sábado, 31 de julho de 2010

PROJETO DIA DOS PAIS





TEXTO INFORMATIVO



O Dia dos Pais também tem origem nos Estados Unidos.Uma moça de nome Sonora Dodd resolveu homenagear seu pai, um veterano da guerra civil que criou sozinho seis filhos, depois da morte de sua mulher em 1898.






Sonora pediu ajuda às autoridades e à Associação de Jovens Cristãos de sua cidade. O primeiro Dia dos Pais foi comemorado na data de aniversário de seu pai: dia 19 de junho.






A partir dessa data, a rosa foi escolhida como símbolo do Dia dos Pais. A rosa vermelha para os pais vivos e a rosa branca para os pais já falecidos.Muitos anos depois, a comemoração passou a ser no segundo domingo de agosto..






O Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em


ambos a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços


familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.


Conta à história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora


Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um


sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria


homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao


sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho.


Já adulta Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as


dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à


Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados


Unidos, pedindo também, auxílio a uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O


primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano,


aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo


que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.


A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o


estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a


idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon


Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de


junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard


Nixon em 1972).


No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio


Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São


Joaquim, patriarca da família, sendo que por motivos comerciais a data foi alterada


para o 2º domingo do mês de agosto.










JUSTIFICATIVA:


Como resultado da atual dinâmica social, a figura paterna sofreu alterações significativas, determinadas principalmente pelos avanços tecnológicos na área médica, relacionados à concepção humana, bem como pela entrada maciça das mulheres no mercado do trabalho. Como não poderia deixar de ser, essas mudanças influenciaram várias instituições sociais, resultando, por exemplo, em diferentes formatos de família, de casamento, de relação entre pais e filhos. Além disso, o conceito de pai também se alterou: passou da condição de aporte biológico para suporte social. Isso significa haver muitos pais: os adotivos, os biológicos, os do coração... São avôs, tios, amigos da família, professores...


Por meio do projeto Meu pai, meu querido amigo, sugere a celebração entre pais e filhos com a certeza de que essa relação, quando bem conduzida, pode transformar o grupo onde vivem seus protagonistas, atribuindo mais significado ao dia-a-dia das famílias.


Cabe à escola, como espaço de reflexão e crescimento humano, mediar as alterações, os novos conceitos e formatos das instituições sociais. Comemorar o Dia dos Pais na escola é reconhecer esse momento para privilegiar atividades que promovam análise crítica e também impliquem valores como carinho, amor, respeito, justiça social, igualdade, fraternidade...


A importância da contribuição para a formação humana, permitindo refletir sobre os valores, relacionamentos e as diversas estruturas familiares existentes, além de integrar os pais, escola e alunos.


Justifica o presente projeto.






OBJETIVO GERAL:






Demonstrar a importância da conscientização da figura paterna na família, no trabalho e na sociedade, homenageá-los, bem como preparar o aluno na confecção de materiais pedagógicos estimulando assim, sua criatividade.


Celebrar o Dia dos Pais, considerando a escola como mediadora das diferenças com as quais os estudantes convivem, de modo a instrumentalizá-los em suas ações sociais.






OBJETIVOS ESPECÍFICOS:






Valorização da figura paterna


Estimular a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc.


Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre a família.


Participar de mímicas das músicas;


Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;


Interpretar músicas e canções diversas.


Interpretar a música dia dos pais;


Reconhecer personagens da família, enfocando a figura masculina e a função de cada um.


Desenvolver a oralidade;


Ver e ouvir poesias dramatizadas pela professora;


Entrar em contato com as características do texto poético (musicalidade, ritmo, diagramação);


Promover interações significativas entre as crianças nas atividades de leitura. Ler antes de saber ler convencionalmente;


Valorizar a leitura como fonte de prazer;


Valorizara figura do pai;


Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;














DESENVOLVIMENTO:






Desenvolver o projeto com todos os alunos da escola, em subprojetos interdisciplinares ou multisseriados que contemplem atividades variadas. Durante o mês de agosto ou na semana que antecede a data, a ideia é desenvolver atividades que proporcionem às crianças reflexão sobre os aspectos essenciais das instituições sociais envolvidas (pai, família, grupo, equipe), contando, quando possível, com a participação e a presença física dos pais na escola. Isso porque trabalhar a competência da análise e das múltiplas leituras de mundo com as crianças é tão importante quanto com os pais, considerando que eles, e a família de modo geral, fazem a interligação escola-família, revelando-se isso recurso precioso para a concretização dos objetivos educacionais.










Metodologia (Técnicas/Recursos)


Atividades sugeridas






Declamação










Organizar recital de pequenos textos literários para os pais em encontro por sala, série ou nível de ensino.






