quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PROJETO FOLCLORE



PROJETO PEDAGÓGICO: Folclore QUE EU TE QUERO!!!

TEMA: Folclore



· ALUNOS ATENDIDOS: ENSINO FUNDAMENTAL (SÉRIES INICIAIS) E EDUCAÇÃO INFANTIL. Professores, equipe pedagógica, servidores da escola, alunos, pais e demais componentes da comunidade escolar.
.

DURAÇÃO: Mês de Agosto

PERÍODO: 01 a 31 de agosto.


PROBLEMAS:
Qual a influencia e como trabalhar os mitos, lendas em nossa vida?

SOLUÇÃO:
Trabalhar o sentimento do medo em relação aos mitos, lendas na vida dos alunos.

DIVULGAÇÃO DO PROJETO:
O projeto deverá ser amplamente divulgado em toda a comunidade escolar pela equipe pedagógica. Os alunos deverão participar ativamente das atividades pedagógicas em sala, da confecção de materiais e dos ensaios das apresentações folclóricas.


JUSTIFICATIVA:

O tema escolhido, Projeto Folclore, permite um trabalho interdisciplinar, envolvendo conhecimentos de Português, Matemática e Ciências, História e Geografia introduzindo os temas transversais Saúde, Cidadania, Educação Física e Artística. O folclore brasileiro é um conjunto de mitos, lendas, usos e costumes transmitidos por suas histórias o conhecimento popular e encantam os que as escutam.Para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, séries iniciais, a oralidade é muito importante, pois com ela as crianças irão conhecer um pouco mais de nossa cultura.


Justifica-se o presente projeto.


HIPÓTESE:

Partindo da realidade sócio cultural dos educandos em relação ao processo ensino e aprendizagem, verificamos que é necessário repensarmos na educação do futuro como formação do conhecimento e não apenas como informação.Partindo dessa realidade, consideramos imprescindível elaborar este projeto, com a intenção de formarmos sujeitos do conhecimento despertando nos alunos o prazer pelas riquezas culturais, entendendo o que é Folclore.



OBJETIVO GERAL:
- Colaborar na preservação do patrimônio cultural e histórico brasileiro, fomentando a criação de eventos variados e de parcerias com órgãos e instituições que atuem efetivamente neste objetivo.
Objetivos Específicos
Realizar investigações e discussões através de pesquisas de campo, seminários, mesas e congressos, objetivando a troca de conhecimentos e a edição de materiais didáticos.Realizar cursos que colaborem com os educadores nas suas ações pedagógicas.
Produção e leitura de texto.
Conhecer parlendas, trava-línguas, adivinhações ...
Conhecer elementos folclóricos nacionais e do mundo.
Artes: pintura de desenhos.
Levar o aluno a tomar contato com algumas manifestações de cultura popular Reconhecer e divulgar a importância do Folclore Estimular e desenvolver a imaginação e criação Desenvolver o hábito de pesquisa Incentivar o gosto pela leitura, arte, música e dança Valorizar a cultura popular.


· Resgatar os valores culturais do nosso povo, através da valorização da vida simples, da inocência, pureza e sabedoria do FOLCLORE BRASILEIRO;
· Pesquisar a importância e a influência do FOLCLORE na educação;
· Resgatar o FOLCLORE LOCAL, REGIONAL E NACIONAL;
· Desenvolver o processo de leitura e escrita através de atividades
· contextualizadas;
· Favorecer a integração social do grupo;
· Desenvolver a expressão artística e corporal;
· Contextualizar os estudos dos conteúdos programáticos dentro de um tema central gerador;
· Socializar todos os integrantes da comunidade escolar através da troca de idéias e experiências.


Realizar eventos variados (mostra de vídeos, festas populares e feiras culturais), promovendo o conhecimento das expressões culturais do povo brasileiro.Realizar módulos com finalidade de gerar retorno financeiro para os grupos populares, através de gravações de vídeos e CDs, que poderão ser comercializados, servindo também, como material didático para o ensino e a pesquisa.Apoiar e promover as práticas culturais dos grupos sociais brasileiros.


REFERENCIAL TEÓRICO:

Todo e qualquer ser humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Alguns fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são: família, grupos sociais a que pertencemos, o conhecimento que adquirimos da cultura científica, tecnológica, artística, literária, etc, religião, meio ambiente, lembranças do passado, trabalho, estudo, o sistema político, contexto econômico, além de outros. O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente. Eles dependem uns dos outros, convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos. Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural, agimos e produzimos cultura. Dessas relações extraímos os valores em que acreditamos, como solidariedade, afeto, respeito, violência. Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é nossa identidade. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural. Seu folclore é riquíssimo. O Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade. Toda pessoa é um produtor de cultura e portanto, um portador de Folclore



