sábado, 22 de maio de 2010

BRINCADEIRAS COM AS MÃOS


BRINCADEIRAS COM AS MÃOS







OS CÍRCULOS


Um jogo de pontaria bastante difícil que pode ser jogado em qualquer ambiente aberto.


Idade: a partir de 6 anos


Tempo aproximado: 10 minutos


Jogadores: 2 ou mais


Material: giz, 3 moedas.


1. Desenhar uma série de círculos, como na ilustração. Em cada um, anotar uma


pontuação, que pode ser positiva ou negativa. Também podem ser anotadas


instruções como: “ganhar mais 3 arremessos” ou “perde a vez”.


2. A partir de uma linha marcada no chão, o primeiro jogador lança suas três moedas


coma intenção de que fiquem dentro dos círculos que lhe interessam.


3. Quando uma moeda cai dentro de uma círculo, anotam-se os pontos ou cumprem-se


as instruções determinadas. Se a moeda cai fora do círculo ou toca sua linha, o


jogador perde a vez.


4. Ganha quem primeiro atingir a pontuação estabelecida. Normalmente, joga-se


valendo 100 pontos.


SEY


Um jogo africano ideal para jogar na praia ou em solo arenoso. É necessário ter


boa visão e saber disfarçar bem para ganhar.


Idade: a partir de 6 anos


Tempo aproximado: 10 minutos


Jogadores: 2


Material: uma pedrinha, solo arenoso


1. Os dois jogadores sentam-se um de frente para o outro. Desenhar entre eles dois


círculos concêntricos, como na ilustração. Cada jogador faz diante de si três buracos


na areia.


2. O jogador que começa pega a pedrinha, a que se chama de “tibe”, e a coloca entre


as mãos cheias de areia. Em seguida, enche os buracos deixando cair em um o


“tibe”, de forma que fique enterrado.


3. O outro jogador deve adivinhar o buraco em que ficou o “tibe”.


4. Se acertar, cabe-lhe esconder o “tibe” em seus buracos; se falhar, o primeiro jogador


acrescenta um buraco mais à direita dos que já tinha e repete a operação. Não se


pode voltar a esconder o “tibe” no mesmo buraco.


5. Os jogadores vão acrescentando um buraco à sua série cada vez que conseguem


ocultar o “tibe”. Ganha o primeiro jogador a unir seus buracos aos do companheiro.


PMSP


2005


CEI -


EMEI


Projeto


Brincar


AS TAMPINHAS


É um jogo muito popular, no qual o material é mínimo e o divertimento é garantido.


Idade: a partir de 6 anos


Tempo aproximado: 30 minutos


Jogadores: 2 ou mais


Material: giz, uma tampinha para cada jogador


1. Desenhar com giz um circuito no chão, de modo que duas linhas marquem um


caminho cheio de curvas e estreitamentos. Marcar também uma linha de saída e


uma de chegada.


2. Cada jogador coloca sua tampinha na linha de saída. Na sua vez, cada participante


empurra com o dedo sua chapa, tentando avançar o máximo sem sair do circuito.


3. Se depois da jogada a tampinha ficar dentro do circuito, deixa-a onde está; se sair, o


jogador volta ao ponto da linha onde estava e espera a sua vez.


4. O circuito pode complicar-se com pequenos obstáculos que dificultem a corrida,


como pedras, paus, etc.,para que o jogo fique mais emocionante.


5. O primeiro jogador que conseguir alcançar o ponto de chegada ganha a corrida.


FAZER O CONTRÁRIO DO QUE DIGO


Um jogo muito divertido em que se deve fazer sempre o contrário do que se diz.


Idade: a partir de 6 anos


Tempo aproximado: 2 minutos


Jogadores: 3 ou mais


Material: nenhum


1. Um jogador conduz o jogo. Os demais ficam em fila olhando para ele.


2. O condutor dá uma ordem em voz alta. Por exemplo, “saltem”, e todos os jogadores


devem fazer exatamente o contrário, isto é, agachar-se rapidamente.