Festival da canção










Organizar apresentação de canções com temática referente aos pais, em encontro por sala, série ou nível de ensino.






Olha só o que fiz para você!










Sugerimos a confecção de pequeno presente ou lembrança para os pais. Valorizar sempre a construção própria das crianças, incluindo neste caso também os estudantes “maiores” (EF2 e EM), com o objetivo de trabalhar valores estruturantes da relação aluno-família.






Meu pai – seu passado meu futuro










Orientar os alunos para atividades coletivas de construção de textos a partir de histórias dos pais. A escola deve ser sensível no modo como orienta os estudantes a entender “pai” além do âmbito biológico.






Meu pai é o máximo!






Organizar uma “calçada da fama” para os pais. Providenciar folha de papel A3 com desenho de uma grande estrela para cada aluno levar para casa e pedir ao pai para imprimir as mãos com tinta guache. Depois, colar as folhas identificadas por pai e filho num painel organizado, sequencialmente, em corredor, calçada ou parede. Como homenagem surpresa, selecionar música bonita e emocionante para os filhos cantarem e encantarem os pais.










Meu pai e outros pais










Planejar com as crianças pesquisa de imagens com a representação de pais, aproveitadas na produção de textos de gêneros diversos, em que a tônica seja o elogio e a consciência da importância social desse personagem. Organizar um caderno coletivo das produções e, durante o mês de agosto, enviá-lo cada dia para uma família, solicitando-lhe opinião escrita sobre o tema. Com o material de retorno das famílias, completar o caderno coletivo ou construir outro, fechando o objetivo do trabalho simultâneo aluno-família.










Confecção de materiais para presentear os pais (EVA, papel cartão, cortiça,


alumínio, cartolina, velcro), dentre outros, utilizando diversas técnicas como pátina,


decopagem, colagem, recortes, pintura, dobradura, etc., que serão ofertados aos


pais


Conversas na rodinha;


Músicas (em anexo)


Histórias (em anexo)


Artes (em anexo)


Observar o painel poético ilustrado;


Leitura das poesias do painel ilustrado;


Músicas;


Artes;


Linguagem Oral;


Natureza e Sociedade;


Brincadeiras e jogos;


Linguagem Oral


Matemática


Natureza e Sociedade


Confecção da lembrancinha para os pais


Pesquisas


Brincadeiras e jogos; (em anexo)






Anexo das atividades desenvolvidas no projeto Dia dos Pais






Músicas: Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;


Para a festa do Papai: Amo Você (Barney); Papai meu amigão (melodia ciranda, cirandinha); Ilumina (Ivete Sangalo)


Diárias para trabalhar o corpo: Fui no mercado comprar café; cabeça, ombro, joelho, pé; macaco pula, meus dedinhos; se você está contente;


Valorização da figura paterna;




*






Estimular a expressão da linguagem oral;


*






Reconhecer as qualidades dos pais;


*






Desenvolver a criatividade da criança;


*






Estimular o raciocínio e a atenção;


*






Relacionar-se com a figura paterna ou a ausência dela.






Desenvolvimento


Algumas atividades:






Para começar, lembre às crianças da data que se aproxima. Pergunte as crianças o que gostam de fazer com seus pais. Pode ser interessante ter previamente recortadas algumas imagens de cenas e objetos para ilustrar a discussão (bicicletas, pais com filhos brincando no parque, uma família tomando café da manhã, etc.). Quanto mais idéias surgirem neste momento, melhor, pois as idéias de uma criança podem ajudar a outra a se lembrar de momentos gostosos.














- Sugira que as crianças entrevistem os pais. Elas podem perguntar qual é o esporte preferido dele, o prato que mais gosta, qual o lazer favorito e que revistas ou jornais ele lê.






- Promova dramatizações da profissão dos pais. As crianças podem também realizar pantomimas representando o pai triste, zangado ou alegre.






- Explore canções, poemas e livros que falam da figura paterna.






- Monte






mural


ou cartazes






- Confeccione cartões, diplominhas, acrósticos com o nome do papai, jogo da memória;






- Estimule as crianças a desenharem seus pais ou famílias;






- Incentive-as a confeccionarem lembrancinhas para presentear os pais, como marcadores de página, em que as crianças;






desenham e escrevem o que quiserem. Pode-se também, colocar uma foto ou desenho da criança nele. Desenhos para ao papai;










- Trabalhar a figura humana do pai, Orar pelos Papais da creche;














- Cantar, recitar e fazer atividades de recorte, modelagem, desenho livre ou pintura, ligados ao tema.






