terça-feira, 17 de agosto de 2010

Como ajudar seu filho a aprender os conceitos básicos da matemática

Para o seu filho ter sucesso com a matemática mais avançada, é essencial que ele memorize os seus fatos básicos no nível do automatismo. Isto pode ser conseguido através de habilidade e de estudo intensivo repetido, bem como alguns métodos mais criativos. Pode acontecer rapidamente para seu filho, ou pode demorar tempo, mas através de práticas centradas, ele será capaz de aumentar a sua proficiência. Há vários links no final deste artigo com planilhas imprimíveis, tabelas e jogos online. Além disso, existe uma vasta seleção de jogos pré-fabricados, cartões, cartazes, etc, disponíveis para compra, que exercitam os conceitos básicos da matemática. Se você preferir, estes materiais prontos para uso podem ser comprados sem você ter que envolver o seu cérebro com muita matemática!
  1. Saiba o que são os fatos básicos matemática e quando são aprendidas. Os conceitos básicos da matemática, tal como contagem e adição, são apresentados ao seu filho já no jardim de infância, utilizando objetos concretos. Através do primeiro e segundo ano vão ter uma extensa prática adicionando e subtraindo números inteiros de um dígito, juntamente com a aprendizagem de muitos outros conceitos e habilidades. No terceiro ano são apresentados ao seu filho os conceitos de multiplicação, e ele continuará a desenvolver o domínio destas operações no quarto ano, quando começará a estudar a divisão. A ordem exata e a maneira como os fatos e conceitos matemáticos são apresentados varia de acordo com o currículo que a escola do seu filho utiliza. Este artigo é sobre como praticar os conhecimentos matemáticos básicos, e de um e dois dígitos sob a forma de 5 + 4 = 9, 6 - 3 = 3, 7 x 4 = 28, e 12 * 4 = 3. Essencialmente, o seu filho deve demonstrar o domínio destes conhecimentos, até ao final do quarto ano, a fim de estar preparado para os desafios da matemática mais avançada.
  2. Entenda as famílias de conhecimentos ligados à adição/subtração. Estes conhecimentos são grupos de três números que estão relacionados entre si. 4 + 3 = 7, 7 - 3 = 4, e 7 - 4 = 3, ou seja, os números 4, 3 e 7 estão relacionados entre si de diversas formas, e a estrutura e significado destes relacionamentos dependem diretamente das operações feitas sobre eles, ou seja, dos sinais utilizados nas operações. Faça seu filho notar que 4 + 3 é o mesmo que 3 + 4 (esta inversão é verdadeira para a adição, mas não para a subtração). O uso destes relacionamentos no ensino dos conceitos matemáticos ao seu filho vai ajudá-lo com os conceitos por trás os números, assim como a memorização dos conhecimentos propriamente ditos.
  3. Entenda as famílias de conhecimentos ligados à multiplicação/divisão. O mesmo ocorre com as famílias de conhecimentos relativos à multiplicação e divisão. 6 x 7 = 42, 42 * 7 = 6 e 42 * 6 = 7. Novamente, 6 x 7 é o mesmo que 7 x 6. Essa inversão é verdadeira para a multiplicação, mas não para a divisão. Lembre-se que a multiplicação é introduzida antes da divisão. Pode ser benéfico praticar a multiplicação logo antes de a multiplicação/divisão começar a ser ensinada.
  4. Crie ou compre cartões de memória (observação: nos EUA, estes cartões são chamados flashcards e são extensivamente utilizados, tanto em escolas quanto em casa. Não são muito conhecidos nem utilizados no Brasil, mas são na verdade muito úteis. Se você está realmente interessado em proporcionar uma base sólida a seu filho, pesquise sobre o assunto na Internet e "copie" esta idéia dos americanos. Você não vai encontrá-los prontos aqui no Brasil, então não economize no material e dê asas absolutamente soltas à sua imaginação, criando belíssimos materiais para seu filho e fazendo-o participar da confecção. Você pode ter certeza de que não vai se arrepender - a formação de seu filho agradece!) Você pode recortar triângulos de cartolina ou papel cartão. Escreva os números em cada canto e o os sinais das operações nos lados. A própria confecção dos cartões  será um processo de aprendizagem para seu filho. Use tabelas de adição/subtração ou multiplicação/divisão como um guia, para fazer um jogo completo.
  5. Seu filho deve entender o conceito subjacente aos fatos matemáticos, antes que se espere que ele os decore. Em outras palavras, ele deve ser capaz de visualizar o conceito e aplicá-la aos problemas da vida real para que possa realmente encontrar um sentido neles. Usando objetos simples (como bolinhas de gude, tampinhas, lápis, ou clipes para papel) seu filho deve ser capaz de representar 12 - 3 = 9 fisicamente pelo movimento dos objetos e realmente vendo o problema. Do mesmo modo, se souber que 8 * 3 = 24, então a deve ser capaz de conceitualizar (através de um desenho, por exemplo) que se você tem 3 pizzas com 8 fatias cada um, então você terá um total de 24 fatias. Construa conceitos numéricos praticando contagem de 2 em 2, de 5 em 5, de 10 em 10, para frente e para trás. Isto também ajudará seu filho a entender como os números têm padrões, e como estão relacionados. Se seu filho puder contar: 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50, etc, então a operação 5 x 7 = 35 estará bem embasada em um padrão lógico com sentido. A consulta a um quadro com estas contagens ajuda a tornar estes padrões mais visuais. Você pode criar este quadro, também, com seu filho. O truque sempre é deixar que ele faça a maior parte do trabalho (afinal, a aprendizagem é dele, não é?), sem perceber isto, ficando para você mais a tarefa de supervisionar a correção (ou seja, a qualidade). Sem esses entendimentos básicos ele terá montanhas de fatos na cabeça, desconectados da vida real. Além disso, este tipo de aplicação dos conhecimentos matemáticos é necessário para o sucesso acadêmico. Há uma ênfase em problemas descritivos (também chamados de histórias matemáticas) nos currículos de matemática e em testes padronizados.
