Associar o lúdico é o melhor caminho para a aprendizagem.
- Levar os desenhos dos números em tamanho grande eu um papel especial, aquele mais macio e usar em forma de trenzinho e colocar no quadro, cada vagão será um número e trabalhar com uma musiquinha;
- Também com palitos de fósforos, dar os palitos para eles montarem números;
- Fazer números ilustrativos e levar para brincar;
- Dividir as crianças em grupos e dar um número para cada um, e fazer uma dinâmica, entre os grupos, um tipo de diálogo ou brincadeira que faça um grupo interagir com outro ...
- Fazer o mini mercado, com caixa de produtos e preços, pode dar pra cada um, determinado valor pra fazerem compras, assim perceberam que a Matemática está em tudo ... Fica muito divertido ...
CORRESPONDÊNCIA: um pires para cada xícara; uma ou mais bolinhas para cada aluno, etc.
SEQUÊNCIAS: menor ao maior (objetos, alunos, etc.)
AGRUPAMENTO: cores, formas, tamanhos (aqui o ábaco é ótimo recurso, blocos lógicos, como joguinhos de memória também).
CONTAGEM: com canudinhos de refrigerante os alunos aprendem as operações matemáticas.
- Levar os desenhos dos números em tamanho grande eu um papel especial, aquele mais macio e usar em forma de trenzinho e colocar no quadro, cada vagão será um número e trabalhar com uma musiquinha;
- Também com palitos de fósforos, dar os palitos para eles montarem números;
- Fazer números ilustrativos e levar para brincar;
- Dividir as crianças em grupos e dar um número para cada um, e fazer uma dinâmica, entre os grupos, um tipo de diálogo ou brincadeira que faça um grupo interagir com outro ...
- Fazer o mini mercado, com caixa de produtos e preços, pode dar pra cada um, determinado valor pra fazerem compras, assim perceberam que a Matemática está em tudo ... Fica muito divertido ...
CORRESPONDÊNCIA: um pires para cada xícara; uma ou mais bolinhas para cada aluno, etc.
SEQUÊNCIAS: menor ao maior (objetos, alunos, etc.)
AGRUPAMENTO: cores, formas, tamanhos (aqui o ábaco é ótimo recurso, blocos lógicos, como joguinhos de memória também).
CONTAGEM: com canudinhos de refrigerante os alunos aprendem as operações matemáticas.