quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

PROJETO HIGIENE ATRAVÉS DE MÚSICAS INFANTIS


Hábitos de Higiene através de Músicas Infantis
Introdução
O presente artigo resultou de trabalho desenvolvido na escola onde os professores tem como objetivo a promoção da saúde das crianças. Após observar dificuldades para desenvolver ações de higienização com as crianças, optou-se por usar a música como fonte de estímulo.
A escola é uma instituição que tem por objetivo não só o cuidado das crianças, mas também a educação e o desenvolvimento das mesmas. Dessa maneira os profissionais devem buscar meios para estimular a educação e o desenvolvimento adequado dessas crianças. As músicas infantis, além de promover um ambiente agradável e bem-estar das crianças, pode ser
um instrumento interessante nessa busca ao melhorar as capacidades de socialização, autoconfiança e auto-estima (DELISA, 1992).
A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança (ANDRADE, 2000). Assim, na Educação Infantil, os fatos musicais devem induzir ações, comportamentos motores e gestuais (ritmos marcados caminhando, batidos com as mãos, e até mesmo falados) (DELISA, 1992), inseparáveis da educação perceptiva propriamente dita. Até o
primeiro ano de vida, as janelas escancaradas são as dos sentidos. Contar histórias, colocar música na vitrola, agarrar e beijar, brincar com a fala são estímulos que ajudam o aperfeiçoamento das ligações neurais das regiões sensoriais do cérebro.
As crianças entre dois e três anos, por brincarem muitas vezes no chão e por terem o hábito de levar vários objetos à boca, têm aí uma via importante de infecção. Sabendo disso, o educador não pode descuidar da higiene fundamental. Assim, buscou-se, além da educação das crianças,
a orientação adequada da educadora.
Por seu poder criador e liberador, a música torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado na Pré-Escola (CAMPOS, 2005). É preciso que a criança seja habituada a expressar-se musicalmente desde os primeiros anos de sua vida, para que a música venha a se constituir
numa faculdade permanente de seu ser (LOPEZ, 1998).

JUSTIFICATIVA:

Tendo em vista a necessidade de conscientizar os educando e seus pais sobre a importância da higiene para uma boa saúde consideramos de suma importância trabalharmos o projeto higiene.

RESUMO: O projeto de musicalização na Educação Infantil está relacionado a uma motivação diferente do ensinar, em que é possível favorecer a auto-estima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças dessa fase. Com base nessa afirmação, as professoras colheram informações sobre a melhor forma de ensinar com música; trabalhando detalhadamente a letra, a melodia e o seu grau de ludicidade.
Dessa forma, viram também a importância do movimento, dos gestos e do imitar, podendo diagnosticar novas capacidades das crianças, além do interesse musical. As professoras que já realizam este trabalho atentam para um detalhe importante: Para a transmissão desse tipo de conhecimento é necessário utilizar uma metodologia adequada, dividindo a música em partes, repetindo cada parte aprendida várias vezes, isoladamente e em seguida junto com as demais. Em seguida, relatam atividades trabalhadas .

Palavras-chave: Música, ludicidade, interação, criança, higiene


OBJETIVOS:
. proporcionar o bem-estar das crianças fazendo com que o ambiente passe a ser mais agradável, onde elas se habituem sem resistências a hábitos simples de autocuidado como escovação dos dentes e lavagem das mãos.


