segunda-feira, 7 de junho de 2010

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

GRAVIDEZ É COISA SÉRIA






A gravidez na adolescência é um problema que sempre existiu, mas que infelizmente está se tornando cada vez mais freqüente em nossa sociedade. Hoje, adolescentes são forçados a viver uma vida adulta, perdendo a oportunidade de aproveitar sua juventude e assumindo responsabilidades que ainda não chegaram ao seu conhecimento, suas emoções. Sua visão de mundo ainda é pequena. A vida é um ciclo completo e de forma alguma ele pode ser acelerado.


Em nossos tempos, jovens acham normal relações sexuais entre namorados, ignorando talvez a hipótese de uma gravidez indesejada, responsabilidade essa que não pode ser jogada nos ombros de ninguém mais. Em plena adolescência o corpo dos jovens ainda não completou seu desenvolvimento, um turbilhão de emoções ao seu redor, a dependência de um responsável, visões de vida e de viver que precisam muito ser complementadas. O tempo e as experiências são que nos tornam adultos. Uma gravidez atropelaria todo esse processo, podendo trazer conseqüências graves.






Uma adolescente sofre muito com uma gravidez. O bebê nasce muitas vezes prematuro, com baixo peso, problemas de saúde. Uma gravidez considerada de risco, um pai imaturo, impossibilitado para suportar tal situação ou talvez um que não assuma essa responsabilidade, abandonando mulher e filho. Avós que sofrem com a nova vida, realidade essa que julgavam distante.






Gravidez é algo sério, embora muitos não a considerem. Concordam com a idéia de que um aborto resolveria o problema e a vida poderia continuar normalmente. Mas será que a consciência de uma pessoa não pesa sabendo que uma vida poderia ter sido poupada se o dever de assumir uma responsabilidade falasse mais alto dentro dela? Ou será que não teria sido diferente se na hora certa ela tivesse usado a cabeça e lembrado que existem métodos contraceptivos capazes de evitar uma gravidez indesejada? Talvez, parar e pensar que existem mil e um modos de aproveitar a adolescência, que sexo pode não ser o único meio para conhecer melhor o outro e muitas vezes “prova de amor” que existe, resolveria o problema de inocentes indesejados no mundo.






Logo, uma gravidez, uma nova vida é sempre algo muito bom, mas é preciso aproveitar cada idade, a magia que possui a adolescência, viver e entender que existem maneiras mais tranqüilas de trazer ao mundo um novo ser humano.


























Cristina – 8ª Série






Professora Queila F. B. Rossi






Língua Portuguesa






E. M. Profª Ada Sant’Anna da Silveira






Joinville - SC














































--------------------------------------------------------------------------------






















Gravidez na adolescência: uma realidade fora do tempo.














Nos tempos atuais, a gravidez na adolescência está cada vez mais atingindo nossos jovens.






Nessa idade eles não pensam nas conseqüências que uma transa mal planejada pode trazer ou simplesmente por problemas emocionais , por terem vergonha de dizer não, acabam não usando os métodos anticoncepcionais.






A conseqüência disso é a gravidez. Muitas adolescentes ficam com medo de ser mãe e em muitos casos acabam abortando. Alguns pais adolescentes assumem os filhos, mas os casais nem sempre acabam juntos.






É muito importante o apoio da família para a vida emocional da mãe e da criança.






No programa em que assistimos, Conexão XXI, os adolescentes dão seus depoimentos e explicam claramente que não é fácil cuidar de uma criança nesta idade, mas quando as coisas estão melhores e mais esclarecidas, a chegada do bebê é recebida com muita alegria.




Pais adolescentes, será que é a melhor hora?















Gravidez na Adolescência














Hoje vemos que muitos jovens estão enfrentando a responsabilidade de serem pais. Isto acontece por que o interesse sexual é despertado muito cedo e feito de forma incorreta.






Muitos jovens praticam com parceiros diferentes,não usando preservativos, o que tem levado a uma gravidez indesejada ou ainda adquirem doenças sexualmente transmissíveis.






Um jovem grávida muito cedo, perde a sua liberdade, além de correr vários riscos, visto que, ainda não esta formada para que se desenvolva dentro dela um “ ser”.






Outro risco são as DSTs, pois podem adquirir ou então descobrirem tarde a doença , ou ainda a AIDS q não tem cura.






Os adolescentes precisam ter mais cuidado, precisam ter consciência dos riscos que estão expostos, e fazer o máximo pra terem uma vida limpa e sadia.






















Aluno:Patrick Endrio O. da Silva 8ªA






Escola Estadual Miguel Couto.






Campo Grande MS


















--------------------------------------------------------------------------------


















Gravidez na Adolescência






















Gravidez é legal, só o fato de saber que está colocando uma pessoa nova no mundo é super interessante. Uma gravidez tem que ser na idade certa e na hora certa, por exemplo, gravidez na adolescência não é nada legal. Por que o adolescente perde completamente sua liberdade e começa a ter deveres e muita responsabilidade.






Um adolescente deve curtir a sua adolescência , idade para se engravidar é depois dos 20 anos.






Gravidez é uma coisa muito bonita, uma mãe cuidando do seu filhote é emocionante.






Um recado para todos os jovens.






“ Jovens curtam sua adolescência, porque quando você menos espera ele acaba”.




Engravidem na hora certa!!!!





Aluna: Janaina S. Sampaio 6ªB


Escola Estadual Miguel Couto

Campo Grande MS























Milena Pieta Troian






milenatroian@hotmail.com






Colégio Estadual Pe. Colbachini






Nova Bassano- RS