quarta-feira, 14 de julho de 2010

Como criar slides ou PPS

PPS ou Apresentações, ou Slides, como também são chamados, são feitos no programa Power Point, do Office.
Prestam-se a mensagens interessantes, são dinâmicos e permitem som.
Costumam gerar arquivos pesados em KB, por isso é preciso critério ao produzir e bom-senso ao enviar, porque nem sempre as pessoas podem receber arquivos pesados.
O tutorial que temos aqui é colaboração de uma aluna do Caderninho, formatado e adaptado para você.
Salve esta página , indo em Arquivo/Salvar como...Leia com calma e se quiser imprimir facilitará na hora de colocar o tutorial em prática. Esperamos que goste e que faça belos trabalhos!

Tutorial de Zilnê Godoy
Formatado e adaptado por Romy Bastos

1-Como fazer PPS, aqui.
2-Como colocar música, aqui.
1- Como fazer PPS
1 – Abra o Power Point e escolha a opção "Apresentação em branco".
Aparecerão opções para o slide; escolha o quadradinho em branco.
2 – Primeiro vamos "colorir" o fundo. Que poderá ser feito de várias maneiras.
Pode ser em Formatar/Segundo Plano, escolhendo a cor e clicando em Aplicar. Use, se quiser, as opções de Efeitos de preenchimento, na mesma oportunidade.
Uma outra maneira fácil é assim:
Clique no desenho de um quadradinho na barra inferior e clique em seguida na folha em branco da apresentação. Vai aparecer um quadrado verde. Arraste com o mouse, pelos cantos, para cobrir todo o papel em branco.
Em seguida procure um baldinho, na mesma barra inferior e clique na flechinha ao lado.
Vai abrir uma janela com várias opções de fundo.
Em Efeitos de Preenchimento escolha como quer fazer o preenchimento, pesquise, vá clicando em tudo e escolha o que quer fazer.
Use gradiente, ou textura, ou padrão, mude cor, sentido etc...
Depois de escolhido clique em OK.
Ao clicar Ok, o que foi escolhido aparece na folha .
3 – Agora vamos aprender a copiar e colar para as folhas que for usar.
Pode colar todas iguais, mas se depois quiser trocar as cores, pode trocar.
Pense primeiro em quantas folhas vai querer usar, embora possa aumentar o número delas posteriormente.
Embaixo, onde você clicou na folhinha em branco, ao lado estão quatro folhinhas. Clique lá. Vai aparecer uma nova janela com um quadradinho já com o fundo escolhido.
Lá em cima, na barra, ao lado da tesourinha há duas folhinhas (COPIAR) e ao lado uma prancheta com uma folhinha (COLAR).
Clique nas folhinhas e em seguida na prancheta (copiar e colar).
Repita quantas vezes for necessário, isto é quantas folhas vc quiser trabalhar.
Isto poder feito também indo em Editar e executando os comandos Copiar e Colar.
Clique na folhinha em branco na parte de baixo (em cima de desenhar)
Vão aparecer ao lado esquerdo da página, as folhinhas numeradas, uma em baixo da outra, que servirão de guia para poder chamá-las quando quiser.
4 – Agora vamos aprender a aplicar as gravuras que serão utilizadas no PPS.
Na barra superior vá em Inserir/Figura. Aparecerão alternativas de usar Clip-Arts, figuras do programa ou do Arquivo.
Usando esta última opção vc pode procurar suas figuras ou suas fotos nas suas pastas e escolher o que desejar.
6 – Escolha a figura e dê OK.
Pronto a figura já foi para a folha.
Ela deverá aparecer com uns quadradinhos em volta, que são a indicação de que está selecionada e portanto prontinha para ser manipulada com o mouse. Pode ser aumentada, diminuída ou movimentada. Para selecionar, é só clicar no centro da gravura. Para movimentar a gravura, clique no centro e arraste para onde quiser. Para diminuir ou aumentar, clique nos cantos.
Para que desapareçam os quadradinhos (desfazer a seleção) é só clicar fora da gravura.
Se quiser fazer uma moldura, selecione a imagem, clicando nela. Vá à barra inferior, do lado direito, ( ao lado do A sublinhado) e clique em ESTILO DA LINHA, onde você escolhe como quer a linha, clica e a moldura aparecerá.
Pode também usar a alternativa Formatar/Cores e linhas, desde que a figura esteja selecionada.
