sexta-feira, 13 de agosto de 2010

SEMANA DA PÁTRIA / PÁTRIA AMADA BRASIL





Começa a Semana da Pátria em São Gabriel





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Prefeito Rossano Gonçalves abriu oficialmente as comemorações 
A Semana da Pátria em São Gabriel foi aberta oficialmente na manhã de quarta (1º) pelo Prefeito Rossano Gonçalves. Apesar da chuva, a solenidade transcorreu normalmente, com apresentações e lembranças a homenageada municipal, professora Ângela Maria de Moraes Scipioni, de forma emocionada. Até o dia 7 de setembro, solenidades cívicas acontecerão na Praça Dr. Fernando Abbott, ao começo e final de cada dia.
O Prefeito recebeu a Chama da Pátria, trazida da 13ª Cia Com Mec por estudantes da rede municipal e militares. A vencedora da Rústica da Amizade de 2010, Pâmmela da Silva, aluna da Escola Municipal João Goulart, entregou a Chama ao Prefeito Rossano, que na sequencia, acendeu a Pira da Pátria.
Em seu pronunciamento, ressaltou a importância das comemorações e a reflexão do verdadeiro papel da Pátria no país, fazendo assim o convite para que a comunidade participe ativamente das festividades, lembrando também dos homenageados – principalmente a professora Ângela Scipioni.
“A educação é importante para formar tanto bons cidadãos patriotas como famílias, e hoje lembramos com carinho a trajetória e o desprendimento da professora Ângela, que recebe a homenagem do município”, sintetizou. Na sequencia, os alunos do Colégio Tiradentes, Thayná Bonilha, Laura Cortiana e Cândido Aloy, realizaram uma saudação cívica, que também foi uma homenagem emocionada a professora Ângela, com declamação de poemas e interpretação de canções de Roberto Carlos.
A abertura foi encerrada com a apresentação de alunos da Escola Ferraz Neto. Até o dia 7, pela manhã e tarde, as solenidades acontecem no Espaço Cívico da Praça Dr. Fernando Abbott. O desfile acontece a partir das 13h de 7 de setembro, na Duque de Caxias.
Texto e foto: Marcelo Ribeiro / Comunicação Social Prefeitura



SEMANA DA PÁTRIA / PÁTRIA AMADA BRASIL

1- IDENTIFICAÇÃO:

INSTITUIÇÃO:
PROFESSOR:
CLASSE:

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:

* TÍTULO DO PROJETO:SEMANA DA PÁTRIA / PÁTRIA AMADA BRASIL

02-TEMA: Semana da Pátria!

03-JUSTIFICATIVA:

Este projeto didático visa trabalhar o tema "Pátria" despertando a consciência nos alunos sobre o seu papel de cidadão e cidadania, refletindo o que é ser patriota. Cabe a escola desenvolver estratégias de ensino para trabalhar as datas cívicas ou sociais. A comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA”, representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando assim, a oportunidade de:
> formar na criança o conceito Pátria;
> despertar o sentimento de patriotismo;
> formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
> desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.

Justifica-se o presente projeto.

04-OBJETIVOS:

GERAL:  Comemorar as datas cívicas de nosso País, refletindo sobre o que é ser patriota, resgatando a importância das horas cívicas, a fim de  conhecer melhor a nossa história;

ESPECÍFICOS:

Ao final das atividades cívicas: pesquisas, debates, trabalhos artísticos, murais, auditório; os alunos deverão ser capazes de:

·      Despertar o amor à sua pátria, valorizar e respeitar os símbolos nacionais;
·         Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários;
·          Incentivar o amor à Pátria;
·        Cantar e interpretar o Hino Nacional;
·   Conhecer e localizar os estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil.
·        Conhecer as diversidades naturais e políticas do Brasil através de Bancos de Dados;
·         Conceituar o que é ser cidadão e o que é cidadania;
·         Valorizar os símbolos de nossa Pátria;
·         Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós,  cidadãos.
·         Conhecer a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais.
·         Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
·         Refletir sobre o que é ser patriota;
·         Comemorar as datas cívicas do nosso país;
·         Incentivar o amor à Pátria;
·         Conhecer melhor a nossa história;
·         Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
·         Identificar os símbolos nacionais;
·         Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
·         Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
·         Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
·          Despertar o civismo e o senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino  Nacional;


