sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Felicidade é o tempero essencial para vida longa




A felicidade sempre esteve ao lado de Luza Almeida Andrade. E com certeza, é uma boa companhia. Aos 74 anos, ela transmite uma alegria radiante. Sua vida é regada de passeios, verdadeiras amizades, fortes laços familiares, trabalho e muitos eventos: "Amo festas. Nestas ocasiões, as pessoas estão bem-humoradas, bonitas, perfumadas e conversando sobre coisas boas." Casada há 53 anos com Olavo, Luza é mãe de Ana Cristina, Eduardo, Fernando e Guilherme. A estreita relação com os netos demonstra a capacidade de se confrontar com diferentes gerações. "Admiro o modo de agir das crianças de hoje, elas são mais verdadeiras, mais abertas." A convivência com Felipe, Tiago, Diogo e Mariana dá força e deixa sua alma alimentada por um longo período. Com este espírito positivo, ela exerce diversas atividades como o artesanato. "O barro é a minha vida. Nasci nele e vou morrer nele. Estando trabalhando com as mãos, estou feliz. E prefiro o serviço minucioso, que não rende e ocupa bastante tempo." E tristezas? "Problema para mim não existe. Se pode ser resolvido, resolvo logo. Se não, resolvido está." Doenças também não a afligem. Nunca sofreu nenhum mal, nem mesmo uma dor de cabeça. Residente em Uberaba, ela quer viver muito e aproveitar cada instante.

Luza é um exemplo para a Terceira Idade. Pessoa que lida bem com ela mesmo, que investe em si e no próximo. Que consegue ver tudo com otimismo. pensamento positivo e auto-estima. Está aberta para a vida e para os novos conhecimentos. A maravilhosa qualidade de vida alcançada sofre influência de outro fator, a independência. Para os gerontólogos, o conceito de saúde está muito ligado ao nível de autonomia. Há muitos tipos de dependências como a financeira, a psicológica e a física. O importante é que a pessoa tome suas próprias decisões e saiba fazer escolhas. A velhice não é involução como se acreditava antigamente, e sim evolução. Agora, para evoluir é preciso participar da sociedade. Ficar no sofá contando casos "do meu tempo" não faz ninguém andar para frente. A adolescência traz saudade. Mas, o tempo que está sendo vivido é o agora.

A informação é uma arma poderosa na busca do modelo ideal. É preciso buscar o maior número de informações sobre esta fase. Não é uma questão de preocupar e sim de se preparar. As pessoas podem e devem traçar planos para ter um envelhecimento bem sucedido. Skinner, conceituado psicólogo americano, acredita que se tornar idoso é como ir morar em outro país. Então antes de se mudar, é essencial conhecer a língua falada, o tipo de comida e os hábitos da nova moradia. Desta forma, a adaptação se torna mais fácil. O importante é enxergar que a Terceira Idade é uma parte do desenvolvimento como outra qualquer. Tem seus aspectos positivos e negativos – esses quase todos conhecem. A experiência, a sabedoria e a tranqüilidade interna podem ser vividas com alegria. Vencer o preconceito pode ser a solução.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODO COMENTÁRIO QUE VIER PARA UM CRESCIMENTO MÚTUO, SERÁ ACEITO. OBRIGADA, PRECISAMOS CONSTRUIR PONTES!!!