quarta-feira, 28 de julho de 2010

Projeto Sarau Infantil

Projeto



Sarau infantil


Faixa etária


4 e 5 anos






Conteúdo


Linguagem oral, leitura e escrita






Mais sobre Linguagem Oral






Reportagens






Linguagem oral com poesias


O que não pode faltar na pré-escola


Coletânea de cantigas de roda


As primeiras leituras na pré-escola


Planos de aula






Roda de conversa


Linguagem oral e escrita


Livros sobre os dinossauros


Vídeos






Pedro Bandeira lê "Mais respeito, eu sou criança!"


Ricardo Azevedo lê o poema "Bola de Gude"


Objetivos


- Ampliar o repertório de poesias conhecidas pela turma.


- Utilizar a linguagem oral, adequando-a a uma situação comunicativa formal.






Conteúdo


- Comunicação oral.






Anos


Pré-escola.






Tempo estimado


Dois meses.






Material necessário


- Filmadora


- Caixa de papelão


- Aparelho de som


- CD A Arca de Noé - Vols. 1 e 2 (vários intérpretes, Universal Music Brasil, 16 reais)






Livros


- A Arca de Noé (Vinicius de Moraes, 64 págs., Ed. Cia. das Letrinhas, tel. 11/3707-3500, 46,50 reais)


- Poemas Desengonçados (Ricardo Azevedo, 56 págs., Ed. Ática, tel. 0800-115-152, 26,90 reais)


- Mais Respeito, Eu Sou Criança (Pedro Bandeira, 80 págs., Ed. Moderna, tel. 0800-172-002, 29,50 reais)






Flexibilização


Para ampliar a capacidade de comunicação e expressão de crianças com deficiência auditiva e auxiliá-las a utilizar libras, posicione as crianças em semicírculo no momento da leitura, para que visualizem o educador, os colegas e o intérprete. É importante que todos falem, um de cada vez, para facilitar a compreensão. Apresente os autores por meio de fotos e estimule a criança a declamar, em libras, poemas que já conhece. Você também pode declamar algumas poesias para servir como modelo de leitor. Explique a todos as etapas do projeto e apresente uma nova poesia às crianças a cada dia. Peça à criança surda que observe a expressão facial e os movimentos do corpo do intérprete quando este estiver declamando. Proponha que a criança leve um bilhete para casa pedindo que os pais escrevam uma poesia para ser apresentada aos colegas. Incentive a criança surda a participar da confecção da "caixa mágica" e explique que ali serão colocadas as poesias e os livros utilizados no projeto. Apresente à criança a poesia que ela irá declamar junto com dois ou três colegas. Convidar um surdo adulto para declamar na sala em libras para que a criança tenha outros exemplos também é uma boa alternativa. Filme a criança surda declamando com o seu grupo e num segundo momento retome o vídeo para que juntos possam ver o que precisa ser melhorado. No dia do sarau, é interessante que a poesia que será declamada em libras seja lida para a plateia. Registrar todos os avanços da criança é fundamental.










Desenvolvimento


1ª etapa


Pergunte quais poemas as crianças conhecem e estimule-as a declamar. Convide-as a conhecer outros, mostrando os livros selecionados. Leia em voz alta alguns deles, caprichando na entonação. Compartilhe a ideia de organizar um sarau de poesia e convidar os pais para assistir ao evento. Explique que para isso é preciso conhecer vários poemas e aprender a declamá-los.






2ª etapa


Apresente algumas faixas do CD de poesia musicada para familiarizar a turma com o gênero.






3ª etapa


Leia para os pequenos todos os dias os livros escolhidos para o projeto. Converse com eles sobre as poesias e como se deve declamar, cuidando da entonação e da altura da voz, para que o público compreenda e ouça com clareza o que for dito. Como tarefa de casa, oriente que peçam aos pais para recitar e registrar por escrito poemas e versinhos que apreciem. Use a caixa de papelão para guardar os textos poéticos fornecidos pelos pais, os livros e o CD.






4ª etapa


Leia a poesia Bola de Gude, do livro Poemas Desengonçados, chamando a atenção da turma para a entonação, dicção e altura da sua voz. Proponha que a recitem coletivamente. Repita o procedimento com outros poemas. Use a filmadora para gravar esses momentos.






5ª etapa


Exiba o vídeo para que as crianças possam analisar como estão se saindo e em que precisam melhorar. Ajude-as apontando o que estiver adequado também.






6ª etapa


É hora de selecionar o que será apresentado no sarau. Pergunte às crianças quais são os textos prediletos delas e decidam se as declamações serão feitas individualmente, em duplas, trios ou grupos maiores. Convide as famílias para o evento.






7ª etapa


Ensaie com a turma os poemas. Filme novamente e exponha as imagens para que todos possam se aperfeiçoar.






Produto final


Sarau infantil.






Avaliação


Observe e registre o avanço das crianças no que se refere à apropriação na forma de se expressar em situações de comunicação formal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODO COMENTÁRIO QUE VIER PARA UM CRESCIMENTO MÚTUO, SERÁ ACEITO. OBRIGADA, PRECISAMOS CONSTRUIR PONTES!!!