05-DESENVOLVIMENTO /PROCEDIMENTOS (TÉCNICAS E RECURSOS)


SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno.
- Textos informativos, literários, poéticos;
- Vídeos;
- Hinos;
- Pesquisas;
- Cartazes;
- Murais;
- Jogral;
- Jograis.

1º dia
No primeiro dia será destacado para os alunos o conceito de Pátria, e a importância de respeitarmos as datas cívicas de nosso País. Será destacado através de cartazes a letra do hino Nacional brasileiro e do hino da Independência do Brasil para os alunos. Os mesmos procurarão em dicionários o significado de algumas palavras contidas nos hinos brasileiros. Posteriormente, os alunos receberão atividades no sulfite envolvendo ortografia e substantivos comuns e próprios.
 Hasteamento da Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional - Direção;
Paródias - Pátria;
Trabalhar o Hino Nacional - Ilustração e significado das palavras desconhecidas;
Confecção de murais; a escola será ornamentada com trabalhos dos alunos;
Arriamento da Bandeira Nacional.

2º Dia
Neste dia será feita leitura de poesias relacionadas com o tema em destaque. Posteriormente, os alunos desenvolverão uma produção de texto sobre o tema acima.As produções de terxtos serão fixadas no mural da sala para os demais colegas.
Sala de Informática: Turmas envolvidas - Interpretação do Hino Nacional - Microsoft Word;
Sala de Aula - Trabalhar os símbolos da pátria - pesquisa, desenho, produção de texto, acróstico, poesia.

3º Dia
Neste dia, os alunos desenvolverão poesias com ilustrações relacionadas com o tema em destaque. Após a elaboração das poesias os mesmos farão leitura para os demais colegas de sala. Em seguida, receberão um desenho para colorir sobre a Pátria.
Sala de Informática - Turmas envolvidas - Trabalhar no mapa do Brasil - estados, capitais e suas respectivas siglas- Microsoft Excel;

4º Dia
Neste dia os alunos irão conhecer alguns direitos e deveres de cidadãos através de textos informativos. Logo em seguida, os alunos receberão uma atividade de pesquisa sobre "A Independência do Brasil". Os mesmos irão pesquisar na biblioteca e farão um apresentação em sala para os demais colegas.
Sala de Informática - Turmas envolvidas - Símbolos da Pátria - Microsoft Power Point, Paint;
Cidadania - a importância de votar

5º Dia
Neste último dia de projeto os alunos farão a culminância fazendo uma apresentação da pesquisa sobre a Independência do Brasil. Neste dia, os alunos desenvolverão atividades de pinturas relacionadas com o tema em destaque.
Sala de Informática - Turmas envolvidas - dados do Brasil - Microsoft Excel
Sala de Aula - Produção de Texto - Sugestões de temas:
Brasil sempre Brasil;
A pátria se constrói;
Brasil, terra que eu amo;
Independência não se faz num dia, mas a cada momento;
Por que gosto do Brasil;
Brasil mostre a sua cara.

* Conversas e discussões sobre:
.o que é Pátria;
.o que aconteceu no dia 7 de setembro;
.a figura de D.Pedro I;
.os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
.o grito da Independência;
.a vida no Brasil antes e depois da Independência;

