domingo, 18 de julho de 2010

Release - A Argumentação em textos escritos: a criança e a escola



 
Release - A Argumentação em textos escritos: a criança e a escola

Como conduzir melhor as atividades de produção de textos na escola? De que maneira ensinar crianças a produzir textos argumentativos? Essas são só algumas das questões que Telma Ferraz Leal e Artur Gomes de Morais buscam elucidar no livro A argumentação em textos escritos: a criança e a escola. Eles entendem que essas e outras perguntas encontram respostas sobretudo no cotidiano da sala de aula. No livro, os autores buscam articular os conhecimentos oriundos das pesquisas sobre o tema e as experiências de professores e alunos do ensino fundamental. A proposta da publicação é compreender os processos de escrita de crianças quando solicitadas a produzir textos de opinião. Foram analisados textos redigidos por crianças de 8 a 12 anos e os efeitos do contexto escolar de produção sobre as estratégias adotadas pelos alunos. O tema é especialmente relevante pela escassez de trabalhos sobre a argumentação em textos escritos por crianças dos anos iniciais do ensino fundamental e por ajudar o professor a pensar sobre os impactos de suas opções pedagógicas sobre a aprendizagem dos alunos.
Os autores entendem que o ensino da Língua Portuguesa vem passando por mudanças substanciais que são reflexos dos debates a respeito do que é a linguagem e de como os interlocutores de dada circunstância constituem-se como sujeitos participantes desses momentos de interação. “Nesse sentido é importante que sejam oferecidas condições para que as crianças entrem em contato com uma ampla diversidade de textos, em diferentes contextos de interação, para que possam ampliar as capacidades comunicativas e, assim, utilizar a língua, buscando os efeitos pretendidos”.




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