sábado, 21 de agosto de 2010

HISTORIAS

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História coletiva


Unidade 7


O Bode risonho e a Galinha bravinha


Era tarde da noite na Fazendinha do Lago Mágico. O lugar estava silencioso e todos os


animais dormiam, até as corujas. Às vezes se ouvia o barulho das águas de algum rio que passava


ali perto. Cocota abriu os olhos e viu que não havia ninguém lá fora. A não ser um vagalume


iluminando as folhas das goiabeiras. O céu estava calmo e cheio de estrelas. Uma boa hora, ela


pensou. Estufou o peito bem fundo e cacarejou:


— Acocococordem. Acocococordem — as aves do galinheiro despertaram assustadas. Os


cavalos nas celas, as vacas no pasto e os coelhos acordaram com o grito da galinha. Foi uma


bagunça animal! Nenhum bicho conseguiu dormir pelo resto da madrugada. Todos ficaram emburrados


com tamanha travessura.


— Faz uma semana que Cocota berra toda noite — falou o ganso.


— Acho que pretende ver todos os bichos de cara amarrada, assim como ela! Eita galinha


mal-humorada — respondeu a joaninha.


Na manhã seguinte, os animais ficaram entocados, dorminhocos. Reclamações eram ouvidas


por toda a parte. Parecia que o aborrecimento daquela galinha era contagiante. E era exatamente


o que ela queria. Dizia aos quatro cantos que ninguém poderia ser feliz, enquanto ela vivia


assim tão triste.


Quando o sol já estava a pino, acordou Chamilo, um bode pra lá de simpático. Ele colocou


a fuça para fora do pasto e achou aquilo muito esquisito. Não viu os trutas correndo pelos


campos, os pássaros voando nem os coelhos apostando corrida. Resolveu sair para conferir. Foi


quando encontrou algumas formigas passeando.


— Bom dia, amiguinhas — falou sorrindo.


— Bom dia querido bode Chamilo.


— Onde estão todos? O que está acontecendo?


— Adivinha? — disseram as formigas em coro — é por causa da galinha bravinha.


Chamilo achou melhor dar um jeito nesta situação. Foi ter uma conversa com a danada.


— O que se passa? — perguntou entrando no galinheiro.


— Não vê? — retrucou irritadinha.


— Só vejo camas macias e muita alegria.


— Para você tudo é colorido. Vida de bode é boa. Ruim é vida de


galinha! — respondeu Cocota.


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História coletiva


Unidade 7


— Então está zangada porque é galinha?


— Não agüento mais penas, piados e bicar milho.


— Então faremos uma aposta — disse Chamilo — vamos trocar de vida por um dia.


— Eu viro bode e você a galinha?


— Isso mesmo!


— Fácil — ela respondeu.


— Mas não é só isso. Se eu lhe convencer que é boa a sua vida de galinha, você pára de


berrar pela madrugada.


— Combinado!


Os dois caminharam até o Lago Mágico. Mergulharam nas águas fantásticas e cristalinas


para fazer o pedido. Quando saíram já estava feito. Cocota sob as quatro patas do bode e Chamilo


piando feito galinha.


Ao entrar no galinheiro, Chamilo cumprimentou os amigos que ali estavam. A galinhada estranhou


a gentileza. Em pouco tempo ganhou a amizade da turma e fez todos se divertirem com


piadas e caretas. Treinou canto com as outras galinhas e montou travesseiros mais macios com


as penas caídas pelas esquinas.


Do outro lado da fazenda, a história era outra. Cocota estava exausta de caminhar até o


campo. Sentiu cansaço em carregar todo aquele peso. Experimentou comer capim e não gostou


do sabor amargo. Quando os outros bichos foram correr na relva, achou chato. Não participou


das brincadeiras, das comissões de limpeza, do bate-papo no final da noite. A bicharada se afastou


do bode que estava muito estranho.


No dia seguinte, quando o sol estava a pino, Cocota e Chamilo encontraram-se. Era hora


de encerrar a aposta.


— Muito dura essa vida de bode! — a galinha fez um desabafo.


— Cocota, você não seria feliz nem em vida de golfinho. Poderia ser cobra, cachorro, leão


ou cavalo-marinho.


— O que devo fazer? — perguntou triste.


— Ver o lado bom de ser galinha.


— Como faço isso?


— Toda vez que alguém lhe disser feiúras, mande um beijo. Toda vez


que algo lhe aborrecer, abra um sorriso.


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História coletiva


Unidade 7


— Acha que eu consigo?


— Sim e verá que o mal-humor é que é dureza.


