Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com estas aulas os alunos poderão conhecer as características históricas, geográficas e culturais do Haiti, bem como suas especificidades.
Serão mostrados como a população desse país vive, e ainda qual é a atuação do exército brasileiro no local.
Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
- Capacidade de efetuar pesquisa em diferentes fontes;
- Língua escrita (leitura, interpretação e elaboração de textos - mural);
- Disciplina e organização no trabalho em grupo.
Serão mostrados como a população desse país vive, e ainda qual é a atuação do exército brasileiro no local.
Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
- Capacidade de efetuar pesquisa em diferentes fontes;
- Língua escrita (leitura, interpretação e elaboração de textos - mural);
- Disciplina e organização no trabalho em grupo.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
Para dar início à aula o professor deverá perguntar aos alunos o que eles sabem sobre o Haiti. Provavelmente, os alunos citarão o acontecimento recente que fez com que o mundo ouvisse falar do pais (Haiti) - do terremoto ocorrido em janeiro de 2010.
Contudo, o professor deverá dizer aos alunos que nesse momento eles conhecerão as características históricas e culturais do país, antes do terrível terremoto que o assolou. Para tanto, os alunos deverão seguir ao Laboratório de Informática da escola para dar início às atividades propostas a seguir.
Atividade 1
Inicialmente, o professor deverá mostrar as imagens do Haiti aos alunos. A primeira imagem (Fig. 1) refere-se à localização geográfica do país e as outras (Figs. 2, 3 e 4) são imagens da capital do país (antes do terremoto ocorrido em janeiro de 2010).
Figura 1 – Imagem da localização geográfica do Haiti
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/images/20050927-mapa_haiti270.gif Acesso em: 01.Abril.2010.
Figura 2- Imagem da capital do Haiti – Porto Príncipe, parte mais nobre da capital.
Disponível em: http://mundo.mixplanet.com.br/thumb.php?fi=imagens/fotos/port-au-prince03.jpg Acesso em: 01.Abril.2010.
Figura 3 – Imagem da capital do Haiti – parte popular da cidade.
Disponível em: http://blog.estadao.com.br/blog/media/haiti6_01.JPG Acesso em: 01.Abril.2010.
Figura 4 – Imagem de uma praia do Haiti
Disponível em: http://www.souturista.com.br/viagem/fotoshaiti.htm Acesso em: 06. Abril. 2010.
O professor deverá levar os alunos a entender que o Haiti é um país de grandes contrastes, como pode ser observado pelas imagens até o momento mostradas, ou seja, que é um país de belezas naturais, com riqueza e pobreza. Contudo, a mídia costuma explorar apenas os aspectos ruíns do país, mas que com estas aulas eles poderão conhecer outras faces do país.
Feito isso, o professor deverá pedir aos alunos que se dividam em duplas para efetuar pesquisas sobre a localização, história e características do Haiti em diferentes fontes, como em jornais, revistas, enciclopédias e sites da internet.
É importante que o professor providencie essas fontes (jornais, revistas e enciclopédias) aos alunos, visando enriquecer o momento de pesquisa, uma vez que é fundamental que os alunos aprendam desde as séries iniciais do Ensino Fundamental a consultar várias fontes de pesquisa e saber usá-las.
Sugerimos abaixo alguns sites para que as pesquisas sejam feitas:
http://www.souturista.com.br/viagem/haiti.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Haiti
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Haiti
http://www.suapesquisa.com/paises/haiti/
http://www2.mre.gov.br/dcc/haiti.htm (Fig.5)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Haiti
http://pt.wikipedia.org/wiki/Haiti#Religi.C3.A3o
http://holandahaiti.blogspot.com/2009/09/cultura-do-haiti.html
http://www.pergunte.info/questao/quais-as-receitas-de-comidas-tipicas-do-haiti-
http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/150299.html
http://noticias.uol.com.br/ultnot/economia/2008/06/02/ult35u60046.jhtm
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/01/18/de-um-lado-do-haiti-desespero-do-outro-luxuosos-cruzeiros-915546988.asp
http://maierovitch.blog.terra.com.br/2010/01/21/o-haiti-dos-contrastes-cruzeiro-maritimo-praias-privadas-e-champagne-a-153-dolares-a-garrafa/
Figura 5 – Imagem do site do Governo Brasileiro
É importante que o professor supervisione as pesquisas, procurando sanar as eventuais dúvidas que os alunos possam ter. Após o desenvolvimento das pesquisas, sugerimos que os alunos apresentem o que aprenderam, de maneira oral, seguindo as seguintes questões norteadoras:
- Quais aspectos chamaram mais atenção;
- O que já sabiam sobre o país e que pode ser confirmado;
- Como é a ajuda que o Haiti recebe de outros países, inclusive do Brasil.