Dia do Folclore 22 de agosto - Decreto no. 56747 de 17/08/1965. Folclore é uma palavra de origem inglesa cujo significado é conhecimento popular . As manifestações da cultura de um povo, seja através de suas lendas da sua alimentação, do seu artesanato, das suas vestimentas e de muitos de seus hábitos originais os enriqueceram com novos hábitos criados após a Carta do Folclore. O folclore é passado de pais para filhos, geração após geração. As canções de ninar, as cantigas de roda, as brincadeiras e jogos e também os mitos e lendas que aprendemos quando criança são parte do folclore que nos ensinam em casa ou na escola. O folclore é o meio que o povo tem para compreender o mundo. Utilizando a sua imaginação, o povo procura resolver os mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus próprios temores. Conhecendo o folclore de um país podemos compreender o seu povo. E assim passamos a fazer, parte de sua História. Redescobrindo o Folclore Em 22 de agosto, o Brasil comemora o dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como mês do folclore. Folclore é um conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país e pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidades e vestimentas de uma nação. Segundo a carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, “constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir, e agir de um povo preservadas pela tradição popular ou pela imitação”. O Folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo e assim, poderemos conhecer ao mesmo tempo, parte de sua história. Mas para que um determinado costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um certo numero de pessoas e que tenha origem anônima. A palavra surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos: “Folk”em inglês significa “povo”e “lore”significa conhecimento. Assim, folk+lore (folklore) quer dizer conhecimento popular. O termo foi criado por Willian John Thoms, um pesquisador da cultura européia que em 22 de agosto de 1846 publicou um artigo intitulado Folk-lore. No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se folclore. O Folclore Brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros e está inserido no patrimônio cultural. Segundo a Constituição Federal: Art. 215: o estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. Art. 216: Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens materiais e imateriais, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referencia à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira nos quais se incluem: I – as formas de expressão; II – os modos de criar, fazer e viver; III – as criações científicas, artísticas e tecnológicas; IV – as obras, objetos, documentos edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; V – os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico. Portanto as crenças, lendas, tradições e costumes são bens imateriais que compõem o patrimônio cultural, estão juridicamente protegidos pelo texto constitucional citado. Trata-se assim de bens imateriais difusos de uso comum do povo e que podem se protegidos pela ação cível pública ( Lei 4.3/85) Carta do Folclore Brasileiro I Congresso Brasileiro de Folclore, 1951. 1. O Congresso Brasileiro de Folclore reconhece o estudo do Folclore como integrante das ciências antropológicas e culturais, condena o preconceito de só considerar folclórico o fato espiritual e aconselha o estudo da vida popular em toda a sua plenitude, quer no aspecto material, quer no aspecto espiritual. 2. Constituem o fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservado pela tradição popular e pela imitação, e que não sejam diretamente influenciadas pelos círculos eruditos e instituições que se dedicam ou à renovação e conservação do patrimônio científico e artístico humano ou à fixação de uma orientação religiosa e filosófica. 3. São também reconhecidas como idôneas as observações levadas a efeito sobre a realidade folclórica, sem o fundamento tradicional, bastando que sejam respeitadas as características de fato de aceitação coletiva, anônima ou não, e essencialmente popular. 4. Em face da natureza cultural das pesquisas folclóricas, exigindo que os fatos culturais sejam analisados mediante métodos próprios, aconselha-se, de preferência, o emprego dos métodos históricos e culturais no exame e análise do Folclore. Manifestações Artísticas Literatura Oral – São manifestações literárias preservadas através da palavra falada ou cantadas e que narram lendas, histórias e mitos reveladores da visão do mundo das camadas populares. Podem aparecer associados à música ou combinados com dança e dramatização. Cordel – Forma de literatura transcrita em pequenas brochuras com histórias em versos ilustradas por gravuras que fixam em traços rústicos uma cena ou personagem do romance. Recebem essa denominação porque os folhetos costumam ser atados a uma cordinha e pendurados em seus pontos-de-venda. Os temas são lendas, tradições locais, fatos do momento, crimes ou façanhas heróicas. Desafio – Gênero da literatura oral praticada por dois cantores acompanhados por viola, sanfona ou violão, que improvisam poemas em tom satírico ou jocoso. Misturam tradição e criatividade individual, num canto alternado, que obriga o cantador a responder às perguntas do oponente. O Folclore Brasileiro é muito variado e as diversas regiões costumam apresentar manifestações específicas de acordo com a formação cultural de seu povo. Pertencem ao Folclore: Mitos São seres e ocorrências sobrenaturais que exercem influência nas pessoas e nos ambientes em que aparecem. Ø Lobisomem: É um animal com corpo de cachorro, orelhas de cachorro e corpo de homem. Aparece nas noites de sexta-feira em encruzilhadas e no cemitério. Vive vagando nas estradas, procurando alguém que lhe tire o encantamento. Para que isto aconteça precisa ser ferido. Dizem que o lobisomem é um homem que nasceu depois de sete irmãs e cuja madrinha não foi a primeira delas. Ø Pisadeira : É uma velhinha que aparece quando a gente se deita com o estomago cheio. Vem arrastando os chinelos, sobe em nossa barriga, sapateia e causa maus sonhos. Quando a gente acorda ela desaparece. Ø Mãe-do-ouro: É uma linda mulher de cabelos reluzentes como se estivessem enfeitados com pedras preciosas. Mora em grutas onde desaparecem as águas de alguns rios. Nas noites de luar Lea aparece como bolota de fogo e uma cauda longa e brilhante. Ø Mula-sem-cabeça: É um animal