Os dois foram até o Lago Mágico. Mergulharam nas águas fantásticas e cristalinas. A partir


daquele dia, todas as noites voltaram a ser silenciosas, estreladas e tranqüilas.






Sugestões de atividades para o projeto Valores






Trouxe mais sugestões para trabalhar com o projeto de valores.


Aqui estão algumas dinâmicas para trabalhar durante o ano.


> DINÂMICAS


Recreio com cores – a docente prepara cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças. Propõe então, um recreio diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo." A professora distribui os cartões e solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)


A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção dealguns valores.


Correio da Amizade – Sortear entre os colegas um "Amigo Secreto", escrever para ele; a turma e a professora vão até o correio e esperam pelo momento da revelação em casa, ou seja, o dia em que as correspondências chegarem nas residências de cada um!


Cada turma fixa uma caixa de correio (feita de caixa de sapato) no lado de fora da porta da sala de aula. Durante um determinado período, as turmas vão trocando correspondências. Para culminar o trabalho, pode-se planejar um piquenique entre elas.


Cada criança escreve um bilhetinho para um colega que "deixou magoado".


Cantinhos – nos murais de sala, alguns cantinhos podem ser organizados. Exemplos: "Recadinhos do Coração" (os alunos fixam bilhetes para crianças que retornam às aulas após um período de faltas, expressam sentimentos espontâneos ou observações sobre as atitudes dos colegas, por meio da escrita ou do desenho... e a docente vai trabalhando e estimulando.) / "Galeria do posso, não posso" (cada aluno confecciona duas telas em pintura expressando por meio de desenhos atitudes de grupo- "posso, não posso". A professora expõe as telas e discute-se, a partir daí, as normas de atitudes entre os integrantes da turma que irão vigorar durante o período letivo. Dessa forma, o comprometimento é maior, ou seja, são eles quem elaboram as regras.


Atividades em cadernos – trabalhando sentimentos e emoções:


HOJE ESTOU ASSIM...


(A professora cola um círculo nos cadernos para que as crianças desenhem nele, a expressão facial conforme o que sugere o título.)


PORQUE... (os alunos justificam por meio da escrita o porquê de estarem alegres, tristes, com medo...) Conforme a percepção da professora regente, ela vai resgatando alguns valores como: companheirismo, amizade, segurança, união, compreensão...


VOCÊ MORA NO MEU...


<!--[if !vml]-->( colar um coração de papel colorido)


<!--[endif]-->


Cada criança escreve dentro do coração o nome de um(a) colega e, em seguida, registra por meio da escrita o que pensa e sente por ele(a). Exemplo: "Você é especial, muito amigo!"


ABC dos valores:


A-AMOR


B-BONDADE


C- CARINHO


D- DEDICAÇÃO


E- ESPERANÇA...


(Os alunos opinam, registram e ilustram!)


ALFABETO DA AMIZADE:


A – AMOR É INDISPENSÁVEL ENTRE AMIGOS.


B – BONDADE É SERVIR A PESSOA QUE ESTÁ PRÓXIMA A NÓS.


C – COMPANHEIRISMO É O QUE SINTO QUANDO ESTOU JUNTO DE VOCÊ...


(Cada aluno cria o seu "Alfabeto da Amizade" , escrevendo para cada letra do alfabeto uma frase iniciada por ela. Podem ilustrá-las.)


ACRÓSTICOS:


Amor


Mais compreensão


Igualdade


Gostar do outro


Ouvir os colegas










Riqueza interior é o que vale


Experimente esse sentimento de paz


Sinta a emoção de ser feliz


Pense no bem-estar da humanidade


Espere um outro sorriso quando você sorrir


Inverta uma atitude não amiga demonstrando a sua amizade


Tenha respeito pelo outro


Ouça seu coração e siga a caminhada com sabedoria e tranquilidade.


(Com alguns valores, os alunos criam acrósticos!)


A MINHA LUZ ESTÁ ACESA QUANDO...


(Desenhar ou colar uma estrela)



(Após o conto do livro: "Se ligue em você", os alunos realizam essa atividade, registrando dentro da estrela um BOM SENTIMENTO!)


NA ESCOLA:


FICO ALEGRE QUANDO...


SINTO QUE TENHO UM AMIGO QUANDO...


RESPEITO O OUTRO QUANDO...


(Os alunos completam frases como essas em seus cadernos.)


Emocionômetro – É um quadro de pregas com quatro "caretinhas": ALEGRE, TRISTE, MEDO, NORMAL(sem grandes emoções). Os alunos encaixam seus nomes na fileira da caretinha que expressa como estão se sentindo naquele dia e, em seguida, verbalizam o porquê.


A turma conversa e, se for o caso, propõe alternativas para resoluções de determinados problemas.


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