sábado, 10 de julho de 2010

ARCA NOÉ

A Arca de Noé


Tudo começou com um livro lançado em 1970 pelo nosso querido Poetinha. Nele, trinta e dois graciosos poemas pareciam só estar esperando o momento de serem musicados. Alguns chegaram a ser lançados em disco ainda na década de 70 - como A Casa -, mas foi através de um programa especial da TV Globo que as canções realmente se tornaram um sucesso.






O especial A Arca de Noé foi ao ar no Dia da Criança de 1980, dando espaço para bichinhos de todos os tamanhos, assim como conquistava um público de todas as idades. Pulga, Coruja, Gato, Foca, Girafa.


Todos ganharam igualmente um ritmo encantador de se ouvir. E, com certeza, não foi só o leão que se encheu de vaidade ao ser cantado por "feras" como Chico Buarque, Eliz Regina, Milton Nascimento, MPB-4, Clara Nunes, Toquinho, Frenéticas, Tom Jobim. Melhores intérpretes não podiam haver. O sucesso da primeira Arca foi tanto que logo no ano seguinte, 1981, o segundo disco já estava sendo lançado com outros legítimos representantes do reino animal. Era a vez de Formiguinha, Pinguim, Galinha d'angola, Porquinho, Peru mostrarem seu 'estilo de vida'.






















A arca de Noé


(Toquinho - Vinicius de Moraes)


Interpretação: Chico Buarque / Milton Nascimento






O pato


(Toquinho - Vinicius de Moraes - Paulo Soledade)


Interpretação: MPB-4






A corujinha


(Toquinho - Vinicius de Moraes)


Interpretação: Elis Regina






A foca


(Toquinho - Vinicius de Moraes)


Interpretação: Alceu Valença






As abelhas


(Bacalov - Vinicius de Moraes)


Interpretação: Moraes Moreira






A pulga


(Vinicius de Moraes)


Interpretação: Bebel Gilberto






Aula de piano


(Toquinho - Vinicius de Moraes)


Interpretação: Frenéticas






A porta


(Toquinho - Vinicius de Moraes)


Interpretação: Fábio Jr.






A casa


(Vinicius de Moraes)


Interpretação: Boca Livre






São Francisco


(Vinicius de Moraes - Paulo Soledade)


Interpretação: Ney Matogrosso






O gato


(Bacalov - Toquinho - Vinicius de Moraes)


Interpretação: Marina Lima






O relógio


(Vinicius de Moraes - Paulo Soledade)


Interpretação: Walter Franco






Menininha


(Toquinho - Vinicius de Moraes)


Interpretação: Toquinho






Final


(Toquinho - Vinicius de Moraes)


Interpretação: Orquestra






















A Arca de Noé II


1981 - Polygram










Abertura - A Arca de Noé


(Vinicius de Moraes)


Interpretação: Dionísio Azevedo






O leão (Inspirado em William Blake)


(Fagner - Vinicius de Moraes)


Interpretação: Fagner






O pinguim


(Toquinho - Vinicius de Moraes - Paulo Soledade)


Interpretação: Toquinho






O pintinho


(Gilda Mattoso - Pipo Caruso - Sergio Bardotti - Toquinho - Vinicius de Moraes)


Interpretação: Frenéticas






A cachorrinha


(Tom Jobim - Vinicius de Moraes)


Interpretação: Tom Jobim






O girassol


(Toquinho - Vinicius de Moraes)


Interpretação: Jane Duboc






O ar (O vento)


(E.Bacalov - Toquinho - Vinicius de Moraes)


Interpretação: Boca Livre / Vinicius de Moraes






O peru


(Toquinho - Vinicius de Moraes - Paulo Soledade)


Interpretação: Elba Ramalho






O porquinho


(Toquinho - Vinicius de Moraes)


Interpretação: Grande Othelo






A galinha d'angola


(Toquinho - Vinicius de Moraes)


Interpretação: Ney Matogrosso






A formiga


(Vinicius de Moraes - Paulo Soledade)


Interpretação: Clara Nunes






Os bichinhos e o homem


(Toquinho - Vinicius de Moraes)


Interpretação: Céu da Boca






O filho que eu quero ter


(Toquinho - Vinicius de Moraes)


Interpretação: Paulinho da Viola


Toquinho e Vinicius - Nasceu -







Desta parceria, viriam clássicos como "Como Dizia o poeta", "Tarde em Itapoã" e "Testamento".






