1- INTRODUÇÃO
Em se tratando de educar para higiene corporal, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo.
A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a todos, é preciso facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão decisivamente no cuidado com o corpo.
Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajuda a viver melhor, sem dúvida alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade.
Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando e incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene.
Muitas vezes, nós, educadores, percebemos um certo desconforto em nossos alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar.
É neste momento que devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo uma tomada de consciência no que diz à saúde, à limpeza corporal, à postura, etc.
Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.
Espera-se incentivar o trabalho coletivo e a cooperação entre os próprios alunos, estes e o professor, entre a escola e a comunidade e também sensibilizar e mostrar a todos os setores da sociedade a necessidade de se posicionar pela preservação da natureza e de defender a importância desta na qualidade de vida.
2- APRESENTAÇÃO
O presente projeto apresenta uma proposta enriquecedora,
planejada e interdisciplinar que deverá ser trabalhada no ano de 2019, buscando a integração da Escola e Família, no sentido da conscientização dos hábitos de higiene.
3-JUSTIFICATIVA
O professor deve manter o aluno em contato com informações, de preferência de forma lúdica, sobre os alimentos, a higiene com o corpo e com o ambiente, também orientar os alunos sobre o exagero que a mídia transmite através de propagandas, desenhos e programas de televisão para aumentar o consumo de muitos alimentos que não são saudáveis e podem prejudicar a saúde.
A escola é um espaço educativo e formador, além de alfabetizar e repassar informações ela também tem como objetivo formar cidadãos capazes de viver nesta sociedade repleta de novas tecnologias e consumismo exagerado. Então, uma das metas a serem atingidas pela escola é a formação de valores e hábitos e entre eles está à consolidação dos hábitos de higiene e alimentação a qual deveria já vir formada pela família e que muitas vezes isto não acontece. Cabendo a escola, introduzir e firmar estes hábitos sendo que, para isto é preciso começar pela própria alimentação oferecida aos alunos no horário do lanche, a qual deve permitir a ele o contato com uma alimentação diversificada e saudável.
O Projeto "Sem saúde não vida", é uma proposta que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida.
Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e
sistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de
cidadãos capazes de atura em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade.
Tratar de higiene e saúde tem sido um desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos.
As experiências mostram que transmitir informações a respeito do
funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável.
É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola.
4- OBJETIVO GERAL
Promover o consumo de alimentos saudáveis, manter hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
O objetivo principal do Projeto "Sem saúde não há vida" é conscientizar os alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas prática de promoção, proteção e recuperação da saúde.
Conscientizar alunos de séries iniciais do Ensino de Fundamental quanto a importância do papel do ser humano dentro do ambiente em que vive, envolvendo assuntos que estejam relacionados com cultivo de espécies medicinais e hortícolas, as quais são utilizadas como matéria-prima vegetal para produção de medicamentos fitoterápicos, inserindo desta forma, a Educação Ambiental e de Saúde na rotina escolar.
5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de
higiene;
2. Identificar doenças causadas por falta de higiene;
3. Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.;
4. Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e
cabelos;
5. Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do
próprio corpo;
6. Identificar e criar o hábito de uma boa alimentação;
*Identificar e investigar o valor nutritivo das frutas, legumes, verduras, carnes, cereais, leite e seus derivados;
*Identificar os cuidados com a higiene pessoal e dos objetos na preparação dos alimentos e ao sentar à mesa para as refeições;
*Identificar e manter os horários para fazer as refeições, valorizando os momentos reservados a elas;
*Identificar e criar o hábito de uma boa higiene e cuidados com o corpo para ser saudável;
*Desenvolver independência para manter sua higiene pessoal;
*Refletir sobre as suas ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
*Conscientização dos órgãos dos sentidos e suas utilidades para a vida diária; *Identificar a necessidade de contribuir para manter seu ambiente familiar e escolar organizado e limpo para que todos tenham saúde, valorizando as atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
*Adquirir conhecimentos das Ciências Naturais, sobre as plantas, vegetais, vacinas, doenças, a importância da água, da chuva e do sol para os seres vivos;
*Pesquisar e registrar sobre os hábitos alimentares da família e do seu grupo, identificando e utilizando gráficos;
*Identificar a moeda brasileira, conhecendo o sistema monetário;
*Identificar as cores;
*Desenvolver psicomotricidade;
*Desenvolver a criatividade;
*Desenvolver o raciocínio lógico e conhecimento matemático, aliando-o à sua vida diária;
*Estimular o desenvolvimento da linguagem oral;
*Estimular o gosto e o hábito pela leitura e escrita;
*Memorizar e aprender através do lúdico;
*Desenvolver a expressão artística;
DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
6.1 Metodologia
Eis aqui algumas informações que facilitarão o trabalho realizado com os
alunos.
São informações variadas, enfocando sempre a prática da higiene corporal.
Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo para os alunos, portanto, assim como orientá-los, devemos praticar corretamente as normas de higiene.
