as próprias florestas fabricam literalmente seu solo a partir das camadas de folhas secas que se transformam em húmus.

Protetoras da atmosfera, do sol e das águas, abrigo das aves, cortinas contra o vento e a poeira, as árvores continuarão indispensáveis à vida humana.

No site Árvores do Brasil você conhece algumas das espécies mais comuns e importantes. Já no site Árvore, você tem acesso a um manual de arborização, dicas de ecoturismo, além de consultar as espécies ameaçadas de extinção. Outras informações estão no site da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Uma espécie brasileira

Angico

O angico é um nome comum às árvores do gênero das Piptadenia da família leguminosa-mimosoidea. Trata-se de uma árvore que pode atingir até 20 metros de altura, com um tronco livre de galhos que pode alcançar seis a sete metros. Tem um crescimento rápido e a sua copa é espalhada. É encontrada em quase todo o Brasil.

É uma árvore que prefere solos profundos, não gostando de solos rasos, muito úmidos ou inundados.

Sua madeira é dura e pesada, sendo utilizada para marcenaria, vigas, tacos, dormentes, rodas de engenhos, lenha, carvão etc.

O angico também é utilizado nos curtumes, pois a casca tem uma substância chamada tanino, que é muito boa para curtir couro. Da sua goma podemos Ter remédios para bronquites, infecções do pulmão e vias respiratórias, servindo ainda para depurar ou “afinar” o sangue.

As abelhas fazem um excelente mel da flor do angico. Suas folhas murchas podem se tornar nocivas para o gado. Todavia, bem secas, são uma excelente forragem para vacas, cabras e ovelhas.

No interior do Brasil, o angico é utilizado para matar formiga. Após deixar a casca ou as folhas de molho em água, durante 24 horas, coar e aplicar direto no olheiro do formigueiro.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Seu Zé e as Árvores do Sertão, no 2. Programa de Educação Florestal – PEF. Projeto PNUD/FAO/IBAMA/87-007



Árvores do Brasil

Ipê Amarelo

Seu nome comum é ipê amarelo do cerrado ou ipê do morro, ou ainda, cascudo. O nome científico é Tabebuia chrysotricha. Da família das bignoniaceae, o ipê amarelo mede, em média, de 4 a 10 metros de altura. Suas flores são amarelas, em cacho, e seus frutos são vagens de 20 cm, geralmente ásperas.

Muito usado em paisagismo e arborização, o ipê floresce rápido, não sendo considerada uma árvore de grande porte.

Jacarandá conhecida como Jacarandá da Bahia, esta árvore tem como nome científico dalbergia nigra, sendo da família das leguminosae-papilionoideae. Também pode ser encontrada com o nome de jacarandá preto ou jacarandá craviúna.

Mede entre 15 e 25 metros, sendo considerada uma árvore de médio a grande porte. Suas folhas são pequenas, em cacho, e na cor clara. Dá vagens marrom com 1 ou 2 sementes como fruto.

O jacarandá é uma árvore muito procurada por causa da boa qualidade de sua madeira. Por ser muito explorada, dificilmente se vê hoje em dia um jacarandá de grande porte nas matas.

JequitibáDa família das lecythidaceae, o jequitibá é conhecido como jequitibá branco. Mede entre 35 e 45 metros de altura, sendo considerada uma árvore de grande porte. É também uma das espécies mais presentes na região da mata atlântica. A boa qualidade de sua madeira faz com que seja muito procurada.

Suas folhas apresentam um tom avermelhado na primavera e suas flores são claras. Seu fruto já foi muito utilizado para fazer cachimbo.

Peroba do campo

Seu nome científico é paratecoma peroba, da família das bignoniaceae. Muito conhecida como ipê peroba, peroba amarela e ipê baiano.

Sua altura média é de 20 a 40 metros, sendo considerada de grande porte. No passado, foi muito explorada pela boa qualidade de sua madeira.



Árvores do Brasil central

“Cada nascer de um filho

será marcado com o plantio

de uma árvore simbólica.

A árvore de Paulo,

a árvore de Manoel,

a árvore de Ruth,

a árvore de Roseta.



Seremos alegres

e estaremos sempre a cantar.”

Cora Coralina, poetisa goiana (1889-1985),

em “Eu Voltarei”



Você sabe o que é cerrado?

É um tipo de vegetação densa, compacta, típica dos planaltos – como é o caso da nossa Região Centro-Oeste. As árvores são tipicamente baixas (3 a 8 metros), tortuosas e de casca grossa.

As árvores do Brasil Central são as que se destacam na paisagem do cerrado. Sua contribuição econômica para o homem é muito significativa, principalmente na Região Geoeconômica de Brasília.

A ocupação desta área só se tornou mais efetiva a partir da década de 50, com a transferência da capital para o Distrito Federal. Então, as conseqüências foram desmatamento para atividades agrícolas, pecuárias e extração de carvão vegetal. Muito foi destruído e, atualmente, a informação é o primeiro instrumento para se pensar em desenvolvimento sustentável na região.



Árvores em risco de extinção

Pau-brasil, Ibirapitanga, Orabutã, Muirapiranga, Pau rosado

(Caesalpina echinata Lam.)

Durante muito tempo o seu principal valor residia na produção de um corante denominado “brasileina” que era utilizado no tingimento de tecidos e na fabricação de tintas para máquina de escrever. A sua exploração intensa gerou muita riqueza no período colonial e estimulou a adoção do nome “Brasil” ao nosso país. É encontrada desde o Ceará até o Rio de Janeiro e apresenta o tronco e os frutos cobertos por espinhos. Floresce a partir do final de setembro se estendendo até meados de outubro. A frutificação ocorre nos meses de novembro a janeiro.

Palmito, palmito-doce, içara, ensorova (SC), juçara (SP)

(Euterpe edulis Mart.)

Esta árvore tem como principal produto econômico o “palmito”. Sua exploração comercial, se não for acompanhada de um replantio sistemático, pode causar a sua extinção. O palmito é uma parte do caule que, ao ser retirado para consumo, causa a morte da planta. Exclusiva da Mata Atlântica, essa árvore é encontrada desde o sul da Bahia até Rio Grande do Sul. Sua floração ocorre de setembro a dezembro e a frutificação nos meses de abril a agosto.

Jacarandá, caroba, carobão

(Jacaranda macratha Cham.)

