domingo, 18 de julho de 2010

ANIMAIS

PROJETO: ANIMAIS











INTRODUÇÃO:






Este projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grupo. Partindo de dois contextos que serão assuntos culminantes para o desenvolvimento do projeto: Páscoa e o passeio ao Jardim Zoológico.






A princípio serão trabalhados os animais que forem do interesse do grupo, que se destacaram no passeio ao Jardim Zoológico e o coelho que estará presente na comemoração da Páscoa.






A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados.


Juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais estarão também presentes as fábulas na área de Literatura Infantil. Onde as crianças invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas fábulas escolhidas pelo grupo.






Assim, cabe lembrar que os temas transversais serão discutidos e estarão sempre presentes nos assuntos predominantes.


Para que a realização do mesmo acontecesse de maneira satisfatória, buscamos apoio nos teóricos que abordam a educação infantil, considerando a realidade da sala de aula em que atuamos, e ampliando assim a nossa prática pedagógica.


Relatamos, no entanto, os fatos decorrentes durante o desenvolvimento do


estágio supervisionado, dividido-os em três momentos, sendo que no primeiro, descrevemos como a instituição está estruturada e a formação do corpo docente. Num segundo momento, relatamos os fatos observados no ambiente escolar durante o nosso período de observação e intervenção. E finalizando, mencionamos como aconteceu a intervenção Pedagógica e as metodologias utilizadas baseadas nos teóricos, os objetivos


alcançados e alguns fatos relevantes neste período.






Justificativa:


O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que , em geral, contam com várias informações relativas a ele.






O passeio(Zoológico) e a Páscoa facilitará o acesso às informações relativas ao tema.






A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano( desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.






Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.










Objetivos:


• Definir de diversos animais suas principais características;


• Diferenciar vertebrados e invertebrados;


• Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade(locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);


• Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização.






OBJETIVOS:


Os alunos irão tocar, comparar, questionar, imaginar, descobrir e experimentar momentos únicos com cada espécie.


Com a presença de um biólogo, a metodologia proporciona vivências


dinâmicas e criativas, com animais autorizados pelo Ibama.


Estabelecer as diferenças existentes entre os animais domésticos e selvagens;


Reconhecer a importância da correta alimentação para a manutenção da saúde animal;


Descrever as características físicas dos animais domésticos e selvagens;


Identificar as utilidades dos animais para os seres humanos;


Demonstrar atenção e interesse nas atividades que envolvam leitura e pseudoleitura;


Estabelecer as relações existentes entre grafemas e fonemas na composição de palavras e textos;


Expressar-se oralmente demonstrando clareza, coerência, seqüência lógica e consistência argumentativa;


Utilizar corretamente materiais simbólicos em atividades que envolvam a apreensão do conceito de número;


Participar no estabelecimento de critérios de classificação e sequenciação de elementos;


Demonstrar criatividade e preocupação estética em atividades que envolvam desenho, pintura e dobradura;


Participar de atividades lúdicas e recreativas que possibilitem o aprimoramento da expressão gestual e corporal, demonstrando ritmo e coordenação motora ampla






Procedimentos Metodológicos


Iniciamos o estágio com uma roda da conversa, na qual realizamos as apresentações e procuramos ouvir as crianças para realizar o levantamento dos conhecimentos prévios delas, para juntos elaborarmos o projeto do estágio. Foi onde falamos um pouco de nós e percebemos que os alunos ao falar das famílias enfatizavam mais os animais de estimação, e a partir dos relatos adquiridos nesta conversa desenvolvemos o projeto. Sendo que sobre esta atividade o RCNEI (2002) diz que: “a


participação na roda permite que as crianças aprendam a olhar e a ouvir os amigos,


trocando experiências” (RCNEI vol.3, 2002, p.138).


A proposta foi baseada em atividades envolvendo pesquisa nas quais os alunos


buscaram com seus familiares, sanar dúvidas, como também realizaram atividades em


sala de recortes em revistas, jornais e livros, figuras de animais para confecção de


cartaz, e de palavras contendo a vogal “A”, para melhor identificação.