Em 1970, Vinícius se apresentou na a casa de espetáculo carioca Canecão, com o parceiro Tom Jobim, o violonista Toquinho e a cantoraMiúcha . O show, que relembrou a trajetória do poeta, ficou quase um ano em cartaz devido ao grande sucesso obtido. Outra apresentação marcante de Vinícus de Moraes, ao lado de Toquinho e da cantora Maria Creuza, foi em Buenos Aires, na boate La Fusa. O antológico concerto resultaria no LP ao vivo "Vinícius En La Fusa", uma das mais belas jóias gravadas ao vivo da música brasileira. No repertório, interpretado de modo espetácular pela cantorabaiana, estavam entre outras "A Felicidade", "Garota de Ipanema", "Irene", "Lamento no Morro" "Canto de Ossanha" (canção muita aplaudida pela platéia argentina), "Samba em Prelúdio", "Eu Sei Que Vou Te Amar" (canção que contou ainda com a declamação do poetinha de "Soneto da Fidelidade", para delírio do público argentino), "Minha Namorada" e "Se Todos Fossem Iguais A Você", que encerrou o magnífico concerto. No ano seguinte, Vinícius voltou a Fusa para gravar um novo LP ao vivo, também com Toquinho, mas desta vez com a cantora Maria Bethânia nos vocais. Neste álbum estão presentes canções com "A Tonga da Mironga do Kabulete", "Testamento" e "Tarde em Itapoã". Também em 1971, assinou com Chico Buarque, sobre antigo choro de "Garoto", a canção "Gente Humilde", grande sucesso gravada pelo próprio Chico e, pouco depois, por Ângela Maria.






A parceria Vinícius/Toquinho excursionou por várias cidades brasileiras e também pelo exterior. Ainda em 1971, a dupla lançou seu primeiro LP de estúdio, com destaque para "Maria Vai com as Outras", "Morena Flor", "A Rosa Desfolhada" e "Testamento". Em 1972, eles lançaram o álbum "São Demais os Perigos Dessa Vida", contendo - além da faixa-título - grandes sucessos como "Cotidiano nº 2", "Para Viver Um Grande Amor" e "Regra três". Com Toquinho, também compôs a trilha sonora da telenovela "Nossa Filha Gabriela" (da extinta TV Tupi), registrada em disco neaquele mesmo ano. No ano seguinte, a dupla se apresentou no show "O Poeta, a Moça e o Violão", com a cantora Clara Nunes no Teatro Castro Alves, em Salvador.






Em 1974, Vinícius e Toquinho compuseram "As Cores de Abril" e "Como É Duro Trabalhar", ambas incluídas na trilha sonora da novela "Fogo Sobre Terra" (da Rede Globo). Naquele mesmo ano, a parceria lançou o álbum "Toquinho, Vinícius e Amigos". O disco teve as participações de Maria Bethânia (em "Apelo" e "Viramundo") , Cyro Monteiro ("Que Martírio" e "Você Errou", últimas gravações deste cantor), Maria Creuza ("Tomara" e "Lamento no Morro"), Sergio Endrigo ("Poema Degli Occhi" e "La Casa") e Chico Buarque ("Desencontro"). Ainda naquele ano, a dupla lançou "Vinícius e Toquinho", quarto álbum de estúdio da parceria, que trazia composições de autoria deles, como "Samba do Jato", "Sem Medo" e "Tudo Na Mais Santa Paz", e ainda "Samba pra Vinícius", homenagem ao poetinha de Toquinho e Chico Buarque, que fez uma participação especial no disco.






Em 1975, Vinícius do Moraes lançou o álbum "O Poeta e o Violão". Gravado em Milão, o LP teve a participação especial dos maestros Bacalov e Bardotti. No mesmo ano, a gravadora Philips lançou o álbum "Vinícius e Toquinho". Deste LP, destaca-se "Onde Anda Você" - parceria com Hermano Silva e que alcançou grande sucesso. Ainda naquele ano, lançou Vinícius lançou o livro de poemas infantis "A Arca de Noé". Foram lançados em no ano seguinte os álbuns "Ornella Vanoni, Vinícius de Moraes e Toquinho - La voglia/ La pazzia/ L'inconscienza/ L'allegria" e "Deus lhe Pague" - este com as composições da parceria Vinícius e Edu Lobo.






