terça-feira, 4 de agosto de 2009

Proposta Pedagógica - Projeto de Leitura

PROPOSTA PEDAGÓGICA - PROJETO DE LEITURA
PROPOSTA PEDAGÓGICA - (PROJETO DE LEITURA)
DURAÇÃO: Um semestre letivo
CLIENTELA: Educação Infantil e Séries Iniciais
TÍTULO:O TREM DA DIVERSÃO
APRESENTAÇÃO:O sabor remonta a passados longínquos e, apesar das inovações tecnológicas, é sempre com renovado anseio e deleite que nos dispomos a ouvir uma história... Há muito é sabido do prazer que é sentar em roda e ouvir uma gostosa história. Todos nós, adultos e crianças. Além de traduzir-se em um elemento facilitador do processo de de sociabilização (a roda, ouvir a história, comentar a história, recontar a história ...), por intermédio do qual se aprende o senso de coletividade, a expressar-se, a ouvir o outro, a falar, a expressar-se...A importância da leitura e escrita na educação de forma lúdica e investigante é o assunto de nossa pesquisa, visando as dificuldades dos educadores em despertar o interesse pela leitura é que propomos formas de melhoria na educação utilizando os mais variados recursos e aplicando metodologias inovadoras como Mídia de Chocolate produzido por Inês Silvia Sampaio, Andréia Pinheiro Cavalcante e Alessandra Alcântara , entre outros.HIPÓTESE:Partindo da realidade sócio cultural dos educandos em relação ao processo ensino e aprendizagem, verificamos que é necessário repensarmos na educação do futuro como formação do conhecimento e não apenas como informação.Partindo dessa realidade, consideramos imprescindível elaborar este projeto, com a intenção de formarmos sujeitos do conhecimento despertando nos alunos o prazer pela leitura.
JUSTIFICATIVA:Ajudar o professor a trabalhar melhor e com mais clareza a leitura e, principalmente a compreensão do mundo que cerca o aluno, esclarecendo alguns pressupostos teóricos de sua formação não só no aspecto cognitivo como também no aspecto psicológico e ambiental, facilitando sua aprendizagem objetiva através da sugestão de um plano de trabalho e de atividades. Fornecer, também, subsídios para avaliação, assim como sugerir alternativas de ampliação, adaptação dos conteúdos propostos na escola e atualização da informação ao professor, como: bibliografias básicas, leituras suplementares, sugestões de multi e interdisciplinaridade, assim como a inserção em temas transversais tão necessários em uma cultura pluralista e diversa como a nossa cultura brasileira, visando incentivar o hábito da leitura entre alunos e professores, na busca de promover o incentivo a leitura e querendo ampliar, qualificar e aprimorar o acervo, capacitando formadores de leituras, firmando parcerias e aumentando o atendimento da sala de leitura.Justifica-se o presente projeto.OBJETIVO GERAL:Aguçar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade, promovendo as bases para a construção de uma sociedade de leitores, através da estratégia de mobilização e preparação para o prazer e a necessidade de ler, a partir de campanha de ações desenvolvidas , criando o hábito da leitura, ensinando a criança a interpretar o que ouve, respondendo de maneira lógica ao que lhe é perguntado e desenvolvendo o pensamento lógico e sua expressão.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:- Despertar o prazer pela leitura através de diversas fontes bibliográficas.- Contribuir para a reflexão crítica no processo de socialização, através da interação família e escola.- Potencializar o processo de leitura com relação a educação e multimídias.- Transformar a simples informação em interesse pelo conhecimento, formando cidadãos preparados para a ciência tecnológica. - Empreender uma confecção de roupas diversas, com cinco pólos produtores, a ser gerida de forma coletiva;- Garantir a qualidade dos produtos e a sua colocação no mercado, assegurando sustentabilidade ao projeto;- Contribuir para o retorno e fortalecimento da convivência familiar e comunitária das crianças e adolescentes que estão em situação de rua, de trabalho e em outras situações de risco, integrantes das famílias atendidas pelo projeto;
DESENVOLVIMENTO: (METODOLOGIA)(O REFERENCIAL TEÓRICO, POR SER EXTENSO, NÃO INCLUÍ-O AQUI).
