sábado, 22 de maio de 2010

ATIVIDADES EM DUPLAS




1) IMITAR E CAIR

Um aluno à frente e outro atrás, ao sinal do professor, o da frente deverá se deslocar, fazendo vários movimentos diferentes, e o de trás irá acompanhá-lo, imitando seus movimentos. Após alguns segundos, ao sinal do professor, os dois param e o que está à frente protege o seu corpo para trás, sem dobrar os joelhos, e o que está atrás deverá segurá-lo, não podendo deixar o amigo cair no chão. Depois, trocam-se as posições e recomeça a atividade.


2) CARRINHO MALUCO

A mesma formação anterior, sendo que o aluno que está à frente será o carrinho, o que está atrás, o motorista. Este "carro" se locomoverá da seguinte forma: quando o motorista colocar o seu dedo indicador na parte superior "das costas", do carro este irá andar para frente, e, ao retirar o dedo, o carro ficará parado. Para dobrar à direita ou à esquerda, basta colocar a mão no ombro direito ou esquerdo do carro. Para a ré, colocam-se as duas mãos, uma em cada " ombro" do carrinho. Depois, trocam-se as posições.

OBSERVAÇÃO: para estimular a criatividade, podemos pedir para que os alunos criem os seus próprios códigos, não podendo repetir a proposta oferecida pelo professor. Boa viagem!







3) SACI DUPLO

Um em frente ao outro. Um segura a perna direita (que está

estendida e elevada à frente) do outro. As mãos direitas são colocadas nos ombros. Ao sinal do professor irão fazer um giro de 360 ° graus, e logo após, um novo giro, trocando-se as posições das pernas e das mãos.



4) O ESPELHO

A mesma posição anterior. Uni aluno (imagem) irá fazer vários movimentos diferentes, dinâmicos ou não, e outro (espelho) terá que imitá-lo. Depois, trocam-se as posições, e quem era imagem passa a ser espelho.

OBSERVAÇÃO: Incentive os alunos, peça-lhes que façam movimentos bem criativos.





5) O FOTÓGRAFO E O MODELO

Um aluno será o fotógrafo, que deverá fotografar, de forma bem dinâmica, o modelo em várias situações (praticando esportes, na praia, na passarela, a escolha do próprio modelo e etc.). Diga aos alunos que tanto fotógrafo quanto modelo são muito criativos e de nível internacional.

OBSERVAÇÃO: Após 3 (três) a 5 (cinco) fotos, trocam-se as funções, ou seja, quem era fotógrafo passa a ser modelo.





Atividades em Trincas





1) JOÃO BOBO



Um aluno no centro, os outros, um à frente e o outro atrás. Deverão colocar uma das mãos no corpo do companheiro do centro, que não deverá tirar os dois pés do chão, projetando o seu corpo para a frente e para trás, exercitando continuamente esses movimentos. É o tradicional João Bobo.





VARIÁVEIS:



Ofereça outras propostas, como, por exemplo: a mesma

trinca,porém os dois alunos que estão nas extremidades não poderão projetar, nem receber o aluno do centro, com as mãos; deverão usar outra parte do corpo.

Após a trinca experimentar os movimentos, esta deverá mudas as posições dos alunos, mantendo a mesma proposta, porém sem usar as mãos e as partes anteriores já utilizadas.

Assim, todos os alunos passarão pelo centro, e teremos um show de

criatividade.

Faça comentários construtivos.

















2) DESLOCAMENTO DOS APOIOS

As trincas de mãos dadas, ao se deslocarem pelo espaço o estarão fazendo com determinado número de apoios, ou seja, estarão andando normalmente. O professor agora determinará o número de apoios (8,10,12,6,3,2) em que as trincas irão se locomover. Por exemplo: oito apoios, todas as trincas se locomoverão usando oito partes dos seus corpos no solo.