3. O jogador que se confundir e não realizar a ação contrária é eliminado.


4. O condutor vai aumentando a dificuldade das ordens e especificando com que parte


do corpo deve fazer. Dizendo, por exemplo, “adiantar o pé direito” ou “ abaixar a


mão esquerda”, com o fim de confundir os jogadores. Se desejar, pode fazer ele


mesmo as ações equivocadas para criar mais confusão.


CÂMARA LENTA


Um jogo que valoriza a capacidade de controlar o movimento corporal para


deslocar-se lentamente.


Idade: a partir de 6 anos


Tempo aproximado: 10 minutos


Jogadores: 3 ou mais


Material: nenhum


1. Um dos jogadores conduz o jogo. Os demais participantes apóiam as costas numa


parede da sala e esperam o sinal do condutor.


2. Ao sinal combinado, os jogadores começam a avançar o mais lentamente possível


até a parede oposta. Devem fazer gestos como se corressem em grande velocidade e


estivessem em uma filmagem como câmara lenta.


3. O condutor fiscaliza para que nenhum jogador fique quieto, caso em que será


eliminado da competição. Também tenta acelerar os jogadores, estimulando-os


como se fosse uma corrida normal.


4. Ganha o último a chegar à parede oposta da sala.


AS INICIAS


Os jogadores devem criar frases absurdas e divertidas, em um show de


imaginação.


Idade: a partir de 9 anos (pode se adaptado para crianças menores)


Tempo aproximado: 2 minutos


Jogadores: 2 ou mais


Material: nenhum


1. Um jogador escolhe uma letra qualquer – por exemplo, “ r” - e a diz em voz alta


para que os demais jogadores possam ouvi-lo.


2. Dá-se 1 minuto para que cada jogador invente uma frase com o maior número


possível de palavras iniciadas por esta letra. Nesse caso, poderia ser: “Romão e


Ramon riram-se rapidamente ao resgatar o rato raptado”.


3. Cada jogador diz a sua fase em voz alta. Ganha quem tiver formulado a frase com


mais palavras que comecem com a letra escolhida. Não é obrigatório que as frases


sejam verdadeiras, mas sim que sejam bem construídas.


4. O vencedor do primeiro jogo propõe ao grupo uma nova letra para iniciar a segunda


rodada, e assim sucessivamente.


A FRONTEIRA DE PALAVRAS


Neste jogo, a capacidade de dedução é indispensável para achar a explicação


imaginada pelos companheiros.


Idade: a partir de 9 anos (pode ser adaptado para crianças menores)


Tempo aproximado: 10 minutos


Jogadores: 4 ou mais


Material: nenhum


1. Um jogador abandona a sala ou tem os ouvidos tapados enquanto os demais escolhe


uma senha que permita atravessar uma fronteira imaginária.


2. Combinada a senha, os jogadores respondem “sim” ou ”não” às perguntas do


companheiro. A senha deve fazer referência aos objetos com os quais se tentará


passar pela fronteira. Algumas senhas poderiam ser: “Não se passa pela fronteira


com objetos masculinos, e sim com femininos’. “Não se passa pela fronteira com


objetos terminados por vogal, e sim com os que terminem com consoante”. “Não


com objetos grandes, e sim com pequenos...”


3. O jogador que deve adivinhar a senha vai fazendo perguntas do tipo: “ Passaria pela


fronteira com um...suéter?” Os demais jogadores somente respondem “ sim” ou


“não”.


4. Termina a partida quando o jogador acertar a senha ou errar em três tentativas.


Trem de ferro – brincadeira com as mãos


Formação: duplas


Ação: mãos estendidas, paralelas, sobrepostas. Uma para cima, outra para baixo.


As mãos batem na vertical e invertem o sentido a cada encontro, acompanhando o


ritmo da cantiga.