Música:






*










AO PAPAI EU OFEREÇO


(Melodia: Namoradinha de um amigo meu - canção de Roberto Carlos )






Ao papai eu ofereço


Todo o carinho do meu coração


Você que me alegra a vida


Precisa receber a minha gratidão


Dom, Dom, Dom, Dom!






Um dia eu nasci


Aprendi a falar


E você vai ter que me escutar






Vou esperar mamãe


E eu vou lhe falar


Que você é gente fina


E que pra sempre eu hei de te adorar


Que você é gente fina


E que pra sempre eu hei de te adorar!














VEJA TAMBÉM


PROJETO SEMANA DA PÁTRIA


remember...


Jornada - 52 histórias infantis - 4/52 A HISTÓRIA DE ESTELA


SAUDAÇÕES


feijão no copo










*










PAPAI MEU AMIGÃO










(Melodia:No ritmo de ciranda cirandinha)






Papai meu amigão


Hoje eu vou comemorar


Vou te dar muitos beijinhos


E depois te abraçar






Com amor e com carinho


Do fundo do coração


Batam palmas pro papai


Que é meu grande campeão


































Poemas






Para o meu papai amado






Um presente fui comprar.






Mas, na loja não havia






O amor que quero dar!






















- Escute,Papai do Céu






Um pedido que lhe fiz:






Ao meu papai dê saúde






E uma vida feliz!"














"Neste dia,papai






Eu quero, de coração,






Dar-lhe um beijo e um abraço






Em sinal de gratidão.






















Neste domingo de agosto,






Com todo afeto e carinho,






Quero abraçar, com amor,






Meu querido Papaizinho.














Ao Papai de coração






Eu desejo, neste dia






Muitos anos de existência






Saúde, paz e alegria!"














“O dia do papai vai chegar, e um lindo presente quero comprar”.






Fui nas lojas olhei, olhei, mas nada encontrei...






O presente do papai, não há dinheiro no mundo que possa comprar.






O que vou lhe ofertar?






Ah! Já sei...






O melhor presente é o meu carinho, meu amor e minha dedicação.


A ele entregarei o meu coração”














MISSÃO DOS PAIS






(pode ser usado como mensagem)






Quando Deus te dá um filho, outorga-te a solene missão de moldar a argila mole, que animou com o milagre de seu sopro divino.


Nos sete primeiros anos de vida, tens de dar-lhe forma; dos sete aos quatorze, polimento.


Durante toda a sua vida, tens de depositar em seu interior o líquido da sabedoria e da temperança.


Tens de ensinar-lhe a ser obediente, pontual, disciplinado, pois tais qualidades lhe serão exigidas a todo instante.


Tens de despertar-lhe o amor ao trabalho, às ciências e à leitura, para que ele, sabendo dar, seja útil.


Tens de ensinar-lhe a renunciar, a sofrer com resignação, a crer na justiça divina, a perder e, principalmente, a vencer, para que ele, sabendo receber, possa receber sempre.


Tens de ensinar-lhe o valor do amor, da lealdade, dos sentimentos nobres, para que ele possa conhecer uma vida feliz e significativa.


tens de despertar-lhe o interesse pelas coisas do céu, para que ele não seja esmagado pelas misérias da terra.


Tens de transmitir-lhe o significado da vida, para que ele não subordine a sua existência ao temor à morte.


Ele é a semente que plantarás. o teu cuidado com ele irá refletir em tua colheita.


Se lhe deres instantes, farás dele um conhecido. Se lhe deres tempo, farás dele um amigo. Se o quiseres comprar favores materiais, ele verá em ti uma fonte de ganhos fáceis.


Se o conquistares com amor, serás para ele um PAI.






"Aquilo que o homem semear, isto também ceifará."


Gálatas 6:7










Decálogo de Pai






(pode ser usado como mensagem)






1 Constituirás tua família com amor, sustentando-a com o teu traba­lho e dirigindo-a com energia e bondade.






2 Serás prudente nos negócios, pródigo no ensinar, zeloso em manter a autoridade materna, ponderado ao decidir, mas irrevogável em tuas decisões.














3 Terás para com tua esposa permanente solidariedade moral. Nela buscarás, sem nunca desatender aos seus conselhos.














4 Destruirás todos os erros em teu lar e qualquer desordem que nele apareça.






5 Faze com que haja sempre saldo, tanto nos afetos como nos negócios.














6 Aja de tal maneira que teus filhos vejam em ti, quando crianças, força que ampara; quando adolescentes, inteligência que ensina; quando homens, o amigo que aconselha.






