domingo, 25 de abril de 2010

Uma homenagem feita ao meu pai

UMA JUSTA HOMENAGEM AO MEU PROFESSOR!!!!
Em minha última viagem até a cidade de São Gabriel, encontrei uma velha figura, pessoa que foi miuto importante na minha formação e pela qual guardo imenso carinho.


Utilizarei esta página e um texto que por não ter autoria sofreu algumas adaptações para que eu pudesse externar meus agradecimentos e prestar uma justa e sincera homenagem ao meu velho professor Eduardo Brandão Rocha.


As fotografias foram gentilmente cedidas pela minha amiga Susana brandão Rocha da Silva, filha do homenageado. Não precisa dizer que Susana seguiu os passos do pai e também é professôra. um abraço aos integrantes da familia Brandão Rocha.
Abaixo segue a homenagem.


Velho Professor

Como ninguém, você exerceu com maestria sua função. Você professor, foi criança e assim que nem eu, ontem você que não entendia muitas coisas, precisou se fazer entender, criar soluções.
No seu dia-a-dia a sua capacidade de amar foi colocada à disposição de todos.Quando você voltava para casa, a tarefa ainda não estava terminada, mas a sua consciência estava em paz.
Você correu em paralelo com o tempo para não ficar ultrapassado. Aceitou-se todo por dentro para mostrar a seriedade que é exigida e ainda sorrir para aqueles que precisavam de afeto.
Na sua angústia existencial ainda se propôs a ajudar a quem procurava o saber.Você avaliava. Que coisa difícil é avaliar. Aprovava , reprovava e finalmente recuperava.
Pelos caminhos da sua vida você foi encontrando tantas portas.....umas quase se fechavam, quando deveriam se abrir.
Tantas que se abriam, quando deveriam fechar-se, Portas sombrias, enferrujadas, à espera de alguém ansioso por um toque, outras escancaradas pela falta de responsabilidade e amor.
E você, passo a passo, foi contribuindo para cada uma delas.
Você transformou, iluminou, esclareceu, compreendeu, participou e venceu o desafio de transformar muitas vidas.
Todos éramos jovens àquela época, ansiávamos saber e você trouxe o conhecimento para nós.

Foi o suave mistério da sua vocação.
Como você foi importante na vida de todos nós!!!


Eduardo Brandão Rocha, meu velho professor de português. Foi emocionante reencontrá-lo, você hoje com 92 anos, reparei no brilho de seus olhos ao me enxergar. Tenho certeza que na sua lembrança passaram imagens da trajetória da sua, da minha vida e da de muitos outros que alcançaram o saber através de seus ensinamentos.

Velho Rochinha, ficam aqui registradas a imensa satisfação que tive ao reencontrá-lo e o meu agradecimento por todos os ensinamentos que me destes.

Muito obrigado, um grande abraço, e, que Deus o proteja!!!!!!!!!!!!
Postado por DAGOBERTO VALTEMAN