sexta-feira, 16 de julho de 2010

EMÍLIA FERREIRO





Emilia Ferreiro



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.





Emilia Beatriz María Ferreiro Schavi (Argentina, 1936) é uma psicóloga e pedagoga argentina, radicada no México, doutora pela Universidade de Genebra, sob a orientação de Jean Piaget[1].






Em 1970 depois de se formar em psicologia pela Universidade de Buenos Aires, estuda na Universidade de Genebra, onde trabalha como pesquisadora-assistente de Jean Piaget e obtém o seu PhD sob a orientação do psicopedagogo suiço. Retorna a Buenos Aires, em 1971. Forma um grupo de pesquisa sobre alfabetização e publica sua tese de doutorado - Les relations temporelles dans le langage de l'enfant. No ano seguinte, recebe uma bolsa da Fundação Guggenheim (EUA). Em 1974 afasta-se de suas funções docentes na Universidade de Buenos Aires.






Em 1977, após o golpe de Estado na Argentina passa a viver em exílio na Suíça, lecionando na Universidade de Genebra. Inicia com Margarita Gómez Palacio uma pesquisa em Monterrey (México) com crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem. Em 1979 passa a residir no México com o marido, o físico e epistemólogo Rolando García, com quem teve dois filhos.






Atualmente é Professora Titular do Centro de Investigação e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional, na Cidade do México.






 Principais trabalhos publicados


Les relations temporelles dans le langage de l'enfant


Los sistemas de escritura en el desarrolo del niño, em co-autoria de Ana Teberosky.


1982 Nuevas perspectivas sobre los procesos de lectura y escrita (com Margarita Gómez Palacio), resultado de pesquisa com mais de mil crianças em que distingue oito níveis de conceitualização da escrita.


1985 Proceso de alfabetización. La alfabetización en proceso.


1986 Los sistemas de escritura en desarollo del niño, publicada no Brasil com o nome de A Psicogênese da língua da língua escrita.


1989 organiza e edita Los hijos del analfabetismo e Propuestas para la alfabetización escolar em America Latina, livro que reúne experiências inovadoras de alfabetização realizadas na Argentina, no Brasil, no México e na Venezuela.


 Títulos e honrarias


Recebeu seis títulos Honoris causa por seus trabalhos: em 1992, da Universidade de Buenos Aires; em 1995, da UERJ; em 1999, da Universidade Nacional de Córdoba (Argentina); em 2000, da Universidade Nacional de Rosário (Argentina), e, em 2003, das universidades de Comahue (Argentina) e Atenas (Grécia).






Em 2001, recebeu a Ordem Nacional do Mérito Educativo do governo brasileiro .






Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODO COMENTÁRIO QUE VIER PARA UM CRESCIMENTO MÚTUO, SERÁ ACEITO. OBRIGADA, PRECISAMOS CONSTRUIR PONTES!!!