7 Jamais comentarás a loucura de por em conflito ou em luta o poder paterno com o materno.














8 Afasta teus filhos do caminho do vício, ensinando-Ihes a vencer






com virilidade os males e as maldades da vida.














9 Estuda com atenção as aptidões de teu filho. Não lhe faças compre­ender que pode ser mais do que tu; coloca-o silenciosamente a cami­nho de sê-Io.














10 Vela para que ele seja tão robusto de corpo como são de inteligên­cia. Faze dele um "homem" antes de fazê-Io um "Sábio'''.






































Outras idéias...










*






Em um cartaz ou mural, passar tinta nos pezinhos das crianças, e escrever a frase: Pai, seguirei seus passos Ou "Pai, teus pés me abrem o caminho, eu sigo e nunca me sinto só..."










*






Pedir confidencialmente a mamãe que envie uma roupa e algum acessório do papai para a creche. As crianças levam um cartão, com antecedência, pedindo ao pai que naquele dia em especial os busque na escola. Caso o pai não possa ir deve ser avisado às mães para que não haja constrangimento. Na saída, todos vestidos com as roupas e acessórios de seus pais, com a lembrança e/ou cartão. Nas meninas pode se pintar ou colar um bigode postiço e prender os cabelos. Também pode ser colados um pequeno coração na roupa com algum dizer em especial.










*LEIA O TEXTO: Meu pai, minha ponte! (Silvia Schmidt)



Que mãos são essas cheias de coragem


para enfrentar a lida dia a dia?


Que alma é essa que lhe dá a mensagem:


"a cada sol virá mais alegria?"


Que corpo é esse que jamais se cansa


quando você lhe grita por auxílio?


Que boca é essa cheia de esperança


todas as vezes em que fala "filho"?


Olhe esse homem que bem deve estar


dentro em seu peito de onde não se vai,


que um dia veio para aí ficar,


como a lembrança que jamais se vai...


... e então verá ... a resposta há de chegar ... ... essa resposta será o nome "Pai".




Podemos preparar todo pátio com vários painéis: um com fotografias de todos os pais da sala, outro com recorte e colagem de presentes que os filhos gostariam de dar aos pais, outro com desenhos livres para o papai, outro com o desenho da figura do pai, tudo com a identificação do filho.



MÚSICA DO PAPAI


Meus olhinhos são pra ver


Meu nariz para cheirar


Minha boca pra comer


Meus ouvidos pra escutar






Completando os sentidos


Tenho as mãos para pegar


E os bracinhos bem compridos


Pro papai eu abraçar










PARLENDA


Pisca, pisca estrelinha,


Pisca, pisca me chamando.


Quando eu crescer e,


Papai me comprar um avião,


Vou te buscar estrelinha,


Na palma da minha mão.






Histórias:


Pinóchio; O fusca verde; Meu primeiro livro de figuras (ampliar o vocabulário); fantoches da família (história criada com a ajuda da pesquisa feita com a família)*; pequenas dramatizações com fantoches criando histórias;






Artes Visuais:


Montagem de mural - Folha A3 com a frase PAPAI QUERO TE ENCHER DE CARINHO! e carimbo das mãozinhas com guache colorido;


Confecção de lembranças – pintura da sacola de lixo para carro (TNT) – desenho livre na bandeja de isopor, pintura com tinta e impressão do desenho na sacola;


Pintura livre da camisa para o papai;


Cartão – ilustração do cartão, pintura da margem e nuvem com os dedinhos usando tinta azul;


Carimbo dos pés acompanhado da frase PAPAI QUERO SEGUIR TEUS PASSOS.


Desenho livre no caderno para acompanhamento;






Brincadeiras e jogos:


Roda, velotrol, caixa de areia, bola, blocão de encaixe;


Corda – trabalhar os conceitos matemáticos – em cima/em baixo, alto/baixo, perto/longe;










*Fazer uma mini pesquisa e enviar para casa – seu esporte favorito, comida preferida, a cor de seu carro, quantos somos na casa, qual o laser que faz junto com o filho, etc.






AVALIAÇÃO:






Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o interesse da criança e seu desenvolvimento.










CULMINÂNCIA DO PROJETO:






Torneio de futebol.










CONSIDERAÇÕES FINAIS:






Sabedores que o aprendizado é um caminho complexo que possibilita aos educandos envolverem-se de um estágio inicial do conhecimento para um outro estágio mais “rico”, com o projeto “Dia dos Pais” busca-se dinamizar o conceito de família, a partir da comemoração do Dia dos Pais, oferecendo situações que possibilitem exercitar a relação entre pais e filhos, instituição de ensino e comunidade, despertando a criatividade dos alunos no desenvolvimento de atividades que envolvam a sua missão pedagógica.














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