quadrúpede com aparência de mula. Não tem cabeça e solta fogo pelo pescoço. Soluça como se fosse gente e seu galope assusta as pessoas que saem para caminhar nas noites de lua cheia. Para afugenta-la basta esconder dentes e unhas. Ø Saci-Pererê: É um negrinho de uma perna só, ágil e atrevido. Usa gorro vermelho e adora fumar cachimbo. Aparece e desaparece num roda-moinho. Não é maldoso, mas adora fazer traquinagens como, por exemplo: apagar o fogo, dar nó na crina dos cavalos, assustar viajantes. Para pegá-lo é muito fácil, basta colocar uma peneira com um terço em baixo de uma arvore. Para chamá-lo dê três nós num pedaço de palha. Ø Curupira: É um menino índio bem cabeludo. Mora nos troncos das árvores e anda pelas florestas protegendo os animais. Tem os pés virados para trás e por isso seus rastros conseguem enganar os inimigos. Ø Iara: É uma linda moça de longos cabelos negros que mora no fundo dos rios. Tem uma voz maravilhosa e com ela encanta os moços que navegam ou estão à margem dos rios. Quando eles ficam hipnotizados com seu canto leva-os para o fundo das águas e de lá eles não saem nunca mais. Ø Bicho-Tutu: É também chamado de Tutu-marambá. É feio, orelhudo, tem os pés pequenos demais para seu tamanho. Põe medo nas crianças que não querem dormir cedo. A mãe então, canta uma cantiga de ninar e o Bicho-tutu aparece. Logo o bebe adormece. Ø Comadre Florzinha: É uma espécie de fadinha maliciosa e faceira. Pequenina tem os cabelos longos e sempre enfeitados com flores. É protetora das matas e dos animais.Assusta caçadores e derrubadores de árvores. Ø Boitatá: É uma cobra muito grande que comeu os olhos das carniças de animais que morreram nas enchentes. Como todo animal guarda no sangue o sumo de tudo que comeu, a cobra grande guardou a luz dos olhos que ingeriu. Passou então a aparecer como um luzeiro ambulante e transparente como se fosse um fogo amarelo azulado. Ele assusta muita gente nas noites de verão e também é conhecido como “fogo-fátuo”. Adivinhas As adivinhas tinham papel de grande importância na antiguidade. Era uma espécie de desafio ao homem para que mostrasse a sua sabedoria. É uma das formas mais curiosas e ingênuas de literatura oral. 1. O que é que Deus nunca viu, o rei viu uma vez ou outra e o homem vê todos os dias? 2. O que é o que é? São sete irmãos, cinco tem sobrenome e dois não? 3. O que é que quanto mais cresce, mais baixo fica? 4. O que é que cai em pé e corre deitado? 5. O que é negra, preta de formosura, barriga cheia de gostosura? 6. Qual é o céu que não tem estrelas? 7. Qual é a diferença da tartaruga com o navio? 8. Em que mês a mulher fala menos? 9. O que é que está na ponta do fim, no começo do meio e no meio do começo? 10. O que é que passa pela água e não se molha, anda pelo sol e não se queima? Respostas: 1.o semelhante, 2. os dias da semana, 3.o rabo do cavalo, 4. a chuva, 5. a jabuticaba, 6. o céu da boca, 7. o navio tem o casco em baixa e a tartaruga tem o casco em cima, 8. em fevereiro, 9. a letra m, 10. a sombra. Religiosidades Muitas pessoas fazem um pedido a Deus, aos santos ou aos mitos, rezando em forma de poesias ou quadrinhas e prometem alguma coisa em troca de alcançar o pedido feito. Ø Querido Jesus menino, Vestido de azul celeste Vou estudar matemática, Quero que seja meu mestre (o nome da matéria pode variar) Ø Espírito Santo baixinho No meu ouvido dirá Aquilo que eu não souber O Senhor me ensinará Ø Santa Luzia passai por aqui Com seu cavalinho Comendo capim Tirai este cisquinho Que está aqui. Ø São Longuinho, São Longuinho, Devolva o que perdi Que eu lhe dou três pulinhos. Ø Negrinho do Pastoreio, Traze a mim o meu Rincão Eu te acendo esta velinha, Junto está meu coração. Quadrinhas e Poesias As quadrinhas e poesias populares com rimas raramente perfeitas exprimem um desejo, uma queixa, agrado, malícia, juízo, um estado da alma enfim. A beleza está na simplicidade. Folclore Brasileiro O Brasil tem regiões Muito ricas, todos sabem. É um grande produtor De folclore e aprendizagem Grandes mitos Muitas lendas Brincadeiras e canções Cheiro da terra Amor latente É o coração de sua gente Gente da terra... Gente do mar... É gente de todo lugar Unidos numa só voz, Para o folclore ensinar Augusta Schimidt O pião (Caroline Soares Pedroso – 9 anos) O pião no chão O pião no sabão O pião bailarino Pelo olhar do menino Na pontinha do dedinho O pião no chão E na ponta do dedão Rodopia Na ponta dos dedos Veloz rodopia O pião é veloz É magia O pião rodopia Bolinhas de Gude (Murilo Soares Rodrigues – 9 anos) As bolinhas de gude rolam Rolam no jardim, Bem em cima do jasmim E rolam para mim São lindas, Claro que sim! As bolinhas, Não cansam de rolar E sempre no mesmo lugar Às vezes nós nos perdemos Mas logo voltamos a nos encontrar Esta noite eu tive um sonho, Mas que sonho atrevido, Sonhei que era babado Da barra do teu vestido. Com jeito tudo se arranja De tudo o jeito é capaz, A coisa é ajeitar o jeito E isso pouca gente faz. Se vires a tarde triste E o ar de querer chover, Saiba que são os meus olhos Que choram por não te ver. Andorinha no coqueiro, Sabiá na beira-mar, Andorinha vai e volta, Meu amor não quer voltar. A lua vem saindo Com três cartas do Abecê, A da frente vem dizendo Que eu me caso com você. Trava – Língua São fórmulas versificadas de difícil pronuncia e até pequenos relatos que apresentam palavras de articulação trabalhosa. Ø Olha o sapo dentro do saco, O saco com o sapo dentro, O sapo batendo papo E o papo soltando vento. Ø Pedro Pedroca é prestativo e presta serviços na pedreira. Ø Achei um ninho de mafagafos Com cinco mafagafinhos, Quem desmafagafar Os cinco mafagafinhos Bom desmafagafador será. Ø Pinto pelado pulou da panela para o penico. Ø Um tigre, dois tigres, três tigres. Ø Porco crespo e toco preto Toco preto e porco crespo. Ø O doce perguntou pro doce Qual doce era mais doce O doce respondeu pro doce Que o doce mais doce É o doce de batata doce. Ø No vaso tem uma aranha Nem o vaso arranha a aranha Nem a aranha arranha o vaso. No vaso tinha uma aranha No vaso tinha uma rã A rã arranhava a aranha E a aranha arranhava a rã. Ø O peito do pé do Pedro é preto. Ø Bagre branco, branco bagre. Obs. Todos os trava-línguas devem ser repetidos várias vezes. Parlendas São versos que servem para brincar, distrair, entreter ou embalar as crianças. Ø Chora, chora, Que eu vou embora Agora, agora, Pra Pirapora, Pulando tora E chupando amora Com a dona Aurora Ø Agora, agora. Vou-me embora Pra