* Textos informativos, literários, poéticos;
* Textos coletivos;
* Álbum;
* Vídeos;
* Hinos: Nacional, da Independência;
* Pesquisas (
Propor às crianças que pesquisem nomes de pessoas que vêm elevando o nome do Brasil com seu trabalho, seja no esporte, artes, etc.
* Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;
* Linha de tempo do Descobrimento à Independência, da Independência aos dias atuais;
* Jogral;
* Dramatização;
* Poemas e diálogos de temas nacionais;
* Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;
* Uso de mapas para a localização do Brasil;
* Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);
* Concurso de poesia;
* Seleção de canções patrióticas e populares:
   Canção do Soldado,
   Eu te amo meu Brasil;
* Confecção de:
bandeirinhas com as cores nacionais,
Bandeira do Brasil,
cata-ventos,
estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarlo, distintivos em azul, branco, verde e amarelo,
viseiras para o desfile.
*Informática: digitações no Word e ilustrações no Paint/Word.
Outras Atividades:
Produção Textual

Lançar um concurso de produção de texto: "Brasil Pátria Querida". Pode-se confeccionar um livro reunindo todos os textos produzidos e ilustrados pelos alunos.
Concurso do Hino Nacional - Paródia;
Coro falado;
Slogan;
Poesias;
Danças;
Interpretação e apresentação de músicas sobre o Brasil;
Interpretação de textos;
Confecção de faixas;
Palavras cruzadas;
Caça-palavras;
Charge;
Seminário;
Debates.
Sugestões para Debates:
O que é ser patriota hoje no Brasil?;
Cidadania - como colocá-la em prática?;
Como viveu a maioria dos brasileiros?;
A falta de patriotismo dos políticos brasileiros;
A importância do voto.
Obs.: Os professores escolherão dentre as sugestões dadas, trabalhos que melhor adaptem à série e turma que lecionam. No término da semana, apresentarão números de sua coordenação: poesias, versos, músicas, etc.. Deverão comunicar com antecedência à comissão organizadora.
Consolidação:
Passeata Cívica;
Jogos - sob coordenação da professora de Educação Física (organizar torneios ou gincana).


07-RECURSOS:
• Dicionário
• Biblioteca
• TV e vídeo
• Aparelho de som
• Internet
• Cartolina
• Quadro e giz
• Mapas/ Atlas...
...sulfite, quadro-negro, cartolinas, papel manilha, fita adesiva, Cds, etc.
Recursos da Informática Utilizados:
Microsoft Word
Paint
Microsoft Power Point
Microsoft Excel

Recursos Humanos:
Todos os professores;
Voluntários;
Todas as turmas
OBS: Além das atividades acima, os alunos realizarão atividades de leitura-escrita envolvendo ( ortografia, sílabas complexas, substantivos simples e próprio, etc) com tema em destaque.

06- CULMINÂNCIA/COMEMORAÇÃO:
Apresentação e exposição dos trabalhos à escola com:
* Músicas
* Jogral
* coro falado
* dramatização
* Mensagens exaltando o Brasil

* Cartazes
* Poesias
* Comemoração: Passeatas cívicas, demonstração de canto e dança dentro do tema, dramatizações, textos e poemas.

Símbolos

Bandeira Nacional


A Bandeira do Brasil foi projetada, em 1889, por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. Inspirada na Bandeira do Império, foi desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, com a esfera azul-celeste e a divisa positivista "Ordem e Progresso" no lugar da Coroa Imperial, por sugestão de Benjamim Constant a Raimundo T. Mendes. A expressão foi extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", que se decompõe em duas divisas usuais - uma moral, 'Viver para outrém' (altruísmo - termo criado por Comte), ou seja, por o interesse alheio acima de seu próprio interesse; e outra estética, 'Ordem e Progresso', que representa cada coisa em seu devido lugar para a perfeita orientação ética da vida social. Dentro da esfera, está representado o céu do Rio de Janeiro, com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8h30 de 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República. As estrelas foram inspiradas nas que, realmente, brilhavam no céu do Brasil, na histórica madrugada daquela data: "Espiga, Procium, Sirius, Canopus, Delta, Gama, Epsilon, Seta, Alfa, Antares, Lambda, Mu, Teta e outras".
Armas da República

