quinta-feira, 17 de junho de 2010

MOLDES EM EVA


MOLDES E DICAS EM E V A


O Etil vinil acetato, também conhecido como EVA é um material emborrachado utilizado em diversos artesanatos e decorações, e é bastante procurado por sua versatilidade de manuseio e cores, e também o custo acessível. Com ele, podemos fazer desde capas de livros e cadernos, até a decoração de quadros e malabares. São utilizados uma infinidade de materiais para se trabalhar com o EVA, estiletes, tesouras decorativos, colas, entre outros apetrechos.







Algumas dicas básicas para melhorar seu trabalho com o EVA:

Use lápis de ponta fina ou agulha sem ponta para riscar, sempre riscando levemente;
Para limpar basta lavar com detergente neutro;
Moldes podem ser feitos em cartolina, ou até mesmo o próprio EVA;
Corte o EVA de preferência com estilete, sempre com bastante firmeza;
Para pedaços pequenos ou curvas, é indicado utilizar uma tesoura convencional ou uma própria para curvas;
Para retirar as imperfeições de corte, pode-se utilizar uma lixa, passando nas pontas sempre com muito cuidado;
Para colar normalmente é utilizada a cola quente, pode ser utilizada a cola de contato, que é indicado para o uso com peças pequenas.

As cores


Cores Primárias

O vermelho, o amarelo e o azul são chamadas cores primarias, porque são cores que iniciam o círculo cromático.



Cores Secundárias


Afinal precisamos entender que se misturarmos as cores primárias duas a duas iremos obter as cores secundárias.


Veja como se formam as seguintes cores secundárias feitas com as primárias:



Cores Terciárias


São obtidas pela mistura de uma primária com uma ou mais secundárias.


Na imagem abaixo fica mais fácil entender:






Cores Complementares


Para dar um efeito de maior luminosidade nas cores e fazer as sombras das figuras, usa-se colocar lado a lado, as cores complementares e contrastantes. Elas são chamadas assim porque uma não precisa da outra para a sua formação, porém elas se completam e colocadas uma ao lado da outra dá um efeito muito bonito.


É só você marcar uma cor primária, por exemplo o azul, e procurar a cor que fica no lado oposto do cromático.


A cor complementar do azul é o laranja , do vermelho é o verde e do amarelo é o violeta.


Círculo Cromático






O círculo cromático está formado, perceba que as cores primarias ficam intercaladas com as cores secundárias. Em cada lado de uma das cores secundárias estão as cores primarias que se formam.


Cores Análogas


São cores análogas porque há nelas uma mesma cor básica. Por exemplo o amarelo-ouro e o laranja-avermelhado tem em comum a cor laranja.


São usadas para dar a sensação de uniformidade.


Criando novas cores


Pegue : Azul ultramar, Vermelho, Amarelo e Branco.


Agora misture e veja o resultado da mistura das cores:


Azul + Amarelo = Verde


Azul + Vermelho = Violeta


Vermelho + Amarelo = Laranja


Laranja + Verde = Ocre


Ocre + Amarelo = Amarelo indiano


Vermelho + Verde = Vermelho venezza


Verde + Violeta = Sombra esverdeada


Violeta + Ocre = Siena queimada


Violeta + Vermelho = Carmim


Laranja + Branco = Beje


Branco + Carmim = Laca rosa


Branco + Violeta = Violeta médio


Azul + Branco = Azul cobalto


Amarelo + Branco = Amarelo canário


Violeta + Verde + Azul = Preto


Preto + Amarelo = Verde musgo


A cor é sensação porque as cores afeta o nosso estado de espírito e nossas emoções. Algumas nos deixam felizes, outras nos fazem mergulhar na melancolia, outras relaxam, algumas distraem e outras nos dão energia

ARTES DA VÂNIA EM E V A


PULSEIRAS COLORIDAS

"A febre das pulseiras coloridas.

