GENEROSIDADE 1 - A maneira pessoal de viver a Generosidade 1. Me esforço por reconhecer as necessidades reais dos demais. (Trata-se de fazer algo para outro quando coincide com uma necessidade real sua. Se não é assim, podemos terminar satisfazendo caprichos ou entregando o que nos sobra). 2. Reconheço meus próprios talentos (capacidades, qualidades, conhecimentos) e os coloco a serviço dos demais. (Às vezes temos capacidades ou qualidades "escondidas" que nunca aproveitamos por não fazer um esforço, por preguiça, ou por timidez, por exemplo). 3. Reconheço o que valem minhas próprias posses, meu tempo, meu esforço, etc. (Há muitas coisas que são nossas e não as apreciamos devidamente. Não lhes damos importância porque nos acostumamos a elas. Por exemplo, nosso lar, ou o dinheiro ou nossa fé. Outras pessoas carecem delas). 4. Realizo ações buscando o autêntico bem dos demais com bastante frequência. (Às vezes alguém se sente generoso por haver feito um esforço especial em algum momento concreto. Entretanto, a generosidade requer que haja continuidade nas ações, que se repitam, que sejam frequentes). 5. Realizo as seguintes ações com bastante freqüência: emprestar coisas próprias, dar algo meu, estar disponível, escutar aos demais, exigir aos demais razoavelmente. (Cada pessoa costuma achar que lhe custa menos atuar a favor dos demais de algumas maneiras determinadas. Em troca lhe custam muito mais outros tipos de ação. Por exemplo, a uma pessoa não lhe custa dar dinheiro a uma causa justa e, entretanto, não está disposto a sacrificar o tempo que dedica a alguma atividade pessoal). 6. Permito aos demais realizar ações em meu favor. (Se somos auto-suficientes ou simplesmente impacientes é possível que não deixemos aos demais fazer coisas em nosso favor e, com isso, lhes tiramos a possibilidade de ser generosos conosco). 7. Perdoo. (É talvez a maneira mais difícil de ser generoso). 8.Faço esforços para superar o cansaço, a doença, a preguiça como fim de atender aos demais (Há pessoas que estão dispostas a atuar em favor dos demais somente se dormiram bem, se sintam descansadas e de bom humor. É bom pensar em que momentos do dia, ou em que circunstâncias, tendemos a ser mais ou menos generosos). 9. Atuo a favor dos demais buscando seu bem mais que a própria satisfação e sem pensar no que posso pedir em troca. (Ao atuar em favor de alguém, se pode fazer pensando no bem para esta pessoa mas também no que se vai pedir em troca ou pensando que o outro agora nos deve um favor). 10. Esforço-me em atender às pessoas que mais necessitam de minha atenção. (Muitas vezes é fácil atuar de uma maneira generosa com algumas pessoas e nem tanto com outras. Por exemplo, com o cônjuge e com os filhos, mas não com os vizinhos. Ou com algum colega que achamos simpático mas não com outro, mais necessitado, mas um pouco antipático). 2 - A educação da Generosidade 11. Ajudo aos meninos/meninas a concretizar suas preocupações para ajudar aos demais. (Por exemplo visitando a um amigo doente, perdoando a um irmão, colaborando em tarefas em casa ou em classe). 12. Busco e ofereço oportunidades para que os alunos/filhos possam decidir livremente se estão dispostos a realizar ações em favor dos demais. (Não se trata de obrigar-lhes a realizar algo em favor dos demais. Isto não lhes ajuda a ser generosos. Trata-se de convidar. Por exemplo: você já pensou que seu colega gostaria que você lhe ajudasse a colocar seus estudos em dia?). 13. Ajudo-lhes a descobrir as necessidades reais dos demais. (Isto requer ajudar a pensar. Por exemplo perguntas tais como: Percebeu que mamãe está muito cansada? Que poderia fazer para ajudar-lhe?). 14. Ajudo-lhes a distinguir entre o que são caprichos dos demais e o que são necessidades reais. (Quando os demais pedem coisas, convém pensar se realmente convém dá-las ou não. É um capricho? Ou é uma necessidade? Outra vez se trata de raciocinar com as crianças). 15. Ajudo-lhes a reconhecer o valor de suas próprias posses, de seu tempo etc. (É frequente que os filhos/alunos não se dêem conta do que possuem. Necessitam de ajuda para descobrir as possibilidades reais que dispõem para atuar em favor dos demais). 16. Ajudo-lhes a reconhecer quais são os motivos que realmente têm quando atuam em favor dos demais. (Isto é uma questão tão simples como perguntar. Por que vai fazer isto?). 17. Ajudo aos jovens não apenas a dar mas também a receber. (É possível que alguns recebem quase sempre e dão muito pouco. Mas com as crianças "boas", um pouco mais maduras, devemos também ensinar-lhes a receber). 18. Consigo que os jovens realizem ações em favor dos demais por motivos elevados. (Nunca saberemos os motivos que têm os jovens para atuar de uma maneira ou outra, mas podemos tentar semear a inquietude de fazer as coisas por um sentido correto do dever, ou por amor). 19. Busco maneiras de conseguir que os alunos/filhos superem a comodidade, a preguiça e a inércia com o fim de centrar sua atenção nos demais. (Em grande parte isto depende do exemplo entusiasta do educador). 20. Falo com os meninos/meninas para que aprendam a relacionar a generosidade com o amor e especialmente com o amor a Deus e com o amor de Deus.
Marcadores
Alfabetização
(48)
Alfabeto
(16)
Amigos
(19)
Arte e Diversão
(9)
Atualidades
(6)
Biografias
(9)
Brincadeiras
(32)
Calendários
(2)
Charges
(26)
Ciências/Ecologia/Meio Ambiente/Educação Ambiental
(1)
Clássicos
(9)
Contos Infantis
(12)
Criatividades
(2)
Crônicas/Textos
(227)
Culinária/Receitas
(17)
Cultura Brasileira
(10)
DATAS COMEMORATIVAS
(3)
DEVOCIONAIS
(1)
Dicas/Curiosidades
(12)
Educação
(24)
Educação de Jovens e Adultos - EJA
(2)
ESPORTE/EDUCAÇÃO FÍSICA
(24)
Fábulas
(11)
Família
(36)
FRASES/ PENSAMENTOS
(55)
GIFS
(4)
His
(1)
História
(5)
Historinhas Infantis
(38)
Histotinhas Infantis
(1)
Ideias/Dicas/Curiosidades
(3)
Imagens para atividades escolares/projetos
(18)
IMAGENS PARA DECOUPAGE
(1)
Matemática
(2)
Mensagens de Reflexão
(35)
Minha mãe
(1)
Música e Canto
(2)
Notícias
(1)
Numeros/Numerais/Quantidades
(10)
ORAÇÕES
(3)
Piadinhas
(4)
Poemas/Poesias
(47)
POLÍTICA
(4)
Projetos
(110)
Recordações
(1)
Religião
(25)
Reportagens
(52)
SAÚDE
(8)
SCRAPS
(1)
SIMILARES
(1)
Sugestões de bloggs
(7)
Sugestões de Livros e Filmes
(7)
TEXTOS ESCRITOS POR CRIANÇAS
(3)
TEXTOS INFANTIS
(3)
Textos Motivacionais/Auto Estima
(144)
Valores/Virtudes
(26)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
TODO COMENTÁRIO QUE VIER PARA UM CRESCIMENTO MÚTUO, SERÁ ACEITO. OBRIGADA, PRECISAMOS CONSTRUIR PONTES!!!