quinta-feira, 3 de junho de 2010

BRINCADEIRAS INFANTIS

MAMÃE POSSO IR?



Uma criança é escolhida para ser a mãe e as outras serão filhas.


De uma distância é estabelecido o seguinte diálogo:






- Mamãe, posso ir?


- Pode


- Quantos passos?


- Três de elefante.






Dá três grandes passos em direção à mãe.


Outra criança repete.






- Mamãe, posso ir?


- Pode.


- Quantos passos?


- Dois de cabrito.






Dá dois passos médios em direção à mãe.






- Mamãe, posso ir?


- Pode.


- Quantos passos?


- Quatro de formiga.






Quatro passos diminuídos à frente.






A primeira das filhas que atingir a mãe assume o posto.


FONTE


Brinquedoteca da USP


Bente que bente ó frade!


Uma criança, o líder, trava o diálogo com os companheiros:






Líder:


-Bente que bente ó frade!


Todos:


-Frade! Líder:


-Na boca do forno!


Todos:


-Forno!


Líder:


-Tirar um bolo!


Todos:


-Bolo!


Líder:


-Tudo o que seu mestre mandar...


Todos:


-Faremos todos!


Líder:


-Se não fizer...


Todos:


Levaremos o bolo!






"mestre" distribui, tarefas aos demais:


apanhar uma pedra, uma flor, um palito de fósforo, caroço ou casca de manga, uma fruta, uma folha.






A complexidade da tarefa vai depender da idade dos participantes. Quem não conseguir executar a ordem, ou for o último a chegar, leva bolos (tapas na palma da mão).






O castigo é determinado pelo grupo:


o número de bolos e a força dada aos mesmos.


Estes podem ser de anjo (fraco), de pai (forte) ou de mãe (médio).


FONTE


Brinquedoteca da USP






A galinha e seus pintinhos


Entre os participantes, são escolhidos o gavião e a galinha, através de uma forma de seleção:


bater - pedrinha, tesoura - pedra - papel, etc.


As demais crianças são os pintinhos.


Forma-se uma coluna com um pintinho segurando o outro na altura da cintura, ficando a galinha à frente de todos.


Gavião fica solto, e o seu objetivo é capturar os pintinhos começando pela extremidade oposta à da galinha.


É determinado um tempo para a captura (2 minutos, ou uma contagem até 50, etc.)


A galinha deve proteger os pintinhos sejam deslocados para longe dele.


Depois do tempo determinado, as posições são revezadas: a galinha passa a ser o gavião, o gavião o último pintinho e o primeiro pintinho a nova galinha.


FONTE


Brinquedoteca da USP










Balança caixão


O "rei" senta-se no "trono".






O "serviço" apóia o rosto no seu colo; os outros formam uma fileira atrás do "servo" apoiando-se uns nas costas dos outros.






O último da coluna dá um tapa nas costas da pessoa da frente e vai se esconder.


Assim por diante até chegar a vez do "servo" o qual irá procurar a todos receitando:


"-Balança caixão Balança você Dá um tapa nas costas e vai se esconder".


FONTE


Brinquedoteca da US


Caça Bandeira, Bandeira, Rouba Bandeira, Bimbarra.






As crianças são divididas em dois grupos de igual número.


No campo, dividido também em dois, são plantadas duas bandeiras (de cada lado).


Cada grupo deve tentar roubar a bandeira do lado oposto, sem ser tocado pelos jogadores daquele lado.


Se for tocado fica preso.


O lado que tiver mais meninos presos perde e o outro partido consegue finalmente roubar a bandeira.


FONTE


Brinquedoteca da USP