sábado, 22 de maio de 2010

BRINCADEIRAS DE RECREAÇÃO



TACOS ENTRELAÇADOS


Um grande círculo onde todos estão de mãos dadas. Os alunos devem observar bem os colegas que estão do seu lado direito e do seu lado esquerdo. Reforce para que eles não tenham dúvida de quem está segurando sua mão direita e quem está segurando sua mão esquerda. Após a observação detalhada, todos deverão largar as mãos, e se misturarem no centro, aleatoriamente. Quando o professor disser "Mandrake!", todos ficarão imóveis fazendo unia linda pose, com as mãos para cima. Em seguida, pede que, sem saírem de seus lugares, dêem as mãos aos colegas que estavam no círculo, inicialmente, ou seja, dará a mão direita ao seu colega que estava à direita e a mão esquerda ao que estava à esquerda. Após todos terem dado as mãos, terão que formar o círculo inicial.


OBSERVAÇÃO: Se todos os alunos derem as mão certas, não haverá erro.


Esta atividade também é ótima de ser feita na piscina.


COELHINHO NA TOCA 1, 2, 3, 4, 5, 6


Um grande círculo. A cada três alunos, configura-se uma toca, onde o aluno do meio é o coelho e os dois das extremidades, de mãos dadas, formam a toca. Todas as tocas formam um grande círculo, no centro está um aluno, será o coelho sem toca. Quando o professor disser "coelhinho na toca 1,2,3", todos os coelhinhos trocam de toca e o que está no centro procura uma toca. O aluno que não conseguir sua toca, vai para o centro do círculo, passando a ser o coelho sem toca. Esta é a descrição do tradicional "Coelhinho na toca 1,2,3." Depois de duas ou três repetições da primeira modalidade, o professor deve numerar todas as tocas da seguinte forma: o aluno que estiver na extremidade da toca, lado direito do coelho, será o número 1, o que estiver na outra extremidade, lado esquerdo, será o número3. E o do centro, o coelho, será o número 2.


- Quando o professor disser "coelhinho na toca número 1", só correrão os números 1 (lado direito do coelho). Os alunos de número 2 (coelho) e do número 3 (lado esquerdo do coelho) ficarão no mesmo lugar e deverão procurar outras extremidades da toca. E o aluno que está no centro também.


- Quando o professor disser "coelhinho na toca número 2", só


correrão os "coelhinhos". As tocas permanecerão.


- Quando o professor disser "coelhinho na toca número 3", só


correrão os números 3 (extremidades - lado esquerdo do coelho).






- Quando o professor disser "coelhinho na toca número 4", neste momento quem corre são as tocas (as extremidades), que irão pegar os coelhinhos que permanecem no mesmo lugar.


- Quando o professor disser "coelhinho na toca número 5", as tocas correm, porém as extremidades separadas (lado direito para um lado esquerdo, para outro), formando novas tocas, os coelhos permanecem no mesmo lugar.


- E finalmente, quando o professor disser: coelhinho na toca número 6, todos correm separados, toca e coelho, quando cada um vai para um lado, formando-se novas tocas com novos coelhos.


O aluno que não formar uma toca completa será o novo coelho.


Apesar de conter muitas informações, esta é uma atividade


divertidíssima!










CONTESTES


São atividades caracterizadas pela não interferência de um aluno, no espaço do outro. Cada grupo realiza a atividade no seu local predeterminando, sem haver interferência do outro. Geralmente acontece em colunas, havendo sempre o revezamento de todos os participantes.






Contestes sem Materiais


LEVA-E-TRAZ


Duas colunas, o primeiro aluno de cada coluna dará a mão ao colega que estiver atrás. Ao sinal para iniciar a atividade, os dois deverão correr até um local, em frente à sua coluna, previamente determinado pelo professor. O primeiro aluno fica neste local e o segundo volta para buscar o terceiro, e assim sucessivamente até o último aluno da coluna. Este, ao chegar ao local, deverá trazer o primeiro, que voltará para buscar o segundo, e assim sucessivamente, até todos estarem em seus locais de origem.