Realizamos, no entanto, uma visita a casa de uma das crianças, para conhecer o


seu animal de estimação. Pois de acordo com o RCNEI (2002), “o professor pode, por


exemplo, promover algumas excursões ao espaço externo da instituição com o objetivo


de identificar e observar a diversidade de pequenos animais presentes ali” (RCNEI vol.3,


2002 p.178).


E como suporte à pratica educativa, os alunos montaram quebra-cabeças, com a


finalidade de trabalhar o processo de reprodução dos animais. Na realização da mesma,


eles formaram duplas para melhor desempenho e participação de todos. Sendo que o RCNEI (2002), afirma que: “[...] as possibilidades de cooperação oferecidas pelo trabalho em grupo, em que as crianças conversam sobre o trabalho que fazem e se ajudam mutuamente, constitui-se num valioso recurso educativo”(RCNEI, vol.2, 2002 p. 40).


Os alunos desenvolveram também trabalhos artísticos de desenhos, pinturas, recortes e colagens de diversos animais; Como nos traz Aroeira, Soares e Mendes, (1996, p.53), “os desenhos e pinturas refletem as relações da criança consigo mesma e com o meio, mostrando seu grau de desenvolvimento social”.


Exibimos para eles, vídeos sobre animais, instigando-os a realizarem


interpretações orais e através de desenhos livres e dirigidos. E também promovemos um teatro com fantoches de animais, os quais apresentaram suas principais características.


Segundo Aroeira, Soares e Mendes, (1996), as capacidades de representações podem ser expressas através de imitações, jogos, brincadeiras de faz-de-conta, desenhos, imagens e linguagens.


Dorin (1978) vem afirmar que a imitação, é uma forma de aprendizagem, e quando uma pessoa observa outra e procura reproduzir seus movimentos, não se trata de mera reprodução, mas, que em toda imitação existe uma criação do imitador, sendo que é quase impossível sair perfeita.


Desenvolvemos então, atividades com músicas, brincadeiras, dinâmicas,


mímicas, imitações e jogos, as quais auxiliaram na socialização entre os alunos. De acordo com os RCNEI, (vol. 3, 2002), podemos utilizar a música como suporte para atingir vários objetivos, como a formação de hábitos, atitudes e comportamentos. E diz ainda que: “A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento de expressão, do equilíbrio, da auto-estima e auto-conhecimento, além de poderoso meio de interação social” (RCNEI, vol.3, 2002, p.47).


Com relação às brincadeiras e jogos, Bruner (1976) Apud Kishimoto, “considera que a brincadeira permite uma flexibilidade de conduta e conduz a um comportamento exploratório. Da mesma forma, em outras pesquisas com pré-escolares conclui que o jogo infantil contribui para a solução de problemas” (KISHIMOTO, 2003, p.45).


Realizamos com eles, leituras de diferentes gêneros textuais (fábulas,


adivinhações, trava-língua e histórias) através de desenhos e epresentações gráficas.


Sendo que para Moyles, (2002), “a leitura de histórias pode ser uma forma de brincar com as palavras e figuras e é uma atividade imediatamente prazerosa para as crianças e adultos, além de proporcionar uma rica fonte para a imaginação” (MOYLES, 2002, p.65).


Orientamos os alunos na escrita da vogal A e dos numerais 1 e 2. Pois o RCNEI (2001), diz que atividades como esta, pode ser feita: “primeiro com o corpo (andar sobre linhas, fazer o contorno das letras na areia ou na lixa etc.), seguida de uma atividade oral de identificação de letras, cópia e, posteriormente, a permissão para escrevê-la sem copiar” (RCNEI vol. 1, 2001, p.120).


Utilizamos para isso: livros; CD-Rom; TV, vídeo e DVD; sulfites ; tintas; pincéis;


câmera digital; lápis coloridos; canetinhas; revistas; jornais; livros de literatura infantil;


cola; tesoura; espelho; figuras; bichos de pelúcia; quadro de giz; Giz e fantoches de


animais.










Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;






Coletar dados por meio de pesquisas e observações;






Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;






Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;






Classificar animais;






Desenvolver atividades lúdicas;






Desenvolver atividades matemáticas;






Montar jogos, tabelas e gráficos;






Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;






Estabelecer ordem crescente e decrescente;






Comparar pesos e medidas;






Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;






Selecionar informações relativas a aspecto de pesquisa;






Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;






Assistir a uma peça teatral;






Associar escrita de nomes , letras e textos;






Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;






Visitar um Zoológico e Fazendinha dos Bichos;










Atividades:






Dinâmicas de grupo;






Pesquisas;






Leituras informativas;






Jogos diversos;






Quebra - cabeça;






Calendários;






Atividades matemáticas;






Seqüência de figuras;






Desenhos dirigidos e espontâneos;






Recorte e colagem;






Observação e relatórios;






Cruzadinha;






Caça- palavras;






Produção de texto;






Dobraduras(origami);






Máscaras, fantoches e dedoches;






Móbiles;






Músicas;






Poesias;






Liga pontos;






Pinturas;






Listagens;






Dramatizações;






Leituras diversas;






Passeios relacionados ao tema;






Escrita espontânea;






Mímicas;






Fábulas, contos, histórias;






Ditado diagnóstico;






Painéis, tabelas e gráficos;






Uso do tangran






Adivinhações.






Passeios:


¨ Jardim Zoológico


¨ Teatro: Peça da Dona Baratinha


¨ Fazendinha de bichos






Exposições:


¨ Bonecos


¨ Maquetes


¨ Álbum


¨ Livros confeccionados na escola






Apresentações de :


¨ Peças Teatrais


¨ Dedoches


¨ Fantoches


¨ Contando histórias


¨ Músicas


¨ Fotos






Instrumentos de Avaliação:






Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.


uma visita à Fazendinha Estação Natureza, onde poderão conhecer o


habitat dos animais e participar de um programa de vivência rural e


educação ambiental.






Considera- se alguns instrumentos de avaliação:






Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;










Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;










Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;










Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.






Avaliação:


Os alunos serão avaliados mediante a observação constante da atenção, interesse, participação, preocupação estética e envolvimento em todas as atividades propostas.






Far-se-á a retomada dos conteúdos conforme as necessidades diagnosticadas.














CONCLUSÃO:


Buscamos oportunizar aos alunos situações desafiadoras que os levaram a compreender melhor as atividades propostas. Através da


avaliação processual, considerando a realidade, interesses e participação das crianças em sala de aula. Como também o desenvolvimento dos educandos; o relacionamento com os colegas e professores; cumprimentos das tarefas escolares; capacidades de cooperação; aproveitamento de tempo, porém respeitando o ritmo de aprendizagem de cada um e trabalhos produzidos espontaneamente.


Concluímos, que esta foi uma experiência única e que nos fez crescer, como educadoras, pois acreditamos que contribuímos de alguma maneira na formação de cidadãos críticos e reflexivos. Sendo que a partir das experiências vivenciadas, as trocas de saberes, e a aproximação com as famílias, passamos a acreditar ainda mais, que é possível desenvolver um trabalho de parcerias, que nos leve a uma educação mais significativa e contextualizada.














AROEIRA, SOARES e MENDES, Maria Luísa C. Aroeira, Maria Inês B. Soares e


Rosa Emília A. Mendes.Didática de pré-escola: vida criança: brincar e aprender. São


Paulo: FTD, 1996.


BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação


Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília:


MEC/SEF, vol. 1, 2001.


_______, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação


Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília:


MEC/SEF, vol. 2, 2002.


_______, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação


Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília:


MEC/SEF, vol. 3, 2002.


DORIN, Lannoy. Psicologia educacional. São Paulo, ed. do Brasil, 1978.


MOYLIES, Janet R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil; trad. Maria


Adriana Veronese. _ Porto Alegre: Artmed, 2002.


KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira


Thomson Learning, 2003.






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