É obrigatório o uso das Armas Nacionais: No Palácio da Presidência da República e na residência do Presidente da República; nos edifícios-sede dos Ministérios; nas Casas do Congresso Nacional; no Supremo Tribunal Federal, nos Tribunais Superiores e nos Tribunais Federais de Recursos; nos edifícios-sede dos poderes executivo, legislativo e judiciário dos Estados, Territórios e Distrito Federal; nas Prefeituras e Câmaras Municipais; na frontaria dos edifícios das repartições públicas federais; nos quartéis das forças federais de terra, mar e ar e das polícias militares e corpos de bombeiros militares, nos seus armamentos, bem como nas fortalezas e nos navios de guerra; na frontaria ou no salão principal das escolas públicas; nos papéis de expediente, nos convites e nas publicações oficiais dos órgãos federais.
Selo Nacional

O Selo Nacional será constituído por um círculo representando uma esfera celeste, igual ao que se acha no centro da Bandeira Nacional, tendo em volta as palavras República Federativa do Brasil, para a feitura do Selo Nacional observar-se-á o seguinte: I - Desenham-se 2 (duas) circunferências concêntricas, havendo entre os seus raios a proporção de 3 (três) para 4 (quatro); II - A colocação das estrelas, da faixa e da legenda Ordem e Progresso no círculo interior obedecerá às mesmas regras estabelecidas para a feitura da Bandeira Nacional; e III - As letras das palavras República Federativa do Brasil terão de altura um sexto do raio do círculo interior, e, de largura, um sétimo do mesmo raio.
BRASIL





"INDEPENDÊNCIA OU MORTE!"


A bandeira acima foi a primeira
bandeira brasileira, adotada
na Independência. Veja mais
bandeiras históricas brasileiras
.
      Foi com a famosa frase acima, conhecida como "Grito do Ipiranga", que Dom Pedro I declarou a independência do Brasil, no dia 7 de setembro de 1822. Nos links abaixo, você vai aprender quem foram os principais personagens do processo e de onde vinham as idéias de liberdade que eles tinham. Alguns deles contam versões um pouquinho diferentes de uma mesma história. Compare com os livros que você usa na escola - ou que você encontra na biblioteca - e converse com seus colegas e professores sobre as diferenças. Aproveite também para ouvir e cantar o Hino da Independência!

Um país em movimento
O Brasil tem 8,5 milhões de quilômetros quadrados de território, ocupando quase a metade (47%) da área da América do Sul. O País possui 20% da biodiversidade mundial, sendo exemplo desta riqueza a Floresta Tropical Amazônica, com 3,6 milhões de quilômetros quadrados. A organização político-administrativa compreende três poderes, o Judiciário, o Executivo e o Legislativo, e o princípio da autonomia entre União, Distrito Federal, 26 estados e 5.563 municípios (IBGE/2003).

Em quinto lugar entre os países mais populosos do mundo, com 50 milhões de famílias ou cerca de 180 milhões de brasileiros (2004), 81% dos habitantes ocupam áreas urbanas. A taxa de fecundidade, que chegou a 6,3 em 1960, é de 2,3 filhos por casal. Esta queda, associada à melhoria dos indicadores sociais e da qualidade de vida, fará com que a maioria da população tenha entre 15 e 44 anos nas próximas quatro décadas. Isso representará um dos maiores mercados de trabalho e de consumo dentre os países das Américas.
ORAÇÃO PELA PÁTRIA

"Vem, habita em nossa terra,
Com teu Filho Mãe de Deus,
que seguindo vossos passos
ela encontre a paz de Deus.
por Maria a Cristo unida,
Pátria,
tu serás remida!"

Mãe Três Vezes Admirável,
nos ensina a lutar,
contra todos os inimigos
o teu reino propagar.
Seja em ti o mundo inteiro,
renovado em amor
E fiel incenso oferte a teu Filho,
o Senhor.
Autor Desconhecido
Sete de setembro,
data tão festiva,
foi a independência
desta terra tão querida.
É uma grande data
para o meu Brasil ,
que hoje está liberto
e cheio de encantos mil.
Viva, viva, viva a independência
do Brasil!

