domingo, 18 de julho de 2010

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO



ESTRUTURA DO TCC


Elementos Pré-textuais


Capa (obrigatório)


Lombada (opcional)


Folha de rosto (obrigatório)


Errata (opcional)


Folha de aprovação (obrigatório)


Dedicatória(s) (opcional)


Agradecimento(s) (opcional)


Epígrafe (opcional)


Resumo na língua vernácula (obrigatório)


Resumo em língua estrangeira (obrigatório)


Listas: de ilustrações; de tabelas; de abreviaturas e siglas; de símbolos (opcional)


Sumário (obrigatório)






Elementos Textuais


Introdução


Desenvolvimento


Conclusão






Elementos Pós-textuais


Referências (obrigatório)


Glossário (opcional)


Apêndice(s) (opcional)


Anexo(s) (opcional)


Índice(s) (opcional)






Elementos pré-textuais






Capa


a) nome da instituição (opcional);


b) nome do autor;


c) título;


d) subtítulo, se houver;


e) número de volumes, se houver;


f) local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado;


g) ano da entrega.






Folha de Rosto






Anverso da folha de rosto


a) nome do autor;


b) título principal do trabalho;


c) subtítulo: se houver, deve ser precedido de dois pontos;


d) número de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada folha


de rosto a especificação do respectivo volume);


e) natureza (tese, dissertação trabalho de conclusão de curso e outros) e


objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da


instituição a que é submetido; área de concentração;


f) nome do orientador e, se houver, do co-orientador;


g) local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado;


h) ano da entrega.






Verso da folha de rosto


deve conter a ficha catalográfica (confeccionada pelo bibliotecário da UNIP)






Folha de aprovação: colocado logo após a folha de rosto,


a) nome do autor do trabalho,


b) título do trabalho e subtítulo (se houver),


c) natureza,


d) objetivo,


e) nome da instituição a que é submetido, área de concentração,


f) nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora


g) data de aprovação e as assinaturas dos membros componentes da banca examinadora


são colocadas após a provação do trabalho.






Dedicatória(s): colocado após a folha de aprovação.






Agradecimento(s): colocado após a dedicatória.






Epígrafe: colocado após os agradecimentos.






Resumo na língua vernácula: constituído de uma seqüência de frases objetivas, não


ultrapassando 500 palavras, seguido das palavras representativas do conteúdo do trabalho,


i.e., palavras-chave e/ou descritores, conforme a NBR 6028.






Resumo na língua estrangeira: idem às características do resumo em língua vernácula,


digitado em folha separada (em inglês Abstract, em espanhol Resumen, em francês


Résumé).






Lista de ilustrações: deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com


cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número de


página.






Lista de tabelas: elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item


designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número de página.






Lista de abreviaturas e siglas: consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas


utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por


extenso.






Sumário: As divisões do trabalho devem ser acompanhadas dos respectivos números das


páginas.






Elementos textuais


Constituído de três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão.






Introdução


Parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da


pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.






Desenvolvimento


Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto.


Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do


método.






Conclusão


Parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos e


hipóteses.






Elementos pós-textuais


Referências: elaborado conforme a NBR 6023.


Glossário


deve elaborado em ordem alfabética.


Apêndices


Devem ser identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos


títulos. Exemplo:


APÊNDICE A – Título do documento


APÊNDICE B – Título do documento


Anexo(s)


Devem ser identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos


títulos. Exemplo:


ANEXO A – Título do documento


ANEXO B – Título do documento


Índice(s): elaborado conforme a NBR 6034.


REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO


Formato


Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm),


digitados na cor preta.


Recomenda-se, para digitação, a utilização de fonte tamanho 12 para o texto e tamanho


menor para citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das


ilustrações e tabelas.


Margem


margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2,0 cm.


Espacejamento


Todo texto deve ser digitado, com espaço 1,5.


As citações de mais de três linhas, as notas, as referências, as legendas das ilustrações e


tabelas, a ficha catalográfica, a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituição a que é


submetida e a área de concentração devem ser digitados em espaço simples.


Os títulos das seções devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por


dois espaços duplos.


Na folha de rosto e na folha de apresentação, a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da


instituição a que é submetida e a área de concentração devem ser alinhados do meio da


mancha para a margem direita.


Notas de rodapé


As notas devem ser digitadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço


simples de entrelinhas e por filete de 3 cm, a partir da margem esquerda.


Indicativos de seção


O indicativo numérico de uma seção precede seu título, alinhado à esquerda, separado por


um espaço de caractere.


