Não há vida sem correção, sem retificação.
Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.
A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda.
Mudar é dificil mas é possível
Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.
Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.
A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém.
É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.
A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.
As terríveis conseqüências do pensamento negativo são percebidas muito tarde.
Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar.
Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanha pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina.
Amar é um ato de coragem.Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos.
E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer.Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos.Ninguém liberta ninguém.As pessoas se libertam em comunhão.gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele. Está é a diferença profunda entre o ser condicionado e o ser determinado.
Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.
Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.