Cantiga: o trem de ferro quando sai de Pernambuco vai fazendo chic, chic até


chegar no Ceará. Rebola pai, rebola mãe, rebola filha eu também sou da família,


também quero rebolar.


Pirulito que bate, bate - brincadeira com as mãos


Formação: duplas


Ação: um frente ao outro, mãos espalmadas,bate palma sozinho e então bate as


mãos em X (direita com direita e esquerda com esquerda) e depois as duas


palmas juntas e repete até o final da música. As duplas também podem combinar


novas seqüências.


Cantiga: Pirulito que bate, bate. Pirulito que já bateu. Quem gosta de mim é ela,


quem gosta dela sou eu.


Lenga la lenga – brincadeira com as mãos


Formação: duplas


Ação: a dupla fica de mãos dadas e faz um balanço com as mãos cantando lenga


la lenga. Quando se canta latuxa, as mãos se soltam e cada um bate palma


sozinho e na parte la duê colocam os dedos de zero a cinco.


Aquele da dupla que colocar a quantidade maior é o papa, e bate as mãos


para cima o outro será mama e bate as mãos para baixo. Quando os dois


colocarem a mesma quantidade falarão gogo e baterão com as mãos na boca.


Cantiga: lenga la lenga – balanço com mãos dadas


Latuxa - palmas


Laduê – colocar dedos de 0 a5


Latuxa - palmas


la em papa – quem colocou número maior


Latuxa - palmas


la em mama – quem colocou número menor


Latuxa la em gogo – quando colocam números iguais


Latuxa - palmas


Laduê - colocar dedo novamente


Nós quatro – brincadeira de mãos


Formação: quatro pessoas, sendo que cada duas ficam de frente, formando um


pequeno quadrado.


Ação: inicialmente as quatro batem palmas com as duas pessoas que estão ao


lado, depois com quem está à sua frente e com um lado. Volta –se para frente


fazendo por cima e por baixo. Repete a brincadeira tendo como parceira a pessoa


do outro lado. O desafio está em fazer sem trocar a ordem das parcerias e das


direções e depois fazer com mais velocidade.


Cantiga: Nós com as quatro


Eu com ela


Eu sem ela


Nós por cima


Nós por baixo.


Jacaré – cantiga com gestos


Formação: roda, sentada ou em pé


Ação: Com as mãos juntas em forma de concha, cantar movimentando as mãos


como se fosse a boca do jacaré. Unir as pontas dos dedos na parte que mostra os


dentes. Fazer uma pausa antes de comer tudo nhac, nhac, nhac.


Cantiga: Jacaré passeando na lagoa, jacaré passeando na lagoa.


Abriu a bocona, mostrou os dentinhos....


E nhac, nhac, nhac.


Tartaruga – cantiga com gestos


Formação: roda ou andando pelo espaço


Ação: Na roda girar com mãos dadas até o momento de virar tartaruga. Andando,


na parte da música que diz: Vou sair da frente dela..., agachar –se e virar


tartaruga onde está.


Cantiga: Lá vai Dona Tartaruga, vai andando sossegada. Vou sair da frente dela,


pra não ser atropelada.


Lagarta Pintada – cantiga de escolha


Formação: roda em que os participantes colocam as mãos para frente


Ação: um participante no meio da roda enquanto todos cantam bate no ritmo nas


mãos estendidas.Ao término da música, a mão que for tocada deve segurar a


orelha do colega ao lado e este também segura a sua. A música se repete até que


todos de roda estejam segurando as orelhas. Todos juntos ao final, fazem a roda


girar. Em grupos maiores, pode – se escolher mais de um participante para ficar


no centro ou dividir em várias rodas. Pode-se ainda cantar essa cantiga para


saber quem vai começar outra brincadeira.


