PROJETO: ANIMAIS
INTRODUÇÃO:
Este projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grupo. Partindo de dois contextos que serão assuntos culminantes para o desenvolvimento do projeto: Páscoa e o passeio ao Jardim Zoológico.
A princípio serão trabalhados os animais que forem do interesse do grupo, que se destacaram no passeio ao Jardim Zoológico e o coelho que estará presente na comemoração da Páscoa.
A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados.
Juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais estarão também presentes as fábulas na área de Literatura Infantil. Onde as crianças invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas fábulas escolhidas pelo grupo.
Assim, cabe lembrar que os temas transversais serão discutidos e estarão sempre presentes nos assuntos predominantes.
Para que a realização do mesmo acontecesse de maneira satisfatória, buscamos apoio nos teóricos que abordam a educação infantil, considerando a realidade da sala de aula em que atuamos, e ampliando assim a nossa prática pedagógica.
Relatamos, no entanto, os fatos decorrentes durante o desenvolvimento do
estágio supervisionado, dividido-os em três momentos, sendo que no primeiro, descrevemos como a instituição está estruturada e a formação do corpo docente. Num segundo momento, relatamos os fatos observados no ambiente escolar durante o nosso período de observação e intervenção. E finalizando, mencionamos como aconteceu a intervenção Pedagógica e as metodologias utilizadas baseadas nos teóricos, os objetivos
alcançados e alguns fatos relevantes neste período.
Justificativa:
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que , em geral, contam com várias informações relativas a ele.
O passeio(Zoológico) e a Páscoa facilitará o acesso às informações relativas ao tema.
A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano( desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.
Objetivos:
• Definir de diversos animais suas principais características;
• Diferenciar vertebrados e invertebrados;
• Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade(locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
• Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização.
OBJETIVOS:
Os alunos irão tocar, comparar, questionar, imaginar, descobrir e experimentar momentos únicos com cada espécie.
Com a presença de um biólogo, a metodologia proporciona vivências
dinâmicas e criativas, com animais autorizados pelo Ibama.
Estabelecer as diferenças existentes entre os animais domésticos e selvagens;
Reconhecer a importância da correta alimentação para a manutenção da saúde animal;
Descrever as características físicas dos animais domésticos e selvagens;
Identificar as utilidades dos animais para os seres humanos;
Demonstrar atenção e interesse nas atividades que envolvam leitura e pseudoleitura;
Estabelecer as relações existentes entre grafemas e fonemas na composição de palavras e textos;
Expressar-se oralmente demonstrando clareza, coerência, seqüência lógica e consistência argumentativa;
Utilizar corretamente materiais simbólicos em atividades que envolvam a apreensão do conceito de número;
Participar no estabelecimento de critérios de classificação e sequenciação de elementos;
Demonstrar criatividade e preocupação estética em atividades que envolvam desenho, pintura e dobradura;
Participar de atividades lúdicas e recreativas que possibilitem o aprimoramento da expressão gestual e corporal, demonstrando ritmo e coordenação motora ampla
Procedimentos Metodológicos
Iniciamos o estágio com uma roda da conversa, na qual realizamos as apresentações e procuramos ouvir as crianças para realizar o levantamento dos conhecimentos prévios delas, para juntos elaborarmos o projeto do estágio. Foi onde falamos um pouco de nós e percebemos que os alunos ao falar das famílias enfatizavam mais os animais de estimação, e a partir dos relatos adquiridos nesta conversa desenvolvemos o projeto. Sendo que sobre esta atividade o RCNEI (2002) diz que: “a
participação na roda permite que as crianças aprendam a olhar e a ouvir os amigos,
trocando experiências” (RCNEI vol.3, 2002, p.138).
A proposta foi baseada em atividades envolvendo pesquisa nas quais os alunos
buscaram com seus familiares, sanar dúvidas, como também realizaram atividades em
sala de recortes em revistas, jornais e livros, figuras de animais para confecção de
cartaz, e de palavras contendo a vogal “A”, para melhor identificação.
Realizamos, no entanto, uma visita a casa de uma das crianças, para conhecer o
seu animal de estimação. Pois de acordo com o RCNEI (2002), “o professor pode, por
exemplo, promover algumas excursões ao espaço externo da instituição com o objetivo
de identificar e observar a diversidade de pequenos animais presentes ali” (RCNEI vol.3,
2002 p.178).