Árvore de madeira pesada, largamente utilizada na estrutura de móveis, instrumentos musicais, obras internas na construção civil, marcenaria e carpintaria. Ocorre nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, florescendo nos meses de novembro a janeiro, quando está quase totalmente sem folhas. A frutificação ocorre nos meses de setembro e outubro.

Bela e ecologicamente correta

Toda cobertura vegetal arbórea existente na cidade é chamada de arborização urbana. Geralmente tal vegetação ocupa áreas livres de uso público, como os parques e praças, por exemplo, e áreas livres particulares (onde o acesso não é permitido para qualquer pessoa), além de acompanhar o sistema viário.

As árvores encontradas nas ruas, calçadas e canteiros centrais de avenidas têm importância vital para a população não só em termos de beleza como em qualidade de vida.

As espécies plantadas exercem grande função ecológica, na medida em que purificam o ar, retêm a umidade do solo e do ar ao produzir sombra e evitam a exposição das pessoas aos raios solares. Também oferecem abrigo à fauna e, conseqüentemente, influenciam a cadeia alimentar.

Em termos de embelezamento urbano, funcionam como um corredor ecológico natural bastante agradável para os transeuntes.

Mas não é qualquer árvore que pode ser plantada em lugares públicos. Antes de se escolher as espécies, de pequeno, médio ou grande porte, é preciso considerar alguns aspectos do local como: fiação elétrica, encanamentos, tipo de calçamento, quantidade de postes de iluminação, espaço disponível, equipamentos urbanos encontrados, largura da calçada e recuo predial.

Hibiscos, flamboyants, espirradeira, quaresmeiras, ipês-amarelos, oitis, sete-copas, sibipirunas, jacarandás, ipê-roxos são algumas das árvores mais comuns encontradas em ruas e avenidas das cidades brasileiras.

Opinião

“Se as cidades forem destruídas e os campos conservados, as cidades ressurgirão; mas, se queimarem os campos e conservarem as cidades, estas não sobreviverão.”

“Falar sobre o Dia da Árvore é falar não apenas sobre as árvores, como também sobre outras plantas com portes não tão majestosos, mas com igual relevância e função na cadeia biológica. Este dia deve ser uma “aposta na vida”, como nos disse uma autoridade ao visitar o nosso Jardim Botânico. Aposta na vida da flora brasileira, do meio ambiente e, em consequência , da nossa própria vida.”

“Quem na escola não escreveu uma redação sobre o dia da árvore enfatizando sua importância e benefícios para a sociedade e para o meio ambiente? Quem fez, possivelmente procurou mostrar suas funções na produção de oxigênio, na conservação da fauna, aspectos de sua beleza e o bem estar de sua sombra. Muitas vezes, são apontados os benefícios que as árvores podem oferecer, mas de forma individual. No entanto, devemos refleti-las também enquanto seres que compõem ecossistemas, e que para se tornarem ecologicamente viáveis, devem viver em comunidade e possuir meios para se propagar, como ocorre nas florestas. Além de procurarmos melhorar a qualidade de vida no meio urbano, de forma mais imediata, precisamos conservar nossas florestas e ligar fragmentos de matas, por meio de corredores biológicos. Há muito trabalho a ser feito, por isso, precisamos da ajuda de todos não apenas no dia 21 de setembro, mas em todos os dias do ano!”









Projeto de 5ª série em diante.



Trabalho desenvolvido na semana da árvore com objetivo de conscientizar os adolescente a importância do ‘VERDE’ para nossa vida e para o nosso planeta, mostrando os benefícios de plantar, conservar e manter uma árvore. A atividade proposta foi a construção de um “jardim virtual” que seria plantar uma árvore de forma virtual com uma mensagem sobre o tema abordado e dedicar à árvore plantada. Após as atividades será construído um painel com todos os trabalhos, painel este, em forma de uma árvore, tornando o jardim virtual em “jardim real”.



O Verde



Os benefícios do verde são produzir oxigênio, sombra e alimentos como as frutas e as sementes. As árvores são muito importantes para a gente por que se não tiver o verde todos nós morreremos! Os desmatamentos trazem destruição aos animais, as plantações e assim destrói a natureza!

Ameaça à natureza



Quando plantamos uma árvore somos beneficiados na alimentação, na medicina , na respiração na nossa vida… Basta a gente olhar em volta que a gente sente o ar poluído ,comemos alimentos com agrotóxicos e aditivos químicos! Os peixes nos rios e lagoas estão difíceis de encontrar, nem podemos tomar banho em qualquer praia, rio, ou lagoa que encontramos, porque vamos encontrar águas poluídas. Então a natureza está ameaçada e todos nós também!



A natureza



Os benefícios de se plantar árvores na natureza é dar mais vida para todos nós! Mais ar puro para os seres vivos e isso significa mais saúde, para o homem. Desmatar as florestas faz o solo ficar nu e ai ele é arrastado pelas força das águas das chuvas, indo parar no fundo dos rios e vales. No lugar do solo fértil fica um solo pobre, incapaz de produzir alimentos.



Plante várias plantas plante várias vidas!

Porque a vida é para ser vivida!

A natureza merece respeito!



*Os agrotóxicos e outros produtos químicos são substâncias perigosas que são jogadas em plantações. Estes venenos trazem riscos ao equilíbrio ambiental e também para a saúde humana. Trazem riscos para quem consome esses alimentos contaminados. Eles também contaminam o solo e as águas.



SONETO, POESIAS E ADVINHAÇÃO



O DIA DA ÁRVORE



Em 21 de setembro se festeja

o dia da árvore com muito fito

na fé de que ela viva sempre esteja

e para isso nunca haja um só conflito.



Mas estamos perdendo essa peleja,

pois no mundo comete-se um delito

tirando-a do cenário onde verdeja.

E ela, em silêncio, sem voz, dá seu grito.



Como a esperança só morre no fim,

que esse festejo pise no estopim

da ganância do ser devastador,



senão nós haveremos, nesse mundo,

de respirar um ar bastante imundo

e de passar na vida muita dor.



ADIVINHAÇÃO



Hoje é o dia da árvore,

Colegas do coração,

E eu vou dar a vocês

Uma boa adivinhação:

Em casa tenho uma árvore

Plantada no meu quintal,

Que dá uma fruta linda,

Como outra não há igual.

De ouro é a sua casca

E nasce em pencas, podem crer.