Pirapora, Pulando tora, Chupando amora Toda hora Ba-ba-la-lão, Senhor capitão, Espada na cinta, Ginete na mão. Ø Serra, serra, serrador, Serra o papo do vovô Pra serrar cama no ar Pra Maria se deitar. Ø Cadê o toucinho que tava aqui? O gato comeu. Cadê o gato? Comeu o rato Cadê o rato? Foi pro mato Cadê o mato? O fogo queimou Cadê o fogo? A água apagou Cadê a água? O boi bebeu Cadê o boi? Ta amassando trigo. Cadê o trigo? A galinha espalhou. Cadê a galinha? Ta botando ovo. Cadê o ovo? O frade bebeu. Cadê o frade? Ta rezando missa. Cadê a missa? Ta na igreja. Cadê a igreja? Ta em Roma. Por onde é que se vai à Roma? Vai por aqui, por aqui, por aqui... Fórmulas de Escolha e Brincadeiras Infantis As fórmulas de escolha são pequenas expressões, frases ou quadrinhas usadas para começar brincadeiras, escolher o pegador ou quem fica por último. Ø Uma pulga na balança Deu um pulo e foi à França Os cavalos a correr Os meninos a brincar Vamos ver quem vai pe-gar! Ø Lá em cima do piano Tem um copo de veneno Quem bebeu morreu Quem ficou fui eu! Ø Pim-po-ne Pim-pe-ta-pe-ta-pe ruge Pim-po-ne Pim-po-ne-ta-pe-ta-pe ruge Pim-po-ne Pim-pe-ta-pe pum! Ø Anabu, anabu Quem sai é tu Porque és filha do urubu E sobrinha do ta-tu! Brincadeiras Brincadeiras são aquelas que participam várias crianças e há disputas, desejo de vencer. Pião O pião foi trazido para o Brasil pelos portugueses e logo foi bastante espalhado. É um brinquedo ainda muito utilizado pelos Outras brincadeiras: Ø Boneca Ø Catavento Ø Cirandinha Ø Pipa Ø Passar anel Ø Bolinhas de gude Ø Bilboquê Ø Amarelinha Os números e o folclore No folclore os números aparecem em quase tudo: Ø nas brincadeiras Ø nas superstições Ø nas adivinhas Ø nas frases feitas Ø nos ditados. Ø Comecei conta estrelas Sete, oito, nove, dez, Quando fui conta as onze, Caí morto nos teus pés Ø Mais vale uma andorinha na mão do que duas voando. Ø Treze é o número do azar. Ditados Populares Os ditados populares encerram exemplos morais, ensinamentos ou fazem alguma previsão. São os provérbios. Ø Nesse pau tem mel. Ø Quem usa cuida. Ø Quem vê cara, não vê coração. Ø Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Ø Deus ajuda a quem cedo madruga. Ø Cachorro que late não morde. Ø Quem tem boca vai a Roma. Ø Quem vê a barba do vizinho arder põe a sua de molho Ø A mentira tem perna curta. Ø O uso do cachimbo deixa a boca torta. Ø Quem tem boca não manda assoprar. Ø Casa de ferreiro, espeto de pau. Ø Pela carga se conhece a carruagem. Ø A morte não chega de véspera. Ø Cachorro mordido de cobra tem medo de lingüiça. Ø Tamanho não é documento. Ø Cão que ladra não morde. Ø Quem tudo quer, tudo perde. Ø Na terra de cego quem tem um olho é rei. Ø Mais vale a fé do que o pau da barca. Ø Criou fama e deitou na cama. Ø Devagar se vai ao longe. Ø Cuidado com o andor que o santo é de barro. Ø Quem quer faz quem não quer manda. Ø Quem com porcos mexe farelos come. Ø Gato escaldado tem medo de água fria. Ø Quem sai na chuva é pra se molhar. Ø Gambá cheira a gambá. Ø O boi engorda é com o olhar do dono. Ø Papagaio come milho periquito leva a fama. Ø Quem não pode com o tempo não inventa moda. Superstições e Simpatias São as crendices populares que muitas pessoas seguem religiosamente para que algo de bom aconteça ou para evitar coisas desagradáveis. Ø Colocar a vassoura atrás da porta para que uma visita indesejável vá embora. Ø Não presta varrer a casa depois que o sol se esconde. Ø Devemos varrer a casa assim que sair um enterro. Ø É bom colocar sal no fogo para espantar os maus espíritos. Ø Quando cai uma colher é sinal que vai chegar uma mulher para almoçar e se cair um garfo é um homem que chegará. Ø Quando cai uma faca é sinal de briga.Para isso não acontecer deve-se riscar o chão em cruz três vezes no mesmo lugar. Ø Beber três golinhos de água faz passar o soluço. Ø Pio de coruja é mau agouro. Ø Sonhar com dente é sinal de morte. Ø O numero 13 dá azar e o 7 dá sorte. Ø Trevo de quatro folhas dá sorte para quem o colhe. Ø Sapo morto com a barriga para cima é sinal de chuva. Ø Ao encontrar uma amiga devemos dar três beijinhos para casar. Ø Passar grilo na verruga faz ela desaparecer. Ø Passar três grãos de feijão na verruga faz com que ela desapareça. Ø Passar em baixo de escada dá azar. Ø Colocar um ramo de arruda atrás da orelha evita olho gordo. Ø Entrar com o pé direito na sala de aula em dia de prova faz tirar boa nota. Ø Para a criança começar a falar logo dar a ela água na colher de pau. Frases de pára-choque De caminhão As frases escritas em pára-choques de caminhões transmitem aos que as lêem uma mensagem de humor, filosófica, amorosa e até patriótica. Ø Viajo só porque quero. Ø Do destino ninguém foge. Ø Não há vitória sem luta. Ø Do mundo nada se leva. Ø Não tenha inveja, trabalhe. Ø Marido de mulher feia detesta feriado. Ø Deus é a luz do meu caminho Ø Com Deus eu vou e com Deus voltarei. Ø Os brutos também amam. Ø Amar foi minha ruína Ø Chegou o bonitão. Ø Turista forçado. Ø Não sou detetive mas ando na pista. Ø O que eu quero é movimento. Ø Carona? Homem não! Mulher de montão ! Ø Este o vento não leva. Ø Bata antes de entrar. Ø Carga pesada, força na estrada. Ø Estamos no mundo a passeio. Ø Montado na morte à procura da sorte. Ø Sortudo foi Adão que nunca teve sogra. Ø Não tenho tudo que amo, mas amo tudo que tenho. Músicas Quem canta, seus males espanta, já dizia o antigo ditado. Nosso povo sabe disso e por isso, é alegre e cantador. A música folclórica está quase sempre, ligada aos interesses da coletividade. São geralmente de origem desconhecida . São cantigas de rodas, de ninar, cantos religiosos, pregões, modas de viola. Ø Atirei o pau no gato to Mas o gato to não morreu réu réu Dona Chica ca adimirou –se se Do berro, do berro que o gato deu Miauuuu Ø A canoa virou A canoa virou, Por deixá-la virar, Foi por causa do(a) (nome da criança) Que não soube remar. Se eu fosse um peixinho E soubesse nadar, Tirava o(a) (nome da criança) Do fundo do mar Ø O cravo e a rosa O cravo brigou com a rosa Debaixo de uma sacada; O cravo saiu ferido E a rosa despedaçada. O cravo ficou doente, A rosa foi visitar; O cravo teve um desmaio, A rosa pôs-se a chorar. Artesanato Considera-se artesanato o fato folclórico feito por uma pessoa ou por um pequeno grupo sempre com características domesticas feitas a mão ou com auxilio de instrumentos simples. Alguns exemplos de artesanato: Ø Com lata ou folha de flandres canecas baldes bacias Ø Com argila