E como suporte à pratica educativa, os alunos montaram quebra-cabeças, com a
finalidade de trabalhar o processo de reprodução dos animais. Na realização da mesma,
eles formaram duplas para melhor desempenho e participação de todos. Sendo que o RCNEI (2002), afirma que: “[...] as possibilidades de cooperação oferecidas pelo trabalho em grupo, em que as crianças conversam sobre o trabalho que fazem e se ajudam mutuamente, constitui-se num valioso recurso educativo”(RCNEI, vol.2, 2002 p. 40).
Os alunos desenvolveram também trabalhos artísticos de desenhos, pinturas, recortes e colagens de diversos animais; Como nos traz Aroeira, Soares e Mendes, (1996, p.53), “os desenhos e pinturas refletem as relações da criança consigo mesma e com o meio, mostrando seu grau de desenvolvimento social”.
Exibimos para eles, vídeos sobre animais, instigando-os a realizarem
interpretações orais e através de desenhos livres e dirigidos. E também promovemos um teatro com fantoches de animais, os quais apresentaram suas principais características.
Segundo Aroeira, Soares e Mendes, (1996), as capacidades de representações podem ser expressas através de imitações, jogos, brincadeiras de faz-de-conta, desenhos, imagens e linguagens.
Dorin (1978) vem afirmar que a imitação, é uma forma de aprendizagem, e quando uma pessoa observa outra e procura reproduzir seus movimentos, não se trata de mera reprodução, mas, que em toda imitação existe uma criação do imitador, sendo que é quase impossível sair perfeita.
Desenvolvemos então, atividades com músicas, brincadeiras, dinâmicas,
mímicas, imitações e jogos, as quais auxiliaram na socialização entre os alunos. De acordo com os RCNEI, (vol. 3, 2002), podemos utilizar a música como suporte para atingir vários objetivos, como a formação de hábitos, atitudes e comportamentos. E diz ainda que: “A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento de expressão, do equilíbrio, da auto-estima e auto-conhecimento, além de poderoso meio de interação social” (RCNEI, vol.3, 2002, p.47).
Com relação às brincadeiras e jogos, Bruner (1976) Apud Kishimoto, “considera que a brincadeira permite uma flexibilidade de conduta e conduz a um comportamento exploratório. Da mesma forma, em outras pesquisas com pré-escolares conclui que o jogo infantil contribui para a solução de problemas” (KISHIMOTO, 2003, p.45).
Realizamos com eles, leituras de diferentes gêneros textuais (fábulas,
adivinhações, trava-língua e histórias) através de desenhos e epresentações gráficas.
Sendo que para Moyles, (2002), “a leitura de histórias pode ser uma forma de brincar com as palavras e figuras e é uma atividade imediatamente prazerosa para as crianças e adultos, além de proporcionar uma rica fonte para a imaginação” (MOYLES, 2002, p.65).
Orientamos os alunos na escrita da vogal A e dos numerais 1 e 2. Pois o RCNEI (2001), diz que atividades como esta, pode ser feita: “primeiro com o corpo (andar sobre linhas, fazer o contorno das letras na areia ou na lixa etc.), seguida de uma atividade oral de identificação de letras, cópia e, posteriormente, a permissão para escrevê-la sem copiar” (RCNEI vol. 1, 2001, p.120).
Utilizamos para isso: livros; CD-Rom; TV, vídeo e DVD; sulfites ; tintas; pincéis;
câmera digital; lápis coloridos; canetinhas; revistas; jornais; livros de literatura infantil;
cola; tesoura; espelho; figuras; bichos de pelúcia; quadro de giz; Giz e fantoches de
animais.
Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;
Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;
Classificar animais;
Desenvolver atividades lúdicas;
Desenvolver atividades matemáticas;
Montar jogos, tabelas e gráficos;
Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;
Estabelecer ordem crescente e decrescente;
Comparar pesos e medidas;
Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;
Selecionar informações relativas a aspecto de pesquisa;
Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;
Assistir a uma peça teatral;
Associar escrita de nomes , letras e textos;
Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;
Visitar um Zoológico e Fazendinha dos Bichos;
Atividades:
Dinâmicas de grupo;
Pesquisas;
Leituras informativas;
Jogos diversos;
Quebra - cabeça;
Calendários;
Atividades matemáticas;
Seqüência de figuras;
Desenhos dirigidos e espontâneos;
Recorte e colagem;
Observação e relatórios;
Cruzadinha;
Caça- palavras;
Produção de texto;
Dobraduras(origami);
Máscaras, fantoches e dedoches;
Móbiles;
Músicas;
Poesias;
Liga pontos;
Pinturas;
Listagens;
Dramatizações;
Leituras diversas;
Passeios relacionados ao tema;
Escrita espontânea;
Mímicas;
Fábulas, contos, histórias;
Ditado diagnóstico;
Painéis, tabelas e gráficos;
Uso do tangran
Adivinhações.