Cantiga: Lagarta pintada, quem te pintou, foi uma velha que aqui passou. No


tempo da areia, levanta a poeira. Pega essa criança pela ponta da orelha.


Serra, serra, serrador –


Formação: duplas, sentadas no chão, um de frente para o outro de pernas


cruzadas. Quando for um adulto e uma criança, ela fica em seu colo, também de


frente para ele.


Ação: fazer o movimento de gangorra ou vai e vem ao som da música.


Cantiga: Serra, serra, serrador. Serra o papo do vovô. Quantas tábuas já serrou:


um, dois, três, quatro.


Caracol - roda cantada


Formação:círculo de mãos dadas e em pé


Ação: a roda gira e quando estiver seguro o movimento, aquele que foi escolhido


como condutor, solta a mão de quem está à sua frente e inicia a espiral para


dentro da roda, formando um caracol que segue o ritmo da cantiga. O caracol se


desfaz na mesma a ação. Quanto mais seguros, os participantes podem variar na


velocidade, sendo que essa variação é dada pelo condutor daquela vez.


Cantiga: Bem pertinho devagar, caracol já vai entrar. Ele vai assim entrando,


enrolando, enrolando. A casinha para ele dá, escondido bem estar.


Quando eu era neném - brinquedo cantado com gestos


Formação: roda, em pé.


Ação: realizar os gestos, relacionados com cada idade cantada na música e que


foram combinados antes de começar. Na hora de combinar, é interessante estar


atento às variações de gênero e que elas sejam representações das próprias


crianças.


Cantiga: Quando eu era neném, neném, neném.


Eu era assim, eu era assim.


Quando eu era menina, menina, menina.


Eu era assim, eu era assim.


Quando eu era mocinha, mocinha, mocinha.


Eu era assim, eu era assim.


Quando eu era mamãe, mamãe, mamãe.


Eu era assim, eu era assim.


Quando eu era vovó, vovó, vovó.


Eu era assim, eu era assim.


Quando eu era caveira, caveira, caveira.


Eu era assim, eu era assim.


Nesta folha cada uma vai descrever suas variações das brincadeiras com:


• BOLA


• ELÁSTICO


• PETECA


• CORDA






Algumas das brincadeiras para recreios:



A brincadeira começa com várias crianças fazendo uma roda (pode ser só em duas crianças) cantando...






A do le tá


Le pe ti


Pe ti


Po lá


Lê café com chocolá


A do le tá


Puxa o rabo do tatu


Quando quem saiu foi tu


Puxa o rabo da cutia


Quando sai a sua tia


Quando um ganha o outro perde


Não adianta disfarçar


E tem que ficar ligado


Quando a música parar.






Bate a mão direita com a direita do companheiro à sua frente e a esquerda com a esquerda.










A brincadeira COM QUE SERÁ foi ela que nos ensinou. É uma brincadeira de mão com uma adivinhação no final. Brinca-se em dupla, cantando assim:


Com quem?


Com quem será?


Que a [...]


Vai se casar?


Loiro, moreno


Careca, cabeludo


Rei, capitão


Polícia, ladrão!


Estrelinha, estrelinha


Do meu coração!


Na estrofe final, da estrelinha, as crianças cantam com as mãos fechadas. Ao dizer “coração!”, cada uma mostra um número com os dedos, como se fosse um jogo de par ou ímpar.


Depois, elas vão dando nomes aos dedos de “loiro, moreno, careca, cabeludo…” até o último, que será o jeito do marido com quem a pessoa escolhida vai se casar.


Importante: as frases da 1ª estrofe encerra-se sempre com 3 palmas rápidas:


Com quem (pa-pa-pa)


Com quem será (pa-pa-pa)…


E aí, gostaram?


Nos próximos posts, traremos mais brincadeiras legais que a Malú ensinou.










7 Jul 2009


Vamos brincar de ADOLETA?


[Seja o primeiro a comentar]






Olá, pessoal.