• De inocente mesmo só as cores. As pulseiras de plástico multicoloridas são chamativas visualmente, mas escondem um jogo perigoso que começa a chegar no Rio de Janeiro.
Chamado ‘Snap’, que significa estalar, arrebentar, o jogo é um código para experiências sexuais, onde cada cor significa um grau de intimidade, que vai desde um simples abraço até a relação sexual.
A pulseira, feita de silicone, é o começo de uma polêmica que ainda vai gerar muita discussão, principalmente entre pais, jovens e educadores.
À primeira vista, ninguém imagina do que trata, mas a moda que surgiu na Inglaterra, se disseminou pela internet e chegou às escolas. Quem usa as pulseiras está automaticamente participando de um tipo de jogo (o Snap), que funciona assim: uns tentam arrebentar a pulseira do outro. Aquele que consegue ganha o direito ao ‘ato’ ao qual a cor da pulseira corresponde. As prendas’ vão desde um carinho até uma atividade sexual.
As pulseiras estão sendo comercializadas livremente em camelôs, armarinhos e lojas de variedades. É possível comprar 12 unidades por R$ 1,50. A princípio, as bijuterias parecem um item de moda. O perigo está em utilizá-las como elemento pejorativo, cujo objetivo é destruir os valores da família e encaminhar esses jovens para iniciação sexual promíscua.
Pais chocados
• Algumas mães ouvidas pela reportagem do Hora H, em Nova Iguaçu, que não quiseram ser idenficadas, disseram estar chocadas com o comportamento de adolescentes e jovens de hoje, através da banalização do sexo. Estou horrorizada. Se estiver acontecendo na escola, é obrigação da direção adotar medidas para proibir o uso das pulseiras”, disse. “Não adianta proibir a prática. É preciso que haja um diálogo, palestras de conscientização para afastá-los do perigo. Nem tudo está perdido”, revelou outra mãe, ao contar que a filha, de 14 anos, usava as bijuteria, mas quando soube da ‘brincadeira’ decidiu tirar por contra própria.
CÓDIGO DAS CORES
• O Domingo Espetacular, programa da Rede Record, exibiu uma reportagem sobre o assunto. A matéria chama atenção as cores das pulseiras e alerta os pais: Amarela - Abraço; rosa - mostrar o peito; laranja - dentadinha de amor; roxa - beijo com a língua e talvez sexo; verde - chupões no pescoço; vermelha - fazer uma lapdance; rosa - sexo oral a ser praticado pelo rapaz; branca - a menina escolher o que preferir; azul - sexo oral a ser praticado pela menina; preta - fazer sexo com o rapaz que arrebentar a pulseira; dourada - fazer todos os citados acima.
 Assunto muito interessante, copiei do Blog Aprendendo a compartilhar.

DIA DOS NAMORADOS



Existem diferentes versões sobre a origem do dia dos namorados. É bem provável que a festa dos namorados tenha sua origem em um festejo romano: a Lupercália. Em Roma, lobos vagavam próximos às casas e um dos deuses do povo romano, Lupercus, era invocado para manter os lobos distantes. Por essa razão, era oferecido um festival em honra a Lupercus, no dia 15 de fevereiro. Nesse festival, era costume colocar os nomes das meninas romanas escritos em pedaços de papel, que eram colocados em frascos. Cada rapaz escolhia o seu papel e a menina escolhida deveria ser sua namorada naquele ano todo.
O dia da festa se transformou no dia dos namorados, nos EUA e na Europa, o Valentine’s Day, 14 de fevereiro, em homenagem ao Padre Valentine. Em 270 a.C., o bispo romano Valentino desafiou o imperador Claudius II que proibia que se realizasse o matrimônio e continuou a promover casamentos. Para Claudius, um novo marido significava um soldado a menos. Preso, enquanto esperava sua execução, o bispo Valentine se apaixonou pela filha cega de seu carcereiro, Asterius. E, com um milagre, recuperou sua visão. Para se despedir, Valentine escreveu uma carta de amor para ela. Foi assim que surgiu a expressão em inglês "From your Valentine". Mesmo tido como santo pelo suposto milagre, ele foi executado em 14 de fevereiro.
O feriado romântico ou o dia dos namorados judaico: desde tempos bíblicos, o 15º dia do mês hebreu de Av tem sido celebrado como o Feriado do Amor e do Afeto. Em Israel, tornou-se o feriado das flores, porque neste dia é costume dar flores de presente a quem se ama. Previamente, era permitido às pessoas só se casar com pessoas da sua própria tribo. De certo modo, era um pouco semelhante ao velho sistema de castas na Índia. O 15 de Av se tornou o Feriado de Amor, um feriado judeu reconhecido durante os dias do Segundo Templo. Em tempos bíblicos, o Feriado do Amor era celebrado com tochas e fogueiras. Hoje em dia, em Israel, é costume enviar flores a quem se ama ou para os parentes mais íntimos. A significação e a importância do feriado aumentaram em anos recentes. Canções românticas são tocadas no rádio e festas 'Feriado do Amor' são celebrados à noite, em todo o país. (Jane Bichmacher de Glasman, autora do livro "À Luz da Menorá").
No Brasil, a gênese da data é menos romântica. Alguns a atribuem a uma promoção pioneira da loja Clipper, realizada em São Paulo em 1948. Outros dizem que o Dia dos Namorados foi introduzido no Brasil, em 1950, pelo publicitário João Dória, que criou um slogan de apelo comercial que dizia "não é só com beijos que se prova o amor". A intenção de Dória era criar o equivalente brasileiro ao Valentine's Day - o Dia dos Namorados realizado nos Estados Unidos. É provável que o dia 12 de junho tenha sido a data escolhida porque representa uma época em que o comércio de presentes não fica tão intenso. A idéia funcionou tão bem para os comerciantes, que desde aquela época, o Brasil inteiro comemora anualmente a data. Outra versão reverencia a véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.