Técnicas e Recursos Este projeto poderá ser realizado em qualquer área do conhecimento de forma sistematizada e contínua, ao longo do ano letivo, pois entendemos que desenvolver o gosto pela leitura, é um processo lento e deve ser trabalhado interativamente com as demais disciplinas curriculares como também a colaboração familiar e da direção da escola, centrado em um apoio cultural e político vinculado com diversos ambientes interativos e científicos, como os de universidades e prefeitura local para que possa ampliar as formas e recursos econômicos contribuindo assim, para a transformação da informação em grandes descobertas e conhecimentos e estimulando infinitamente seres pensantes.SUGESTÕES DE ATIVIDADES:A escolha metodológica foi utilizar uma estrutura elaborada com muito cuidado, baseada em pesquisa/ estudo e em experiências testadas em sala de aula.. Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos em execução;. Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida;. Conhecer vida e obra do autor;. Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas;. Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;. Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra;. Fazer releituras conjugando a linguagem (com recitais, sínteses) e a arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendizagem.. Murais.. Trabalhos Manuais.. Recorte e colagem.. Trabalhando expressões fisionômicas.. Artes.. Produção de texto coletivo.. Álbuns.. Labirintos.. Músicas.. Origami.. Atividades com Palavras.. História Muda.. Seqüências Lógicas.. Atividades com cenas.. Imitando os animais.. Trabalhando com jornais e revistas.. Símbolos e legendas.. Brincadeiras folclóricas.. Confecção de meios de comunicação em papelão.. Atividades com jornais e revistas.. Rodas de Leitura improvisadas, viajamos pela obra de autores como Lygia Fagundes Telles, Drummond, Adélia Prado, Mário Quintana , Clarice Lispector, e muitos outros.. Textos científicos, informativos, dos mais variados e instigantes assuntos.. Leitura criticada.. Concurso de poesias.. Poemas (servem para que percebam as diferenças entre a linguagem da prosa e a da poesia, observando o ritmo próprio do poema, mostrando-lhes que sua linguagem extrapola os limites da realidade, e mexe com nossos sentidos).. Dramatizações.. Lendas, fábulas, mitos.. Contos (trazem histórias completas, e permitem a percepção da mesma como um todo, num tempo menor de leitura, principalmente porque a atenção dos alunos é facilmente distraída.). Romances (lê-los em capítulos, sempre parando em uma parte que instigue a curiosidade deles pra saber o resto da história).. Paródias.. Frases de caminhões.. Piadinhas.. Enigmas.. Adivinhas.. Teatro.. Pantomimas.. Hinos.. Cantigas.. Parlendas.. Brincadeiras de rodas.. Dança.; Brincadeiras ritmadas.. Textos informativos impressos e literários.. “Textos” da vida cotidiana dos alunos: receitas, imagens em geral, propagandas, histórias em quadrinhos, charges, cantigas de roda,.Utilização de diferentes linguagens ( corporal, musical, plástica e escrita). Exercícios matemáticos.. Desafios.. Crônicas.. Dobraduras.. Encaixes.. Montagens.. Entrevistas.. Excursões.. Piqueniques.. Torneios.. Maratonas.. Projeção de slides.. Uso de DVD, telões..Documentários.. Filmes.. Investigação sobre alguns médicos brasileiros importantes – também sanitaristas e pesquisadores. Exercícios de Português.Deve-se levar em conta, na seleção dos textos:A adequação à faixa etária pretendida.A prontidão para absorver, apreciar determinados gêneros ou estruturas da língua de acordo com as necessidades psicológicas de cada fase de desenvolvimento e de acordo com os aspectos sociais dos envolvidos.Estabelecer a relação entre essas necessidades psicológicas, sociais e os aspectos de forma e conteúdo das atividades.Relacionar o aprendizado do Português com outras disciplinas, na tentativa de ajudar o professor e o aluno a trabalharem com a Multi- interdisciplinaridade.Lembrando que a multidisciplinaridade é um processo interior, que acontece dentro do indivíduo e que o torna aberto ao novo e o faz integrar os conhecimentos das diversas disciplinas. E que a interdisciplinaridade é um processo exterior, que coloca os diferentes profissionais e respectivas áreas do conhecimento em interação para que, juntos estabeleçam projetos de ação conjuntos e os executem de acordo com as possibilidades do momento.. Prática da produção de textos.. Socialização.. Exercícios de Ciências.. Experimentos.. Trabalhos com temas transversais.. Comentários da atualidade.Trabalhos realizados em Pequenos e Grande Grupo, Ensino Individualizado, BINGO, Víspora, Dominós, reálias ...Recursos Financeiros: Todos os recursos utilizados para elaboração do projeto foram de natureza pessoal. Recursos Institucionais: Pesquisas através da INTERNET _ Bibliotecas virtuais.