Potes Panelas moringas santos Ø Com madeira Pilão Gamelas Baús Totens indígenas Ø Com fibra vegetal Cestas Peneiras Balaios Ø com tecidos colchas de retalhos tapetes de retalhos ou tiras vestimentas típicas Medicina Popular A Medicina Popular no Brasil é uma prática muito antiga, bem antes dos primeiros Portugueses aqui chegarem ,ela já era praticada e muito bem conhecida pelo Índios que habitavam o Brasil já a muito tempo,dai o conhecimento e a prática ser tão bem apurada por eles. Na Medicina Popular, diferente da Medicina Cientifica, o individuo que vai ser tratado é analisado sob dois aspectos básicos a saúde de seu corpo e a saúde de seu espírito, pois muitas vezes a pessoa não está com uma doença do corpo e sim uma doença espiritual, como o" mal olhado" (doença onde a pessoa fica abatida,sem ânimo,provocada pela inveja de outra pessoa). Na prática a Medicina Popular utiliza três formas de tratar a pessoa que esta doente,são as Plantas Medicinais,as Rezas e Simpatias.Em alguns casos estas três formas podem ser empregadas juntas,como é o caso das rezadeiras que utilizam plantas medicinais para realizar as orações nas pessoas Quando os Portugueses chegaram no Brasil já utilizavam-se do uso das Plantas Medicinais .O conhecimento indígena também muito apurado contribuiu com a grande maioria de Plantas para serem utilizadas como medicamento.São varias as maneiras de utilizá-las, em chás, garrafadas, xaropes, cheiros e defumadores, em banhos e em banhas. A grande maioria das pessoas de uma comunidade conhecem e usam as plantas medicinais,são conhecimentos sempre transmitidos dentro de uma família,especialmente entre as mulheres . Ø CHÁ MEDICINAL: É uma das maneiras mais utilizadas das Plantas Medicinais.O Chá consiste na infusão em água quente da folha, fruto ,casca,raiz flor , graveto ou qualquer outra parte da planta com o intuito de retirar seu extrato com o qual se mistura a água resultando no chá. Abaixo alguns chás muito utilizados na farmacopeia popular. Remédios Populares: Existem outros produtos que não são plantas ou que se misturam a elas para formar alguns Remédios Populares. Estes remédios podem ser associações de ervas a material animal ou apenas o material de origem animal ou ainda remédios que não têm origem nem animal nem vegetal e é muito difundido nos meios rurais. Veja alguns: Banhas: São um tipo de Pomada da medicina popular é a gordura de alguns bichos, como por exemplo: Ø Banha de jibóia : muito utilizada para combater o reumatismo. Ø Banha de capivara: para coceira nos peitos. Ø Banha de canela de Ema para surdez. Ø Banha de galinha : para cicatrizar pequenas feridas e tumores. Ø Banha de jacu (espécie de ave): tratamento da asma. Ø Banha de porco: para desinflamar o nariz e, derretida na pinga, cura embriaguez. Ø Banha de traíra (espécie de peixe ) cura dor de ouvido. Existem ainda outros tipos de remédios que não são oriundos de animais: Cordão Umbilical : em alguns locais ele é guardado e usado para remédio, como chá é usado contra epilepsia. Cinza de lenha (do fogão): Também bastante utilizado diluído na água para dor de barriga oriunda de gazes. Beber a água e passar a borra em cruz no umbigo. Na maioria dos locais o remédio sempre acompanha a reza. Leite Materno: Usado como colírio. Pedra do Bucho (formada no estômago dos ruminantes): É usada, entre outros, contra a lepra (no Vale do Jequitinhonha.MG). Lendas e festas Lendas são histórias que relatam acontecimentos geralmente fantasiosos que se passaram em certo tempo e lugar com pessoas, animais, seres sobrenaturais ou mitos. Parte de um fato concreto ou não. Geralmente o real e o fantástico se misturam. Cada pessoa que conta uma lenda às vezes aumenta ou diminui, substitui palavras por outras e com isso as lendas vão se modificando com o passar dos tempos e de uma região para outra. Festas: As festas e danças folclóricas variam de região para região, sendo que algumas delas muito difundidas, são motivo de orgulho e tradição para seu povo. Algumas Lendas: Ø Iara Ø Boitatá Ø Boto Ø A lenda do Guaraná Ø Saci-Perere Ø A lenda dos diamantes Ø Como nasceram as estrelas Ø Lenda do Milho Ø Lenda da mandioca Ø Lenda da Vitória-régia Ø Negrinho do Pastoreio Ø Lenda do Sol Ø Os sete estrelos Algumas Festas e Danças Ø Festa de São Gonçalo Ø Carnaval Ø Boi Bumba Ø Bumba meu boi Ø Candomblé Ø Capoeira Ø Chula Ø Pau de Fitas Ø Dia de Reis O Folclore e os Pratos típicos Quem já não ouviu uma dessas frases? Sabe fazer café? Então já pode casar! O homem come para viver, ou vive para comer? Sabe fritar ovo sem furar? Então já pode casar! Estas frases vêm de longe, dos tempos de nossos bisavós. Comidas bem brasileiras ou com herança de alguma das raças que formaram nosso povo fazem parte das comidas do nosso folclore. Curiosidades: A culinária baiana nasceu na África, como oferenda aos orixás. Chegou ao Brasil nos porões dos navios negreiros, há pouco menos de 500 anos. Mesmo sendo pressionados para se adaptar aos costumes portugueses, os escravos conseguiram preservar suas tradições. Uma delas era reverenciar os orixás de sua religião, oferecendo-lhes comidas preparadas com o que tinham à disposição nas senzalas. Aos poucos portugueses e índios deram suas contribuições. Já os bandeirantes de São Paulo, saíram a caça de índios para escravizar e acabaram chegando em Minas Gerais, ainda no século XVI. Além de índios e ouro, os paulistas viajantes acabaram descobrindo a mais gostosa cozinha deste país. Numa mistura de carne de caça com milho, mandioca e feijão, preparavam-se já naquela época, pratos que faziam muito sucesso entre os tropeiros. O café, assim como o tropeirismo, teve papel importante na história. Ele movimentou a economia até o século XX e criou a elite conhecida como “barões do café”. No Espírito Santo, temos a mistura de aromas, culinária rica e perfumada, reflete a cultura de diferentes povos que colonizaram a região.Índios, africanos, portugueses e outros europeus, deram a sua contribuição na culinária capixaba. Em homenagem`a liberdade, no século XIX, muitas famílias defendiam o fim da escravidão no Brasil. Quando a princesa Isabel aboliu a escravatura, um grupo de donas de casas pernambucanas criou o bolo 13 de maio em homenagem aos libertados. O jeito antigo de preparar frutos da floresta, dos rios e do mar, é o que mais marca a comida paraense. Pouco influenciada pela presença dos colonizadores, a culinária do Pará continua fiel às suas origens indígenas.