CENTOPÉIA


Duas colunas, o primeiro aluno deverá colocar o braço esquerdo por baixo de suas pernas, que estarão afastadas; o segundo, que está atrás, deverá segurar a mão do primeiro com a sua mão direita e colocar o braço esquerdo por baixo de suas pernas, que estarão afastadas; o terceiro, que está atrás, deverá segurar a mão do segundo com sua mão direita e colocar o braço esquerdo por baixo de suas pernas, que estarão afastadas, e assim sucessivamente, até chegar ao último da coluna, formando uma linda centopéia. Ao sinal do professor, estas centopéias terão que se deslocar até um local previamente determinando por ele. Vencerá a centopéia que chegar primeiro, sem largar as mãos.


















SACI


Duas colunas, os alunos na posição de um saci somente com um dos pés de apoio, no chão; a outra perna deverá estar flexionada para trás. O segundo aluno segurará a perna do primeiro; o terceiro, a perna do segundo e assim sucessivamente, todos colocando a mão no ombro do colega da frente.


O último aluno da coluna também flexionará a perna. O grupo de sacis deverá se deslocar até um determinando local. Será vencedor o grupo que chegar primeiro e não desfizer a formação.










Contestes com Diferentes Materiais






EMÍLIA


Material: - várias tiras de pano.


Duas colunas, uma aluna de frente para cada coluna, a uma distância de 1,5 metro. Cada um dos alunos das colunas estará com duas tiras, que, ao sinal do professor, deverá colocá-las, uma de cada vez, para enfeitar as suas colegas, transformando-as em Emília (boneca de pano). Até o momento não há competição, mas certamente eles irão fazer o mais rápido possível, tudo bem! Converse com eles. Após as duas Emílias serem muito bem caracterizadas, peça que elas dancem, acompanhadas pelo grupo, cantando uma música que esteja no contexto da atividade. A seguir, começa a competição. Um de cada vez terá que pegar duas tiras do corpo da Emília. A Emília que ficar sem todas as tiras e chegar primeiro à sua coluna, dará a vitória a seu grupo.


VARAL


Duas ou mais colunas. A alguns metros à frente deve-se colocar uma corda elástica estendida na largura do espaço adquirido, a uma altura ao alcance dos alunos, e duas ou mais camisas (dependendo do número de colunas) "presas'' na corda, cada uma com dois pregadores, imitando um varal. Ao sinal do professor, o primeiro aluno da coluna correrá até o varal, tirará a camisa e a vestirá; colocará em seguida os pregadores no varal. Só assim










poderá voltar até o seu colega que está à frente da coluna. Tirará a camisa e deverá entregá-la ao próximo, que irá vesti-la, neste local, e logo após levar até o varal. Tirará a camisa e a prenderá com os pregadores. Voltará, em seguida, até a sua coluna. Os demais companheiros repetirão a atividade até chegar ao último da coluna.






CAUBÓI


Materiais: - dois cones.


- dois chapéus de caubói.


- duas gravatas.


- dois cavalinhos de cabo de vassoura.


Duas colunas com números iguais de alunos. Colocam-se os dois cones, alguns metros à frente das colunas, com os dois chapéus de caubói em cima, por último, as gravatas preparadas para serem colocadas no pescoço (espaço que passe pela cabeça dos alunos). Os primeiros alunos de cada coluna estarão "montados" em seus cavalinhos de pau. Ao sinal do professor, se deslocarão até os seus cones, colocarão a gravata (sem apertar o nó), botando o chapéu na cabeça, e deverão voltar até o seu segundo colega da coluna. Após a troca (passam-se o cavalo, a gravata e o chapéu), aquele que recebê-los deverá ir até o cone, deixar o chapéu e a gravata, voltar em seu cavalo até o próximo colega; assim, sucessivamente, até chegar ao último.






Contestes Com Bolas


NANCIBOL


Material: - duas bolas.


Dois grupos, com oito alunos cada, estarão dispostos nas laterais da


quadra