CONCLUSÃO: (CULMINÂNCIA/AVALIAÇÃO)“O projeto busca disseminar uma ação leitora a partir da escola, articulando-a com a comunidade do entorno, mostrando a leitura como prática de prazer, dentro e fora da instituição de ensino”,“Não temos dúvida que a leitura é fundamental. As escolas que se saíram melhor no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) são as que têm alto índice de atuação da sala de leitura, e que tendem a impulsionar a leitura como forma de prazer, mais do que inserida na própria sala de aula”O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro, Trabalhar com Literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.O professor precisa ler para que seus alunos possam ser envolvidos pelo texto, servindo de referencial para a turma. Ao trabalhar projetos que privilegiem a Literatura na escola, estamos promovendo a emancipação do saber, rompendo a idéia que deu origem aos trabalhos com fichamentos, a interpretação com perguntas e respostas, que tanto foi usado pelo educador como forma de avaliar o rendimento do aluno quanto a leitura.Os debates, a leitura crítica e comparativa de jornais, dramatizações, visitas a biblioteca, conversas com o autor do livro, são atividades para trabalhar o livro em sala, desenvolvendo no aluno a capacidade de pensar e crescer. Assim devemos evitar a avaliação do rendimento da leitura por meio da literatura, pois será inútil enquanto não tivermos alunos que encontrem o prazer no ato de ler. Os livros não podem servir de pretexto para serem, simplesmente, instrumentos de avaliação. Este projeto serve como ponto de partida para o melhor desenvolvimento da linguagem, leitura, compreensão e interpretação, através de uma amostragem de estudo, produção de textos verbais e não verbais e sugestão de experiências vividas. Lembramos, porém, que a linguagem é um instrumento único e singular, que só o ser humano possui para comunicar- se com o mundo e que deve ser facilitada
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:SUGESTÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS (Também disponíveis em páginas da Internet)AIDAR, Flávia dos Santos; ALVES, Januária Cristina. Jornal na escola. São Bernardodo Campo: Secretaria de Educação e Cultura, 2006. (Cadernos REBI).Disponível em: http://www.educacao.saobernardo.sp.gov.br/downloads/rebijornal_%20na_escola.pdfJORGE, Linice da Silva. Roda de histórias. São Bernardo do Campo: Secretaria deEducação e Cultura, 2006. (Cadernos REBI). Disponível em:http://www.educacao.saobernardo.sp.gov.br/downloads/rebi-roda_de_historias.pdfMORAN, José Manuel. O vídeo e a TV na educação. São Bernardo do Campo:Secretaria de Educação e Cultura, 2006. (Cadernos REBI). Disponível em:http://www.educacao.saobernardo.sp.gov.br/downloads/rebi-video_e_tv.pdfPEREIRA, Andréa Kluge. Biblioteca na escola. Brasília: MEC/SEB, 2006. Disponívelem:http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Avalmat/polleit_biblio.pdfPIERUCCINI, Ivete. Memória e educação. São Bernardo do Campo: Secretaria deEducação e Cultura, 2006. (Cadernos REBI). Disponível em:http://www.educacao.saobernardo.sp.gov.br/downloads/rebi-memoria_educacao.pdfPIERUCCINI, Ivete. Pesquisa escolar. São Bernardo do Campo: Secretaria deEducação e Cultura, 2006. (Cadernos REBI).Disponível em: http://www.educacao.saobernardo.sp.gov.br/downloads/rebipesquisa_escolar.pdfSÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Ensino de Língua portuguesa nasséries iniciais: expectativas de aprendizagem. São Paulo: SEE, 2008.Disponível em: http://www.rededosaber.sp.gov.br/contents/SIGSCURSO/sigscFront/default.aspx?SITE_ID=25&SECAO_ID=610SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Ensino de Matemática nas sériesiniciais: expectativas de aprendizagem. São Paulo: SEE, 2008.Disponível em: http://www.rededosaber.sp.gov.br/contents/SIGSCURSO/sigscFront/default.aspx?SITE_ID=25&SECAO_ID=610SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Propostas curriculares da SEE paraEnsino Fundamental e Médio. São Paulo: SEE, 2008.Arte: Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio.Ciências: Ensino Fundamental Ciclo II.Educação Física: Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino médio.Geografia: Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio.História: Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio.Língua Estrangeira Moderna - Inglês: Ensino Fundamental Ciclo II eEnsino Médio.Língua Portuguesa: Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio.Matemática: Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio.Biologia: Ensino Médio.Filosofia: Ensino Médio.Física: Ensino Médio.Química: Ensino MédioDisponível em: http://www.rededosaber.sp.gov.br/contents/SIGSCURSO/sigscFront/default.aspx?SITE_ID=25&SECAO_ID=595VERDINI, Antonia de Souza; OBERG, Silvia. Literatura infantil e juvenil e práticasde leitura. São Bernardo do Campo: Secretaria de Educação e Cultura, 2006.(Cadernos REBI). Disponível em:http://www.educacao.saobernardo.sp.gov.br/downloads/rebi-leitura_infantil_juvenil.pdfII – OBRAS QUE TRATAM DA LEITURA NA ESCOLA E DA FORMAÇÃO DELEITORESBARBOSA, J. Juvêncio. Alfabetização e leitura. São Paulo: Cortez, 1990.CITELLI, Adilson (Coord.). Aprender e ensinar com textos não escolares. SãoPaulo: Cortez, 1999.(Aprender a ensinar com textos, 3).FOUCAMBERT, Jean. A criança, o professor e a leitura. Porto Alegre: Artes Médicas,1997.FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1990.GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1990.GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática,1999.MARTINS, M. Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1982.MICHELETTI, Guaraciaba (Coord.). Leitura e construção do real: o lugar dapoesia e da ficção. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Aprender e ensinar com textos,4).PETIT, Michele. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34,2008.SILVA, Ezequiel Theodoro. Leitura na escola e na biblioteca. Campinas: Papirus,1995.III - OBRAS QUE TÊM COMO TEMA A LITERATURA INFANTO-JUVENILBRANDÃO, Helena Nagamine (Coord.). Gêneros do discurso na escola: mito, conto,cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Aprender eensinar com textos, 5).CADEMARTORI, Ligia. O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense, 1984.CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.COELHO, Betty. Contar histórias: uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1988.COELHO, Nelly Novaes. Dicionário crítico da literatura infantil e juvenilbrasileira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006.LAJOLO, Marisa. Como e por que ler o romance brasileiro. Rio de Janeiro: Objetiva,2004.LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história ehistórias. São Paulo: Ática, 1988.SOARES, Angélica. Gêneros literários. São Paulo: Ática, 2000.SOUZA, Malu Zoega. Literatura juvenil em questão: aventura e desventura deheróis menores. São Paulo: Cortez, 2001.