METODOLOGIA:
(TÉCNICAS E RECURSOS)

Planejamento de atividades numa sequência organizada e contínua ao longo do ano letivo que viabilizem, evolução e o desenvolvimento harmonioso do projeto.
Divulgação das atividades do projeto nas salas de aula e reuniões com docentes.
Apresentação do projeto através de cartazes, fotografias, documentários em vídeos, painéis e debates, com personalidades de reconhecimento público oriundos da sociedade civil.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Cada turma, de acordo com seu nível de ensino, selecionará uma atividade a ser desenvolvida para o enriquecimento do tema. Poderão ser realizadas:
Pesquisas sobre a origem da palavra FOLCLORE;
Pesquisas sobre o que é FOLCLORE e suas características (antiguidade, anonimato, constância, tradição, espontaneidade, aceitação coletiva)
Pesquisas sobre as principais manifestações folclóricas no nosso país; Pesquisa sobre as principais manifestações folclóricas no espaço de vivência dos alunos;
Pesquisas sobre: apelidos, trava-línguas, parlendas, adivinhações, charadas, simpatias instrumentos folclóricos, brinquedos e brincadeiras, canções, lendas, medicina popular, provérbios, ditados, gestos, crendices, mitos, surperstições, assombrações;
Pesquisas sobre folias, danças e jogos folclóricos (origem e figurinos);
Pesquisas sobre receitas de comidas típicas;
Confecção de brinquedos folclóricos (cavalo de pau. peteca, cata-vento, telefone de cordão, marionetes, bonecas de pano, papagaio, carrinho de rolimã, caminhão de madeira, perna de pau, bola de meia, casinha de boneca e móveis feitos com caixas de fósforo);
Pesquisa sobre frases em pára-choques de caminhões;
Pesquisa sobre brincadeiras de roda;
Pesquisa sobre cultos considerados como parte do folclore (Candomblé e Umbanda), suas diversas denominações pelo Brasil e seus principais santos ou orixás;
Construção de instrumentos folclóricos (coquinhos, afoxé, reco-reco);
Ensaios de apresentações folclóricas;
Leitura e interpretação de lendas;
Canto de músicas folclóricas (cantigas de ninar, cantigas de roda, desafios...);
Confecção de fantoches de dedo com personagens do folclore brasileiro;
Organização de uma exposição sobre a Medicina Popular e seus elementos: plantas, xaropes, chás caseiros...
Criação de cenas as populares a serem dramatizadas;
Leitura e discussão de textos que relacionam o FOLCLORE aos valores culturais ATUAIS da nossa sociedade;

