quinta-feira, 3 de junho de 2010

PLANEJAMENTO ANUAL PARA A EJA. Imagens cute














Planejamento Anual para a Educação de Jovens e Adultos - 2010








 

1 - Apresentação


Levando em consideração seus interesses, experiências, temores, saber suas opiniões, raciocínio, seus sentimentos e emoções, aqui serão apresentadas as formas como trabalhar com o EJA.


O planejamento será distribuído por área de conhecimento para melhor desenvolvimento do trabalho, não sendo necessariamente um método para se trabalhar, podendo o professor utilizar a globalização das áreas do conhecimento, não sendo necessário a separação.






LÍNGUA PORTUGUESA


2 - Objetivos Gerais


Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação, criando condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações sociais, interessando – se em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades oral e escrita.






3 - Objetivos Específicos


Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento.


Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.)


Trabalhar a expressão oral desenvolvendo habilidades para emitir opiniões, com clareza.


Desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de uso diário como: Saber fazer uso de seus direitos e também conhecendo os seus deveres


Conhecer e distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano.


Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de leitura.


LEITURA E ESCRITA


Alfabeto maiúsculo e minúsculo;


Emprego adequado de letras;


Montagem de palavras, sentenças e textos;


Identificação de idéias básica do texto;


Sílabas, fonemas e grafemos;


Produção de textos;


Interpretação de texto;


Comparação e diferenciação de escritas diversas;


Exploração de material escrito: nomes, rótulos, textos, propagandas etc;


Identificar poesia, propaganda e textos;


Produzir pequenos como : anúncio, bilhete e cartas;



 LINGUAGEM ORAL, VERBAL E NÃO – VERBAL.


Relato de histórias ouvidas, casos, poemas e reprodução oral de textos diversos (informativos publicitários e poéticos);


Relato de filmes, reportagens e causos;


Mímica, dança e atividades lúdica;


Localização e identificação de rimas;


Leitura e análise de texto informativo e poético;


Verbalização de opiniões e comentários.


GRAMÁTICA


Ortografia;


Partição Silábica;


Tonicidade;


Ordem alfabética;


Alfabeto móvel;


Jogos: caça-palavras, adivinhações com letras e sílabas, ditado de sílabas ou


Palavras etc;


Pesquisa de palavras, sílabas e gravuras. (jornais, revistas e rótulos)


Quadras e poesias;


Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, artigos, numeral, pronomes,etc.


METODOLOGIA


Trabalhar o alfabeto móvel, letras de imprensa e manuscrita e acrósticos;


O aluno deverá montar nomes que tenham significado para ele (o seu nome, o alfabeto móvel deverá estar sempre presente, para conscientização de letra e/ ou interiorização da escrita convencional;


Leitura de diversos tipos de textos;


A leitura de rótulos, propaganda, bulas, receita, contas de água e luz marcas de produtos para conscientização das letras;


Textos informativos, expositivos e prescritivos.


Ortografia;


Achar palavras dentro de outra;


Ilustrar poemas e dramatizá – los;


Ensinar sílabas e palavras através de: adivinha, trava – línguas, rimas etc;


O trabalho com rimas facilitará a relação som-letra;


Leitura silenciosa, em voz alta ou pelo professor;


Debate conversa informal, desenvolvendo assim habilidades de comunicação;


Palavras formadoras do esquema silábico (consoante + vogal);


Distinção entre vogal e consoante.


Identificação de versos e estrofes;


Localização e identificação de rima;


Atividades que envolvam classes de palavras.










MATEMÁTICA


4 – Objetivos Gerais


Dominar conceitos e procedimentos da matemática necessários a sua vida pessoal, social e profissional.


Fazer uso da matemática em situações de seu cotidiano, em seu meio e nas suas necessidades.


5 – Objetivos Específicos


Trabalhar a importância da matemática para solucionar problemas que envolvam somar, subtrair, multiplicar e dividir.


Ler e registrar quantias.


Realizar troco em situações reais, usando o processo aditivo, subtrativo e situações problemas; por escrito e oralmente.


Efetuar operações cujos termos são quantias em dinheiro.


Reconhecer o valor social das unidades de medidas padronizadas e utilizá – las adequadamente.


Trabalhar números cardinais, ordinais e romanos; por extenso e algarismos.


• Trabalhar dezenas, centenas e unidades.


• Utilizar os números pares e ímpares; sabendo distingui – los.


• Promover cálculo mental e estimativo.


• Familiarizar com formas e propriedades geométricas simples.


• Agrupar quantidades conforme as regras do sistema de numeração decimal


• Estabelecer relações entre as operações.


• Ler, interpretar e escrever as unidades de medidas.


• Trabalhar conjuntos.


• Promover atividades que envolva o sistema monetário brasileiro.






METODOLOGIA


Escrevendo os números em ordem crescente e decrescente;


Utilização do número (aspecto funcional) em situações do cotidiano;


Resolução de problemas que envolvam as quatro operações;


Trabalhar com cálculos com o conhecimento que os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e sugestões dos alunos;


Incentivar a criação de novos procedimentos pessoais de cálculo;


Usar jogos, revistas, fichas, atividades etc; para a fixação das aprendizagens;


Usar calendário para fixação de numerais, meses e ano;


Usar dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria;


Utilizar o livro didático com suas atividades.


• Exercícios no quadro e atividades mimeografadas.