METODOLOGIA:
Eis aqui algumas informações que facilitarão o trabalho realizado com osalunos. São informações variadas, enfocando sempre a prática da higiene corporal.Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo para os alunos,portanto, assim como orientá-los, devemos praticar corretamente as normas dehigiene.
Banho: A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, eoutras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banhoprovoca o acúmulo gradativo dessas substâncias, que se somam às sujeirasexteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A conseqüência é o aparecimento deassaduras, além do odor (mau cheiro) desagradável, e o risco de aparecimentode piolhos e sarna. Frisar a importância do banho diário em países de climaquente, como no nosso, e destacar o banho de chuveiro, que é mais higiênico.De acordo com as necessidades locais, ensinar a fazer um chuveiro de lata.SUGESTÕES:
Realize na sala de aula a "Feira do banho", trazendo todos osobjetos envolvidos na higiene corporal.
Monte-os num pequeno balcão e esta exposição poderá ser usada toda vez queo assunto permitir.
Unhas: Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantespara prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, asujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminose e outrasdoenças intestinais. Além disso, valorizar os aspectos estéticosrelacionados à beleza das unhas. E procurar eliminar o hábito de roer unhas.
Vestuário: O corpo humano regula, automaticamente, sua temperatura quandoexposto ao frio ou calor. Entretanto, quando há exposição aos excessos detemperatura, podem surgir alterações no organismo. Mostre que o vestuário éimportante na manutenção da temperatura corporal.SUGESTÕES:
Utilize cartazes ou murais para mostrar hábitos de vestuáriosdo Brasil e de outros países, sob as mais diferentes condições climáticas.
Mostre a importância do sol na higiene da roupa.
Destaque a necessidade de se usarem roupas sempre limpas, e de ter umlugar para guardar roupas sujas.
Mostre a necessidade de andar calçado. Se os pés não estiverem protegidos,correm o risco de sofrer muitas agressões ou machucados, por pregos,espinhos, pedras, etc.
Além disso, os pés descalços são portas abertas às verminoses (amarelão,lombriga, solitária) e outras doenças, como o tétano.
Dentes: Existe uma íntima relação entre dentes bem cuidados e boa saúde.A pessoa com dentes estragados não mastiga direito; a qualquer momentopode sofrer violentas dores; e existe sempre o perigo de doenças muito sérias, como reumatismo infeccioso, que pode ter nos dentes podres a sua origem.Mostre ao aluno que a cárie é o resultado da ação dos micróbios sobre restos de alimentos retidos entre os dentes. Portanto, a limpeza correta dos dentesimpede a formação das cáries. É importante mostrar aos alunos que os dentes de leite devem ser cuidados da mesma forma que os dentes permanentes.Essa importância decorre não só da necessidade de se criarem bons hábitos higiênicos, mas também do fato de que o dente de leite estragado pode afetar o organismo, inclusive prejudicando os novos dentes que virão.Destaque os fatores estéticos e emocionais relacionados com os bons dentes:a beleza de um sorriso; o mal-estar causado a sim e aos outros pelo mau hálito.
Cabelos: Devem ser cortados habitualmente. E lavados com shampoo ou sabão diariamente, ou então, duas vezes por semana.Destacar os fatores estéticos relacionados com cabelos limpos, cheirosos e bem cortados.Mostrar os riscos de cabelos grandes e sujos, que facilitam a proliferação de piolhos.
QUESTIONAMENTOS:
Levar o aluno a refletir e questionar sobre suas atitudes higiênicas.O que posso fazer para conservar meu corpo limpo?Que cuidados devo ter com meus cabelos, unhas e dentes?Qual a melhor maneira de limpar as orelhas?Como devo conservar os meus pés? Por que?Como devem ser estar as roupas que uso par ir à escola?Que roupas devo usar para dormir?E para passear?Como devem ser as roupas nos dias de frio e calor?O professor deve também estar atento a toda e qualquer modificação no estado geral de seus alunos, pois, alteração na temperatura do corpo, dor de garganta, palidez, dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarréias, podem ser sinais e sintomas de doenças transmissíveis.



Foram utilizadas músicas infantis educativas nos horários de lanche Inicialmente, foi tocada uma música com o tema de lavagem das mãos e todas as crianças foram encaminhadas à torneira para realizarem a lavagem da mesma maneira que ensinado na música. Posteriormente, ao terminarem a refeição foi tocada outra música com o tema da escovação dos dentes e assim como na lavagem das mãos, elas escovaram os dentes da maneira como foi ensinada na música.
Após trabalhar o conteúdo em sala de aula por meio de conversa, texto, questionários, cartazes, os alunos farão no computador (nas aulas de informática) desenhos dos amigos da higiene e escrever os nomes de cada um e dizer para que serve.
Músicas utilizadas
Hélio Ziskind - Ratinho Tomando Banho
by Hélio Ziskind
Tchau preguiça
Tchau sujeira
Adeus cheirinho de suor
Oh...
Lava lava lava
Lava lava lava
Uma orelha uma orelha
Outra orelha outra orelha
Lava lava lava lava
Lava a testa, a bochecha,
Lava o queixo
Lava a coxa
E lava até...
Meu pé
Meu querido pé
Que me agüenta o dia inteiro
Oh Oh
E o meu nariz
Meu pescoço
Meu tórax
O meu bumbum
E também o fazedor de xixi
Oh...
La la
Laia laia la
Laia la la la
Laia la
La la la la la
Hum... Ainda não acabou não
Vem cá vem... vem
Uma enxugadinha aqui
Uma coçadinha ali
Faz a volta e põe a roupa de paxá
Ahh!
Banho é bom
Banho é bom
Banho é muito bom
Agora acabou!

