terça-feira, 27 de abril de 2010

FUTEBOL EM SALA DE AULA





Em toda parte ouvimos falar da copa, sem contar que é um assunto que interessa bastante aos alunos. Por estas razões, não há como fugir e sim pensar em alternativas para realizar um bom trabalho na escola, aproveitando o envolvimento da garotada para a construção de novos conhecimentos em diversas áreas.
Cada escola tem uma estratégia diferente, por isso listamos aqui algumas notícias e dicas de como este tema já tem sido planejado em algumas instituições e os espaços para discussão entre educadores que podem até mesmo resultar em um projeto colaborativo.
A revista Nova Escola apresenta a matéria mais completa, com dicas sobre como abordar o tema em diversas áreas, links de referência e propostas de 11 professores de diversas regiões do Brasil.
Na matéria Futebol entra na sala de aula, publicada no portal Uol, é possível saber como algumas escolas públicas e privadas estão abordando este tema.
A professora Gladis (Joinvile-SC) e outras professoras de Minas Gerais estão desenvolvendo um blog colaborativo com alunos. Vale a pena conhecer a experiência e deixar comentários para incentivá-los também.
Para quem pretende desenvolver um trabalho crítico, utilizando vídeo, vale lembrar a sugestão da professora Grace Luciana, com o filme Kinocopa, do Porta Curtas, também discutido no fórum do Educarede, coordenado pela Sônia Bertochi.
Vale ressaltar que não é um boa simplesmente abordar o assunto por puro modismo e sem planejamento pedagógico, mas sim aproveitar o interesse dos alunos para novas aprendizagens e também para uma abordagem crítica dos acontecimentos. Para refletirmos a respeito, sugiro o blog de Discurso Citado, de Lilian Starobinas.
O trabalho sempre fica mais simples e interessante quando é possível trocar idéias com outros educadores interessados no mesmo assunto. Para isso há também o fórum aberto pelo site Arte na Escola. Outras parcerias podem ser feitas com as pessoas envolvidas nos projetos citados acima.
Assim como estes educadores, compartilhe na rede também suas idéias e os projetos desenvolvidos com seus alunos!