• Utilizar fichas com numerais cardinais, ordinais e romanos; em números e


• por extenso.


• Trabalhar com outras formas de fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar etc.






GEOGRAFIA






6 – Objetivos Gerais


• Identificar as diferenças entre o Urbano e o Rural;


• Conhecer e distinguir a história e a geografia do município, do estado e do país;


• Construir conceitos de cidadania a partir da realidade local articulando política, cultura, quentões sociais e meio ambiente;


• Conhecer a formação do povo brasileiro;


• Entender as leis, como: Leis trabalhistas, Constituição Federal, Estatuto do Idoso etc.






7 – Objetivos Específicos






• Conhecer a trajetória política brasileira desde a chegada dos portugueses até nossos dias;


• Identificar os vários momentos pelos quais perpassa a história e a importância desses momentos ontem e hoje;


• Conhecer e identificar as características de lugar em que vivem;


• Conhecer a formação de um bairro como espaço geográfico e histórico;


• Compreender as leis que regem o país;


• Refletir e entender os problemas relativos ao trabalho individual e o coletivo;


• Preocupar – se com os problemas sociais e procurar melhorá – los;


• Entender e saber utilizar os meios de comunicação necessários ao conhecimento e busca de informação;


• Conhecer e identificar o Brasil e suas regiões;


• Ter noções do relevo do Brasil, clima e vegetação.






METODOLOGIA


• Usar em sala de aula: mapas, Atlas e globo terrestre;


• Trabalhos com informação através de: revistas, jornais, informática e leis;


• Usar atividades mimeografadas e o livro didático;


• Uso da biblioteca para pesquisa;


• Uso do quadro e caderno;


• Trabalhar com palestras e debates.






CIÊNCIAS


8 - Objetivos Gerais


• Conhecer o nosso sistema solar, o nosso planeta, os seres vivos, corpo humano, doenças provocadas por vírus, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis.


• Entender e preservar animais ameaçados de extinção, desnutrição, formas de energia, primeiros socorros, poluição no planeta, sistema reprodutor masculino e feminino, sistemas respiratório, circulatório, digestivo, glandular e nervoso.






9 – Objetivos Específicos


• Aprender sobre o nosso universo e o nosso planeta, tendo noções do movimento de translação e a força da gravidade.


• Compreender a importância da preservação da água do ar e solo, entendendo como forma de sobrevivência humana.


• Conhecer os animais vertebrados e invertebrados, partes da planta, a importância das plantas.


• Localizar no corpo humano os seus órgãos, o sistema muscular, sistema esquelético, os agentes causadores de doenças.


• Ter conhecimento de métodos contra conceptivo como: Tabelinha ou calendário, Temperatura, muco cervical ou esterilização.


• Aprender sobre preservativo masculino e feminino, diu, diafragma, espermicidas, pílula, pílula do dia seguinte e coito interrompido.


• Saber sobre Aids, formas de transmissão e como evitar.


• Conhecer as formas de energia, como cuidar do lixo, material reciclável.


• Aprender sobre a cadeia alimentar, animais ameaçados de extinção, seguranças no trabalho, primeiros socorros.


• Respeitar o corpo evitando drogas: como o hábito de beber e fumar, as doenças que causam as drogas..


• Trabalhar sobre a fecundação, genética, sistema digestivo e sistema nervoso.






METODOLOGIA


• Trabalhos em sala de aula com: vídeos, revistas, cartazes, debates, palestras e atividades com profissionais da saúde.


• Trabalhos com experimentos e pesquisa..


• Uso do caderno, livro didático e atividades mimeografadas.






ARTES


10 – Objetivo Geral


• Desenvolver a criatividade e o espírito de colaboração entre os alunos no desenvolvimento das atividades propostas.






11 – Objetivos Específicos


• Aprender a utilizar a criatividade no desenho, artesanato e pintura.


• Utilizar as datas comemorativas na aplicação com trabalhos artísticos.


• Conhecer as habilidades de cada aluno e utilizar essas habilidades.






METODOLOGIA


• Trabalhos em sala de aula ou fora dela, dependendo do assunto tratado.


• Trabalhos com desenhos, figuras, revistas, tinta, sucata etc.


• Utilizar outros meios dependendo das habilidades dos alunos.






AVALIAÇÃO


“Avaliar a aprendizagem implica avaliar também o ensino oferecido”


( PCN –p.94)


A avaliação de modo geral deve servir para duas finalidades básicas: apresentar aos alunos seus avanços, dificuldades no processo ensino-aprendizagem e fornecer subsídios que possibilitem ao professor analisar sua prática em sala de aula. Assim, o professor, além de observar em que medida e com que diversidade os objetivos foram alcançados, pode planejar e decidir se é preciso intervir ou modificar as atividades que vem propondo.


A avaliação, entendida como constitutiva da prática educativa, não pode estar ancorada em momentos específicos ou entendida como documento burocrático do rendimento dos alunos. Por isso, deve ser contínua, diagnóstica e dialógica. Contínua por que deve ocorrer em todo o processo ensino-aprendizagem; diagnóstica porque tem como finalidade, detectar dificuldades que possam gerar ajustes ou mudanças da prática educativa; dialógica, porque não se aplica apenas aos alunos, mas ao ensino que se oferece.


Por esse motivo a avaliação é um processo que envolve toda a escola, de acordo com a proposta pedagógica elaborada pela comunidade escolar.









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