Hélio Ziskind - Ratinho Escovando Os Dentes
by Hélio Ziskind
Nhau!
Nham nham nham
Nhau
Legal
- Nós...
- Somos...
- Ai, vocês são quem?
- Os restos...
- Cuidado dente!
- Nós somos os restos de comida
Nós vamos grudar em você
- A escova não me alcança...
A escova não me alcança...
A escova não me ... oh...
Quando eu pego a minha escova
Eu já penso em rock and roll
rock rock
rock rock
rock rock
E lá no cantinho eu limpo com o fio dental
E é tanto rock rock que eu fico assim:
BRANCÃO
Branco como o coco
Branco como o leite
Branco como o dente é
BRANCÃO
Oh... Yeah...

Arnaldo Antunes - Lavar As Mãos
by Arnaldo Antunes
Uma,
Lava outra,
Lava uma,
Lava outra,
Lava uma, [mão]
Lava outra, [mão]
Lava uma, [mão]
Lava outra, [mão]
Lava uma.
Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira
Antes de come, bebe, lambe, pega na mamadeira,
Lava uma, [mão]
Lava outra, [mão]
Lava uma
Lavo outra, [mão]
Lava uma.
A doença vai embora junto com a sujeira
Verme bactéria manda embora embaixo da torneira
Água uma,
Água outra,
Água uma [mão],
Água outra,
Água uma
Na segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira
Na beira da pia, tanque, bica, bacia, banheira
Lava uma [mão]
[mão]
[mão]
[mão]
Água uma, [mão]
Lava outra, [mão]
Lava uma, [mão]
Lava outra, lava uma.

Conhecimento popular-O sapo não lava o pé
O sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa
E não lava o pé porque não quer
Mas que chulé!!

- Como você deseja desenvolver um Projeto, sugiro que "trabalhe" uma brincadeira por dia até completar o CD...Faixas do CD:1. Pique Alto2. Bobinho3. Bambolê4. Dança da Cadeira5. Pula Corda6. Dança da Laranja7. Cabo de Guerra8. Bola com a Boca9. Pedra, Papel e Tesoura10. Morto-Vivo11. Amarelinha 12. Sala da Mista13. Gato Mia14. A Linda Rosa Juvenil (Dá para "imitar" a coreografia utilizada no DVD! É uma graça!)15. Brincar de Sonhar (Como é a última música e o último dia do Projeto, você poderia criar situações de "relaxamento" com as crianças, algum tempo antes do término da aula... Que tal?)- Para cada faixa do CD trabalhe o título da música explorando-a o quanto puder...! Por exemplo, a primeira música é Pique Alto, então trabalhe esta palavra durante toda a aula com as crianças! - Não fique só em sala de aula! Leve-os ao Pátio para brincar de Pique alto!- Explore a palavra formando frases com sílabas previamente recortadas pelos alunos (podem ser retiradas de jornal, feitas no computador ou escritas de canetinha pelos alunos);- Faça "assimilações" das sílabas da palavra com o nome dos alunos. Por exemplo, o "P" de pique também é visto no nome do Paulo, do Pablo, etc.- Por último, peça que "ilustrem" a brincadeira (que já brincaram no pátio no início da aula!) Pique alto!- Com a ilustração de cada brincadeira, monte um Livro de Preferências com a Turma!Há diversas opções de Músicas Infantis que você pode trabalhar... Por exemplo, Músicas Clássicas, Cantigas de Roda, Palavra Cantada, Xuxa, etc...Bem, para "montar" a minha resposta "tomarei" Xuxa como "base", OK?No mais recente trabalho de Xuxa (XSPB 7, Brincadeiras) há exemplos de brincadeiras bem conhecidas, então utilize-as com as crianças...!
Selecionar as músicas, aquelas que contam histórinhas infantis são muito apreciadas, têm tambem musicas do folclore. É preciso que as canções estejam ao nível de idade e entendimento das crianças.Tempo do projeto,é importante para não se perder no caminho.Apresente a letra, leia,mostre personagens,cante devagar se eles já souberem fica fácil, senâo, vá colocando letra e melodia aos poucos.O importante é que as crianças se envolvam e isso acontecerá se a canção tiver ritmo e uma mensagem legal.Desenhos da música feitos por elas, desenhos para pintar, personagens para montar, quebra cabeça com o(os) personagens, desenhar ou contar na hora da conversa o que entendeu e gostou.Comparar com a próxima canção....Mostrar ou falar sobre os instrumentos musicais, perguntar o que conhecem........

