UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SÃO GABRIEL
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COMUNICAÇÃO E ARTES
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA LAZER E RECREAÇÃO
PROFESSOR FRANCISCO INIOLDE MARQUES GOMES
PLANO DE SESSÃO RECREATIVA
Acadêmica: Tamara Pereira Cabreira
SÃO GABRIEL / RS, 10 DE JUNHO DE 2010.
Sumário
Introdução.............................................................................................03
Objetivos gerais e específicos............................................................. 04
Clientela elegível.................................................................................. 05
Proposta de atividades recreativas.................................................... 06 Cronograma.......................................................................................... 09
Recursos................................................................................................10
Avaliação...............................................................................................11
Conclusão..............................................................................................12
Bibliografia.............................................................................................13
Introdução
A importância do Lazer e recreação no processo educativo é de um significado extremo, não apenas como possibilidades de descanso e divertimento, mas também desenvolvimento pessoal e social desenvolvimento pessoal e social na formação de suas concepções. Seus significados e valores fazem parte de um processo contínuo de uma cultura vivenciada, valores que contribuam para mudanças de ordem moral e cultural para a estrutura de uma sociedade, resultante de um processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente.
3 Objetivos
Gerais:
• Reconhecer a importância para a educação e o desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças, jovens e adultos, desenvolvendo atividades críticas e lúdicas baseadas no folclore e demais elementos da cultura popular brasileira.
Específicos:
• Oferecer atividades recreativas e esportivas, proporcionando condições no desenvolvimento do raciocínio, de valores, como também enriquecendo a capacidade criativa.
4 Clientela elegível
Tendo como objetivo proporcionar diversão, descontração e entretenimento, além de favorecer o desenvolvimento das habilidades humanas, esta proposta recreativa é destinada à escolas, hotéis e clubes.
5 Propostas de atividades
Atividade 01
Nome: TOCA
Objetivo: Atenção, vivacidade
Material: Som, cd
Formação: Em roda
Desenvolvimento: Desenham-se várias tocas (círculos) em um espaço amplo. O número de tocas deve ser sempre um a menos do que o número de jogadores. Bem distante do terreno onde as tocas estão, os participantes, todos de mãos dadas, em roda, estarão rodando ao som de uma música animada. Quando a música parar, todos devem soltar as mãos, correr e sentar em uma toca. Quem não conseguir, é eliminado e apaga-se uma toca. Ganha quem sentar na última toca.
Atividade 02
Nome: Trenzinho Animado
Objetivo: Atenção
Material: Nenhum
Formação: Em fila
Desenvolvimento: O mestre vai comandar uma espécie de passeio, onde ele cantará a música "Se você está contente faça isto..." durante a viagem do trem. A função do trenzinho é fazer o que o mestre mandar conforme a música. Dependendo do que o mestre mandar, a brincadeira pode ser bem divertida.
Atividade 03
Nome: Estoura Bexiga
Objetivo: Rapidez, coordenação
Material: Bexiga
Formação: Dispersos
Desenvolvimento: Todos participam. Cada jogador terá uma bexiga amarrada em seu tornozelo. O objetivo é estourar a bexiga dos adversários e proteger a sua. Ganha o último que ficar com a bexiga intacta.
Atividade 04
Nome: PICHORRA
Objetivo: Atenção, Coordenação
Material: Bexiga, lenço, pau
Formação: Em filas
Desenvolvimento: Uma bexiga é pendurada no alto e os representantes das equipes, depois de vendados e rodados, devem estourá-la com um pau, sendo guiadas pelas respectivas equipes.
Atividade 05
Nome: Futebol americano
Objetivo: Disputa
Material: Bola
Formação: Dispersos
Desenvolvimento: Futebol com as mãos. Há dois times e um único gol. Vale tomar a bola na marra. O time que fizer mais gols vence.
Atividade 06
Nome: CORRIDA DE OBSTÁCULOS
Objetivo: Destreza
Material: Nenhum
Formação: Em fila
Desenvolvimento: Jogam dois corredores, que deverão percorrer uma distância e chegar ao fim, enfrentando obstáculos (os obstáculos serão pessoas curvadas). Quem cruzar a linha de chegada primeiro vence.
Atividade 07
Nome: TREM DE RÉ
Objetivo: Coordenação, atenção
Material: Nenhum
Formação: Em grupos
Desenvolvimento: Jogam dois grupos. É uma corrida de ida e volta onde os participantes de cada equipe correrão agarrados um na cintura do outro. Para voltar, é necessário fazer a volta em uma pessoa que estará na linha de chegada. Ganha a equipe que chegar na linha de partida primeiro, uma vez que a corrida é de ida e volta.