OBS: As atividades acima sugeridas deverão ser adaptadas para se adequarem ao nível das turmas e dos alunos envolvidos.

Serão dialéticas priorizando em todos os momentos o diálogo, pelo qual far-se-á uma retomada de conhecimentos já trazidos pelos alunos sendo desenvolvida através de:


. Leituras de textos informativos.
. Leituras de livros.

. Produção de textos.
. Observações com relatos pessoais e entrevistas.
. Diálogos.
. Entrevistas.

. Passeio.
. Relatórios e confecção de murais.
. Desenhos.
. Concurso de frases e desenhos.
. Confecção de móbiles.
. Jogos Pedagógicos, ortográficos, matemáticos e de recreação.
. Oficina.
. Trabalho de arte.
. Brinquedoteca.
. Pesquisas.
. Sala de Informática.
. Sala de Biblioteca.
- Filmes.
- Teatro.
. Músicas, dramatizações.
. Poesias.
. Calendário.
. Álbum.
. Labirinto.
. Cruzadinhas.
. Parlendas.
. Atividades de Matemática.
. Adivinhas.
. Versinhos.
. Dramatização com fantoches.
. Excursões.
. Rótulos.
. Receitas.
. Atividades com jornais e revistas.
. Atividades de Português.
. Atividades de Ciências.
. Experimento.
. Histórias dramatizadas com relax.
. Caixinhas surpresas.
. BINGO
. Víspora
. Memória.
. Sacola ortográfica
. Corrida de carros
. Soletrando.
.Trabalhos em grande grupo.
. Trabalhos em pequenos grupos.
. Motricidade ampla e fina.
.Gincana envolvendo alunos com atividades sobre Folclore.
. Teatro elaborado pelas próprias crianças com assunto voltado para melhor conscientização do folclore.
. Apresentação musical.
. Palestra envolvendo pais.
. Origami.
. Confecção de álbuns.
. Seminários, peças teatrais, murais e outros meios que incentivem, esclareçam e conscientizem a respeito do folclore.



CRONOGRAMA – ATIVIDADES

AGOSTO:
Conscientização sobre a importância do Projeto, envolvendo professores e alunos do Ensino Fundamental ( Séries Iniciais) e Educação Infantil.
Coleta de dados, programas e informações para participação das diversas disciplinas envolvidas no trabalho, tendo como base a transversalidade dos conteúdos.
Participação no acompanhamento das atividades já desenvolvidas pela coordenação.
Tarefas combinadas com Voluntários.


Atividades de execução serão realizadas pelos alunos com visitação aos pontos turísticos, históricos e geográficos na tentativa de redescobrir os valores folclóricos.
Atividades intensivas e específicas em comemoração a Semana do Folclore envolvendo escola e comunidade.
Cartazes, painéis, filmes e palestras esclarecedoras professores de todas séries
Atividades de manejo prático de coleta seletiva do lixo escolar.
Atividades combinadas com Voluntários.