3) NÚMERO COLADO

As trincas serão numeradas da direita para a esquerda em 1,2,3, e irão se locomover, andando de mãos dadas. Ao sinal do professor, o número 1 vai fugir (correr pelo espaço), o número 2 fica "colado" (parado no mesmo lugar) e o número 3 vai correr atrás do número 1. Ao pegá-lo, o número 1 fica "colado" e o 3 "foge". Neste instante, o número 2, que estava colado, é automaticamente descolado e vai "pegar" o número 3, e assim sucessivamente.





Atividades Em Quartetos



Todos os alunos devem ser numerados de 1 a 4, da esquerda para a direita.







1) COMPRAS NO SUPERMERCADO

Os quartetos deverão se locomover como se estivessem em um supermercado. O professor anuncia um número. O número citado se transforma em um produto (escolhido por ele) à venda em um supermercado (batata, gelatina, ovos, macarrão etc.) e os demais terão que transportá-lo por um pequeno espaço.









2) MONUMENTOS FAMOSOS

A atividade inicia-se de forma idêntica à anterior, sendo que o número anunciado deverá se transformar em um monumento famoso (Cristo Redentor, Estátua da Liberdade, Torre Eifell, Torre de Pisa etc); os demais companheiros deverão transportá-lo.





3) COLA-COLA

O número anunciado pelo professor deverá ficar em uma posição estática (estátua) e os demais deverão "colar" partes iguais do seu corpo no corpo do companheiro. Vamos ver quem consegue "colar" um maior número de partes do seu corpo.



4) PASSAR PELO CORPO

O início da atividade é semelhante às demais, sendo que o aluno que fizer a pose deverá executá-la, explorando o espaço. Os demais deverão passar por baixo de todos os segmentos de seu corpo.

ADEDONHA

Os quatro alunos farão a tradicional adedonha. O aluno vencedor terá o direito de pedir para os demais amigos fazerem uma atividade (tipo "bento que bento o frade"), e o vencedor terá o direito, a escolher a próxima atividade.



Atividades em Quintetos



1) CARNIÇA LÚDICA

Um trenzinho será formado pelo quinteto, que, ao primeiro sinal do professor, irá se locomover. Ao segundo sinal, os quatro primeiros componentes se abaixam e o último salta sobre os demais, até chegar à frente para ser o maquinista do trem, recomeçando a atividade.



2) PASSEIO EM UMA VERNISSAGEM

Os quintetos serão numerados da esquerda para a direita de 1 a 5. Todos estarão de mãos dadas, passeando em uma exposição de quadros. Porém, está muito calor e o ar condicionado não está funcionando. O professor



diz um número, este deverá "desmaiar" e os demais não poderão deixar o amigo cair no chão. Todos os números deverão ser anunciados.



3) ENCONTRO DAS VOGAIS

Em cada quinteto, os alunos escolherão uma vogal. As vogais formam uma grande família (todos se abraçam). Porém, um dia, houve uma pequena discordância e elas resolveram se separar. Ao sinal do professor, o "a" vai procurar os outros "as", o "e" vai procurar os outros "es", e assim até o "u". Neste momento, todos os "as", "es", "is", "os", "us" estarão juntos, e darão um grande abraço. Faça uma proposta de uma atividade que possam realizar juntos. Exemplo: cantarem, com coreografia, a música "Atirei o pau no gato", usando apenas a sua letra.



4) TRENZINHO CEGO

Os quintetos formarão trens (coluna) que se locomoverão pelo

espaço.

O professor dirá que neste momento ocorre um grande nevoeiro, e que o maquinista sofreu uma "perda de visão" momentânea. O primeiro aluno do trem deverá fechar os olhos. E a viagem continuará. O professor anuncia que o segundo aluno do trem teve o mesmo problema, e este deverá fechar os olhos também.

E assim anuncia a problemática com o terceiro, o quarto e o quinto,

até todos os alunos do trem estarem com os olhos fechados.

Com certeza cada grupo terá que criar suas estratégias, para que

não haja graves acidentes e para tenham boa viagem.