Adoleta é um tipo de brincadeira de mão que as crianças apreciam muito. Pode-se brincar em duplas ou em roda, cantando os seguites versos:


A-do-le-tá


Lepeti


Peti


Polá


Lê café com chocolá


A-do-le-tá


Puxa o rabo do tatu


Quando quem saiu foi tu


Puxa o rabo da cutia


Quando sai a sua tia


Quando um ganha o outro perde


Não adianta disfarçar


E tem que ficar ligado


Quando a música parar.


Brincado em duplas


Sentadas, uma em frente à outra, as crianças cantam os versos, batendo as palmas da mão, em movimentos ritmados, em velocidade sempre crescente.


Brincado em roda


Sentadas em roda, com as mãos viradas para cima, as crianças cantam os versos, batendo na mão do colega ao lado. No verso final, a criança que receber ou a que errar a palmada sai.


Na brincadeira em duplas, o que está em jogo é a habilidade motora. Em roda, há o desafio da atenção.


Há um aspecto bastante curioso sobre esta brincadeira sugerido pelo site do Instituto Faber-Ludens. O uso da expressão “le petit” ou “a criança”, em francês, e de palavras em português imitando uma pronúncia afrancesada, sugerem que a origem da brincadeira possa ser alguma melodia infantil francesa.






Já está no ar o site do Mapa do Brincar, projeto desenvolvido pelo suplemento infantil Folhinha do jornal Folha de S.Paulo com o objetivo de descobrir se há semelhanças e diferenças entre o brincar das várias regiões do país.


O jornal recebeu 10.204 inscrições de crianças das cinco regiões do país, descrevendo as brincadeiras que fazem parte do seu dia-a-dia. Dessas, 550 foram selecionadas para compor o conteúdo do site, divididas por categoria (amarelinha, bola, palmas, corda, roda etc) ou por região. As brincadeiras estão descritas em textos, mas também há registros em desenhos, fotos, áudios e vídeos (na seção Galeria).


Embora o site já esteja no ar, ainda é possível enviar material sobre brincadeiras (ou variações) que não estejam no Mapa do Brincar para mapadobrincar@uol.com.br. Você também pode enviar memórias do brincar em outras décadas e termos para o glossário das brincadeiras.


Participe!






15 Sep 2009


Vamos brincar de ESCONDE-COISA?


[Seja o primeiro a comentar]






Olá, pessoal.


Hoje vamos brincar de Esconde-Coisa.


É parecido com esconde-esconde, só que em vez de pessoas, as crianças têm de procurar um objeto escondido. Em alguns lugares, as crianças chamam esta brincadeira de Quente ou Frio. Brinca-se assim:


• O grupo escolhe uma criança para ser a líder.


• Todos devem fechar ou cobrir os olhos para que ela esconda o objeto.


• Depois de escondido, a criança líder sai andando, dizendo “quente ou frio” conforme estiver mais perto ou mais longe do objeto escondido.


• Quem descobrir, torna-se líder na rodada seguinte.


Pode-se brincar de forma inversa também. O grupo de crianças esconde objeto e vai dizendo “quente ou frio”, conforme a criança escolhida estiver mais perto ou mais distante do objeto escondido.


De um ou de outro jeito, a brincadeira é divertida!






Vamos brincar de PEGA-PEGA GELO?






Olá, pessoal.


Hoje vamos brincar de pega-pega americano ou pega-pega gelo.


Brinca-se assim:


• As crianças devem escolher um pegador e delimitar o espaço da brincadeira.


• Como nos demais tipos de pega-pega, todos fogem do pegador.


• Aquele que for pego, deve parar - ou congelar - no lugar em que estiver.


• Um outro jogador pode vir salvá-lo, passando por baixo de suas pernas.


• Aquele que estiver salvando um colega, não pode ser pego.


• Aquele que for pego 3 vezes, vira o novo pegador.


As brincadeiras de pega-pega são muito apreciadas pelas crianças.