Passeios diversos grupos com coordenação dos professores.
Palestras de conscientização da cultura.

Palestras, viagens de estudos – ativar professores







AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita através da observação direta, acompanhamento diário, da participação e interesse do aluno, buscando sempre acompanhar o processo de construção do conhecimento, possibilitando ao professor e aos alunos repensarem suas práticas e buscarem novas alternativas.

Por meio da compreensão das funções dos amigos do folclore a através da observação da mudança de comportamento



AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO
Percebendo que folclore é de suma importância, portanto, através desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados e orientados. É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo.


ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROJETO

Será feito através de estudos, reuniões com a participação efetiva de todos os participantes e voluntários.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=2830763624886511810
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htmhttp://o2o2.vilabol.uol.com.br/http://pt.wikipedia.org/wiki/Folclore_brasileirohttp://www.supersitesdaweb.com/folclore_brasileiro.htmhttp://www.soutomaior.eti.br/mario/paginas/diconario.htmhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Cantiga_de_rodahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Acalantohttp://tinterra.blogspot.com/http://ecopratico.com.br/blog/?tag=tinta-naturalhttp://www.desvendar.com/diversaoearte/festasculturais/folclore.asphttp://www.blogers.com.br/como-fazer-uma-pipa/http://o2o2.vilabol.uol.com.br/http://sitededicas.uol.com.br/folk_matinta.htmhttp://www.portacurtas.com.brhttp://www.rosanevolpatto.trd.br/brincadeiras.htmhttp://brincandocomdobraduras.blogspot.com/http://www.acessa.com/infantil/arquivo/oficina/2003/08/08-catavento/http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf



Introdução
O Brasil possui um riquíssimo patrimônio no campo da cultura popular, singular pela sua pluralidade, gerada pelo hibridismo etnográfico, racial, social e religioso desde a sua formação.Esses bens culturais de natureza imaterial, sobrevivem graças a força e a resistência dos grupos sociais que lutam para preservar a sua identidade cultural, através da prática de costumes e cultos de suas crenças e valores.Essa resistência sobreviveu a evolução industrial, resiste ao processo de globalização e ao poder com que atua a indústria cultural nos meios de comunicação de massa, levando a população ao consumo de modismos pueris e de uma uniformidade lastimável.A cultura popular, entretanto, alheia a esses interesses e mecanismos, consegue manter com integridade, seus valores, merecendo das instituições ligadas à cultura, uma atenção muito especial e necessária.O Projeto Folclore desenvolvido na UNICAMP desde 1992, muito atento a esses fatores, fundamentou-se na pesquisa, registro e promoção da cultura popular, abordando-a em toda sua extensão e complexidade nos campos das idéias, das crenças, costumes, artes, linguagem, moral, direito, reconhecendo e promovendo as formas legítimas de sentir, pensar e agir do nosso povo, colaborando na preservação do nosso patrimônio e na auto-valorização dos grupos sociais que a praticam.A realização do Projeto Folclore requer um trabalho minucioso e sistemático durante o ano que compreende: - Pesquisa de campo (cumprindo os ciclos: junino, natalino, carnavalesco e das festas dos santos do devocionário popular),- Registro audiovisual, iconográfico e fotográfico. - Participação em congressos e seminários, nacionais e internacionais. - Contatos regulares com pesquisadores, comunidades, irmandades e grupos sociais de diversas regiões do país.
Ao longo desses anos o Projeto Folclore vem cumprindo com êxito suas funções, formando parcerias com órgãos e com instituições ligados à salvaguarda do folclore, fomentando diálogos entre a universidade e a comunidade, que juntas vivenciam com os grupos populares suas formas de festejar a vida e celebrar o sagrado.O Projeto Folclore na sua amplitude atinge o público de todas as idades, escolaridade, gêneros e religiões dos diversos segmentos sociais, sendo oferecido gratuitamente à comunidade em módulos de formatos variados.
CULMINÂNCIA – FESTA FOLCLÓRICA:
Apresentações artísticas ensaiadas por professores e alunos
Apresentação de pesquisas interessantes;
Apresentação de Grupos Folclóricos especialmente convidados para a ocasião;
Apresentação de manifestações folclóricas existentes no bairro e/ou na cidade especialmente convidados para a ocasião.
Concurso de pipas Desfile de trajes regionais Exposição de artesanato, comidas típicas e receitas de cada região do Brasil. Exposição e tarde de autógrafos do livro feito pelos alunos. A avaliação foi feita através da análise de desenhos produzidos pelas crianças - os quais evidenciavam
suas visões do mundo - e das respostas que emitiram a um questionamento que procurava interpretar suas preocupações e avaliar as soluções por elas propostas, para os problemas ambientais. O projeto foi concluído com a produção de uma história em quadrinhos, na qual as crianças utilizaram alguns dos personagens característicos das lendas. Esta atividade permitiu verificar quais personagens foram mais significativos, como e onde foram representados e que destinos foram dados a eles, pelas crianças. Também foi proposta uma simulação de interação
entre personagens (animais), diante de um agente perturbador do meio (ser humano), para observar a reação das crianças, foi verificado que a punição ou castigo para o homem, nesta situação, foi o comportamento comum.