terça-feira, 18 de maio de 2010

Escalação

Como Dunga não é afeito a surpresas, o time do Brasil para a estreia no Mundial, em 15 de junho, contra a Coreia Norte, já está praticamente escalado. Quem quiser preencher logo o álbum de figurinhas da Copa não deve desprezar na coleção as fotos do lateral-esquerdo Michel Bastos e do meia Elano. São os mais cotados para ocupar as posições que ainda possam suscitar alguma dúvida.

Michel Bastos atuou nas últimas três partidas sob o comando de Dunga, enquanto Gilberto, seu concorrente na lateral-esquerda, não inicia um jogo pela seleção desde junho de 2008. No meio-de-campo, o técnico superlotou o setor com jogadores de pouca aptidão para criar. Kaká é a exceção. Ao lado do craque do Real Madrid , Elano surge com amplo favoritismo para formar a dupla que alimentará Luís Fabiano e Robinho, os dois titulares do ataque.
Se Dunga tivesse cedido ao clamor de milhares de brasileiros pela presença Paulo Henrique Ganso na lista dos 23 convocados para a Copa, Elano estaria sob riscos mais claros de não iniciar o jogo contra a Coreia do Norte. Agora, seu único rival na luta pela vaga de titular é Ramires, que parece menos credenciado no momento. Excluindo-se a lateral-esquerda, a defesa do Brasil para o Mundial pode ser decorada até pelos mais desavisados. Julio Cesar é considerado por boa parte da crítica internacional como o melhor goleiro do mundo na atualidade. Maicon, na lateral-direita, não deixa saudade de Cafu - pelo menos no vigor com que atua.
A dupla de zaga sempre foi a preferida de Dunga. Lúcio e Juan não atuaram juntos tantas vezes nos últimos anos por causa de contusões seguidas de Juan. Mas ele parece agora em boas condições e deve seguir com Lúcio desde a estreia do Brasil até o final da participação da seleção na Copa, salvo evidentemente alguma contusão ou punição. Os volantes também são figurinhas carimbadas, principalmente Gilberto Silva, credenciado para a sua terceira Copa do Mundo . Felipe Melo ganhou a confiança de Dunga no ano passado. Firmou-se na equipe.
Em algumas entrevistas antes mesmo da convocação definitiva, Dunga explicou que levaria dois jogadores por posição. Isso significa que, na maior parte das vezes, vai optar por "trocar seis por meia dúzia" nos testes que ainda pretende fazer em dois amistosos - na África, ainda sem adversário definido - até o Mundial ou nos jogos da Copa. Essas medidas, no entanto, não devem ser consideradas como regra Dunga já viu e aprovou Daniel Alves como meia. O reserva de Maicon é um jogador versátil. Atua ainda na lateral-esquerda, é bom cobrador de faltas, eficiente na marcação e muito bom no apoio. Se Elano não corresponder, pode perder a vaga para o lateral-direito do Barcelona .
A versatilidade de outros convocados vai ser um trunfo de Dunga durante o Mundial. Elano, Júlio Baptista, Kleberson e Ramires, por exemplo, podem jogar como volantes ou meias. No caso de Júlio Baptista, uma eventual escalação sua no ataque não seria nada improvável. Dunga não anunciará a escalação tão cedo. Vai esperar testes físicos e clínicos do grupo em Curitiba, entre 21 e 26 de maio, e deve testar duas formações nos dois amistosos que serão realizados possivelmente na primeira semana de junho. Mas já tem a equipe pronta em sua cabeça. (Sílvio Barsetti - AE)
Autor: Vinculado ao Cruzeiro do Sul