por Joel Rennó Jr.
Em seu primeiro livro Mentes Femininas - A saúde mental ao alcance da mulher - clique aqui - o senhor enfatiza que em psiquiatria é essencial a importância da prática clínica. Com base nessa sua larga experiência, quais são os principais fatores que afetam a saúde mental da mulher?
Resposta: Sem dúvida, além do conhecimento científico, a prática clínica do médico é que dá a oportunidade ao profissional para que ele conduza bem a realização do diagnóstico psiquiátrico correto bem como a terapêutica eficaz.
Fatores prejudicias à saúde mental da mulher Personalidade; antecedentes pessoais e familiares de transtornos mentais (como depressão), aspectos genéticos; estresse; uso abusivo de drogas (ex: anfetaminas utilizadas para emagrecimento), abuso físico e sexual; aspectos biológicos, psicossociais e culturais Respeito muito as neurociências, composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento. Mas, daí, muitos neurocientistas com formação em biologia, podem reduzir o espectro comportamental humano apenas a alterações estruturais e funcionais do Sistema Nervoso Central (SNC), o que leva a erros, já que alguns desses neurocientistas nunca atenderam a nenhum paciente.
A integração entre as pesquisas do SNC e a experiência clínica é fundamental quando analisamos o comportamento humano, envolvendo aspectos biológicos, mas psicossociais e até culturais, todos complexos e interagindo entre eles.
Saúde mental sofre influência da personalidade
A saúde mental da mulher pode sofrer influências da personalidade individual dessa mulher em questão, de antecedentes pessoais e familiares de transtornos mentais (como depressão), de aspectos genéticos, de diferentes vulnerabilidades ao estresse e também de influências de sua cultura modelada pelo meio social no qual esta mulher está inserida. Nunca podemos deixar de pesquisar o histórico de negligência, uso abusivo de drogas (por exemplo as anfetaminas utilizadas para emagrecimento), abuso físico e sexual na infância e adolescência.
A análise da psicopatologia e do meio em que esta mulher está inserida só pode ser adequadamente avaliada por profissionais das áreas de psicologia e psiquiatria (médico). É assim que eu penso, não somos frutos apenas de nosso cérebro estrutural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
TODO COMENTÁRIO QUE VIER PARA UM CRESCIMENTO MÚTUO, SERÁ ACEITO. OBRIGADA, PRECISAMOS CONSTRUIR PONTES!!!