Tão boa, nem tem caroço…

Tudo é para se comer…

Não há quem não goste dela,

Nem menino, nem menina,

E o doutor sempre diz

Que tem muita vitamina.

Não adivinham, pois não?

A árvore é bem brasileira!

Ah! vou dizer-lhes então:

Bananeira! Bananeira!



A ÁRVORE



“Criança, a árvore merece

A nossa estima sincera

Dá frutos doces no outono

E flores na primavera.

Nunca maltrates uma árvore

A quem tudo nós devemos

Desde a madeira da porta

Ao lápis com que escrevemos.

Na sombra da árvore amiga

Pensa bem no teu destino

Pois dela foi feito

O teu berço pequenino.”



MULHERES E ÁRVORES



As mulheres são como as árvores: elas fincam raízes no solo dos corações, têm paciência e capricho com o próprio crescimento e, ao abraçá-las, os espíritos recebem renovadas energias.

Elas amam e cuidam de seus frutos, mesmo sabendo que um dia o mundo os levará para longe. Outras, aquelas que não dão frutos, oferecem sua sombra àqueles que necessitam de descanso.

Quando açoitadas por fortes ventos da vida, elas emanam o perfume da força, trazendo calma por mais assustadora que seja a noite.

Seus corações voam alto o suficiente para escutarem mais de perto os recados do céu.

Elas oxigenam as ruas das cidades, as avenidas, os acostamentos de estradas e as beiras de rios e até as matas.

Elas entendem o canto dos passarinhos e, mais do que ninguém, valorizam e protegem seus ninhos. Suportam melhor a solidão e as dificuldades da vida…

Elas nascem em maior número para que o verde da esperança jamais empalideça.

Todas mulheres são árvores…

e que lindas florestas fazemos.



QUEIMADAS PERIGOSAS



Infelizmente, a destruição das árvores é crescente: para cada dez árvores derrubadas só uma é plantada. A extração predatória é feita para a produção de papel e outros artigos. Entre as árvores em extinção, estão o pau-brasil, o mogno, o jacarandá da Bahia e o pinheiro brasileiro.

As queimadas também representam outro grande problema enfrentado pela natureza. Elas podem ser provocadas por falta de chuva (como aconteceu em diversos pontos do estado do Rio de Janeiro, este ano) ou pontas de cigarrojogadas em locais impróprios, como beiras de estradas. Mas, muitas vezes são provocadas para devastar florestas e ali

instalar outras atividades, geralmente agropecuárias. As árvores, não só embelezam a paisagem, elas também ajudam a diminuir a poluição.

ORAÇÃO DA ÁRVORE



Tu que passas e ergues para mim o teu braço,



Antes que me faças mal, olha-me bem.



Eu sou o calor do teu lar nas noites frias de Inverno;



Eu sou a sombra amiga que tu encontras



Quando caminhas sob o sol de Agosto;



E os meus frutos são a frescura apetitosa



Que te sacia a sede nos caminhos.



Eu sou a trave amiga da tua casa,



A tábua da tua mesa, a cama em que tu descansas



E o lenho do teu barco.



Eu sou o cabo da tua enxada, a porta da tua morada,



A madeira o teu berço e o aconchego do teu caixão.



Eu sou o pão da bondade e a flor da Beleza.



Tu que passas, olha-me e não me faças mal.











































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Projeto: A Flor



Objetivos gerais:



•Conhecer as características da flor;

•Construir os conceitos básicos sobre os componentes da flor;

•Perceber o processo de desenvolvimento da flor;

•Perceber a importância da preservação da flor;

•Incentivar o respeito às flores.



Metodologia;

•Utilizar modelos de flores trazidas pelas crianças;

•Contar quantas flores veio e quantas crianças trouxeram flores.

•Indagar as crianças, problematizando o conteúdo quem sabe como a flor surge? Por que ela é tão importante? Como se desenvolvem outras flores?

•Solicitar às crianças que representem em desenhos a flor e como a imaginam;

•Partir do desenho da criança para explicar o conteúdo;

•Cada criança irá desmanchar a flor em partes, começando pela pétala;

•Observar o que encontram no interior da planta;

•Sistematizar as partes encontradas; (quantas partes, odores, cheiro, etc.).

•Guardar as pétalas, em local combinado com as crianças e com tempo definido e após este prazo observar o que aconteceu com elas.

•Usar como recurso à fita Reino das Plantas;

•Cantar músicas sobre flores;

•Brincadeiras de roda – (Eu Sou a Florista)

•Teatro de fantoches (falando sobre a reprodução das flores e sua importância);

•Leitura do texto As flores.



Projeto: Folhas:



Objetivos Gerais:



•Conhecer as características das folhas;

•Identificar as diferentes formas de folhas;

•A importância da folha para as plantas.



Metodologia:



•Realizar observação no pátio do colégio e colher diversa tipos de folhas;

•Comparar o tamanho, a forma, a textura, finas, grossas, as cores;

•Contar quantas folhas foi colhido;

•Quantos menores, quantas maiores, quantas do mesmo formato;

•Colocar uma folha colhida em baixo de uma folha sulfit e passar o giz de cera ou lápis preto ou de cor em cima do papel e observar o efeito produzido;

•Picar algumas folhas, colocar em um vidro e cobrir com álcool, após duas horas observar e questionar as crianças sobre o que aconteceu. Por que as folhas ficaram esbranquiçadas?

•Explicar: Porque as folhas são verdes, que o que da cor verde as folhas.



Avaliação: Observar o desempenho, e participação de cada criança nas atividades propiciadas.



Dia da Árvore - PROJETO POMAR

No intenso processo de urbanização que passa nossa sociedade, cada vez mais nos afastamos do contato com a Natureza. A infância vivida nos quintais, o gosto da "fruta comida no pé", vivências únicas para quem teve a oportunidade de ser "criança de quintal", têm se transformado em coisa rara, já quase inexistente.



Compreendendo todo o espaço escolar como meio de interação e construção contínua de conhecimento, o presente projeto visa transformar um espaço determinado da escola em um ambiente de pomar, onde cada série terá sua árvore frutífera plantada, poderá cultivá-la, acompanhará seu crescimento e saboreará seus frutos. Nesse espaço educativo, as aulas de Ciências poderão ocorrer aliando teoria e prática, além da possibilidade de abordagens relativas à saúde, nutrição, pluralidade cultural no que diz respeito às relações culturais e aos hábitos alimentares da comunidade.