7 – Agora vamos colocar o texto.
Na barra inferior há um quadradinho que tem um A e risquinhos ( CAIXA DE TEXTO). Clique no ícone e depois clique onde você quer colocar o texto.
Atenção: pode ser que em vez de aparecer o quadradinho do texto, apareça um quadrado em volta da folha. Se acontecer isso, clique fora do quadrado, volte a clicar na folhinha e depois dentro do quadrado, até aparecer o quadradinho.
Escolha o tipo de letra, cor, tamanho etc..., assim: vá em FORMATAR/Fonte.
Nesta janela, escolha tudo como quiser, letra, cor, tamanho etc. e clique em OK
Pode então digitar no quadradinho o texto que quiser.
Você pode também aplicar o texto usando a alternativa Inserir/Caixa de texto e clicar na página, criando assim a sua caixa para texto.
ATENÇÃO:
Para movimentar este texto, vc tem que clicar em cima da linha que vai modificar, e é nesta linha que vc vai posicionar o cursor e arrastar para onde quiser, ou fazer as modificações e enfeites ao seu gosto.
Para alterar a fonte ou tamanho do texto é preciso que ele esteja selecionado, da mesma forma para aplicar efeitos como sombra, etc.
8 –Mudando de folha.
Feito tudo isso, figura e texto, para mudar de folha, clique na barra inferior em Modo de classificação de slides e clique duas vezes na folha seguinte, repita os procedimentos e faça assim até completar suas folhas.
9 – Trabalhando os efeitos.
Na Barra superior clique em APRESENTAÇÕES.
Na janela que abrir clique em PERSONALIZAR ANIMAÇÃO.
Do lado direito estará a relação dos elementos que estão na folha.
Clique em EFEITOS.
Agora é que vc vai escolher como quer apresentar cada uma das partes da folha.
Selecione o elemento em que vai aplicar o efeito ( texto, imagem ) e vá experimentando os efeitos e clicando em Visualização, até achar o que mais agrada.
Só feche a caixa depois de escolher todos os ítens.
Clique depois na moldura, faça a mesma coisa e depois no texto, escolhendo assim a maneira que irá apresentar, som letra, modo etc.
Depois de escolhido todos os itens, clique em ORDEM E ANDAMENTO.
Aí vc vai ordenar a maneira da apresentação, determinando o que aparece primeiro, se o texto ou a gravura, se quer movimentação por mouse ou automática, e o tempo de cada slide ( mais ou menos 03 segundos).
Clique no ítem a ser definido ( para selecionar), e se quiser mudar a ordem que está apresentada aí, é só clicar na seta, para cima ou para baixo.
Atenção, clique nos que estão no quadro de baixo. Se clicar nos de cima, vai desativar tudo que foi escolhido.
Quando tiver escolhido tudo clique no OK.
Vai voltar para a página que vc. Trabalhou.
10 – Como ver o resultado desta página.
Clique na folhinha número 1 ao lado esquerdo ( assim poderá depois de pronto ver uma a uma, se os efeitos ficaram como queria).
Clique em baixo, do lado esquerdo em APRESENTAÇÃO DE SLIDES, ao lado dos quatro quadradinhos, o último ítem desta linha.
Vai aparecer a folha, como vai ser apresentada.
Para voltar, clique no mouse do lado esquerdo. Se não gostou de alguma coisa volte e recomece tudo.
Assim, faça todas as folhas, sempre clicando na folhinha do lado esquerdo, a número, 1, 2,3 etc...
11 – Agora vamos unir as folhas.
Clique em Apresentações... em TRANSIÇÕES DE SLIDES.
Nesta janela vc vai escolher como vai ser a mudança de quadros.
Escolha o tipo, se quer lento, médio ou rápido, se quer automático ou com o mouse, com som e que tipo de som.
Sempre vai aparecer no desenho o efeito. Depois de escolher, clique em APLICAR EM TODOS se quiser todos iguais, ou só em APLICAR se quiser um diferente do outro quadro. Se for assim, então terá que fazer em cada folha a escolha .
Feito isso vá lá em baixo no ícone da tela ao lado das folhinhas, Apresentação de Slides, para ver o efeito total.
Ou vá em Exibir/Apresentação.
Para interromper, ou sair da apresentação, use a tecla Esc, no lado superior esquerdo do seu teclado.
Já está quase pronto...