Serão abordados conceitos básicos de Saúde Pública e de reciclagem e reutilização de materiais de difícil decomposição no ambiente, bem como de compostagem material orgânico.Os conceitos a serem desenvolvidos deverão respeitar o nível de entendimento intelectual dos expectadores, inserindo os assuntos de forma explícita através de palestras, cartilhas, estudos dirigidos, técnicas teatrais, montagem e manutenção de canteiros de plantas medicinais na escola e apresentação de vídeos e murais elaborados pelos alunos. Através das atividades desenvolvidas, do envolvimento, da participação e da compreensão dos assuntos trabalhados (conduzindo o aluno a uma reflexão e posicionamento após cada etapa apresentada), será possível avaliar se o nível de conscientização ambiental e de Saúde Pública foi realmente atingido. Resultados: Espera-se com este Projeto que a Educação Ambiental e de Saúde Pública sejam gradativamente inseridas na rotina escolar, o que considera-se necessário para o desenvolvimento de uma consciência ambientalista, tornando as crianças partícipes da luta de preservação de espécies vegetais, sobretudo medicinais e também na construção de uma vida saudável.
1. Banho: A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, e
outras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banho
provoca o acúmulo gradativo dessas substâncias, que se somam às sujeiras
exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A conseqüência é o aparecimento de
assaduras, além do odor (mau cheiro) desagradável, e o risco de aparecimento
de piolhos e sarna. Frisar a importância do banho diário em países de clima
quente, como no nosso, e destacar o banho de chuveiro, que é mais higiênico.
De acordo com as necessidades locais, ensinar a fazer um chuveiro de lata.
2. SUGESTÕES:
• Realize na sala de aula a "Feira do banho", trazendo todos os
objetos envolvidos na higiene corporal.
• Monte-os num pequeno balcão e esta exposição poderá ser usada toda vez que
o assunto permitir.
2. Unhas: Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes
para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a
sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminose e outras
doenças intestinais. Além disso, valorizar os aspectos estéticos
relacionados à beleza das unhas. E procurar eliminar o hábito de roer unhas.
3. Vestuário: O corpo humano regula, automaticamente, sua temperatura quando
exposto ao frio ou calor. Entretanto, quando há exposição aos excessos de
temperatura, podem surgir alterações no organismo. Mostre que o vestuário é
importante na manutenção da temperatura corporal.
SUGESTÕES:
• Utilize cartazes ou murais para mostrar hábitos de vestuários
do Brasil e de outros países, sob as mais diferentes condições climáticas.
• Mostre a importância do sol na higiene da roupa.
• Destaque a necessidade de se usarem roupas sempre limpas, e de ter um
lugar para guardar roupas sujas.
• Mostre a necessidade de andar calçado. Se os pés não estiverem protegidos,
correm o risco de sofrer muitas agressões ou machucados, por pregos,
espinhos, pedras, etc.
• Além disso, os pés descalços são portas abertas às verminoses (amarelão,
lombriga, solitária) e outras doenças, como o tétano.
4. Dentes: Existe uma íntima relação entre dentes bem cuidados e boa saúde.
A pessoa com dentes estragados não mastiga direito; a qualquer momento
pode sofrer violentas dores; e existe sempre o perigo de doenças muito sérias,
como reumatismo infeccioso, que pode ter nos dentes podres a sua origem.
Mostre ao aluno que a cárie é o resultado da ação dos micróbios sobre restos
de alimentos retidos entre os dentes. Portanto, a limpeza correta dos dentes
impede a formação das cáries. É importante mostrar aos alunos que os dentes
de leite devem ser cuidados da mesma forma que os dentes permanentes.
Essa importância decorre não só da necessidade de se criarem bons hábitos
higiênicos, mas também do fato de que o dente de leite estragado pode afetar
o organismo, inclusive prejudicando os novos dentes que virão.
Destaque os fatores estéticos e emocionais relacionados com os bons dentes:
a beleza de um sorriso; o mal-estar causado a sim e aos outros pelo mau hálito.
5. Cabelos: Devem ser cortados habitualmente. E lavados com shampoo ou sabão
diariamente, ou então, duas vezes por semana.
Destacar os fatores estéticos relacionados com cabelos limpos, cheirosos e
bem cortados.
Mostrar os riscos de cabelos grandes e sujos, que facilitam a proliferação de piolhos.
QUESTIONAMENTOS:
Levar o aluno a refletir e questionar sobre suas atitudes higiênicas.
O que posso fazer para conservar meu corpo limpo?
Que cuidados devo ter com meus cabelos, unhas e dentes?
Qual a melhor maneira de limpar as orelhas?
Como devo conservar os meus pés? Por que?
Como devem ser estar as roupas que uso par ir à escola?
Que roupas devo usar para dormir?
E para passear?
Como devem ser as roupas nos dias de frio e calor?
O professor deve também estar atento a toda e qualquer modificação no
estado geral de seus alunos, pois, alteração na temperatura do corpo, dor
de garganta, palidez, dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarréias, podem
ser sinais e sintomas de doenças transmissíveis.