Títulos sem indicativo numérico


Nos títulos, sem indicativo numérico, errata, agradecimentos, lista de ilustrações, lista de


abreviaturas e siglas, lista de símbolos, resumo, sumário, referências, glossário, apêndice(s),


anexo(s) e índice(s) devem ser centralizados, conforme a NBR 6024.


Paginação


Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqüencialmente,


mas não numeradas. A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em


algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o


último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. Havendo apêndice e anexo, as suas folhas


devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto


principal.


Numeração progressiva


Para evidenciar a sistematização do conteúdo do trabalho, deve-se adotar a numeração


progressiva para as seções do texto. Os títulos das seções primárias, por serem as principais


divisões de um texto, devem iniciar em folha distinta.


Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando-se os recursos de negrito,


itálico ou grifo, caixa alta, conforme a NBR 6024, no sumário e de forma idêntica, no texto.


Citações


As citações devem ser apresentadas conforme a NBR 10520.


Citação mais longa deve figurar abaixo do texto, em bloco recuado – de 4 cm da margem


esquerda – com letras tamanho 10, sem aspas.


Siglas


Quando aparece pela primeira vez no texto, a forma completa do nome precede a sigla,


colocada entre parênteses.


Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)


Ilustrações


Qualquer que seja seu tipo (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas,


organogramas, plantas, quadros, retratos e outros) sua identificação aparece na parte inferior,


precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto,


em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara,


dispensando consulta ao texto, e da fonte. A ilustração deve ser inserida o mais próximo


possível do trecho a que se refere, conforme o projeto gráfico.


ABREVIATURAS EM CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS


Recorre-se às abreviaturas para evitar a repetição forçada de palavras e expressões


freqüentemente utilizadas no texto, assim como se recorre às siglas para evitar a escrita e a


pronúncia de nomes extensos. As abreviaturas mais comuns designam geralmente:


endereços (al., av., pça., r., rod., est., tel., aptº., CEP)


valores de grandeza (mi, bi, tri)


unidades de medida (g, m, kg, Hz)


meses do ano (jan, fev, mar, abr, maio, jun)


datas (a.C., d.C.)


moedas (R$, US$)


designações comerciais (Ltda., Cia., S/A, S/C)


nome de autores(Bervian, P. A, Cervo, A L.)


Abreviaturas mais usadas em citações bibliográficas


art. artigo de uma lei ou de um regulamento


ap. apud (segundo, junto a): indica citações indiretas


cap. capítulo; plural: caps.


cf. ou v. (vide) confronte, veja


ed. edição


e.g. ou p.ex. do latim exempli gratia = por exemplo


ibid. ibidem (no mesmo lugar): indica que o trecho foi extraído da


mesma obra e autor já referidos em nota imediatamente


anterior


i.e. do latim id. est = isto é


id. idem (o mesmo, do mesmo autor): o trecho em questão vem do


mesmo autor a que se refere a última nota. Id., ibid. podem vir


juntos, seguidos do número da página


infra abaixo, linhas ou páginas adiante


loc. cit. loco citato (no lugar, isto é, na obra citada): emprega-se para indicar


que a citação foi extraída da obra mencionada anteriormente, mas


entre esta e a nova citação estão outras citações de outras obras e


autores


n. número


N. do A. nota do autor


N. do T. nota do tradutor


N. do E. nota do editor


op. cit. opus citatum (na obra citada): mesmo uso que loco citato


p. página ou páginas


PS do latim post scriptum (adendo no fim de um texto)


s.d. do latim sine data (da edição)


sic. assim mesmo, tal qual emprega-se no texto para marcar erro ou


afirmação inusitada


s.l. do latim sine loco (não aparece o lugar da publicação)


s.n. do latim sine nomine (autor desconhecido)


supra acima, linhas ou páginas atrás


v. volume ou volumes ou veja






REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA






ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Referências: elaboração: NBR


6023:2002. São Paulo, 2002.


__________. Sumário: procedimentos: NBR 6027:1989. São Paulo, 1989.


__________. Resumos: procedimentos: NBR 6028:1990. São Paulo, 1990.


__________. Numeração progressiva das seções de um documento: NBR 6024: 1989.


São Paulo, 1989.


__________. Preparação de índice de publicação: procedimentos: NBR-6032:1989. São


Paulo, 1989.


__________. Citação de texto: apresentação: NBR-10520:2002. São Paulo, 2002.


__________. Preparação da folha de rosto de livro: NBR-10524:1989. São Paulo, 1989.


__________. Título de lombada: procedimento: NBR-12225:1992. São Paulo, 1992.


__________. Trabalhos acadêmicos: NBR-14724:2001. São Paulo, 2001.


CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Prentice


Hall, 2002.


D´ÓNOFRIO, Salvatore. Metodologia do Trabalho Intelectual. 2. ed. São Paulo: Atlas,


2000.






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