Atividade 08
Nome: CORRIDA DE CANGURUS
Objetivo: Competição
Material: Nenhum
Formação: Em duplas
Desenvolvimento: É uma corrida de duplas, de ida e volta. Cada dupla deverá correr assim: um deverá pisar no pé do parceiro, mas os dois estarão olhando para a frente, ou seja, o que estiver em cima, estará de costas para o seu parceiro. Na ida, vai de frente. Na volta, vem de costas. Ganha a dupla que chegar primeiro.
Atividade 09
Nome: COSTINHA
Objetivo: Rapidez
Material: Nenhum
Formação: Dispersos
Desenvolvimento: Pega-pega comum, só que todos os participantes deverão correr de costas. Quem correr normalmente está fora.
Atividade 10
Nome: CIRANDOBOL
Objetivo: Atenção
Material: Nenhum
Formação: Dois círculos
Desenvolvimento: Metade dos participantes formam uma roda e, dentro dela, fica a outra metade de jogadores. Os que estiverem formando a roda tentarão balear os que estiverem dentro. Quem estiver formando a roda poderá sair temporariamente para pegá-la (se tiver ido pra longe). Quem for baleado passa a fazer parte da roda. Ganha o último que ficar dentro da roda.
8 Cronograma:
Data: 10 de maio de 2010.
Local: Universidade da Região da Campanha Campus Universitário de São Gabriel.
Horário de início:
Horário de termino: Conteúdo: Recreação Escolar.
9 Recursos
Físicos: Quadra Poliesportiva.
Materiais: Bolas, cordas, cones, bananas, toalha, lenço, apito.
Humanos: Professor e Alunos.
10 Avaliação
Na medida em que forem alcançados todos os objetivos propostos, a avaliação será considerada satisfatória.
11 Conclusão
Apresentei de forma objetiva algumas idéias sobre a recreação, o lazer, o jogo e a brincadeira. É um tema magnífico e complexo. Espero que as informações contidas neste trabalho possam ajudar ao educador na organização e planejamento de suas atividades. Por isso, espero as brincadeiras abordados colaborem de forma objetiva e concreta para uma melhor compreensão e principalmente, para uma melhor qualidade de vida. Basta usar a imaginação, ser criativo e acreditar em sonhos que termos uma resposta concreta nos trabalhos que deverão ser idealizados pra uma prática eficiente.
12 Bibliografia
BARRETO, Sidirley de Jesus. Psicomotricidade: Educação e Reeducação. Blumenau/Odorizzi, 1998.
GONÇALVES, Y.S. Disponível em: <http://www.cdof.com.br/recrea25.htm>. Acesso em: 10/06/2010.
HUIZINGA, Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos>. Acesso em: 10/06/2010.
13
Marcadores
Alfabetização
(48)
Alfabeto
(16)
Amigos
(19)
Arte e Diversão
(9)
Atualidades
(6)
Biografias
(9)
Brincadeiras
(32)
Calendários
(2)
Charges
(26)
Ciências/Ecologia/Meio Ambiente/Educação Ambiental
(1)
Clássicos
(9)
Contos Infantis
(12)
Criatividades
(2)
Crônicas/Textos
(227)
Culinária/Receitas
(17)
Cultura Brasileira
(10)
DATAS COMEMORATIVAS
(3)
DEVOCIONAIS
(1)
Dicas/Curiosidades
(12)
Educação
(24)
Educação de Jovens e Adultos - EJA
(2)
ESPORTE/EDUCAÇÃO FÍSICA
(24)
Fábulas
(11)
Família
(36)
FRASES/ PENSAMENTOS
(55)
GIFS
(4)
His
(1)
História
(5)
Historinhas Infantis
(38)
Histotinhas Infantis
(1)
Ideias/Dicas/Curiosidades
(3)
Imagens para atividades escolares/projetos
(18)
IMAGENS PARA DECOUPAGE
(1)
Matemática
(2)
Mensagens de Reflexão
(35)
Minha mãe
(1)
Música e Canto
(2)
Notícias
(1)
Numeros/Numerais/Quantidades
(10)
ORAÇÕES
(3)
Piadinhas
(4)
Poemas/Poesias
(47)
POLÍTICA
(4)
Projetos
(110)
Recordações
(1)
Religião
(25)
Reportagens
(52)
SAÚDE
(8)
SCRAPS
(1)
SIMILARES
(1)
Sugestões de bloggs
(7)
Sugestões de Livros e Filmes
(7)
TEXTOS ESCRITOS POR CRIANÇAS
(3)
TEXTOS INFANTIS
(3)
Textos Motivacionais/Auto Estima
(144)
Valores/Virtudes
(26)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
TODO COMENTÁRIO QUE VIER PARA UM CRESCIMENTO MÚTUO, SERÁ ACEITO. OBRIGADA, PRECISAMOS CONSTRUIR PONTES!!!