Repare: diferente dos jogos competitivos, em que sempre há ganhadores e perdedores, nas brincadeiras de pega-pega só há ganhadores, pois aquele que for pego num rodada, torna-se o “poderoso” pegador, na rodada seguinte!


Boa diversão!!!






3 Aug 2009


Vamos brincar de ACORDA URSO?


[Seja o primeiro a comentar]






Acorda Urso é uma brincadeira de pega-pega muito divertida. Quem nos ensinou foi a nossa amiga Malú (clique aqui para saber mais sobre ela).


Brinca-se assim:


• As crianças devem escolher um pegador, que será o urso.


• O urso deve se ajoelhar, esconder o rosto no chão e ficar bem parado. Como se estivesse dormindo.


• As crianças devem se aproximar e chamá-lo, dizendo: “Acorda, urso! Acorda, urso!”


• Quando o urso acordar, o pega-pega começa.


• Quem for pego, vira urso, na próxima rodada.


A brincadeira fica mais divertida quando o urso acorda bravo. Ao som dos seus rugidos, todos fogem assustados!










Vamos brincar de COM QUEM SERÁ?










Olá, pessoal.


Conversamos esta semana com uma menina muito legal, chamada Maria Luíza, a Malú. Ela tem 8 anos, mora e estuda em Lorena (SP). Está passando alguns dias em São Paulo, na casa da vovó, e nos ensinou algumas das brincadeiras que mais gosta de brincar nos recreios, com seus amigos.


E ainda nos contou um segredo: “as melhores brincadeiras são aquelas sem muitas coisas”, como objetos, bolas, etc. “O recreio é muito curto!”, disse ela.


A brincadeira COM QUE SERÁ foi ela que nos ensinou. É uma brincadeira de mão com uma adivinhação no final. Brinca-se em dupla, cantando assim:


Com quem?


Com quem será?


Que a [...]


Vai se casar?


Loiro, moreno


Careca, cabeludo


Rei, capitão


Polícia, ladrão!


Estrelinha, estrelinha


Do meu coração!


Na estrofe final, da estrelinha, as crianças cantam com as mãos fechadas. Ao dizer “coração!”, cada uma mostra um número com os dedos, como se fosse um jogo de par ou ímpar.


Depois, elas vão dando nomes aos dedos de “loiro, moreno, careca, cabeludo…” até o último, que será o jeito do marido com quem a pessoa escolhida vai se casar.


Importante: as frases da 1ª estrofe encerra-se sempre com 3 palmas rápidas:


Com quem (pa-pa-pa)


Com quem será (pa-pa-pa)…


Todo mundo precisa brincar, faz parte do crescimento. Crianças necessitam de diferentes oportunidades de brincar em diferentes maneiras. Brincar faz com que as crianças mudem cada estágio do seu desenvolvimento naturalmente permitindo-lhes fazer amigos, resolver dificuldades, seguir seus instintos, pensar e aprender com os outros. Brincar, ao lado da satisfação das necessidades básicas de: nutrição, saúde, habitação e educação, é uma atividade fundamental para o desenvolvimento das capacidades potenciais de todas as crianças.










Vamos brincar de ACORDA URSO?






Acorda Urso é uma brincadeira de pega-pega muito divertida. Quem nos ensinou foi a nossa amiga Malú (clique aqui para saber mais sobre ela).


Brinca-se assim:


As crianças devem escolher um pegador, que será o urso.


O urso deve se ajoelhar, esconder o rosto no chão e ficar bem parado. Como se estivesse dormindo.


As crianças devem se aproximar e chamá-lo, dizendo: “Acorda, urso! Acorda, urso!”


Quando o urso acordar, o pega-pega começa.


Quem for pego, vira urso, na próxima rodada.


A brincadeira fica mais divertida quando o urso acorda bravo. Ao som dos seus rugidos, todos fogem assustados!