OBJETIVO GERAL:



O programa educativo visa desenvolver o sentimento de identidade e pertinência por parte de todos os alunos das séries iniciais (Educação Infantil a 4ª série) em relação às árvores, e nossas relações culturais com seu cultivo, além da fruição de conviver em um espaço tão agradável aos sentidos como é o espaço do pomar e do jardim botânico. A partir do trabalho educativo, pretende-se proporcionar momentos de reflexão junto à necessidade de preservação e mesmo de transformação dos espaços urbanos, a fim de torná-los mais humanos e harmônicos, possibilitando a reflexão individual e coletiva das questões urbano-ambientais, promovendo auto-cuidado da saúde e uma melhor percepção do meio, utilizando as experiências vividas como estímulo a mudanças de atitudes e à disseminação dessas idéias aos demais membros da comunidade escolar.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Proporcionar aos alunos uma aproximação com a qualidade de vida vinculada à alimentação, sensibilizando e efetivando ações de cidadania;

• Sensibilizar os alunos da importância do cultivo de espaços verdes, como o pomar, bem como a importância da diversidade vegetal que pode ser desenvolvida neles.

• Demonstrar aos alunos as vantagens na melhoria e preservação da qualidade dos espaços verdes e sua relação com a segurança alimentar da população;

• Desenvolver junto aos alunos conhecimentos empíricos sobre a flora cultivada, suas características biológicas, seus ciclos vitais, etc.;

• Divulgar para a comunidade escolar, por meio das ações dos alunos envolvidos, os processos desencadeados pelas ações ambientais.



MATERIAL E MÉTODOS:

Inicialmente, realizaremos plantios de árvores frutíferas variadas (uma por série), na ocasião do Dia da Árvore (21 de setembro), no espaço demarcado para a construção do pomar (ver com supervisão). A partir daí, as turmas irão se encarregar dos cuidados e do acompanhamento do crescimento das mesmas. As professoras aproveitarão essas experiências para relacionar questões de meio ambiente, saúde e pluralidade cultural.

Poderemos trabalhar também em caderno curiosidades e informações que relacionam a importância das árvores para a saúde do nosso planeta, como as que seguem:

Você sabia???

Se você tivesse uma árvore de 15 anos de idade e quisesse transformá-la em sacos de papel, só conseguiria fazer 700 deles?!

Quanto tempo esses sacos de papel durariam? Em um grande supermercado, eles seriam usados em menos de uma hora! Ou seja, em uma hora, somos capazes de consumir uma árvore que levou quinze anos para crescer!!!

Você consegue imaginar alguma coisa que nos dê papel, frutas, castanhas, madeira, lugar para os pássaros e outros animais viverem, que sirva para as crianças brincarem, que nos dê sombra, ajude a manter o ar limpo, e preserve as margens dos nossos rios além das árvores??? O que seria de nós sem as árvores????

Uma pessoa é capaz de consumir 7 árvores por ano, na forma de papel, madeira e outros produtos. Multiplique esse número pelo total de habitantes da nossa cidade e de nosso planeta, e perceba: Quantas árvores destruímos por ano? !! Será que elas são capazes de crescer rápido para repor essa degradação que estamos causando ao planeta??

As árvores absorvem o gás carbônico por meio do processo da fotossíntese. Nós despejamos cada vez mais maiores quantidades desse gás na atmosfera através da queima do petróleo e do carvão, o que está provocando um aquecimento global em nosso planeta, o chamado Efeito Estufa! Ao plantarmos mais e mais árvores, estaremos resgatando esse gás carbônico que jogamos na atmosfera!! Assim, reflorestar pode ser uma maneira de minimizar o problema do aquecimento global!

As árvores conseguem manter a umidade da atmosfera elevada, ou seja, fazem com que o ciclo da água torne-se mais lento e harmônico, assegurando um equilíbrio térmico e climático em nosso planeta. Essa é a grande função das grandes florestas remanescentes, como é o caso da Floresta Amazônica!!! Pense nisso!!!

Plantar uma árvore é muito divertido!!! E uma das melhores coisas que podemos fazer para salvar o Planeta! A árvore reduzirá o gás carbônico da atmosfera, proporcionará beleza e sombra e atrairá a vida silvestre! Assim você poderá se orgulhar de contribuir para a preservação de nossas vidas no planeta Terra!!

Somos capazes de gastar 50 milhões de toneladas de papel por ano, ou cerca de 300 kg por pessoa. Para fazermos todo esse papel, usamos mais de um bilhão de árvores!! Se todo mundo reciclasse seus jornais de domingo, pouparíamos 500 mil árvores por semana!!!

1ª tática para amenizar o grande problema da degradação ambiental: reduzir o consumo. Consuma menos! Economize todos os materiais que puder! Desde as folhas de seu caderno, sacos plásticos, etc.

2ª tática: reutilize! Use a criatividade e dê sempre uma nova utilidade para os materiais que geralmente jogamos no lixo!

3ª tática: colabore com a coleta seletiva em nossa cidade! Ainda é uma minoria o número de curitibanos que efetivamente separa o lixo que não é lixo! Separando o lixo, contribuímos com a sua reciclagem, poupando o meio ambiente e assegurando um futuro mais feliz para todos nós!!





Descrição da proposta metodológica que deu origem ao projeto



O livro Planejamento Ambiental para Professores da Pré-escola à Terceira Série do Ensino Fundamental oferece aos/as professores/as um roteiro temático com sugestões de histórias e textos, para serem trabalhados com seus alunos e tem a intenção de auxiliar na inclusão da Educação Ambiental às práticas rotineiras da escola.



Este planejamento levou em conta o fator seriado, tendo em vista que a atual organização escolar está assim estruturada.



Proposta metodológica



A proposta metodológica baseia-se, fundamentalmente, em uma metodologia de alfabetização construtivista chamada de Método da Palavração. O método de alfabetização da palavração consiste em apresentar a “palavra-chave”, de forma a despertar o interesse da criança sobre o assunto implícito na palavra-chave, trabalhando de forma diversificada o amplo universo em torno do conceito apresentado.



Tendo em vista que todo processo de alfabetização antecede a série “alfabetizadora” propriamente dita, ou 1a. Série, pois já na Educação Infantil a criança começa a “ler o mundo”, o Planejamento Ambiental sugere a introdução dos temas abordados através de histórias. Uma característica marcante da criança desta faixa etária (5/6 anos) é o egocentrismo, ou seja, tudo o que existe a sua volta é dela, como se o mundo lhe pertencesse.