Ao final, o nevoeiro passa e todos retornam à sua visão.







5) ENCONTRO DAS VOGAIS

Em cada quinteto, os alunos escolherão uma vogal. As vogais formam uma grande família (todos se abraçam). Porém, um dia, houve uma pequena discordância e elas resolveram se separar. Ao sinal do professor, o "a" vai procurar os outros "as", o "e" vai procurar os outros "es", e assim até o "u". Neste momento, todos os "as", "es", "is", "os", "us" estarão juntos, e darão um grande abraço. Faça uma proposta de uma atividade que possam realizar juntos. Exemplo: cantarem, com coreografia, a música "Atirei o pau no gato", usando apenas a sua letra.





6) TRENZINHO CEGO

Os quintetos formarão trens (coluna) que se locomoverão pelo

espaço.

O professor dirá que neste momento ocorre um grande nevoeiro, e que o maquinista sofreu uma "perda de visão" momentânea. O primeiro aluno do trem deverá fechar os olhos. E a viagem continuará. O professor anuncia que o segundo aluno do trem teve o mesmo problema, e este deverá fechar os olhos também.

E assim anuncia a problemática com o terceiro, o quarto e o quinto,

até todos os alunos do trem estarem com os olhos fechados.

Com certeza cada grupo terá que criar suas estratégias, para que

não haja graves acidentes e para tenham boa viagem.

Ao final, o nevoeiro passa e todos retornam à sua visão.





7) FORCA CORPORAL

Todo o grupo escolhe uma representação gestual estática para cada

uma das vogais.

Divididos em quintetos, escolherão uma palavra com cinco letras por

grupo, que deverá ser apresentada aos demais, que farão a leitura.

Na palavra escolhida pelo grupo, as vogais serão apresentadas com a forma (representação gestual), e, nas consoantes, os alunos ficarão abaixados. A leitura será feita da direita pela esquerda. Exemplo: A palavra escolhida por um grupo é NAVIO. O primeiro aluno que representa o N ficará agachado; o segundo, A, fará o gesto escolhido; o terceiro, V, agadiado; o quarto, I e o quinto, O farão o gesto escolhido, respectivamente.

Os demais grupos terão que fazer a leitura.



Atividades Em Quartetos



Todos os alunos devem ser numerados de 1 a 4, da esquerda para a direita.







1) COMPRAS NO SUPERMERCADO

Os quartetos deverão se locomover como se estivessem em um supermercado. O professor anuncia um número. O número citado se transforma em um produto (escolhido por ele) à venda em um supermercado (batata, gelatina, ovos, macarrão etc.) e os demais terão que transportá-lo por um pequeno espaço.









2) MONUMENTOS FAMOSOS

A atividade inicia-se de forma idêntica à anterior, sendo que o número anunciado deverá se transformar em um monumento famoso (Cristo Redentor, Estátua da Liberdade, Torre Eifell, Torre de Pisa etc); os demais companheiros deverão transportá-lo.





3) COLA-COLA

O número anunciado pelo professor deverá ficar em uma posição estática (estátua) e os demais deverão "colar" partes iguais do seu corpo no corpo do companheiro. Vamos ver quem consegue "colar" um maior número de partes do seu corpo.



4) PASSAR PELO CORPO

O início da atividade é semelhante às demais, sendo que o aluno que fizer a pose deverá executá-la, explorando o espaço. Os demais deverão passar por baixo de todos os segmentos de seu corpo.

ADEDONHA

Os quatro alunos farão a tradicional adedonha. O aluno vencedor terá o direito de pedir para os demais amigos fazerem uma atividade (tipo "bento que bento o frade"), e o vencedor terá o direito, a escolher a próxima atividade.






Atividades em Quintetos



1) CARNIÇA LÚDICA

Um trenzinho será formado pelo quinteto, que, ao primeiro sinal do professor, irá se locomover. Ao segundo sinal, os quatro primeiros componentes se abaixam e o último salta sobre os demais, até chegar à frente para ser o maquinista do trem, recomeçando a atividade.