Passeios:
¨ Jardim Zoológico
¨ Teatro: Peça da Dona Baratinha
¨ Fazendinha de bichos
Exposições:
¨ Bonecos
¨ Maquetes
¨ Álbum
¨ Livros confeccionados na escola
Apresentações de :
¨ Peças Teatrais
¨ Dedoches
¨ Fantoches
¨ Contando histórias
¨ Músicas
¨ Fotos
Instrumentos de Avaliação:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.
uma visita à Fazendinha Estação Natureza, onde poderão conhecer o
habitat dos animais e participar de um programa de vivência rural e
educação ambiental.
Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados mediante a observação constante da atenção, interesse, participação, preocupação estética e envolvimento em todas as atividades propostas.
Far-se-á a retomada dos conteúdos conforme as necessidades diagnosticadas.
CONCLUSÃO:
Buscamos oportunizar aos alunos situações desafiadoras que os levaram a compreender melhor as atividades propostas. Através da
avaliação processual, considerando a realidade, interesses e participação das crianças em sala de aula. Como também o desenvolvimento dos educandos; o relacionamento com os colegas e professores; cumprimentos das tarefas escolares; capacidades de cooperação; aproveitamento de tempo, porém respeitando o ritmo de aprendizagem de cada um e trabalhos produzidos espontaneamente.
Concluímos, que esta foi uma experiência única e que nos fez crescer, como educadoras, pois acreditamos que contribuímos de alguma maneira na formação de cidadãos críticos e reflexivos. Sendo que a partir das experiências vivenciadas, as trocas de saberes, e a aproximação com as famílias, passamos a acreditar ainda mais, que é possível desenvolver um trabalho de parcerias, que nos leve a uma educação mais significativa e contextualizada.
AROEIRA, SOARES e MENDES, Maria Luísa C. Aroeira, Maria Inês B. Soares e
Rosa Emília A. Mendes.Didática de pré-escola: vida criança: brincar e aprender. São
Paulo: FTD, 1996.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação
Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília:
MEC/SEF, vol. 1, 2001.
_______, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação
Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília:
MEC/SEF, vol. 2, 2002.
_______, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação
Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília:
MEC/SEF, vol. 3, 2002.
DORIN, Lannoy. Psicologia educacional. São Paulo, ed. do Brasil, 1978.
MOYLIES, Janet R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil; trad. Maria
Adriana Veronese. _ Porto Alegre: Artmed, 2002.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira
Thomson Learning, 2003.
Marcadores
Alfabetização
(48)
Alfabeto
(16)
Amigos
(19)
Arte e Diversão
(9)
Atualidades
(6)
Biografias
(9)
Brincadeiras
(32)
Calendários
(2)
Charges
(26)
Ciências/Ecologia/Meio Ambiente/Educação Ambiental
(1)
Clássicos
(9)
Contos Infantis
(12)
Criatividades
(2)
Crônicas/Textos
(227)
Culinária/Receitas
(17)
Cultura Brasileira
(10)
DATAS COMEMORATIVAS
(3)
DEVOCIONAIS
(1)
Dicas/Curiosidades
(12)
Educação
(24)
Educação de Jovens e Adultos - EJA
(2)
ESPORTE/EDUCAÇÃO FÍSICA
(24)
Fábulas
(11)
Família
(36)
FRASES/ PENSAMENTOS
(55)
GIFS
(4)
His
(1)
História
(5)
Historinhas Infantis
(38)
Histotinhas Infantis
(1)
Ideias/Dicas/Curiosidades
(3)
Imagens para atividades escolares/projetos
(18)
IMAGENS PARA DECOUPAGE
(1)
Matemática
(2)
Mensagens de Reflexão
(35)
Minha mãe
(1)
Música e Canto
(2)
Notícias
(1)
Numeros/Numerais/Quantidades
(10)
ORAÇÕES
(3)
Piadinhas
(4)
Poemas/Poesias
(47)
POLÍTICA
(4)
Projetos
(110)
Recordações
(1)
Religião
(25)
Reportagens
(52)
SAÚDE
(8)
SCRAPS
(1)
SIMILARES
(1)
Sugestões de bloggs
(7)
Sugestões de Livros e Filmes
(7)
TEXTOS ESCRITOS POR CRIANÇAS
(3)
TEXTOS INFANTIS
(3)
Textos Motivacionais/Auto Estima
(144)
Valores/Virtudes
(26)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
TODO COMENTÁRIO QUE VIER PARA UM CRESCIMENTO MÚTUO, SERÁ ACEITO. OBRIGADA, PRECISAMOS CONSTRUIR PONTES!!!