Depois que as duplas compartilharem esses aspectos, a próxima atividade poderá ser desenvolvida.
Atividade 2
Por meio da atividade anterior os alunos puderam aprender que o Haiti é um país pobre e que tem uma história sofrida e que recebe ajuda de outros países, como por exemplo, do Brasil.
Dessa forma, para que os alunos conheçam a atuação do exército brasileiro no Haiti, o vídeo abaixo (Fig. 6) poderá ser mostrado aos alunos.
Figura 6 – Imagem do Vídeo “Um dia no Haiti”
Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Ds9chs7GLjM
O vídeo tem a duração de 04min e 13s (quatro minutos e treze segundos) tem o objetivo de mostrar como é viver no Haiti, quais são os desafios enfrentados todos os dias e a importância da ajuda do Brasil ao país.
Nesse momento, o professor deverá promover uma discussão/reflexão sobre o que foi apresentado no vídeo, bem como no que aprenderam em suas pesquisas, de forma a favorecer a construção do saber.
O professor deverá também fazer uma breve explanação sobre a atuação do exército brasileiro no país e sua importância.
Para isso, segue alguns links de sites (Fig. 7) de reportagem que abordam esse assunto, caso o professor queira se informar:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u92082.shtml
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090512103918AAR3lSA
http://aloisiomilani.wordpress.com/2008/03/19/haiti-e-rio-de-janeiro-campos-militares-brasileiros/
Figura 7 – Imagem do site da Folha online/uol
Atividade 3
Após a pesquisa feita nas diferentes fontes, cada dupla deverá fazer um breve resumo sobre o referido país, contendo as seguintes informações:
- Localização geográfica;
- Clima predominante;
- Número da população;
- Língua falada;
- Principal atividade econômica;
- Características culturais e sociais do país.
- Aspectos da cultura – músicas, hábitos alimentares, religião (Fig.8), forma de se vestir entre outras coisas.
- Relação Brasil e Haiti – quando começou como é essa ajuda e qual a importância disso.
Os alunos poderão inserir imagens que retratem o país, e explicar o porquê da escolha de tais fotos.
Sugerimos que o professor peça às duplas que elaborem o resumo com as informações elencadas acima, por meio de diferentes gêneros textuais, como, por exemplo, texto informativo, narrativo, poesia, entre outros.
A partir dessas pesquisas, os alunos poderão perceber que o Haiti é um país muito sofrido, muito carente, mas que também é muito bonito e interessante, que tem uma população guerreira e acima de tudo alegre, carismática, carisática e contagiante !
Além disso, eles poderão aprender que o Brasil o tem ajudado o Haiti no aspecto financeiro (doando dinheiro e alimentos), no cuidado com as crianças órfãs, no aspecto da promoção da paz e de reparo em alguns pontos do país (reconstrução de pontes, por exemplo) colocando parte de seu exército no país.
Essa ajuda teve início em meados de 2004 e perdura até o momento. Com a presença do exército brasileiro no Haiti há no país menos violência e menos desastres...
Figura 8 – Imagem de um ato religioso no Haiti
Disponível em: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7ZwQpzyJdaDFg9GmCOPlEI7IkSdSTZe-gnySE_MnxR9AIjhoCQCNc39dLFuV0rCfH7GpZq7rnSRAgVmE0o1y25aQmPsFS0UHc5c5HEkk-H5PdtLseULJjJxnVsRIfrph4R7M6Qr_Pqtw/s400/0,,35226765-FMM,00.jpg Acesso em: 06. Abril. 2010.
Finalizando
Com o objetivo de finalizar essas aulas o professor deverá perguntar pedir que duas duplas se juntem para construir um mural sobre o Haiti – sua história e características.
Os murais deverão ser expostos na escola para que todos possam ter acesso a eles!
Para refletir
Sugerimos que o professor encerre estas aulas, mostrando aos alunos a letra da música “Haiti” de Caetano Veloso, e, se possível, que entregue a cada um a letra da mesma.
Poderá ser conduzida uma reflexão a respeito do Brasil e dos brasileiros que sempre se mostraram solidários ao Haiti e não somente solidários, mas que sempre prestaram serviços e ajudas a esse país tão sofrido...
http://caetano-veloso.musicas.mus.br/letras/44730/
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
Para dar início à aula o professor deverá perguntar aos alunos o que eles sabem sobre o Haiti. Provavelmente, os alunos citarão o acontecimento recente que fez com que o mundo ouvisse falar do pais (Haiti) - do terremoto ocorrido em janeiro de 2010.