Contato com diversos tipos de textos referentes ao tema como: poemas, textos informativos, parlendas, advinhas, quadrinhas e histórias;
Confeccionar álbum dos alimentos;
Confeccionar cartazes sobre os alimentos saudáveis e os prejudiciais á saúde;
Confeccionar cartazes sobre os horários das refeições;
Na rodinha trabalhar sobre o respeito á mesa e como comer corretamente.
Fazer pesquisas sobre os hábitos alimentares da família;
Cruzadinhas, labirintos e caça-palavras;
Contação de histórias com fantoches;
Jogo da memória das frutas;
Bingo das frutas;
Bingo de rótulos;
Atividades de classificação com rótulos de alimentos, material de higiene e limpeza;
Atividades de escrita, letra inicial, final, quantas letras, sílabas. (consciência fonológica);
Atividades de escrita de pequenos textos pelos alunos, (orientação da escrita na linha, margem, pontuação e outros); professor escriba;
Leitura pelos alunos de pequenos textos conhecidos e decorados (quadrinhas, parlendas e poemas);
Atividades com as letras do alfabeto e números;
Sequência numérica e de quantidade;
Atividades com identificação das horas;
Atividades para trabalhar com os órgãos dos sentidos;
Atividades com tintas, modelagem, recorte e colagem, dobraduras;
Atividades de mercadinho, utilizando dinheiro de brincadeira. (compra e venda);
Passeio ao mercado e sacolão local;
Relatório oral e através de desenhos sobre as visitas;
Brincadeiras cantadas e de movimento no pátio.
Recursos:
Livros de literatura infantil;
Revistas;
Textos diversos;
Aparelho de TV, DVD e filmes;
Rádio e CDs;
Tintas, pincel. massa de modelagem, papéis diversos, cola, tesoura;
Material escrito para recorte; (encarte de super-mercado ,farmácia, lojas, revistas jornal e outros);
Fantoches;
Jogos;
Alimentos para degustação;
Material diverso para trabalhar com os órgãos dos sentidos;
6.2- REFERÊNCIAS TEÓRICAS
O referido projeto tem uma linha ampla de pesquisa e inspira-se em vários teóricos.
6.3- ESTRUTURA DE APOIO
A execução do projeto terá a colaboração de toda a equipe pedagógica,
pais, alunos e toda a comunidade.
6.4- INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE
Deve-se contar com a participação de todos que estão inseridos no processo.
Contar-se-a também com a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde, Postos de
Saúde, com a realização de palestras, exibição de filmes, debates, entrevistas, etc.
6.5- PROCEDIMENTOS
Quanto ao funcionamento: A proposta será desenvolvida a todos os alunos do
1º ciclo, sem duração pré-definida, através de atividades interdisciplinares.
6.6- RECURSOS HUMANOS
Professores, orientadores, supervisores, estagiários, alunos e voluntários.
6.7- RECURSOS MATERIAIS
Serão utilizados: jornais, painéis, revistas, murais, apostilas, material
didático-pedagógico, cartolinas, pincéis, etc.
6.8- CLIENTELA
Alunos da Escola Municipal Maria Isabel de Queiroz (CAIC), das classes iniciais (1º ciclo)
6.9- ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS
Será organizado de acordo com o número de alunos de cada turma.
6.10- AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO
Percebendo que a higiene corporal é de suma importância, portanto, através desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo.
É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre voltado para o fator limpeza. Na oportunidade, queremos também que todos os alunos se informem das várias formas de higiene em casa, na escola, no local de estudo e trabalho.
A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e que merece carinho e cuidados especiais.
A avaliação será realizada durante todo o decorrer do projeto através de observações, anotações pela professora, pelas conversas e questionamentos na hora da rodinha será possível verificar se houve êxito nos objetivos e também através da resolução das atividades propostas.
Sugestões para material de apoio:
Literatura infantil e livros pedagógicos:
O Sanduíche da Maricota - Avelino Guedes – Editora - Moderna
A Galinha Ruiva – Editora FTD.
Coleção Baú do Professor – Histórias e oficinas pedagógicas: histórias com projetos abrangendo várias áreas de conhecimento
Coleção A Nova Pré- Escola – projetos diários – Marisa Barreto – Editora Bolsa Nacional do Livro
Escovão e o Porcalhão – Ely Barbosa – Editora FTD
Coleção Cuidando do Corpo – Educação Infantil – Editora FAPI
Coleção Fantasia dos Dentinhos – Patrícia Amorim – Edições Sabida
Jogos, projetos e oficinas para Educação Infantil – Marília Centurión e outros – Editora FTD.
Educação Física Infantil – motricidade de 1 a 6 anos – Profª Catalina G. Rodriguez- Editora Porte
Alguns episódios dos DVD da Turma Coricocó, também trata do Tema Alimentação e Saúde.
6.11- Forma ou Expressão dos Resultados
Todos os resultados e avaliações serão feitas através de: relatórios, apostilas, gráficos, etc.
6.12- Acompanhamento e Avaliação do Projeto
Será feito através de estudos, reuniões com a participação efetiva de todos
os participantes e voluntários.
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