2) PASSEIO EM UMA VERNISSAGEM

Os quintetos serão numerados da esquerda para a direita de 1 a 5. Todos estarão de mãos dadas, passeando em uma exposição de quadros. Porém, está muito calor e o ar condicionado não está funcionando. O professor



diz um número, este deverá "desmaiar" e os demais não poderão deixar o amigo cair no chão. Todos os números deverão ser anunciados.



3) ENCONTRO DAS VOGAIS

Em cada quinteto, os alunos escolherão uma vogal. As vogais formam uma grande família (todos se abraçam). Porém, um dia, houve uma pequena discordância e elas resolveram se separar. Ao sinal do professor, o "a" vai procurar os outros "as", o "e" vai procurar os outros "es", e assim até o "u". Neste momento, todos os "as", "es", "is", "os", "us" estarão juntos, e darão um grande abraço. Faça uma proposta de uma atividade que possam realizar juntos. Exemplo: cantarem, com coreografia, a música "Atirei o pau no gato", usando apenas a sua letra.



4) TRENZINHO CEGO

Os quintetos formarão trens (coluna) que se locomoverão pelo

espaço.

O professor dirá que neste momento ocorre um grande nevoeiro, e que o maquinista sofreu uma "perda de visão" momentânea. O primeiro aluno do trem deverá fechar os olhos. E a viagem continuará. O professor anuncia que o segundo aluno do trem teve o mesmo problema, e este deverá fechar os olhos também.

E assim anuncia a problemática com o terceiro, o quarto e o quinto,

até todos os alunos do trem estarem com os olhos fechados.

Com certeza cada grupo terá que criar suas estratégias, para que

não haja graves acidentes e para tenham boa viagem.

Ao final, o nevoeiro passa e todos retornam à sua visão.







5) ENCONTRO DAS VOGAIS

Em cada quinteto, os alunos escolherão uma vogal. As vogais formam uma grande família (todos se abraçam). Porém, um dia, houve uma pequena discordância e elas resolveram se separar. Ao sinal do professor, o "a" vai procurar os outros "as", o "e" vai procurar os outros "es", e assim até o "u". Neste momento, todos os "as", "es", "is", "os", "us" estarão juntos, e darão um grande abraço. Faça uma proposta de uma atividade que possam realizar juntos. Exemplo: cantarem, com coreografia, a música "Atirei o pau no gato", usando apenas a sua letra.





6) TRENZINHO CEGO

Os quintetos formarão trens (coluna) que se locomoverão pelo

espaço.

O professor dirá que neste momento ocorre um grande nevoeiro, e que o maquinista sofreu uma "perda de visão" momentânea. O primeiro aluno do trem deverá fechar os olhos. E a viagem continuará. O professor anuncia que o segundo aluno do trem teve o mesmo problema, e este deverá fechar os olhos também.

E assim anuncia a problemática com o terceiro, o quarto e o quinto,

até todos os alunos do trem estarem com os olhos fechados.

Com certeza cada grupo terá que criar suas estratégias, para que

não haja graves acidentes e para tenham boa viagem.

Ao final, o nevoeiro passa e todos retornam à sua visão.





7) FORCA CORPORAL

Todo o grupo escolhe uma representação gestual estática para cada

uma das vogais.

Divididos em quintetos, escolherão uma palavra com cinco letras por

grupo, que deverá ser apresentada aos demais, que farão a leitura.

Na palavra escolhida pelo grupo, as vogais serão apresentadas com a forma (representação gestual), e, nas consoantes, os alunos ficarão abaixados. A leitura será feita da direita pela esquerda. Exemplo: A palavra escolhida por um grupo é NAVIO. O primeiro aluno que representa o N ficará agachado; o segundo, A, fará o gesto escolhido; o terceiro, V, agadiado; o quarto, I e o quinto, O farão o gesto escolhido, respectivamente.

Os demais grupos terão que fazer a leitura.