Vinícius teve publicado, em 1977, o livro "O Breve Momento", com 15 serigrafias de Carlos Leão. Naquele ano, o selo Philips lançou o álbum "Antologia Poética", uma seleção da obra poética do poetinha e que teve a participação especial de Tom Jobim, Francis Hime e Toquinho. A gravadora Som Livre disponibilizou no mercado o LP "Tom, Vinícius, Toquinho e Miúcha - Ao Vivo no Canecão". Em 1978, foi lançado o álbum "Vinícius e Amália", disco gravado em Lisboa com a cantora portuguesa Amália Rodrigues. Naquele mesmo ano, foi editado o álbum "10 Anos de Toquinho e Vinícius" - uma coletânea de uma década de trabalhos da dupla. Em 1980, foi lançado o álbum "Arca de Noé", que trouxe diversos intérpretes para as composições infantis do poeta, musicadas a partir do livro homônimo. O disco gerou um especial infantil na Rede Globo, naquele mesmo ano.






Na madrugada de 9 de julho de 1980, Vinícius de Moraes começou a se sentir mal na banheira da casa onde morava, na Gávea, vindo a falecer pouco depois. O poeta passara o dia anterior com o parceiro e amigo Toquinho, com quem planejava os últimos detalhes do volume 2 do álbum "Arca de Noé". Em1981, este LP foi lançado.






Mesmo após a morte, a obra musical de Vinícius manteve-se prestigiada na música brasileira. Foram lançados os álbuns "Toquinho, Vinícius e Maria Creuza - O Grande Encontro" (1988) e "A História dos Shows Inesquecíveis - Poeta, Moça e Violão: Vinícius, Clara e Toquinho" (1991), além de terem sido lançados livros sobre o poeta, como "Vinícius de Moraes - Livro de letras" (1993), de José Castelo, "Vinícius de Moraes" (1995), também de José Castelo, "Vinícius de Moraes" (1997), de Geraldo Carneiro (uma edição ampliada do livro publicado em 1984). Ainda em 1993, Almir Chediak editou os três volumes do "Songbook Vinícius de Moraes".






Por ocasião dos 20 anos da morte do poeta, em 2000, a Praia de Ipanema foi o palco de um show em homenagem a Vinícius, que contou com a participação da Orquestra Sinfônica Brasileira,Roberto Menescal, Wanda Sá, Zimbo Trio, Os Cariocas, Emílio Santiago e Toquinho, interpretando composições de sua autoria.






Em 2003, ano em que o poeta completaria seu 90º aniversário, foram lançados vários projetos em tributo à sua criação artística. Também foi lançado owebsite do oficial de Vinícius.






Em 2005, "The Girl from Ipanema", versão em inglês de "Garota de "Ipanema", de Astrud Gilberto, Tom Jobim, João Gilberto e Stan Getz, realizada em 1963, foi escolhida como uma das 50 grandes obras musicais da Humanidade pela Biblioteca do Congresso Americano. Ainda em 2005, estreou, na abertura da sétima edição do "Festival do Rio", o documentário "Vinicius", dirigido por Miguel Faria Jr e produzido por Suzana de Moraes, filha do poeta, com a participação de Chico Buarque, Carlos Lyra, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Adriana Calcanhoto, Mariana de Morais e Olívia Byington, entre outros convidados. A trilha sonora do filme foi lançada em CD.






Em 2006, foi lançada a caixa "Vinicius de Moraes & Amigos", com cinco álbuns do poetinha, contendo 70 canções compiladas de fonogramas gravados por vários intérpretes e pelo próprio Vinícius (solo ou em dueto. A caixa incluiu ainda um livreto com a biografia do homenageado e as letras de todas as canções.





http://www.musicapopular.org/toquinho-vinicius/







Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODO COMENTÁRIO QUE VIER PARA UM CRESCIMENTO MÚTUO, SERÁ ACEITO. OBRIGADA, PRECISAMOS CONSTRUIR PONTES!!!