NOSSA PÁTRIA

O sentimento de amor à Pátria deve ser despertado em todos os cidadãos, inclusive nos servos do Senhor Jesus. Nada melhor que aproveitar o “Dia da Pátria” para incentivarmos este amor: “amar o Brasil a tal ponto que não poupemos esforços até ganharmos nossa pátria querida para Cristo”.
PARA OS PEQUENINOS...

Repassando.

História da Independência do Brasil
Era uma vez um principezinho que veio de uma terra muito distante chamado Portugal para morar no Brasil com sua família. Este príncipe era chamado de Pedrinho. Ele era um menino inteligente, corajoso e muito amoroso.
O povo brasileiro gostava muito dele, por isso quanto sua família teve que regressar para Portugal com urgência, os brasileiros fizeram uma baixo-assinado e foram as ruas pedir que Pedro permanecesse aqui. O povo clamava:
-Fica Pedro! - Fica Pedro! - Fica Pedro! -Fica Pedro!
O príncipe vendo aquela multidão de brasileiros pedindo que ele ficasse, respondeu:
- Se for para o bem de todos e felicidade geral da nação, eu fico.
Os brasileiros ficaram super contente e comemoram sua primeira vitória:
- Viva! Viva! Viva! Viva!
O tempo passou e um dia a princesa Leopoldina recebeu uma carta do pai de Pedro, que era rei de Portugal. Ao ler a carta ela chamou seu conselheiro José Bonifácio e disse:
- José, a corte portuguesa exige que Pedro volte imediatamente para Portugal.
Naquele mesmo instante José Bonifácio teve uma idéia.
- Alteza, escreva uma mensagem a vosso marido, peça que proclame a Independência do Brasil imediatamente.
A princesa mais que depressa escreve uma carta e manda o mensageiro entregar a Pedro.
-Vá rápido, encontre o príncipe Pedro e entregue esta carta a ele.
O mensageiro encontrou o príncipe perto do Riacho Ipiranga, descansado com sua cavalaria.
-Vossa alteza, eis uma mensagem da princesa Dona Leopoldina.
Ao ler a mensagem Pedro diz aos soldados.
-Soldados, a corte portuguesa quer nos escravizar. Laços fora, guerreiros! A partir de hoje não serviremos mais a Portugal. Ou o Brasil fica livre ou morremos por ele. Independência ou Morte!
Todos os soldados gritaram em um só coro:
-Independência! Independência! Independência!
A partir daquele dia raiava a liberdade no horizonte do Brasil. Nosso país tinha ficado livre de Portugal. E hino brasileiro agora poderia ser cantado em todas as redondezas com mais força e garra.

JOGRAL

FESTA DA PÁTRIA!

BRASIL SOMOS NÓS

TODOS:
Deus fez este mundo todo
Tão grande, tão lindo
Cheio de florestas verdes
Coberto com um céu de anil
E neste mundo,
Um pedacinho muito especial
Chamado BRASIL.
(Mostrar as letras escritas em papel laminado)

CANTO:
Eu te amo, meu BRASIL, eu te amo!
Meu coração é verde, amarelo e branco azul-anil,
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo!
Ninguém segura a juventude do Brasil.

VOZ 1:
E acham vocês, meminos,
Que o Brasil é apenas um pedaço de terra,
neste mundo todo?

VOZ 2:
Não! O Brasil é muito mais!

TODOS:
São montanhas e serras
Cheias de riquezas sem fim
são rios, lagos, mares, florestas,
flores, bichos, pássaros e festas, enfim.

CORO FALADO

CENÁRIO:
Colar um mapa mundi de tamanho grande no quadro, usando percevejos ligados por um cordão colorido, indicar o roteiro da viagem de Cabral até as Índias.
Colocar caravelas de isopor, papel cartão nos pontos de partida e de parada.