Brincar é um direito da criança. Deixe a turma se divertir em classe e aprenda a usar essa atividade nas aulas.
Se você leciona para crianças da Educação Infantil, já deve ter refletido sobre a importância da
musicalização na vida de seus alunos. E já pensou em usar essa atividade nas aulas?
Ela é ótima para transmitir conteúdos, conhecer a personalidade das crianças e saber quais são as dúvidas e o conhecimento delas.
Cantando e gesticulando a criança aprende a lidar com o mundo e forma sua personalidade.
Com base nessas idéias, resolvemos realizar o projeto de musicalização, ora proposto no Referencial Curricular da Educação Infantil.
Percebendo que o trabalho com música na Educação Infantil é prioridade para fortalecer a auto estima, a socialização infantil, o desenvolvimento do gosto e do senso musical e a formação da cultura no ser humano, resolvemos “arregaçar as mangas” e partir para o trabalho.
Colhendo informações, consultamos alguns psicólogos da música, que são unânimes em afirmar que as crianças expostas a um ambiente auditivo e musicalmente rico desenvolvem-se mais rapidamente
do que aquelas que não têm um ambiente favorável nesse particular.
Dentre as informações colhidas, consideramos que, para ensinar música, devemos atentar para
alguns detalhes como: a letra, a melodia e o seu grau de ludicidade. Por exemplo:
A letra - Deve estar de acordo com a realidade da criança, com a sua faixa etária, com seus
interesses e deve, principalmente, ser de fácil entendimento.
A melodia - O que acontece na maioria das canções, melodias, músicas infantis é que cada um
canta “o que quer” ou “como entendeu que é certo”. Para que não exista uma diferença tão grande faz-se necessário conhecer a melodia correta, com seus tons altos, baixos, graves, agudos e, ao cantar, devemos entrar no tom da criança, que nem sempre é compatível com o nosso. Mas não podemos “sacrificar” nossos alunos com melodias extensas e com grande variação de tons.
Grau de ludicidade - Esse item pode ser subdividido em vários outros, pois acaba envolvendo-se diretamente com os outros citados anteriormente. Por exemplo: com uma letra e uma melodia interessantes para a criança, você já pode atingir certo grau de interesse, participação e entendimento. Mas, com um pouco de criatividade, tudo pode tornar-se mais fácil e divertido.
Que tal ilustrações sobre a música em um álbum seriado? Ou talvez ilustrações feitas pelos próprios alunos, registradas em um “manual de canções da turma”? Muitas outras alternativas podem ser utilizadas nesses casos, depende da disponibilidade e imaginação de cada professor.
Ao falar em musicalização, um dos recursos mais eficazes para despertar o interesse da criança é o movimento associado à canção. Imitando animais ou mesmo tentando interpretar uma situação, utilizando gestos e movimentos corporais, podemos trabalhar novas capacidades das crianças, além do interesse musical.
Em outras canções, podemos solicitar a memória e o raciocínio rápido, onde a seqüência de movimentos cobrados aumenta gradativamente, sendo necessária uma lembrança imediata do que acabou de ser dito, mas que por vezes torna-se difícil pelo acúmulo de informações.
Não podemos nos esquecer também de que, para uma aprendizagem eficiente, não basta termos mil recursos se não utilizarmos uma metodologia adequada para a transmissão desse tipo de conhecimento.
É necessário dividir a música em partes, repetindo cada parte aprendida várias vezes, isoladamente e, em seguida, junto com as demais aprendidas.
Gincana envolvendo alunos com atividades para higiene.
Teatro elaborado pelas próprias crianças com assunto voltado para melhor conscientização da higiene.
Apresentação musical.
Concurso de cabeleireiro após orientação de cabelos limpos.
Palestra envolvendo pais.
Cabeleireiros voluntários para prestar serviços.
APRENDENDO A CONSOANTE C:
As professoras aproveitaram a música “A Casa” (A Arca de Noé) para trabalhar a consoante “C”.
Em um primeiro momento cantaram a música com as crianças, realizaram gestos, trabalhando toda a ludicidade da música.
Depois as crianças conheceram a letra da música, esta por sua vez digitada e colada no caderno, onde todos puderam visualizar a consoante “C” na palavra “Casa” e grifá-la. Trabalharam também com a dobradura da “casa” colada no caderno de desenho.
As crianças ficaram tão encantadas com essa atividade que, nos intervalos, cantavam e gesticulavam a música lembrando da letra “C”.