Na medida em que cresce e se socializa ocorre uma maturação no sentido da forma como vê e percebe o mundo que a cerca.



Na proposta metodológica do Planejamento Ambiental, esta “evolução” da estrutura emocional da criança é levada em conta, quando propõe que os mesmos assuntos sejam apresentados, ampliando a abrangência que engloba o conceito que, pouco a pouco, vai sendo construído e elaborado.



Sendo um planejamento que pretende auxiliar no processo de alfabetização (processo este que antecede a 1a. Série e continua se desenvolvendo nas demais séries do Ensino Fundamental) e inserir o enfoque ambientalista a esta prática, é importante trazer a tona a essência do Método da Palavração que se baseia nos princípios do construtivismo.



Dentre muitos métodos de alfabetização que existem, o que melhor se enquadra a uma abordagem interdisciplinar para as séries iniciais da educação básica, bem como a inclusão da Educação Ambiental nesta prática é o Método da Palavração. Basicamente este método consiste em apresentar a palavra-chave e a partir do estudo do conceito desta palavra é feita a conexão à vivência do educando. Este método nos permite apresentar às crianças palavras que sejam relacionadas ao ambiente e a vida de uma forma geral, bem como realizar atividades diversas que contribuam simultaneamente para o processo da alfabetização propriamente dita e a inclusão da Educação Ambiental dentro do contexto educacional do educando.



É importante destacar que o aprendizado ocorre de forma mais significativa quando vivenciado e quando o educando sente-se parte daquilo que está estudando.



Considero necessário salientar a diferença destes métodos para que se perceba o grande distanciamento que há entre um método e outro. Como exemplo utilizarei o Método Silábico, que consiste em estudar as “famílias” silábicas das palavras, fazendo, em seguida, a comparação com o Método da Palavração.



Ao apresentar a palavra VIDA, no Método Silábico, o próximo passo seria a separação da palavra em sílabas: VI – DA. Partindo destas sílabas, seriam estudadas as famílias silábicas de cada sílaba da palavra: VA-VE-VI-VO-VU e DA-DE-DI-DO-DU. Metodologicamente a seqüência seria o estudo das junções destas duas famílias para a formação de novas palavras: DAVI – VIVO – VIVA – DIVA, e assim sucessivamente. Creio que com este exemplo seja possível entender como ocorre o processo de alfabetização pelo Método Silábico, um dos métodos mais utilizados no Brasil.



Ao apresentar a palavra VIDA, no Método da Palavração, que consiste em estudar a palavra e sua significação real, o próximo passo seria a conversação sobre o assunto ou tema que apresenta a palavra. Depois da conversação, as atividades propostas envolveriam dramatizações, vivências, atividades artísticas e físicas, pesquisas, entre outras, sobre o tema apresentado. A palavra, em todos os momentos, seria amplamente visualizada para a fixação da escrita às vivências realizadas. Após estas atividades o/a professor/a convida as crianças a formularem pequenas frases e com elas continua trabalhando o assunto, até perceber o momento certo para apresentar um novo conceito, e assim, sucessivamente.



Desta forma é fácil perceber a diferença entre um método e outro, através destes singelos exemplos. Da mesma forma que, pelo Método da Palavração a aprendizagem se processa de forma mais significativa e com compreensão, pois permite ler interpretando e não simplesmente decodificar símbolos como no Método Silábico, a inserção da Educação Ambiental pode ser realizada de forma espontânea e clara. É através das “palavras-chaves” que poderemos apresentar assuntos que normalmente não ultrapassam os muros das escolas, principalmente nas séries iniciais.



A proposta metodológica é dividida em quatro etapas distintas:



A metodologia continuista do Planejamento Ambiental é baseada em quatro conceitos principais que são: ambiente, ecologia, preservação e reciclagem. Partindo destes conceitos principais são trabalhados sub-conceitos. Então, abre-se um leque de possibilidades para o/a professor/a desenvolver suas atividades de acordo com as características de sua realidade educacional e ambiental.



Os conceitos desenvolvidos são abordados de forma específica e interdisciplinar, para cada série, ou seja, na Educação Infantil as atividades sugeridas respeitam o nível de entendimento intelectual inserindo os assuntos ambientais de forma implícita através de pequenas histórias, cabendo ao professor/a trazer a tona os elementos ambientais que a história apresenta. Na 1a. Série, levando em conta o processo de alfabetização, são sugeridos pequenos textos que abordam os assuntos de forma mais específica. Na 2a. Série os textos apresentados tornam-se mais abrangentes, tendo em vista que o grau de compreensão desta faixa etária é maior. Por fim, na 3a. Série é possível utilizar nomenclaturas mais específicas onde os conceitos são desenvolvidos de forma mais aprofundada. Assim, a criança vai gradativamente construindo a sua conscientização em relação ao papel do ser humano no contexto do ambiente em que vive.



Temas geradores de cada etapa e as respectivas palavras-chaves:



1. Primeira Etapa: Ambiente



2. Segunda Etapa: Ecologia



3. Terceira Etapa: Preservação



4. Quarta Etapa: Reciclagem



Para cada etapa serão apresentadas palavras-chaves relacionadas com o “tema gerador”:



1. Ambiente:



Fazendo uma "costura*" com os temas abordados em AMBIENTE: O planeta TERRA é o corpo celeste que proporciona a possibilidade da vida. A NATUREZA é parte integrante do planeta Terra que é composta por componentes naturais: plantas, rios, animais, tudo o que não foi alterado pelo ser humano. As PLANTAS são importantes seres com os quais compartilhamos a vida e que garantem a sobrevivência, pois são fontes de ALIMENTOS, tanto para seres humanos como para as demais espécies animais. O AMBIENTE pode ser natural ou construído. O Ambiente construído é composto por CIDADES GRANDES e CIDADES PEQUENAS. São ambientes que foram estruturados ao longo da história da humanidade como forma de organização dos povos. As PESSOAS são espécies de animais e, dependendo do lugar onde vivem, possuem etnias ou raças diferentes. A TERRA é dividida, pelos seres humanos, em PAÍSES que são formados por diferentes povos. Assim como as pessoas têm diferentes raças, os animais têm diferentes categorias, alguns são ANIMAIS PEQUENOS, outros são ANIMAIS GRANDES.