Contudo, o professor deverá dizer aos alunos que nesse momento eles conhecerão as características históricas e culturais do país, antes do terrível terremoto que o assolou. Para tanto, os alunos deverão seguir ao Laboratório de Informática da escola para dar início às atividades propostas a seguir.
Atividade 1
Inicialmente, o professor deverá mostrar as imagens do Haiti aos alunos. A primeira imagem (Fig. 1) refere-se à localização geográfica do país e as outras (Figs. 2, 3 e 4) são imagens da capital do país (antes do terremoto ocorrido em janeiro de 2010).
Figura 1 – Imagem da localização geográfica do Haiti
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/images/20050927-mapa_haiti270.gif Acesso em: 01.Abril.2010.
Figura 2- Imagem da capital do Haiti – Porto Príncipe, parte mais nobre da capital.
Disponível em: http://mundo.mixplanet.com.br/thumb.php?fi=imagens/fotos/port-au-prince03.jpg Acesso em: 01.Abril.2010.
Figura 3 – Imagem da capital do Haiti – parte popular da cidade.
Disponível em: http://blog.estadao.com.br/blog/media/haiti6_01.JPG Acesso em: 01.Abril.2010.
Figura 4 – Imagem de uma praia do Haiti
Disponível em: http://www.souturista.com.br/viagem/fotoshaiti.htm Acesso em: 06. Abril. 2010.
O professor deverá levar os alunos a entender que o Haiti é um país de grandes contrastes, como pode ser observado pelas imagens até o momento mostradas, ou seja, que é um país de belezas naturais, com riqueza e pobreza. Contudo, a mídia costuma explorar apenas os aspectos ruíns do país, mas que com estas aulas eles poderão conhecer outras faces do país.
Feito isso, o professor deverá pedir aos alunos que se dividam em duplas para efetuar pesquisas sobre a localização, história e características do Haiti em diferentes fontes, como em jornais, revistas, enciclopédias e sites da internet.
É importante que o professor providencie essas fontes (jornais, revistas e enciclopédias) aos alunos, visando enriquecer o momento de pesquisa, uma vez que é fundamental que os alunos aprendam desde as séries iniciais do Ensino Fundamental a consultar várias fontes de pesquisa e saber usá-las.
Sugerimos abaixo alguns sites para que as pesquisas sejam feitas:
http://www.souturista.com.br/viagem/haiti.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Haiti
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Haiti
http://www.suapesquisa.com/paises/haiti/
http://www2.mre.gov.br/dcc/haiti.htm (Fig.5)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Haiti
http://pt.wikipedia.org/wiki/Haiti#Religi.C3.A3o
http://holandahaiti.blogspot.com/2009/09/cultura-do-haiti.html
http://www.pergunte.info/questao/quais-as-receitas-de-comidas-tipicas-do-haiti-
http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/150299.html
http://noticias.uol.com.br/ultnot/economia/2008/06/02/ult35u60046.jhtm
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/01/18/de-um-lado-do-haiti-desespero-do-outro-luxuosos-cruzeiros-915546988.asp
http://maierovitch.blog.terra.com.br/2010/01/21/o-haiti-dos-contrastes-cruzeiro-maritimo-praias-privadas-e-champagne-a-153-dolares-a-garrafa/
Figura 5 – Imagem do site do Governo Brasileiro
É importante que o professor supervisione as pesquisas, procurando sanar as eventuais dúvidas que os alunos possam ter. Após o desenvolvimento das pesquisas, sugerimos que os alunos apresentem o que aprenderam, de maneira oral, seguindo as seguintes questões norteadoras:
- Quais aspectos chamaram mais atenção;
- O que já sabiam sobre o país e que pode ser confirmado;
- Como é a ajuda que o Haiti recebe de outros países, inclusive do Brasil.
Depois que as duplas compartilharem esses aspectos, a próxima atividade poderá ser desenvolvida.
Atividade 2
Por meio da atividade anterior os alunos puderam aprender que o Haiti é um país pobre e que tem uma história sofrida e que recebe ajuda de outros países, como por exemplo, do Brasil.
Dessa forma, para que os alunos conheçam a atuação do exército brasileiro no Haiti, o vídeo abaixo (Fig. 6) poderá ser mostrado aos alunos.
Figura 6 – Imagem do Vídeo “Um dia no Haiti”
Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Ds9chs7GLjM
O vídeo tem a duração de 04min e 13s (quatro minutos e treze segundos) tem o objetivo de mostrar como é viver no Haiti, quais são os desafios enfrentados todos os dias e a importância da ajuda do Brasil ao país.