  6. Saber como e com que freqüência praticar é importante. Os cartões de memória são agregadores dos conhecimentos matemáticos. Faça seu próprio conjunto ou compre. Mantenha-os à mão. Tenha um jogo em casa e outro no carro. Pratique em torno de dez minutos a cada sessão. Isole os fatos que eles sabem e não sabem. Em outras palavras, tire os cartões que são fáceis para ele, ou concentrem-se apenas em um certo conjunto (como as multiplicações por 7) por um tempo. Comece onde seu filho está, e construa habilidades. Não importa o que eles deveriam saber, trabalhe na direção de onde eles deveriam estar. Não sobrecarregue nem a si nem ao seu filho. Demanda prática e tempo. Há muitos jogos que exercitam os conceitos matemáticos de forma divertida. Você pode encontrá-los disponíveis online. Versões em CDs também estão disponíveis em lojas de CDs ou de computadores, e custam menos do que você pensa. Livros de exercícios também são excelentes, já que têm o benefício da prática escrita. Em vez de adquirir livros inteiros, imprima os materiais da sua escolha conforme necessário (das páginas da Internet ou dos CDs que você comprou); mantenha-os organizados em pastas. Procure joguinhos que apliquem os conceitos, ou integre-os você mesmo nos jogos preferidos de seu filho. Você pode exercitar os conceitos matemáticos jogando UNO, que é um jogo de cartas popular e fácil. Quando um jogador colocar na mesa um 3 azul sobre um 4 azul, deverá dizer 7 se vocês estiverem praticando adição, e 12 se estiverem praticando a multiplicação. Bingo matemático é outra maneira divertida e fácil de exercitar. Você pode criar suas próprias cartelas de bingo com problemas em ordem aleatória escritos nos quadrados, e as respostas nas cartas que você vai tirando. Você pode ter um conjunto para adição, um para subtração, etc, e mais tarde combiná-los se seu filho estiver pronto para revisão. Procure sempre por situações da vida real, para ilustrar como a matemática é utilizada: o armazém, pagamento de contas, receitas culinárias, são apenas algumas das situações onde você pode colocar em destaque o uso dos conceitos. Seja consistente, mas não exagere na dose do ensino. Seu filho pode começar a sair de sintonia se você falar sobre conceitos matemáticos 24 horas por dia, 7 dias por semana - isto são 168 horas por semana. Opa, eu exagerei, não foi?
  7. Contar nos dedos mostra falta de automatismo. Se o seu filho está contando com os dedos ou desenhando pequenos grupos de traços e contando-os para resolver conceitos matemáticos, ele não tem os fatos memorizados. Se isso ajuda a criança a desenvolver seu entendimento do conceito, no começo, então é benéfico. Deixe-o passar por essa fase. Mas, finalmente, ele precisa "conhecer" os fatos; ele precisa decorá-los e dar respostas quase que imediatamente.
  8. Velocidade é o nome do jogo. Por que é importante ser capaz de preencher uma página inteira de problemas, em dois minutos? Esta velocidade reflete a taxa necessária para que se faça mais matemática avançada. Por exemplo, resolver um problema de subtração de três dígitos requer não só conhecer a seqüência correta de passos, mas também aplicar os conhecimentos de subtração várias vezes dentro  um problema. Automatismo significa que ele pode dizer os conceitos de memória tão facilmente quanto pode contar até dez. Torna-se um conjunto de informações memorizadas. Novamente, ele deve ser sempre capaz de explicar os conceitos por trás dos fatos, uma vez que problemas em palavras constituem grande parte da instrução matemática.
  9. Monitore os progressos. A coisa divertida sobre a prática dos fatos matemáticos é que é fácil de seguir a melhora. A professora de seu filho poderá estar realizando atividades cronometradas todas as semanas. Faça seu filho sentir orgulho de seu progresso.Se seu filho está alcançando as habilidades que deveria, consiga uma porção de testes e faça-os em casa. A professora de matemática de seu filho provavelmente pode dar-lhe cópias, você poderá imprimi-los da Internet, ou comprar livros. Torne isto divertido. Ponha adesivos coloridos sobre os testes mostrando o êxito, ou faça um quadro com o registro de seus avanços. Coloque-os no refrigerador em casa.
  10. Busque melhorias em outras áreas da matemática. À medida que seu filho começa a aumentar a proficiência nos conceitos matemáticos, outras áreas da matemática devem começar a melhorar. Pergunte ao professor do seu filho sobre isso e comemore todos os sucessos de seu filho.
Ajudar o seu filho a aprender os seus fatos básicos da matemática em casa é a melhor maneira de garantir uma base sólida a partir da qual ele construirá seu conhecimento matemático. Uma prática lenta e regular é a chave para progredir. Seja criativo e torne a prática o mais divertido possível, e seu filho irá receber uma mensagem positiva sobre a sua aprendizagem e desenvolver bons hábitos que irão migrar para outras áreas acadêmicas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODO COMENTÁRIO QUE VIER PARA UM CRESCIMENTO MÚTUO, SERÁ ACEITO. OBRIGADA, PRECISAMOS CONSTRUIR PONTES!!!