sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

PROJETO: OUTONO ESTAÇÃO DAS FRUTAS - EM CONSTRUÇÃO



PROJETO: OUTONO – ESTAÇÃO DAS FRUTAS

INTRODUÇÃO:
O presente artigo resultou de trabalho desenvolvido na escola onde os professores tem como propósito deste projeto frutas é oferecer as crianças oportunidade para descobrirem a importância das frutas em nosso organismo.
Partindo da necessidade de desenvolver na criança uma educação ambiental, integrando-a ao seu meio ambiente, iniciamos este trabalho com o objetivo de estimular a percepção sensorial e ambiental das crianças. Tendo como referencial os alimentos do dia a dia, escolhemos as frutas por serem mais acessíveis ao paladar das crianças.
O projeto teve como objetivo inserir na alimentação dos alunos o costume de comer frutas e também de ensinar que as frutas são alimentos saudáveis e ricos em nutrientes, além é claro que são deliciosos.


JUSTIFICATIVA:
O propósito deste Projeto é oferecer às crianças oportunidades para
descobrirem a importância das frutas em nosso organismo – corpo e que devemos ter uma boa alimentação enriquecida de muitas frutas, verduras e cereais... Para crescerem fortes e saudáveis.



RESUMO:
Basta ser curioso e dedicar um pouco de seu tempo para observar a flora de sua região, olhando beiras de estrada, matas ciliares, ou mesmo pequenos agrupamentos de arvores que sobrevivem ao desmatamento. Talvez você encontre ali uma fruta que poderá matar a fome de milhões de pessoas no futuro!

PALAVRAS-CHAVE:Saúde, meio ambiente, ludicidade, interação, criança, higiene


OBJETIVOS GERAIS:
- Estimular e valorizar a importância da ingestão de frutas para o bom funcionamento do corpo
humano;
- Desenvolver a capacidade de relacionar as informações sobre as vitaminas encontradas em cada fruta
trabalhada;
- Introduzir algumas receitas, através do estudo das frutas;
- Desenvolver o espírito de cooperação no trabalho em grupo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Explorar as formas e as cores das frutas;
- Explorar os sabores;
- Explorar os nomes das frutas;
- Explorar os conceitos: grande, médio, pequeno. Dentro e fora;
- Identificar frutas verdes/maduras e suas cores;
- Associação número-quantidade;
- Comparação de quantidade e tamanho;
- Descriminação das frutas por: cor, tamanho, forma;
- Quantidade: muito/pouco, mais menos; - Textura das frutas;
- Paladar: doce/azedo;
- Poesia;
- Explorar tipos de plantas, seus sabores e suas cores dos tipos de frutas;
- Leitura de texto;
- Trabalhar o valor vitamínico das frutas;
- Problemas com adição;
- Receita;
- Soma e Subtração;
- O poder medicinal das frutas;
- Conhecimento de árvores que produzem frutos para nossa alimentação.

REFERENCIAL TEÓRICO:

O Outono é a estação do ano que sucede ao Verão e antecede o Inverno. É caracterizado por queda na temperatura , (exceto nas regiões próximas ao equador) e pelo amarelar das folhas das árvores, que indica a passagem de estações.

O Outono do hemisfério norte é chamado de "Outono boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Outono austral". O "Outono boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro. O "Outono austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 20 de março e termina a 20 de junho.