2- Como colocar música.
1 – Monte todo o PPS, inclusive com a Ordem de apresentação e transição de slides.
2 – Vá em INSERIR ...FILMES E SONS...SOM DE ARQUIVO. Procure então a sua pasta de sons, clicando na pasta amarelinha com uma flecha, na barra superior da caixa, até encontrar. Escolha sua música, clique nela e OK.
3 – Aparece uma janela. Clicar em SIM.
4 – Ir a APRESENTAÇÕES/PERSONALIZAR ANIMAÇÃO.
5 – Clique em MIDIA (não esqueça de selecionar mídia para poder "trabalhar" com ela)
6 – Clique em ORDEM E ANDAMENTO...coloque MIDIA em PRIMEIRO lugar.
7- Ir em CONFIGURAR EXECUÇÃO...Marque EXECUTAR USANDO ORDEM DE ANIMAÇÃO.
8 – Marque CONTINUAR A APRESENTAÇÃO.
9 – Em PARAR A EXECUÇÃO, marque APÓS ...SLIDES, coloque o número de slides a serem apresentados ou um pouco mais para uma segurança. Exemplo: são 9 slides , coloque 15...
OBS: a música às vezes (quase sempre) demora um pouco para tocar no primeiro slide, por isso é bom deixar a apresentação no CLICAR COM O MOUSE.
10 – Em MAIS OPÇÕES clique em REPETIR ATÉ PARAR.
Feche a janela em OK.
Claro que vc vai usar sua criatividade e vai experimentar as gracinhas e possibilidades das apresentações.
E quando estiver redigindo um texto ou trabalhando com as imagens, use e abuse do recurso Undo, indo em Editar/Desfazer ou usando as setinhas curvas da sua barra de ferramentas, que desfazem e refazem os comandos.
NOTA: um conselho... a cada passo que fizer vá salvando para não perder nada.
Vá em ARQUIVO/SALVAR COMO
Salve em Meus documentos ou onde desejar, nomeie o arquivo e certifique-se que na linha abaixo esteja definido o tipo de arquivo como Apresentação, ou Apresentação do Power Point. Clique em Salvar.
Pronto! Ele estará salvo em Meus documentos.
11 – Como enviar por email.
Feche o Power Point.
Abra o Outlook/Nova mensagem. Enderece ( se quiser, escreva um texto na msg) e clique em anexar.
Procure pelo seu arquivo que estará com a extensão .pps e anexe.
Basta enviar, agora.
12- Conforme a versão do Windows e do Office, é possível que a música não toque para a pessoa que recebe. Para garantir que não aconteça essa falha costumo enviar o arquivo sonoro anexo e sugerir que o .pps e o arquivo de som sejam salvos nas mesma pasta. Se o .pps então for executado a partir dessa pasta e não do email, certamente o som será ouvido.



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Zilnê Godoy
Umuarama- Paraná
Janeiro de 2003













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