TERRA (planeta)



NATUREZA



PLANTAS



ALIMENTOS



CIDADE GRANDE



CIDADE PEQUENA



PESSOAS



PAÍSES



ANIMAIS PEQUENOS



ANIMAIS GRANDES



2. Ecologia:



Fazendo uma "costura" com os temas abordados em ECOLOGIA: A VIDA é um conjunto de propriedades e qualidades graças as quais animais e plantas se mantêm em contínua atividade (nesta etapa poderá ser feita a associação dos elementos trabalhados na etapa anterior: animais, plantas, pessoas). Sem vida não haveria existência na TERRA. Para que a vida possa ocorrer são necessários, portanto, elementos que proporcionem energia para os seres vivos como AR que se encontra na atmosfera que envolve a TERRA, a ÁGUA que é encontrada em diferentes lugares, podendo ser doce ou salgada, dependendo da sua origem (rio ou mar) e serve de ALIMENTO para que os organismos vivos prossigam seu ciclo. Outro fator importante para a existência da VIDA é a LUZ. A luz solar é importante fonte não só de claridade, mas também de calor e de energia. A CHUVA é essencial, pois é encarregada de distribuir água pelo planeta e sem ela os ambientes se transformariam em desertos. As FLORESTAS são ambientes naturais compostos por árvores e outras plantas. Nas FLORESTAS vivem muitas espécies animais e vegetais e ao transformarem gás carbônico em oxigênio, purificam o AR. Elas ocorrem em ambientes terrestres e normalmente são nutridas por RIOS. Os RIOS são fonte de água doce que proporcionam a vida aquática. O MAR é comporto por água salgada e também proporciona a vida aquática.



VIDA



AR



ÁGUA



ALIMENTO



LUZ



CHUVA



FLORESTA



RIO



MAR



3. Preservação:



Fazendo uma "costura" com os temas abordados em PRESERVAÇÃO: Como sabemos, as ações humanas provocaram problemas como a EXTINÇÃO (nesta etapa poderá ser feita a associação dos elementos trabalhados nas etapas anteriores: animais, plantas, pessoas, água, ar, luz, alimento). A EXTINÇÃO DE ANIMAIS já ocorreu de forma natural através de fenômenos que inviabilizaram a vida dos Dinossauros, por exemplo, além de diversas espécies de plantas também. Hoje, com o desequilíbrio ecológico, muitos ANIMAIS E PLANTAS estão correndo o risco de EXTINÇÃO. Além de muitos problemas, o principal que afeta a saúde do planeta, das plantas, dos animais, dos rios, dos mares, dos humanos é o problema da POLUIÇÃO. POLUIÇÃO é toda e qualquer sujeira que é despejada no ambiente. Existem diferentes tipos de poluição que ocorrem por diferentes causas ocasionando problemas distintos e/ou semelhantes: A POLUIÇÃO DO AR, DA ÁGUA, DA TERRA. Pesquisas apontam que se tudo continuar como está, haverá um colapso ambiental.



ANIMAIS EXTINTOS



ANIMAIS E PLANTAS EM EXTINÇÃO



POLUIÇÃO



POLUIÇÃO DO AR



POLUIÇÃO DA ÁGUA



POLUIÇÃO DA TERRA - LIXO



ALIMENTOS



4. Reciclagem:



Fazendo uma "costura" com os temas abordados em RECICLAGEM: Uma das primeiras soluções avistadas pelos seres humanos para frear e minimizar os problemas da poluição foi a RECICLAGEM, apesar de estar um tanto deturpado este conceito no sentido de subentender a perpetuação de um sistema de consumo desenfreado. O QUE É RECICLAR? Reciclar é dar um novo ciclo de vida, reutilizando materiais para reduzir a extração de matéria virgem. Para reciclar é importante SEPARAR O LIXO. Esta atitude é uma das primeiras ações individuais importantes para a tomada da consciência ambiental, pois ao realizar a separação do lixo, as pessoas começam a fazer uma "leitura" do tipo de materiais que consomem e começam uma reflexão interna a partir daí. Pouco a pouco, a partir da visão do seu próprio lixo, ampliam este olhar que os fazem perceber POR QUE RECICLAR é importante.



RECICLAR O LIXO



O QUE É RECICLAR?



SEPARAR O LIXO



POR QUE RECICLAR?



Convém esclarecer que os textos apresentados com as palavras-chaves, no CD-Rom e no livro, servirão como ponto de partida para trabalhar questões ambientais, e estão associados aos conteúdos programáticos da série a que se dirige, cabendo ao professor sair do contexto puramente informativo, dando continuidade ao assunto de acordo com os interesses e peculiaridades de sua turma e do ambiente onde vivem. É possível acrescentar ou excluir temas propostos se os mesmos não são referências ao contexto local da realidade do educando.



Enfoque interdisciplinar e sugestões adicionais



Os temas sugeridos podem ser desenvolvidos abrangendo todos os contextos onde podem estar inseridos. É importante integralizar a Educação Ambiental aos conteúdos curriculares e às atividades desenvolvidas rotineiramente na escola.



1 - Enfoque interdisciplinar na Educação Infantil:



Sugestões de atividades e confecções de materiais (confeccionados pelo/a professor/a ou pelas crianças), para desenvolver atividades que possibilitem trabalhar as áreas:



Afetiva: Conversações sobre: nosso relacionamento com a família, amigos, animais, plantas; valorização de todos os seres com os quais compartilhamos a vida; histórias infantis com animais em diferentes ambientes. Confecção de cartões para datas comemorativas utilizando caixas de leite ou de suco, papelão de caixas, enfeitando-os com cola e serragem, cola e palitinhos, colagem com papel de revista, colagem com retalhos de tecido etc.



Vivência em Grupo: Confecção de painéis sobre papel pardo utilizando colagens de gravuras, confecção de quebra-cabeças e jogos de memória, bolas de meia para brincadeiras de "ovo podre" ou "o limão entrou na roda".



Comunicação: Confecção de microfones, confecção de fichas com gravuras grandes de pessoas realizando alguma tarefa, as quais as crianças deverão interpretar o que elas estão fazendo e imitá-las...