Adaptação: Lilian Russo


(Fontes: Revista Época, edição 160/2001; IBGE Teen e Revista Eletrônica Rio Total)


AS TRÊS PENEIRAS VERDADE.BONDADE.NECESSIDADE

As Três Peneiras (Liderança)

Olavo foi transferido de setor.
Logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe, saiu-se com esta:
- Chefe o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Marco.
- Disseram que ele… – Antes mesmo de terminar a frase, Juliano, o chefe, interrompeu:
- Espere um pouco Olavo, o que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?
- Peneiras? Que peneiras, chefe?
- A primeira Olavo, é a da VERDADE.
Você tem certeza que este fato é absolutamente verdadeiro?
- Não, não tenho não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram…Mas eu acho que…
E, novamente Olavo é interrompido pelo chefe.
- Então sua história já vazou a primeira peneira.
Vamos então para a segunda peneira que é a da BONDADE.
O que você vai me contar é coisa boa? Gostaria que os outros também dissessem isso a seu respeito?
- Claro que não! Deus me livre, chefe! – diz Olavo assustado.
- Então – continua o chefe – Sua história vazou a segunda peneira.
Vamos ver a terceira que é a da NECESSIDADE.
Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda a melhorar a empresa e seu ambiente de trabalho?
- Não, chefe. Passando pelo crivo destas peneiras, vi que não sobrou nada do que eu iria contar – falou Olavo surpreendido…
- Pois é, Olavo. Já pensou como as pessoas seriam mais felizes e as empresas muito mais agradáveis pra se trabalhar se todos usassem essas peneiras? – diz o chefe sorrindo, e continua …
- Da próxima vez em que surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo das três peneiras antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante: Verdade, Bondade e Necessidade.

Pessoas inteligentes falam sobre idéias. Pessoas comuns falam sobre coisas. Pessoas medíocres falam sobre pessoas.

Qual é o perfil da pessoa fofoqueira? Geralmente são pessoas infelizes consigo mesmas, com a vida, com o trabalho, com a família, enfim, nada pra elas tem uma razão nem um sentido positivo. A pessoa fofoqueira, como não tem perspectivas e nem motivação pessoal, ocupa o seu tempo julgando e falando mal da vida alheia.
A fofoca chega até nossos ouvidos, geralmente com as seguintes frases:
- Já está sabendo da novidade?
- Sabe da última?
-Você não vai acreditar…
Independentemente da frase maldosa que venha a chegar aos seus ouvidos, pense: Se alguém fala mal de algum conhecido para mim, quem me garante que quando viro as costas essa pessoa não estará falando mal de mim também?
Caso a fofoca venha acompanhada da seguinte frase: Vou te contar uma coisa, mas jura que guarda segredo?
Desbanque o fofoqueiro com classe, dizendo: Se é um segredo seu, sinto-me lisonjeado por você confiar em mim. Caso eu não possa ajudá-lo, pelo menos ouvirei e guardarei segredo, mas se for fofoca sobre a vida de alguém, por favor, não me conte, pois não quero saber!
Não aproveite o impulso diante de uma situação para falar mal de alguém. Não julgue o todo por uma parte, e não julgue para não ser julgado. Lembre-se de que quando você aponta um dedo para uma pessoa na intenção de julgá-la, três dedos da sua própria mão se voltam contra você.




a fofoca (rádio peão, rádio corredor, telefone sem fio) é um dos mais nocivos instrumentos de desagregação no ambiente de trabalho. O verdadeiro líder deve fazer uso destas três peneiras sempre que comentários mal-intencionados chegarem até ele. Não devemos esquecer que toda história tem pelo menos dois lados, e pra tomarmos decisões justas e acertadas, todos os envolvidos precisam ser ouvidos.