domingo, 6 de junho de 2010

SUGESTÕES DE PRÁTICAS COM A UTILIZAÇÃO DE SUCATAS:


1. PETECA


Material: 1 saco de salgadinho vazio, tesoura, jornal e 1 borrachinha de dinheiro (atilho)


Procedimento: Faça uma bola de jornal de tamanho pequeno. Introduza a bola de jornal no saco de salgadinho, amarre o elástico procurando deixar a base arredondada. Picotar a parte superior do saco (como um penacho).






2. BOLA DE MEIA


Material: Um pé de meia de nylon, jornal e tesoura.


Procedimento: Faça uma bola de jornal, introduza na meia. Procure dar formas arredondadas à bolinha. Dê um nó próximo à bolinha e corte o excesso.






3. BOLA AO PÉ


Material: Garrafa plástica de 600ml, papéis coloridos, tesoura e 2 metros de corda de varal.


Procedimento: Fure a tampinha da garrafa com a tesoura e fixe nela uma das pontas da corda de varal, na outra ponta forme um circulo dando um nó. Introduza papéis coloridos na garrafa, feche a garrafa. Coloque a parte da corda com o circulo no pé e é só chutar a bola-garrafa.






4. BOLICHE DE CONTINHAS


Material: Latas de refrigerantes ou de cerveja numeradas de 1 a; folhas de revista, caneta colorida, uma bola de borracha ou de meia.


Procedimento: Lixa-se a latinha para a retirada da tampa, após, as revestimos com folhas de revista. Numerar as latinhas. Colocar as latinhas em formação de jogo de boliche, cada criança joga a bola e, de acordo com os números que foram derrubados, fará a soma, subtração ou multiplicação dos números de acordo com o que foi combinado no início do jogo. Este jogo tem por objetivo fazer com que o aluno adquira noções de quantidade, numerais, soma, subtração, multiplicação, cálculo de distância e velocidade.


Aproveitar o material sucata, por ser um material de baixo custo e fazer adaptações para a substituição de material convencional;


- oportunizar alternativas significativas para modificações de estratégias e mudanças no comportamento final do aluno.






5- JOGO DE ARGOLA


Material: Garrafas PET; papel crepom; argolas (podem ser feitas com garrafas PET)


Procedimento: Colocar uma porção de areia no fundo das garrafas, cortar o papel crepom em tiras e colocar em cada garrafa uma cor, fechar a garrafa. Colocar números de 1 a 10 em cada garrafa. 2 a 6 participantes, as garrafas ficam agrupadas a uma distância de 4 a 6 metros, as crianças lançam argolas. Quando acertam verificam o número contido na garrafa e retiram o material de contagem, da cor e quantidade correspondente, ganha quem conseguir maior número de pontos. Este jogo é utilizado para desenvolver a percepção visual-motora, a identificação de cores e a relação número/quantidade.










Esquema das brincadeiras e palestras






Tempo: 05 minutos


Regras da Brincadeira






1. Entregar 10 canudinhos para 10 participantes. O restante que ficou sem o canudinho ficar na linha de recebimento dos papéis.


2. Deverão sugar o papel com o canudinho – sem o auxilio das mãos e levar até a linha demarcada , onde se encontra os demais participantes.


3. Cada um deve ler a mensagem do canudinho para o grupo restante e ir revezando


4. O responsável pela brincadeira deverá contar quantas mensagens foram lidas.










Tempo: 05 minutos


Regras da brincadeira






1- Escolher 04 pessoas do grupo para ficar nos flaps


2- Para o restante entregar 01 colher


3- Transportar as bolinhas de papel do local marcado até os flaps – com o auxílio das colheres e sem colocar a mão. Se a bolinha cair deverá voltar e reiniciar;


4- As 04 pessoas deverão ir colando as bolinhas no flap – formando a palavra Segurança






Quanto mais flap colar mais pontos!!!










Tempo : 05 minutos


Regras da Brincadeira






1- Separar 04 pessoas do grupo – alvo do coração


2- Separar 04 pessoas do grupo – vendar/ rodar


3- Entregar a palavra SEGURANÇA para ser acertada no alvo


4- Quando acerta revezar com o restante do grupo






O restante do grupo deverá fazer torcida e ajudar com Esquerda/direita, etc...














Tempo: 05 minutos


Regras da Brincadeira






1- Amarrar o pé da equipe em duplas (pé esquerdo com pé direito)


2- Pegar as bexigas encher e ir pulando até as cadeiras


3- Sentar em cima das bexigas estourando-as(sem colocar as mãos) juntar as palavras que estão nas bexigas até formar as frases – todos devem ler juntos a frase;


















Tempo: 05 minutos


Regras da brincadeira






1- Separar o grupo em duplas


2- Dar uma laranja para cada dupla


3- A laranja deve ser presa testa com testa e ser levada até ponto marcado, pulando obstáculo


4- As mão devem estar para trás – não poderá ser usada


Obs: Se a laranja cair deverá voltar e começar novamente










Tempo: 05 minutos


Regras da brincadeira


1- Entregar para a Equipe a lona e pedir para que se dividam em volta da lona, fazendo movimentos de sobe e desce;


2- O instrutor deve dizer que cada um fala um palavra ligada à Segurança, Saúde e Meio Ambiente, sem repetir;


3- Para cada palavra o instrutor joga uma bolinha em cima da lona


4- O grupo não pode deixar cair as bolinhas – deve existir sintonia no sobe e desce


O grupo deverá rapidamente dizer qual a relação da brincadeira com a Segurança, Saúde e Meio Ambiente.