CADA FRASE SERÁ FALADA POR UM ALUNO DIFERENTE:

* Terras por descobrir.
* Portugal e Espanha na conquista dos mares.
* As caravelas do Cabral navegam pelo Oceano Atlântico.
* E, ao cair da tarde de 22 de abril, avistam um monte que chamam Pascoal.
* No dia 25, ancoram os navios num porto que denominam Porto Seguro.
* Nesse local, no dia 26, frei Henrique de Coimbra celebra a 1ª missa no Brasil.
* E a 1ª de maio levanta-se na praia uma cruz com as armas de Portugal.
* Houve então, a 2ª missa.
* No dia seguinte, Cabral parte para as Índias.

TODOS:

* Estava descoberto o BRASIL!
* Ilha de Vera Cruz foi o 1º nome que lhe deram.
* E, no fim da carta de Pero Vaz de Caminha:
* "...da vossa Ilha de Vera Cruz". OUTRA VOZ:

• Mas não era ilha a terra descoberta!
• Era a Terra de Santa Cruz povoada por índios.
• A feição deles era serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos...
• A riqueza era, a princípio, o pau-brasil. Por isso, o país foi chamado de Brasil. Mas, depois... até o ouro apareceu!
• E tudo ficou nas mãos de Portugal.

TODOS:
• BRASIL COLÔNIA!
• Capitanias Hereditárias!
• Governo Geral!
• Obra da Catequese!

UMA VOZ:

• Anchieta e Nóbrega!
• Invasões francesas!
• Invasões holandesas!
• Conjuração Mineira!

TODOS:

• Morte de Tiradentes
UMA VOZ:

• D. João VI no Brasil!
• Abertura dos portos
• Elevação do Brasil a reino
• Brasil deixou de ser uma simples colônia
• (fundo musical-Hino da Independência)

OUTRA VOZ:

• Brasil do sentimento nacionalista
• Revolução Pernambucana de 1817
• Pensamentos: grandes nomes – grandes homens.
• José Bonifácio!
• D.Pedro I!
• O Grito de Ipiranga:

TODOS:

INDEPENDÊNCIA OU MORTE!
(todos cantam o Hino da Independência ou o Hino Nacional)
* Pesquisas: Internet e Dia-a-dia do professor.
Sugestões de atividades
Mural: "Vultos da História do Brasil"
♣Dividir a sala em 5 grupos, sendo que cada um deles deverá pesquisar a biografia das pessoas mais importantes da Independência do Brasil e colocar no Mural "Vultos da História do Brasil".
♣ Pedir às crianças para pesquisarem nomes de pessoas que vêm elevando o nome do Brasil com seu trabalho, seja no esporte, artes, etc.
♥ ♥Produção de texto♥ ♥
♥ Lançamento do concurso de produção de texto: "Brasil Pátria Querida".
♥ Os alunos confeccionam um livro com os textos produzidos.
♥Confeccionar lembrancinhas
Confeccionar bandeirinhas com as cores nacionais, Bandeira do Brasil, cata-ventos, estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarelo, fitas e distintivos em azul, branco, verde e amarelo, viseiras, confeccionar também espada, cavalinho de cabo de vassoura.
Eu estou fazendo com a ajuda dos alunos, viseira,cavalinho de cabo de vassoura e espada, está ficando uma gracinha.
Avaliação:
Ao desenvolvermos o Projeto Semana da Pátria - Independência - Conquista de cidadania, percebemos a grande mudança de comportamento dos alunos no desenvolvimento das atividades; observamos a participação, o interesse, o empenho e o relacionamento com os colegas.
Ao propormos o projeto, encontramos até mesmo voluntários da própria escola (alunos) para ajudarem a executá-lo.
Gostaríamos de ressaltar que foi o primeiro projeto coletivo, mas não as primeiras atividades realizadas na Sala de Informática, pois temos professores que já levam seus alunos e ficam surpresos com a habilidade dos mesmos.
Foi um sucesso, houve a participação e o entusiasmo de todos os professores, supervisora, direção e facilitadoras na elaboração e execução do projeto. Sentimos que foi uma experiência gratificante.
Na avaliação serão feitos registros do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos frente as atividades propostas em sala de aula durante o desenvolvimento do projeto.

ANEXOS:

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