Movimento: Confecção de paus com fitas de papel ou de tecido, confecção de bambolês com pedaços de mangueira velha, confecção de pesos com garrafas descartáveis cheias de areia para realizar diversas atividades de educação Física, confecção de chocalhos e tambores com latas...



Necessidades: Confecção de cartazes que apresentem as necessidades básicas dos seres vivos: alimentação, moradia, higiene.



Criatividade: Atividades artísticas utilizando sucata: forrar potes com materiais variados, colagens em painéis, recorte de embalagens e montagem de álbum.



Área Cognitiva: Atividades de observação de elementos naturais com registro após observação. Exemplo: observação de sementes germinando (utilizar sementes variadas que poderão ser plantadas em potes de embalagens); observação da vegetação da escola percebendo classificando quanto a grande/pequeno, alto/baixo, fino/grosso, liso/áspero - o registro oral ou gráfico destas observações é muito importante.



Área Sensorial: Confecção de saquinhos de pano contendo objetos diferentes para brincar de descobrir - pelo tato - o que está no saquinho, confecção do livrinho do tato (várias fichas de papelão com elementos colados), realizar atividades de mímicas (imitando animais, profissões, atividades de higiene), colocarem em potes alguns elementos com cheiro para as crianças descobrir o que está no pote (pote com café, com vinagre, com ervas cheirosas).



Área Espacial: Confecção de fitas com unidades de medidas (ex: 10 palmas da mão) e medir objetos diversos, medir crescimento de plantas com dedinhos, inventar mapas de tesouro (esconder algo no pátio do colégio e apresentar o mapa previamente preparado para as crianças procurarem o tesouro), contar quantos passos dados de um determinado lugar até outro, deitar no chão da sala e desenhar com giz o perfil da criança e da professora e medir...



Área Temporal: Atividades que utilizem ontem, hoje e amanhã - Confecção de cartazes de como estava o tempo ontem, como está o tempo hoje e como às crianças acham que estará o tempo amanhã. Confecção de um calendário mensal para ser apresentado a cada início do mês. Observar a hora do relógio (confeccionado) quando as crianças entram em sala de aula e como está o relógio na hora em que saem (a professora o modifica).



Área de Análise e de Síntese: Confecção de dobraduras simples e observar: "era assim e ficou assim", confeccionar um cartaz de animais filhotes e outro de animais adultos observando como eram e como ficaram (pode ser com gravuras de crianças e de adultos) e fazer comparações. Confeccionar jogos com seqüência lógica classificando por tamanho, por fatos. Coletar sucata em geral e classificá-la quanto ao seu material: plástico, papel, papelão, etc.



Figura Fundo: Confecção de um painel contendo diversas gravuras e brincar de procurar um determinado elemento ou objeto.



Área Psico-Motora: Confeccionar jogos de memória, quebra-cabeças, realizar atividades de recorte, colagens, montagens em espaços predeterminados pela professora, confeccionar fichas com ordens esclarecidas às crianças e apresentá-las seqüencialmente para que as crianças executem (ex: fichas de bater palmas, bater o pé, piscar os olhos, emitir algum som pela boca, etc.).



Esquema Corporal: Confeccionar um boneco com roupas velhas preenchendo-as com jornal, confeccionar máscaras de papel para a cabeça, confeccionar um grande quebra-cabeça com as partes do corpo. Brincar, de dois a dois, de espelho (o que um faz o outro imita).



Motricidade Ampla: Realizar atividades de corrida, competições, rodas cantadas, utilizando objetos confeccionados com sucata: corrida com garrafas de peso leve (dependendo o tamanho da criança por pouco peso na garrafa) - jogos com bolas de meia.



Motricidade Fina: Confeccionar contas com canudinhos e enfiar em cordões para fazer colares, rasgar e picar papel de revista colado-os em espaços pré-determinados, executar bordados com retalhos de lã em cartões perfurados pela professora.



Todas as atividades poderão ser realizadas com muita conversação, destacando sempre a interação que se tem com o ambiente, independente do tipo de atividade que estivermos fazendo.



2 - Enfoque interdisciplinar no Ensino Fundamental – séries iniciais:



Sugestões de atividades para desenvolver atividades que possibilitem trabalhar os mesmos temas em disciplinas distintas;



Disciplina de Estudos Sociais: Conteúdo - Bairro



Enquanto enfocamos os fatores essenciais do estudo sobre bairro poderemos estudar os aspectos ambientalistas (vegetação, limpeza, animais...).



Disciplina de Matemática: Conteúdo - Histórias Matemáticas / Bairro



Poderemos fazer uso das histórias matemáticas para se introduzir questões ambientais.



Por exemplo: Em nosso bairro existem diversos tipos de árvores. Na quadra da nossa escola tem 15 eucaliptos, 12 amoreiras, 5 bergamoteiras e 7 palmeiras. Quantas árvores têm ao todo? Quantas árvores são frutíferas? Quantas árvores não são frutíferas?



Disciplina de Português: Conteúdo - Composição / Bairro



Sugerir como temas de redação assuntos ligados à Educação Ambiental tais como: A natureza do nosso bairro / Um bairro modelo / Coleta de lixo do nosso bairro...



Utilizar textos informativos enfocando acontecimentos relacionados a Ambiente, Ecologia, Preservação e Reciclagem, criar textos, poesias, composições e criar histórias para peças de teatro.



Disciplina de Educação Artística: Conteúdo - Maquete / Bairro



Utilizar sucata para a construção de uma maquete do bairro da escola (A Educação Ambiental anda de "braços dados" com a Educação Artística pelo fato de podermos utilizar o recurso da reciclagem ao desenvolvermos trabalhos artísticos com sucata, salientando que utilizando a sucata estaremos poupando os recursos naturais).



Disciplina de Educação Física: Conteúdo - Competições / Jogos



Confeccionar objetos que poderão ser utilizados para brincadeiras e competições: Pesos com garrafas descartáveis cheias de areia ou água, jornais para delimitar espaços que deverão ser percorridos, bolas de meias de nylon, recheadas com jornais amassados.



Disciplina de Educação Musical:



Criar músicas com as crianças sobre questões ambientais, confeccionar instrumentos com sucata: chocalhos, tambores.



Sugestões de materiais para confecção do/a professor/a:



§ Fantoches com caixas, massa de papel jornal, bolas de jornal forradas com meia de nylon, pés de meia, velhos. Os fantoches podem ser confeccionados utilizando os materiais já citados para formar a cabeça do personagem. Utilizam-se retalhos de tecido para o corpo dos fantoches.