A CASA
Era uma casa muito engraçada;
Não tinha teto,
Não tinha nada;
Ninguém podia
Entrar nela não;
Porque na casa não tinha chão.
Ninguém podia dormir na rede,
Porque na casa não tinha parede.
Ninguém podia fazer pipi;
Porque penico não tinha ali;
Mas era feita com muito esmero;
Na rua dos bobos;
Número zero.
MORAES, Vinícius. A Arca de Noé. Companhia das Letras.
AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO
Percebendo que a higiene corporal é de suma importância, portanto, através desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo.É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre voltado para o fator limpeza. Na oportunidade, queremos também que todos os alunos se informem das várias formas de higiene em casa, na escola, no local de estudo e trabalho.
A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e que merece carinho e cuidados especiais.


CONCLUSÃO:

A utilização de músicas infantis se mostrou eficaz em relação ao objetivo de estimular através das mesmas a prática dos hábitos de higiene. Tornou o ambiente mais agradável para todos (alunos e educadores), melhorando a sociabilidade, além da capacidade, relatada por alguns autores, de melhorar a auto-estima e autoconfiança das crianças.
O projeto tem dado grandes resultados, sendo constatados na vivência de cada aluno e nos relatos que fazem diariamente.
O que se pôde notar assim que as crianças ouviram as músicas foi satisfação e o interesse.
Ficaram mais calmas, dançaram e brincaram. As músicas mais calmas mantiveram as crianças tranquilas, aliviando também o estresse das orientadoras que puderam ficar mais relaxadas durante a atividade. Quanto aos hábitos de higiene, a educadora foi orientada a tocar sempre as músicas fornecidas e, se possível, criar coreografias que estimulem as crianças e facilite o entendimento das músicas. Foi orientada também a realizar sempre nos horários de almoço e jantar das crianças a lavagem das mãos e a escovação dos dentes.
A educadora, peça fundamental desse trabalho, demonstrou disposição e colaboração diante da idéia apresentada. Entretanto, foi notado um baixo nível de exigência quanto à higiene das crianças. Segundo relatado, as crianças da referida turma só escovam os dentes ao chegar na creche. Foi notado que nem sempre lavam as mãos antes de lanchar ou jantar.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ANDRADE, B.B.; PIMENTA, A.L.D. Musicoterapia: um caminho. Belo Horizonte. 2000.
BORGES, Teresa Maria Machado. A criança em idade pré-escolar. São Paulo: Ática, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CAMPOS, G. A Importância da música na Educação Infantil. In: Musicalização Infantil.
Disponível em: . Acesso em: 19
de junho de 2005.
DELISA, J.A. Medicina de reabilitação: princípios e prática. São Paulo: Manole, 1992.
GARCIA, Regina Leite. Revisitando a pré-escola. São Paulo: Cortez, 1997.
LOPEZ, A.L.L. A Influência das Músicas Infantis no Desenvolvimento Psicomotor da
Criança. In: Revista Brasileira de Musicoterapia. 1998. v. 4, p. 5.