domingo, 15 de agosto de 2010

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUAÇÃO MENNA BARRETO



A elaboração e construção desta página, fruto de nossa ousadia e reflexão sobre os caminhos da educação pública, é a concretização de um propósito assumido numa caminhada de trabalho intensivo desenvolvido a partir de 2002, pela comunidade do Instituto Estadual de Educação Menna Barreto.

Assim, após solicitação da direção da Escola junto à 19ª Coordenadoria Regional de Educação, em 2002, teve início o Curso de Capacitação em Informática Educativa, ministrado pelas docentes do Núcleo de Tecnologia Educacional – Fronteira Oeste – que possibilitou conhecimentos de Exploração de Programas, tais como Word, Power Point, Paint, e de Trabalho com Hiperlink, Exploração e Práticas de Projetos de Aprendizagem Interdisciplinares com alunos, Introdução e Busca na Internet, E-mail, Chat, Antivírus, Windows Explorer e Front Page, culminando, em 2003, com a construção de nossa página na Internet.

Esta conquista vem nos trazer a certeza de que novas mudanças já começam a ser percebidas e estão desabrochando no cotidiano de nossa escola; refletem uma prática democrática e transformadora, como único caminho possível na construção de uma escola pública democrática, de qualidade e, principalmente, comprometida com a transformação social e a preparação para o exercício da cidadania.

Necessário se faz registrar o comprometimento da Direção, do grupo do NTE, dos professores, pais, alunos e funcionários e das professoras responsáveis pelo Laboratório de Informática de nossa escola, pessoas que se constituíram em sujeitos de transformação social e de seu tempo e cuja atuação consolidou-se, de forma solidária e engajada, fortalecendo a escola como um espaço democrático, na crença de que:

Um galo sozinho não tece uma manhã:

ele precisa sempre de outros galos,

De um que apanhe esse grito que ele

e o lance a outro; de um outro galo

que apanhe o grito que um galo antes

e o lance a outros; e de outros galos

que com muitos outros galos se cruzem

os fios de sol de seus gritos de galo,

para que a manhã, desde uma teia tênue,

se vá tecendo, entre todos os galos.

E se encorpando em tela, entre todos,

se erguendo tenda, onde entrem todos,

se entretendo para todos, no toldo

(a manhã) que plana livre de armação.

A manhã, toldo de um tecido tão aéreo

que, tecido, se eleva por si só: luz balão.

João Cabral de Melo Neto

Esta página é, então, um encontro de experiências, de novas construções, de novos saberes e, para ela, tu és nosso convidado especial.

Mas, não esqueças de colocar tuas asas na mala, pois "somos todos anjos de uma asa só, somente abraçados podemos voar..."

E para isso é preciso que cada um faça a sua parte...


O Instituto Estadual de Educação Menna Barreto surgiu, no contexto da sociedade gabrielense, como uma necessidade de homens que, sujeitos da história e de seu tempo, grafam sua passagem em todas as épocas - marcando a sua e outras gerações.

Assim, em primeiro de agosto de mil novecentos e dezoito, o então Intendente Municipal, Coronel Francisco Hermenegildo da Silva, inaugurou o Colégio Elementar de São Gabriel no extinto Colégio Distrital, hoje edifício do Fórum, nomeando como seu diretor o professor João Manoel Menna Barreto.

Em dezoito de março de mil novecentos e trinta e nove, recebeu a denominação de Grupo Escolar de São Gabriel.

Posteriormente, em mil novecentos e trinta e oito, recebeu o nome de Hildefonso Ferreira Gomes.

Por ocasião da transferência para o prédio atual, em mil novecentos e quarenta, passou a chamar-se Grupo Escolar Menna Barreto.

A vinte e cinco de agosto de mil novecentos e quarenta e três, foi colocado no pórtico do Grupo, a estrela que relembra, através dos anos, a vida e sacrifício do jovem aspirante aviador - Gabriel Menna Barreto, combatente na 2ª Guerra Mundial - e, muito mérito, escolhido Patrono de nossa Escola.

Sob a direção da professora Ivete Abbott Rodrigues, em mil novecentos e sessenta e três, passou a denominar-se Escola Normal de São Gabriel e, em mil novecentos e sessenta e nove, Escola Normal Menna Barreto.

A partir de mil novecentos e setenta e nove, sob a direção da professora Clair Alves, a Escola passou a denominar-se Escola estadual de 1º e 2º Graus Menna Barreto.

Hoje, considerada Centro de Educação, a Escola, pelo Decreto 14761, de 21/01/1963, autorização 19864, de 05/09/1969 - Portaria de Designação 00081, D.O. de 07/03/200 -, recebe a denominação de Instituto Estadual de Educação Menna Barreto.

O Instituto de Educação Menna Barreto, que há 82 anos vem formando gerações na comunidade gabrielense e cumprindo sua trajetória social através do ENSINANDO A ENSINAR, busca, permanentemente, uma educação comprometida com o resgate do ser humano, através do processo educacional, de novas formas de pensar, compreender e viver na sociedade.

Organizando suas atividades numa concepção política de homem, de sociedade e do que se considera sua função social, a concepção que o norteia baseia-se na visão de homem, enquanto sujeito histórico, e na filosofia de que:

"A Escola fundamenta suas atividades nos princípios e diretrizes legais vigentes, na crença do homem como ser individual, inteligente e incluso, capaz de descobrir, de assumir sua realização pessoal e de atuar como elemento de uma sociedade em mudança, em busca de SER MAIS."

FILOSOFIA: A concepção que norteia o Instituto de Educação Menna Barreto, baseia-se na visão de homem enquanto sujeito histórico, e na filosofia de que:
"A Escola fundamenta suas atividades nos princípios e diretrizes legais vigentes, na crença no homem como ser individual, inteligente e incluso, capaz de descobrir, assumir sua realização pessoal e de atuar como elemento de uma sociedade em mudança, em busca de SER MAIS."

O Projeto Político Pedagógico da Escola busca, através de sua prática, a construção do conhecimento, como instrumento de formação ampla, pelos direitos da cidadania e da emancipação social.

Formando gerações, a Escola tem como objetivo precípuo proporcionar condições para que, educadores e educandos tornem-se sujeitos de seu processo de crescimento conjunto e que cada participante desenvolva suas atividades dentro da realidade, com vistas à formação de um projeto social, de aperfeiçoamento e de formação política.

Assim, o Instituto de Educação Menna Barreto continua sua trajetória, lembrando homens plantadores da semente, que ora germina e, ao mesmo tempo, com os olhos voltados para o presente e futuro. Alvo colocado no horizonte de todos, para ser conquistado no esforço livre de cada um, segue há oitenta e cinco anos, ENSINANDO A ENSINAR.
Cada um de nós começa a aprender no momento em que abre os olhos para o mundo pela primeira vez. A partir daí, a quantidade de estímulos, informações, referências e símbolos que a criança recebe é muito grande. Organizar tudo isso de forma sadia, propiciando o desenvolvimento integral da criança, é a tarefa dos cursos de Educação Infantil. Nesta fase, na qual o cuidado que as crianças recebem os estímulos que vão alimentar o seu desenvolvimento motor, intelectual, cognitivo e afetivo. Para nós, a Educação Infantil não se limita à simples guarda da criança; este é o início de um trabalho educacional que visa o desenvolvimento da criatividade, imaginação, organização, autonomia e auto-estima dos seus filhos. Realização: SESC e Prefeitura Municipal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODO COMENTÁRIO QUE VIER PARA UM CRESCIMENTO MÚTUO, SERÁ ACEITO. OBRIGADA, PRECISAMOS CONSTRUIR PONTES!!!