A alimentação é uma das maiores preocupações dos pais, principalmente quando os filhos não gostam ou não tem o hábito de comer verduras e frutas. As crianças adoraram poder fazer sucos de frutas e descobriram os sabores e as propriedades que as frutas possuem.
As ações para o desenvolvimento do projeto aglutinaram-se em torno de três, individualizados, mas não excludentes momentos: sensibilização, investigação, socialização. A ênfase na percepção corporal e ambiental esteve subjacente à escolha de todas as atividades realizadas tanto intra como extra classe. Começou em sala de aula e estendeu-se para o ambiente natural onde as frutas poderiam ser encontradas. Nas "aulas – passeio" os sentidos foram aguçados e utilizados para observar, perguntar e escutar conforme metodologia de campo para percepção ambiental sugerida por Whyte (1978). Apropriando-se sensorialmente das frutas, conhecendo o ambiente de origem de algumas delas, elaborando com símbolos o conhecimento adquirido, "escrevendo livros" e plantando um canteiro os pequeninos desenvolveram-se pessoal e socialmente além de ampliarem seu universo cultural, posicionando-se frente ao meio ambiente.

METODOLOGIA:
Pesquisar sobre as frutas mais comuns assim como as exóticas;

Confeccionar cartazes utilizando sementes de frutas, rótulos de produtos industrializados onde há o uso das mesmas;

Elaborar livrinho sobre o ABC das frutas;

Criar receitas simples e prepará-las em sala para degustação de frutas;

Manipular teatro de fantoches, onde as frutinhas serão os personagens principais;

Aproveitar lascas de frutas para sucos e doces.

Incentivar o consumo das frutas de época.

Apresentar histórias e músicas relacionadas com as frutas;

Preparar exposição para os pais sobre toda a aprendizagem do projeto.


CANÇÃO DE OUTONO

Perdoa-me, folha seca,
não posso cuidar de ti.
Vim para amar neste mundo,
e até do amor me perdi.

De que serviu tecer flores
pelas areias do chão,
se havia gente dormindo
sobre o própro coração?

E não pude levantá-la!
Choro pelo que não fiz.
E pela minha fraqueza
é que sou triste e infeliz.
Perdoa-me, folha seca!
Meus olhos sem força estão
velando e rogando áqueles
que não se levantarão…

Tu és a folha de outono
voante pelo jardim.
Deixo-te a minha saudade
- a melhor parte de mim.
Certa de que tudo é vão.
Que tudo é menos que o vento,
menos que as folhas do chão…

(cecília Meireles)


AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO

Percebendo que é necessário desenvolver o hábito saudável do consumo das frutas na alimentação diária e que a higiene e a saúde são de suma importância, e estão intimamente ligadas, através desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade da higiene com os alimentos para se ter uma alimentação saudável.É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre voltado para o fatorsaúde. A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de saúde e vida" e que merece carinho e tratamentos especiais.


CONCLUSÃO:

As crianças tiveram a oportunidade para descobrirem a importância das frutas em nosso organismo – corpo e que devemos ter uma boa alimentação enriquecida de muitas frutas, verduras e cereais... Para crescerem fortes e saudáveis.
A educadora, peça fundamental desse trabalho, demonstrou disposição e colaboração diante da idéia apresentada. Entretanto, foi notado um baixo nível de exigência quanto à higiene das crianças. Segundo relatado, as crianças da referida turma só escovam os dentes ao chegar na creche.
Foi notado que nem sempre lavam as mãos antes de lanchar ou jantar.
Integrando-se ao conhecimento produzido sobre as frutas, ao longo dos momentos do projeto, vivências e experiências enfatizaram a importância do respeito ao outro e ao ambiente. A educação ambiental implica uma adoção de postura ética frente ao ambiente, sem esquecer que eu e o outro somos parte desse ambiente. Entendemos que de forma incipiente essa postura começou a ser gestada pelos pequeninos.

Além do aprendizado das crianças, o desenvolvimento do projeto propiciou às professoras um momento de refletir e escrever sobre a própria prática, abrindo outros caminhos para novas realizações.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


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FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 2. ed. Campinas: Papirus, 1995.

FREITAS, Maria Tereza de Assunção. Vygotsky e Bakhtin. 2. ed. São Paulo: Ática, 1995.

GRÜN, Mauro. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 1996.

GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. São Paulo: Papirus, 1995.

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SAMPAIO, Rosa Maria W. F. Freinet: evolução histórica e atualidades. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1994.

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