Marcadores
Alfabetização
(48)
Alfabeto
(16)
Amigos
(19)
Arte e Diversão
(9)
Atualidades
(6)
Biografias
(9)
Brincadeiras
(32)
Calendários
(2)
Charges
(26)
Ciências/Ecologia/Meio Ambiente/Educação Ambiental
(1)
Clássicos
(9)
Contos Infantis
(12)
Criatividades
(2)
Crônicas/Textos
(227)
Culinária/Receitas
(17)
Cultura Brasileira
(10)
DATAS COMEMORATIVAS
(3)
DEVOCIONAIS
(1)
Dicas/Curiosidades
(12)
Educação
(24)
Educação de Jovens e Adultos - EJA
(2)
ESPORTE/EDUCAÇÃO FÍSICA
(24)
Fábulas
(11)
Família
(36)
FRASES/ PENSAMENTOS
(55)
GIFS
(4)
His
(1)
História
(5)
Historinhas Infantis
(38)
Histotinhas Infantis
(1)
Ideias/Dicas/Curiosidades
(3)
Imagens para atividades escolares/projetos
(18)
IMAGENS PARA DECOUPAGE
(1)
Matemática
(2)
Mensagens de Reflexão
(35)
Minha mãe
(1)
Música e Canto
(2)
Notícias
(1)
Numeros/Numerais/Quantidades
(10)
ORAÇÕES
(3)
Piadinhas
(4)
Poemas/Poesias
(47)
POLÍTICA
(4)
Projetos
(110)
Recordações
(1)
Religião
(25)
Reportagens
(52)
SAÚDE
(8)
SCRAPS
(1)
SIMILARES
(1)
Sugestões de bloggs
(7)
Sugestões de Livros e Filmes
(7)
TEXTOS ESCRITOS POR CRIANÇAS
(3)
TEXTOS INFANTIS
(3)
Textos Motivacionais/Auto Estima
(144)
Valores/Virtudes
(26)
domingo, 6 de junho de 2010
SUGESTÕES DE PRÁTICAS COM A UTILIZAÇÃO DE SUCATAS:
1. PETECA
Material: 1 saco de salgadinho vazio, tesoura, jornal e 1 borrachinha de dinheiro (atilho)
Procedimento: Faça uma bola de jornal de tamanho pequeno. Introduza a bola de jornal no saco de salgadinho, amarre o elástico procurando deixar a base arredondada. Picotar a parte superior do saco (como um penacho).
2. BOLA DE MEIA
Material: Um pé de meia de nylon, jornal e tesoura.
Procedimento: Faça uma bola de jornal, introduza na meia. Procure dar formas arredondadas à bolinha. Dê um nó próximo à bolinha e corte o excesso.
3. BOLA AO PÉ
Material: Garrafa plástica de 600ml, papéis coloridos, tesoura e 2 metros de corda de varal.
Procedimento: Fure a tampinha da garrafa com a tesoura e fixe nela uma das pontas da corda de varal, na outra ponta forme um circulo dando um nó. Introduza papéis coloridos na garrafa, feche a garrafa. Coloque a parte da corda com o circulo no pé e é só chutar a bola-garrafa.
4. BOLICHE DE CONTINHAS
Material: Latas de refrigerantes ou de cerveja numeradas de 1 a; folhas de revista, caneta colorida, uma bola de borracha ou de meia.
Procedimento: Lixa-se a latinha para a retirada da tampa, após, as revestimos com folhas de revista. Numerar as latinhas. Colocar as latinhas em formação de jogo de boliche, cada criança joga a bola e, de acordo com os números que foram derrubados, fará a soma, subtração ou multiplicação dos números de acordo com o que foi combinado no início do jogo. Este jogo tem por objetivo fazer com que o aluno adquira noções de quantidade, numerais, soma, subtração, multiplicação, cálculo de distância e velocidade.
Aproveitar o material sucata, por ser um material de baixo custo e fazer adaptações para a substituição de material convencional;
- oportunizar alternativas significativas para modificações de estratégias e mudanças no comportamento final do aluno.
5- JOGO DE ARGOLA
Material: Garrafas PET; papel crepom; argolas (podem ser feitas com garrafas PET)
Procedimento: Colocar uma porção de areia no fundo das garrafas, cortar o papel crepom em tiras e colocar em cada garrafa uma cor, fechar a garrafa. Colocar números de 1 a 10 em cada garrafa. 2 a 6 participantes, as garrafas ficam agrupadas a uma distância de 4 a 6 metros, as crianças lançam argolas. Quando acertam verificam o número contido na garrafa e retiram o material de contagem, da cor e quantidade correspondente, ganha quem conseguir maior número de pontos. Este jogo é utilizado para desenvolver a percepção visual-motora, a identificação de cores e a relação número/quantidade.
Esquema das brincadeiras e palestras
Tempo: 05 minutos
Regras da Brincadeira
1. Entregar 10 canudinhos para 10 participantes. O restante que ficou sem o canudinho ficar na linha de recebimento dos papéis.
2. Deverão sugar o papel com o canudinho – sem o auxilio das mãos e levar até a linha demarcada , onde se encontra os demais participantes.
3. Cada um deve ler a mensagem do canudinho para o grupo restante e ir revezando
4. O responsável pela brincadeira deverá contar quantas mensagens foram lidas.
Tempo: 05 minutos
Regras da brincadeira
1- Escolher 04 pessoas do grupo para ficar nos flaps
2- Para o restante entregar 01 colher
3- Transportar as bolinhas de papel do local marcado até os flaps – com o auxílio das colheres e sem colocar a mão. Se a bolinha cair deverá voltar e reiniciar;
4- As 04 pessoas deverão ir colando as bolinhas no flap – formando a palavra Segurança
Quanto mais flap colar mais pontos!!!
Tempo : 05 minutos
Regras da Brincadeira
1- Separar 04 pessoas do grupo – alvo do coração
2- Separar 04 pessoas do grupo – vendar/ rodar
3- Entregar a palavra SEGURANÇA para ser acertada no alvo
4- Quando acerta revezar com o restante do grupo
O restante do grupo deverá fazer torcida e ajudar com Esquerda/direita, etc...
Tempo: 05 minutos
Regras da Brincadeira
1- Amarrar o pé da equipe em duplas (pé esquerdo com pé direito)
2- Pegar as bexigas encher e ir pulando até as cadeiras
3- Sentar em cima das bexigas estourando-as(sem colocar as mãos) juntar as palavras que estão nas bexigas até formar as frases – todos devem ler juntos a frase;
Tempo: 05 minutos
Regras da brincadeira
1- Separar o grupo em duplas
2- Dar uma laranja para cada dupla
3- A laranja deve ser presa testa com testa e ser levada até ponto marcado, pulando obstáculo
4- As mão devem estar para trás – não poderá ser usada
Obs: Se a laranja cair deverá voltar e começar novamente
Tempo: 05 minutos
Regras da brincadeira
1- Entregar para a Equipe a lona e pedir para que se dividam em volta da lona, fazendo movimentos de sobe e desce;
2- O instrutor deve dizer que cada um fala um palavra ligada à Segurança, Saúde e Meio Ambiente, sem repetir;
3- Para cada palavra o instrutor joga uma bolinha em cima da lona
4- O grupo não pode deixar cair as bolinhas – deve existir sintonia no sobe e desce
O grupo deverá rapidamente dizer qual a relação da brincadeira com a Segurança, Saúde e Meio Ambiente.