§ Fantoches com vara utilizando copinhos de iogurte, sacos de papel, caixinhas.



§ Livros com cartolina usada ou papelão de caixas contendo: gravuras, números e respectivas quantidades, materiais naturais para tato (areia, folhas, raízes...), linhas e formas geométricas.



§ Brinquedos com caixas, garrafas plásticas, embalagens em geral - bilboquês, carrinhos, chocalhos, caixas enfeitadas.



§ Cartazes com cola (ou grude) com pó de café passado seco, areia, serragem.



§ Quebra-cabeças com gravuras de jornais ou revista.



§ Mini-hortinhas com garrafas descartáveis.



§ Minhocário com garrafas descartáveis.



§ Jogo de boliche com bolas de meia e garrafas descartáveis.



§ Massinha de modelar caseira.



§ Maquetes de casas.



§ Pincéis com lã, corda, esponja, algodão, penas de galinha.



§ Televisão de papelão.



§ Quadrinhos negros para uso das crianças - é só pintar um retalho de chapa de “eucatex” com tinta preta ou verde.



§ Marionetes com a parte interna do rolo de papel higiênico.



§ Carimbos com madeira e cordão; e móbiles com elementos naturais.



Estes foram apenas alguns exemplos e sugestões de atividades interdisciplinares associando os conteúdos programáticos à EA.





ÁRVORE DOS SONHOS

Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será tratado durante o bimestre, trimestre... Ex.: Como gostaríamos que fosse...?

Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o sonho é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos.

Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.



DA CONFUSÃO À ORDEM

Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.

Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido. O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.



O LAGO DE LEITE

(Despertar no aluno o prazer do trabalho em conjunto e a importância da ação individual na contribuição com o todo.

O professor poderá falar um pouco sobre o trabalho na série, para que as crianças entendam a importância do envolvimento de todos para a realização do mesmo).

Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite, então pediu para que cada um dos residentes do local levassem apenas 1 copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. O rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e não de leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "No meio de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém vai notar..."

Questionar com as crianças: Que valor faltou para que a idéia do rei se completasse?

Após a discussão, seria interessante que os alunos construíssem algo juntos, como por exemplo: o painel da sala. A sala pode ser decorada com im recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de mãos dadas, como uma corrente.

Árvore é sinônimo de vida. Uma árvore, por si só, pode nos trazer muitos benefícios. Desde a sombra aconchegante, até a folha de papel. As florestas plantadas (reflorestamentos) pelo homem devolvem a ele serviços e bens. Mas o equilíbrio tem que ser mantido com a preservação das matas nativas e a proteção dos mananciais, onde a flora e a fauna encontram ambientes diversificados.



Sob o aspecto econômico, valiosos produtos obtemos da árvore: madeira para as construções e o mobiliário, celulose para o papel, carvão para as caldeiras, substâncias medicinais, óleos, resinas, gomas, essências, mel, frutos, flores e muitos outros.



Sob o aspecto ecológico, dela recebemos incontáveis benefícios: a proteção dos solos, rios, nascentes; a preservação da vida silvestre; a manutenção da qualidade de vida, e muito mais.



Por tudo isso, é da maior importância a conscientização e a contribuição de cada um de nós, plantando uma árvore e cuidando para que se desenvolva.





TODOS SOMOS NATUREZA







Todos somos natureza

O homem tem de a preservar

Dar ao mundo um bom ambiente

O lixo reciclar

Sem a vida estragar.



Somos todos felizes

Ontem, hoje e amanhã

Mais tarde relembraremos

O mundo que criamos

Sempre a plantar e a cuidar.



Natureza é a vida

Amá-la é um dever

Tratar das florestas

Uma obrigação.

Reutilizar, reduzir e reciclar

Está ao alcance de todos.

Zona verde defenderá

A Terra agradecerá.







Plante uma Árvore no dia 21 de Setembro







Brasil o “Dia da Árvore” é comemorado a 21 de Setembro e é um dia muito importante. Em Portugal, que se encontra no hemisfério Norte, o “Dia da Árvore” festeja-se no dia 21 de Março.



No Brasil inicia-se a Primavera em 22 de Setembro, uma estação onde as flores nascem e onde a natureza recupera a vida. A data simboliza o recomeço de um novo ciclo para o meio ambiente, e a altura ideal para reforçarmos nossos apelos pela preservação do planeta e da natureza em geral.



A data no Brasil é ‘móvel’ em alguns estados, devendo-se, portanto observar este item com atenção no calendário de datas comemorativas.



Devemos aproveitar esta o Dia da Árvore para ensinar nossos filhos o amor pela natureza, pelas plantas, pelo verde e porque não também pelos animais. Com a aproximação desta data podemos abordar este tema de uma forma natural, executar atividades como: desenhos para colorir, artes manuais que incluam o tema ‘árvore’, e a melhor de todas as atividades... Plantar uma árvore!



Eu quando pequena plantei diversas árvores e lembro deste feito com muito carinho e saudades. Plantar uma árvore irá marcar positivamente a vida do seu filho para sempre. Quando ele estiver adulto vai se lembrar de que um dia você e ele plantaram junta uma árvore, se você tiver quintal em casa que comporte uma árvore melhor ainda. Vocês vão poder cuidar do crescimento da árvore juntos e aprender muito com isso.



Imagine quando ele estiver mais crescido e olhar uma bela e frondosa árvore no jardim de sua casa e lembrar-se: ‘Eu e minha mãe plantamos juntos esta árvore!’. Será uma recordação gratificante, e sem dúvida ele terá aprendido a amar a natureza e a preservá-la.



Pense nisso!



























Avaliação



A avaliação ocorrerá concomitantemente ao processo de avaliação utilizado pela escola, ressaltando a importância de o/a professor/a "avaliar" qualitativamente, através das atividades desenvolvidas, o envolvimento, a participação, a colaboração e a compreensão dos assuntos trabalhados, podendo realizar também uma auto-avaliação, conduzindo o educando a uma reflexão e a um posicionamento após cada etapa apresentada. Desta forma será possível perceber o que não ficou claro e a partir disto reforçar assuntos que mereçam maior atenção. A avaliação contará com um processo cumulativo/qualitativo no que diz respeito à aquisição de conhecimentos necessários e mudanças de atitudes para atingir a meta da conscientização ambiental.