Nesse momento, o professor deverá promover uma discussão/reflexão sobre o que foi apresentado no vídeo, bem como no que aprenderam em suas pesquisas, de forma a favorecer a construção do saber.
O professor deverá também fazer uma breve explanação sobre a atuação do exército brasileiro no país e sua importância.
Para isso, segue alguns links de sites (Fig. 7) de reportagem que abordam esse assunto, caso o professor queira se informar:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u92082.shtml
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090512103918AAR3lSA
http://aloisiomilani.wordpress.com/2008/03/19/haiti-e-rio-de-janeiro-campos-militares-brasileiros/
Figura 7 – Imagem do site da Folha online/uol
Atividade 3
Após a pesquisa feita nas diferentes fontes, cada dupla deverá fazer um breve resumo sobre o referido país, contendo as seguintes informações:
- Localização geográfica;
- Clima predominante;
- Número da população;
- Língua falada;
- Principal atividade econômica;
- Características culturais e sociais do país.
- Aspectos da cultura – músicas, hábitos alimentares, religião (Fig.8), forma de se vestir entre outras coisas.
- Relação Brasil e Haiti – quando começou como é essa ajuda e qual a importância disso.
Os alunos poderão inserir imagens que retratem o país, e explicar o porquê da escolha de tais fotos.
Sugerimos que o professor peça às duplas que elaborem o resumo com as informações elencadas acima, por meio de diferentes gêneros textuais, como, por exemplo, texto informativo, narrativo, poesia, entre outros.
A partir dessas pesquisas, os alunos poderão perceber que o Haiti é um país muito sofrido, muito carente, mas que também é muito bonito e interessante, que tem uma população guerreira e acima de tudo alegre, carismática, carisática e contagiante !
Além disso, eles poderão aprender que o Brasil o tem ajudado o Haiti no aspecto financeiro (doando dinheiro e alimentos), no cuidado com as crianças órfãs, no aspecto da promoção da paz e de reparo em alguns pontos do país (reconstrução de pontes, por exemplo) colocando parte de seu exército no país.
Essa ajuda teve início em meados de 2004 e perdura até o momento. Com a presença do exército brasileiro no Haiti há no país menos violência e menos desastres...
Figura 8 – Imagem de um ato religioso no Haiti
Disponível em: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7ZwQpzyJdaDFg9GmCOPlEI7IkSdSTZe-gnySE_MnxR9AIjhoCQCNc39dLFuV0rCfH7GpZq7rnSRAgVmE0o1y25aQmPsFS0UHc5c5HEkk-H5PdtLseULJjJxnVsRIfrph4R7M6Qr_Pqtw/s400/0,,35226765-FMM,00.jpg Acesso em: 06. Abril. 2010.
Após redação, os alunos deverão socializá-las com os colegas da sala de aula para que haja uma discussão sobre a atuação do exército brasileiro e de outros tipos de ajuda que o Brasil oferece ao país, sobre as dificuldades e belezas do país.
Finalizando
Com o objetivo de finalizar essas aulas o professor deverá perguntar pedir que duas duplas se juntem para construir um mural sobre o Haiti – sua história e características.
Os murais deverão ser expostos na escola para que todos possam ter acesso a eles!
Para refletir
Sugerimos que o professor encerre estas aulas, mostrando aos alunos a letra da música “Haiti” de Caetano Veloso, e, se possível, que entregue a cada um a letra da mesma.
Poderá ser conduzida uma reflexão a respeito do Brasil e dos brasileiros que sempre se mostraram solidários ao Haiti e não somente solidários, mas que sempre prestaram serviços e ajudas a esse país tão sofrido...
http://caetano-veloso.musicas.mus.br/letras/44730/
Recursos Complementares
Os alunos poderão se interessar sobre as atividades exercidas pelos soldados brasileiros. Por isso, sugerimos que em outra oportunidade, a aula “O dia do soldado brasileiro”, cujo link está inserido abaixo, seja trabalhada com os alunos.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2014
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2014
Avaliação
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam qual é a realidade vivida pelo povo Haitiano, como é o modo de vida, a cultura e outros aspectos gerais do país.
O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:
- Capacidade de efetuar pesquisa em diferentes fontes;
- Língua escrita (leitura, interpretação e elaboração de textos - mural).
O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:
- Capacidade de efetuar pesquisa em diferentes fontes;
- Língua escrita (leitura, interpretação e elaboração de textos - mural).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
TODO COMENTÁRIO QUE VIER PARA UM CRESCIMENTO MÚTUO, SERÁ ACEITO. OBRIGADA, PRECISAMOS CONSTRUIR PONTES!!!